26 de dezembro de 2022

Guerra: Ucrânia ataca base militar no "coração" da Rússia e mata três soldados

A Ucrânia voltou a conseguir penetrar centenas de quilómetros em território russo, com um drone que teria como alvo a base aérea de Engels. É desta base que têm descolado os bombardeiros pesados que lançam depois os mísseis que têm destruído a rede elétrica da Ucrânia. O Ministério russo da Defesa afirma ter abatido o drone, mas que mesmo assim os destroços vitimaram três soldados no perímetro da base.

Por  Miguel Cabral de Melo cnnportugal.iol.pt

PESQUISADOR DO INPA AFIRMA QUE “É IMPENSÁVEL” PRODUZIR TRÊS VEZES POR ANO NA GUINÉ-BISSAU

 JORNAL ODEMOCRATA  26/12/2022 

O investigador do Instituto Nacional da Pesquisa Agrária (INPA), José da Silva, afirmou que “é impensável” produzir três vezes por ano na Guiné-Bissau, por falta de uma cadeia de tratamento de sementes, infraestruturas de estocagem e de secagem e bolanhas bem confecionadas com sistemas de irrigação e de drenagem apropriados.

Em entrevista ao Jornal O Democrata (dezembro de 2022) para falar da situação do Centro Orizícola de Contuboel e dos resultados da produção do presente ano agrícola, José da Silva justificou declarou que o país não pode sonhar em produzir três vezes por ano, se não criar as condições técnicas para combater as pragas e outros fenómenos naturais nocivos às culturas, nomeadamente as inundações e as ervas daninhas.

O especialista em agricultura alertou as autoridades que é preciso ter bolanhas bem confecionadas, canais de irrigação e de drenagem bem contruídos que não permitam a fuga da água, equipamentos como motobombas, combustível e técnicos no terreno e mão de obra para limpar os terrenos, adubar e combater as pragas.

ESPECIALISTA ACONSELHA O GOVERNO A APOSTAR NA MECANIZAÇÃO DA AGRICULTURA  

“O pior de tudo é que o nosso país não tem infraestruturas à altura para a estocagem, nem secagem. Um ano civil tem 12 meses e quando se fala em produzir três vezes por ano, significa que a Guiné-Bissau vai precisar de uma média de três ou quatro meses para cada ciclo de produção. Se um dos ciclos coincidir com a época das chuvas, a componente secagem fica afetada. O país tem secagem aberta. Nos países com melhores condições e onde se faz produção três vezes por ano, as infraestruturas de secagem são cobertas. O arroz é estocado num ambiente com ar forçado, sistema de ventilação com ar quente. No caso da Guiné-Bissau, as condições não são das melhores, sobretudo quando o teor do armazenamento for superior a 14%, o arroz não pode ficar armazenado por muito tempo, porque pode ter micotoxinas produzidos pelos fungos”, disse.

Segundo José da Silva, esses fungos são nocivos à saúde humana e animal, porque podem provocar doenças crónicas nas pessoas, nomeadamente o câncer, a irritação respiratória, problemas de vista e de rins, por isso “é fundamental controlar o teor de humidade do arroz e o ambiente de estocagem”. 

O também diretor do Centro Orizícola de Contuboel disse que o aconselhável seria continuar a pensar em duas produções, nesta fase, na mecanização da agricultura e em campanhas agrícolas sérias, com tratores suficientes para produção e ceifeiras.

“Nem todas as aldeias do setor de Contuboel têm ceifeiras à altura como as nossas e devido à essa insuficiência, fazemos cobertura a algumas tabancas próximas, porque não temos reboques para transportar as ceifeiras para as aldeias distantes”, frisou.

O investigador revelou que o centro está a deparar-se com falta de combustível, falta de sacos para estocagem do arroz e dinheiro para pagar a mão de obra a oito pessoas e dois mil francos CFA diários, a seis pessoas para vigiarem as culturas dos pássaros. Acrescentou que o arroz produzido são sementes, pelo que “se se tratasse de um país onde o governo interviesse na produção e compra das sementes, o INPA poderia funcionar regularmente sem problemas.

“Vender arroz descascado rende muito pouco, mas vendê-lo em casca dá mais jeito e pode proporcionar mais fundos para o INPA funcionar”, salientou.

Declarou que, apesar de diligências junto do ministro do Estado, da Agricultura e Desenvolvimento, Botche Candé, este ainda não conseguiu cumprir a promessa de fornecer combustível ao centro Orizícola de Contuboel, nem enviar os sacos prometidos para a estocagem do arroz.  

De acordo com as suas explicações, este ano agrícola o centro conseguiu   cultivar 10 hectares, mas devido a vários fatores naturais, nomeadamente as inundações que tornam o adubo em lixívia,  à grande quantidade de ervas  daninhas e às pragas, a previsão feita para a colheita é de 15 toneladas.

José da Silva disse que foi nomeado há sensivelmente dois anos, mas nunca recebeu dos governos apoios significativos e que o centro tem funcionado com os esforços internos da direção e graças à convenção assinada com o projeto PDCV-PACVEAR para a produção de novas sementes enviadas do Senegal pelo projeto Africa Rice, para multiplicá-las na Guiné-Bissau.

“O processo de multiplicação das sementes tem que atender primeiro às exigências ecológicas, testes varietais e de linhas. No ano seguinte faz-se um ensaio de adaptabilidade ao terreno. Depois vem a PVS-seleção participativa varietal. Se a variedade for favoravelmente acolhida por uma determinada comunidade, é produzida e multiplicada, a fase de multiplicação das sementes ajuda na homologação de uma variedade de semente numa comunidade”, notou.   

CENTRO ORIZÍCOLA DE CONTUBOEL FUNCIONA APENAS COMO LABORATÓRIO DE SEMENTES

José da Silva, confirmou que apenas o laboratório de sementes está a funcionar, a meio gás, com testes de germinação, por falta de condições objetivas, nomeadamente a luz elétrica e materiais técnicos como microscópios.

“Quando o projeto PADES reabilitou o centro, instalou alguns microscópios, câmaras de germinação e montou painéis solares, mas neste momento o centro não tem nada para fazer os testes do solo nem de sementes. O centro está deserto. Os painéis foram roubados, mas só o antigo diretor pode explicar como foram roubados, porque o valor dos prejuízos é estimado em dez milhões de francos CFA”, revelou, lembrando que por falta de materiais e de técnicos, os testes de solo não são realizados há vários anos, porque “depois do conflito político militar de 7 de junho de 1998, todos os equipamentos estragaram-se”.

Neste momento, continuou José da Silva, o laboratório tem apenas um técnico, quando no mínimo precisava de cinco para as atividades de controlo de campos, recolha de sementes e controlo de humidade das colheitas, bem como atestar a pureza destas sementes no laboratório, mas tudo isso ficou parado.

Revelou que haverá prejuízos na produção da população, por causa das pragas que atacaram os campos nesta campanha e estragaram gravemente as culturas e as plantações das populações.

“O nosso campo seria afetado pelas pragas, se não fosse a intervenção da direção-geral do Ministério da Agricultura, através do responsável da proteção vegetal, que nos enviou produtos e uma equipa que atuou duas vezes”, informou.

“Conseguimos manter a produção intacta devido ao apoio que recebemos da proteção vegetal e do Stock do adubo do projeto PACVEAR, caso contrário estaríamos na mesma situação que os campos da população”, lamentou.

Afirmou que os prejuízos derivados da invasão de pragas aos campos agrícolas é “um desastre”, por falta de produtos para a prevenção.

José da Silva admitiu que, apesar de apoios recebidos, o centro de Contuboel também sofreu prejuízos, mas graças à intervenção da delegacia regional da agricultura conseguiu antecipar e prevenir-se do ataque das pragas e avançou que a previsão para este ano era de 30 toneladas, mas de acordo com os indicadores essa previsão poderá descer para 20 ou 15 toneladas.

“Com o apoio da direção da proteção vegetal de Bissau, que enviou os produtos a tempo, o centro conseguiu antecipar-se do ataque das pragas, mas nos campos agrícolas das populações é um desastre”, precisou e admitiu que houve baixa de produção, porque “choveu muito e facilitou a invasão de pragas”.

José da Silva afirmou que um dos desafios do INPA é produzir muito e colocar o arroz no mercado para o consumo da população, mas não tem condições financeiras para fazer grandes produções.

O centro que funciona como um braço do Instituto Nacional da Pesquisa Agrária (INPA), tem atualmente seis técnicos, dois dos quais mulheres, uma analista do laboratório de solo e sanidade vegetal e outra analista do laboratório de sementes. Os técnicos interpelados pelo jornal O Democrata confessaram que a produção é rentável mais no período da seca, porque na época das chuvas a produção depende de vários fatores. O centro tem também um campo de ensaios de sementes antes de serem replicadas em campos de sementes.

Por: Filomeno Sambú

Cello Dalen Diallo, líder da oposição na Guinee-Conakry está em Bissau e, foi recebido pelo PR Umaro Sissoco Embaló, Presidente em exercício da CEDEAO, para abordar sobre a transição em Conakri e consequente realização das eleições.

 Radio Voz Do Povo

O recenseamento eleitoral está a decorrer em condições normais na região de Bafafá, afirmou o delegado regional do PND durante a recepção do líder PND. Abás Djaló a caminho de Gabú disse que o PARTIDO está a ultimar a sua estratégia eleitoral que vai incluir eventual coligação nas próximas eleições legislativas.

Radio Voz Do Povo

Associação de Retalhistas do Mercado Central de Bissau em Conferência de Imprensa.

Radio TV Bantaba 

Guerra: "Ações da Rússia nos últimos dias mostram tudo menos vontade de negociar"

O major-general Isidro Morais Pereira comentou as declarações de Vladimir Putin, que garantiu que Moscovo está pronta para negociar e que tal não acontece porque a Ucrânia não quer.

O especialista duvida da afirmação do presidente russo, e afirma que as condições que a Rússia procura para restabelecer a paz são "inaceitáveis" para a Ucrânia.

Por cnnportugal.iol.pt

EUA mostram-se preocupados com "ação provocativa" da China sobre Taiwan... A Casa Branca assegurou a manutenção do apoio à ilha, que Pequim reclama como sua.

© Getty Images

Notícias ao Minuto  26/12/22 

Os Estados Unidos expressaram preocupação com a atividade militar recente da China nas proximidades da ilha de Taiwan, considerando-a "provocativa" e "desestabilizadora".

Em comunicado, citado pela Reuters, o Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca garantiu que "vai continuar a apoiar Taiwan na manutenção de uma capacidade suficiente de autodefesa".

Um apoio que, diz a Casa Branca, continua em linha com "os compromissos de longa data" com a ilha do sudeste asiático.

O clima entre Taiwan e China ficou mais tenso nas últimas 24 horas, após o governo da ilha ter acusado a incursão de 71 aviões e cinco navios militares chineses. A maior, acusou, desde que há registo.

Entre as 6h00 de domingo (22h00 de sábado em Lisboa) e as 6h00 de segunda-feira (22h00 de domingo em Lisboa), 47 aviões do Exército de Libertação Popular [ELP, forças armadas chinesas] entraram na zona de defesa aérea da ilha, indicou o Ministério no balanço diário publicado na rede social Twitter.

Fotografias da NASA mostram como é o inverno em Marte... As dunas arenosas podem conter dois tipos diferentes de gelo.

© NASA

Notícias ao Minuto  26/12/22 

A NASA captou novas imagens da superfície de Marte graças à câmara HiRISE a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, as quais mostram como é o inverno do ‘Planeta Vermelho’.

Como conta o site da agência espacial norte-americana, a temperatura média em Marte pode atingir os -62º Celsius, com a temperatura mínima a poder chegar até aos -140º Celsius. Esta temperatura é suficiente para, de vez em quando, surgir neve nas planícies arenosas de Marte - a qual surge sob forma de água gelada ou de dióxido de carbono gelado.

@NASA Jet Propulsion Laboratory  What Is Winter Like on Mars? (NASA Mars News Report Dec. 21, 2022)


Leia Também: Sonda espacial que documentou pela 1.ª vez sismo em Marte está a "morrer"

PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS INAUGURA O REMODELADO MERCADO CENTRAL DE BISSAU

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Esta manhã, o Chefe de Estado, General Úmaro Sissoco Embaló inaugurou as obras de restauro e modernização do Mercado Central de Bissau (FERA GARANDI DE PRAÇA). 

Mais uma grande obra que Bissau está sofrendo, num momento em que o país está numa fase de grandes avanços em matéria de infraestruturação graças ao empenhamento pessoal do Presidente Sissoco Embaló que tem conseguido, graças aos seus contactos e grandes amizades, os recursos financeiros que têm vindo a impulsionar essas ações.

No acto de inauguração das obras de restauro e modernização do Mercado Central de Bissau o Presidente da República General Úmaro Sissoco Embaló encontrava-se acompanhado por uma delegação governamental e alguns dos seus Conselheiros. 

Ao chegar ao local, o Chefe de Estado foi recebido pelo Ministro da Administração Territorial e pelo Presidente da Câmara Municipal de Bissau.


TALIBÃS: "Crucial". ONU pede a talibãs que deixem mulheres trabalharem em ONG

© MARCUS YAM / LOS ANGELES TIMES

POR LUSA  26/12/22 

As Nações Unidas exigiram hoje aos talibãs que retirem a proibição de as mulheres trabalharem para organizações não governamentais no Afeganistão, depois de uma reunião do chefe da missão da ONU no país com as autoridades.

O chefe da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA), Ramiz Alakbarov, que coordena a assistência humanitária no país, reuniu-se hoje com o ministro das Finanças afegão, Mohamad Hanif, mas não foram divulgados mais pormenores sobre o encontro.

"Milhões de afegãos precisam de ajuda humanitária e a remoção das barreiras é crucial", sublinhou Alakbarov numa publicação na sua conta do Twitter.

O próprio Alakbarov disse no sábado que estava "profundamente preocupado" com a decisão dos talibãs e disse que era "uma clara violação dos princípios humanitários" apontando "o papel crucial das mulheres em todos os aspetos da vida e da resposta humanitária".

A decisão foi anunciada no sábado pelo Ministério da Economia afegão e afeta todas as organizações não governamentais nacionais e internacionais. Embora não afete diretamente a ONU, impossibilita muitos dos seus programas de ajuda, uma vez que são levados a cabo por ONG afetadas pela medida.

O anúncio também surgiu poucos dias depois de os talibãs terem proibido as mulheres de terem educação universitária, o que suscitou críticas da comunidade internacional, incluindo grande parte do mundo islâmico. Os Talibãs anunciaram na sexta-feira que iriam abrir um debate interno para discutir as críticas.


Leia Também: Afeganistão. Três ONG suspendem operações após proibição de mulheres

Mercado Central _Feira de Praça é inaugurado pelo PR General Umaro Sissoco Embaló.

Veja Também:

Radio Voz Do Povo 

REINO UNIDO: Mulher nasce com dois úteros e não poderia ser mãe. Hoje, tem dois filhos... Lynne McDade, 32, foi diagnosticada com uma rara condição chamada útero didelfo.

© ShutterStock

Notícias ao Minuto  26/12/22 

Uma mãe escocesa que nasceu com dois úteros e a quem foi dito que nunca seria mãe, já tem dois filhos.

Lynne McDade, 33, foi diagnosticada com uma rara condição congénita chamada útero didelfo. Após inúmeras complicações os médicos disseram-lhe que nunca seria capaz de engravidar de forma natural e que, se acontecesse, provavelmente abortaria. 

Segundo o Daily Record, Lynne disse que passou anos deprimida a tentar aceitar o facto de que talvez nunca seria mãe.

Como agravante, a mulher também sofre de doença renal crónica, pelo que quando engravidou do primeiro filho, Michael, em 2017, os médicos ficaram chocados. 

"A minha mãe foi informada de que que eu poderia não menstruar, mas tal aconteceu aos 11 anos", lembrou. "Com os danos que sofri durante cirurgias ao intestino e aos rins, os médicos disseram que eu definitivamente não engravidaria", disse ainda a mulher. 

"Quando os médicos descobriram que eu estava grávida, eles basicamente disseram que era um milagre. Estávamos todos em choque. O bebé tinha implantado no meu útero esquerdo, que é o menor dos dois".

Felizes com o seu pequeno milagre, o casal ficou 'nas nuvens' quando, em abril deste ano, soube que vinha aí um segundo filho. O menino nasceu em dezembro e, apesar de ter passado pelos cuidados neonatais, já está em casa com os pais e é um bebé saudável. 


Leia Também: EUA. Bebé nasce no dia de anos da mãe... e do pai

NEVE: Tempestade já fez 50 mortos no Canadá e nos Estados Unidos... Milhares de habitações continuam sem energia.

© REUTERS

Notícias ao Minuto  26/12/22 

Subiu para pelo menos 50 o número de mortes associadas à tempestade 'Elliot', que continua a atingir os Estados Unidos e o Canadá, deixando muitas casas submersas pela neve e dezenas de milhares de habitações e empresas privadas de energia.

Os EUA registaram 46 mortes, 18 das quais no estado de Nova Iorque, onde a cidade de Buffalo foi duramente atingida pela neve.

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, caiu quase um metro e meio de neve no aeroporto de Buffalo no domingo. No sul da cidade, caía cerca de dois a três centímetros de neve por hora.

As vítimas da tempestade na região incluem pessoas encontradas na rua dentro ou fora dos carros, enquanto equipas de resgate lutavam contra a neve para conseguir ajudar.

A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, informou que quase todos os camiões dos bombeiros da cidade ficaram retidos e classificou esta como a "tempestade mais devastadora da longa história de Buffalo".

O departamento de polícia de Buffalo chegou mesmo a apelar, através de uma publicação online, para que a população evitasse conduzir, uma vez que as estradas estavam intransitáveis e os meios de busca e resgate eram "muito limitados". 

O tráfego aéreo também está a ser afetado pelas condições meteorológicas. Milhares de voos domésticos e internacionais foram cancelados nos últimos dias.

Embora 94,5% dos residentes do condado de Erie e 87% dos residentes de Buffalo tenham visto a eletricidade reposta até à noite de domingo, há ainda 12.000 casas sem energia e muitas não terão luz nem aquecimento de volta antes de terça-feira.

As previsões para esta segunda-feira continuam a ser de queda de neve e temperaturas baixas em Buffalo, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.



 Leia Também: Nevões no Japão: pelo menos 17 mortos e mais de 90 feridos

NOVO MÚSICA DO GRANDE MÚSICO, “ATANASIO ATCHUEM”, “MADEM G15 I FORÇA DI POVO”.

BRAIMA CAMARA, ABÓ KI NO LUZ, ABÓ KI NO ESTRELA, ABÓ KI NO SALVAÇÃO 👇

Faladepapagaio GB

PYONGYANG: Drones norte-coreanos violam espaço aéreo da Coreia do Sul... Exército sul-coreano enviou aviões de combate e helicópteros para abater os supostos drones. Drones norte-coreanos violam espaço aéreo da Coreia do Sul

© Getty Images

Notícias ao Minuto  26/12/22 

Vários drones norte-coreanos cruzaram esta segunda-feira a fronteira com a Coreia do Sul e forçaram ao envio de aviões de combate e helicópteros para os abater, de acordo com o exército sul-coreano.

Segundo um representante do Estado-Maior Conjunto sul-coreano, citado pela agência Yonhap, desde as 10h25 hora local (1h25 em Lisboa), vários destes "objetos" foram identificados em zonas fronteiriças da província de Gyeonggi, que envolve Seul.

O exército da Coreia do Sul enviou aviões de combate e helicópteros para abater os supostos drones, que ainda não se sabe se estavam equipados com armas, segundo o referido porta-voz.

De acordo com um funcionário do Ministério da Defesa, uma aeronave de ataque leve sul-coreana KA-1 caiu pouco depois de partir da base aérea de Wonju para combater estes drones.

Os dois pilotos foram levados para o hospital.



Leia Também: Pyongyang dispara mísseis após exercícios entre EUA e Coreia do Sul

Taiwan denuncia incursão de 71 aviões e cinco navios militares chineses

Exercícios militares em Taiwan (AP Photo)

Por: cnnportugal.iol.pt  26/12/22

No domingo, a China, que considera a ilha parte do seu território, anunciou a realização de manobras em redor da ilha de Taiwan, numa "resposta firme à atual escalada e provocação EUA-Taiwan"

O Ministério da Defesa de Taiwan denunciou esta segunda-feira a presença de 71 aviões e cinco navios militares chineses, em manobras realizadas este fim de semana nas proximidades da ilha.

Entre as 06:00 de domingo (22:00 de sábado em Lisboa) e as 06:00 de hoje (22:00 de domingo em Lisboa), 47 aviões do Exército de Libertação Popular [ELP, forças armadas chinesas] entraram na zona de defesa aérea da ilha, indicou o Ministério no balanço diário publicado na rede social Twitter.

Entre os 47 aviões que atravessaram a linha média do estreito da Formosa encontravam-se 12 caças J-11, 18 J-16s e seis caças SU-30, acrescentou, numa referência à fronteira não oficial tacitamente respeitada por Taipé e Pequim nas últimas décadas, mas atravessada nos últimos meses pelas forças chinesas durante exercícios militares.

De acordo com o Ministério de Defesa taiwanês, a força aérea da ilha monitorizou a situação com patrulhas aéreas de combate e navais e sistemas de mísseis terrestres para afastar os aviões chineses da Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ) de Taiwan, área que não está definida ou regulamentada por nenhum tratado internacional e não corresponde ao espaço aéreo.

No domingo, a China, que considera a ilha parte do seu território, anunciou a realização de manobras em redor da ilha de Taiwan, numa "resposta firme à atual escalada e provocação EUA-Taiwan", disse um porta-voz do ELP, coronel Shi Yi.

As manobras militares envolveram "patrulhas conjuntas de prontidão de combate multisserviços e exercícios de ataque conjuntos no mar e no espaço aéreo em redor da ilha de Taiwan", disse, sem especificar o número de meios envolvidos, nem a localização dos exercícios.

Pequim tem criticado os Estados Unidos por fornecerem apoio militar a Taipé e expressou, no sábado, “forte oposição” à aprovação de uma lei de defesa em Washington que autoriza dez mil milhões de dólares (mais de 9,4 mil milhões de euros) de ajuda e venda de armas a Taiwan.

Em agosto, a China tinha realizado manobras militares sem precedentes junto a Taiwan, em resposta à visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taipé.

Pequim considerou tal visita como uma provocação de Washington, que reconhece o governo da República Popular como o único representante legítimo da China.

A China considera Taiwan, com 24 milhões de habitantes, uma das suas províncias, que ainda não conseguiu reunificar com o resto do território desde o fim da guerra civil chinesa em 1949.

As forças nacionalistas, que governavam a República da China (ROC, na sigla em inglês), fundada em 1912, refugiaram-se em Taiwan quando foram derrotadas pelas forças comunistas, que proclamaram a República Popular da China (RPC) em 1949.

Em 1971, a Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução em que reconheceu o governo da RPC como representante da China nas Nações Unidas e no Conselho de Segurança, em detrimento do da ROC deslocado em Taiwan.

Desde então, a generalidade da comunidade internacional cortou relações diplomáticas com a ROC e reconheceu a RPC, o que Portugal fez em 1975, depois da revolução do 25 de Abril.

Com base na resolução da ONU, Pequim considera ter soberania sobre Taiwan, que foi devolvida pelo Japão ao governo da ROC em 1945, quatro anos antes da proclamação da RPC.

Pequim ameaça invadir Taiwan se a ilha declarar a independência e rejeita qualquer interferência externa na questão.

A ilha de Taiwan, situada a cerca de 180 quilómetros a leste da China continental, evoluiu de um regime de partido único para uma democracia multipartidária nas últimas décadas, com um sistema político completamente separado do da China.

Taipé rejeita a soberania da RPC sobre a ilha e considera ser já independente ‘de facto’.