sábado, 3 de outubro de 2020

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA PROMOVE VISITAS DE TRABALHO AO ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO MUSICAL DE ZÉ MANEL FORTES E AO CENTRO ACADÉMICO JOSÉ CARLOS SCHWARTZ DE BÔR.


SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA,

Dr. Francelino Cunha, sempre na busca da afirmação da cultura guineense no panorama nacional. Desta vez, o responsável  máximo deste pelouro, promove  visita aos Estudos de gravação  musical nomeadamente, os estudos "COBIANA RECORD" de Zé Manel Fortes e o "CENTRO ACADÊMICO" JOSÉ  CARLOS SHWARTZ, de Edson, em Bôr.

A  visita está a ser feita no quadro da cooperação entre  Secretaria de Estado de Cultura e instituições de caracter privado que também promovem e divulgam valores   culturais da Guiné- bissau. A visita, visa,  acima de tudo, fortalecer relações de amizade e de parceria entre  instituições públicas e privadas  vocacionadas a promoção da cultura. 

Dr. Francelino Cunha, é um homem com muita ambição de fazer a cultura guineense cada vez mais forte e atraente a nivel do país e do estrangeiro.

Francelino Cunha disse a imprensa que o Governo está ciente da existências das instituições privadas ligadas ao sector da cultura e promete apoio na medida do possível.

03 de outubro de 2020.

Governação na Guiné-Bissau

O Presidente da Associação de Estudantes da Guiné-Bissau em Lisboa preocupado com desaparecimento de alguns processos na Embaixada da República da Guiné-Bissau em Portugal ligado ao regimes especiais de acesso ao ensino superior Português relativo ao ano letivo 2020/2021.

A AEGBL manifesta a sua solidariedade para com as vítimas, mas apela a calma e serenidade.

Agência de Notícias da Guiné-Bissau

ALI ESTRADA BUBA CATIÓ KU MINISTRO DI OBRAS PUBLIKA FALA INA INAUGURADO ES DIAS NES KONDISON OU NO PARA NGANA POVO DI SUL OU NA FALA UM KUSSA, KÉ AREZKI KONKLUI KIL KAUS KUE DIBIDI KONKLUI KU MINISTERIO PUBLIKO TOMA NOTA, BO TEM DJA KONSIDERASON PA POVO DI SUL NINSI UM DIA ES IKA BOM.


Fonte: Sene Baba Mane

“ENTRAR MUDO E SAIR CALADO”…

Por bambaramdipadida.blogspot.com

Mais vale o PAIGC ter mostrado a postura de “entrar mudo e sair calado”, no encontro, no dia 1 de Outubro, com Sua Excelência Senhor Presidente da República, do que tentar “negociar” o seu “reconhecimento" ao Presidente que já é de Todos os Guineenses.

Consta que nesse encontro, a actual direcção do PAIGC quis “vender gato por lebre” ao Presidente da República, mas a estratégia não resultou, razão pela qual voltou ao “vira o disco toca o mesmo”.

Já estamos habituados ao jogo sistemático de lançar infâmias contra os seus adversários. O senhor Eng.º Califa que nunca soube dignificar a função de representante do povo, para a qual fora eleito e que, inclusive, teve o desplante de abandonar, sem razão que têm a ver com desvio de cerca de 1 bilhão de francos cfa dos cofres do FUMPI, em meados de Junho deste ano, é o mesmo indivíduo que hoje se atreve a subir ao palanque para intoxicar a opinião pública com ilusões de que poderá liderar Governo na Guiné-Bissau.

Sabe-se que a estratégia do PAIGC, consiste unicamente em distrair os seus militantes, em vez de olhar, antes de mais, para o seu próprio umbigo, ou seja provocar uma catarse interna através de um congresso.

“VIZINHO TEM CARA DE PAU…”

PJ DETEVE UM LUSOGUINEENSE NA POSSE DE 01 KG DE COCAÍNA E MAIS TRÊS SUSPEITOS EM BISSAU

PJ; 03.10.2020


A Unidade Nacional de Combate a Droga da Polícia Judiciária deteve sexta-feira, um correio de droga e mais três suspeitos no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira em Bissau.

Desta vez, trata-se de um cidadão lusoguineense de 22 anos detido na posse de 1kg de cocaína quando preparava embarcar no voo da companhia Euro ATLANTIC com destino à capital portuguesa, Lisboa.

Os outros três indivíduos da nacionalidade guineense foram capturados nas sequências de diligencias desencadedas pelos agentes da PJ, por estarem envolvidos diretamente na aquisição, entrega e facilitação na introdução do produto nocivo no interior do aeroporto de Bissau.

Os quatro suspeitos serão apresentados na segunda-feira,  (05.10.2020) ao Ministério Público.

Ministério da Justiça, através da Direção-geral de Identificação Civil, Registos e Notariado ordenou hoje (sábado) o arrombamento das portas das antigas instalações do Centro de Produção de Bilhete de Identidade Biométrico.


Ministério da Justiça, através da Direção-geral de Identificação Civil, Registos e Notariado ordenou hoje (sábado) o arrombamento das portas das antigas instalações do Centro de Produção de Bilhete de Identidade Biométrico.


A atitude foi contestada pela Administração da Sociedade ADP Armazéns de Povo SARL que interpôs ontem, (sexta-feira) uma ação junto do Ministério Público, pedindo a clarificação da situação.

Um assunto que promete correr muita tinta, já que a sociedade Armazéns do Povo Sarl é constituída pelas empresas, Interfina, Casa Goveia e Estado da Guiné-Bissau.

Olívio João Barbosa, funcionário da Empresa Alfredo Miranda, cujo proprietário preside o Conselho da Administração dos Armazéns do Povo SARL presenciou o ato e explica.

Fonte: RadioBantaba 

Guiné-Bissau lamenta não ter sido informada oficialmente de encerramento de fronteira pela Guiné-Conacri

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Susy Barbosa, lamentou hoje que a Guiné-Conacri não tenha informado oficialmente as autoridades de Bissau sobre o encerramento de fronteiras

“Énormal que havendo eleições procedam ao encerramento das fronteiras, não vemos isso como nada de anormal, até porque as eleições serão dentro de poucos dias. O que consideramos, até por uma questão de diplomacia e de bom relacionamento entre países vizinhos, é que seria de bom tempo informar esses países”, afirmou, em declarações à Lusa, a chefe da diplomacia guineense.

A Guiné-Conacri decretou, a 29 de setembro, o encerramento das suas fronteiras com a Guiné-Bissau, Senegal e Serra Leoa por razões de segurança e no contexto da campanha eleitoral para as presidenciais de 18 de outubro.

“Soubemos que encerraram as fronteiras não só com a Guiné-Bissau, mas também com o Senegal, não entendemos que haja motivos de segurança que justifiquem esse fecho sem comunicar às autoridades de ambos os países”, disse Susy Barbosa, salientando que a Guiné-Bissau não se pretende ingerir nos assuntos da Guiné-Conacri.

Na Guiné-Bissau residem milhares de guineenses de Conacri, que depois de terem tido dificuldades em registar-se no consulado em Bissau começaram a tentar regressar ao país para votar.

Em março registaram-se conflitos em Bissau junto ao consulado da Guiné-Conacri, levando à intervenção policial.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, tem relações tensas com o seu homólogo guineense Alpha Condé, que tem estado envolvido nos esforços diplomáticos para tentar resolver as crises políticas recorrentes na Guiné-Bissau.

A ausência de qualquer representante da Guiné-Conacri em 24 de setembro nas cerimónias de independência em Bissau foi notada.

Alpha Condé, 82 anos, o primeiro Presidente da Guiné-Conacri democraticamente eleito em 2010 após décadas de regime autoritário, foi reeleito em 2015.

Num referendo realizado em março, fez aprovar uma nova Constituição que mantém o limite de dois mandatos presidenciais, mas o chefe de Estado e os seus apoiantes argumentam que esta mudança na lei fundamental repõe a contagem de mandatos presidenciais a zero.

Os seus opositores denunciam um “golpe constitucional” e manifestações de contestação a uma nova candidatura de Condé mobilizaram milhares de guineenses em várias ocasiões desde outubro de 2019.

Por Lusa

COVID-19 - África regista mais 132 mortes e 8.903 casos de infeção em 24 horas

© Lusa

Notícias ao Minuto  03/10/20 10:10 

África registou mais 132 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, subindo o número de óbitos para 36.504, num total de 1.497.391 infetados, segundo os últimos dados sobre a pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas houve nos 55 Estados-membros da organização mais 8.903 casos da doença e 6.211 recuperados, para um total de 1.236.859.

Segundo o África CDC, a África Austral continua a registar o maior número de casos de infeção e de mortos, com mais 46 mortos nas últimas 24 horas, subindo para as 18.180 vítimas mortais, e o número total de infetados é agora de 742.347.

Só na África do Sul, o país mais afetado do continente, estão registados 677.833 casos e 16.909 mortes.

O norte de África, a segunda zona mais afetada pela pandemia, tem 346.183 pessoas infetadas e 11.257 mortos e, na África Ocidental, o número de infeções é de 177.802, com 2.629 vítimas mortais.

A região da África Oriental contabiliza agora 173.019 casos e regista 3.357 vítimas mortais e na África Central estão registados 58.040 casos e 1.081 óbitos.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 5.956 mortos e 103.466 infetados, e Marrocos contabiliza 2.263 mortos e 128.565 casos.

A Argélia surge logo a seguir, com 51.690 casos de infeção registados e 2.045 vítimas mortais.

Entre os seis países com mais afetados estão também a Etiópia, com 76.988 casos e 1.208 vítimas mortais, e a Nigéria, com 59.127 infetados e 1.112 mortos.

Em relação aos países africanos de língua oficial portuguesa, Angola lidera em número de mortos e Moçambique em número de casos.

Angola regista 189 mortos e 5.211 casos, seguindo-se a Guiné Equatorial (83 mortos e 5.045 casos, números iguais ao registo anterior), Moçambique (64 mortos e 8.979 casos), Cabo Verde (62 mortos e 6.205 casos), Guiné-Bissau (39 mortos e 2.362 casos) e São Tomé e Príncipe (15 mortos e 911 casos).

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito, em 14 de fevereiro, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 34,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Ministro das Obras Públicas, Fidélis Forbs visita algumas Avenidas em obras de reabilitação na capital Bissau.

RadioBantaba 

É SÓ A VERDADE NOS LIBERTARÁ.✊✊💪💪

A que se deve, tão inusitada e repentina visita do derrotado PAIGC a palacio?

PAIGC que até, dias atrás não respeitava e nem reconhecia nada e nem ninguém! Enchia adversários de rótulos, salpicado com chincalhamentos e, esse mesmo PAIGC aparece-nos agora, com discurso decorado de UNIDADE NACIONAL! Quem diria? Pergunta que não quer calar, que propósito o PAIGC é agora convidado sozinho e de forma privilegiado, sem presença das outras formações politicas a palacio? Que solução tem hoje o PAIGC para o País, que não tinha ontem? Já reconheceram derrota? Já se conseguem sentar-se com adversários que eles chamam de Traficantes? 

O que, de facto quer, quem ainda continua dar vida a esse nado morto? Aliás, um governo que tem mais de 4 partidos e mais de 6 sensibilidades politicas, só não é executivo de Unidade Nacional, porque onipotente PAIGC não faz parte? Pasma-se ver o soldado desertor do Califa Seide, a dar ar de graça à hipocrisia...

Por: Carlos Sambu

Fonte: R Kelly Queba Sané

QUEM TEM SIDO OS CONSELHEIROS DOS PRESIDENTES DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU, QUE OS TEM ORIENTADO SUCESSIVAMENTE PARA A SUA DESTRUIÇÃO POLITICA❓❓

Esses invisíveis que orientam os Presidentes da República, devem ser identificados, pois não podem continuar a destruir politicamente um presidente e a atrasar um país.  

Esta coligação não deve ser de forma alguma divorciada, através de maquiavelismo de introdução de elementos que irão trazer desentendimento.

A estratégia foi sempre a mesma, primeiro orientam o presidente da República a tomar uma decisão que vai contra os seus aliados, alegando que isso seria bom para a sua imagem, de seguida instrumentalizam os influenciadores a aplaudirem o acto do Presidente da República, no final quando o Presidente da República dá de conta que foi mal aconselhado, surgem os boatos que dizem " O PRESIDENTE NÃO OUVE NINGUÉM ". 

Depois reservam um lugar no camarote vip á assistir à destruição política do Presidente da República e à aguardar pela próxima vitima.

# não desprezem os sinais

/ Gaio Martins Batista Gomes /

Instala-se o desentendimento entre a Administração ADP-Armazéns do Povo-SARL e o Ministério da Justiça em relação as antigas instalações do Centro de Produção de Bilhete Biométrico da Empresa-SEMELEX.

O caso já é do conhecimento do Ministério Público, para averiguar o verdadeiro proprietário das instalações do Armazéns do Povo.



 Aliu Cande

ÚLTIMA HORA: #MINISTÉRIO DAS PESCAS - Cerimónia de lançamento da primeira pedra da construção da sede de (FISCAP e da CIPA).


 Governação na Guiné-Bissau

Guiné-Bissau já licenciou 11 blocos para prospecção do petróleo no 'offshore'

Guiné-Bissau já licenciou 11 blocos para prospeção do petróleo no 'offshore' © AFP

Texto por: RFI  Mussá Baldé

A Guiné-Bissau já autorizou o início da prospecção de hidrocarbonetos em 11 dos 14 blocos no ‘offshore’ onde se espera existir petróleo. A informação foi avançada por Danilson Ié, director-geral interino da Petroguin.

Estudos levado a cabo por diferentes empresas tentam há várias décadas provar a existência de petróleo na Guiné-Bissau, mas até ao momento sem sucesso. Danilson Ié acredita que existem “boas possibilidades” de isso se comprovar tanto no ‘offshore’ como no ‘onshore’’.

A pandemia da covid-19 acabou por atrasar o processo para algumas empresas, mas a Petroguin considera que em 2021 vários processos de perfuração serão iniciados nos diferentes blocos.

No ‘onshore’, zona continental, dos cinco blocos existentes, dois estão em fase de licenciamento e no ‘offshore’ ainda se encontram livres três blocos. Interessada nesses dois blocos do ‘onshore’ está a empresa da Guiné-Equatorial, Ada Business GE Lta, que rubricou no passado dia 25 de Setembro um acordo de parceria para prospeção com a Petroguin.

Danilson Ié, director interino da Petroguin, aqui no acto da assinatura de acordo para prospecção do petróleo celebrado entre a Petroguin e a Ada Business GE Ltda da Guiné Equatorial. © rfi/Mussá Baldé

As novas autoridades guineenses pretender desmistificar a questão do petróleo que se acredita existir no offshore e no onshore.

As novas autoridades guineenses pretender desmistificar a questão do petróleo que se acredita existir no offshore e no onshore. Há mais de 20 anos que empresas estrangeiras têm feito estudos sobretudo no offshore da Guiné-Bissau, mas ainda nenhuma empresa detetou petróleo com valor comercial. As autoridades guineenses acreditam que essa dúvida vai deixar de existir brevemente já que estão confiantes na existência sim do petróleo com valor comercial.

Uma denúncia do Ex-PM, ARISTIDES GOMES





Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com