domingo, 24 de maio de 2020

Agência Sagres anuncia voo humanitário: Lisboa-Bissau-Lisboa

A agência Sagres em Bissau acaba de confirmar a realização de um voo ‘humanitário’ na próxima sexta-feira, dia 29 de maio, devido ao fecho de fronteiras decretado para evitar a propagação da covid-19.

A iniciativa da agência Sagres pretende também transportar para Bissau um conjunto de material necessário, para apoiar a resposta das entidades sanitárias da Guiné-Bissau ao coronavírus.

Os bilhetes já estão à venda. Saiba mais:


Fonte: Braima Darame

Covid-19: Mais de 342 mil mortos e mais de 5,3 milhões de infetados em todo mundo


A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 342.295 pessoas e infetou mais de 5,3 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 11:00 de hoje, baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência France-Press (AFP), há mais de 5.327.680 infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro, na cidade chinesa de Wuhan.

Pelo menos 2.066.300 são hoje considerados curados.

A AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que um grande número de países está a testar apenas os casos que requerem tratamento hospitalar.

Os Estados Unidos, que registaram a sua primeira morte ligada ao coronavírus no início de fevereiro, é o país mais afetado em termos de número de mortes (97.087) e casos (1.622.670), sendo que, pelo menos 361.239 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Reino Unido, com 36.675 mortes em 257.154 casos, a Itália com 32.735 mortes (229.327 casos), a Espanha com 28.678 mortes (235.290 casos) e a França com 28.332 mortes (182.469 casos).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau), onde a epidemia começou no final de dezembro, contabilizou oficialmente um total de 82.974 casos (três novos entre sábado e domingo), incluindo 4.634 mortes e 78.261 curas.

A Europa totalizava, às 11:00 de hoje, 173.551 mortes para 2.014.969 casos, Estados Unidos e Canadá 103.534 mortes (1.706.291 casos), América Latina e Caribe 39.103 mortes (715.568 casos), Ásia 13.962 mortes (439.229 casos), Médio Oriente 8.762 mortes (335.953 casos), África 3.253 mortes (107.205 casos) e Oceânia 130 mortes (8.466 casos).

Esta avaliação foi realizada com dados recolhidos pela AFP junto de autoridades de saúde e informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

interlusofona.info

Covid-19: Portugal com 1.316 mortos e 30.623 infetados


Portugal regista hoje 1.316 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no sábado, e 30.623 infetados, mais 152, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Em comparação com os dados de sábado, em que se registavam 1.302 mortos, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 1%.

Relativamente ao número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus (30.623), os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que há mais 152 casos do que no sábado (30.471), representando uma subida de 0,5%.

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (738), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (316), do Centro (231), do Algarve (15), dos Açores (15) e do Alentejo, que regista um óbito, adianta o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24:00 de sábado, mantendo-se a Região Autónoma da Madeira sem registo de óbitos.

interlusofona.info

Covid-19: Número de infeções na Guiné-Bissau aumentou para 1.178

A cidade de Gabú registou o seu primeiro caso de COVID-19, tal como Bafatá.


O número de infeções por covid-19 na Guiné-Bissau aumentou hoje para 1.178, mantendo-se em seis o número de vítimas mortais, disse o Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES) guineense.

"Nas últimas 48 horas foram detetados 64 novos casos de covid-19 no país", afirmou o coordenador do COES, Dionísio Cumba, na conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia no país, que não se realizou sábado devido a atrasos no trabalho do Laboratório Nacional de Saúde Pública.

O médico guineense disse também que o número de recuperados se mantém nos 42.

Em relação aos internamentos hospitalares, Dionísio Cumba confirmou que há 14 pessoas em estado grave.

"Há 12 em estado grave no Hospital Nacional Simão Mendes (em Bissau) a precisar de oxigénio, e dois em estado muito crítico no hospital de Cumura", disse.

Um dos internados no hospital de Cumura em estado crítico é um cidadão português que está infetado com covid-19 e sofre de outras doenças.

Em relação ao internamento comunitário, o médico guineense, que dirige também o Laboratório Nacional de Saúde Pública, esclareceu que permanecem em duas unidades hoteleiras de Bissau 53 pessoas, muitas das quais poderão ter alta ainda hoje.

No âmbito do combate à pandemia, o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, decretou o estado de emergência até 26 de maio e o recolher obrigatório entre as 20:00 e as 06:00 no país.

Além daquelas medidas, as pessoas só podem circular entre as 07:00 e as 14:00 locais.

Em África, há 3.246 mortos confirmados em mais de 107 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a Guiné-Bissau lidera em número de infeções (1.178 casos e seis mortos), seguindo-se a Guiné Equatorial (719 casos e sete mortos), Cabo Verde (371 casos e três mortes), São Tomé e Príncipe (291 casos e 11 mortos), Moçambique (168 casos) e Angola (61 infetados e quatro mortos).

O país lusófono mais afetado pela pandemia é o Brasil, com 22.013 mortos e mais de 347 mil contaminados, sendo o segundo do mundo em número de infeções, atrás dos Estados Unidos (1,6 milhões) e à frente da Rússia (335 mil).

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 342 mil mortos e infetou mais de 5,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios.


Mais de dois milhões de doentes foram considerados curados.

Kim Jong Un presidiu a 4ª sessão ampliada da 7ª Comissão Militar do Partido Trabalhista da Coréia


 Kim Jong Un, Presidente do Partido Trabalhista da Coréia e Presidente da Comissão de Assuntos do Estado da República Popular Democrática da Coréia, presidiu a 4ª sessão ampliada da 7ª Comissão Militar do Comitê Central do Partido Trabalhista da Coréia.

Na sessão expandida, eles discutiram medidas militares e políticas para desenvolver ainda mais todas as forças armadas da República, para lidar melhor com as ameaças militares constantes de forças hostis.

Novas diretrizes foram apresentadas para fortalecer ainda mais o dissuasão da guerra nuclear do país e operar as forças armadas estratégicas em estado de alerta máximo, de acordo com a demanda geral pela construção e desenvolvimento das forças armadas do Estado.

Foram tomadas medidas importantes para aumentar decisivamente o poder de fogo da artilharia Exército Popular Coreano.

O vice-presidente da Comissão Militar do Comitê Central do Partido Trabalhista da Coréia foi eleito e alguns membros foram demitidos e eleitos.

Ri Pyong Chol foi eleito vice-presidente da Comissão Militar do Comitê Central do Partido Trabalhista da Coréia.




Fonte: Agência Central de Notícias da Coréia

Eng° Nuno Gomes Nabiam, Primeiro Ministro da Guiné-Bissau


Desejo a todos os irmãos Muçulmanos um bom Ramadão, que os sacrifícios consentidos durante o mês sagrado de jejum traduza no reforço da fé, renovação e caridade.

Que o Deus todo poderoso derrame a sua benção em cada um de vocês, e que abençoe as vossas vidas.

#RAMADÃO
#RAMADÃO2020

Eng° Nuno Gomes Nabiam, Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

O Ministro das Pescas Embaixador MALAM SAMBU inaugurou hoje 24 de Maio de 2020 oficialmente uma nova escola construída de rais na localidade de UAQUE Sector de Mansoa, que contou com o seu financiamento.





 

 


 


Prs Bissau

CHEFE DE MILÍCIA TRIBAL “ANGUENTA”

Fonte: https://bambaramdipadida.blogspot.com

Mas, quem é na verdade este indivíduo que diz ter sido raptado e que agora aparece, fazendo-se de vítima, apartado com ligadura na cabeça para fintar a opinião pública de que foi açoitado por desconhecido?

Ele chama-se Marciano Indi. Não passa de um  analfabruto e chefe da milícia tribal de nome “Anguenta”, durante a guerra civil de 7 de Junho de 1998. Responsável pela mortandade de muitos rapazes em idade escolar que viviam em aldeias do interior agrário, na zona de Safim/Bigimita. Com a derrota governamental (ninista), Indi ingressou, no final dos anos noventa, a PRID, liderado pelo Gen. Afonso Té, leal ao ex-Presidente Nino Vieira. Indi, foi um dos lacaios que contribuiu na aniquilação daquele partido. Hoje, chegou a deputado da nação pela mão de APU-PDGB, utilizando as mesmas estratégias subversivas.

O indivíduo, é daquelas pessoas que, enquanto comem do bom e do melhor, são guineenses, mas quando infringem as regras, na capital, e são confrontados pela justiças, fogem, imediatamente,  para as suas aldeias, para dizer que a sua etnia está a ser atacada por uma outra etnia na capital (Bissau).

Hoje é este mesmo indivíduo que os inconformados do PAIGC voltaram a atiçar para injuriar e ofender a dignidade ou decoro à Sua Excelência Senhor Presidente da República.

Eid Mubarak COMPETIÇÃO DE DANÇA “AVÓ" CONTRA “NETO” DANCING COMPETITION GRANDMOTHER VERSUS GRANDSON












Mustafa Cassamá was live 4

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Obrigado Gabu Que Deus abençoe o nosso presidente da República da Guine Bissau

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Entrée triomphale du Général à Gabu dans sa région natale

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Chegada triunfal do General de povo, a luz do dia como prometeu!

No atual Contexto e na nova era, o motor da instabilidade na Guiné-Bissau é o chamado regime político que não querem respeitar a Democracia e fingem que não reconhcem o USE como Presidente da República da Guiné Bissau, ao mesmo tempo, fomentam as divisões étnicas.

Fonte: Geração do Concreto

No atual Contexto e na nova era, o motor da instabilidade na Guiné-Bissau é o chamado regime político que não querem respeitar a Democracia e fingem que não reconhcem o USE como Presidente da República da Guiné Bissau, ao mesmo tempo, fomentam as divisões étnicas.

Batista Té e o Marciano Indi, estes dois gajos abaixo patentiados com suas fotos não têm agenda profissional, a não ser Intrigas e vencer a vida vias de calúnias e subornos políticos.

BINDIDURIS DO TERRENO DJUNTADO

ESSES DOIS CALABANTES NÃO PODEM PROPAGAR CONFLITO ÉTNICO na Guiné-Bissau. Só Cambadas de MALANDROS MENINOS DO MANDADO.





Cabral KA Murri - MENINO BULIDUR KU KA TA OBI MUNDO KU TA CRIAL
KIM KU KA FÍA PA I PUNTA CHEFES DE AGUENTAS👇🏻👇🏻👇🏻🇬🇼

CORONAVÍRUS - Diretora de instituto de Wuhan nega responsabilidade sobre pandemia

O Instituto de Virologia de Wuhan, na China, acusado pelos Estados Unidos de deixar escapar o vírus da covid-19, anunciou hoje ter três tipos vivos de coronavírus de morcego, mas nenhum corresponde à covid-19.

© Getty Images

No início deste mês, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, pediu uma "investigação" para aprofundar a teoria de o novo coronavírus ter sido transmitido aos humanos a partir de um animal, no mercado da cidade onde são vendidos animais selvagens vivos, a alguns quilómetros de distância das instalações do instituto.

Essas suspeitas são "pura fabricação", disse a diretora do instituto chinês, Wang Yanyi, numa entrevista realizada em 13 de maio e transmitida sábado à noite pela televisão pública CGTN.

A responsável do instituto adiantou que, tal "como o resto do mundo", desconhecia que o vírus existia e questionou: "Então, como poderia ele [o vírus] ter escapado do nosso laboratório?".

Wang Yangi admitiu que o instituto "isolou e obteve certos coronavírus de morcegos", num total de "três tipos de vírus vivos", mas cuja semelhança com a covid-19 "é de apenas 79,8%".

Investigadores do instituto de virologia de Wuhan, que estudam alguns dos patógenos mais perigosos do mundo, numa publicada em fevereiro numa revista científica, revelaram que a sequência do genoma do novo coronavírus é 80% semelhante à da SARS, que causou uma epidemia anterior em 2002-29933, e 96% à de um coronavírus de morcego.

A doença covid-19 é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 339 mil mortos e infetou mais de 5,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Em Portugal, morreram 1.302 pessoas das 30.471 confirmadas como infetadas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Por LUSA

Covid-19: África regista 3.246 mortos e mais de 107 mil casos

Redação, 24 mai 2020 (Lusa) - África regista 3.246 mortos e mais de 107 mil casos de infeção pela covid-19, em 54 países, de acordo com as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.


Segundo dados divulgados pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de mortos subiu nas últimas 24 horas de 3.183 para 3.246 (+63), enquanto os casos de infeção aumentaram de 103.933 para 107.412 (+3.479).

O número total de doentes recuperados cresceu de 41.473 para 42.626 (+1.153).

O norte de África é a região mais afetada pela doença no continente, com 1.582 mortos e 33.382 infetados pelo novo coronavírus.

A África Ocidental regista 602 mortos e 28.344 infeções, enquanto a África Austral contabiliza 429 mortos e 22.922 casos, quase todos num único país, a África do Sul (21.343).

Na África Oriental há 11.585 casos registados, que causaram 303 mortos, e a África Central relata 330 vítimas mortais em 11.180 casos.

Seis países - África do Sul, Argélia, Egito, Marrocos, Nigéria e Gana - concentram cerca de metade das infeções pelo novo coronavírus no continente e mais de dois terços das mortes associadas à doença.

O Egito é o país com mais mortos (735) e conta 16.513 infeções, seguindo-se a Argélia, com 592 vítimas e 8.113 infetados.

A África do Sul é o terceiro com mais mortos (407), continuando a ser o país do continente a registar mais casos de covid-19 (21.343).

Marrocos totaliza 198 vítimas mortais e 7.406 casos, a Nigéria regista 221 mortos e 7.526 casos, enquanto o Gana tem 31 mortos e 6.617 casos.

Entre os países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infeções, com 1.114 casos, e regista seis mortos

Cabo Verde tem 371 infeções e três mortos e São Tomé e Príncipe regista 291 casos e 11 mortos.

Moçambique conta 168 doentes infetados e Angola tem 61 casos confirmados de covid-19 e quatro mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mantém há vários dias 719 casos positivos de infeção e sete mortos, segundo o África CDC.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro e a Nigéria foi o primeiro da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 339 mil mortos e infetou mais de 5,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de dois milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

noticiasaominuto.com

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ BISSAU GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO, REI DE MARROCOS E O EMMANUEL MACRON PRESIDENTE D FRANÇA USE IKA AOS KI KUNSA LIDA KU ES DJINTIS. - By Gaitu Balde

Campanha de recrutamento - Laboratórios de aceleradores - PNUD, Guinée-Bissau.


Campanha de recrutamento - Laboratórios de aceleradores - PNUD, Guinée-Bissau. 

A Guiné-Bissau agora faz parte da rede de Laboratórios de aceleradores!

O PNUD já inaugurou Laboratórios de aceleradores em mais de 60 países para criar uma cultura diferente e promover inovação com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O laboratório parte da ideia de que, para progredir contra os desafios sociais e ambientais, precisamos testar novas abordagens e pensar de maneira diferente.

Este empolgante processo começa com a campanha de recrutamento de três vagas de trabalho nacionais e nós gostaríamos de entrar em contato com acadêmicos, designers, líderes de produtos, empresários, etnógrafos, jornalistas etc, no país e no mundo, para informá-los sobre esta oportunidade ímpar.

O laboratório é liderado por novos tipos de perfis. É por isso que o PNUD da Guiné-Bissau à procura de pessoas para os seguintes cargos: Chefe de Mapeamento de Soluções, Chefe de Experimentação e Chefe de Exploração - qualquer pessoa que queira liderar um novo tipo de mudança.

Para obter mais informações sobre o Laboratórios de aceleradores e sobre como se inscrever, visite o seguinte site: www.acceleratorlabs.org/join

Note que o prazo para se candidatar se encerra em 31 de maio. 

Agradecemos desde já.

Atenciosamente,
PNUD Guiné-Bissau

Fonte: Elsa Moreira 

Mpunta nan son suma nka sibi




Joaquim Batista Correia

Biografia do próximo presidente da federação guineense Mamadu Mutaro Barri.

No vota na kinki Cunssi Materia.
Por tudo o que nos une 👉 vitória confirmado.


Mutaro Uldada Cisse 

MENSAGEM DE FELICITAÇÃO À COMUNIDADE MUÇULMANA POR OCASIÃO DA CELEBRAÇÃO DO EID AL-FITR


Fidjus di Guiné,

É para mim um grande prazer dirigir-vos a minha saudação, por ocasião da celebração do Eid al-Fitr, que simboliza o fim do jejum do Ramadão, mês dedicado à meditação, orações e ajuda aos pobres.

Por esta ocasião, quero em primeiro lugar saudar a todos os muçulmanos guineenses, dentro e fora do país e desejar que a celebração decorra num ambiente de verdadeira paz,harmonia e concórdia Nacional.

Este ano, o Eid Al-Fitr acontece num momento em que a nossa atenção está virada para a prevenção e o combate ao Novo Corona Virus, uma Pandemia que assola a Humanidade e que veio alterar a Ordem Mundial instituida.

Gostaria por isso mesmo, de convidar a toda comunidade muçulmana a dar sua contribuição nesta luta, dando o seu apoio na comunidade, quer na mesquita, na residência ou no local de trabalho.

Faço votos para que as forças que todos nós fiéis muçulmanos, recebemos de Allah durante este período de jejum e reflexão, sirvam de alavanca para a nossa valiosa contribuição para o progresso da Guiné-Bissau.

Não posso terminar sem dedicar um pensamento de pesar por todas as vidas humanas perdidas e desejar uma rápida recuperação a todos os doentes infetados com o COVID 19.

Que Allah abençoe a Guiné- Bissau.

Feliz Festa do Ramadão a todos !

Obs: Imagem google

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Presidente da República da Guiné-Bissau - A cerimónia das exéquias fúnebres do Ex-Presidente Aladje Serifo Nhamadjo, um dia de luto nacional.

Uma grande perda para o nosso país.
Até sempre Aladje Serifo Nhamadjo!























Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló