quarta-feira, 12 de abril de 2023

FRANÇA: Taiwan? "Ser aliado dos EUA não significa ser vassalo", diz Macron

© Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images

Notícias ao Minuto  12/04/23 

As declarações do presidente francês acontecem depois de ter defendido que a União Europeia deve ter uma posição própria sobre o conflito entre a China e Taiwan.

O presidente francês, Emmanuel Macron, referiu, esta quarta-feira, que ser aliado dos Estados Unidos, não significa ser um "vassalo". As declarações acontecem depois de ter defendido que a União Europeia deve ter uma posição própria sobre o conflito entre a China e Taiwan.

"Ser um aliado não significa ser um vassalo... não significa que não temos o direito de pensar pela nossa cabeça", proferiu Macron, em declarações aos jornalistas em Amesterdão, no final de uma visita de Estado aos Países Baixos, refere a France Press.

O presidente francês disse ainda que "a França é a favor do status quo em Taiwan" e procurou uma "resolução pacífica da situação".

Recorde-se que o Presidente francês, Emmanuel Macron, disse, na terça-feira, que a Europa precisa de aliados, mas não os pode escolher, num discurso em Haia.

"Queremos ser abertos, precisamos de aliados, queremos bons amigos, queremos parceiros. Mas queremos estar em posição de os poder escolher, de não depender deles", disse Macron, num evento organizado em Haia pelo Nexus Institute, uma instituição dedicada ao estudo do património cultural europeu.

A frase de Macron está a ser interpretada por vários analistas como uma referência à forma como os Estados Unidos estão a confrontar o regime chinês sobre a questão de Taiwan, sobre a qual o presidente francês prefere demarcar-se.

O chefe de Estado francês não fez qualquer referência específica às inúmeras críticas que tem recebido pela sua alegada mudança de posição sobre Taiwan, transmitida numa entrevista publicada no domingo após a sua visita à China.

Nessa entrevista, Macron defendeu que a União Europeia (UE) deve ter uma posição própria sobre o conflito entre a China e Taiwan, não ficando dependente da posição adotada pelos Estados Unidos, rompendo assim com o alinhamento transatlântico sobre esta questão diplomaticamente delicada.


Leia Também: Desfile do 'Dia da Vitória' cancelado na Crimeia por razões de segurança

Governo guineense admite que formação de quadros é desorganizada

Com LUSA  12/04/23 

A diretora-geral do Trabalho, Emprego e Formação Profissional da Guiné-Bissau, Assucenia Donate de Barros, admitiu hoje que o processo de formação de quadros do país é desorganizado sem privilegiar as necessidades de mão-de-obra do mercado.

A responsável falava na abertura da conferência nacional sobre o trabalho na Guiné-Bissau com enfoque nos jovens e nas mulheres, patrocinado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A conferência, que decorre sob o lema "Empoderar e Capacitar" junta, num hotel de Bissau, cerca de 50 participantes, entre jovens e mulheres, até quinta-feira.

Decorre a 1ª Conferência Nacional do Trabalho
, com objetivo de empoderar e capacitar mulheres e, encorajar o desenvolvimento do potencial profissional das jovens, criando bases que promovam a inserção no mercado de trabalho.
Sob a égide de For Women by Women, o encontro junta decisoras, sociedade civil, estudantes, profissionais e, conta com a exposição do artista plástico, Ismael Hipólito Djata.☝

Na sua intervenção, a diretora-geral do Trabalho, Emprego e Formação Profissional destacou que na Guiné-Bissau a tendência é formar quadros, mas "sem se preocupar com profissões que fazem falta no dia-a-dia".

"A meu ver devemos apostar no setor primário da sociedade tendo em conta o país que nós temos, um país em desenvolvimento nas pescas, no turismo, nas infraestruturas, em vários outros setores da economia", observou.

Assucenia Donate de Barros deu como exemplo o facto de a Guiné-Bissau estar a formar "mestres e doutores em Direito", mas deixa de lado, disse, a formação profissional "de pessoas que sabem fazer".

"Formamos mestres em Direito por exemplo, mas não temos um eletricista, não temos um bom carpinteiro", notou a diretora-geral, que defendeu a necessidade de haver sinergias das instituições na elaboração da política do emprego para o país.

Assucenia de Barros propõe uma política virada para o futuro com aposta nas áreas que "realmente fazem falta", o que, disse, passa por uma melhor organização do mercado de trabalho.

"Na Guiné-Bissau verificamos que o mercado do trabalho está um pouco desorganizado, ou seja, existe a necessidade urgente de termos orientações técnicas, pedagógicas relativamente à demanda do mercado, pois estamos a formar e não estamos a conseguir absorver o que estamos a formar", frisou a responsável do Ministério da Administração Pública, Emprego, Trabalho e Segurança Social.

O representante do PNUD na Guiné-Bissau, Tjark Engenhoff, disse esperar que a conferência sirva para ajudar a levantar a autoestima e ainda a capacitar os participantes, sobretudo as mulheres.

Tjark Engenhoff defendeu ser urgente que na Guiné-Bissau sejam redesenhados os espaços que permitam a participação das mulheres e dos jovens na tomada de decisões.

O responsável da ONU apontou as eleições legislativas, marcadas para 04 de junho, como um momento privilegiado para uma "aplicação prática" da lei da paridade, aprovada pelo parlamento guineense em 2018 e que prevê a integração de 36% de mulheres nas listas de partidos como candidatas a deputadas.

A particularidade da lei é de que as mulheres devem ser colocadas em lugares onde poderão ser elegíveis.

As organizações da sociedade civil e as plataformas que congregam as mulheres têm acusado os partidos de desrespeito àquela lei.


Leia Também: Na "Guiné-Bissau, todo o mundo quer ir para Portugal"

Kyiv diz que documentos secretos têm informação falsa e desatualizada

© Getty Images

POR LUSA    12/04/23 

O ministro da Defesa da Ucrânia disse hoje que os alegados documentos secretos norte-americanos divulgados nos últimos dias contêm informação falsa e desatualizada e que está em causa uma "operação psicológica especial" para dividir os aliados de Kyiv.

Oleksii Reznikov reconheceu "não agradar a ninguém" uma fuga de informação deste tipo, mas acrescentou ser "também necessário analisar com lupa" os alegados documentos que foram divulgados, assegurando que contêm "muitos dados que não são verdadeitos" e outros que "não correspondem à realidade, que já não são atuais".

"Podemos dizer que é uma mistura de verdade e não verdade. Suponho que foi uma ação realizada de propósito, que eu designo operação psicológica especial. É evidente que o beneficiário desta operação é a Rússia e os seus aliados e simpatizantes. O objetivo de toda esta operação é baixar o nível de confiança entre os aliados em relação aos Estados Unidos", afirmou Oleksii Reznikov, numa conferência de imprensa em Madrid, segundo a tradução para espanhol das suas declarações por uma intérprete.

O ministro ucraniano disse ter a certeza de que os Estados Unidos "farão o todo o possível para anular o alcance" desta fuga de informação, para determinar a sua origem e para evitar que "este tipo de situação se repita no futuro".

"Apesar de todas estas fugas", Kyiv tem "plena confiança" nos aliados norte-americanos, disse Oleksii Reznikov, que sublinhou que mantém uma "relação direta" com o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin.

Sobre o conteúdo dos documentos, o ministro negou que haja militares da NATO (a aliança de defesa entre países europeus e da América do Norte) em território ucraniano e desmentiu o alegado pessimismo dos Estados Unidos em relação a uma eventual contra-ofensiva da Ucrânia no terreno de guerra.

Para Oleksii Reznikov, esse alegado pessimismo é "muito fácil de desmentir" porque basta ouvir as declarações públicas dos últimos dias de LLoyd Austin e do secretário de Estado Anthony Blinken, em que expressaram "satisfação em relação à preparação dos militares ucranianos atualmente".

"Tenho certeza absoluta de que a Ucrânia ganhará a guerra", acrescentou.

O ministro da Defesa da Ucrânia falava ao lado da homóloga espanhola, Margarita Robles, que disse também ser "rotundamente falso que haja presença militar da NATO na Ucrânia" e que "há interesse em dividir os aliados".

Margarida Robles garantiu que "tanto no âmbito da NATO como da União Europeia a unidade dos aliados no apoio à Ucrânia é total e absoluta e a Rússia não vai conseguir quebrar essa unidade em nenhum caso".

A Rússia atacou militarmente a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022 e mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


Leia Também: Imagens de satélite mostram preparativos russos para defender Crimeia


Leia Também:  "Putin tem vindo a construir o seu Império do Mal há 23 anos"

Parlamento russo aprova convocação eletrónica de recrutas e reservistas

© Lusa

POR LUSA  12/04/23 

A câmara alta do parlamento russo aprovou hoje um projeto de lei que permite às autoridades russas emitir convocatórias para recrutas e reservistas através de um sistema eletrónico, em plena ofensiva militar na Ucrânia.

A votação no Conselho da Federação foi a derradeira etapa necessária antes de o projeto de lei seguir para a assinatura do Presidente russo, Vladimir Putin.

Os deputados da câmara baixa do parlamento russo, a Duma, tinham aprovado a medida na terça-feira, numa altura em que os militares russos se preparam para uma anunciada contraofensiva ucraniana, manobra que os aliados ocidentais de Kyiv acreditam que possa acontecer nas próximas semanas.

As atuais regras do serviço militar da Rússia exigem a entrega presencial de notificações aos recrutas e reservistas convocados para prestar serviço.

No passado, muitos russos elegíveis de prestar serviço militar evitaram a receção do documento, mantendo-se longe das suas moradas de registo. A nova modalidade de notificação agora aprovada deverá resolver este problema das autoridades russas.

De acordo com o novo projeto de lei, os avisos emitidos pelos cartórios militares locais continuarão a ser enviados por correio, mas serão considerados válidos a partir do momento em que forem colocados num portal estadual de serviços eletrónicos.

Os destinatários que não comparecerem à chamada serão proibidos de deixar a Rússia, ficarão com as cartas de condução suspensas e serão impedidos de vender as suas casas e outros bens pessoais.

Apesar desta nova legislação, as autoridades russas garantem que não está prevista uma nova vaga de mobilizações.

O porta-voz do Kremlin (Presidência russa), Dmitri Peskov, explicou que o projeto de lei se tornou necessário para simplificar o sistema de recrutamento, que estava obsoleto e que revelou falhas na capacidade de mobilização.

Em setembro passado, Vladimir Putin anunciou uma "mobilização parcial" abrangendo cerca de 300.000 reservistas com "experiência militar", após uma contraofensiva comandada por Kyiv que pressionou as forças russas no leste da Ucrânia.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


Leia Também: Sérvia concordou enviar armas para a Ucrânia? País desmente (outra vez)

GUINE-BISSAU_AIRLINES É A NOVA COMPANHIA AÉREA NACIONAL

Governo através do ministério de transporte e comunicação assina o acordo com a empresa JITAA-AERONAUTICS Relativo a criação e a operacionalização de uma companhia Aérea e a implementação de programas e projetos em áreas conexas.


 Radio Voz Do Povo


Leia Também: 

POR LUSA  12/04/23 

O ministro dos Transportes guineense, Aristides Ocante da Silva, anunciou hoje a criação da Guiné-Bissau Airlines, uma companhia a ser operada conjuntamente com uma empresa com sede no Canadá.

AJitaa-Aeronautics vai fornecer os aparelhos que a Guiné-Bissau Airlines vai utilizar para ligar, numa primeira fase, a capital guineense, Bissau, com as ilhas do arquipélago dos Bijagós e as zonas sul e leste do país, disse Ocante da Silva.

No mesmo período, que o governante não precisou, a Guiné-Bissau Airlines vai ligar Bissau às capitais de Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Libéria, Senegal e Serra Leoa.

No futuro, que também não foi determinado por Ocante da Silva, a nova companhia irá realizar voos para Lisboa (Portugal), Rio de Janeiro, no Brasil, e Roma (Itália).

A Guiné-Bissau Airlines que fará o transporte de passageiros e cargas também se ocupará da movimentação de peregrinos muçulmanos para as cidades santas do Islão, Meca e Medina, adiantou o ministro.

A companhia também assegurará o transporte de produtos haliêuticos e agrícolas da Guiné-Bissau para o mercado internacional, referiu Aristides Ocante da Silva.

Uma delegação técnica guineense deveria deslocar-se a Lisboa para a inspeção à primeira aeronave da Guiné-Bissau Airlines, facto que o ministro disse ter sido protelado apenas para permitir a assinatura do acordo que cria a companhia.

Nos próximos tempos, assinalou Aristides Ocante da Silva, serão formados 50 membros da tripulação, pessoal da assistência e de manutenção em terra.

Além de postos de trabalho, o ministro dos Transportes acredita que a Guiné-Bissau Airlines irá permitir uma melhoria no preço das passagens aéreas.

O vice-presidente da subsidiária africana da Jitaa-Aeronautics, Gaussu Sauané espera que a Guiné-Bissau Airlines comece a funcionar "no mais curto espaço de tempo possível".

A Guiné-Bissau já ensaiou, com pouco sucesso, algumas companhias de bandeira, nomeadamente as Linhas Aéreas da Guiné-Bissau (LAGB), Transportes Aéreos da Guiné-Bissau (TAGB), mais tarde batizado Air Bissau, que funcionou até 1998.


Continuação… Presidente da República da Guiné-Bissau 🇬🇼 General Umaro Sissoco Embalo visitou segundo lugar mais sagrado Islã na cidade santa Meca 🕋..


 Gaitu Baldé 


CEDEAO exige libertação de 80 crianças raptadas na Nigéria

© Reuters

POR LUSA  12/04/23 

O Secretariado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) exigiu a "libertação imediata" de 80 crianças raptadas dia 07 de abril no noroeste da Nigéria, condenando um ato "terrorista cobarde".

A Comissão permanente (secretariado) disse, em comunicado emitido na terçãfeira à noite, que acompanha "com grande preocupação os relatos do rapto de 80 crianças por elementos armados não identificados em 07 de abril de 2023 na área do governo local de Tsafe, no estado de Zamfara".

O bloco regional, composto por 15 países (incluindo Cabo Verde e Guiné-Bissau) condenou "categoricamente este ato terrorista cobarde contra crianças inocentes" e exigiu a sua "libertação imediata e incondicional".

A CEDEAO, de que a Nigéria faz parte, apelou às autoridades nigerianas para "perseguirem rapidamente os autores deste ato hediondo e levá-los à justiça".

"A Comissão está solidária com o Governo da República Federal da Nigéria e as famílias afetadas neste momento difícil. Reitera o seu compromisso de continuar a acompanhar o Governo na luta contra o terrorismo e o banditismo."

A polícia, que deu conta inicialmente do sequestro de nove menores, um número posteriormente revisto, disse que as vítimas foram raptadas quando estavam numa floresta onde foram recolher lenha.

Alguns estados nigerianos sofrem ataques incessantes de "bandidos", um termo usado no país para nomear grupos armados criminosas que recorrem a assaltos e sequestros em massa para reclamar resgates, sendo uma fonte de financiamento.

Estes ataques na Nigéria, anteriormente concentrados na zona nordeste do país onde opera o Boko Haram e o grupo dissidente do Estado Islâmico na África Ocidental (ISWA, na sigla em inglês), alargaram-se nos últimos anos a outras zonas do norte e noroeste, fazendo disparar os alarmes relativamente à possibilidade de estas redes terroristas estarem a expandir-se.


'Capítulo escondido' da Bíblia descoberto (através de luz ultravioleta)... Novo 'capítulo escondido' da Bíblia descoberto.

© Reprodução Vatican Library/ Site

Notícias ao Minuto  12/04/23 

Um grupo de investigadores descobriu um 'novo capítulo' da Bíblia com cerca de 1.500 anos e a revelação é feita numa investigação publicada no jornal New Testament Studies (Estudos do Novo Testamento, na tradução livre). 

O estudo, citado pelas publicações internacionais, refere que esta descoberta diz respeito a uma das primeiras traduções de um dos Evangelhos. O texto estaria 'escondido' por baixo de três camadas de texto num manuscrito, e só foi possível chegar até esta versão preliminar através de fotografias utilizando a luz ultravioleta.

De acordo com a equipa de investigadores, esta versão diz respeito ao Evangelho de Mateus, e é possível perceber a diferença causada pelas traduções - já que este capítulo foi traduzido do antigo siríaco. 

Os investigadores aproveitam para exemplificar esta questão, apontando que enquanto uma das versões mais recentes traduz um dos versos como: "Naquela altura Jesus atravessou os campos de cultivo no Shabat [sábado] e os seus discípulos ficaram esfomeados e começaram a apanhar o grão e comer", nesta versão mais antiga, escrita em antigo sírio, lê-se que: " [...] começaram a apanhar o grão, esfregaram-no nas mãos, e comeram-no", diferenciam.

"No que diz respeito à data a que diz respeito o Evangelho, não há dúvidas de que foi escrito não mais tarde do que  no séc. VI.", escrevem os especialistas, referindo ainda que comparações com outras publicações permitem perceber que a tradução foi produzida na primeira metade deste século.

"Esta descoberta prova quão importante é a interação combinada entre a tecnologia e as formas de pesquisa que são usadas com manuscritos dos tempos medievais", remataram.


TAIWAN: China? "Se olharmos para manobras, vemos que está a tentar lançar guerra"

© Getty Images

POR LUSA  12/04/23 

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, Joseph Wu, defendeu hoje que os recentes exercícios militares realizados pela China em redor da ilha indiciam que o gigante asiático está "preparado para lançar uma guerra" contra Taipé.

A chamada de atenção foi expressa numa entrevista ao canal de televisão norte-americano CNN, em que Wu sustentou que as autoridades chinesas "parecem estar a preparar-se para um conflito".

"Se olharmos para essas manobras militares, vemos que está a tentar lançar uma guerra. O Governo [de Taipé] vê o Exército chinês como uma ameaça que não pode ser aceite. Condenamo-lo por isso", declarou Wu, acrescentando que os dirigentes chineses "terão que pensar duas vezes antes de usar a força contra Taiwan".

"Não importa se for em 2025 ou 2027 ou mesmo mais tarde. Taiwan deve estar sempre pronto para tudo", frisou.

Durante os exercícios militares desta semana, que decorreram entre sábado e terça-feira, a Marinha chinesa realizou ataques simulados com caças instalados em porta-aviões.

As manobras ocorreram um dia depois de a chefe de Estado de Taiwan, Tsai Ing Wen, regressar ao país após uma visita de dez dias a países da América Central e de uma deslocação aos Estados Unidos, onde se encontrou com o presidente da Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, assim como com outros congressistas locais.

Pequim descreveu os exercícios como um claro "alerta às forças separatistas taiwanesas e àqueles que procuram interferir nos assuntos internos do país" e reiterou a importância de "defender a soberania nacional e a integridade territorial".

Quando questionado sobre o custo político da visita de Tsai Ing Wen aos Estados Unidos, Wu acrescentou que a China "não pode ditar a forma como Taiwan faz amigos".

"A China também não podem ditar o apoio que nos desejem dar", acrescentou.

À medida que sobem as tensões entre a China e os Estados Unidos sobre Taiwan, o presidente norte-americano, Joe Biden, indicou que Washington defenderá a ilha através da via militar, "se necessário", embora tenha enfatizado que adere ao princípio "uma só China".


Leia Também: Pequim impõe Zona de Exclusão Aérea a norte de Taiwan no domingo

Documentos secretos dos EUA podem ser "manobra" para "enganar a Rússia"

© FABRICE COFFRINI/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto  12/04/23 

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Ryabkov, considerou, esta quarta-feira, que a fuga de documentos ultrassecretos do Pentágono pode ser uma “manobra de desinformação deliberada” para enganar a Federação Russa. 

“Não temos uma posição [acerca da partilha dos documentos]. Talvez seja interessante para alguém ver esses documentos, se é que são documentos, talvez sejam falsos, talvez sejam uma manobra de desinformação deliberada”, defendeu em declarações aos jornalistas, citado pela agência de notícias russa TASS, quando questionado acerca da divulgação dos documentos classificados dos Estados Unidos da América (EUA).

“Como os Estados Unidos fazem parte do conflito e, de fato, estão a travar uma guerra híbrida contra nós, esses truques são possíveis para enganar o inimigo, ou seja, a Federação Russa”, acrescentou.

Ryabkov admitiu, contudo, “vários tipos de cenários” e lembrou que “houve situações anteriores em que documentos autênticos foram disponibilizados ao público”. “É uma questão em aberto”, referiu, acrescentando que “os especialistas entendem melhor a realidade”. 

Os documentos, divulgados na semana passada por meios de comunicação social como o jornal New York Times, incluem avaliações e relatórios das agências de informações norte-americanas relacionados com a guerra na Ucrânia, mas também com os aliados dos EUA.

Após a divulgação, o Pentágono referiu que está a trabalhar para “avaliar a sua validade”, mas reconheceu que “parecem ter informações confidenciais e altamente classificadas”.


INOVAÇÃO: Investigadores querem 'ressuscitar' pessoas com Inteligência Artificial

© Reuters

Notícias ao Minuto   12/04/23 

Imagine falar com entes queridos através de um avatar, os quais contam com a mesma voz e maneirismos.

Um investigador e especialista na área da Inteligência Artificial, Pratik Desai, acredita que será possível ‘instalar’ a personalidade de familiares já falecidos em computadores já a partir do final do ano.

“Comecem a gravar regularmente as pessoas de que mais gostam, os vossos pais e avós. Com suficientes dados de transcrição e novos modelos de vídeo e de sintetização de voz, há uma probabilidade de 100% de que possam viver para sempre depois de abandonarem o mundo físico”, nota Desai numa publicação no Twitter. Isto poderá ser possível até ao final do ano”.

O investigador acredita que, com dados suficientes, é possível transferir para computadores o que se acredita ser a ‘personalidade’ de entes queridos já falecidos - o que significa que será possível continuar a interagir com eles mesmo depois de mortos.

Desai não parece ser o único investigador a acreditar nesta proposta. Artur Sychov, fundador e CEO da Somnium Space, uma empresa que está a trabalhar numa versão do metaverso, criou uma funcionalidade de nome Live Forever (Viver para Sempre, em português). A proposta é criar um avatar virtual a partir dos dados da pessoa falecida, incluindo não só as características faciais, e a forma de falar como também a forma de andar.

“Literalmente, se eu morrer - e tiver estes dados recolhidos - as pessoas ou os meus filhos podem ter uma conversa com o meu avatar, que terá os meus movimentos e a minha voz. Vão conhecer a pessoa. E pelos primeiros dez minutos a falar com essa pessoa, talvez não saibas que é na verdade uma Inteligência Artificial. Esse é o objetivo", contou Sychov em entrevista à Vice.


Leia Também: Como detetar imagens geradas ou manipuladas por Inteligência Artificial

Pequim impõe Zona de Exclusão Aérea a norte de Taiwan no domingo

© Getty Images

POR LUSA  12/04/23 

Pequim vai impor no próximo domingo uma Zona de Exclusão Aérea durante 27 minutos a norte da ilha de Taiwan devido a "atividades espaciais" que restringem a passagem de aviões, disse hoje o Ministério dos Transportes de Taipé. 

As restrições vão prolongar-se durante 27 minutos, das 09:30 às 09:57 de domingo (das 01:30 às 01:57 de domingo em Lisboa).

Pequim tinha inicialmente pedido um encerramento durante um período de três dias, mudando mais tarde os planos após a rejeição de Taipé.

O anúncio de Taiwan (República da China) ocorre após as manobras do Exército de Libertação Popular da República Popular da China no Estreito da Formosa e que simularam ataques à ilha nacionalista, cuja soberania é reclamada por Pequim desde o final da guerra civil de 1949.   

O estabelecimento da Zona de Exclusão Aérea não parece estar ligada aos últimos exercícios militares, que terminaram na passada segunda-feira, tendo o Ministério dos Transportes de Taipé sublinhado que Pequim vai levar a cabo "atividades espaciais" não especificadas.  

Mesmo assim, Taiwan refere que a área em questão está localizada em "zonas de convergência de muitas rotas internacionais".

Anteriormente, o Ministério dos Transportes de Taiwan informou a República Popular da China que o "encerramento" do espaço aéreo durante três dias podia "causar riscos desnecessários aos voos na região", assim como iriam "prejudicar os direitos e interesses da aviação internacional".


Japão investe milhões de euros na produção em massa de mísseis de longo alcance

Por SIC Notícias   12/04/23

As autoridades japonesas recusam indicar o número de mísseis que o Japão planeia implementar, mas indicam que a produção deve aumentar gradualmente nos próximos cinco anos.

O Japão assinou contratos no valor de 2.600 milhões de euros com a principal empresa de defesa do país, para o desenvolvimento e produção em massa de mísseis de longo alcance para implementação em 2026, divulgou esta quarta-feira o Governo.

O Ministério da Defesa referiu que os contratos incluem versões modernizadas dos mísseis Type 12 da empresa Mitsubishi Heavy Industries, para lançamentos em terra, mar e ar, e um míssil balístico hipersónico para a defesa de ilhas remotas, noticiou a agência Associated Press (AP).

Nova Estratégia de Segurança Nacional

A produção em massa de mísseis guiados terra-navio Type 12 e mísseis hipersónicos, que já foram desenvolvidos, começará este ano, acrescentou a mesma fonte.

As autoridades recusaram indicar o número de mísseis que o Japão planeia implementar, mas indicaram que a produção deve aumentar gradualmente nos próximos cinco anos.

Devido ao espaço terrestre limitado, o Japão planeia realizar testes de mísseis em bases militares nos Estados Unidos, destacou ainda o Governo japonês.

Outro contrato assinado prevê o desenvolvimento de mísseis guiados antinavio de longo alcance, lançados por submarinos, que começará este ano até 2027. O momento para a sua implantação ainda é incerto.

O plano de desenvolvimento é baseado numa nova Estratégia de Segurança Nacional que o Japão anunciou em dezembro, enquanto procura aumentar significativamente o seu poder militar para impedir ameaças potenciais da China, Coreia do Norte e Rússia.

A nova estratégia inclui o desenvolvimento de uma capacidade de ataque preventivo, uma rutura acentuada com o compromisso pós-guerra do Japão de limitar as suas Forças Armadas à autodefesa.

O Japão tem vindo a fortalecer a defesa a sudoeste e recentemente colocou unidades de mísseis em ilhas remotas como dissuasão em caso de emergência envolvendo Taiwan.

Mas os habitantes do arquipélago de Okinawa, no sudeste do Japão, estão divididos sobre a mudança de postura, devido ao receio de serem envolvidos num conflito.

O primeiro-ministro, Fumio Kishida, referiu que o Japão também vai comprar 400 mísseis de cruzeiro Tomahawk de longo alcance fabricados nos EUA, capazes de atingir alvos a até 1.600 quilómetros de distância, para implantação a partir de 2026.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio KishidaYOSHIKAZU TSUNO

Os Tomahawks foram a solução encontrada enquanto a Mitsubishi trabalha na atualização e ampliação do alcance dos seus mísseis.

O Japão planeia quase duplicar os seus gastos militares nos próximos cinco anos, para 290.000 milhões de euros.

Kyiv diz que foram liquidados 180 mil soldados russos desde 2022

© iStock

POR LUSA   12/04/23 

As Forças Armadas da Ucrânia indicaram hoje que foram liquidados mais de 180 mil militares russos desde o início da invasão que começou em fevereiro de 2022 referindo que se registaram 700 baixas entre as forças da Rússia durante os últimos confrontos.    

Uma mensagem do Estado Maior do Exército da Ucrânia difundida na plataforma digital Facebook refere que 180.050 militares russos foram mortos, acrescentando que nas últimas 24 horas morreram 730 soldados da Rússia na Ucrânia.   

No mesmo texto é referido ainda que foram destruídos 3.646 carros de combate, 2.770 sistemas de artilharia, 208 sistemas de defesa antiaérea, 307 aviões, 293 helicópteros, 2.334 aparelhos aéreos não tripulados (drones), 911 mísseis de cruzeiro, 5.630 veículos e contentores de combustíveis e 319 peças designadas como "equipamento especial", não especificado. 

Os dados fornecidos hoje por Kyiv sobre baixas e equipamento não foram verificados e nem contabilizados por fontes independentes, até ao momento.

A Rússia que iniciou a última invasão da Ucrânia em fevereiro do ano passado não divulga o número de baixas desde setembro de 2022, altura em que o ministro da Defesa russo confirmou a morte de 5.937 militares da Rússia.

O portal de notícias Mediazona eleva para 19.688 militares russos mortos desde o início da campanha, incluindo "1.665 durante os últimos 15 dias".

O portal Mediazona, que em relação à contagem do número de baixas colabora com a estação de televisão oficial britânica BBC, diz que os números são corroborados através de dados públicos, que não foram nomeados.  


Leia Também: "A Rússia corre o risco de se tornar uma colónia económica da China"

Acusação de Trump: procurador de Manhattan processa congressista por intimição

O procurador distrital de Manhattan, Alvin BraggJOHN MINCHILLO

Por sicnoticias.pt  12/04/23

O democrata Alvin Bragg está a pedir a um juiz que invalide as intimações o presidente do comité judicial da Câmara dos Representantes emitiu, ou planeia emitir, como parte de uma investigação sobre a forma como o procurador de Manhattan lidou com o caso de Donald Trump.

O procurador distrital de Manhattan, Alvin Bragg, avançou esta terça-feira com uma ação federal contra o congressista Jim Jordan, acusando o republicano de uma "campanha transparente para intimidá-lo e atacá-lo" devido ao indiciamento do ex-presidente Donald Trump.

O democrata Alvin Bragg está a pedir a um juiz que invalide as intimações que Jordan, presidente do comité judicial da Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso norte-americano) emitiu, ou planeia emitir, como parte de uma investigação sobre a forma como o procurador de Manhattan lidou com o caso, o primeiro processo criminal de um ex-presidente dos Estados Unidos.

Jim Jordan, presidente do comité judicial da Câmara dos RepresentantesCAROLYN KASTER

O comité judicial da Câmara dos Representantes emitiu recentemente uma intimação a pedir o testemunho de um ex-procurador, Mark Pomerantz, que anteriormente supervisionou a investigação de Trump e discutiu com Bragg sobre a direção da investigação antes de deixar o cargo no ano passado.

Pomerantz recusou-se a cooperar voluntariamente com o pedido do comité no mês passado, por instrução do gabinete de Bragg, que invocou o facto de a investigação estar em andamento.

A comissão também pediu documentos e depoimentos de Bragg e do seu gabinete, sendo que o procurador rejeitou esses pedidos.

O comité judicial tem programado realizar uma audiência em Manhattan, na segunda-feira, sobre o crime na cidade de Nova Iorque e o que alega serem as políticas "pró-crime, anti-vítima" de Bragg.

O gabinete do procurador, no entanto, aponta para estatísticas que mostram que o crime violento em Manhattan caiu desde que Bragg assumiu o cargo em janeiro de 2022.

Em resposta, Bragg realçou que se Jordan, que é de Ohio, "realmente se importasse com a segurança pública", visitaria algumas das principais cidades do seu Estado, onde o crime é alegadamente maior do que em Nova Iorque.

No processo, Bragg destacou que interpôs a ação legal "em resposta a um ataque inconstitucional e descarado sem precedentes de membros do Congresso a um processo criminal em andamento no Estado de Nova Iorque e a uma investigação do ex-presidente Donald J. Trump".

Trump acusado de falsificar registos comerciais

Segundo o processo contra Trump, conhecido em 30 de março, por 34 acusações de falsificação de registos comerciais, o ex-presidente orquestrou um esquema para pagar o silêncio de três pessoas que poderiam prejudicar a sua campanha à presidência em 2016.

Alvin Bragg detalhou naquele dia, em comunicado, que os pagamentos a troco de silêncio foram feitos a um porteiro da Trump Tower que alegou ter informações sobre um caso de paternidade extraconjugal de Trump (recebeu 30.000 dólares), a uma mulher que se apresentou como ex-amante (150.000 dólares) e à atriz pornográfica Stormy Daniels.

Os republicanos têm protestado contra Bragg mesmo antes da acusação de Trump.


Leia Também:  Trump diz que será candidato a presidente dos EUA, mesmo se for condenado

SAÚDE: Atenção, estes seis alimentos e bebidas anulam o efeito dos medicamentos... Fique a par.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  12/04/23 

Há misturas que são de evitar quando está medicado. Um artigo da revista científica Oman Medical Journal refere que misturar determinadas bebidas e alimentos com fármacos pode "aumentar, diminuir ou ainda produzir novos efeitos".

Para evitar misturas indevidas, o Canaltech reuniu seis alimentos e bebidas que não devem ser consumidos enquanto está a tomar medicação:

1- Café e outras bebidas com cafeína;

2- Couve;

3- Banana;

4- Leite;

5- Sumos;

6- Bebidas alcoólicas.


Leia Também: Pare de tirar a casca destas nove frutas - pode comer à vontade! 

Nova Iorque apresenta robôs que vão ajudar a polícia a patrulhar a cidade

© Twitter / @NYCMayorsOffice

POR LUSA   12/04/23 

O presidente do município de Nova Iorque e o Departamento de Polícia da cidade (NYPD) apresentaram, esta terça-feira, diversos robôs que vão ajudar os agentes a manter a segurança, incluindo um 'cão-polícia' afastado anteriormente devido a críticas.

"Anunciamos três novas tecnologias policiais na cidade de Nova Iorque: o robô de segurança autónomo K5, o robô Digidog e o acessório GPS StarChase", adiantou o comissário da polícia, Keechant Sewell, numa conferência de imprensa em Times Square.

A cidade comprou dois Digidogs com vários acessórios, como um detetor de gás, por 750 mil dólares (cerca de 688.000 euros) e vai alugar as outras duas tecnologias para um teste piloto que terá início este verão, por 1.750 dólares (cerca de 1.600 euros) mensais.

"Procuro o melhor para a cidade e as três [ferramentas] que estamos a lançar hoje [terça-feira] são só o começo", destacou Eric Adams, autarca da metrópole e ex-polícia, que se declaram um grande aficionado de tecnologia.

O robô K5 está equipado com várias câmaras, sensores e inteligência artificial, o que permite fornecer informações em tempo real aos agentes.

Esta tecnologia tem sido utilizada em várias áreas dos Estados Unidos e tem ajudado, entre outras coisas, em tiroteios em centros comerciais.

Após seis meses de testes, o robô patrulhará a Times Square e as suas estações de metro, de acordo com o NYPD.

O sistema StarChase funciona com a instalação de um dispositivo GPS, manualmente ou disparando-o de um veículo, a um veículo em fuga e a ferramenta permite que o veículo seja rasteado em tempo real.

Esta tecnologia permitirá que os agentes do NYPD sigam remotamente um veículo, evitando assim uma perseguição de veículos pelas ruas de Nova Iorque.

Os Digidogs, que já tinham passado no teste piloto anteriormente, serão incorporados diretamente no NYPD.

Este robô amarelo, com aspeto de um cão, com uma câmara no lugar da cabeça, produzido pela Boston Dynamics, foi criticado na altura por vários defensores dos direitos civis, levando o executivo autárquico anterior, liderado por Bill de Blasio e descartá-lo, entregando-o ao corpo de bombeiros.

Adams explicou que se uma pessoa tem um familiar sequestrado, vai apreciar que esta máquina.

O NYPD sublinhou que nenhuma destas ferramentas possui reconhecimento facial.


Leia Também: Elon Musk: Robôs vão ultrapassar número de seres humanos

Nove robôs vão responder a jornalistas em conferência de imprensa inédita

© Getty Images

POR LUSA   12/04/23 

Nove robôs humanoides vão interagir com jornalistas numa conferência de imprensa que será organizada em julho pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), durante a cimeira anual sobre o uso da inteligência artificial para fins notáveis.

De acordo com a agência, que funciona como um ramo das Nações Unidas especializado em tecnologia, um grupo de robôs com forma humana e capazes de interagir com pessoas vai responder a perguntas de órgãos de comunicação social, num evento inédito no mundo que decorrerá em Genebra, entre 6 e 7 de julho.

Além disso, cerca de 40 robôs, projetados para realizar várias tarefas, como apagar incêndios, construir casas ou cuidados de saúde, estarão presentes com os seus criadores para demonstrarem as suas capacidades aos participantes na cimeira, que é pública, mas requer uma inscrição prévia.

Um porta-voz do UIT especificou que entre os robôs que vão interagir com jornalistas estará Beonmi, o primeiro robô humanoide totalmente funcional para uso geral e Nadine, um dos humanoides sociais mais realistas que existem.

Estará também Sophia, um robô inovador que atua como embaixador de uma organização das Nações Unidas dedicada à promoção do desenvolvimento, Ai-Da Robot, um robô artista considerado "ultra-realista", e Grace, um dos mais avançados na área da saúde.

Com esta cimeira sobre inteligência artificial, a UIT pretende demonstrar que as novas tecnologias podem ajudar a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, delineados pelas Nações Unidas com o horizonte de 2030, nomeadamente em áreas como a luta contra a crise climática e a resposta humanitária em contextos de crise.


Leia Também: Nova Iorque apresenta robôs que vão ajudar a polícia a patrulhar a cidade

Rússia testa míssil balístico intercontinental

Foto tirada de uma filmagem distribuída pelo Serviço de Imprensa do Ministério da Defesa da Rússia em 26 de setembro de 2020, mísseis russos lançados de sistemas de mísseis em exercícios estratégicos de comando e estado-maior Kavkaz-2020 no campo de treino Kapustin Yar, Rússia.RUSSIAN DEFENSE MINISTRY PRESS SERVICE VIA AP

Por sicnoticias.pt   12/04/23

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou hoje ter lançado um míssil balístico intercontinental a partir de uma base militar no sul do país, situada a menos de 500 quilómetros da fronteira com a Ucrânia.

"Em 11 de abril de 2023, uma equipa de combate das Forças de Mísseis Estratégicos lançou com sucesso um míssil balístico intercontinental a partir de um sistema móvel de mísseis terrestres" na base de Kapustin Yar, na região de Astrakhan, pode ler-se no comunicado.

O ministério indicou que o objetivo do lançamento foi testar equipamentos avançados de combate, confirmar a exatidão do desenho da rota de voo e das soluções técnicas utilizadas no desenvolvimento de novos sistemas de mísseis.

Na mesma nota referiu-se que "o lançamento foi concluído na sua totalidade", depois do míssil, lançado junto ao mar Cáspio, ter atingido o alvo, num campo de treino militar em Sary Shagan, no Cazaquistão, a cerca de três mil quilómetros de distância.

A invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, desencadeou uma guerra que mergulhou a Europa na pior crise de segurança desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A Ucrânia tem contado com o fornecimento de armas pelos seus aliados ocidentais para combater as tropas russas.

Os aliados de Kiev também têm imposto sucessivos pacotes de sanções económicas a Moscovo para tentar diminuir a capacidade russa de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.

Agricultores denunciam que alguns comerciantes já estão a comprar a 250 FCFA por quilograma da castanha de caju. Confrontado com a situação, o Inspector-geral do Comércio, Agostinho Djaló exorta, que os infratores serão penalizados. A decisão foi anunciada após a reunião entre o Ministro do Comércio e os delegados regionais que serviu também para distribuir os alvarás de posto e escoamento.

Radio Voz Do Povo