29 de outubro de 2020

Nigeria Army Arrest People Who Defile Curfew In Osu, Osun State.




 #Endsars 

By: Native Reporters

GUINE-BISSAU - Governo reage declarações das centrais sindicais

DIREÇÃO_GERAL_DE_PROMOÇÃO_E_INVESTIMENTOS_TURISTICOS__HOTELEIROS_DA_SETA

LANÇAMENTO DO PROGRAMA NÔ RAÇA 

Um programa com propósito de impulsionar a divulgação das riquezas culturais e tradicionais de que dispõe a Guiné-Bissau. O programa contempla em si, através de um vídeo documentário, o mosaico étnico-cultural existente na Guiné-Bissau - um exuberante atrativo turístico que, sem sombra de dúvida, desperta em qualquer pessoa, a vontade de conhecer a Guiné-Bissau.

 Agência de Notícias da Guiné-Bissau

Confira Novos dirigentes da Federação de Futebol da Guiné-Bissau 🇬🇼


 Rádio Jovem Bissau

Guiné Conacry Crise pós-eleitoral - Fim do sequestro de cellou Dalein Diallo em sua casa.Acompanhe!

GUINE-BISSAU - ATUALIDADE NACIONAL

A Embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau Sónia Neto, reiterou hoje o com promisso da União Europeia em apoiar os projetos e programas do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior.

A Embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau Sónia Neto, reiterou hoje o com promisso da União Europeia em apoiar os projetos e programas do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior.

A vontade foi manifestada durante um encontro de trabalho com o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé.

Sónia Neto assegurou que a União Europeia está disponível em financiar alguns itens do Plano de Contingência, nomeadamente na produção e distribuição de Cartazes de sensibilização sobre medidas de prevenção da Covide -19 nas escolas.

A diplomata portuguesa ao serviço da União Europeia revelou ainda que a União Europeia e os seus estados membros elegeu a Educação como sector prioritário para próxima programação multianual de cooperação.

Segundo a responsável a proposta chamada Iniciativa da Equipa Europa vai englobar ações orientadas desde o Ensino Básico e secundário passando pelo ensino técnico e formação profissional até ao ensino superior e a investigação científica.

Sónia Neto qualificou de positivo e muito frutuosa a reunião com o titular da pasta da Educação da Guiné-Bissau.

Após ouvir atentamente a delegação da União Europeia o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, pediu a delegação europeia a contemplar no pacote de apoios a Educação na Guiné-Bissau os projetos da alfabetização tendo em conta o índice muito elevado de analfabetismo.

O titular da pasta da Educação referiu também a necessidade de dar uma atenção especial a formação técnica e profissional, cujas infraestruturas onde funcionavam foram completamente destruídas durante o conflito político militar de 1998. 

Segundo o Ministro a aposta na Alfabetização pode, e de que maneira, reduzir a imigração ilegal, que segundo os dados a maior força física africana que procura emigração ilegal são analfabetos.

O Ministro solicitou ainda apoios técnicos, logísticos e materiais a Direção-geral de Planificação e Aviação do Sistema Educativo por forma a permitir aquele gabinete de estar à altura de recolher e tratar dados fiáveis sobre a Educação Na Guiné-Bissau.

Bissau 28 1Outubro 2020 

Assessor de Imprensa e porta-voz 

Amadu Uri Djaló

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

𝐀𝐍𝐏/𝐆𝐔𝐈𝐍𝐄́-𝐁𝐈𝐒𝐒𝐀𝐔 

Decorreu hoje na sala da reunião da Sua Excelência  Senhor Presidente da ANP Eng. 𝐂𝐢𝐩𝐫𝐢𝐚𝐧𝐨 𝐂𝐚𝐬𝐬𝐚𝐦𝐚 uma reunião conjunta do Diretor de Gabinete das Nações Unidas para África Ocidental 𝐒𝐫. 𝐀𝐛𝐝𝐞𝐥 𝐅𝐚𝐭𝐚𝐮 𝐌𝐮𝐬𝐚𝐡 com Mesa da ANP, lideres das bancadas, Comissões especializadas para Defesa e Segurança e comissão de revisão constitucional.

O objetivo é de informar sobre o processo de retirada de 𝐔𝐍𝐈𝐎𝐆𝐁𝐈𝐒 na Guiné-Bissau,  Recolher informações sobre os processos da revisão constitucional, lei quadro dos partidos políticos e sector da defesa e segurança.


Bxo: 28.10.2020

 Governação na Guiné-Bissau

Médicos e enfermeiros

 
ditaduraeconsenso.blogspot.com

MADEIREIROS DENUNCIAM DESCARREGAMENTO DE TRONCOS DE MADEIRAS NA SERRAÇÃO DE PM NABIAM

28/10/2020 / Jornal Odemocrata 

O presidente da Associação das Indústrias Madeireiros, José António Sá, revelou esta quarta-feira 28 de outubro de 2020 que os troncos de madeira que estão a ser trazidos das matas do país, são descarregados na antiga Stanac, local onde está a ser construída uma nova serração, pertencente ao atual chefe do governo, Nuno Gomes Nabian.

José António Sá falava numa conferência de imprensa realizada na sede desta organização em Bissau, para tornar pública a situação dos madeireiros nacionais. Na ocasião, José Sá disse que o atual decreto aprovado no conselho de ministro que deu autorização para exploração florestal não favorece os madeireiros, porque autorizou a entrada de troncos na capital Bissau, quando os troncos deveriam ter sido transformados nas serrações sediadas no interior do país.

Segundo José António Sá, o boletim oficial nº 8 de 22 de fevereiro de 2011 no seu artigo 18, proíbe a entrada de troncos de madeira na cidade de Bissau, mas neste momento essa lei foi violada pelos agentes da força, fazendo o que lhes beneficia, sem levar em conta o prejuízo que causam aos madeireiros que ficaram cinco anos sem trabalhar, devido a moratória decretada em 2015. Nesse sentido, Sá pediu ao ministério público e à Polícia Judiciária para investigarem os violadores da lei, antes que a situação se torne pior.

O responsável dos madeireiros da Guiné-Bissau assegurou que desde que o decreto que extinguiu a moratória de 20215 foi aprovado até a data presente, não foram notificados, enquanto organização legalmente estabelecida e que trabalha na exploração de madeiras.

Por seu lado, o Vice-presidente da organização Danilson Nicolai Luís Silva, advertiu que neste momento nenhum madeireiro está capitalizado para iniciar os trabalhos de exploração de madeiras e muito menos cumprir com todos os requisitos recomendados pela lei. Danilson Silva pediu ao presidente da República para lhes ajudar a sair da situação em que se encontram neste momento.

Adiantou ainda que as 12 serrações constituídas legalmente empregavam mais de mil pessoas, mas neste momento estão sentadas em casa, sem trabalhar e as serrações davam emprego indiretamente a homens que trabalham nas carpinteiras.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A