quinta-feira, 26 de agosto de 2021

No Brasil - São Paulo, o Presidente da República General de Exército Umaro Sissoco Embaló, acompanhado da Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Ministro da Defesa, Embaixador da Guiné-Bissau no Brasil - Sr. Mbala Fernandes e membros da delegação, reuniram com a comunidade Guineense residente no país.

Fonte: Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

COMANDO DA POLÍCIA MUNICIPAL DE BISSAU ANUNCIA APREENSÃO DE MAIS 15 CABEÇAS DE GADOS NO CENTRO DE BISSAU


Fonte: Rádio Jovem Bissau

O comando da Polícia Municipal de Bissau anunciou apreensão de 9 cabeças de vacas, três de porcos e três de cabras na semana passada, numa operação de duas horas no âmbito da campanha de “apreensão das limarias na cidade de Bissau", saída na última deliberação daquela edilidade Camarária que proíbe a circulação dos referidos animais na capital guineense.

Anúncio feito pelo diretor de Comando da Polícia, Fidel Gomes, numa entrevista exclusiva à Rádio Jovem esta quinta-feira (26-08-2021) sobre o cumprimento da decisão. Na qual disse que a medida visa retornar o bom “rosto” que a cidade de Bissau já tinha no passado, e garantindo tolerância zero na execução da deliberação.

“Declaro tolerância zero, prova disto, semana passada na operação de dois dias prendemos nove vacas, três porcos e três cabras, só numa operação de duas horas de tempo. Não é questão do dinheiro que está em causa, mas, para tornar Bissau o nome que tinha outra hora “Bissau cidade limpa”. Em que parte do mundo viram animais a circularem nas estradas” questionou?

Segundo responsável Camarária aos microfones da Rádio Jovem, qualquer animal que for apreendido, se o dono não comparecer dentro de 24 horas serão canalizado para hospitais e quartéis da capital.

Neste Sentido Fidel Gomes, disse que a corporação policial que dirige está determinada em cumprir cabalmente a determinação que proíbe as circulações dos referidos animais (vacas, porcos e cabras), no centro da Cidade, e de acabar igualmente com as lavagens das viaturas nas estradas sem tréguas, mesmo pondo em risco as suas vidas.

“Não é admissível circulação das vacas dentro da cidade ou no império. Por isso estamos determinados em fazer cumprir sem tréguas esta deliberação, e não só, também da outra que proibiu a lavagem de viaturas nas estradas”, declarou.

Em Bissau principalmente no centro da Cidade são visíveis os animais a circularem dum lado a outro criando engarrafamentos nas estradas e até provocam acidentes sem mínima responsabilização aos seus donos.

Por: Bacar Mané

GUINÉ-BISSAU - REUNIÃO DE TRABALHO ENTRE A SENHORA SUZI CARLA BARBOSA, MINISTRA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS, COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E DAS COMUNIDADES DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU, E O EMBAIXADOR RUY PEREIRA, DIRETOR DA AGÊNCIA BRASILEIRA DE COOPERAÇÃO (ABC) DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO BRASIL.

A visita de Estado do Presidente Sissocó Embaló ao Brasil, produziu excelentes resultados em matéria de cooperação bilateral em áreas como Ensino e Formação Profissional, Defesa e Segurança, combate ao HIV/SIDA, Saúde, Diplomacia, Cultura,Juventude, Recursos Hídricos, Agricultura e Cidadania. 

Confira o teor do Memorando 👇


Fonte Sydeney Monteiro.

Por: Radiokussunde

#AoVivo. Encontro da comunidade Guineense no Brasil (São Paulo) com PR da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embalo. Acompanhe: 👇



CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO do R Kelly Queba Sané ,,,LIVE

 Radiokussunde 

MONTANHA PARIU O RATO

Por Carlos Sambu

MONTANHA PARIU O RATO

O tempo encarregou de fazer àquilo que mais sabe (JUSTIÇA), a versão Guineense de " grupelho de intriguistas", foran ontem desmantelados sem honra e nem glória!

 Descobriu-se o modi operandi deles que era, criar perfis falsos, para vilapendiar de forma vil o Presidente da República e, depois insurgem nos seus verdadeiros perfis afim de serem juízes da causa para acusar Carlos (eu) Sarathou Nabian  e R Kelly Queba Sané, era dinâmica falida deste grupo que espalharam na rede social calúnia, intriga e desinformação. Aliás,  acusam sempre de maneira sórdida nós 3, com clara intuito de tentar qualquer forma conectar o Coordenador de Madem-G15 e em consequência criar clima de desconforto entre este e o Presidente da República.

Entretanto, objectivo deste grupo era, intrigar verdadeiros combatentes com regime, afastá-los compulsivamente da convivência, mas sobretudo, criar clima de briga no Madem-G15 em geral! E, resquícios de toda maldade deste grupinho, fomos raptados e espancados graças a calúnia e plano bem montado por eles, criam contas falsas e para depois acusar os 3 que, estiveram desde primeira hora nesta luta. 

Hoje, foram pegos com a boca na botija e, eu já vos perdoei e faz tempo

AFEGANISTÃO - Segunda explosão em Cabul. Há "várias vítimas norte-americanas e civis"

© Getty Images

Notícias ao Minuto  26/08/21  

Confirmação dada pelo Pentágono, esta quinta-feira. Ainda não há mortes confirmadas, mas pelo menos uma das explosões foi de grandes dimensões.

O Pentágono confirmou, esta quinta-feira, que há vários norte-americanos e diversos civis afegãos entre as vítimas de duas explosões fora do aeroporto de Cabul.

No Twitter, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, revelou que esta segunda explosão deu-se junto ao Baron Hotel e que fez “várias vítimas norte-americanas e civis” sem, contudo, clarificar a gravidade dos ferimentos.


We can confirm that the explosion at the Abbey Gate was the result of a complex attack that resulted in a number of US & civilian casualties. We can also confirm at least one other explosion at or near the Baron Hotel, a short distance from Abbey Gate. We will continue to update.

Ainda não há mortes confirmadas, oficialmente, mas pelo menos uma das explosões foi de grandes dimensões, como mostram alguns vídeos partilhados nas redes sociais.

#ImagenesSensibles #Kabul | #explosion

Así fue la segunda explosión. Investigan si se trató de un coche bomba.https://t.co/niRQq4wqwG pic.twitter.com/53ISr01Fle

— Diario HOY (@diariohoynet) August 26, 2021

Noutros vídeos, que o Notícias ao Minuto optou por não reproduzir por serem chocantes, é possível ver diversos corpos espalhados pelas ruas atingidas pelas explosões.

Vários meios de comunicação social já estão a avançar que os ataques provocaram cerca de uma dezena de mortes, além de muitos feridos.

Um repórter fotográfico da agência France-Presse relatou a existência de pelo menos cinco mortos e mais de uma dezena de feridos, que foram transferidos para um hospital em Cabul.

Joe Biden já está na Sala de Crise

O ataque ocorreu em dois pontos distintos, um junto a um hotel da capital afegã e um outro junto a um dos portões do aeroporto de Cabul, onde se aglomeram milhares de afegãos, que procuram fugir do seu país antes do final da ponte aérea para a evacuação do Afeganistão.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, já foi informado sobre a explosão e dirigiu-se para a Sala de Crise, segundo uma fonte da Casa Branca.

A primeira das explosões, junto ao portão do aeroporto, ocorreu às 18h24 locais (13h24 em Lisboa), de acordo com a agência de notícias afegã Ariana News.

Instituto Marítimo Portuário - Sindicato de Base dos trabalhadores denuncia existência de “funcionários fantasmas” na instituição

Bissau, 26 Ago 21 (ANG) – O Sindicato de Base dos trabalhadores do  Instituto Marítimo Portuário(IMP-GB) denunciou hoje a existência de mais de 100 indivíduos que considera de “funcionários fantasmas” na Instituição, e  diz que recebem como funcionário de casa, auferindo salários cujo valor mínimo é de 130 mil francos CFA.

Em conferência de imprensa, o Vice-Presidente de Sindicato de Base dos Funcionários do IMP-GB, Incaro Incas disse que, através da folha de pagamento de salário dos funcionários da respectiva Instituição portuária, o Sindicato de Base constatou que, afinal, a referida folha de pagamento, contempla mais de 100 nomes dos ditos “funcionários fantasmas”, que recebem salários, sem prestar quaiquer tipo de serviço ao IMP.

Segundo Incaro Incas, a folha de pagamento salarial descoberto pelo Sindicato de Base  vinha acompanhado de nomes e respectivos salários, havendo entre os quatro nomes identificados quem ganhasse 360 mil francos cfa.

Entre os nomes revelados figuram um magistrado, um politico e um jornalista.

ANG/LLA/ÂC//SG

Afinal é como??... Anós nona sinta nó bata djubi bós i obi bós!! ...Estamos a Trabalhar!

 


Todas as mulheres na Guiné-Bissau podem tomar vacina da Jansen - Alta-comissária

Por sapo.pt 

A Alta-Comissária Contra a Covid-19 na Guiné-Bissau, Magda Robalo, esclareceu hoje que todas as mulheres, com mais ou menos de 50 anos, as grávidas e as que amamentam podem tomar a vacina da Johnson & Johnson.

À pedido da Lusa, a médica reagiu às especulações que circulam na Guiné-Bissau e na comunidade guineense emigrada no estrangeiro, segundo as quais as mulheres que não atingiram os 50 anos não poderiam tomar a vacina do fabricante norte-americano Jansen.

"Recomendamos as mulheres acima e abaixo dos 50 anos para irem vacinar-se e podem tomar a vacina Janssen", disse Magda Robalo.

A alta-comissária guineense notou, contudo, ser necessário que as mulheres com menos de 50 anos estejam atentas aos efeitos ou reações após tomarem aquela vacina, como trombose, embora raramente fatal, observou.

Magda Robalo esclareceu que "de facto" a vacina da Jansen "provocou acidentes sanguíneos", nomeadamente a formação de trombose, tendo causado a morte a sete pessoas em maio de 2021.

"Houve 28 casos desta síndrome, que é uma situação que pode ocorrer entre 13 e 15 dias depois da vacinação e que provoca trombose no sangue, mas raramente pode ser fatal", referiu Robalo.

A médica guineense sublinhou que na altura concluiu-se tratar-se de um fenómeno raro nas mulheres entre 18 e 49 anos, e ainda mais raro nos homens e nas mulheres de acima de 50 anos.

Muitos países, incluindo Portugal, só administram a vacina da Jansen a mulheres com mais de 50 anos.

Questionada sobre se existe algum registo de acidentes com a vacina da Jansen na Guiné-Bissau, Magda Robalo disse que não e ainda notou que o país tem vacinas de outras marcas que podem ser administradas às mulheres, nomeadamente AstraZeneca ou Sinopharm.

"As mulheres que ainda não tiveram filhos, as jovens acima dos 18 anos podem tomar qualquer vacina contra a covid-19", esclareceu Robalo, acrescentando que as grávidas a partir do quarto mês, bem como as que amamentam podem ser vacinadas "sem problema".

A Guiné-Bissau regista um total de 5.634 casos e 110 óbitos desde o início da pandemia.

A covid-19 provocou pelo menos 4.451.888 mortes em todo o mundo, entre mais de 213,1 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

MB // VM

Lusa/Fim

Câmara Municipal de Bissau fala sobre reversão de terrenos e, sobre taxas municipais.

 

Fonte: RadioBantaba  

ESTAMOS A TRANSPORTAR ...?

Por Carlos Santiago

NO COMMENT 02 ...26 DE AGOSTO DE 2021

Por Carlos Santiago

1- Fernando Dias-Ministro de Administração Teritorial.

2- Presidente de Câmara Municipal de Bissau- Luís Simão Intchama.

3- Director Financeiro- Augusto Cabi.

‐--‐-------------

Informação:

Presidente de C.M.B.

*Rouba Terrenos e Vendem

*Para pagar sibsidios ao Ministro

*Fez reparação de casa de Ministro Dias (Atual Morada)

*Dinheiros de Feiras (Uma parte vai para as casas dos 9 amantes do Ministro Dias

*transportador de Dinheiro É Director Financeiro -Augosto Cabi.

Funcionário de C.M.B, não tem Segurança Social

a) São descontados todos os Meses

*Presidente de CMB, comprou Apartamento em Portugal- Luis Simão Intchama

*Ministro Dias também comprou.

-----------------

Luís Simão Intchama- Presidente de C.M.B.

Tem Mais de 5 queixa Crime no Ministerio Público

*Onde estão coordenadores dos terrenos em Bissau, do Ministério Público Dr. Mário Baticam.

*Porquê é que este Homem não vai para Prisão?

ABUSO DE PODER DO PRS

NO COMMENT ... 26 DE AGOSTO DE 2021

Fonte: Belmiro P. - O blogue

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

A Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa, assinou hoje na ABC, Agência Brasileira de Cooperação vários protocolos de acordo, em setores prioritários, nomeadamente, saúde, formação profissional, formação das Forças de Defesa e Segurança, Agrobusiness, Justiça,  Diplomacia e Cultura. 

A destacar no setor da Saúde o compromisso de instalação de unidades de Hemodiálise no país e envio de especialistas da área da Saúde para dar formação aos médicos guineenses.

Japão suspende 1,63 milhões de doses da Moderna devido a impurezas

© Paul Hennessy/NurPhoto via Getty Images

Por LUSA 26/08/21 

O Japão suspendeu hoje a utilização de 1,63 milhões de doses da vacina da farmacêutica norte-americana Moderna contra a covid-19, depois de encontradas impurezas em três lotes distribuídos no país.

O grupo farmacêutico japonês Takeda, importador e distribuidor no país da vacina da Moderna, declarou ter recebido "informações de vários centros de vacinação, de acordo com os quais corpos estranhos foram descobertos em embalagens de vacina selados e de lotes específicos", de acordo com um comunicado.

"Depois de consultas com o Ministério da Saúde [japonês], decidimos suspender a utilização da vacina" daqueles lotes, a partir de hoje, acrescentou o grupo, que pediu um "inquérito urgente" à Moderna.

Sem avançar a natureza das impurezas detetadas, a farmacêutica Takeda indicou desconhecer, até ao momento, qualquer informação sobre eventuais riscos para a saúde relacionados com as doses em causa.

Por seu lado, o Ministério da Saúde japonês declarou que ia cooperar com a Takeda para distribuir doses alternativas para evitar uma interrupção do programa de vacinação, que acelerou nos últimos meses.

Cerca de 43% da população japonesa está totalmente vacinada, mas isso não impediu o país de se debater, presentemente, com novos máximos de casos, devido à variante delta, mais resistente e contagiosa.

Na quarta-feira, o Governo japonês alargou o estado de emergência de 13 para 21 prefeituras, mas 33 das 47 das prefeituras nipónicas são alvo de medidas restritivas para tentar contar a propagação da covid-19.

Desde o início da pandemia, o país contabilizou 15.768 mortes e 1.368.890 casos, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

A covid-19 provocou pelo menos 4.451.888 mortes em todo o mundo, entre mais de 213,1 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.674 pessoas e foram contabilizados 1.025.869 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

AFEGANISTÃO - Talibãs matam comediante que fazia piadas sobre jihadistas no TikTok

© DR

Notícias ao Minuto  25/08/21 

Nazar Mohammad foi capturado e executado, garantiu uma ONG, esta quarta-feira.

A violência no Afeganistão não tem fim à vista. Uma das vítimas agora conhecidas é, segundo a Human Rights Watch, o comediante Nazar Mohammad.

De acordo com a Organização Não Governamental (ONG), os talibãs mataram o humorista, há algumas semanas, por este ter feito piadas, no TikTok, sobre jihadistas e por ter trabalhado para a Polícia Nacional afegã.

Já segundo o jornal britânico Daily Mail, o caso ficou conhecido depois de um vídeo, que se tornou viral, ter sido partilhado nas redes sociais. Nas imagens vê-se Nazar num veículo cercado por talibãs armados com AK-47s. A certa altura, um dos talibãs esbofeteia o humorista. E trocam-se armas.

A mesma publicação revela que, posteriormente, Nazar foi fuzilado. Não contentes, os jihadistas ainda terão cortado a garganta ao homem.

Os talibãs começaram por negar o crime, mas depois reconheceram que os responsáveis pertenciam ao grupo. Os mesmos terão sido detidos e irão a julgamento, contudo, na tentativa de os defender, os jihadistas alegaram que o comediante tinha estado envolvido na tortura e assassinato de vários talibãs.

Nazar era conhecido pelas suas canções sarcásticas publicadas quase diariamente na aplicação. Em algumas delas, tecia duras críticas aos talibãs.

O comediante era casado e tinha várias filhas.