terça-feira, 1 de novembro de 2022

JOVEM DE 25 ANOS DE IDADE MORTA DEPOIS DE SER AGREDIDA PELO MARIDO DE 50 ANOS

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iaia Quadé  radiosolmansi.net

Uma jovem de 25 anos de idade foi agredida fortemente pelo seu marido e horas depois acabou por falecer. Esta situação já teve a intervenção das forças policiais que detiveram o suspeito e espera-se a conclusão do relatório médico para que o processo seja transferido ao Ministério Público.

Tudo teria acontecido, esta segunda-feira, por volta das 20 horas, concretamente na povoação Sara Iero, regulado de Badora, pertencente ao setor de Bafatá, onde, segundo testemunhas, a vítima teria discutido com o seu marido minutos antes de ser agredida.

A Rádio Sol Mansi (RSM) deslocou até à aquela aldeia que fica a cerca de 12 quilómetros do setor de Bafatá. O irmão mais novo do agressor disse que o casal estava a discutir porque a vítima teria guardado comida para levar ao seu pai e o fato não era do conhecimento do marido que por sua vez tentou impedir que a comida seja tirada da sua casa.

“Ao voltar para a casa senti os gritos das pessoas e corri para o local e vi a esposa do meu irmão no chão. Depois da agressão ela estava a queixar-se de dores no corpo”, explica o testemunho.

Na mesma ocasião a RSM falou com a médica que examinou o corpo da vítima no local. Indafa Binalu explica que a vítima teve hematomas na cabeça e isso poderia estar na origem da sua morte.

“No exame físico constatamos sinais na parte lateral da face e na parte superior da maxila superior e é uma escoriação que impressiona sinais de trauma e do resto não vimos mais algum sinal e daqui mostra que possivelmente a causa da morte poderá ser por um trauma craniana forte”, explica a médica.

O irmão mais velho da vítima diz desconfiar que a sua família foi morta depois de ter sofrido a agressão do marido, porque “desde que ela foi agredida, sofreu espancamentos na garganta e desde então não estava a falar e nem a reagir”.

“A minha irmã foi casada há três anos e nunca queixou-se de alguma dor. Ela foi morta depois de ser agredida fortemente”, disse o irmão da vítima.

Segundo informações o suspeito já está em detenção nas celas da Polícia de Ordem Pública de Bafatá. O delegado da investigação da polícia de Bafatá disse que depois de ser identificado a equipa deslocou-se ao terreno para identificar a situação e a causa da morte.

“A vítima teve traumas no rosto e esperamos o relatório médico para transferir o caso para o Ministério Público”, disse o policial.

A jovem de 25 anos de idade supostamente morta pelo seu próprio marido de cerca de 50 anos de idade era mãe de 3 filhos.

Este é mais um caso de agressão física na cidade de Bafatá. Ainda este ano, uma mulher foi queimada à gasolina pelo seu próprio marido e depois de ser evacuada para Bissau acabou por falecer.

⚽️| CAMPEONATO DEFESO DO BAIRRO CUNTUM

O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Florentino Dias, padrinhou o campeonato defeso sub-16, do bairro Cuntum em Bissau.

Entre as equipas finalistas, Rua Damaia foi grande campeã desta edição 2022. Venceu AF MUTACA por 2 bolas sem resposta.

Rádio Jovem Bissau

MNE GUINEENSE: A ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, afirmou hoje que o apoio de cinco milhões de euros dado por Portugal ao Orçamento de Estado guineense é o maior apoio direto "até à data".

© Lusa

Por LUSA  01/11/22 

 Apoio de cinco milhões de euros dado por Portugal é o "maior até à data"

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, afirmou hoje que o apoio de cinco milhões de euros dado por Portugal ao Orçamento de Estado guineense é o maior apoio direto "até à data".

"É um feito inédito, para os setores da Educação, Saúde e fortalecimento do sistema democrático", salientou Suzi Barbosa.

Trata-se do "maior apoio direto ao Orçamento de Estado dado por Portugal à Guiné-Bissau até à data", referiu a ministra numa mensagem enviada à Lusa. 

O Governo português anunciou um apoio de cinco milhões ao Orçamento Geral de Estado da Guiné-Bissau.

O memorando foi assinado segunda-feira em Lisboa pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, pela vice-presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Cristina Moniz, e pela ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa.

"Este apoio extraordinário de 5 milhões de euros foi concedido a pedido das autoridades guineenses, para fazer face ao agravamento da conjuntura económica e financeira internacional", referiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

Ministro das Finanças: INDICADORES DA GUINÉ-BISSAU NA UEMOA SITUAM ABAIXO DOS NÍVEIS DESEJÁVEIS

Por radiosolmansi.net

O ministro das Finanças da Guiné-Bissau disse, hoje, que a 8ª edição da revisão técnica anual da UEMOA sobre as reformas, políticas, programas e projectos comunitários vai permitir ao país a proceder uma avaliação rigorosa do cumprimento das directrizes emanadas na organização.

Na abertura dos trabalhos de três dias, a decorrer num dos hotéis da capital Bissau, Ilídio Vieira Té diz que o desempenho dos técnicos presentes no encontro poderá contribuir para melhorar cada vez mais os indicadores que infelizmente ainda se situam abaixo dos níveis desejáveis.

“Estes trabalhos revestem-se para nós de importância capital, porquanto irão permitir proceder a uma avaliação minuciosa do cumprimento das directrizes emanadas da nossa organização regional comum, razão pela qual o nosso desempenho só poderá contribuir para melhorar cada vez mais os nossos indicadores que infelizmente ainda se situam abaixo dos níveis desejáveis”, diz o governante para de seguida reconhecer que “vários factores contribuem para esse facto, mas não devemos permitir que essas adversidades constituíam pontos de estrangulamento na prossecução dos nossos integração”.

E, não obstante, o governante acredita que “com os textos já traduzidos, designadamente directivas e regulamento, se forem validados, publicados ou ainda promulgados, permitir-nos-ia manter ou, quiçá elevar os nossos níveis de desempenho. Só a nossa determinação em fazer cada vez mais e melhor contribuirá na elevação dos níveis desejáveis, o que nos impele a exortar-vos a não pouparem esforços nesta tarefa árdua, no entanto comum para o bem da nossa comunidade em geral e do nosso país em particular”.

Entretanto, o representante residente da UEMOA na Guiné-Bissau, Berntin Felix Comlanvi, entende que a reunião anual vai permitir identificar os fatores que privam os frutos dos diversos esforços comunitários, com vistas a antecipar as ações adequadas para um impulso político direcionado ao processo da integração no espaço UEMOA.

“Os resultados obtidos até à data testemunham o seu forte contributo não só para a eficácia da harmonização das legislações nacionais, mas também, e sobretudo, para a coordenação do acompanhamento da implementação das políticas, programas e projetos comunitários”, sustenta.

Os indicadores da Guiné-Bissau na UEMOA infelizmente ainda se situam abaixo dos níveis desejáveis. No entanto, segundo dados existentes, a revisão de 2018 permitiu registar os avanços na matéria de transposição e aplicação das reformas comunitárias.

Foto & Imagem: Braima Sigá

Guiné-Bissau: SINDICATO REALIZA VIGÍLIA PRESSIONANDO O PAGAMENTO DE 10 ANOS DE SALÁRIO EM ATRASO

Por: Bíbia Mariza Pereira radiosolmansi.net

O Sindicato de Base das Empresas Guiné-Telecom e Guinétel realizou esta manhã, uma vigília em frente ao Ministério dos Transportes e Telecomunicações reivindicando o pagamento dos 10 anos de salários em atraso.

A vigília começou depois de duas horas de tempo, acabando o sindicato por suspender as manifestações que estava a decorrer sem a presença das forças de segurança. Os manifestantes exibiam dísticos onde se podia ler “o governo deve assumir a sua responsabilidade para com a Guiné Telecom” e “Basta de sofrimento dos trabalhadores”.

Durante a vigília era possível ver-se a presença de uma delegação do Banco Mundial que estava a assistir de longe as manifestações. No entanto, o presidente de Sindicato de Base das Empresas Guiné-Telecom e Guinétel, David Mingo, disse na altura, que decidiram suspender a vigília, porque entendem que a Delegação do Banco Mundial vai reter às suas preocupações.

“acabamos de notar a presença da delegação do Banco Mundial, e eles não falaram connosco, mais leram o dístico e estão a reunir e não sabemos qual será a solução, temos que parar a vigília e esperarmos até amanha”, disse Mingo sustentando que durante as manifestações não foram recebidos por algum responsável do ministério.

O sindicato avisa que, na próxima quinta-feira vão voltar às ruas para mais manifestações. Enquanto isto, o presidente do sindicato disse pretender ainda que o Banco Mundial busque uma garantia nos bancos da nossa praça, com a pagar a dívida dos salários em atraso dos funcionários da Guiné Telecom.

“O Banco Mundial pode assumir e emprestar dinheiro desde já que vão vender a empresa na data marcada, porque é só salário, então pretendemos para Banco Mundial buscar uma garantia a Banco e pagar funcionários de Guiné Telecom para continuar os trabalhos”, pede.

De referir que os representantes dos funcionários não foram recebidos por nenhum responsável do ministério dos transportes na manifestação de hoje. Por outro lado, a RSM sabe que o ministro da tutela se encontra no exterior, estando causa a reivindicação por pagamento de 10 anos de salários em atraso.


Guiné-Bissau: Projeto de pesquisa MALMON MANGROF promoveu Workshop de apresentação do referido projeto.

Objetivo é de aumentar a produtividade e estabilizar a produção inter-anual do arroz de Mangal e compreender melhor fatores impulsionadores e dinâmica complexa de ecossistema de Mangal.

Radio TV Bantaba

PORTUGAL-GUINÉ: Portugal apoia com cinco milhões de euros o Orçamento da Guiné-Bissau

© Lusa

Por LUSA 01/11/22 

O Governo português vai apoiar com cinco milhões de euros o Orçamento de Estado da Guiné-Bissau, anunciou hoje a embaixada de Portugal em Bissau, numa nota divulgada na rede social Facebook.

Segundo a nota, o memorando foi assinado segunda-feira em Lisboa pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, pela vice-presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Cristina Moniz, e pela ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa.

"Este apoio extraordinário de cinco milhões de euros foi concedido a pedido das autoridades guineenses, para fazer face ao agravamento da conjuntura económica e financeira internacional", refere a nota.

Explica também que o apoio visa reforçar a cooperação nas "áreas da educação e da saúde" e do fortalecimento da democracia, "designadamente através do apoio à realização de processos eleitorais".

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, dissolveu o parlamento em maio e marcou eleições legislativas para 18 de dezembro, que, entretanto, deverão ser adiadas para maio a pedido do Governo.

Presidente da Guiné-Bissau em visita à Venezuela para reforçar cooperação

© Lusa

Por LUSA 01/11/22 

O presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, viajou hoje para a Venezuela em visita oficial com o objetivo de reforçar a cooperação entre os dois países, anunciou a presidência guineense.

Segundo a presidência guineense, a visita realiza-se a convite do seu homólogo venezuelano, Nicola Maduro, e vai decorrer até sexta-feira.

"Uma importante delegação governamental guineense acompanha o presidente da República, numa visita que servirá fundamentalmente para passar em revista a cooperação e impulsioná-la para patamares mais ambiciosos", refere, em nota divulgada na rede social Facebook, a presidência guineense.

Segundo a nota, as áreas da educação, saúde, infraestruturas e petróleo "são as grandes prioridades" que o Presidente guineense discutirá com as autoridades venezuelanas.

GUERRA NA UCRÂNIA: "Este é o tipo de negociação que propõem? Terroristas"... O presidente da Ucrânia mostrou imagens da destruição provocada por ataques russos contra civis durante a noite de segunda-feira.

© Presidential Press Service/Handout via REUTERS

Notícias ao Minuto  01/11/22 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, recorreu ao Telegram para mostrar a destruição provocada por um ataque de mísseis russos durante a noite.

“O que é o ‘mundo russo’ traz para os ucranianos - mísseis S-300 em edifícios residenciais, dormitórios, universidades. Dor, sofrimento e devastação. Este é o tipo de negociação que propõem? Terroristas. O único resultado possível de táticas cínicas será a derrota e a punição justa por todos os crimes”, lê-se na publicação do presidente ucraniano.

Recorde-se que, nos últimos dias, ocorreram novos bombardeamentos em várias regiões ucranianas, nomeadamente Kyiv, Mykolaiv, Zaporíjia, com principal foco nas infraestruturas energéticas ucranianas, para destruir instalações essenciais para o inverno.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas - mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,7 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - tem sido continuamente condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

NOIRLAB: Grande asteroide detetado próximo da Terra, mas sem ameaça imediata

© NARIT / Songkran K.

Por LUSA  01/11/22 

Um asteroide de cerca de 1,5 quilómetros de tamanho foi detetado, pela primeira vez, na proximidade da Terra, anunciaram na segunda-feira cientistas.

O asteroide, denominado 2022 AP7, "está no caminho da Terra, o que o torna num asteroide potencialmente perigoso", disse um astrónomo do Instituto Carnegie para a Ciência, Scott Sheppard.

A ameaça não é imediata, uma vez que se encontra "muito longe" da Terra, mesmo ao atravessar a órbita do planeta, sublinhou.

Mas, como qualquer asteroide, a trajetória vai ser lentamente modificada devido às forças gravitacionais exercidas sobre ele, nomeadamente pelos planetas, o que torna qualquer previsão a longo prazo muito difícil, adiantou o cientista.

Este é o "maior objeto potencialmente perigoso descoberto nos últimos oito anos", de acordo com um comunicado de imprensa do NOIRLab norte-americano, que opera vários observatórios.

Este asteroide próximo da Terra leva cinco anos a circundar o Sol, e está agora a vários milhões de quilómetros da Terra, no ponto mais próximo.

O risco é portanto hipotético, mas, em caso de colisão, um asteroide deste tamanho teria "um impacto devastador na vida tal como a conhecemos", explicou Scott Sheppard.

A poeira lançada para a atmosfera bloquearia a luz solar, arrefecendo o planeta e causando uma extinção em massa.

A descoberta foi feita através do telescópio Victor M. Blanco, no Chile, com os resultados publicados na revista científica The Astronomical Journal.

Cerca de 30 mil asteroides de todos os tamanhos, incluindo mais de 850 a medir um quilómetro ou mais, foram catalogados nas proximidades da Terra, sem que nenhum represente uma ameaça para o planeta durante os próximos 100 anos.

De acordo com Scott Sheppard, existem "entre 20 e 50" grandes Objetos Próximos da Terra (NEO, na sigla em inglês) por detetar.

"A maioria deles está em órbitas que tornam a deteção difícil", acrescentou.

Para se preparar para uma descoberta mais grave, a agência espacial norte-americana NASA realizou uma missão de teste no final de setembro: uma nave espacial foi lançada contra um asteroide não perigoso, provando ser possível alterar a trajetória.

ONU: Não pagamento de salários no Qatar é principal queixa dos migrantes

© JEWEL SAMAD/AFP via Getty Images

Por LUSA  01/11/22 

O não pagamento de salários é a "principal queixa" dos trabalhadores migrantes junto do Ministério do Trabalho do Qatar, indicam hoje dois relatórios da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 19 dias antes do Campeonato Mundial de Futebol no emirado.

O número de queixas "mais do que duplicou" para 34.425 entre outubro de 2021 e outubro deste ano, na sequência do lançamento, em 2021, de uma plataforma 'online', incluindo um canal de denúncias anónimo, de acordo com os relatórios, nos quais se pede ao Qatar para "continuar a trabalhar no sentido do pleno cumprimento das normas laborais internacionais".

Entre 2018 e 2020, o país anfitrião do Mundial de Futebol2022, que tem sido regularmente criticado pelos sindicatos internacionais e organizações não-governamentais pelas falhas em matéria de direitos humanos, incluindo os dos trabalhadores migrantes, empreendeu reformas abrangentes das leis laborais.

"O Qatar demonstrou determinação em fazer avançar a agenda de reformas", disse a OIT, que recebeu uma queixa contra o Qatar dos sindicatos internacionais em 2014.

Mas "é universalmente reconhecido que subsistem desafios na implementação, o que não é surpreendente dado o âmbito e o ritmo das reformas empreendidas", referiu a agência da ONU.

Entre as restantes prioridades, apontou para "a necessidade de assegurar que todos os trabalhadores e empregadores possam beneficiar das leis de mobilidade laboral".

"Os mecanismos para os trabalhadores apresentarem queixas e recuperarem os seus salários devem ser reforçados", acrescentou. "E os direitos dos trabalhadores em casa devem ser melhor protegidos, incluindo o tempo de trabalho e descanso".

Embora as ONG estejam preocupadas com o abandono das reformas, depois de terminado o Mundial2022, entre 20 de novembro e 18 de dezembro, "o governo tem afirmado repetidamente que o Campeonato Mundial não é a meta" e que as reformas fazem parte do programa do emirado para diversificar a economia, assente principalmente nos grandes recursos de gás natural, até 2030, observou.

A agência está sediada no Qatar, desde de 2018 e até 2023, tendo "o governo solicitado formal e publicamente que a OIT estabelecesse uma presença mais permanente em Doha", de acordo com os mesmos relatórios.


Moldova declara representante da embaixada russa 'persona non grata'

© Getty Images

Por LUSA  01/11/22 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros moldavo declarou na segunda-feira um representante da embaixada russa em Chisinau como 'persona non grata' por violar a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas.

De acordo com um comunicado de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o embaixador russo na Moldávia, Oleg Vasnetsov, foi informado desta medida numa reunião em Chisinau.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou que o representante da embaixada russa será obrigado a abandonar o território moldavo, e comunicou a Vasnetsov a forte condenação dos ataques russos à vizinha Ucrânia.

Durante a reunião, o Ministério dos Negócios Estrangeiros reiterou que "os ataques com mísseis ao país vizinho continuam a agravar os riscos de segurança, e os cidadãos do país sentem cada vez mais os efeitos nocivos da guerra", 

O ministério salientou ainda que os ataques russos às infraestruturas energéticas da Ucrânia põem em perigo a segurança energética do país vizinho, bem como a da própria Moldova.


Leia Também: Moldova diz que tomará medidas de proteção se Rússia ameaçar soberania

UCRÂNIA: Militares norte-americanos na Ucrânia inspecionam armas ocidentais

© iStock

Por LUSA  31/10/22 

Um pequeno número de forças militares norte-americanas na Ucrânia começou recentemente a fazer inspeções para garantir que as tropas ucranianas contabilizam adequadamente as armas recebidas do Ocidente, disse hoje um alto funcionário da Defesa dos Estados Unidos (EUA).

De acordo com a AP, o funcionário, que falou aos jornalistas no Pentágono sob anonimato, não disse onde as estão a decorrer as inspeções ou quão perto das frentes de batalha as tropas dos EUA estão.

O alto funcionário disse que as forças norte-americanas não podem fazer inspeções "perto das linhas de frente", mas adiantou que estão a ir até onde as condições de segurança permitem.

A mesma fonte esclareceu que houve várias inspeções, que estão a ser levadas a cabo pelo adido de Defesa dos EUA e pelo gabinete de Defesa dos EUA que está em Kiev.

Até ao momento, acrescentou, as autoridades ucranianas têm sido transparentes sobre a distribuição das armas e estão a apoiar as inspeções.

Estas ações fazem parte de uma campanha mais ampla dos EUA, anunciada na semana passada pelo Departamento de Estado, destinada a garantir que as armas fornecidas à Ucrânia não acabem nas mãos de tropas russas, seus representantes ou outros grupos extremistas.

O presidente dos EUA, Joe Biden, descartou qualquer papel de combate para as forças dos EUA dentro da Ucrânia.

O plano do Departamento de Estado inclui iniciativas de curto, médio e longo prazo para reforçar a supervisão dos EUA e da Ucrânia às armas enviadas, particularmente sistemas de mísseis e dispositivos antiaéreos mais avançados, bem como para melhorar a aviação e a segurança nas fronteiras da Ucrânia para combater o uso indevido de armas e prevenir o possível tráfico.

O Departamento de Estado disse que, até ao momento, a intensa procura da Ucrânia por armas para o campo de batalha parece estar a impedir a proliferação no mercado negro de armas pequenas, sistemas portáteis de defesa aérea e armas antitanque.

Segundo os responsáveis norte-americanos, o principal problema tem sido a apreensão de armas pelas forças russas à medida que avançam, que podem usá-las para desenvolver contraofensivas ou conduzir operações sob bandeira falsa.

Leia Também:

O Presidente russo, Vladimir Putin, admitiu hoje que os ataques em grande escala à infraestrutura energética da Ucrânia foram executados em resposta ao alegado ataque de Kyiv contra a frota do mar Negro, alertando para mais ações de retaliação.

"Parcialmente foi" uma resposta, o ataque com mais de 50 mísseis contra 18 alvos energéticos ucranianos em dez regiões, destacou Putin durante uma conferência de imprensa após uma reunião em Sochi com o Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, e o primeiro-ministro arménio, Nikol Pashinian.

"Mas isso não é tudo o que podemos fazer", acrescentou, citado pela agência Efe...Ler Mais

 

O Presidente russo pediu hoje à Ucrânia que garanta a segurança dos navios que usam o corredor de exportação de cereais, acusando-o de ser uma "ameaça" após a frota do Kremlin ter sido atacada na Crimeia no sábado.

"AUcrânia deve garantir que não haverá ameaça à segurança dos navios civis. (...) Este ataque foi lançado pela Ucrânia contra os navios da frota do mar Negro... Criaram um perigo para os nossos navios e navios civis", disse Vladimir Putin, numa conferência de imprensa, acusando Kyiv de utilizar o corredor de cereais para realizar o ataque.

Enfatizando que a Rússia não abandonou o acordo sobre as exportações de cereais, mas o "suspendeu", Putin acrescentou que se trata de uma "ameaça" para os navios russos e civis... Ler Mais


O Ministério da Defesa russo anunciou hoje a suspensão do movimento de navios pelo "corredor de segurança" no mar Negro, após ter interrompido o acordo sobre as exportações de cereais, alegando um ataque de 'drones' contra a sua frota.

"Até que a situação em torno da ação terrorista cometida pela Ucrânia em 29 de outubro contra navios de guerra e embarcações civis na cidade de Sebastopol seja esclarecida, o tráfego pelo corredor de segurança da 'Iniciativa do Mar Negro' está suspenso", refere o comunicado oficial.

No sábado, a Rússia tinha anunciado a suspensão da sua participação no acordo sobre as exportações de cereais dos portos ucranianos após um ataque de 'drones' que visou a frota russa estacionada na baía de Sebastopol, na Crimeia anexada.

O Ministério da Defesa salientou hoje a que a Rússia "não se retira" do acordo, mas suspende-o...Ler Mais

Presidente do Togo, Fauré Gnassingbé chega à Bissau para uma visita de amizade e trabalho de algumas horas.


Radio Voz Do Povo 

Veja Também: