segunda-feira, 5 de abril de 2021

UNITA explica porque boicotou almoço da paz de João Lourenço

 Angola UNITA símbolo

Por  voaportugues.com

Dirigentes do maior partido da oposição angolana, a UNITA, boicotaram um almoço oferecido pelo presidente João Lourenço no âmbito das comemorações do 4 de abril, dia da Paz e da Reconciliação Nacional porque o seu líder não foi convidado.

Com efeito, no almoço foi notória a ausência de dirigentes do Galo Negro e o co-fundador deste partido José Chiwale confirmou à Voz da América ter recebido um convite mas que se recusou a estar presente porque o presidente Adalberto Costa Júnior não foi convidado.

“Para mim o presidente do partido é único que está preparado para dirigir o partido como é que vou atender uma chamada onde o presidente está esquecido?”, disse.

Chiwale disse que essa foi também a razão da ausência do antigo presidente da UNITA Isaías Samakuva e Meraldina Jaka Jamba.

Em reacção, Rui Falcão actual porta-voz do MPLA, numa curta conversa, disse à Voz da America,disse que quando é feito um convite o individuo é livre de aceitar ou não.

“Ninguém está obrigado a aceitar um convite, a pessoa é livre de aceitar ou não”, disse.

Não houve reacção até ao momento por parte do governo.

A vitamina D tem várias funções importantes. Mas ajuda na perda de peso?

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  05/04/21

De acordo com um estudo, sim.

A vitamina D, ou 'vitamina do sol', é produzida na pele em resposta à luz solar. O corpo produz a vitamina naturalmente quando é exposto ao sol, mas também é possível obtê-la por meio de certos alimentos e suplementos.

As suas funções são muito importantes: regular a absorção de cálcio e fósforo e facilitar o funcionamento normal do sistema imunitário; crescimento e desenvolvimento normais dos ossos e dentes; aumentar a resistência contra certas doenças.

Mas pode ajudar na perda de peso?

Segundo a Healthline, deve considerar adicionar suplementos de vitamina D à sua dieta se estiver a tentar perder peso ou prevenir doenças cardíacas. 

Num estudo, pessoas que tomaram um suplemento diário de cálcio e vitamina D foram capazes de perder mais peso do que aqueles que tomaram um placebo. Os cientistas afirmaram que o cálcio e a vitamina D têm um efeito inibidor do apetite.

Num outro estudo, pessoas com excesso de peso que tomaram um suplemento diário de vitamina D melhoraram os seus marcadores de risco de doenças cardíacas.

NIGÉRIA - Mais de 1.800 reclusos escapam de uma prisão na Nigéria após ataque

© native9ja

Por  LUSA  05/04/21 

Mais de 1.800 reclusos escaparam hoje de uma prisão no estado de Imo, no sudeste da Nigéria, após um ataque de "homens armados", indicou o Serviço Prisional Nigeriano. 

"A prisão de Owerri (...) foi atacada por pistoleiros não identificados que libertaram à força 1.844 reclusos por volta das 02:15 de hoje", disse o porta-voz do Serviço Prisional Nigeriano, Francis Enobore, num comunicado.

"Testemunhas disseram ter visto um grande número de homens armados em camiões (...) que atacaram imediatamente o pessoal prisional antes de rebentarem com o portão principal", da prisão acrescenta o comunicado.

O oficial de comunicação das prisões estaduais de Imo, James Madugba, confirmou o ataque e disse que a "situação está sob controlo", apelando aos residentes para que "tratem dos seus assuntos", ou seja, que façam uma vida normal.

O estado de Imo situa-se na antiga região independente de Biafra, onde o movimento IPOB (O Povo Indígena de Biafra) tem manifestado tendências e, recentemente, exibiu vídeos em que dezenas, se não centenas, de combatentes são vistos a treinar.

Contudo, a porta-voz do grupo, Emma Powerful, negou qualquer ligação com o ataque num comunicado enviada à agência de notícias francesa, France-Presse (AFP), classificando quaisquer informações que os acuse como "falsas" e "enganosas".

FMI aprova novo alívio da dívida à Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe

África 21 Digital com Lusa  5 DE ABRIL DE 2021

O conselho executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta segunda-feira (5) uma extensão do mecanismo de alívio da dívida para 28 países, incluindo os lusófonos Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

O conselho executivo do FMI aprovou a 01 de abril a prorrogação do mecanismo até 15 de outubro, disse a instituição, sediada em Washington, numa declaração divulgada hoje.

O Fundo Fiduciário de Assistência e Resposta a Catástrofes do FMI (CCRT, na sigla em inglês) proporciona alívio da dívida sob a forma de subvenções aos países mais pobres e mais vulneráveis, atingidos por catástrofes naturais ou de saúde pública com consequências desastrosas.

O objetivo é “libertar recursos financeiros” para a saúde e dar apoio social e económico para mitigar o impacto da pandemia, disse o FMI.

Esta é a terceira extensão deste programa de ajuda do FMI no contexto da pandemia de covid-19 e permitirá a estes países receberem assistência financeira de um fundo de catástrofes para cumprir as obrigações da dívida durante os próximos seis meses.

Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe contam-se entre os países beneficiários da medida, a maioria dos quais se localizam em África.

No continente africano, além dos três lusófonos, a extensão irá beneficiar o Benim, Burkina Faso, Burundi, República Centro-Africana, Chade, Comores, República Democrática do Congo, Jibuti, Etiópia, Gâmbia, Guiné-Conacri, Libéria, Madagáscar, Maláui, Mali, Níger, Ruanda, Serra Leoa e Togo.

A lista fica completa, fora de África, com o Afeganistão, Haiti, Nepal, Ilhas Salomão, Tajiquistão e Iémen.

“Os diretores registaram os progressos feitos na implementação dos compromissos de salvaguarda da governação nas despesas relacionadas com a covid-19 nos países elegíveis para o CCRT”, disse o FMI numa declaração.

Ainda assim, a direção da agência financeira multilateral lamentou “atrasos na implementação em alguns países, particularmente na divulgação de informações sobre a propriedade de entidades a quem foram adjudicados contratos governamentais”.

O alívio da dívida ao abrigo do Fundo Fiduciário foi originalmente aprovado em abril de 2020, no início da pandemia, cobrindo 25 países durante um período de seis meses.

Em outubro passado, a iniciativa tinha sido alargada a um total de 28 países e prolongada até 13 de abril de 2021.

Em resposta à pandemia, em março de 2020, o FMI promoveu um esforço de angariação de fundos para permitir ao fundo fiduciário fornecer até mil milhões em alívio do serviço da dívida.

“Até agora, os doadores prometeram contribuições num total de cerca de 775 milhões da União Europeia, Reino Unido, Japão, Alemanha, França, Holanda, Suíça, Noruega, Singapura, China, México, Filipinas, Suécia, Bulgária, Luxemburgo e Malta”, refere o FMI.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.853.908 mortos no mundo, resultantes de mais de 131,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

O continente africano regista, desde o início da pandemia, quase 114 mil mortes associadas à covid-19 e mais de 4,2 milhões infeções pelo SARS-CoV-2.


VIOLÊNCIA EM MOÇAMBIQUE - As primeiras imagens de Palma mostram dezenas de corpos espalhados pelo chão

SIC Notícias  05.04.2021 

As imagens são chocantes e podem impressionar.

O Exército de Moçambique garantiu esta segunda-feira que já controla totalmente a vila de Palma e foi autorizada a entrada de jornalistas.

As primeiras imagens da vila atacada há duas semanas pelos jihadistas revelam as marcas do ataque e dos combates com os militares moçambicanos.

Nas ruas, há corpos por todo o lado e sinais dos combates e da fúria contra os edifícios estatais e contra os símbolos do poder de Maputo. Muitas estruturas foram incendiadas.

A ofensiva a Palma foi lançada a 24 de março por um grupo filiado ao Daesh. Provocou centenas de vítimas e milhares de deslocados, interrompeu os projetos de exploração de gás natural na região e agravou ainda mais a situação de humanitária em Cabo Delgado.

A ONU diz que há mais de 700 mil pessoas a precisar de ajuda urgente.

Crianças regressam à escolas em Angola mas afluência é fraca

Alunos da escola São José de Cluny

Por voaportugues.com

Um ano depois, milhares de crianças do ensino pré-escolar em Angola voltaram esta segunda-feira, 5, às salas de aula de acordo com um despacho do Presidente da República que autoriza a reaberturas das creches, infantários e escolas públicas e privadas.

Na província de Malanje, no município sede, o regresso ao novo normal aconteceu com algum ceticismo reflectido na fraca afluência a muitas escolas.

aluna do pre escolar na escola missionaria

No Centro Infantil Veredas Encantadas, na zona urbana da cidade a secretária Anabela Kudiketa contava com um horizonte de 180 crianças antes da Covid-19 agora tem pouco menos de 50.

“Pré-escolar no total temos 11 crianças , no ATL (Atendimento em Tempos Livres) temos 19 crianças, neste momento temos 5 professores”, disse..

Na escola São José de Cluny, adstrita à Igreja Católica das 90 crianças matriculadas, menos de 40 assistiram às aulas nesta segunda-feira, 5, de acordo com a subdirectora pedagógica, irmã Paula Nassongue.

Irmã Paula Nassongue

“Infelizmente poucos alunos, a aderência foi pouca”, disse acrescentando que “o primeiro grupo estava razoável, mas o segundo estamos a verificar que não apareceu ainda ninguém”.

Noventa alunos, foram divididos em grupos de 45/45, com o primeiro grupo que entra às 8 horas e sai às 10, e o segundo grupo que entra às 10 horas e saí às 12 horas.

A fraca aderência constitui A nível da província de Malanje mais de 40.230 crianças não puderam entrar no ano lectivo 2020/2021, de acordo com o director provincial da Educação, Manuel Osório, confirma que “para o ano 2021/2022 seremos contemplados com 38 escolas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Police Headquarters On Fire, Prisoners Released As Gunmen Stage Multiple Attacks In Imo

By Jude Owuamanam  dailytrust.com  Mon Apr 05 2021

Gunmen suspected to be members of the Indigenous People of Biafra (IPOB) have set some parts of the headquarters of the Imo Police Command...

Gunmen suspected to be members of the Indigenous People of Biafra (IPOB) have set some parts of the headquarters of the Imo Police Command on fire and attacked the Owerri Correctional Prison.

Daily Trust gathered that the armed gang overpowered security operatives at the facilities.

The gunmen also attacked the nearby office of the Criminal Investigation Department of the Imo state police command, also freeing a number of suspects in all the cells.

The attackers burnt almost all the vehicles parked at the command headquarters.

The gunmen only spared the anti- kidnapping department of the state CID.

The armed men, who were said to have operated in over 10 vehicles, also attacked soldiers stationed Umuorji along Owerri-Onitsha Expressway.

The attackers were said to have had a free rein in the operation said to have started from 1am Monday and lasted for over two hours.

An eyewitness told our correspondent that the gunmen burnt the operational vehicles of the soldiers, who fled in different directions.

They were so bold to have sang solidarity songs at the Government House roundabout for about 30 minutes before attacking the facilities, according to a security source.

Security men stationed at the gate leading to the seat of government were said to have taken to their heels.

A source said that on breaking into the prison facility with the aid of explosives, the gunmen jocularly told inmates, “Go home, Jesus has risen. You have no reason to be here.”

A correctional official told our correspondent that wardens sustained injuries as they fled.

When contacted, the police spokesperson in the state, Orlando Ikeokwu, confirmed the attacks.

According to him, only the SCID session of the command headquarters was attacked by the gunmen and suspects were released.

There is presently heavy security presence in Owerri as security agents have cordoned off the major streets in the state capital.

Many residents are afraid to go out while buses entering the city are parking on the outskirts for fear of being caught up in the melee.

This is the latest assault on security operatives in violent campaign gunmen launched earlier in the year.

After soldiers and Eastern Security Network (ESN), the armed wing of the outlawed IPOB clashed in Orlu two months ago, there have been indiscriminate attacks on security formations and many operatives have been murdered in the line of duty.

Although IPOB has distanced itself from the attacks, the police authorities said some of the suspects they arrested over the incidents have confessed being members of the secessionist group.

Security operatives are not the only targets of the rampaging mob.

At the weekend, seven northern traders were shot dead in different parts of Imo.

Secretário de comunicação de PAIGC considera que democracia está em perigo na Guiné-Bissau

Por capgb.com
O secretário de comunicação e informação do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGG), afirmou esta segunda-feira 05 de Abril de 2021 que a democracia está em perigo na Guiné-Bissau.

Na conferência de imprensa realizada na sede nacional do partido, em Bissau, para reagir as últimas declarações do Presidente Umaro Sissoco Embaló, segundo as quais, Domingos Simões Pereira nunca será o presidente da república da Guiné-Bissau.

Aos jornalistas, Conté considera de grave e um atentado a democracia tais declarações do presidente Embaló, tendo afirmado que em caso o chefe de Estado não mudar a sua política vai ser julgado pelo povo guineense nas próximas eleições presidenciais.

” Se o presidente não mudar podem acreditar que o povo vai o julgar ” Disse

Na conferência de imprensa, Conté lamenta ainda a atual situação política e sócio económica do país destacando os 360f como preço base de comercialização de castanha de caju junto ao produtor, greves ininterruptas que tem acontecido no setor laboral, considerando que a dministração pública guineense está completamente ” vandalizado ” tendo denunciado que o rácio dos funcionários públicos saiu de 13 mil para 27 mil “

A pegadinha do dinheiro chinês em Áfrika e no mundo!

🌍(Agricultura em África) Alguns principais alimentos / frutas e os seus principais países produtores.

Fonte: Tribo Banto Áfrika

🌍(Agricultura em África) Alguns principais alimentos / frutas e os seus principais países produtores.

🇹🇿 A Tanzânia é a maior produtora de feijões na África

🇲🇼 Malawi é o maior produtor de ervilhas na África

🇿🇦 África do Sul é o maior produtor de óleo de girassol na África

🇪🇹 A Etiópia é a maior produtora de trigo na África

🇿🇦 África do Sul é o maior produtor de uvas na África

🇳🇬 A Nigéria é a maior produtora de Cenouras na África

🇬🇼Guiné Bissau  é o maior produtor de cajú em África

🇦🇴 Angola é o maior produtor de bananas em África

🇳🇬 A Nigéria é o maior produtor de milho em África

🇪🇬 O Egito é o maior produtor de batata rena em África

🇸🇩 O Sudão é o maior produtor de leite em África

🇳🇬 A Nigéria é a maior produtora de mangas de África

🇪🇹 A Etiópia é a maior produtora de mel de África

🇿🇦 África do Sul é o maior produtor de cana-de-açúcar de África

🇿🇦 África do Sul é o maior produtor de laranjas de África

🇰🇪 Quénia é o maior produtor de abacates de África

🇹🇿 A Tanzânia é o maior produtor de alho de África

🇳🇬 A Nigéria é a maior produtora de inhames na África

🇳🇬 A Nigéria é o maior produtor de arroz na África 

 🇨🇮Costa do Marfim é o maior produtora de cacau de Áfrika. 

🇳🇬 A Nigéria é a maior produtora de mandioca de Áfrika. 

🇰🇪Kenya  é o maior produtor de café de África 

Aumente caso tenhas mais países mais produtores de Áfrika. 


Made in Áfrika Costa do Marfim✊🏾

Eh Pascoa, Vasco demonstrou que finalmente eh possivel fazer um programa sem insultos com Racin Ly

Vasco e Inocencio sao pagos para denegrir personalidades publicas nas redes sociais?

Rússia mantém restrições à rede social Twitter até 15 de maio

Por sicnoticias.pt  05.04.2021 

As restrições do Roscomnadzor, a entidade reguladora russa, são uma resposta à manutenção de conteúdos proibidos no país e que a empresa Twitter se recusa a retirar.

A Rússia prolongou hoje até 15 de maio a redução de velocidade aplicada ao Twitter, informou o regulador russo das comunicações que já chegou a ameaçar bloquear a rede social norte-americana.

No passado dia 10 de março, o Roscomnadzor reduziu a velocidade de ligação da aplicação Twitter para 100% dos telemóveis e para 50% dos aparelhos fixos.

A redução da velocidade do serviço afeta o envio de fotografias e vídeos, mas não as mensagens de texto.

A medida foi adotada porque a rede social mantinha 3.168 entradas com informações proibidas na Rússia, entre as quais 2.569 incitações ao suicídio de menores de idades, 450 com pornografia infantil e 149 sobre o consumo de drogas.

As autoridades russas emitiram 28 mil requerimentos oficiais para que os conteúdos fossem retirados.

Uma semana depois do ultimato, o regulador russo chegou a avisar que ia bloquear o serviço da rede social Twitter, caso a empresa norte-americana não retirasse os conteúdos proibidos pela legislação da Rússia.

No dia 2 de abril, um tribunal de Moscovo impôs três multas à rede social Twitter de 8,9 milhões de rublos (116 mil dólares) por não eliminar conteúdos proibidos pela lei.

No comunicado emitido hoje, o Roscomnadzor indicou que, além das medidas aplicadas contra a empresa norte-americana, retirou 2.100 entradas que faziam parte das 3.168 cuja eliminação é exigida desde 2017.

"O Twitter aumentou a velocidade de eliminação de informação proibida. Das 650 novas entradas com conteúdos ilegais foram eliminadas cerca de 580", assinalou o regulador.

O Roscomnadzor constatou, pela primeira vez, uma mudança no sistema de moderação usado pelo Twitter em território russo pelo que não vai bloquear totalmente o serviço da rede social, mas vai manter a redução da velocidade do serviço até ao dia 15 de maio.

"Com a medida (redução da velocidade) concede-se à companhia Twitter tempo adicional para retirar da rede social todos os conteúdos para ajustar a atividade à legislação da Federação Russa", sublinha o mesmo documento.

Ato de Encerramento da Primeira Academia de Formação política e ideológica Dr Koumba


Ato de Encerramento da Primeira Academia de Formação política e ideológica Dr Koumba yala que vinha decorrer desde 27 de março à 03 de abril  no Hotel Uaque em arredores de Mansôa.

MULHERES POUSAM NUAS EM VARANDA NO DUBAI E ACABAM DETIDAS

Por tvi24.iol.pt

Grupo foi detido após um conjunto de imagens terem sido divulgadas nas redes sociais

Um grupo de mulheres foi preso pelas autoridades dos Emirados Árabes Unidos após terem pousado nuas numa varanda.

As autoridades agiram na sequência de uma publicação no Twitter que mostra o grupo a despir-se num apartamento perto da marina do Dubai.

Os Emirados têm regras concretas e restritivas sobre o que é que os seus habitantes e turistas podem publicar online. Material dito “obsceno” e que promova a pornografia ou o jogo pode resultar em penas pecuniárias ou de prisão efetiva.

Numa nota, a polícia dos Emirados sublinha que uma investigação criminal foi iniciada contra as detidas.

A Polícia do Dubai alerta contra comportamentos inaceitáveis, que não refletem os valores e a ética da sociedade dos Emirados”, sustenta a polícia.


Nas imagens, o grupo de mulheres pode ser visto numa varanda, num ato que se assemelha a uma manobra publicitária.

As penas para atos que envolvam “nudez” pode chegar até seis meses de prisão, com multas que atingem valores de mais de mil euros.

Em fevereiro, uma britânica foi detida no Dubai após enviar um palavrão via WhatsApp para a sua colega de quarto que, em retorno, denunciou o comportamento.

Díli. Número de mortos cresce para 27, mais de sete mil desalojados


As cheias que assolaram Timor-Leste no fim de semana causaram pelo menos 27 mortos em todo o país e mais de sete mil desalojados em Díli, informou hoje o Governo.

O anterior balanço apontava para 21 mortos.

"Até agora os dados de vítimas mortais em todo o país é de 27. Além destas pessoas que perderam a vida, há ainda oito casos de pessoas cuja situação não é ainda conhecida", disse o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fidelis Magalhães.

"Em Díli confirma-se até ao momento um total de 13 mortos e mais de sete mil desalojados, que estão de momento abrigados em 12 espaços localizados em vários pontos da cidade", disse.

Fidelis Magalhães falava aos jornalistas depois de uma reunião liderada pelo primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, da Comissão Interministerial para a Proteção Civil e Desastres Naturais, para coordenação da resposta ao impacto das inundações.

A Secretaria de Estado da Proteção Civil irá funcionar como centro operacional de recolha de apoio humanitário e o vice-primeiro-ministro e o ministro das Obras Públicas apelaram também ao contributo de entidades do setor privado que possuam máquinas para apoiar nas ações de limpeza.

"As autoridades durante o dia de ontem mobilizaram esforços para providenciar abrigo e apoio alimentar aos desalojados e iniciaram as intervenções nas infraestruturas com o objetivo de restabelecer a mobilidade viária e o fornecimento de energia elétrica com segurança e garantir a reparação de sistemas de abastecimento de água danificados, e, efetuar os trabalhos urgentes de limpeza de drenagens, normalização e desassoreamento de ribeiras", explica uma nota do executivo.

O governante explicou que entre as várias medidas acordadas hoje, a comissão deliberou permitir a abertura das lojas de material de construção -- fechadas com base nas regras de confinamento obrigatório -- para que as famílias afetadas pelas cheias possam recuperar as suas casas.

Durante a reunião, o primeiro-ministro agradeceu o contributo que tem sido dado pelos envolvidos na resposta às inundações, incluindo as organizações religiosas, parceiros de desenvolvimento, organizações da sociedade civil e cidadãos em geral.

Por outro lado, orientou os membros da Comissão Interministerial para a Proteção Civil e Desastres Naturais "para que impulsionem as medidas de apoio às populações afetadas e as ações de limpeza e de levantamento dos danos nas infraestruturas com vista a rápida normalização da mobilidade viária e dos sistemas de abastecimento de energia elétrica, água e saneamento".

ASP // JMC

Lusa/Fim

GUINÉ-BISSAU - PGR guineense admite tentativas de "influência política" no MP

© Lusa

Por LUSA  05/04/21

O procurador-geral da República da Guiné-Bissau, Fernando Gomes, admitiu, em entrevista à agência Lusa, tentativas de "influência política" no trabalho do Ministério Público e recusou fazer "perseguições políticas" na aplicação da lei.

"Existe essa tentativa. Aliás, em que instituição do Estado não existe essa tentativa? Em todas, incluindo, infelizmente também, no Ministério Público. Há essa tentativa. Nós aqui temos obrigação de resistir a essa tentativa de influência política", afirmou Fernando Gomes, quando questionado pela Lusa sobre essas tentativas.

Para Fernando Gomes, o Ministério Público é que deve "recusar" e "rejeitar" essa tentativa, que disse ser proveniente de "todos os lados".

"Não é só do poder político, mas também da oposição. De todos os lados", disse.

Questionado sobre as acusações de que tem sido de alvo de apenas mexer em determinados processos e de fazer perseguições políticas, nomeadamente a dirigentes do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Fernando Gomes disse que as pessoas "tentam complicar as coisas".

A maioria dos partidos políticos guineenses tem condenado a atuação do Ministério Público em relação a processos que envolvem jornalistas, órgãos de comunicação social e ativistas políticos. As organizações da sociedade civil chegaram mesmo a pedir a demissão do Procurador-Geral da República.

O PAIGC, maior partido político do país, atualmente na oposição, também já pediu a demissão de Fernando Gomes a quem tem acusado de "perseguição política", nomeadamente contra os antigos primeiros-ministros Aristides Gomes e Domingos Simões Pereira, também presidente do partido.

Aristides Gomes esteve um ano refugiado na sede da ONU, em Bissau, acabando por abandonar o país em fevereiro, acusado pelo Ministério Público no âmbito de dois processos, que os advogados do antigo primeiro-ministro consideram ser uma perseguição política.

Em relação a Domingos Simões Pereira, que esteve cerca de um ano ausente do país, ao qual regressou em março, o procurador-geral chegou a pedir à Interpol a emissão de um mandado de captura internacional, que foi recusado.

Questionado sobre se há uma guerra entre o procurador-geral da República e o PAIGC, Fernando Gomes, que deixou de ser militante do partido, disse que não.

"Eu, neste momento, não estou a exercer funções políticas, eu sou Procurador-Geral da República, sou um homem de Estado, e não posso estar a fazer política. Não tenho nada contra o PAIGC", disse.

"Agora, se um cidadão supostamente cometeu um crime, independentemente do partido, ele tem de responder perante a Justiça, mas quantos processos estão aqui de outros cidadãos que pertencem a outros partidos políticos, também tenho problemas contra esses partidos políticos? Não", afirmou Fernando Gomes.

Para o procurador-geral da República, há uma "espécie de tentativa de ludibriar a opinião pública".

"Não estamos, nem estou, nem posso estar a perseguir ninguém e muito menos um partido político. Agora que ninguém tente proteger-se com a capa de qualquer partido. A nossa lei não tem cor política e investigamos os cidadãos e não a cor política da pessoa A ou da pessoa B", disse.

Ainda em relação às críticas que lhe têm sido feitas, Fernando Gomes disse que não pode "estar em guerra de palavras com partidos políticos".

Apesar disso, teceu considerações ao líder do PAIGC reagindo a uma entrevista que aquele deu recentemente a um órgão de comunicação social guineense, na qual disse que lhe deu segurança quando regressou a Bissau em 2014 e que lhe recusou a atribuição de um posto.

"Ele disse que após o meu regresso pôs polícias na minha casa para me protegerem durante 15 dias. Não é verdade, os meus vizinhos e o próprio ministro do Interior podem testemunhar dessa facilidade. As pessoas que me conhecem sabem que eu não sou pessoa de pedir cargos. Eu dou graças a Deus pelo que sou neste país", afirmou Fernando Gomes.