segunda-feira, 15 de março de 2021

Concurso publico para reabilitados das vias urbanas no centro da cidade.

 Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo  15.03.21

O Ministério das Obras Públicas Habitação e Urbanismo organizou uma visita tecnica com as quatro (4) empresas que compraram o caderno de encargo, com o objetivo de constatar o estado da degradação das vias e a delimitação das zonas de intervenção.

No dia 27 de Fevereiro de 2021 o MOPHU lançou concurso para reabilitação das vias urbanas de bissau, concretamente na zona central da cidade. Quatro empresas compraram o caderno de encargo. O prazo limite para abertura das propostas é o dia 24 de Março de 2021. Em princípio o arranque das obras está programada para acontecer ainda neste ano.

Es e um dus motivo ku pui nka pudi apoia paigc...Sebastião Lopes


GRIPE DAS AVES - Casos de gripe aviária obrigam Níger a abater mais de 180 mil aves

© Reuters

Notícias ao Minuto   15/03/21 

Mais de 180 mil aves de capoeira foram destruídas no Níger, onde foram comunicados casos de gripe aviária desde fevereiro, com as autoridades a suspeitarem de contágio da vizinha Nigéria, anunciou hoje uma fonte veterinária.

"Já temos quatro surtos em Niamey, onde detetámos dois tipos (do vírus) de gripe das aves, incluindo o H5N1, que é o mais altamente patogénico", disse a diretora regional de gado em Niamey, Halima Adamou Harouna, citada pela agência France-Presse.

Desde 17 de fevereiro foram notificados quatro surtos em Niamey, confirmou a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

"No caso do H5N1, é preciso que tudo seja destruído rapidamente e 181.350 aves já foram destruídas", revelou Halima Adamou Harouna, referindo que há a suspeita de que o vírus tenha sido importado da Nigéria que registou casos durante quase um ano.

Para evitar uma propagação em grande escala, as autoridades nigerianas estão a considerar "proibir a importação e exportação de produtos avícolas" da Nigéria, que partilha 1.500 quilómetros de fronteiras com o Níger, prosseguiu.

A capital Niamey é normalmente abastecida com produtos avícolas de granjas nigerianas gigantes.

"Tentámos bloquear estas trocas de produtos avícolas com a Nigéria, mas eles (comerciantes) conseguem encontrar uma passagem", lamentou.

"Esta nova crise que caiu sobre nós é um segundo caso extremamente grave de desastre", disse Guy Van Kesteren, diretor da quinta AviNiger, a maior de Niamey e uma das mais severamente afetadas pela doença.

Em agosto de 2020, cerca de 32.000 galinhas poedeiras morreram na mesma exploração devido a graves cheias na capital.

"Se não houver ajuda substancial do Estado, penso que teremos de reduzir o pessoal ou parar as operações", disse Van Kesteren.

Em 2006, o Níger foi o segundo país da África Ocidental, depois da Nigéria, onde o vírus H5N1 foi descoberto, em Zinder e Maradi (duas regiões limítrofes da Nigéria), causando a morte de milhões de aves de capoeira.

Niamey proibiu então a importação de produtos avícolas da Nigéria durante dois anos. Mas o Governo concedeu indemnizações aos avicultores nas zonas afetadas através de um "plano de emergência" de 13 mil milhões de francos CFA (quase 20 milhões de euros).

Okonjo-Iweala Meets Buhari, Says WTO Won’t Harm Nigeria’s Economic Diversification

By Native Reporters

The Director-General of the World Trade Organization (WTO), Dr Ngozi Okonjo-Iweala, has allayed fears that embracing the free trade policy of the world body would harm Nigeria’s economic diversification drive.

Fielding questions after a meeting with President Muhammadu Buhari at the presidential villa, Abuja on Monday, she affirmed that special and differential treatment could be applied to prevent vulnerable countries from collapsing under completion.

The former Nigerian Minister of Finance and Coordinating Minister for the Economy also said duties could be applied on imports to prevent the country from being a dumping ground.

According to her, there is a unique opportunity for the country to improve its standing in trade and add value to its products especially agriculture.

While noting that Nigeria’s shea butter was denied access to the United States and European markets because of poor quality, she said the country could “trade more, export more and add value to its products.”


Read Also:

Biafra Is A Joke, Lai Muhammed Replies Asari Dokubo

The Federal Government has dismissed the purported formation of another version of the Biafra agitation by an ex-militant leader, Mujahid Asari Dokubo, describing the move as a “theatre of the absurd by a joker seeking attention’’.

Alhaji Lia Muhammed said, “I am sure you have heard of the theatre of the absurd, that is the best way I can describe it.
“If Asari Dokubo wants to form and run a fathom government, I think he is free to do so.
“This administration will not be distracted because we still have a lot to do.
“We are not ready to give any attention or time to a joker like Dokubo who is just looking for attention.
“We will just take it as one of these entertainment things.
“The beauty about Nigeria is that it is never a dull country, you must have one thing or the other to entertain you,’’ he said.

O paigc de hoje alucinadamente sonha igual astronautas!!


Por Mutaro Uldada Cisse 

O paigc de hoje alucinadamente sonha igual astronautas!!

Homenagear alguém que no qual vocês expulsaram do seu partido, o Homem que foi secretário nacional e comandante de Guerra, primeiro ministro num partido onde o mesmo sacrificou jovem, e que hoje vocês se orgulham de ser Guineenses e do paigc.

O PAIGC sob a liderança genosida do monstro (DSP) abandonaram o Homem e lhe chamaram de todos os tipos de nomes: como atraidor, terrorista, analfabeto sem ter mínima noção.

Onde está a coerência para lhe homenagear hoje Domingos Simões Pereira ??

A questão é, PAIGC cegamente apoiaram um puto sem juízo para expulsar os Combatentes.

 Um puto sem carácter, um puto arrogante que Autoproclama de santo enquanto que não.

Nas suas loucuras sonha ser o detentor da sabedoria " afirma ter conhecimento " enquanto nada está dentro da sua mente.

Um puto que levou o PAIGC para o fundo do poço onde que vão morrer na oposição durante 100 anos.

Este dito puto insultou menosprezou às figuras nacionais apropriou do partido que nem o seu Pai lutou para o fazer ter alicerce.

Um puto que pulou na janela para o congresso de Cacheu dito puto português.

Pior político do século XXI...

Um político que fala uma coisa de manhã a tarde é outra.

 Um puto que criou grupos para insultar excelência ex presidente da República Dr Jose Mario vaz, Adja Satu Camara, Manuel Saturnino, N'barim, Tome Sanfa Cisse, Braima Camara, Abel Gomes, Botchofila Na Fafe, Suares Sambu, Marciano Silva Barbeiro, Sambu Iafa, Tomas Gomes Barbosa, Saozinha Evora, Nhima Sisse, Izabel Buscardines e de mais outros dirigentes do paigc.

Nessa terra o paigc nunca sairá da oposição perpétua. 

Afirma: Mutaro Uldada Cisse: vulgo Mutas Da Guine.

Bissau 15/03/2021

Obituário/PAIGC homenageia Manuel Saturnino da Costa

Bissau, 15 Mar  21 (ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) homenageou hoje o combatente da liberdade da pátria e antigo militante daquela formação política, Manuel Saturnino da Costa falecido no passado dia 09 do corrente mês vitima de doença prolongada.

Falando na ocasião, o Presidente do PAIGC Domingos Simões Pereira  disse que se trata de um privilégio doloroso, que bate à porta de todos, frisando que cada vez que são chamados a despedir de mais um entequerido dão conta  de quão pobres ficam.

“Hoje toca a vez de um grande homem, de um camarada, do militante militar, combatente da liberdade da pátria, companheiro e seguidor indefetível de Amílcar Lopes Cabral”, descreveu.

O Líder do PAIGC adiantou que, Manuel Saturnino da Costa dedicou parte substancial da sua vida à aprendizagem da ideologia da libertação, à militância no seu partido, o único partido que alguma vez conheceu e ao qual jurou adesão e através do qual colocou toda a sua competência, capacidade e energia ao serviço do seu povo.

De acordo com o Domingos Simões Pereira, durante esse percurso, o jovem Manuel Saturnino viu-se exposto à situações várias de enorme sofrimento e sacrifício, que tê-lo-ão obrigado a acelerar a sua maturidade e crescimento, tendo destacado nestas referências a sua participação no corpo de segurança que acompanha o líder Amílcar Cabral nas matas de Quetáfine, para o histórico e memorável Congresso de Cassacá, entre outras.

“Um homem com tal percurso de vida, feita de desafios e de importantes contrariedades não podia fazer unanimidade e certamente não faltarão memórias e testemunhos menos abonatórios em relação ao nosso camarada comandante”, disse.

Prosseguiu todavia, que mesmo dentre o seu mais terrível adversário e detrator, nenhum sincero observador deixará de assumir e sublinhar que Manuel Saturnino Costa  foi um homem bom com um coração mole , um sentimentalista mesmo quando tenta passar uma imagem e sentido de dureza.

Para o líder do PAIGC, momentos de fraqueza fazem parte do percurso do combatente e, hoje, o sentimento único é da perda que todos sentem, dos veteranos  às mulheres, dos jovens aos pioneiros do partido, todos choram a partida do Manuel  quem rougam, mas também concedem o perdão, por tudo o que tiver ficado por dizer, por esclarecer e por enquadrar.

“Que vá em paz e se apresente perante o criador ,testemunhando a sua limpeza espiritual e direito que tem a salvação”, desejou Domingos Simões Pereira.

Declarou que, para aqueles que o sobrevivem, aos filhos, aos irmãos, às companheiras, aos amigos e aos camaradas, a mensagem do partido é única e singular.

“Quando homens da estatura e grandeza de Manuel Saturnino da Costa se deitam, termina o tempo dos sentimentos, das contrariedades e dos julgamentos O tempo é de homenagem e reconhecimento, à grandeza e dignidade deste grande homem que partilhou connosco a mesma época e a mesma história", vincou DSP como também é conhecido.

Em nome da família, Maria da Costa pediu desculpas à todos que por uma razão ou outra o malogrado fez mal, acrescentando que,  com certeza, o seu irmão fez o mesmo antes de deixar o mundo dos vivos, tendo afirmado que tendo em conta o que o PAIGC fez na vida de Manuel Saturnino e a sua família jamais podia virar as costas à esse partido.

A homenagem que devia ser feita com o corpo presente do malogrado na sede do PAIGC acabou por ter lugar sem restos mortais de Saturnino Costa.

Informações não confirmadas apresentam duas versões sobre o que terá estado na origem dessa ausência do corpo na sede dos libertadores: uma fonte refere ter sido uma decisão do Protocolo de Estado que preparou a cerimónia de honras de estado, alegadamente para evitar disputas entre o PAIGC e o Madem-G-15, partido de dissidentes do PAIGC ao qual o malogrado se vinculou nos últimos tempos da sua vida.

Outra fonte refere que foram os familiares que não  permitiram que o corpo do falecido fosse levado à sede do PAIGC, apesar de ser onde  o malogrado fez todo o seu percurso politico.

Os restos mortais de Manuel Saturnino da Costa, combatente da liberdade da Pátria que desempenhou várias funções ministeriais inclusive a de primeiro-ministro foram esta segunda-feira a enterrar no Cemitério Municipal de Bissau, após honras de Estado no Ministério da Justiça.

ANG/MSC/ÂC//S

Rover da NASA começou oficialmente a busca por vida em Marte


Dominar o espaço e descobrir tudo que ele guarda, ainda é um dos maiores desejos do homem. Isso faz que nos arrisquemos em nome do conhecimento. Afinal, quem não gostaria de viajar pela imensidão do universo?! As pessoas são fascinadas com o quarto planeta do Sistema Solar, desde que o descobriram.

Marte, depois do nosso, é o mais popular, e isso por vários motivos. Algumas pessoas alimentam a teoria de que há vida no enorme planeta vermelha. Outras dizem que os extraterrestres que vemos em tantas histórias partiram de lá. Já os cientistas o veem com outros olhos e estudam a possibilidade de habitá-lo. Marte foi sempre uma grande fonte de mistérios.

Com o passar dos anos, as pesquisas foram ficando mais intensas e os robôs enviados para lá nos dão informações e imagens cheias de detalhes. Assim, as descobertas a respeito do Planeta Vermelho não param.

Tanto que a NASA enviou, recentemente, uma missão a marte. Essa foi sua maior missão já lançada em direção ao Planeta Vermelho. O rover Perseverance já fez seu pouso bem sucedido no planeta e enviou para a Terra imagens e até um vídeo de seu pouso.


Agora, o conjunto de instrumentos a bordo do rover chamado SuperCam coletou suas primeiras amostras na busca por vidas passadas em Marte. A volta dele para a Terra irá acontecer daqui alguns anos. E esse solo recuperado “dará aos cientistas o Santo Graal da exploração planetária”, disse Jean-Yves le Gall, presidente do Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES), que construiu principalmente o observatório móvel.

“Esses pedaços de Marte finalmente vão responder a esta questão fascinante e fundamental: já houve vida em outro lugar que não a Terra?”, disse.

Depois de sete meses no espaço, o rover da NASA pousou no solo marciano mês passado. Foi então que ele enviou imagens em preto e branco revelando os campos rochosos da cratera de Jezero, que fica ao norte do equador de Marte.

“O componente crítico desta missão astrobiológica é a SuperCam”, disse Thomas Zurbuchen, vice-chefe do Diretório de Missões Científicas da NASA.

Esse aparelho foi montado no mastro do rover. Ele tem o tamanho de uma caixa de sapatos e está cheio de espectrômetros, um laser e um dispositivo de gravação de áudio. Todos esses equipamentos servem para analisar a química, a mineralogia e a composição molecular da superfície de Marte.

Equipamentos

O laser do SuperCam pode atingir objetos menores do que a ponta de um lápis estando a uma distância de até sete metros. Além disso, ele permite a observação de pontos fora do alcance do braço robótico do rover.

“O laser é capaz de limpar remotamente a poeira da superfície, dando a todos os seus instrumentos uma visão clara dos alvos”, disse Roger Wiens, engenheiro do Laboratório Nacional de Los Alamos (LANL) e investigador principal da SuperCam.

Mesmo com essa exploração começando e o rover já tendo enviado coisas para a Terra, aconteceu um acidente com o Perseverance. De acordo com Scott Robinson do LANL, a missão teve um acidente grave antes do seu lançamento. E foi preciso mais de 500 engenheiros e cientistas trabalhando para contribuir com o projeto.

“A óptica da unidade do mastro foi destruída em um acidente estranho apenas quatro meses antes da entrega. A equipe lutou para reunir peças sobressalentes para reconstruir o telescópio do zero”, explicou Robinson.

Felizmente tudo deu certo e a missão está acontecendo. O Perseverance é o quinto rover a pousar em Marte. Todos os outros quatro também eram da NASA. A missão atual vai durar um pouco mais de dois anos. Contudo, o rover pode ficar operando por muito mais tempo que isso.

Visita de amizade e de trabalho à Cidade de Águeda-Portugal...Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

 Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau 

Durante a manhã o primeiro-ministro guineense assistiu a uma apresentação do tecido empresarial de Águeda e Aveiro e, da parte da tarde, visita empresas de Águeda e o parque empresarial do Casarão, além de vários equipamentos municipais e os bombeiros.

A visita terminará no parque da Boiça, em Valongo do Vouga, onde será efetuada a apresentação dos projetos de cariz ambiental do Município de Águeda.

Juntos somos mais fortes

GOVERNAR PARA TODOS 

#ChefiadogovernoGB2021 

Leia Também:

Visita de amizade e de trabalho à Cidade de Águeda-Portugal.

O Primeiro-ministro guineense visita neste momento a fábrica de mozaicos e pavimentos  Revigrés, acompanhado do Presidente da Câmara Municipal de Águeda Senhor Jorge Almeida.

A visita terminará no parque da Boiça, em Valongo do Vouga, onde será efetuada a apresentação dos projetos de cariz ambiental do Município de Águeda.




Juntos somos mais fortes

                   GOVERNAR PARA TODOS 

#ChefiadogovernoGB2021 

#VisitaAguedaPortugal


Última homenagem ao Coronel Manuel Saturnino da Costa. As cerimónias fúnebres do Combatente da Liberdade da Pátria...Presidente da República da Guiné-Bissau








Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló