quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Novo estado de calamidade vai até Janeiro e tem grandes atenuente!

Abertura das discotecas, festas, tocha-chora, comícios político, entre outras coisas e sem contar com funcionamento dos bares e restaurantes 24/24 hrs. Tudo mediante medidas de protecção é claro


Fonte: Estamos a Trabalhar

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS ORDINÁRIO DE 28 DE OUTUBRO DE 2021

Reunido em Conselho de Ministros ordinário das quintas-feiras, o Coletivo Governamental, analisou e decidiu sobre vários assuntos da vida e interesse nacional.

Confira o resumo das deliberações do Governo em sede de Conselho de Ministros.👇👇



 Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Embaixador de Portugal: “A GUINÉ-BISSAU É O PAÍS DOS PALOP COM MAIS ESTUDANTES À PROCURA DO ENSINO PORTUGUÊS”

Odemocratagb.com

O Embaixador de Portugal residente em Bissau, José Caroço, afirmou que a Guiné-Bissau é o País Africano de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) com maior número de estudantes que procuram os estabelecimentos do ensino superior em Portugal.

“Quando temos essa situação de estudantes que pretendem estudar em Portugal, de forma individual, há sempre algum caso de alguém que gostaria de ver o seu visto ser emitido o mais rapidamente possível, porque o ano letivo já começou ou por outra questão qualquer”.

José Caroço fez essa observação esta quarta-feira, 27 de outubro de 2021, à saída da audiência com o Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, na qual disse ter trocado impressões com Cassamá  sobre as relações de parceria entre os Parlamentos dos dois países e analisar alguns projetos, no âmbito de cooperação bilateral.

O diplomata português fez referência à situação dos estudantes guineenses que não conseguiram viajar para Portugal para prosseguir os seus estudos, contudo, informou que a situação da Covid-19 trouxe muitos constrangimentos, nos anos anteriores, para a embaixada e continua a condicionar a ida dos estudantes guineenses para Portugal.

“Mas de modo geral o processo de emissão de vistos para os estudantes guineenses está melhor do que já esteve”, assegurou e acrescentou que neste ano a embaixada fez um esforço acrescido nos serviços consulares  da embaixada, através de balcões dedicados só para estudantes, de maneira que “os números de forma geral são positivos”.

José Caroço garantiu que todos os estudantes que cumprirem os requisitos exigidos, serão, mais cedo ou mais tarde, contemplados com vistos para ir estudar. 

O embaixador de Portugal revelou a existência de um volume assinalável de pedidos de vistos de estudos, lembrando que alguns processos que deram entrada naquele serviço consular nos anos anteriores não foram tratados, devido à pandemia da Covid-19.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A   

Dinossauro 'invade' sessão da ONU para dar uma lição sobre extinção

A video of a dinosaur urging the UN General Assembly to act immediately to avoid 'extinction' at the hands of climate change was released Wednesday by the UN Development Program. The CGI video is called 'Don't Choose Extinction.' (Oct. 27) @Associated Press

 Por NOTÍCIAS AO MINUTO 28/10/21

Líderes mundiais vão reunir-se naquela que será "a última grande oportunidade de retomar o controlo" do clima.

"Não podemos continuar a ignorar as alterações climáticas". É desta forma que a ONU lança, de forma original, um apelo para alertar para uma realidade cada vez mais presente, a poucos dias da Cimeira do Clima, em Glasgow, na Escócia.

As Nações Unidas recuaram milhões de anos no tempo e recuperaram uma figura que, apesar de ainda fazer sucesso nos dias de hoje, foi extinta ainda  antes de termos chegado a este mundo.

Esta é, contudo, a melhor escolha para veicular uma mensagem sobre extinção. Referimo-nos, claro está, a um dinossauro, que, num vídeo produzido pela organização, invade uma das suas sessões, deixa todos de boca aberta e envia um sério recado que não pode deixar ninguém indiferente.

"Extinguirem-se a vocês mesmos, em 70 milhões de anos, é a coisa mais ridícula que já ouvi. Pelo menos, nós tivemos um asteroide. Qual é a vossa desculpa?", questiona o animal, no vídeo que pode ver acima.

Recorde-se que os líderes mundiais vão reunir-se entre 31 de outubro e 12 de novembro para negociações que podem constituir "a última grande oportunidade de retomar o controlo" do clima.

Carta Aberta ao Governo e a UNTG-CS


Parlamento português chumba Orçamento do Estado e abre a porta a eleições antecipadas

O primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pelo ministro de Estado e das Finanças, João Leão, depois do Parlamento ter rejeitado a proposta de Orçamento do Estado para 2022 , na Assembleia da República, em Lisboa, Portugal. LUSA - MÁRIO CRUZ

Texto por: RFI   27/10/2021

O Orçamento do Estado para 2022 foi chumbado pela maioria dos deputados da Assembleia da República portuguesa, deixando agora ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, um cenário de governação por duodécimos ou eleições antecipadas em Janeiro.

A chamada "geringonça", coligação parlamentar à esquerda, que permitia ao Partido Socialista governar o país desde 2015 terminou hoje, com o chumbo do Orçamento do Estado para 2022 a ser viabilizado pelo Bloco de Esquerda e pelo Partido Comunista.

A votação decorreu ao final da tarde na Assembleia da República, com o primeiro-ministro, António Costa, a lamentar a falta de apoio da esquerda e a avisar que a direita pode ter uma oportunidade de voltar ao poder.

"Fiz tudo, tudo o que estava ao meu alcance para viabilizar o OE sem aceitar o que em boa consciência o que o país pudesse suportar. O Governo cumpriu a sua parte. Agora, tudo depende da Assembleia da República", disse o primeiro-ministro, antes do chumbo.

Logo a seguir, António Costa assegurou aos portugueses que o Governo saiu da votação "de consciência tranquila e cabeça erguida”, garantindo que vai assegurar o executivo até haver solução para o impasse criado com o chumbo.

Cabe agora ao Presidente da República português, que reúne esta noite com o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, em Belém, encontrar uma solução. 

Marcelo Rebelo de Sousa pode dissolver o Parlamento, ouvindo antes todos os líderes dos grupos parlamentares, podendo agendar as eleições já para Janeiro. Caso isso não aconteça, o Governo pode manter-se em funções com orçamentos mensais, chamados duodécimos, podendo apresentar uma nova proposta global daqui a algum tempo.

Acordo vai permitir distribuir medicamento para a Covid nos países pobres

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  27/10/21 

O laboratório norte-americano Merck anunciou hoje um acordo que vai permitir a distribuição em países pobres de versões genéricas do seu medicamento para tratar adultos infetados com o vírus que provoca a Covid-19.

O acordo de licenciamento voluntário foi assinado entre a Merck e o Medicines Patent Pool (MPP) e destina-se a facilitar o acesso global a preços acessíveis ao molnupiravir, o antiviral oral experimental contra covid-19 desenvolvido pela farmacêutica.

Ainda sujeito à aprovação regulatória, este entendimento ajudará a ampliar o acesso ao molnupiravir em 105 países de baixo e médio rendimento.

As autoridades reguladoras de medicamentos nos Estados Unidos e na União Europeia já avançaram com a avaliação desse medicamento, que atua através da diminuição da capacidade de replicação do vírus.

O MPP, com sede em Genebra, é uma organização internacional apoiada pelas Nações Unidas que trabalha para facilitar o desenvolvimento e o acesso a medicamentos em países de baixo e médio rendimento, através de uma abordagem inovadora para a concessão de licenças voluntárias e `pooling´ de patentes.

Como parte do acordo, a Merck licencia o MPP, que pode sublicenciar fabricantes de medicamentos genéricos.

O acordo significa também que os fabricantes do medicamento não receberão os direitos de vendas enquanto a covid-19 permanecer classificada como uma emergência de saúde pública de interesse internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na semana passada, o comité de emergência da OMS reconfirmou o estatuto de alerta máximo da pandemia.

"Os resultados provisórios para o molnupiravir são convincentes e vemos este candidato à terapia oral como uma ferramenta potencialmente importante para ajudar a resolver a atual crise de saúde", adiantou Charles Gore, diretor executivo do MPP.

Os preços do molnupiravir ainda não foram determinados, mas a sua simplicidade e a competição entre os fabricantes de genéricos devem garantir valores acessíveis nos 105 países mais pobres, segundo Herve Verhoosel, porta-voz da Unitaid, uma organização internacional de compras de medicamentos para países pobres.

A organização não-governamental Médicos sem Fronteiras já lamentou que o acordo não fosse mais além, alegando que "exclui quase metade da população mundial e países com renda moderada" como Brasil e China.

A covid-19 provocou pelo menos 4.960.994 mortes em todo o mundo, entre mais de 244,46 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.144 pessoas e foram contabilizados 1.087.245 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.


Cambridge devolve à Nigéria galo de bronze roubado no século XIX

Cambridge devolve à Nigéria galo de bronze roubado no século XIX A Universidade de Cambridge entregou hoje às autoridades nigerianas um galo de bronze roubado no século XIX, peça que pertence aos "bronzes de Benim", uma coleção que contém peças comemorativas dos palácios do reino no atual território nigeriano. © Getty Images

POR LUSA

A Universidade de Cambridge entregou hoje às autoridades nigerianas um galo de bronze roubado no século XIX, peça que pertence aos "bronzes de Benim", uma coleção que contém peças comemorativas dos palácios do reino no atual território nigeriano. 

O Jesus College da Universidade de Cambridge é a primeira instituição do Reino Unido a devolver um dos artefactos desta coleção. 

O colégio tinha anunciado em 2019 que iria devolver a estátua Okukor, retirada do Tribunal de Benim pelas forças coloniais britânicas em 1897 e dada à instituição em 1905.

A universidade retirou o galo em bronze da vista pública em 2016, após protestos estudantis que afirmavam que a estátua representava a época colonial.

O colégio criou um grupo de trabalho para estudar o assunto e concluiu que a estátua "pertence ao atual Oba [rei de Benim] no tribunal" do país. 

O rei de Benim, Omo N'Oba N'Edo Uku Akpolokpolo, da dinastia Ewuare II, disse estar "de facto muito satisfeito" e elogiou a instituição por ter assumido este papel de liderança na devolução dos artefactos.

"Esperamos verdadeiramente que outros acelerem a devolução das nossas obras de arte, que em muitos casos são de importância religiosa para nós", concluiu o monarca de Benim.

Milhares de artefactos foram saqueados depois de as tropas britânicas terem ocupado a cidade de Benim em 1897.

Centenas de peças desta coleção acabaram no Museu Britânico em Londres, e outras centenas foram vendidas a outras colecções, tais como o Museu Etnológico em Berlim. A Alemanha disse que devolveria os artigos na sua posse.

Tem surgido um esforço, nas antigas potências coloniais, para a devolução da arte africana roubada durante o período colonial. 

O Museu Britânico declarou esta segunda-feira que está a trabalhar numa colaboração com a Nigéria para a construção de um novo museu no país da África Ocidental, o que permitirá "reunir obras de arte do Benim".

O Museu Britânico está também, há décadas, em disputa com o Governo grego devido a ter em sua posse os Mármores de Elgin (também conhecidos como Mármores do Partenon, uma grande coleção de esculturas em mármore levadas da Grécia para a Grã-Bretanha em 1806). 

Entretanto, também a França vai entregar no próximo mês 26 artefactos da era colonial ao Governo do Benim - algumas das cerca de 90.000 obras de arte africanas em museus franceses.

As estátuas antropomórficas de madeira, tronos reais e altares sagrados da coleção conhecida como "Abomey Treasures" foram pilhadas pelo exército francês há 129 anos, e estão atualmente em exposição em Paris.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, visita hoje a exposição com as autoridades beninenses. Macron apelou a mais devoluções deste tipo. 

Estas são controversas na Europa, onde muitos museus detêm obras adquiridas durante a época colonial. Até agora, a França só entregou um item - uma espada entregue ao Museu do Exército no Senegal.

Cambridge devolve à Nigéria galo de bronze roubado no século XIX A Universidade de Cambridge entregou hoje às autoridades nigerianas um galo de bronze roubado no século XIX, peça que pertence aos "bronzes de Benim", uma coleção que contém peças comemorativas dos palácios do reino no atual território nigeriano. © Getty Images👇

JOGO GUINÉ CONACRI/ GUINÉ BISSAU: Eliminatória Copa de Mundo Qatar 2021

O jogo da Guiné-Conacri / Guiné-Bissau, contando para a 5 jornada das eliminatórias da Copa de Mundo 2021, será jogado na sexta feira, 12 de novembro, no Estádio General Lansana Conté (Conacri), as 16h00 GMT.

O encontro será dirigido por um quarteto arbitral egípcio. Nota da FIFA

Fonte:  Rádio Jovem Bissau

A ilha de Bubaque é palco da cerimónia de inauguração do bote Djuntu, adquirido no quadro da Ação Ianda Guiné!

#AconteceAgora | Assinatura de acordo de parceria

A ilha de Bubaque é palco da cerimónia de inauguração do bote Djuntu, adquirido no quadro da Ação Ianda Guiné! Djuntu, e da assinatura de um acordo de parceria. Víctor Puerta, coordenador da Ação Ianda Guiné! Djuntu, e José Nacutum, Diretor Regional de Saúde, rubricaram o dito acordo.

A iniciativa visa facilitar o processo da evacuação de doentes e salvar vidas na área sanitária de Bubaque e estabelecer um acordo de parceria entre o Instituto Marquês de Valle Flôr, através da Ação Ianda Guiné! Djuntu, e a Direção Regional de Saúde de Bolama/Bijagós. 

ℹ️ Ianda Guiné! é um programa da 🇪🇺 União Europeia na Guiné-Bissau . A Ação Ianda Guiné! Djuntu é implementada pelo IMVF.


 Ianda Guiné