12 de outubro de 2017

SINDICATO DOS MAGISTRADOS DIZ QUE GOVERNO VIOLA REGRA CANCELA SALÁRIOS


“Os procedimentos da administração ensinam que havendo irregularidades, os visados são chamados ou convidados a corrigi-las num prazo determinado, findo o qual, quem não regularizar a sua situação incorrerá numa sanção,” mas não foi o casso notou hoje a classe num comunicado a que Notabanca teve acesso. 

Ler o comunicado:


Notabanca; 12.10.2017

GOVERNO DESBLOQUEA 240 MILHÕES DE FRANCOS CFA PARA REVISÃO E SENSIBILIZAÇÃO DA CARTOGRAFIA


Governo guineense desbloqueou mais de duzentos e quarenta milhões francos Cfa ao GTAPE para a revisão e sensibilização da cartografia ao nível nacional.

Revelou hoje em Bissau, em conferência de imprensa ministro de Administração Territorial.

Sola Klin Na Bitchita afirmou que para breve irá deslocar as regiões, uma equipa de sensibilização para identificar os obstáculos durante o processo eleitor.

Para Cristiano Na Bitan, director-geral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), anunciou que, o primeiro ato de sensibilização irá afectar somente as autoridades das sedes regionais, para depois ser alargado aos setores.

Notabanca; 12.10.1017

GOVERNO ABRE NOVO ANO LETIVO SINDICATOS APELAM BOICOTE DO INICIO DE AULAS

O ministro da Educação Nacional e do Ensino Superior disse hoje em Bissau que é uma obrigação de todos, a melhoria das condições de trabalho dos professores guineenses, como elementos preponderantes na comunidade e agente ativa no desenvolvimento social. 

Sandji Fati discursava no acto do fecho do ano lectivo 2016/17 e a abertura do novo ano lectivo 2017/18, cujo o lema é “Juntos para um Sistema Educativo Estável”, disse que o acto é de muita importância, não só pelo Governo,
mas para todos os envolvidos no processo, nomeadamente os pais e encarregados de educação, os parceiros, sindicatos e os próprios professores.

“Essa cerimónia vai servir de reflexão sobre o que se fez no ano transacto e perspectivar o que vai iniciar ou seja, fazer um modelo que seja capaz e eficiente para termos um ensino de qualidade “,disse.

O governante reconheceu o papel do professor como elemento preponderante na comunidade e agente activa no desenvolvimento social, salientando que as melhorias das condições dos docentes guineenses impõem-se, acrescentando que a melhoria de condições dos docentes não é um favor por parte do executivo mas sim uma obrigação.

O ministro da Educação Nacional e do Ensino Superior disse que o atual Governo não tem atualmente nenhuma divida para com os professores.

“Pelo contrário, o nosso Governo está a pagar as dívidas atrasadas herdadas e no momento está-se a discutir a avaliação dos Estatutos da Carreira Docente nas regiões”, explicou, lembrando que o sistema de ensino enfrenta um conjunto de problemas ou seja o Estado forma os professores e esses docentes são postos no sistema e quanto efetivam simplesmente mudam para outros ministérios, o que não pode continuar.

Sandji Fati questionou o porquê de não dar ao professor o salário igual aos funcionários de outros ministérios para os assegurar no regime, fazendo o que mais gostam que é dar aulas, e possibilitar a estabilização do sistema  educativo guineense.

“Essa reflexão cabe à nós todos sem excepção. Mas só será possível encontramos soluções se o sistema estiver estável. Se isso acontecer nos países como Ghana e Nigéria nós também temos de encontrar soluções para estabilizar e dar um salário que faça com que o professor se mantenha a leccionar “,disse.

Por seu turno, o representante da Associação dos Pais e Encarregados de Educação, Duarte Nuno Dabó pede ao governo para que, através do Ministério da Educação tenha  um acordo duradouro e sólido com os professores que garanta o cumprimento a 100 por cento do cumprimento dos dias lectivos, estabelecido pelo calendário escolar.

Para Fernando Mendes, em representação dos dois sindicatos do sector educativo, nomeadamente o SINAPROF e o SINDEPROF, o encerramento e abertura do ano lectivo são momentos de exercício da cidadania ativa e responsavelmente nobre, por isso devia ser de reflexão e de análises profundas sobre as prestações nacionais no sector do ensino.

“E os sindicatos enquanto parceiros do governo na implementação do sistema educativa estável, manterão vigilantes em defesa de seus interesses, a nobre causa da luta para o bem da estabilização não só do sistema do ensino, mas de toda a sociedade em geral, porque uma sociedade livre e desenvolvida é aquela que é culta cientificamente”, referiu.

Os sindicatos apelam boicote do início de aulas nas escolas públicas.


De acordo com ANG, na cerimónia também foi lançada a Campanha 6-6 que incentiva a entrada das crianças na escola com seis anos e lá ficar até pelos menos concluir o sexto ano da escolaridade, e contou com as presenças dos técnicos do Ministério da Educação, parceiros casos da UNICEF, Plan Internacional entre outros.

Notabanca; 12.10.2017

Antivírus Kaspersky acusado de ter pirateado computadores em todo o mundo

As autoridades russas usaram o programa informático antivírus da empresa Kaspersky para piratear computadores em todo o mundo e obter informação secreta dos EUA, escreve hoje o The Wall Street Journal (WSJ).


Segundo fontes oficiais não identificadas conhecedoras do assunto, o programa tinha uma modificação que permitia procurar documentos com a legenda 'top secret' e que poderiam conter informação confidencial do executivo norte-americano.

Segundo o jornal, as suas fontes de informação acreditam que essa modificação no programa só poderia ter sido feita com o conhecimento da empresa, Kaspersky Lab, sedeada em Moscovo, o que os leva a pensar que o programa se transformou em uma "ferramenta" de espionagem para o governo russo.

Na semana passada, o Wall Street Journal informou que em 2015 piratas informáticos russos usaram 'software' da Kaspersky para aceder ao computador pessoal de um contratado da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em Inglês), que tinha retirado material do seu computador oficial.

Mas, ainda segundo a publicação, o uso deste antivírus tem sido utilizado de forma extensa e generalizada em todo o mundo.

"Não há nenhuma maneira de a Kaspersky ignorar o que o programa faz", afirmou um ex-funcionário norte-americano que, em 22015, conheceu a forma de utilização deste programa para procurar segredos dos EUA.

O WSJ adiantou que se desconhece quantos computadores ou funcionários públicos possam ter sido visados por este tipo de ação e que tipo de informação possa ter sido pirateada.

Ainda segundo o jornal, Israel alertou os EUA para estas eventuais manobras depois de os seus serviços de informação terem penetrado nas redes da Kaspersky em 2014.

Em junho, todas as agências e serviços federais foram proibidas de usar programas da Kaspersky.

NAOM

De viagem a Conacry, Sissoko resolvendo os problemas da NACAO.





Dokainternacionaldenunciante

Aviso de BLOG-guineendade.blogspot.sn para grupo dos ‘15’ deputados dissidentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) !!!


AVISO: DJINTIS DI PAIGC DICIDI DÉ. KIM KU MISTI PIRDI SI VIDA PAI BAI SEDE DE PAIGC RONKA MARKRADESSA

Grupo di 15 sé fiança pa é para papia som é bai sede de PAIGC. Ma I bom antes de bai pai dispidi sé famílias I é cumpra caixão é conta na cal cimiterio  ki é misti pa é enterrado nel. Quer dizer bô ta tira djintis na governação bo pui país pirdi 1.500.000. 000 milhões de USD $ bô intindi inda kuma bo mas pudi ronka markradessa. Bô tempassenssa ka bô maina dé. 

Celso Gomes

http://guineendade.blogspot.sn/2017/10/opiniao-super-bomba-aviso-djintis-di.html

CRIME - Funcionários do fisco angolano detidos por desvio de dinheiro de impostos

O Serviço de Investigação Criminal angolano deteve até ao momento cinco funcionários da Administração-Geral Tributária (AGT) por suspeitas de desvio de receitas da cobrança de impostos a empresas importadoras, foi hoje noticiado.


A investigação, segundo fonte daquela força policial citada pela imprensa estatal angolana, terá começado há cinco meses, após denúncia ao Ministério Público relatando o funcionamento de uma rede que negociaria a cobrança de impostos, reduzindo os valores a pagar pelas empresas e desviando outra parte.

Em causa estarão impostos devidos nomeadamente por empresas que importam bens de primeira necessidade para Angola, com a imprensa a relatar um alegado desvio, por esta rede, de 170 milhões de kwanzas (865 mil euros).

O Ministério das Finanças de Angola anunciou em comunicado a exoneração de Nikolas Neto, um dos administradores da AGT, acrescentando ter desencadeado diligências internas para impedir o desvio de verbas do Estado.

A decisão de exoneração, tomada pelo ministro das Finanças, Archer Mangueira, surge numa altura em que alguma comunicação social angolana relata a investigação judicial a Nikolas Neto, que tem os pelouros da Direção de Tributação Especial, Direção Técnica e o Gabinete de Comunicação Institucional, por alegado desvio de verbas da AGT.

A Lusa tentou confirmar junto da Procuradoria-Geral da República de Angola a existência desta investigação e eventuais detenções no âmbito do mesmo processo, mas sem sucesso até ao momento.

Embora sem apontar diretamente os motivos da exoneração de Nikolas Neto, o comunicado sobre o "ajustamento do conselho de administração" da AGT refere que, em coordenação com as autoridades de investigação, aquela instituição "tem vindo a desencadear diligências internas para a proteção dos direitos dos contribuintes, impedir o descaminho de tributos devidos ao Estado e moralizar a instituição".

A AGT mantém a "plenitude das suas competências legais e estatutárias" e assegura a normalidade de todos os procedimentos, refere igualmente.

O conselho de administração da AGT é presidido por Sílvio Burity e conta ainda com os administradores Conceição Matos, José Dungo e Hermenegildo Gaspar.

A 26 de setembro, no discurso de tomada de posse, o novo Presidente angolano, João Lourenço, prometeu que o combate ao crime económico e à corrupção será uma "importante frente de luta" e a "ter seriamente em conta" no mandato de cinco anos que agora inicia.

"A corrupção e a impunidade têm um impacto negativo direto na capacidade do Estado e dos seus agentes executarem qualquer programa de governação. Exorto por isso todo o nosso povo a trabalhar em conjunto para estripar esse mal que ameaça seriamente os alicerces da nossa sociedade", afirmou João Lourenço, gerando uma forte ovação popular.

NAOM

CULTURA GUINEENSE «É UM DOS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS A MAIOR PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES», ALERTA ANTIGA MINISTRA


A cultura da Guiné-Bissau, a pouca solidariedade entre mulheres e a educação são dos principais obstáculos a maior participação das mulheres nas esferas de tomada de decisão, disse Filomena Tipote, da Voz di Padi. 

Filomena Tipote falava no âmbito de uma conferência que decorreu em Bissau para analisar os obstáculos à participação das mulheres nas esferas de decisão.

Segundo a antiga ministra da Defesa, os reais obstáculos a um maior envolvimento da mulher na tomada de decisões passam pela cultura do país, nomeadamente através da problemática da pressão social.

«É onde entra tudo que está relacionado com a cultura. Por exemplo, nós temos a esquerda e a direita, a esquerda é o lugar da mulher, e a direita é o lugar do homem, e toda a vida social é definida nos ritos de iniciação», disse.

«Portanto», continuou, «mesmo que a mulher seja ministra ou Presidente está sujeita à esquerda e à direita. E este é o nó do problema. Temos de falar com aquelas pessoas que definem a vida social, o papel da mulher».

Outro aspeto que condiciona as mulheres é a religião, que, segundo Filomena Tipote, define que tudo depende do marido e, por essa razão, as mulheres preferem promover os maridos, garantindo assim o seu bem-estar.

«Não é a imposição de quotas que vai resolver os problemas de dotes de casamento, do papel cultural da mulher. É preciso admitir que a paridade é limitativa porque só vai beneficiar algumas mulheres em Bissau e não as mulheres na sua totalidade», defendeu ainda.

Para a antiga ministra, a barreira pode ser ultrapassada se houver uma aposta na educação e se trabalhar com as pessoas que impõem as regras sociais nos diferentes grupos étnicos.

O encontro foi realizado na sequência de uma consulta a mais de 600 pessoas em Bissau e nas regiões do país no âmbito do projeto ‘Caminhar para um Novo Equilíbrio na Guiné-Bissau: Criar espaços para uma verdadeira participação das mulheres na gestão pacífica dos conflitos e governação’.

Abola.pt

Estados Unidos abandonam a Unesco

Unesco lamenta saída americana

Departamento de Estado exige reformas e critica postura anti-israel

O Departamento de Estado americano anunciou nesta quinta-feira, 12, a sua decisão de se retirar da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Unesco.

Os Estados Unidos, no entanto, permanecem como membro até o final do ano e, depois, como observador.

"Não foi uma decisão fácil e reflecte as preocupações dos Estados Unidos com pagamentos em atraso na Unesco, a necessidade de reformas fundamentais na organização e a continuidade da tendência anti-Israel na Unesco", lê-se no comunicado.

Desde 2011, os Estados Unidos reduziram substancialmente as suas contribuições em dinheiro à Unesco em protesto contra a decisão de permitir a entrada da Autoridade Palestina na organização.

O financiamento americano equivalia a pouco mais de 20 por cento do orçamento da Unesco, a primeira agência da ONU em que os palestinos foram aceites como membros de pleno direito.

Unesco lamenta

A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, disse lamentar profundamente a decisão dos Estados Unidos de se retirar da entidade, após ter recebido a notificação oficial do secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson.

Bokova acrescentou que a decisão marca uma perda para o multilateralismo e para a "família das Nações Unidas".

Saída de Israel

No ano passado, Israel anunciou a suspensão da sua cooperação com a Unesco, um dia depois de uma votação criticada pelos israelenses sobre um local sagrado de Jerusalém.

Do ponto de vista israelense, a decisão seria uma negação do vínculo milenar entre os judeus e a cidade.

VOA

Ensino público - O ministro da Educação Nacional e do Ensino Superior disse que o actual Governo não tem actualmente nenhuma divida para com os professores

Bissau, 12 Out. 17 (ANG) – O ministro da Educação Nacional e do Ensino Superior disse hoje que é uma obrigação de todos , a melhoria das condições de trabalho dos professores guineenses, como elementos preponderantes na comunidade e agente activa no desenvolvimento social.

Sandji Fati
Sandji Fati discursava no acto do fecho do ano lectivo 2016/17 e a abertura do novo ano lectivo 2017/18, cujo o lema é “Juntos para um Sistema educativo Estável”, disse que o acto é de muita importância, não só pelo Governo, mas para todos os envolvidos no processo, nomeadamente os pais e encarregados de educação, os parceiros, sindicatos e os próprios professores.

“Essa cerimónia vai servir de reflexão sobre o que se fez no ano transacto e perspectivar o que vai iniciar ou seja, fazer um modelo que seja capaz e eficiente para termos um ensino de qualidade “,disse.

O governante reconheceu o papel do professor como elemento preponderante na comunidade e agente activa no desenvolvimento social, salientando que as melhorias das condições dos docentes guineenses impõem-se, acrescentando que a melhoria de condições dos docentes não é um favor por parte do executivo mas sim uma obrigação.

O ministro da Educação Nacional e do Ensino Superior disse que o actual Governo   não tem actualmente nenhuma divida para com os professores.

“Pelo contrário, o nosso Governo está a pagar as dívidas atrasadas herdadas e no momento está-se a discutir a avaliação dos Estatutos da Carreira Docente nas regiões”, explicou, lembrando que o sistema de ensino enfrenta um conjunto de problemas ou seja o Estado forma os professores e esses docentes são postos no sistema e quanto efectivam simplesmente mudam para outros ministérios, o que não pode continuar.

Sandji Fati questionou o porquê de não dar ao professor o salário igual aos funcionários de outros ministérios para os assegurar no regime, fazendo o que mais gostam que é dar aulas, e possibilitar a estabilização do sistema  educativo guineense.

“Essa reflexão cabe à nós todos sem excepção . Mas  só será possível encontramos soluções se o sistema estiver estável. Se isso acontecer nos países como Ghana e Nigéria nós também temos de encontrar soluções para estabilizar e dar um salário que faça com que o professor se mantenha a leccionar “,disse.

Por seu turno, o representante da Associação dos Pais e Encarregados de Educação, Duarte Nuno Dabó pede ao governo para que, através do Ministério da Educação tenha  um acordo duradouro e sólido com os professores que garanta o cumprimento a 100 por cento do cumprimento dos dias lectivos, estabelecido pelo calendário escolar.

Para Fernando Mendes, em representação dos dois sindicatos do sector educativo, nomeadamente o Sinaprof e e Sindeprof, o encerramento e abertura do ano lectivo são momentos de exercício da cidadania activa e responsavelmente nobre, por isso devia ser de reflexão e de análises profundas sobre as prestações nacionais no sector do ensino.

“ E os sindicatos enquanto parceiros do governo na implementação do sistema educativa estável, manterão vigilantes em defesa de seus interesses, a nobre causa da luta para o bem da estabilização não só do sistema do ensino, mas de toda a sociedade em geral, porque uma sociedade livre e desenvolvida é aquela que é culta cientificamente”, referiu.

Na cerimónia também foi lançada a Campanha 6-6 que incentiva a entrada das crianças na escola com seis anos e lá ficar até pelos menos concluir o sexto ano da escolaridade ,e contou com as presenças dos técnicos do Ministério da Educação, parceiros casos da UNICEF , Plan Internacional entre outros.

ANG/MSC/ÂC/SG

Guiné-Bissau: CEMGFA Biague NanTam pede a José Mário Vaz para sair


O CEMGFA Biague NanTam pediu ao Presidente da República José Mário Vaz para abandonar o seu posto à frente dos militares da Guiné-Bissau. O pedido de Biague, feito antes da recente viagem de José Mário Vaz a Portugal, não terá sido alvo de decisão final por parte da Presidência. Ao que a e-Global apurou, o pedido não …Ler mais

Anúncio de vaga: Manager de Sistemas de Informação

A posição de Manager de Sistemas de Informação (Manager Information Systems) está afetada ao Departamento de Informática da MTN Bissau.

Habilitações Literárias e Experiência


  • Licenciatura em Sistemas de Informação, um MBA seria uma vantagem
  • Pelo menos 2 anos de experiência na posição de supervior
  • Um mínimo 8 anos de experiência profissional

Descrição de Tarefas:

As principais responsabilidades são as seguintes:

– Identificar, implementar e sustentar uma infra-estrutura de Sistemas de Informação padrão, através de melhoria contínua e inserção de novas tecnologias, sempre que necessário para suportar o crescimento do negócio estratégico na MTN Bissau.

– Responsabilidade total no funcionamento de Sistemas de Informação para atividades  operacionais do dia-a-dia.

– Substituir o Diretor Técnico, sempre que possível, na capacidade de interino

Conhecimentos

– Excelente conhecimento técnico e sua aplicabilidade no negócio
– Compreensão profunda do negócio no seu todo
– Facilitação na Gestão de Mudanças
– Estar ciente e compreender as tendências internacionais e desenvolvimentos na indústria de Sistema de Informação
– Gestão de contratos de fornecedores
– Capacidade de dirigir pessoal técnico e administrativo de vários departamentos
– Compreensão profissional avançada do ambiente de tecnologia de informação em empresas de telecomunicações.
– Habilidade na preparação de orçamento e gestão fiscal
– Capacidade de promover um ambiente de trabalho cooperativo
– Competência na organização de recursos e no estabelecimento de prioridades
– Capacidade em desenvolver pedidos e avaliar propostas em referência à tecnologia de serviços de informação de ponta
– Conhecimento aprofundado dos sistemas IN.

– Bom nível de Portugês e Inglês;

Competências

– Altamente operacional
– Boas qualidades de liderança
– Competências em formação de equipas de trabalho
– Forte capacidade em planear e organizar
– Capacidade de gerir incerteza e mudança
– Habilidades de negociação
– Plano organizacional e perspectiva de desenvolvimento;

As candidaturas devem ser acompanhadas com o Curriculum Vitae e carta de motivação. Todas as candidaturas devem ser dirigidas ao Departamento dos Recursos Humanos ou pelo endereço electônico hr.GW@mtn.com. A data limite para apresentação das candidaturas é o dia 18 de Outubro de 2017.

Apenas os candidatos pré-selecionados serão contactados para a entrevista.

Odemocratagb

A companhia de infantaria militar Senegalês integrante a missão de ECOMIB, procedeu ontem em Gabú a destruição de munições militares que estavam sob a responsabilidade do UNIOGBIS


O acto teve lugar em NHAMPA SARE situado a 12km de Gabú e foi testemunhado por delegados do UNIOGBIS, da ECOMIB e oficiais do comando das operações do Estado Maior General das Forcas Armadas da Guiné-Bissau e do comandante do batalhão militar de Gabú.

Foram destruidas por detonação 12 caixas de munições de calibre 7, 62 mm, num total de 19 mil cartuchos.

Veja algumas fotos do evento.


 







ONU na Guiné-Bissau 

Embaixador russo contra ingerência externa nos assuntos internos da Guiné-Bissau


O Embaixador da Rússia na Guiné-Bissau, Alexander Egorov manifestou-se contra a interferência do exterior nos assuntos internos da Guiné-Bissau, mas reconhece que a situação em que se encontra o país é “bastante complicada”. “Os acordos de Bissau e de Conacri devem ser cumpridos. Mas, como sabem, é um assunto interno da Guiné-Bissau. Entendo que não …Ler mais

Você conhece a robô Sophia?


Pela primeira vez, ela participou de uma reunião no Conselho Econômico e Social, ECOSOC, na sede da ONU, em Nova Iorque, para debater "O futuro de tudo - o desenvolvimento sustentável numa era de rápida mudança tecnológica".

Um momento que chamou bastante atenção no evento foi quando a subsecretária-geral das Nações Unidas, Amina Mohammed, realizou uma sessão de perguntas e respostas com Sophia.

A inteligência artificial, IA, tem o potencial de acelerar o progresso do desenvolvimento global mas, ao mesmo tempo, representa uma variedade de desafios complexos que envolvem questões éticas, de direitos humanos e riscos de segurança.

Veja algumas fotos do evento.



United Nations 

Coreia do Norte ameaça Estados Unidos com "chuva de fogo"

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, advertiu que a vontade de Pyongyang é "fazer chover fogo" sobre os Estados Unidos em resposta à retórica bélica do Presidente norte-americano, Donald Trump.


O ministro norte-coreano fez o comentário ao receber uma delegação da agência de notícias russa Tass, que visitou Pyongyang, informaram hoje os 'media' oficiais.

"É a firme vontade de todo o pessoal militar e do povo da República Popular Democrática da Coreia [RPDC, nome oficial do país] fazer chover fogo sobre os Estados Unidos, que falou em destruir totalmente a RPDC", disse Ri Yong-ho, num comunicado citado pela agência estatal KCNA.

Ri também afirmou que o programa nuclear norte-coreano é o "precioso fruto da sangrenta luta do povo coreano pela defesa do destino e da soberania do país face à prolongada ameaça nuclear dos imperialistas norte-americanos, e uma valiosa espada justiceira".

Na sua primeira intervenção perante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, em setembro, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a única solução será "destruir totalmente" a Coreia do Norte caso o regime de Kim Jong-un continue a ameaçar os Estados Unidos e os seus aliados.

Ri Yong Ho, que também participou na 72.ª Assembleia-Geral da ONU, já tinha reagido, dias depois, afirmando que Trump declarara guerra à Coreia do Norte com as suas palavras.

Já na sua própria intervenção, o chefe da diplomacia norte-coreana disse aos líderes mundiais que os insultos do Presidente norte-americano a Kim Jong-un -- como foi o caso da expressão "homem foguete" ['rocket man', em inglês] -- tornam um ataque contra os Estados Unidos uma situação inevitável.

A visita da comitiva de jornalistas russos à Coreia do Norte tem lugar pouco depois da de um grupo de deputados russos ao hermético país asiático.

Um deles explicou, após a visita, que as autoridades da Coreia do Norte garantiram estar a preparar o próximo lançamento para testar um novo míssil balístico intercontinental (ICBM) com capacidade para alcançar a costa oeste dos Estados Unidos.

Especialistas especulam que Pyongyang podem efetuar o lançamento de modo a coincidir com o congresso do Partido Comunista da China, que arranca na próxima quarta-feira, dia 18, ou com a visita de Donald Trump à região, prevista para ter lugar entre 02 e 14 de novembro.

POR LUSA

Anúncio: Recrutamento de um(a) Assistente Nacional para Operações

No quadro do projeto GCP/GBS/034/EC – “Apoio aos produtores para melhoramento da produtividade e da qualidade da produção de caju em Guiné-Bissau” a FAO lança um concurso para o recrutamento de um(a) Assistente nacional para operações, segundo as especificações abaixo descriminadas:

Qualificações e experiências

  • Nacionalidade guineense;
  • Titular de um diploma em administraçao, finanças e gestão ou equivalente;
  • Um mínimo de cinco (5) anos de experiência profissional em gestão e operacionalização de projectos;
  • Bons conhecimentos do mundo rural são uma vantagem;
  • Capacidade de trabalhar em equipa;
  • Bom conhecimento do francês e do português;
  • Disponibilidade imediata.

Duração

Três meses com possibilidades de renovação.

Local de afectação

Bissau, com deslocações frequentes nas zonas do projecto.

Date limite de candidatura

Os candidatos deverão endereçar uma carta de motivação com o seu CV e PHF (à levantar na FAO) actualizados, de preferência em francês, à Representação da FAO, num envelope fechado o mais tardar até às 12 horas do dia 20 de Outubro de 2017, com a seguinte menção:

GCP/GBS/034/EC – Concurso para o Recrutamento de um(a) Assistente Nacional para Operações

Os termos de referência encontram-se fixados na Representação da FAO, Avenida Francisco Mendes, ao lado do Restaurante Papa Louca. 

Bissau, 10 de Outubro de 2017

Odemocratagb