terça-feira, 13 de abril de 2021

Breaking News - Amazing Drone Show - Most UAVs Airborne Simultaneously

With 3,281 UAVs airborne, this spectacular drone display in the skies of Shanghai by Genesis Motor Sales just set a new record

By Guinness World Records  

"Há grandes chances do seu ponto de vista não ser o único possível!"

Carl Sagan
Fonte: Moacir Firemann 

Inacep - Presidente do sindicato de base pede substituição do diretor-geral “para salvar a empresa”

Bissau, 13 Abr 21 (ANG) – O Presidente do Sindicato de Base da Imprensa Nacional Empresa Pública(INACEP) pediu hoje ao governo para substituir o diretor-geral da empresa, Bamba Banjai, o mais rápido possível, “para salvar a empresa”.

Walter Mendonça que falava em conferência de imprensa disse que os funcionários testaram de todas as formas  a direção-geral, para o ajudar a cumprir os seus deveres, mas que o esforço  foi sem sucesso.

“Infelizmente,  Bamba Banjai não está a corresponder com as expectativas desta indústria   gráfica”, afirmou.

Mendonça sustenta que  que a INACEP atualmente não paga água nem luz elétrica, apesar de estarem todas as máquinas que possui a trabalhar  diariamente 8 horas de tempo  e  a produzir o que diz ser “boas receitas”, além de horas extras, e que mesmo  assim está com salários em atraso.

“O mais grave que está a acontecer neste momento é que já esgotou o stock de toda a matéria-prima, comprada há pouco tempo, e  o diretor-geral tem a ousadia de afirmar que a receita diária varia  entre três e seis mil francos cfa” disse.

Mendonça acrescentou que, a titulo de exemplo, no posto de venda da empresa só a caderneta de aluguer de casa, custa 1.500 francos cada uma, tendo questionado de quantas cadernetas são vendidas por dia.

Aquele líder sindical acusou ainda a direção-geral da Inacep de  desvio das receitas internas, razão pela qual, diz, “os cofres da gráfica estão vazios.

 O Presidente do Sindicato de base da INACEP pediu que seja feita uma auditoria na empresa para apurar o volume do dinheiro desviado.  

Disse  que, se a direção-geral na Inacep quer que o sindicato lhe ajude a cobrar  a alegada dívida contraída pelo Ministério das Finanças, no valor de 16 milhões de francos CFA deve apresentar documentos comprovativos. “Infelizmente os documentos não existem", disse.

Segundo Walter Mendonça, a atual direção da INACEP  tem uma dívida de salários em atraso de seis meses além dos 93 meses herdadas de 2000 à  2020.

ANG/JD/ÂC//SG

Pescas - ”Obras de construção das futuras instalações do CIPA e Fiscap estão em evolução”, diz o ministro Malam Sambú


Bissau, 13 Abr 21(ANG) – O ministro das Pescas afirmou esta terça-feira que constatou com agrado, a evolução das obras de construção das futuras instalações do Centro de Investigação Pesqueira (CIPA) e do Centro de Fiscalização das Actividades Pesqueiras (Fiscap).

O governante falava à imprensa no final da visita  às referidas obras e do Laboratório Nacional de Pesca, na companhia da Embaixadora da União Europeia no país, Sónia Neto.

“Convidamos a Embaixadora da União Europeia para fazermos uma visita conjunta as referidas infraestruturas porque foram financiadas, em parte, pela organização comunitária europeia e estivemos juntos, no ano passado, na cerimónia do lançamento da primeira pedra”, explicou.

Malam Sambú sublinhou que as obras estão a evoluir consideravelmente e que uma parte já se encontra em fase de finalização, acrescentando que havia  necessidade de convidar a Embaixadora da União Europeia para constatar os trabalhos”, disse.

O ministro das Pescas salientou que procederam, nas instalações do Fiscap, a entrega simbólica dos materiais de fiscalização marítima doados pela União Europeia e a Comissão Sub Regional de Pescas, no âmbito de fiscalização conjunta.

O titular da pasta das Pescas afirmou que igualmente visitou o Laboratório Nacional de Pesca, por ser uma instituição muito importante em termos de mudança das prioridades da política do país no sector.

Declarou que o executivo pretende que os produtos pesqueiros e não só, passem a ser acreditados no mercado europeu, acrescentando que, por isso há  necessidade de Sónia Neto constatar o funcionamento do referido Laboratório, que na sua opinião dispõe de equipamentos de ponta.

“Penso que  com esta visita, a Embaixadora da União Europeia já tem uma visão ampla na perspetiva de trabalhar para que os produtos da Guiné-Bissau passem a ser acreditados no mercado europeu num futuro próximo”, disse.

Por sua vez, a Embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau disse que a visita às obras de construção das futuras instalações do CIPA e Fiscap lhe deixa orgulhosa.

Sônia Neto afirmou que, de facto, as relações entre a União Europeia e a Guiné-Bissau no domínio das Pescas são excelentes, informando que, por isso, injetaram uma verba, no valor de quatro milhões de euros para a construção das referidas infraestruturas.

“É de facto um legado muito importante, não só para o desenvolvimento económico e social da Guiné-Bissau como para a melhoria do bem estar das populações, em termos de criação de melhores empregos entre outros”, enalteceu a Embaixadora da União Europeia.

ANG/ÂC//SG

O Coordenador do Movmento para Alternância Democrática MADEM G-15 acompanhado com Secretário Nacional em Exercício, Tomás Gomes Barbosa, Secretário para Implantação das Estruturas, Mário Martins, Chefe do Gabinete, Henry Mane e o seu Acessor de imprensa Yuri Gomes, visitaram hoje de manhã por volta das 10h00, ao Sr: Don Lampara Cá a Autoridade Máxima da Igreja Católica de Bissau.

 Mutaro Uldada Cisse 


No sta cumbidadu, pa djuntamon, cabeça ku sintidu cussa d nó terra !!!

Fonte: Umaru Idriss Balde Ubas

REMODELAÇÃO NA GOVERNO JÁ!

Por Belmiro P. - O blogue

I sta na hora di muda alguns peças né governo imediatamente.

1 ano di governação (desgovernação) passa dja, faburiss ku compromissos di campanha tudo pagado dja, I DJUSTA.

Momento i di tarbadju ku seriedade, di kunsa apresenta resultados.

I um escândalo, um vergonha garandi ké k certos membros dé governo na fassi né “desgovernação”.

Nha partido Madem-G15, Movimento para Alternância Democrática, si bô ka pui curpu rissu desde já pa fassi é remodelação, próximas eleições nô na tene problemas sérios!

Tudo kim k demonstra falta di capacidade pa desempenha função ki pudu nel, nim si contra i entra lá apenas a 5 dias, pa tiral di lá pa pui utru imediatamente, k fadi gora 1 ano di diskarna!

Tempo ka tem pa pirdi, quadros formados tem mangadel na Guiné-Bissau.

PR - Hoje começa o Ramadão, aos irmãos e fiéis muçulmanos Guineenses que iniciam o mês de Jejum inspirado na fé, que Allah receba os sacrifícios que representam os valores da união, perdão e fraternidade

Um bom Ramadão a todos os muçulmanos!

Imagem: Google

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

JRS| Nota à imprensa 👇

 Partido da renovação social - PRS

Presidente da República da Guiné-Bissau - Audiência com a Coordenadora da Unidade de Género da Comissão Nacional de Eleições, Sra. Felisberta Moura Vaz, para apresentação da Política Nacional de Género que está a ser desenvolvida pela CNE.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló