terça-feira, 25 de junho de 2013

Jovem preso em Luanda por ter cartão de protesto

                                                              João Ambrósio

Um jovem foi detido na Sexta-feira passada por possuir um cartão criado para identificar os jovens que protestam a governação angolana.

Tudo aconteceu quando João Ambrósio de 20 anos de idade pediu ao seu amigo para plastificar uma folha de A4, onde continha dados como: cartão de identificação de cidadão em protesto permanente. Motivo de adesão: por uma angola mais justa. Ocupação: desempregado. Residência: Do Tio, província de Luanda assim como o seu respectivo nº do Bilhete de Identidade.

Segundo Pedro Sozinho irmão do jovem detido, até agora não foram informados sobre as razões que levaram à detenção do Jovem João Ambrósio.

“Questionei a polícia quando é que provavelmente ele devia sair, mas até agora não conseguiram nos dizer nem as causas da sua detenção,”disse.

A Voz da América sabe de fontes do Comando Geral da Polícia Nacional que João Ambrósio está a ser acusado de falsificação de documentos.

Pedro Sozinho disse no entanto que a detenção do seu irmão está relacionada a sua participação nas manifestações.

“Concluímos que o problema tem haver com a questão da manifestações já que é com a questão das manifestações, então como é este o caso a polícia que resolva” acrescentou.

Tentamos o contacto com o Porta-voz do Comando Geral, Aristófenes Santos o mesmo mostrou-se indisponível para qualquer esclarecimento.

VOA

Bissau-Kesnad Oil & Energy e Petroguin com acordo no Bloco 3 do offshore da Guiné-Bissau

A empresa costa-marfinense Kesnad Oil & Energy assinou, a 7 de Junho, com a Empresa Nacional de Prospeção e Exploração de Petróleo (PETROGUIN-EP), um acordo com o objetivo de avançar com a prospeção e exploração de hidrocarbonetos, no Bloco 3 do Offshore, dos menos profundos da Guiné-Bissau, revela a agência PNN.

A Petroguin-EP sublinha, em comunicado, que depois de cerca de um ano de negociações, a empresa pública culminou com este processo negocial de contrato de associação, em participação com a Kesnad Oil & Energy.


O projeto inclui o transporte de petróleo no e a partir do Bloco 3, com base nas licenças de pesquisa que serão conferidas às partes, pelo Governo da Guiné-Bissau.

Com a duração de cinco anos, as participações percentuais serão de 80%, para a Kesnad, e de 20% para a Petroguin-EP. No que diz respeito às despesas de pesquisa, a Guiné-Bissau (via Petroguin) tem zero de compromissos, recaindo sobre a Kesnad Oil & Energy a totalidade dos compromissos com custos operacionais e outros.


A PPN realça que se trata de mais uma etapa no discutido processo de prospeção e exploração de petróleo na Guiné-Bissau. OJE

Estado de saúde de Nelson Mandela é crítico

Nelson Mandela o primeiro presidente negro eleito na África do sul

O estado de saúde do primeiro Presidente negro da África do sul, Nelson Mandela, piorou nas últimas horas, o que levou as autoridades sul-africanas ao mais alto nível do estado a pedir a naçao e o mundo a rezarem por Madiba.

"O estado de saúde de Mandela tornou-se crítico", foi assim que o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, se dirigiu esta segunda feira, 24 de junho, aos jornalistas, depois de ter visitado ontem à noite, aquele que o povo sul-africano chama afectuosamente, Madiba, no hospital de Pretória, onde está hospitalizado desde o dia 8 de junho.

Desde a hospitalização de Nelson Mandela, foi a primeira vez que as autoridades sul-africanas descreveram o estado de saúde do grande líder e estadista mundial, como sendo "crítico".

De notar que Jacob Zuma foi ao hospital acompanhado do antigo líder sindicalista e vice-presidente do ANC, Cyril Ramaphosa, que se avistaram com os médicos e com Graça Machel, esposa  de Nelson Mandela.

O comunicado divulgado à imprensa sublinha que a equipa médica que acompanha Madiba está a fazer tudo para melhorar o seu estado de saúde.

Aos 94 anos, o ícone da luta contra o apartheid está internado há três semanas devido a uma infecção pulmonar.

Mariamo Hassamo, correspondente da RFI na África do Sul, relata neste programa que as visitas a Nelson Mandela são rigorosamente restritas e a segurança em torno do hospital é reforçada.

Segundo ela, as informações sobre o estado de saúde de Mandela são cuidadosamente controladas pela presidência sul-africana. Sem informações, o clima de preocupação toma conta do país e os sul-africanos se preparam para dizer adeus a um de seus grandes heróis.

RFI

FAO Mentiu - Vitorino Nhany


O secretário-geral da UNITA, Vitorino Nhany, acusou a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), de mentir sobre a situação de fome e pobreza em Angola.