quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

A Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa recebeu hoje os cumprimentos do Novo Ano dos Diplomatas e funcionários do Ministério.

 Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

A Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa recebeu hoje os cumprimentos do Novo Ano dos Diplomatas e funcionários do Ministério.

O ato serviu para agradecerem à Titular da pasta do Ministério dos Negócios Estrangeiros pelo excelente trabalho que tem feito em prol da diplomacia guineense em geral e do Ministério em particular. A recente promoção de novos Embaixadores,  a promoção nas diferentes categorias na Carreira Diplomática e o Concurso para efetivação dos estagiários com vários anos de serviço no Ministério, foram algumas realizações internas destacadas.

A Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades Suzi Barbosa foi agraciada no ato com dois panos de pente como gesto de reconhecimento.

Alguns dirigentes do PAIGC criticam liderança de Domingos Simoes Pereira e pedem mudança no partido...RTP Africa Reporter.

PR, Umaro Sissoco Embalo, afirma que não é possível trabalhar com o líder do PAIGC.

Mesmo que DSP ganhe as legislativas 2023, com 102 deputados não será primeiro ministro.


GUINÉ-BISSAU - PR VISITA O HOSPITAL NACIONAL SIMÃO MENDES

- INVESTIMENTOS NO HOSPITAL
- CASO DOS MÉDICOS SEM SÁLARIO
- CONGRESSO DE PRS E PAIGC

Companhias áreas suspendem voos para os EUA devido ao 5G

© iStock

Notícias ao Minuto  18/01/22 

Em causa está o início do serviços de 5G da Verizon e da AT&T, planeado para esta quinta-feira, dia 19.

Várias companhias aéreas - como a Emirates, as japonesas All Nippon Airways (ANA) e Japan Airlines e a indiana Air India, decidiram suspender alguns voos para os Estados Unidos da América (EUA). Em causa está o início do serviços de 5G da Verizon e da AT&T, planeado para esta quinta-feira, dia 19.

A decisão surge depois de, na semana passada, a Administração Federal para a Aviação (FAA, na sigla em inglês) ter publicado uma diretiva que dava conta que o motor, sistemas de travagem e instrumentos de navegação podem ser bloqueados pelas frequências 5G na transição para o modo de aterragem. Na diretiva, a FAA requeria que as tripulações estivesse “cientes destes riscos” e adotassem procedimentos específicos de segurança ao aterrar" em determinadas pistas.

Face à suspensão de voos, a AT&T anunciou que irá adiar a ativação do serviço “nos arredores de alguns aeroportos”. Também a Verizon tomou decisão semelhante e irá adiar a ativação de algumas torres perto dos aeroportos mais importantes do país.

Numa carta enviada ao secretário dos Transportes, Pete Buttigieg, ao diretor-executivo da FAA, ao presidente da Comissão Federal de Comunicações e ao diretor do Conselho Económico Nacional, ao qual a BBC teve acesso, dez das maiores companhias aéreas dos EUA alertaram que a ativação do serviço 5G causará “uma grande interferências” nos voos, que levará a uma “calamidade económica completamente evitável”.

"Uma intervenção imediata é necessária para evitar uma perturbação operacional significativa para passageiros de voos, transportadores, cadeia de bens essenciais e necessário material médico”, incluindo a distribuição de vacinas, frisaram.

Vale tudo na política?

Por Estamos a Trabalhar

Não estamos seguro e nem temos privacidade na nossa própria terra, aliás uma foto na zona exclusivo aos funcionários e agentes que trabalham na aeroporto foi postado numa página ligado a um partido e, isto se traduz a invasão à privacidade. Kal kurpu ku kata doensi?  

Alberto Nambeia, recém eleito presidente de PRS à volta para Portugal viu a sua imagem vilipendiada com intuito de ganhos político por parte de gente que pensam que na política vale tudo e por isso a cada dia estão a isolar-se dos restantes. Aliás, Nambeia mesmo doente nunca se resignou e se ausentou um ano fora deixando seu partido, como já fez o outro, mas mesmo sim a claque continua achar inédito ida a Lisboa de uma pessoa que nunca escondeu que está doente. Moderam


NAMBEIA DE VOLTA PARA A CAMA DO HOSPITAL @Carlos Santiago

O Presidente da República, chegou esta tarde a Banjul, Gâmbia para a Cerimónia de Investidura do Presidente Reeleito, Adama BARROW. À chegada o Chefe de Estado Guineense foi recebido pelo seu homólogo.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

O Presidente da República, General do Exército Umaro Sissoco Embaló efectuou uma visita ao Hospital Nacional Simão Mendes para constatar “in loco” as obras de reabilitação feitas na unidade hospitalar.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

PR Sissoco Embaló: “POR RAZÕES CONSTITUCIONAIS NÃO POSSO NOMEAR DOMINGOS SIMÕES PEREIRA PRIMEIRO-MINISTRO

 Odemocratagb.com

O Presidente da República Umaro Sissoco Embaló afirmou hoje, 18 de janeiro de 2022 que, por razões constitucionais não pode nomear Domingos Simões Pereira primeiro-ministro, mesmo se o Partido Africano para Independência de Guiné e Cabo-verde for vencedor das próximas legislativas com 102 deputados  

O Presidente falava aos jornalistas depois da visita a alguns serviços (serviços de urgência, laboratório, cozinha e cuidados intensivos) do Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM). Na visita , o chefe de Estado foi acompanhado pelo Ministro das Finanças, João AlageMamadu Fadia, pelo ministro da Saúde Pública, Dionísio Cumba e pelo secretário de Estado do Tesouro, Emílio Té.

O Presidente da República disse que não terá nenhuma  objeção em nomear figura indicada pelo Partido da Renovação Social(PRS), caso este vença as próximas eleições.

“No PAIGC depende de quem sair. Se for Domingos Simões Pereira, por razões constitucionais não posso nomeá-lo, nem primeiro-ministro nem  ministro. Porque ele disse que não ganhei as eleições presidenciais e por questão  de coerência, não penso que possamos coabitar. Eu na sua posição  nunca tentaria”, disse o Presidente da República.

Questionado sobre a vinda de 85 médicos especialistas estrangeiros (70 nigerianos e 15 senegaleses), Sissoco Embaló esclareceu  que estarão no país apenas  para ajudar na capacitação dos técnicos nacionais de saúde e não para substituí-los, tendo informado que todos os encargos serão  suportados pelos respetivos governos.

O chefe de Estado defendeu que  quem trabalha merece um salário e considerou como setores chaves  a educação e a saúde.

Questionado pelos jornalistas, nega que tenha assinado um acordo secreto, porque “o Presidente não pode assinar acordos secreto”.

“Quando um presidente assina um acordo, entrega os documentos ao governo, este remete-os à Assembleia Nacional Popular e depois ao Presidente da República para sua promulgação”, referiu e qualificou de má fé a interpretação que se fez do assunto. 

Relativamente à questão do avião, disse que cabe ao Ministério Público pronunciar-se sobre essa matéria.

Por sua vez, o ministro das Finanças enfatizou que o governo tem investido mais no setor de saúde, particularmente no hospital de referência, Simão Mendes, onde para sua manutenção foram investidos mais de setecentos milhões de francos CFA e 250 milhões de francos CFA  na compra da fábrica de produção de oxigénio, com capacidade para produzir 106 garrafas diariamente.

“As 106 garrafas vão reforçar as 12 que são produzidas na fábrica antiga instalada no mesmo hospital”, notou e disse que para assegurar as refeições diárias para os doentes internados no HNSM, o governo gasta mensalmente 38,5 milhões de CFA.

Interpelado pelos jornalistas à margem da visita,  o ministro da Saúde Pública Dionísio Cumba disse que a situação dos técnicos novos ingressos de saúde que reclamam salários de um ano está a ser tratada junto do ministério das finanças.

“Temos pedido paciência aos técnicos, porque houve dificuldades no seu recrutamento, não foram cumpridos os parâmetros normais, mas o governo está engajado para pagar todas as dívidas”, assegurou.

Por: Epifânia Mendonça

Foto: Cortesia da Presidência