sábado, 18 de setembro de 2021

A Visita! - O Comandante Supremo das Forças Armadas Guineense, General do Exército Umaro Sissoco Embaló igualmente o Presidente da República o Chefe do Estado, faz visita ao seu "Pai", Ex Chefe do Estado da República da Guiné-Bissau, Dr. José Mário Vaz, na sua aldeia Região de Cacheu Sector de Canchungo Zona de seção de Calequese;


Cacheu 18 de Setembro de 2021.

 Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

Veja Também:

Em demonstração de reconhecimento, respeito e sobretudo para manter informado o Ex-chefe de estado guineense, José Mário Vaz, de suas coordenadas, e a prevista deslocação, à Nova York, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, esteve em Calequisse, região de Cacheu.

TGB Televisão da Guiné-Bissau

Junta Militar da Guiné-Conacri não aceita libertar antigo Presidente Alpha Conde

Membros da Junta, em Conacri, 17 de Setembro, 2021
Com VOA

E manifestantes disseram que "a Cedeao não decide por nós”.

CONAKRY - A junta militar da Guiné-Conacri diz que não vai ceder às pressões dos líderes da África Ocidental para permitir que o Presidente deposto, Alpha Conde, deixe o país.

Dezenas de guineenses protestaram contra as sanções impostas ao seu país quando dois presidentes da África Ocidental chegaram para conversas com líderes golpistas na sexta-feira, 17 de setembro.

Num dos cartazes lia-se “a Cedeao não decide por nós”. Cedeao é Comunidade Económica de Estados da África occidental.

Mas não foi apenas fora do aeroporto na capital Conacri que o desafio estava à mostra.
A junta militar da Guiné, que assumiu o poder há duas semanas, disse que não se curvaria às demandas regionais e permitir que o presidente deposto, Alpha Conde, deixasse o país.

Na quinta-feira (16 de setembro), a Cedeao concordou em congelar os activos financeiros da junta e familiares dos seus membros, e impedi-los de viajar.

No dia seguinte, os presidentes Alassane Ouattara da Costa do Marfim e Nana Akufo-Addo de Gana chegaram à Guiné.

Eles pediam a libertação de Conde.

Mas na televisão estatal a junta disse: "O ex-presidente está e continua na Guiné. Não cederemos a nenhuma pressão."

Após conversas com o líder golpista, o coronel Mamady Doumbouya, Akufo-Addo disse que tiveram "encontros fraternos" e que estava confiante de que a Guiné e a CEDEAO encontrariam uma maneira de "caminhar juntos".

Alpha Condé - Qu'il continuera ces mélodies ici en Guinée, Sans aller nulle part ailleurs 🥰😂 @Enen Dalaba👇