terça-feira, 18 de junho de 2019

General De Povo, agradece ao seu eleitorado da região de Gabu, por lhe terem elegido deputado da Nação, doando este veículo para a juventude de Gabu!

Como forma do seu reconhecimento, promete ao seu eleitorado, ajudar no que puder para o desenvolvimento da sua região.

Esperando que este seu pequeno gesto, possa minimizar as dificuldades do dia-a-dia Dos jovens da região de Gabu.




Madem-G15/Sector Autónomo Bissau

Nome de Domingos Simões Pereira foi rejeitado?


Fonte: Doka Ferreira

O resultado da visita do Conselho de Paz e Segurança da União Africana à Bissau só será conhecido após a reunião do conselho a ter lugar em Adis-Abeba, Etiopia

Assim anunciou hoje, o representante da União Africana no país, Ovídio Pequeno à saída de audiência com o Presidente da Republica.




Aliu Cande

Missão da CEDEAO chega quarta-feira a Bissau para avaliar situação política

Bissau, 18 jun 2019 (Lusa) - Uma missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) chega quarta-feira a Bissau, Guiné-Bissau, para uma visita de acompanhamento à situação política do país, disse fonte daquela organização.


Segundo a mesma fonte, a missão deverá ser integrada pelo presidente do Conselho de Ministros da CEDEAO, Geoffrey Onyeama, pelo ministro de Estado e secretário-geral da Presidência da Guiné-Conacri, Nabi Bangouara, e pelo presidente da comissão da CEDEAO, Jean-Claude Kassi Brou.

A missão deveria ter visita Bissau no sábado, mas foi cancelada, tendo a CEDEAO referido apenas que uma nova deslocação seria anunciada ao país em data oportuna.

Apesar de já ter marcado as eleições presidenciais, para 24 de novembro, o Presidente guineense continua sem indigitar o futuro primeiro-ministro e nomear o Governo, mais de três meses depois de realizadas as legislativas de 10 de março.

O Presidente guineense enviou segunda-feira uma carta ao Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) para indicar um nome para o cargo e o partido deu o nome de Domingos Simões Pereira.

Apesar de não ter ganhado as legislativas com maioria, apenas conseguiu 47 deputados dos 102 do parlamento guineense, o PAIGC fez um acordo de incidência parlamentar e governativa com mais três partidos com assento parlamentar, conseguindo assim ter uma maioria de 54 deputados.

José Mário Vaz tem alegado um impasse na eleição da mesa da Assembleia Nacional Popular para não nomear o primeiro-ministro.

Por DN

O presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira confirmou hoje que o seu partido enviou ao Presidente o seu nome para ser nomeado para o cargo do primeiro-ministro da Guiné-Bissau, sem dar mais detalhes


À saída de uma auscultação com o Presidente sobre a fixação da data das eleições presidenciais, Domingos Simões Pereira esperava que o país tenha muito em breve o Governo para inciar o processo da organização das presidenciais rapidamente.

Alison Cabral 


24 Novembro é data para a realização das eleições presidenciais



Aliu Cande

Advogado do PAIGC: “OPINIÃO DO BASTONÁRIO É PESSOAL E NÃO PODE VINCULAR A ORDEM DOS ADVOGADOS”


O porta-voz do coletivo dos advogados do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Carlos Pinto Pereira, insurgiu-se esta segunda-feira, 17 de junho, contra a observação analítica do Bastonário de Advogados da Guiné-Bissau, Basílio Sanca, dizendo que se trata de uma análise pessoal com pendor político, não jurídico. Acrescentou ainda que a opinião do Bastonário é pessoal ou de um advogado e não pode vincular a Ordem dos Advogados e sublinhou que não é uma opinião segura dos advogados da Guiné-Bissau, porquanto não se sabe em que qualidade fez essa mesma observação.

Na edição anterior do semanário O Democrata, o Bastonário da Ordem dos Advogados do país aconselhou à liderança do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) a aceitar o princípio da negociação e abrir-se para o diálogo com a oposição, porque, de acordo com a sua observação, quem está em desvantagem ou quem perde é o próprio PAIGC que já perdeu três meses de governação.

Sustentou ainda que as observações do Bastonário não são opinião exclusivamente técnica ou jurídica, porque contém aspectos políticos, aos quais o PAIGC decidiu dar respostas e manifestar o seu total desacordo pela posição assumida pelo Bastonário na entrevista ao O Democrata.

Para o coletivo dos advogados dos libertadores, o Bastonário assumiu uma postura pública sobre um conjunto de assuntos da natureza essencialmente política, de alguma forma comprometendo a Ordem dos Advogados e espera por isso uma reação por parte da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau.

Sobre a distribuição dos cargos na ANP, explicou que o método d´Hont não pode ser utilizado na distribuição dos lugares da mesa da ANP e que esta questão nem a constituição, nem o regimento encontram uma resposta clara sobre a matéria, convidando o Bastonário Basílio Sanca a rever e lembrar que nas anteriores legislaturas o Partido da Renovação Social (PRS), que agora reclama contra o método d´Hont, tinha-o aplicado na prática na nona legislatura. 

“O PRS assumiu o lugar que, se fosse adotado um sistema proporcional que não fosse o de método d´Hont, não lhe pertenceria, o do primeiro secretário da ANP, mas a um outro partido” sustentou Carlos Pinto Pereira.

“É neste sentido que o PAIGC volta a afirmar que o lugar do primeiro secretário lhe pertence”, afirmou, realçando que o coletivo decidiu chamar a imprensa para esclarecer a opinião pública sobre alguns aspetos que, de forma insidiosa, se tenta passar mensagens falsas, mas que na verdade não correspondem aquilo que deve ser a realidade dos factos.

No entendimento de Carlos Pinto Pereira, o Bastonário tenta, na sua análise, não responsabilizar por completo o Presidente da República pela crise que o país enfrenta e esqueceu-se que o Presidente da República deixou de ser árbitro no processo político guineense, porque não soube estar equidistante das partes e tentar compor eventuais conflitos, gerando assim os consensos necessários, colocando-se de um dos lados da barricada.

Considerou por isso injusto Basílio Sanca ter-se levantado contra o PAIGC, alegando que este não aceitou o princípio de negociação e abertura para o diálogo e ter negado votar o nome do Braima Camará ao cargo de segundo vice-presidente da mesa do Parlamento, esclarecendo, no entanto, que o lugar é atribuindo a um partido, mas o candidato deve ser maioritariamente votado pelos  deputados  e que a condição para a elegibilidade do candidato é constitucional e regimental e que o fator de confiança é fundamental nesse assunto.

Por: Epifania Mendonça

OdemocrataGB

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas.

A substância foi estudada pelo Instituto de Biotecnologia da Universidade Nacional Autónoma do México.  Alejandro Ernesto/EPA

Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose e a pneumonia, anunciou esta segunda-feira a universidade mexicana que conduziu a investigação.


Peritos do Instituto de Biotecnologia da Universidade Nacional Autónoma do México isolaram, produziram e patentearam dois compostos químicos, presentes naturalmente no veneno do escorpião, capazes de combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria “Staphylococcus aureus”, que pode causar infeções graves como pneumonia e septicemia.

Além disso, sustentam os especialistas, as substâncias identificadas no veneno são eficazes para travar o crescimento de células cancerígenas sem provocar lesões nas células normais do tecido pulmonar.


Uma vez que a quantidade de compostos químicos que se pode obter dos escorpiões vivos é muito pequena, da ordem dos microgramas, foi necessário obtê-los de forma sintética, indicou um dos cientistas, Lourival Domingos Possani Postay, citado pela agência noticiosa espanhola Efe. “O trabalho em laboratório, com modelos biológicos, já está feito e funciona. Agora, são precisos ensaios clínicos em humanos e uma farmacêutica que tenha interesse em fazer chegar este produto às pessoas”, afirmou.

Um dos compostos, de cor vermelha, é eficaz contra a bactéria “Staphylococcus aureus” e o outro, de cor azul, contra a bactéria da tuberculose, a “Mycobacterium tuberculosis”, também conhecida como bacilo de Koch.


Para sintetizarem as substâncias químicas, os cientistas da universidade mexicana contaram com o apoio de investigadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que determinaram a estrutura molecular dos antibióticos mediante espetroscopia de massa e estudos de ressonância magnética nuclear.

observador.pt

Portugal rejeita acusação "absolutamente infundada" de ingerência na Guiné-Bissau

Luxemburgo, 17 jun 2019 (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou hoje "absolutamente infundada" a acusação de ingerência nos assuntos internos da Guiné-Bissau, sublinhando que a preocupação de Portugal com a demora na indigitação de um primeiro-ministro é partilhada pela comunidade internacional.


Augusto Santos Silva reagia à posição recente do partido guineense Movimento para a Alternância Democrática da Guiné-Bissau (Madem-G15), que apelou às autoridades portuguesas e angolanas para se absterem de se "ingerir" nos assuntos internos do país.

Em declarações à saída de um Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia, no Luxemburgo, o chefe da diplomacia portuguesa afirmou que Portugal não se ingere "nos assuntos seja de quem for", limitando-se a exprimir uma preocupação legítima que, de resto, é partilhada por UE, União Africana (UA) e restante comunidade internacional.

"A nosso ver, não há nenhuma razão para que, mais de três meses depois das eleições legislativas, não esteja formado um Governo na Guiné-Bissau, porque o Presidente da República da Guiné-Bissau ainda não indigitou o primeiro-ministro", apontou, acrescentando que "este facto é tanto mais preocupante quando o Presidente da República da Guiné-Bissau acabará o seu mandato no dia 23 de junho, portanto daqui a uma semana, é necessário realizar as novas eleições presidenciais ainda este ano de 2019, elas devem ser convocadas e ainda não foram convocadas".

Augusto Santos Silva argumentou que a situação na Guiné-Bissau naturalmente "interessa" a Portugal, enumerando três razões fundamentais: por a Guiné-Bissau ser "um país irmão", havendo muitos portugueses a viver na Guiné-Bissau e muitos guineenses a viver em Portugal, porque a Guiné-Bissau é membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), "que tem sido chamada, e bem, a apoiar a estabilização" no país ao longo dos últimos anos, e, por fim, porque Portugal tem "um programa de cooperação, que neste momento está num nível de realização que poderia ser muito maior, assim houvesse um Governo em plenitude de funções".

"Essas são as únicas razões que nos levam a exprimir esta preocupação, mas fazemo-lo assim: de forma totalmente aberta, totalmente franca e sem nenhuma ingerência. Nós não dizemos quem é que deve ser indigitado primeiro-ministro da Guiné-Bissau, isso é uma responsabilidade do Presidente da República da Guiné-Bissau", enfatizou.

Reiterando que é obviamente motivo de preocupação, "três meses depois de eleições realizadas, que correram muito bem, que foram reconhecidas unanimemente por todos os observadores como eleições justas, que tiveram resultados claros, ainda não estar constituído o Governo e ainda não estarem marcadas eleições presidenciais", Santos Silva sublinhou que se trata de uma preocupação "não apenas para Portugal, mas para toda a UE, que também já se pronunciou sobre o assunto, para a União Africana, que hoje mesmo começa uma missão política na Guiné-Bissau, e é uma preocupação para a comunidade internacional".

As eleições legislativas na Guiné-Bissau realizaram-se a 10 de março, tendo vencido o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), liderado por Domingos Simões Pereira, antigo primeiro-ministro afastado pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, em 2015.

O chefe de Estado só na sexta-feira passada começou a ouvir os partidos para indigitar o primeiro-ministro e consequente nomeação do Governo.

O Presidente guineense tem justificado o atraso na indigitação do futuro chefe do Governo com o impasse que se verifica no parlamento para a eleição da mesa da Assembleia Nacional Popular.

Os novos deputados guineenses tomaram posse a 18 de abril, mas não se entenderam quanto à eleição do segundo vice-presidente da mesa.

Depois de Cipriano Cassamá, do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), ter sido reconduzido no cargo de presidente do parlamento, e Nuno Nabian, da Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), ter sido eleito primeiro vice-presidente, a maior parte dos deputados guineenses votou contra o nome do coordenador do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), Braima Camará, para segundo vice-presidente do parlamento.

O Madem-G15 recusou avançar com outro nome para cargo, apresentou uma providência cautelar para anular a votação, mas que foi recusada pelo Supremo Tribunal de Justiça, e na passada sexta-feira apelou às autoridades portuguesas e angolanas para se absterem de "ingerir" nos assuntos internos da Guiné-Bissau.

"O grupo parlamentar do Movimento para a Alternância Democrática apela às autoridades daqueles países a absterem-se de ingerir nos assuntos internos do nosso país e respeitarem a soberania, as leis e as instituições da República da Guiné-Bissau", refere, em comunicado, o segundo partido mais votado nas legislativas de 10 de março na Guiné-Bissau.


Por  DN 

Líder de bancada do PRS: “PAIGC ASSALTOU INDEVIDAMENTE O LUGAR DE PRIMEIRO SECRETÁRIO DA MESA”


O líder de bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS), Sola N’quilim Na Bitchita, disse que a direção do PAIGC assaltou indevidamente o lugar de primeiro secretário da Mesa da Assembleia Nacional Popular que, de acordo com a lei, pertence ao seu partido na qualidade da terceira maior força política no Parlamento.

Na Bitchita falava aos jornalistas depois da reunião mantida com a delegação do Conselho da Paz e Segurança da União Africana na sede da representação da UA, em Bissau.

A delegação do Conselho da Paz e Segurança da União Africana chefiada pelo Embaixador da Serra-Leoa junto daquela organização regional, Brima Patrick Kapuwa, está no país desde ontem (domingo, 16 de junho) com o intuito de encontrar uma solução ao impasse que se regista no Parlamento.

No período da manhã desta segunda-feira, 17 de junho, a delegação reuniu-se com os elementos da comunidade internacional agrupados no chamado “P’5” e foi recebida pelo Chefe de Estado guineense. Esta tarde reuniu-se com os responsáveis dos seis partidos que detêm assento no Parlamento, designadamente: PAIGC, MADEM-G15, PRS, APU-PDGB, UM e PND.

Sola N’quilim Na Bitchita explicou na sua declaração que informaram à delegação da União Africana que neste momento a única saída à crise que se regista é a composição da Mesa da Assembleia Nacional Popular.

“A Mesa da ANP está ainda inconclusiva. Como sabem, o candidao do MADEM foi chumbado na votação do dia 18 de abril, aquando da constituição da Mesa. E como sabem, o PAIGC assaltou indevidamente o lugar do primeiro secretário na mesa do Parlamento, que por lei pertence ao PRS. E são essas duas pequenas questões que levaram o país ao impasse”, contou.

Critica ainda as vozes que alegam que a composição da mesa não tem nada a ver com o governo, tendo considerado absurdas tais declarações. Reforçou neste particular que “o governo é a emanação da Assembleia Nacional Popular”.

Por: Assana Sambú 

OdemocrataGB       

Encontro com UA: LÍDER DO MADEM CRITICA PAIGC E CONSIDERA-O RESPONSÁVEL PELA NOVA CRISE


Braima Camará, líder do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G 15), criticou a posição da direção dos libertadores (PAIGC) que acusa de ser responsável pela crise que se vive no Parlamento, no que concerne à composição da Mesa da Assembleia Nacional Popular.

O político falava aos jornalistas depois da reunião com a delegação do Conselho da Paz e Segurança da União Africana. A reunião realizada na sede da representação da União Africana em Bissau visou encontrar uma saída ao impasse que se regista no parlamento sobre a constituição da Mesa do Parlamento e que impede a nomeação do novo Primeiro-ministro indicado pelo partido vencedor das eleições legislativas de março da parte do Chefe de Estado, que alega a conclusão da constituição da mesa como condição.

A delegação do Conselho da Paz e Segurança da União Africana chefiada pelo Embaixador da Serra-Leoa junto daquela organização regional, Brima Patrick Kapuwa, está no país desde ontem (domingo, 16 de junho) com o intuito de encontrar uma solução sobre o impasse que se regista no Parlamento. No período de manhã desta segunda-feira, a delegação reuniu-se com os elementos da comunidade internacional agrupados no chamado “P’5” e foi recebida pelo Chefe de Estado guineense. Esta tarde reuniu-se com os responsáveis dos seis partidos que detêm assento no Parlamento, designadamente: PAIGC, MADEM-G15, PRS, APU-PDGB, UM e PND.

Braima Camará disse na sua declaração aos jornalistas que o regimento do parlamento recomenda que os quatro membros da mesa sejam votados em lista única. 

“O presidente da Assembleia Nacional Popular é a única figura que deve ser votada apenas fora deste quadro. Depois da sua eleição, tem a responsabilidade de negociar com as outras formações políticas presentes no parlamento para poder completar os quatro membros da Mesa para depois submeter a lista à votação”, explicou.

Revelou, no entanto, que esta foi a posição defendida durante a reunião com a delegação da União Africana, tendo acrescentado que o seu partido insiste em apelar à conclusão da formação completa da Mesa do Parlamento. 

“Vamos ao parlamento todos os dias, o que demostra a nossa disponibilidade na busca do entendimento. A lei deve ser respeitada e a Constituição da República também”, notou.

Importa referir que amanhã, terça-feira, 18 de junho, a delegação do Conselho da Paz e Segurança da União Africana reunirá com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Sociedade Civil bem como  partidos políticos sem assento parlamentar. A missão chefiada pelo diplomata serra-leonês só falará à imprensa amanhã, no final dos encontros separados.

Por: Assana Sambú

OdemocrataGB