quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

DECRETO PRESIDENCIAL DAS COMEMORAÇÕES DO CINQUENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ-BISSAU 🇬🇼



 Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

GUERRA NA UCRÂNIA: Kadyrov e Prigozhin contra proibição de soldados russos usarem barba... As duas figuras de peso insurgiram-se contra a proibição russa.

© Getty Images

POR LUSA  19/01/23 

O líder checheno Ramzan Kadyrov criticou, esta quinta-feira, a proibição de soldados russos usarem barbas, juntando-se às críticas do responsável do grupo de mercenários Wagner, Yevgeny Prigozhin.

Em entrevista ao site de notícias RBC,  esta quarta-feira, Viktor Sobolev, tenente-general aposentado e membro do parlamento da Rússia, defendeu a proibição de barbas, smartphones pessoais e tablets como uma "parte elementar da disciplina militar".

No Telegram, segundo a Reuters, Kadyrov - que exibe uma farta barba - falou sobre o papel das suas tropas na guerra: "Aparentemente, o tenente-general Viktor Sobolev tem muito tempo livre... código de conduta militar".

Kadyrov apelidou os comentários de Sobolev como "uma clara provocação", ao dizer que os seus soldados, em sua maioria muçulmanos, usavam barba como parte de seu dever religioso.

Já o responsável do grupo de mercenários Wagner, Prigozhin, disse que os comentários de Sobolev eram "absurdos" e "arcaísmos dos anos 1960".

Kadyrov e Prigozhin, cujas forças na Ucrânia operam em grande parte de forma autónoma do alto comando, têm-se tornado mais aguerridos nas suas críticas à liderança militar russa.


Leia Também: Von der Leyen e Costa discutiram apoio à Ucrânia e comércio com MERCOSUL

Serra Leoa aprova lei que reserva para mulheres 30% dos empregos no país

© Getty Images

POR LUSA  19/01/23 

O Presidente da Serra Leoa, Julius Maada Bio assinou hoje uma lei que impõe às organizações públicas e privadas no país a ocupação por mulheres de 30% dos postos de trabalho, incluindo cargos superiores.

"A Lei de Igualdade e Empoderamento das Mulheres, que hoje promulgo, irá, sem dúvida, corrigir os desequilíbrios de género no nosso país. Devemos assegurar que funcione", afirmou o Presidente, numa cerimónia de assinatura da lei em Freetown.

A lei também se aplica ao Parlamento da Serra Leoa, onde 30% dos 146 assentos devem ser preenchidos por mulheres.

O parlamento do país integra atualmente 18 deputadas e apenas quatro fazem parte do Governo de Maada Bio, que conta com 32 membros.

"Temos que deixar de colocar entraves, rebaixar, intimidar ou impedir as mulheres que querem trabalhar no setor público, assim como as que as apoiam", disse o chefe de Estado.

"Não vai ser fácil porque este espaço é há muito tempo ocupado por homens, temos de monitorizar os processos eleitorais para garantir a equidade e a transparência das eleições", acrescentou.

Os empregadores que não cumpram a lei enfrentam uma multa de 50.000 leones (2.400 euros) por cada violação das regras.

A lei também visa promover o acesso das mulheres a financiamentos e associa a despesa pública à igualdade de género. Os infratores que negarem às mulheres acesso igual a apoio financeiro enfrentam, pelo menos, três anos de prisão.

Segunda-feira há trabalho! ...Feriado é só amanhã ( sexta-feira) porém, na segunda-feira todos 23 de Janeiro, haverá trabalho sim


Estamos a Trabalhar

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS PRESIDIU ESTA MANHÃ A REUNIÃO DO CONSELHO DE MINISTROS QUE NO FINAL DOS SEUS TRABALHOS EMITIU O SEGUINTE COMUNICADO:

O Conselho de Ministros reuniu-se hoje, dia 19 de janeiro de 2023, em Sessão Ordinária das quintas-feiras, no Palácio da República, em Bissau, sob a presidência de Sua Excelência o Senhor Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, General do Exército Umaro Sissoco Embaló.

No capítulo de INFORMAÇÕES GERAIS, destacaram-se as que se descrevem:

As da Ministra de Educação Nacional, referente a visita, pela primeira vez, ao nosso país, da Diretora Geral da UNESCO, Senhora Audrey Azoulay, cujos resultados abrem largas perspetivas para a candidatura da Reserva de Biosfera do Arquipélago dos Bijagós à Património Mundial da UNESCO.

• As do Ministro da Saúde Pública, sobre os resultados da visita, ao nosso país, da delegação da Fundação Susan Thompson Buffett, uma entidade privada de doações com sede nos EUA, vocacionada para apoiar os governos com financiamentos destinados à melhoria dos respetivos sistemas de saúde. De igual modo, anunciou a realização de um Fórum Nacional sobre os Cuidados Primários de Saúde, a decorrer de 6 à 8 de fevereiro próximo, em Bissau.

• As do Ministro da Cultura, Juventude e Desportos, incidindo sobre a apresentação do Orçamento e do Cronograma de atividades programadas para o Carnaval 2023, enquanto maior manifestação cultural do nosso Povo.

Na parte DELIBERATIVA, o Conselho de Ministros, após análise e discussão, deliberou:

1. Dar anuência ao Ministro de Estado, da Defesa e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, para empreender as melhores diligências em ordem à rentabilização dos equipamentos fornecidos pelo Governo da República Popular da China.

2. Instituir uma Comissão Interministerial, sob a coordenação do Vice Primeiro-Ministro, integrando os Ministros de Estado, da Defesa e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, da Economia, Plano e Integração Regional e das Obras Públicas, Habitação e do Urbanismo, com mandato para negociar e concluir os termos de um Acordo a rubricar com as autoridades chinesas, conforme referenciado no número anterior.

3. Aprovar, com alterações, o Projeto de Decreto-Lei sobre a reestruturação das empresas, autoridades de regulação, dos institutos públicos e das demais entidades personalizadas do Estado..

No capítulo de NOMEAÇÕES, o Conselho de Ministros deu anuência a que, por Despacho do Primeiro-Ministro, se efetue o movimento do Pessoal Dirigente da Administração Pública, nos Pressione e segure sobre o texto para selecionar termos que se indicam:

MINISTÉRIO DA ECONOMIA, PLANO E INTEGRAÇÃO REGIONAL

1. Coordenador da Unidade de Seguimento de Projetos de Parcerias Público-Privadas, Senhor Amarildo Rodrigues Lopes Correia.

2. Senhor Ami Braz António José da Silva,

3. Senhor Quizy Anderson Martins Gomes, Membro.

4. Senhor Samora Gomes, Membro.

5. Senhor Malam Injai, Membro.

DO AMBIENTE E BIODIVERSIDADE

Presidente do Conselho de Gestão do Fundo Ambiental, Senhor Mário Amadú Bobo Baldé.

Em consequência destas nomeações, é dada por finda a comissão de serviço, nas mesmas funções, dos anteriores titulares.

Bissau, 19 de janeiro de 2023

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

As autoridades da Dinamarca anunciaram esta quinta-feira o envio de mais 19 sistemas de artilharia móveis 'Caesar' para a Ucrânia, numa resposta ao aumento do envio de ajuda militar internacional ao país e quando prossegue a invasão russa.

© Getty Images

POR LUSA  19/01/23 

 Dinamarca anuncia entrega de sistemas de artilharia após pedido de Kyiv

As autoridades da Dinamarca anunciaram esta quinta-feira o envio de mais 19 sistemas de artilharia móveis 'Caesar' para a Ucrânia, numa resposta ao aumento do envio de ajuda militar internacional ao país e quando prossegue a invasão russa.

O Governo dinamarquês indicou que o envio destes sistemas de artilharia, de fabrico francês, foi decidido na sequência de um pedido do executivo ucraniano, que tem insistido na necessidade de receber mais armamento para enfrentar as Forças Armadas da Rússia.

O ministro da Defesa dinamarquês, Jakob Ellemann Jensen, indicou em comunicado que existe um "grande apoio" no parlamento sobre o envio deste tipo de armamento, e confirmou que estes sistemas foram pedidos à França, que poderá necessitar de seis meses para a respetiva disponibilização.

Por sua vez, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu ao Governo dinamarquês a ajuda e referiu-se a uma "decisão importante" que "aumentará as capacidades de defesa da Ucrânia, permitirá expulsar o agressor e garantir a vitória".

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14 milhões de pessoas -- 6,5 milhões de deslocados internos e quase oito milhões para países europeus --, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Neste momento, 17,7 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia -- foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 7.031 civis mortos e 11.327 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


Leia Também: Países da NATO pedem envio de tanques antes da reunião de Ramstein


Leia Também: Peskov diz que Rússia vai cumprir objetivos "de uma maneira ou de outra"


Leia Também: Portugal aguarda 'ok' da Alemanha para fornecer tanques à Ucrânia

Nuclear? Boris compara Putin ao "menino gordo de Dickens"... O antigo líder falava sobre a Ucrânia no Fórum Econômico Mundial em Davos.

© Reuters

Notícias ao Minuto  19/01/23 

Boris Johnson comparou Vladimir Putin ao “menino gordo de Dickens” que quer "meter-nos medo" com ameaças de usar armas nucleares.

O antigo líder falava sobre a Ucrânia no Fórum Econômico Mundial em Davos, e insistiu que o presidente russo não recorreria ao uso de armas nucleares, adjetivando a ideia como “absurda”.

“Putin quer apresentá-lo como um impasse nuclear entre a NATO e a Rússia", começou por dizer. 

“Absurdo. Ele não vai usar armas nucleares. Ele é como o menino gordo de Dickens, ele quer fazer meter-nos medo. Ele quer que pensemos nisso, mas nunca o vai fazer", asseverou. 

Johnson, conhecido pelas suas referências literárias, citava uma personagem do romance de Charles Dickens, 'The Pickwick Papers', conhecido como o menino gordo, que diz a uma idosa: "quero deixá-la arrepiada” [tradução livre] com uma revelação chocante.

Continuando o seu comentário sobre Putin, o ex-primeiro-ministro disse que lançar um ataque nuclear colocaria o presidente russo congelaria o país economicamente e que isso “aterrorizaria os russos”.

No evento, Johnson recebeu o título de 'Cidadão Honorário de Kyiv' das mãos do autarca, Vitali Klitschko, tal como pode ver na foto acima.


O Ministério da Cultura Juventude e Desportos reuni conselho estratégico para candidatura da cidade de Bissau. Rede das cidades criativas da UNESCO

 Radio Voz Do Povo 

COMUNICADO FINAL DE CONSELHO DE MINISTROS. O Conselho de Ministros reuniu-se hoje, 19 de Janeiro 2023, sob a presidência do Presidente da República, General Umaro Sissoco Embalo.

@Radio Voz Do Povo




Junta do Mali recebeu mais aviões de guerra e helicópteros da Rússia

© iStock

POR LUSA  19/01/23 

A junta no poder no Mali recebeu hoje novos aviões de guerra e helicópteros da Rússia, o seu novo grande aliado militar e político, mas não foi revelado o número total de aparelhos entregues.

Foram identificados pela agência France-Presse 10 aparelhos em terra e no ar - oito aviões e dois helicópteros - durante a cerimónia em que participaram o embaixador russo, Igor Gromyko, e o chefe da junta do Mali, o coronel Assimi Goita.

A entrega incluiu Sukhoi Su-25, avião de ataque terrestre de conceção soviética e de apoio próximo, e Albatros L-39, avião de conceção checa, originalmente destinado a treino, mas frequentemente utilizado para ataque, disse o Exército maliano.

Também havia Mi-8, helicóptero polivalente de conceção soviética, utilizado para transportar tropas e equipamento e que pode ser armado para apoiar soldados no terreno. Os funcionários malianos não disseram quantos aparelhos foram recebidos.

Esta é a mais recente entrega deste tipo tornada pública pelas autoridades. Entregas semelhantes ocorreram em março e agosto de 2022. As autoridades dizem que estão a comprar as aeronaves, mas nunca forneceram quaisquer outros pormenores, nem os montantes envolvidos.

O Mali tem sido flagelado desde 2012 pela propagação do terrorismo e por uma grave crise de segurança, política e humanitária. Os coronéis que tomaram o poder pela força em 2020 pressionaram para quebrar a aliança militar com a França e os seus parceiros em 2022, e voltaram-se para a Rússia.

Várias fontes relatam que a junta começou a contratar o grupo paramilitar russo Wagner no final de 2021, cujas ações foram condenadas em vários países. A junta nega-o e reivindica uma parceria de longa data com a Rússia e o seu exército.

A junta afirma ter retomado a iniciativa contra os terroristas, enquanto especialistas questionam as suas proclamações militares.

O chefe de pessoal da força aérea, major-general Alou Boi Diarra falou de uma "subida no poder" durante esta cerimónia de entrega de equipamento russo que "quase se tornou rotina".

As forças malianas "experimentaram, nos últimos dois anos, uma dinâmica de reforço, modernização e equipamento sem precedentes", disse.

Os aviões entregues destinam-se a apoiar as tropas no terreno, onde a luta contra os extremistas islâmicos está a ser travada, observou.

Segundo o Exército, os aparelhos agora recebidos irão permitir aos militares "alargar o seu alcance e atacar rapidamente os inimigos de surpresa e retirar antes de qualquer resposta".


Leia Também: G5 Sahel convidam Mali para reforçar luta contra terrorismo

Senegal. Opositor Ousmane Sonko critica justiça por anúncio de julgamento

© Getty

POR LUSA   19/01/23 

O principal líder da oposição do Senegal e candidato presidencial em 2024, Ousmane Sonko, acusou hoje a justiça senegalesa de estar "instrumentalizada" após saber que vai ser julgado por alegada violação e ameaça de morte a uma massagista.

"Desde que estou na política, este sistema de justiça tem sido instrumentalizado para me perseguir", disse hoje Sonko numa conferência de imprensa em Dacar.

"Estamos aqui para falar de um caso que é uma novela há quase dois anos neste país, um verdadeiro falso processo judicial, um caso político, instrumentalizado pelo poder de Macky Sall [Presidente do Senegal]", acusou.

Sonko destacou que o objetivo da acusação é "eliminar um candidato que, de longe, parece ser um dos mais bem colocados para vencer as próximas eleições presidenciais no Senegal".

O líder da oposição também reiterou que se trata de "uma grande mentira" e "uma conspiração" e atacou o decano dos juízes investigativos do Senegal, Omar Maham Diallo, que no passado dia 17 o acusou de "violação e ameaças de morte", razão por que vai a julgamento.

Diallo remeteu o caso para um tribunal criminal, mas a data do julgamento ainda não foi anunciada.

Referindo-se a Diallo, Sonko acusou-o de "não ser um magistrado".

"Este homem não é um juiz e é um perigo para o país", acrescentando que foi escolhido por Macky Sall.

Os factos remontam a fevereiro de 2021, quando a massagista Adji Sarr acusou Ousmane Sonko de ter "exigido favores sexuais" em diversas ocasiões após as sessões de massagem e de ter sido ameaçada com "duas armas".

Em 03 de março de 2021, Sonko foi intimado pelo tribunal de Dacar para prestar declarações sobre essas acusações e nesse mesmo dia ficou detido por perturbar a ordem pública quando a sua caravana automóvel, rodeada por dezenas de apoiadores, se dirigia para o edifício.

A sua detenção desencadeou uma onda de protestos violentos que causaram 13 mortes e saques em vários supermercados e postos de gasolina (principalmente das empresas francesas Auchan e Total, como símbolo da agitação social que rodeou as relações de França com as suas ex-colónias), assaltos a uma estação de rádio e um jornal e ataques a edifícios públicos, entre outros.

Sonko admitiu desde o início ser frequentador assíduo do salão de massagens, mas negou as acusações e acusou Macky Sall de estar por trás de uma "conspiração" para o forçar a abandonar a vida política.

Conhecido pelo seu discurso soberanista e antissistema, o líder da oposição critica a má governação, a corrupção e o neocolonialismo francês, e tem muitos seguidores entre a juventude senegalesa.

Sonko ficou em terceiro lugar nas eleições presidenciais de 2019, nas quais Sall ganhou um segundo mandato, mas é o principal líder da oposição depois do candidato que ficou em segundo lugar, Idrissa Seck, se ter juntado à maioria governamental.

O Senegal planeia realizar eleições presidenciais em 2024, escrutínio ao qual Sall ainda não deixou claro se concorrerá a um polémico terceiro mandato que a Constituição não permite.

Em agosto passado, Sonko anunciou a candidatura às eleições presidenciais após o sucesso da oposição nas eleições autárquicas e legislativas realizadas em janeiro e julho de 2022.

Nas autárquicas, Sonko foi eleito presidente da câmara de Ziguinchor, cidade capital da conturbada província de Casamansa, no sul do país e que faz fronteira com a Guiné-Bissau.



Leia Também: Operação contra os rebeldes mata soldado senegalês em Casamansa

África do Sul vai realizar exercícios militares com a Rússia e a China

© Reuters

POR LUSA  19/01/23 

O Exército sul-africano anunciou hoje que irá realizar exercícios militares conjuntos com a Rússia e a China em fevereiro, com o objetivo de "reforçar" as relações crescentes entre os três países.

"Como forma de reforçar as já florescentes relações entre a África do Sul, Rússia e China, um exercício marítimo multinacional entre os três países, denominado 'Mosi', terá lugar nas zonas de Durban e da baía de Richards, na província de Kwa-Zulu Natal, entre 17 e 27 de fevereiro de 2023", afirmou o Exército num comunicado.

Numa declaração publicada na sua conta da rede social Twitter afirmou que "será a segunda vez que tais exercícios envolvendo as três forças navais se realizarão, após a primeira realizada em novembro de 2019 na Cidade do Cabo, África do Sul".

"Os coordenadores de manobras concluíram todas as disposições de coordenação e preparação necessárias para estas manobras através de conferências virtuais de planeamento realizadas no início de dezembro de 2022", especificou.

A este respeito, indicou que 350 militares sul-africanos participarão nas manobras "ao lado de homólogos russos e chineses" para "partilhar capacidades operacionais e conhecimentos".

A África do Sul, um dos países do continente africano que se recusou a tomar posição sobre a invasão russa da Ucrânia, assumiu a presidência rotativa do grupo BRICS, que também inclui o Brasil, Rússia, Índia e China, em dezembro de 2022.


Filha de Heidi Klum deslumbra na red carpet ao lado do pai, Seal... A jovem modelo Leni Klum tem atualmente 18 anos.

© Getty Images

Notícias ao Minuto   19/01/23 

Leni Klum é notícia na imprensa internacional esta quinta-feira, 19 de janeiro, depois de ter marcado presença na passadeira vermelha de um evento ao lado do pai, o cantor Seal. 

Pai e filha surgiram na estreia do filme 'Shotgun Wedding', em Los Angeles, na noite de ontem. O cantor e a jovem modelo brilharam na red carpet e posaram juntos para os fotógrafos.

O pai biológico de Leni é Flavio Briatore, mas a de Heidi Klum com o empresário italiano terminou ainda antes de a jovem nascer. 

Ainda durante a gravidez, Heidi começou a namorar com Seal. O agora ex-casal deu o nó em 2005 e nesse mesmo ano adotou Leni. O casamento entre a modelo e o cantor terminou em 2012, tendo Seal mantido desde a época uma relação de grande proximidade com a filha.  

Veja aqui as imagens de pai e filha na red carpet. 


Leia Também: Vídeo. Heidi Klum embrulhou-se como presente para o marido

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15: Simpósio Nacional Sobre 50 º Aniversário da Morte de AMÍLCAR CABRAL

Veja como 'nascem' os cachorros-quentes. "Nunca mais vou comer um"... As imagens do processamento da carne foram partilhadas nas redes sociais e estão a fazer alguns utilizadores mudar de ideias quanto à ingestão desta 'delícia' de fast-food.

© Reprodução WallStreetSilv/ Twitter

Notícias ao Minuto   19/01/23 

Um vídeo partilhado nas redes sociais, na quarta-feira, está a tornar-se viral e a despertar a curiosidade de muitos utilizadores, que têm deixado os seus comentários.

Durante quase três minutos as imagens mostram o processamento de salsichas que são depois usadas para cachorros quentes. 

Todo o processo mostra não só como as salsichas são formadas como também temperadas e cozinhadas - o que deixou alguns utilizadores encantados e outros não tão satisfeitos.

"Desde que o produto final possa ser comprado com uma soda por 1,5 dólares...", escreve um dos utilizadores no Twitter.

"Somos aquilo que comemos", refere um outro. Há também utilizadores que ficam com dúvidas num momento de vídeo, em que a carne passa para uma espécie de pasta.

"Nunca mais vou comer um cachorro-quente",  escreve um outro utilizador nas redes sociais. Há também quem fique indiferente escreve mesmo isso. "Sinto que isto me devia ter incomodado mais...", afirma uma outra pessoa.


A CNE dá nota positiva aos trabalhos do recenseamento eleitoral_Relatório Sintese sobre a Fiscalização e Supervisão do Registo Eleitoral em curso no país.

Radio Voz Do Povo

Rendas em Lisboa sobem 37%. Capital está entre as cidades mais caras da Europa

Cnnportugal.iol.pt  19/01/23

Foi mesmo a cidade que mais cresceu em comparação com as outras analisadas

Mais cara que Madrid e tão cara como Barcelona. Só em Milão e em Paris é que a renda de uma casa custa mais do que em Lisboa. De resto, a capital portuguesa aparece em terceiro lugar num ranking elaborado pela plataforma Casafari, que apresentou esta quinta-feira o Relatório do Mercado Residencial para o quarto trimestre de 2022.

A conclusão da mesma análise, que teve em conta 180 mil imóveis daquelas cidades, revela que as rendas aumentaram em 36,9% em Lisboa, passando para um valor de 21 euros por metro quadrado, valor só ultrapassado por Milão (23 euros o metro quadrado) e Paris (41 euros o metro quadrado).

De resto, Lisboa teve mesmo o maior aumento entre as cidades analisadas, sendo que na capital francesa o crescimento foi de 4,5%, enquanto em Madrid foi de 11,6% e em Milão de 19,3%, numa média que ficou nos 17,9%.

Um aumento que é substancial quando também comparado com o anteriormente verificado, depois de a variação de 2021 para 2022 ter ficado num aumento de 7,1%.

Já quanto aos preços médios de venda, também aí Lisboa vê um agravamento: em dezembro de 2022 o metro quadrado andava pelos 4.947 euros, mais que em Madrid, Barcelona ou Milão e igual a Paris.

Rússia prepara lei para confiscar propriedades dos cidadãos que fugiram do país por causa da guerra

Cnnportugal.iol.pt 19/01/23

Vladimir Putin afastou-se desta proposta, mas altas figuras do Estado defenderam-na e ela vai mesmo ser discutida

O Kremlin garantiu que não, mas os deputados russos preparam-se para apresentar um projeto de lei para confiscar as propriedades dos “cidadãos que abandonaram o país” desde que a guerra na Ucrânia começou.

“É impossível [aprovar esta lei] aqui, seria abrir algumas caixas de Pandora”, afirmou esta semana o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov. Só que os legisladores preparam-se para avançar mesmo.

Ainda não se sabe ao certo quais os cidadãos que poderão ser visados pela medida, que ainda terá de ser discutida na Duma, a câmara baixa do parlamento russo. Ainda assim, de acordo com a agência RIA Novosti, “os russos que fugiram e danificam o país com as suas ações” estão entre os alvos do projeto de lei.

“Não foram recebidas instruções oficiais de nenhuma comissão sobre o tema. O trabalho está a ser feito pelos deputados numa iniciativa própria”, acrescentou a mesma fonte, deixando vários pontos por explicar sobre o documento.

Oficialmente, o projeto de lei não conta com o apoio de Vladimir Putin, mas altas figuras do Estado russo já se posicionaram a favor, mesmo antes de ser conhecida. É o caso do presidente da Duma, Viachelsav Volodin, que abriu a porta a uma lei deste género.

“Alguns [cidadãos] estão a atirar barro publicamente contra a Rússia e julgam-se impunes e que as agências não os podem atrapalhar”, afirmou, falando especificamente dos russos que, a partir do exterior, criticam a invasão à Ucrânia, que Moscovo continua a definir como uma “operação militar especial”.

O apoio surgiu também de um representante da câmara alta do parlamento, que é responsável pela legislação constitucional. Andrey Klishas sugeriu mesmo que se incluam alterações no Código Penal para facilitar a introdução da lei.

A Rússia não divulgou os dados relacionados com a emigração em 2022, pelo que não é possível saber ao certo quantas pessoas deixaram o país desde fevereiro. Ainda assim, sabe-se que milhares o fizeram em duas ocasiões: logo após o começo da guerra e após o decreto de mobilização parcial, a 21 de setembro.

Uma estimativa da edição russa da revista Forbes aponta que pelo menos 700 mil pessoas tenham deixado a Rússia nas primeiras duas semanas após o decreto de mobilização parcial.

Suécia anuncia envio de artilharia de campanha para as forças de Kyiv

© Lusa

POR LUSA  19/01/23 

A Suécia decidiu iniciar o envio de material bélico para o Exército ucraniano, incluindo canhões de campanha modelo Archer e obuses que já tinham sido pedidos por Kyiv, anunciou hoje o primeiro-ministro sueco Ulf Kristersson.   

A decisão foi comunicada em conferência de imprensa após uma reunião do Executivo de Estocolmo tendo o primeiro-ministro anunciado "a primeira" medida sobre o abastecimento de sistemas de artilharia pesada (Archer) para a Ucrânia, país invadido pela Rússia.

A Suécia, que abandonou em 2021 a doutrina que impedia o envio de armamento para a Ucrânia, vai também mandar para Kyiv 50 blindados de combate CV-90, assim como mísseis antitanque NLAW (portáteis). 

O anúncio de Estocolmo ocorre na mesma altura em que vários países "ocidentais" decidem abastecer a Ucrânia com material de guerra. O apoio militar é decisivo, disse o primeiro-ministro da Suécia porque pode alterar "as iniciativas sobre as tomadas de posição" no terreno no próximo inverno. 

Com um alcance de mais de 30 quilómetros, e com alguns obuses adaptados para excederem os 50 quilómetros, o sistema de artilharia Archer, produzido pelo gigante de armas sueco BAE Systems, pertence à mesma classe que os canhões franceses (Caesar).

Colocado num camião todo-o-terreno, a peça de artilharia de campanha Archer é capaz de disparar vários obuses em poucos segundos, e depois mover-se para uma outra posição, tornando-o eficaz na destruição da artilharia inimiga.

O grupo de contacto para a Ucrânia, que reúne cinquenta países liderados pelos Estados Unidos, reúne-se sexta-feira na base norte-americana de Ramstein, Alemanha, para coordenar a ajuda militar à Ucrânia. 

Nos últimos dias, o Reino Unido anunciou o envio de veículos Challenger 2; a França deve abastecer a Ucrânia com os carros ligeiros AMX-10 RC e a Holanda mostrou disposição para enviar baterias terra-ar Patriot (fabrico norte-americano). 


Leia Também: Armamento de longo alcance? "Novo patamar que não prometeria nada de bom"


Leia Também: Derrota da Rússia "pode provocar a eclosão de uma guerra nuclear"


EGIPTO: Túmulo egípcio com dez múmias de crocodilos causa surpresa em Assuão

© Reuters

POR LUSA   19/01/23 

Um túmulo esculpido na rocha, na necrópole à entrada da cidade egípcia de Assuão, tem no seu interior dez múmias de crocodilos, uma "surpresa arqueológica", porque nesta zona da margem ocidental do Nilo os habitantes não veneravam o "deus crocodilo".

Os restos de cinco crânios e cinco esqueletos parciais de crocodilos, que medem entre 1,8 e 3,5 metros, foram encontrados em 2019 num pequeno túmulo na necrópole.

A revista Plos One publicou esta quarta-feira a sua descrição, num artigo assinado por investigadores do Real Instituto Belga de Ciências Naturais e da Universidade de Jaén.

Qubbet el-Hawa está localizada a cerca de mil quilómetros a sul do Cairo e é uma necrópole onde foram enterrados os governadores da fronteira sul do Egito, entre os anos 2200 e 1800 a.C. Nos últimos 150 anos o espaço foi escavado por diferentes equipas de arqueólogos.

Desde 2008, o projeto da Universidade de Jaén, liderado pelo professor de egiptologia Alejandro Jiménez-Serrano, descobriu e escavou 25 túmulos, desde grandes complexos funerários até pequenos túmulos, como o encontrado desta vez com restos de apenas dez crocodilos.

"É a primeira vez em toda a necrópole que se encontram estes animais mumificados", garantiu Jiménez-Serrano à agência Efe, assinalando que a descoberta "é uma grande surpresa", porque em Assuão, segundo se sabia até agora, não se prestava o culto a Sobek, deus da água e da fertilidade, muitas vezes representado com uma cabeça de crocodilo.

Nos antigos túmulos egípcios é comum encontrar animais, seja como oferendas aos defuntos, como pássaros ou alguma parte de um bovino, ou como oferendas às divindades.

No primeiro milénio antes da era comum, começou a prática de dar animais mumificados a certos deuses, para conquistar a sua bondade.

É neste ponto que os investigadores consideram que reside a razão desta nova descoberta. As pessoas que faziam esta oferenda porque procuravam a ajuda da divindade e os crocodilos são "os intermediários" entre o ser humano e o deus, explicou o diretor do projeto.

Os restos mortais foram encontrados em 2019 e examinados num laboratório de campo em 2022. O estilo de conservação das múmias é diferente do encontrado em outros locais, principalmente porque não há evidências de resina ou evisceração - remoção de vísceras abdominais - do cadáver como parte do processo de mumificação.

O estilo de preservação sugere uma prática realizada antes dos tempos ptolemaicos, consistente com a fase final do uso funerário de Qubbet el-Hawa durante o século V a.C.

Os animais foram encontrados na parte superior de um túmulo, sobre uma camada de areia que cobria quatro enterros - dois homens e duas mulheres - depositados 1.700 anos antes.

O povo de Assuão escolheu Qubbet el-Hawa para enterrar os crocodilos porque a necrópole já era considerada sagrada e estava mais próxima do reino divino.

Com base na sua morfologia, os investigadores identificaram duas espécies: crocodilos da África Ocidental e crocodilos do Nilo.

Uma das coisas mais importantes sobre a descoberta, salientou Jiménez-Serrano, é que estes possivelmente "morreram de fome".

Um dos crocodilos, acrescentou, tem uma marca numa das patas traseiras, indicando que estava amarrado.

Os investigadores acreditam que, uma vez mortos, os animais foram enterrados na areia para secá-los e depois embalados num pano, tecido ou esteira e transferidos para o túmulo de Qubbet el-Hawa.

É uma mumificação mais simples e acessível, mas o importante é que sirvam como transmissores dos desejos humanos diante da divindade, enfatizou ainda o investigador da Universidade de Jaén.

"Mais de 20 locais de enterro com múmias de crocodilos são conhecidos no Egito, mas encontrar 10 múmias bem preservadas juntas num túmulo intacta é extraordinário", salientou o investigador belga Bea De Cupere, citado no comunicado.


Leia Também: Arqueólogos israelitas 'escavam' túmulo de Salomé, parteira de Jesus