24 de julho de 2017

PROMOÇÃO DE OFICIAIS SUPERIORES A COMISSÁRIOS NO MINISTÉRIO DE INTERIOR

GRADUAÇÃO NO MINISTÉRIO DE INTERIOR

O PRIMEIRO MINISTRO, GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ, PRESIDIU HOJE, EM BISSAU E NO MINISTÉRIO DO INTERIOR A CERIMÔNIA DE PROMOÇÃO DE 4 PRIMEIROS  SUPRI-INTENDENTES A POSTO DE   COMISSÁRIOS (BRIGADEIRO GENERAL).


O GENERAL SISSOKO EMBALÓ  A PASSAR REVISTA AS FORÇAS DE SEGURANÇA E DA ORDEM

A CERIMÔNIA DECORREU NA PRESENÇA DO MINISTRO DE ESTADO BOTCHE CANDÊ, DO MINISTÉRIO DE INTERIOR, MINISTRO DE ESTADO MALAL SANÉ, DA PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS E DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES E DO MINISTRO DE ESTADO DA ECONOMIA E FINANÇAS, JOÃO ALAGE MAMADÚ FADIA, ALÉM DO SECRETÁRIO DE ESTADO DE ORDEM PÚBLICA, FRANCISCO MALAM N´DUR DJATÁ.


OS PROMOVIDOS SÃO: CELSO DE CARVALHO, JOSÉ ANTÓNIO MARQUES, ARAFAM MANÉ E MUTARO DJALÓ:


A CERIMÓNIA TEVE AINDA A PARTICIPAÇÃO DE GENERAIS E OFICIAIS SUPERIORES DAS FORÇAS ARMADAS E DO MINISTÉRIO DO INTERIOR.



NA ALTURA FOI DITO "QUE FALTAM AS CERIMÔNIAS DE GRADUAÇÃO DE OFICIAIS GENERAIS DO MINISTÉRIO DE INTERIOR, QUE SERÃO FEITAS PELA SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOSÉ MARIO VAZ, NUMA DATA A INDICAR E NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.

Publicada por Ditadura do Progresso

Utentes revoltados com a higiene e funcionamento do terminal de transportes de Bissau

Cidade de Bissau

Em dois meses de chuva, a situação higiénica agravou-se com águas paradas e lixo amontoado.

A situação higiénica e de funcionamento do principal terminal de transportes mistos de Bissau está a suscitar revolta por parte dos utentes, que queixam-se de más condições de saneamento.

Trata-se do principal terminal de transporte terrestre de passageiros da capital guineense e é o ponto de ligação com todas as regiões do interior do país.

Em dois meses de chuva, a situação higiénica agravou-se com águas paradas e lixo amontoado. A comida é preparada nesse ambiente de precária salubridade

O pessoal da entidade camarária, responsável pela manutenção e garantia de condições higiénicas no local, não quis comentar sobre o assunto.

VOA

O Primeiro Ministro Umaro Sissoco Embalo, presidiu hoje à cerimônia de Promoção de quatro oficiais das Forças Armadas.


Os oficiais Celsio de Carvalho, José António Marques, Arafan Mané e Mutaro Djaló, foram promovidos à Brigadeiros Generais, perante inúmeras personalidades, entre eles o Vice Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, Mamadu Turé e as chefias de todos os ramos das FA: a Marinha, a Força Aérea e o Exército.

Participaram ainda na cerimônias alguns membros do atual executivo, entre eles, o Ministro de Estado e do Interior, Botche Cande, Ministro da Presidência e do Conselho de Ministros, Malal Sané, Ministro da Economia e Finanças, Aladje Fadia e Ministro dos Transportes, Fidélis Forbs.

Aos novos promovidos pedem-se que continuem a exercer as suas funções com honra e zelo em defesa dos interesses nacionais, como sempre fizeram até aqui.

Por: Sarathou Nabian

Umaro El Mocktar Sissoko Embaló

VIH: Injeção mensal com mesmos resultados de um comprimido por dia

O estudo foi hoje publicado.


Uma injeção por mês de tratamento antirretroviral mostrou-se suficiente para manter o vírus do VIH/sida indetetável, segundo um estudo hoje publicado e que pode servir para pessoas com a infeção e que diariamente tomam um comprimido.

Foram avaliados 230 doentes com VIH/sida a quem foram injetadas moléculas antirretrovirais de quatro em quatro semanas ou a cada oito semanas durante cerca de dois anos, em dois grupos distintos.

Após este período, 87% dos doentes tinham carga viral indetetável no grupo que recebeu a injeção com intervalo de quatro semanas. Nos que receberam a injeção a cada oito semanas a percentagem de doentes com VIH latente subiu para 94%.

Estas proporções são comparáveis às do grupo de 56 doentes que continuaram a tomar um comprimido por dia, segundo os resultados do estudo que foi hoje apresentado na conferência internacional sobre investigação em VIH que decorre em Paris e que foi igualmente publicado na revista médica britânica The Lancet.

Noticiasaominuto

Agricultura - Projecto de Apoio ao Desenvolvimento Económico das regiões de Sul recebe oito viaturas

Bissau, 24 Jul 17 (ANG) – O Director- geral da Agricultura, Carlos Alberto Amarante procedeu hoje a entrega de oito viaturas, de marca Toyota Land Cruiser ao Projecto de Apoio ao Desenvolvimento Económico das Regiões de Sul (PADES).

Na ocasião, Amarante disse que as viaturas foram adquiridas graças ao apoio financeiro do Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (FIDA), em mais de 120 milhões de francos CFA.

Disse que acreditar que as referidas viaturas vão colmatar as dificuldades já enfrentadas pelos técnicos agrícolas em dois dos seis anos de execução do projecto, por isso recomenda o seu bom uso até ao fim do projecto.

Referiu que o projecto está a ser executado em três regiões do país, nomeadamente Quinara, Tombali e Bolama Bijagós e que espera receber mais dez milhões de dólares da parte do fundo DJEF para que o projecto possa alcançar outras ilhas.

O Coordenador do Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (FIDA) Adelino das Neves Nunes Correia explicou que cada uma das estruturas das regiões de Quinara e Tombali vão receber uma viatura, bem como as direcções de Instituto Nacional de Pesquisa Agraria, da engenheira e Desenvolvimento Rural e a Direcção-geral de Pontes e Estradas.

 O Coordenador do Fida revelou que o projecto beneficia directamente 31 mil pessoas. 

ANG/LPG/SG

CEDEAO quer limite de três filhos por mulher até 2030

Objetivo é reduzir para metade as maiores taxas de natalidade do mundo, dizem deputados dos países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.


Dirigentes políticos dos 15 países membros da CEDEAO, juntamente com a Mauritânia e o Chade, anunciaram este sábado (22.07) que querem limitar a três o número de filhos por mulheres, a fim de reduzir para metade, até 2030, as taxas de natalidade.

"Os parlamentares da CEDEAO, Mauritânia e Chade concordaram que, até 2030, os Parlamentos devem encorajar os governos a implementar políticas para assegurar que cada mulher (...) tem no máximo três filhos para controlar o crescimento da população”, disse o presidente do Parlamento do Burkina Faso, Salifou Diallo, numa reunião regional sobre a demografia que teve lugar no sábado, em Ouagadougou.

Com uma taxa de natalidade de 5,6 filhos por mulher, a mais elevada do mundo, a população do espaço da CEDEAO chegará, em 2050, aos mil milhões de pessoas. Metade serão jovens, segundo dados da Organização das Nações Unidas.

 Salifou Diallo - Präsident des Parlaments in Burkina Faso

"Acreditamos que, quando as taxas de crescimento dos países se situam nos 5% a 6%, com uma taxa de natalidade entre os 6% e os 7%, estamos perante uma situação demográfica descontrolada e não podemos esperar qualquer desenvolvimento”, afirmou Salifou Diallo.

Equilíbrio entre crescimento populacional e económico

Segundo o presidente do Parlamento burkinabé, "é urgente conter o crescimento da população no espaço da CEDEAO para promover um verdadeiro desenvolvimento sustentável”.

Para isso, os deputados devem, nos seus respetivos países, adotar estratégias para "facilitar uma rápida e voluntária diminuição da natalidade, através do acesso universal ao planeamento familiar, aumento do nível de educação das mulheres e dos esforços para garantir a sobrevivência das crianças”.

Por sua vez, o presidente do Parlamento do Benim, Adrien Houngbédji, sublinhou que cabe às autoridades "definir o equilíbrio indispensável entre o controlo da natalidade e a melhoria da qualidade de vida da população ativa”.

Para o Presidente da Comissão da CEDEAO, Marcel de Souza, é necessário reduzir a taxa de natalidade "para metade” e "indexar a taxa de crescimento da população, que é muito forte, à taxa de crescimento económico, que é muito moderado”.

"A juventude representa dois terços da população. Quando os jovens não conseguem encontrar soluções, tornam-se uma bomba: atravessam o deserto ou o Mediterrâneo, morrendo aos milhares na imigração ilegal”.

Dw.com/pt

POP - Quatro promoções à Brigadeiro-general

Bissau, 24 Jul 17 (ANG) – O primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embalo presidiu hoje em Bissau a cerimónia de atribuição de patentes de Brigadeiro-generais aos primeiros superintendentes da Policia de Ordem Publica, Celso de Carvalho, José António Marques, Arafam Mane e Mutaro Djalo.

Na ocasião, o chefe do executivo disse que o acto tem por objectivo dignificar os oficiais visados, após estes terem cumprido as respectivas carreiras nas forcas de defesa e segurança guineense.

“Portanto, depois de a proposta ter sido aprovada pelo Conselho de Segurança Nacional, entendeu-se por bem que eles deviam ser promovidos”, disse Sissoco Embaló.

Em declarações à  imprensa, o primeiro-ministro fez questã de sublinhar que os promovido foram selecionados na base de mérito e não em critérios como, por exemplo, a pertença deste ou daquela trincheira durante a guerra civil de 7 de Junho de 1998.

O ministro do Estado e do Interior, na qualidade de proponente das promoções feitas disse que o seu objectivo principal é pôr cobro as injustiças em relação a este assunto a nível da instituições que dirige.

Botche Candé revelou que ao assumir o pelouro se deparou com “situações de pessoas com mais de 20, 30 ou 40 anos na mesma patente”, o que lhe deixou muito triste e revoltado, por isso nasceu-lhe a iniciativa de proceder a correcção destas “injustiças”.

As promoções irão prosseguir, prometeu o governante que disse que os agentes merecedores disso serão graduados. Disse que quer o Presidente da República como o Primeiro-ministro ter-lhe-iam dado aval para prosseguir com a iniciativa. 

ANG/JAM/SG

Aviação Civil - Empresa distribui fardamentos aos funcionários

Bissau, 24 Jul 17 (ANG) – Os funcionários dos Serviços de Assistência Aeroportuária (SAA) dispõem agora de uniformes  próprios, adquiridos pela Administração da Empresa.

A cerimónia de entrega dos fardamentos teve lugar quinta-feira passada e contou com a  presença massiva dos funcionários da “casa” e os responsáveis administrativos da SAA.

Tratam-se dos trabalhadores dos departamentos de Check-In, Lost&Found, Rampa e Placa, Bagageiros e Load Control que receberam novas indumentarias e  certificados de mérito atribuídos pela direcção em reconhecimento dos seus esforços.

Na ocasião, o administrador da SAA explicou que o gesto se enquadra num conjunto de iniciativas em curso visando cumprir objectivos previamente traçados aquando da assunção do cargo, ou seja, a dinamização e modernização dos SAA.

Dentre os objectivos preconizados, Fode Darame apontou a sistematização dos check-in e loas&found, reabilitação do hangar, terminal de cargas aéreas e melhoria de condições de trabalho e de segurança.

O Administrador da SAA disse que desta forma e munidos de recursos humanos a altura, os clientes e passageiros serão melhor servidos à semelhança do que acontece em outros aeroportos da África e do Mundo.

Darame disse que a prioridade da sua direcção são os homens que labutam dia e noite nos SAA, por isso, concebeu e está a implementar um projecto de formação e reciclagem dos  recursos humanos.

“Neste sentido, muitos dos funcionários já beneficiara de acções de formações em alguns países da sub-região, fruto da excelente cooperação existente entre os respectivos serviços”, explicou Fodé Darame que citou Senegal e Gâmbia, bem como Portugal, como alguns destes países.

O presidente do Sindicato de Base local dos trabalhadores Bernal Nbana qualificou o gesto de “nobre” para o  engrandecimento  da nova administração e afirmou  que a mesma esta a evoluir de forma positiva pelo que prometeu a colaboração total do sindicato.  

ANG/JAM/SG

ÚLTIMA HORA/NOTÍCIA DC: Os membros do 'governo, a começar pelo 'primeiro-ministro', ESTÃO PROIBIDOS de viajar. Ordens do presidente José Mário Vaz. AAS ???

Fonte: Ditaduraeconsenso.blogspot.sn

CIPRIANO CASSAMA FOI UM DOS PRINCIPAIS FOCOS DE INSTABILIDADE DURANTE TODO ESTE TEMPO.

LEIAM, PORQUE UM PRESIDENTE DA REPUBLICA NUNCA VEM AO PUBLICO SEM QUE HAJA FACTOS. PONHAM- SE NO LUGAR DE JOMAV..., O QUE FARIAM???

VAMOS RECORDAR ALGUNS PONTOS E ASPETOS DITOS POR JOMAV:

..., Alguns titulares de órgãos da soberania perderam a serenidade e o discernimento indispensáveis a uma sã convivência inter-institucional. Algumas instituições representativas da democracia perderam a moderação e atingiram o cúmulo do insulto. 

Caros Compatriotas Em Abril de 2012, a nossa caminhada democrática foi interrompida, tendo o país entrado num período de transição política, que veio a durar pouco mais de dois anos. Compromissos pol íticos internos, conjugados com a assistência e apoio dos nossos parceiros de desenvolvimento, permitiram o retorno gradual e progressivo à normalidade constitucional através de eleições gerais. Na observância da constituição, tendo em conta os resultados eleitorais, nomeei e dei posse a um Primeiro-Ministro, tendo acto contínuo, nomeado e dado posse a um elenco governamental por ele proposto. 

CAUSAS DE ALGUMAS DIVERGÊNCIAS

1. A substituição da Chefia do Estado Maior General das Forças Armadas; 

2. O fecho da fronteira com vizinha República irmã da Guiné-Conacri;  

3. O incidente com os Rebeldes de Casamansa (que conduziu ao pedido de demissão do Ministro da Administração Interna); 

4. A continuação da exploração desenfreada dos recursos naturais e, em particular, as areias pesadas de Varela; 

5. Corte abusivo de árvores; 

6. Delapidação dos recursos pesqueiros;

7. Implementação de um programa agrícola Mão-NaLama; 

8. Audiências com ministros (sujeitas a autorização prévia do Primeiro Ministro); 

9. Omissão do dever de informação sobre a condução dos assuntos da Governação; 

10. Corrupção, peculato, nepotismo e outros crimes económicos no exercício de funções públicas; 

11. Falta de transparência na adjudicação de contratos públicos, entre outros.

JOMAV NA PROCURA DE UMA SOLUÇÃO E CIPRIANO AFUNDANDO UM TODO PROCESSO EM DEFESA DOS SEUS INTERESSES PESSOAIS

..., Na ocasião, apresentei ainda ao Presidente da Assembleia Nacional Popular três soluções constitucionais para ultrapassar a crise, a saber:

1. Dissolução da Assembleia Nacional Popular;

2. Demissão do Governo, convidando o PAIGC, enquanto partido vencedor das eleições, para indicar nome para ser nomeado novo PrimeiroMinistro;

3. Manter o actual Primeiro-Ministro e proceder a uma remodelação profunda do Governo, por forma a torná-lo credível. 

7. Portanto, foi um diálogo mantido em audiência oficial, com carácter de reserva, no sentido da busca de soluções. Nunca lhe disse, em nenhum momento, que tinha tomado a decisão de demitir o Primeiro-Ministro. É ainda verdade que o Presidente da Assembleia Nacional Popular ligou-me a pedir que lhe recebesse com o Primeiro-Ministro. Antes de os receber, precisava entender o que motivou a tão brusca mudança de comportamento do Presidente da Assembleia Nacional Popular em relação ao PrimeiroMinistro.  Reitero que não é verdade que tenha dito ao Presidente da ANP que já tinha tomado a decisão de demitir o Primeiro-Ministro! Foi esta pequena mentira que foi associada a um panfleto anónimo que estranha e curiosamente, como por magia apareceu na Assembleia Nacional Popular no justo e exacto momento em que o Presidente da ANP iria anunciar aos Deputados da Nação que acabava de ter conhecimento que o Presidente da República ia demitir o Governo. 

Acto contínuo, foi convocado um debate de urgência de um órgão de soberania, a ANP, para discutir o conteúdo do panfleto, sobretudo querendo transformar o conteúdo do mesmo numa grande verdade. Todo 8 este circo mediático na Augusta casa do povo, mereceu ampla cobertura pelos órgãos públicos de comunicação social, sendo transmitido em directo na Radiodifusão Nacional e, em diferido na Televisão pública, de manhã, tarde e noite. 

Como diz o ditado “Uma pequena mentira, repetida mil vezes transforma-se em grande verdade”! Caros Compatriotas, Enquanto primeiro magistrado da nação, entendi por acertado, no fórum próprio, partilhar com a segunda figura na hierarquia do nosso Estado, o Presidente da ANP, as minhas dificuldades de relacionamento institucional com o Primeiro-Ministro. 

Reconheço e lamento ter ingenuamente acreditado que ele poderia, enquanto máximo titular do poder legislativo, pessoa presumivelmente responsável e com sentido de Estado, servir de ponte e facilitador na busca de uma solução para a crise política. 

Ao invés disso, o Presidente da ANP, enquanto “homem de Estado”, entendeu que o melhor serviço que poderia prestar à Nação, ao Estado guineense e às suas instituições, era quebrar o dever de sigilo e reserva que a função lhe impõe e decide revelar e adulterar aos Deputados o conteúdo e espírito da conversa mantida com o Chefe de Estado, nos microfones da rádio e nos ecrãs de televisão,

9. Compreendo que não tenha passado pela cabeça de ninguém, principalmente dos Deputados da Nação, que o Presidente da Assembleia Nacional Popular pudesse faltar à verdade de forma tão descarada. 

Este insólito acontecimento de induzir os Deputados da Nação em erro sobre 

10. O poder pertence ao povo, mas não é para ser exercido na rua. O poder do Povo é exercido pelo Estado através das suas instituições democraticamente eleitas. 

MEMBROS DO GOVERNO EMBRULHADOS COM A JUSTIÇA

Os Membros do Governo sobre os quais pendem suspeitas de crime; 

- O regresso ao país do Vice-almirante José Zamora Induta. a receber dos nossos parceiros. 

NEM DSP E MUITO MENOS CIPRIAS FIZERAM NADA EM DEFESA DA VERDADE

Contudo, em duas ocasiões em que fui chamado a intervir deixei claro, em nome da transparência, que haveria a necessidade de se realizar um encontro nacional, para informar dos resultados obtidos, sua distribuição em doações e empréstimos (concessionais e não concessionais) e em que condições de juros. Mais uma vez, não fui ouvido. 

No que concerne aos membros do Governo suspeitos/ arguidos em processo-crime, ressalta, de forma evidente, que: 

Ou o Senhor Procurador-Geral da República faltou à verdade ao Senhor Primeiro-Ministro na conversa que este diz terem tido sobre os membros suspeitos/arguidos em processo-crime- NA ALTURA, GILDO ERA O PGR; 

Ou o Senhor Primeiro Ministro está a faltar à verdade a Nação. Caros Compatriotas, No balanço do primeiro ano de Governação o Senhor Primeiro-Ministro referiu 12 membros do Governo alegadamente envolvidos em problemas com a justiça. Na já referida comunicação à Nação, o Senhor Primeiro-Ministro diz que “ foi colhida informação sobre 13 os processos judiciais em curso, o que permitiu a exclusão da lista proposta, dos passíveis de acusação ”. 

Na versão do mesmo em crioulo, o Primeiro-Ministro reitera que “pediu ao Presidente da ANP para facilitar o encontro com o Procurador-Geral da República para que este possa informá-los dos nomes dos membros do Governo com situações pendentes na Justiça, para que de facto, não fossem incluídos na proposta de remodelação, o que aconteceu. 

Foram assim excluídos da lista de remodelação os membros do governo com situações pendentes na justiça, mesmo estando seus processos simplesmente na fase de instrução”, fim de citação. 

Na proposta de remodelação apresentada pelo Senhor Primeiro Ministro apenas deixam o Executivo 4 membros, presumindo-se serem, segundo as informações recolhidas pelo Primeiro-Ministro e da conversa resultante com o Procurador-Geral da República, os que estariam envolvidos com a justiça. 

Ora, é do conhecimento público que a lista de membros do governo abraços com a justiça, infelizmente, não se limita ao número que o Senhor Primeiro Ministro me propôs tirar do Executivo. Há outros membros do actual Governo que o PrimeiroMinistro não propôs a sua substituição, por razões que só ele pode explicar, embora seja do domínio público 14 que não só foram constituídos arguidos, com também alguns já tem acusação definitiva pelos crimes que estavam a ser investigados e apenas aguardam marcação de data de julgamento. 

Convido-vos, finalmente, a analisar atentamente os dados a seguir, para terem uma ideia do nível que atingimos na delapidação da coisa pública no nosso país. 

Baseado na Tabela de Operações Financeiras do Estado (TOFE), constatei que no período de Julho de 2014 a Julho de 2015, o Ministério das Finanças geriu os seguintes valores: • Provenientes de apoios da Comunidade Internacional - 49 biliões de francos CFA (equivalentes a 83 milhões de Dólares Americanos); • Recursos internos gerados pelo Tesouro Público - 60 biliões de francos CFA (equivalentes a 101.7 milhões de Dólares Americanos);

- Total desse período de um ano - 109 biliões de francos CFA (equivalentes a 94.9 milhões de Dólares Americanos). Deduzido o valor total dos salários nesse período, mais quatro meses de atrasados, ao montante total de 53 biliões de francos CFA, restará um saldo de 56 biliões de francos CFA. Pergunto mais uma vez: • Em que é que foi gasto todo esse saldo de 56 biliões de francos CFA? • 

Esse montante não poderia ser investido na melhoria dos hospitais, escolas, saneamento básico ou ser canalizado para o sector produtivo, nomeadamente na produção do arroz? 

Guineeenses, lagrima ku na sai na bu udju..., ka pudi tudjiu de odja bardade nundé ki sta nél.

Publicada por didi lopes à(s) 12:08 

Guiné-Bissau. Pais afirmam que 40% do programa escolar ficou por cumprir

O presidente da associação de pais e encarregados de educação dos alunos da Guiné-Bissau afirmou que 40% do programa escolar ficou por cumprir este ano letivo.

Os professores voltaram a realizar uma greve geral em maio durante 16 dias

O presidente da associação de pais e encarregados de educação dos alunos da Guiné-Bissau, Armando Correia Landim, afirmou esta sexta-feira que 40% do programa escolar ficou por cumprir este ano letivo devido às greves dos professores.

O ano letivo nas escolas públicas da Guiné-Bissau em condições normais deveria ter terminado no passado mês de junho mas, devido às greves dos docentes, o Ministério da Educação decidiu prolongá-lo até o dia 28 de julho.

O presidente da associação dos pais dos alunos disse que “mesmo com esta engenharia, que é o mal menor, perante a alternativa “das passagens administrativas”, cerca de 40% do programa previsto não vai ser cumprido.

Fonte do Ministério da Educação revelou à Lusa que estavam programados 173 dias úteis de aulas, mas logo a abrir o ano, em setembro, deu-se uma greve geral dos professores que decorreu durante 49 dias que motivou um reajuste da programação para 139 dias.

Mas, os professores voltaram a realizar uma greve geral em maio durante 16 dias.

Para cumprir com os 139 dias previstos, o Ministério da Educação “viu-se obrigado” a estender por mais um mês o ano letivo, explicou a fonte.

O presidente da associação dos pais dos alunos considerou como “deficitário o ano letivo” e afirmou não concordar com o alargamento do calendário escolar por “complicar a vida aos pais” que ficam privados dos filhos para a atividade de lavoura nos campos.

Fernando Correia Landim adiantou que a situação, na localidade de São Domingos, no norte do país, levou os alunos a intervirem ao ponto de fecharem a cadeado as portas das escolas por considerarem “que já passou do tempo das aulas”.

O responsável associativo também defendeu que “enquanto os governos não tiverem estabilidade” o sistema educativo não trará sucesso aos alunos e enquanto o Estado guineense “não fizer um investimento robusto” no setor “não haverá uma Educação de qualidade” no país.

Armando Correia Landim afirmou que nos outros países da sub-região africana são gastos cerca de 20 por cento do orçamento no setor da Educação e na Guiné-Bissau a cifra não ultrapassa 11%.

Fernando Correia Landim defendeu que esta situação leva a que os professores estejam sempre em greve, com salários em atraso, mesmo quando o governo afirma não ter dívidas com eles, como é o caso atual.

O ministro da Economia e Finanças, João Fadiá disse à Lusa que o governo não tem dívidas com nenhum professor neste momento.

Já o presidente da associação dos pais dos alunos afirmou que, pelas informações que recebeu dos sindicatos da classe, “há ainda vários professores com salários por receber”.Associação de Pais garante que 40% do programa escolar ficou por cumprir

Observador.pt

Onze mitos e verdades sobre a amamentação

A amamentação exclusiva é indicada até aos seis meses de vida.


A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) esclarece as principais dúvidas sobre o aleitamento materno, que além de nutrir, fortalece a relação entre mãe e bebé.

Conheça os principais mitos e verdades associados à amamentação:

1. A criança pode ser amamentada até aos três anos de idade ou mais. Verdade. Embora seja necessário introduzir outros alimentos após o sexto mês de vida, não há duração máxima para o aleitamento, sendo esta uma decisão da mãe.

2. É necessário fazer a higiene das mamas antes e depois do aleitamento com água e gaze. Mito. Não é necessário fazer qualquer preparação da mama antes de oferecer o leite materno ao bebé.

3. Os químicos do cigarro e do álcool podem ser transmitidos para o bebé através do leite materno. Verdade. Além do álcool e das substâncias presentes no cigarro, até os medicamentos podem passar para o leite materno, e o uso de substâncias deve ser discutido com um médico de confiança.

4. Terapias alternativas podem influenciar na qualidade do leite. Mito. Não existem provas científicas confiáveis sobre isso.

5. A cerveja preta estimula a produção de leite. Mito. Mais uma vez, não existem provas científicas confiáveis sobre isso.

6. O colostro, o primeiro leite dado após o nascimento da criança, é rico em anticorpos e é importante para o bebé. Verdade. O colostro tem um papel importante na saúde do bebé, pois transfere anticorpos da mãe para o bebé que podem protegê-lo de infecções enquanto o seu sistema imunitário ainda está em formação.

7. Cada mãe produz um tipo de leite diferente. Verdade. O leite de cada mãe é produzido de acordo com as suas características corporais e hábitos de vida.

8. A alimentação e a hidratação (quantidade de água bebida) feitas diariamente influenciam na qualidade e quantidade de leite. Verdade. O leite é elaborado a partir dos nutrientes ingeridos pela mãe.

9. A produção de leite é hereditária, se a mãe não conseguiu amamentar, a filha também terá dificuldade. Mito. A produção de leite depende do estado de saúde da mãe e da estimulação do bebé.

10. A amamentação reforça o vínculo entre a mãe e o bebé. Verdade. O ato de amamentar aproxima a mãe do bebé, e é importante na formação do vínculo entre ambos.

11. Amamentar dói. Mito. Embora em alguns casos a amamentação possa produzir algum incómodo inicialmente, essa queixa costuma desaparecer à medida que a mãe se habitua. A persistência de dor pode significar algum problema e deve ser comunicada ao seu médico.

NAOM