12 de janeiro de 2018

UMARO SISSOCO ENTREGA PEDIDO DE DEMISSÃO DO CARGO DO PRIMEIRO-MINISTRO

O Primeiro-Ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, entregou no início da tarde desta sexta-feira, 12 de Janeiro 2018, a sua carta de pedido de demissão do cargo do chefe de executivo, que desempenha há mais de um ano.

O Democrata soube da existência de uma relação azeda entre o Sissoco Embaló e o Presidente José Mário Vaz, por causa de uma situação que envolve os ministros do Interior e da Economia e Finanças, respectivamente, Botche Candé e João Aladje Mamadu Fadia.

De acordo com as informações recolhidas, o recente incidente no Serviço de Informação e Segurança  (SIS) de Estado que culminou na demissão forjada do diretor interino Amadu Djaló sob as ordens  diretas do Chefe do Estado e executadas pelo Ministro Botche Candé, sem consentimento do Primeiro-Ministro, terá precipitado o pedido de demissão.

As nossas fontes informam que o Primeiro-Ministro não digeriu bem a posição de José Mário Vaz a favor do Botche Candé.

“Apesar de respeito e consideração que nutre para o Chefe de Estado, ele sentiu-se humilhado perante o seu subordinado”, conta uma das fontes. 

Por: Assana Sambu

Foto: Marcelo N’Canha Na Ritche
OdemocrataGB 

MINISTÉRIO DO TURISMO DIZ QUE PEQUENOS VENDEDORES SÃO ISENTOS DE ALGUMAS TAXAS


As Taxas de quinze (15) mil francos cobradas actualmente pelo turismo não envolvem os pequenos vendedores (que não vendem bebidas) mais sim os quiosques e contentores, informações apuradas, esta sexta-feira (12), pela Rádio Sol Mansi (RSM)

Depois das denúncias dos vendedores em Mansoa, a RSM deslocou, esta sexta-feira, ao ministério do turismo para melhor se informar e soube que na verdade existe sim um despacho do ministério turismo, no boletim oficial de 2017, que fixa para 15 000 francos as taxas mensais dos quiosques e contentares.

Segundo a mesma fonte que a RSM tem acesso não fazem parte desta cobrança os pequenos empreendimentos de venda de comidas mas são incluídos os que vendem bebidas e ou comidas e bebidas ao mesmo tempo.

O ministério do turismo disse a RSM que não tem conhecimento do sucedido em Mansoa (que foi noticiado na RSM) e que também existem dificuldades e falta de informação por parte das pessoas “que não nos procuram detalhes quando deparam com problemas ligados à esta instituição”.

Ainda sobre o mesmo assunto os proprietários dos pequenos quiosques querem a redução do preço da taxa de 15 mil do ministério do turismo.

Fernando Sanca, proprietário do contentor, ouvido pela RSM diz ainda que a decisão do ministério chegou de surpresa.

“Fui depositar o dinheiro da taxa que costumo pagar mensalmente que era 5 mil francos mas me disseram que agora tenho que pagar 15 mil, foi uma surpresa. Compreendi porque não tinha como reclamar com a senhora que estava na caixa. Mas esta medida está nos a dificultar muito. Já pagamos a pagar a Câmara Municipal um valor de 7.500, pago o espaço onde estou, pago as finanças 50 mil. Que diminuam pelo menos”, pede.

A medida fixa um montante de 100 000 francos para restaurante-bar, pastelarias, geladarias e cafeteiras. Aso bares, churrascarias, casas de pastos, são fixados valor de 50 000, e 15 mil francos aos contentores e quiosques.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iasmine Fernandes

Radiosolmansi

Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo entregou o seu pedido de demissão do cargo de primeiro-Ministro da Guiné-Bissau ao presidente da República, José Mário Vaz



Meus compatriotas, irmãos e irmãs da África, da Europa América e da Ásia. Anuncio a minha demissão do cargo de primeiro-Ministro da Guiné-Bissau. Acabei de entregar a José Mário Vaz Presidente da República, a minha segunda carta de demissão aujourdhuit após a de 6 de Janeiro de 2018

Agradeço vivamente ao presidente da República pela sua confiança por me ter nomeado como PM. Também agradeço a todos os membros do governo com quem trabalhei durante 1 ano e 3 MESES. Fico sempre ligado à coletiva partidos maioritária (PRS, PCD, upg, os 15 Deputados do paigc e os dois deputados da pdn.

Estou a pensar na história da Guiné-Bissau há mais de 20 anos nunca os doadores internacionais foram satisfeitos com os resultados de um governo.

Obrigado a você
Viva Cabral
Viva a República
Que Deus contínuo salvou a Guiné-Bissau

Mes chers compatriotes , frères et soeurs de l'Afrique, d'Europe Amerique et Asie. Je vous annonce ma démission du Poste de Premier Ministre de la Guinée-Bissau. Je viens de remettre à SE José Mario Vaz Président de la République, ma seconde lettre de démission aujourdhuit après celle du 6 Janvier 2018

Je remercie vivement le Président de la République pour sa confiance de m'avoir nommée comme PM. Aussi je remercie tout les membres du gouvernement avec qui jai travaillé durant 1an et 3 mois . Je reste toujours attaché à la collective partis majoritaire (PRS, PCD, UPG, les 15 députés du PAIGC et les deux députés de PDN.

Je pense dans l'histoire de la Guinée-Bissau depuis plus de 20ans jamais les bailleurs internationaux ont été satisfait des résultats d'un gouvernement.

Merci a vous
Vive Cabral
Vive la République
Que Dieu continu a sauvé la Guinée-Bissau

Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo

10 sinais de que os sentimentos dele por ti são muito mais fortes do que pensas


Muitas pessoas dizem que entre um homem e uma mulher não é possível existir apenas uma amizade e a verdade é que para alguns é mesmo assim!

Os homens não são os melhores a expressarem os seus sentimentos, mas quando estão interessados em alguma mulher, existem certos sinais que eles dão inconscientemente que não conseguem disfarçar.

Se tens algum amigo que tem tido alguns comportamentos “estranhos” contigo, então é melhor ficares atenta a estes sinais, pois na realidade ele pode querer ser muito mais do que um “simples amigo”:

1. Parece sempre que ele tem algo mais que quer dizer

Na maioria das vezes, os homens sabem que querem dizer-te como se sentem, mas preocupam-se com o facto de não poderem, talvez por já estares numa relação ou até com receio de que isso possa estragar a vossa amizade.

2. Ele parece ter medo de te contar os seus verdadeiros sentimentos sobre assuntos aleatórios

Ficarias surpreendida com a quantidade de homens que também se transformam em verdadeiros totós em torno de mulheres que eles gostam.

3. Ele parece querer dar a entender que é super cavalheiresco

Quando um homem sai do seu caminho para te tratar delicadamente, geralmente é por uma razão especial.

4. Quando outras mulheres estão ao seu redor na tua presença, ele faz questão de se distanciar delas

Os homens muitas vezes fazem questão de mostrar com quem eles querem estar, mesmo quando outras mulheres andam a “dar em cima” deles.

5. Quando falam por telefone, há sempre uma longa pausa

Quando um homem está interessado em ti, mas pensa que não tem chance, ele muitas vezes não sabe o que dizer.

6. Ele tenta proteger-te de tudo e todos

Se um homem está interessado em ti, há uma chance muito alta de que ele seja protetor ou mesmo um pouco possessivo contigo.

7. Fica particularmente magoado quando falas mal dos homens

É normal que ele se sinta magoado ao ouvir-te dizer que não queres nada com homens tão cedo depois de teres uma má experiência.

8. Tens a sensação que ele está sempre a tentar impressionar-te

Se alguém se apaixonar por ti, ele vai tentar exibir-se à tua volta.

9. Amigos mútuos ressaltam que vocês dois ficam bonitos juntos

Os amigos são os primeiros a notar este tipo de coisas.

10. Quando vocês dois estão sozinhos, ele fica claramente nervoso

Os homens não ficam nervosos com pessoas que vêem como “apenas amigos”, certo?

Inspiringlife.pt

Anúncio de Vaga: Gestor de imobilizações

A empresa de telecomunicações ORANGE Bissau SA abre concurso para preenchimento de uma vaga na sua Direção Técnica .

Título do posto: Agente encarregue de gestão das imobilizações

Principais tarefas:

  • Assegurar a gestão física das imobilizações da rede (entradas, saídas, tranferências)
  • Assegurar a evolução do dicionário das imobilizações da rede
  • Assegurar a animação do dispositivo de gestão do património da rede, em relação com os atores da Direção Técnica

Formação e Experiências

  • Licenciatura em redes e telecomunicações
  • Ter experiência profissional no mesmo campo, ou no domínio de gestão das imobilizações

Conhecimentos:

  • Bons conhecimentos do setor das telecomunicações e do ambiente das TIC da sub região;
  • Conhecimento da língua portuguêsa, francesa e inglêsa;

As candidaturas devem ser acompanhadas por Curriculum Vitae, carta de motivação ; cópia de diploma e cópia do Bilhete de Identidade. Os dossiês de candidaturas devem ser entregues num envelope fechado na Direção dos Recursos/Serviço dos Recursos Humanos, sita na Praça dos Heróis Nacionais, Bissau, com a seguinte menção: “Concurso para o Recrutamento de Agente encarregue de gestão das imobilizações“.

A data limite para a entrega das candidaturas é dia 26 de janeiro de 2018 às 13H00.

As candidaturas que não respeitarem os requisitos referidos não serão consideradas.

Apenas as candidaturas pré-selecionadas serão contactadas para entrevista.

OdemocrataGB 

ULTIMA HORA - SSISSOKO ACABA DE APRESENTAR A SUA CARTA DE DEMISSAO AO PRESIDENTE JOMAV.

E O FUTURO 1º MINISTRO PODERÁ SER UMA MULHER.

MAS AQUI ESTÃO OS NOMES ENCIMA DA MESA QUE ESTÃO SENDO MENCIONADOS:

1º BOTCHÉ CANDÉ.
2º GILDA LOBO DE PINA.
3º CARMELITA PIRES.

QUALQUER UM DESTES NOMES ESTA BEM POSICIONADO.

OLIVAIS É UMA CARTA FORA DO BARALHO E FADIA, PERMANECERÁ NAS FINANÇAS.

Fonte: Dokainternacionaldenunciante

Trump chama Haiti e nações africanas de "países de merda"

Declaração causa revolta entre associações de imigrantes e membros dos partidos Democrata e Republicano. ONU afirma que comentário, feito durante reunião para debater imigração, é claramente racista.

Trump, em reunião na Casa Branca: "Por que temos todas essas pessoas de países de merda vindo para cá?"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou El Salvador, Haiti e nações africanas de "países de merda" (shithole countries) durante uma reunião com legisladores, nesta quinta-feira (11/01), e indicou que prefere abrir as portas a imigrantes procedentes de países como a Noruega.

"Por que temos todas essas pessoas de países de merda vindo para cá?", disse Trump durante uma reunião com congressistas na Casa Branca, segundo meios de comunicação americanos, como o jornal Washington Post, que cita pessoas que participaram do encontro. A Casa Branca não desmentiu as declarações atribuídas ao presidente.

Trump recorreu ao palavrão depois que dois senadores lhe apresentaram um projeto de lei de abrigo a migrantes, segundo o qual seriam concedidos vistos a alguns cidadãos de países que foram recentemente retirados do Estatuto de Proteção Temporária (TPS, na sigla em inglês), como El Salvador, Haiti, Nicarágua e Sudão.

O comentário do presidente gerou críticas de deputados democratas e republicanos. "Os comentários do presidente são grosseiros, divisórios, elitistas e contrários aos valores da nossa nação. Esse comportamento é inaceitável do líder da nossa nação", afirmou a deputada republicana Mia Love, cujos pais vieram do Haiti.

"Envergonhado por ele ser presidente dos EUA"

As Nações Unidas afirmaram que a declaração do presidente dos EUA é chocante, vergonhosa e racista. "Desculpe, mas não se pode usar outra palavra além de racista", disse o port-voz de direitos humanos Rupert Colville, em Genebra.

A American Haitian Foundation chamou os comentários de Trump de ignorantes e racistas. "Os comentários do presidente [refletem] uma total desconsideração para com a dignidade humana do povo haitiano", afirmou Jack Davidson, diretor-executivo da fundação com sede no Tennessee. "Estou envergonhado por ele ser presidente dos Estados Unidos."

A porta-voz da União Africana (UA), Ebba Kalondo, considerou as declarações de Trump inaceitáveis, tendo em conta a realidade histórica e a quantidade de africanos que chegaram aos EUA como escravos. "Isso é particularmente surpreendente por os EUA continuarem sendo um exemplo global de como a migração deu origem a uma nação baseada em valores fortes de diversidade e oportunidade", destacou.

O TPS é um benefício concedido pelos Estados Unidos a imigrantes sem documentos, que não podem regressar aos países devido a conflitos civis, desastres naturais ou outras circunstâncias extraordinárias, permitindo-lhes trabalhar no país com uma autorização temporária. Em sua resposta, Trump sugeriu que os Estados Unidos deveriam atrair mais imigrantes de países como a Noruega, com cuja primeira-ministra, Erna Solberg, reuniu-se na véspera.

Os deputados presentes na reunião ficaram chocados com os comentários, de acordo com o Washington Post, que não esclareceu se o presidente americano se referia também à Nicarágua e não identificou os países africanos em causa. O jornal Los Angeles Times corroborou a informação e acrescentou que, antes de proferir o palavrão, Trump exclamou: "Para que é que queremos haitianos aqui? Para que é que queremos todas estas pessoas da África aqui?"

Casa Branca não desmente

A Casa Branca não negou que Trump tenha feito o polêmica comentário. "Certos políticos de Washington escolhem lutar por países estrangeiros, mas o presidente Trump sempre lutará pelo povo americano", afirmou em comunicado. "O presidente Trump luta para conseguir soluções permanentes que tornam o nosso país mais forte, ao dar as boas-vindas àqueles que possam contribuir para a nossa sociedade, fazer crescer a nossa economia e se integrar na nossa grande nação."

Trump "sempre rejeitará as medidas temporárias, débeis e perigosas que ameacem as vidas dos americanos que trabalham duro e que prejudiquem aqueles imigrantes que procuram uma vida melhor nos Estados Unidos por meio de uma via legal", acrescentou a Casa Branca.

O projeto de lei negociado por seis senadores de ambos os partidos – republicano e democrata – prevê a eliminação da chamada "loteria dos vistos", programa eletrônico que seleciona aleatoriamente imigrantes de países com baixas taxas de migração para os Estados Unidos. Anualmente, cerca de 50 mil pessoas entram no país por meio deste programa, que abre caminho à cidadania americana e beneficia majoritariamente países de África.

Uma fonte do Senado, que pediu por anonimato, indicou à agência de notícias espanhola Efe que metade desses vistos seria consignada aos que até agora estavam protegidos pelo TPS e que a outra metade estaria reservada a imigrantes com qualificações profissionais que merecem entrar nos Estados Unidos, o famoso "mérito" defendido por Trump.

PV/lusa/efe