sábado, 13 de março de 2021

Lei da Terra - Populares e Autoridades tradicionais engajados na disseminação da Lei da Terra no quadro do projeto N`tene Terra...


Administração Territorial - Governo através da Comissão Fundiária Nacional apoiada pelo projeto "N`tene Terra" do FAO empenhado na divulgação da Lei da Terra e do seu Regulamento...finalizada a fase de criação das Plataformas Regionais - Multi Atores...



Defesa Nacional - Ministério da Defesa capacita os seus funcionários em matéria da Tecnologia de Informação e Comunicação...


Deixar de fumar melhora a saúde mental

© e-Global Notícias em Português  13/03/2021 

Investigadores da Universidade de Bath publicaram um estudo onde concluem que deixar de fumar não só contribui para uma vida mais saudável como também faz aumentar o nível de felicidade e melhora a saúde mental.

As novas evidências publicadas na Cochrane Library sugerem que os fumadores que param de fumar podem sentir os benefícios positivos em semanas. A pesquisa, liderada por Gemma Taylor, descobriu que as reduções na ansiedade e na depressão entre aqueles que pararam de fumar são pelo menos tão grandes quanto aqueles que tomam antidepressivos.

O tabagismo é a principal causa mundial de doenças evitáveis e morte. Uma em cada duas pessoas que fumam morrerá de doenças relacionadas com fumo. No entanto, algumas pessoas ainda acreditam que fumar reduz o stress e outros sintomas de saúde mental. No entanto, nesta análise que envolveu 102 estudos observacionais com cerca de 170.000 pessoas, descobriu que as pessoas que pararam de fumar por pelo menos 6 semanas apresentaram menos sintomas de depressão, ansiedade e stress do que as pessoas que continuaram a fumar.

Os indivíduos que deixaram de fumar também experimentaram sentimentos mais positivos e melhor bem-estar psicológico. Parar de fumar não teve impacto na qualidade das relações sociais das pessoas, e é possível que parar de fumar esteja associado a uma pequena melhoria no bem-estar social.

PAIGC - COMUNICADO DA COMISSÃO PERMANENTE



UM PARABÉNS ESPECIAL AOS FUNCIONÁRIOS DO MINISTÉRIO DO INTERIOR

Fonte: Junior Gagigo 

#MINISTERIO #DO #INTERIOR 

Bissau: 13 de Março de 2021.

UM PARABÉNS ESPECIAL AOS FUNCIONÁRIOS DO MINISTÉRIO DO INTERIOR 

Gostaríamos de transmitir o nosso agradecimento todos os agentes Policiais pela maturidade e elevado sentido de Estado e de responsabilidade demonstrada na conservação de ordem, ontem 12.

Tomamos uma boa nota pelo trabalho de ontem. Conseguiram, de facto, colocar em primeiro lugar tudo que foram ordenado e orientado.

Outrossim, lamentamos o incidente ocorrido mas, importa sublinhar que o nosso trabalho, entre outros, não só de manter a ordem como também combater a violência. 

Nesta base afirmamos que nenhum policial infringiu as regras e ordens a que foram dados durante a operação de ontem. 

//POR CAPITÃO DE FRAGATA MÁRIO SIANO FAMBÉ....

Rainha de Leste Diplomacia de alto nivel...

 Rainha de Leste Diplomacia de alto nivel

Há perguntas sem respostas evidentes que alguns guineenses não querem fazer a si mesmos e preferem a postura seguidista cega:...

Por Jorge Herbert

Há perguntas sem respostas evidentes que alguns guineenses não querem fazer a si mesmos e preferem a postura seguidista cega:

1. Como é que, do nada, um guineense se transforma, depois dos 50 anos, no guineense mais inteligente, representante da “escola” no país, acima de figuras como Djoka e tantos outros cujas excepcionais capacidades se revelaram desde a juventude é reconhecida por todos!? Não será apenas fruto de um marketing que nos pretende controlar?

2. Porque é que nenhum outro quadro guineense serve para dirigir os destinos do país, senão esse “representante da escola produto de marketing externo?

3. Porque é que as sanções externas foram criadas para os nossos militares, que é a classe que representa o principal e o último garante da defesa da nossa soberania?

4. Porque é que Cabo-Verde que nos virou as costas depois do golpe de Estado de 1980, investindo até em se tornar numa Região Autónoma Portuguesa, de repente se interessa por África e especificamente em estreitar as relações com a Guiné-Bissau?!

5. Porque é que a mão-de-obra indiferenciada caboverdeana é muito mais barata em Cabo-Verde que na Europa com que eles tanto sonham e imitam?

6. Porque é que as NU’s interessam-se tanto com a Guiné-Bissau, sabendo da existência de conflitos e violações dos Direitos Humanos, com maior gravidade por este mundo fora?

7. Porque é que a Esquerda europeia e alguns africanos europeizados priorização a defesa dos direitos das minorias e a denominada luta anti-racista na Europa e assobiam para o lado quanto aquilo que eu considero maior violação dos direitos humanos no mundo, que é a ausência de três refeições por dia e garantia básica de saúde por exemplo para a maioria da população da Guiné-Bissau e, se calhar, da maiori da população africana...

8. Porque é que os preços do mercado dos nossos recursos é estipulado pelos seus compradores que por sua vez são os reguladores do mercado e os produtos básicos por nós importados, por vezes em más condições, ou até as vezes no limite do prazo de validade, também são os mesmos que estipulam os preços com que os adquirimos?

9. Porque é que os nossos parceiros económicos apenas renovam ou estabelecem Acordos de cooperação com a Guiné-Bissau, quando têm os seus “encarregados de negócios” no poder?

19. A última pergunta que se impõe: Como é que um africano consegue viver na Europa durante um ano, acima da média da qualidade de vida do próprio povo desse país europeu, sem trabalhar nem apresentar rendimentos ao sistema fiscal desse país?

Nó pega som kulka terra pa dus patakom, pa nó netos bim tchora maltrato di kilis ku aós na passa bos Mon na costa!

Jorge Herbert

Carta aberta para o Sr. DSP. - Presidente do PAIGC.

Por Belmiro P. - O blogue

Carta aberta para o Sr. DSP

Presidente do PAIGC. 

Caro Sr. Engenheiro Domingos Simões Pereira (DSP), presidente do PAIGC.

Seja muito bem-vindo ao seu país.

A Guiné-Bissau apenas tem a ganhar com o seu regresso, o país precisa dos seus mais valiosos quadros. 

Sr. Engenheiro, permita-me partilhar consigo, o que considero ser um apelo, um conselho, um alerta... a minha opinião. 

Acompanhei com muita atenção a sua chegada ontem a Bissau, reparei muita inquietação em si, através da sua linguagem corporal, contrastando com o seu firme e provocador discurso, para quem tem um “mandato de captura internacional”.

Caro DSP, como você mesmo disse numa das suas intervenções ontem, o Sr. teve um 1 ano de reflexão, período que esteve ausente da Guiné-Bissau, teve um ano para se recriar e apresentar-se como um novo DSP ao povo guineense, mas pelos vistos, não soube aproveitar esse período de reflexão! O DSP que vi ontem, continua a cometer os mesmos erros do passado, que o atiraram para o chão. 

Sr. Engenheiro, nós assistimos aqui várias conspirações criadas por si e pelo seu núcleo de confiança, desde o polémico caso dos emails, que nos permitiu conhecer realmente com quem estávamos nós a lidar, tivemos acesso aos conteúdos das mensagens que estão no telefone do seu camarada “N’dinho”, e agora a mais recente revelação de algumas mensagens do WhatsApp do telefone do jornalista Aly Silva.

BASTA SR. ENGENHEIRO!

Sr. Engenheiro, está na hora de deixar o ódio para trás e começar a galgar novos horizontes, abrir novos caminhos. Os anteriores percorridos, só lhe trouxeram dissabores, quer a nível familiar, quer no partido.

O anterior caminho serviu para dividir o povo guineense.

A sua fome pelo poder, a sua vontade enorme de liderar o destino do país, não devem estar acima do seu espírito patriótico, ao ponto de estar constantemente a sabotar e prejudicar o país.

O meu pedido e apelo, é para que faça uma política agressiva sim, faça pressão aos que estão no poder, faça política com objetivo de servir os interesses do país não de humilhação, contribua com ideias e soluções que no seu entender serão benéficas para a nação guineense. 

Discursos do género àquelas à sua chegada, apenas contribuirão para definitivamente pôr um ponto final na sua carreira política e ver escapar entre os dedos a grande oportunidade que está a ter, de  fazer algo para a nossa Guiné-Bissau. 

Sr. DSP, você está rodeado de algumas pessoas sérias sim, pessoas com capacidade de fazerem diferença, mas a maioria está com o orgulho e honra feridos. 

Essas pessoas não estão em condições de o ajudarem com soluções pacíficas, porque nos seus corações existe um sentimento de humilhar e vingar.

Estão com vergonha do duro golpe infligido por aqueles que outrora foram seus empregados. Eles não estão em condições de contribuir ou ajudá-lo a fazer uma caminhada limpa.

O mais valioso conselho que lhe vou dar agora, é que descarte completamente todos os que até aqui fizeram parte dos seus conselheiros ou núcleo forte. Incluindo a sua esposa e filha!

Os familiares que façam o seu papel de família apenas, que sejam o seu ponto de recuperação e motivação.

Se estivemos meses entre impugnações e aclarações, foi em parte culpa dos seus familiares.

Inclua jovens com uma nova visão para o país, jovens com coração limpo e vontade de se afirmarem.

Para terminar, conte com 10x mais de dificuldade a fazer política, do que alguma vez teve. 

Nós seus adversários, mas não inimigos, estamos mais fortes e preparados do que nunca. 

Boa sorte, e que vença o melhor para a Guiné-Bissau.

Belmiro Pimentel.

CHEGADA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU, UMARO SISSOCO EMBALÓ...13 de março de 2020