10 de março de 2017

Dirigentes da Guiné - Bissau não vão a Conacri

Alpha Condé, Presidente da Guiné Conacri
O encontro, hoje, em Conacri, proposto aos actores políticos guineenses pelo Presidente da Guiné Conacri e mediador da CEDEAO, Alpha Condé, acabou por não acontecer. Enquanto uns se declaram dispostos a ir, outros dizem que não.

A proposta apresentada pelo enviado especial do mediador da CEDEAO para crise guineense ainda está a ser analisada por várias correntesprotagonistas da crise política na Guiné-Bissau. Uma coisa é certa : A viagem para Conacri - que devia acontecer hoje - já não vai ter lugar.

O Presidente Alpha Condé, mediador da crise guineense, queria voltar a juntar na mesma mesa o PAIGC, o PRS, o grupo dos 15 deputados expulsos do PAIGC, o PCD, o PND, a União para Mudança, o presidente do Parlamento, o Governo e representantes da sociedade civil, como tinha feito no mês de Outubro passado.

A ideia era juntar todos, falar abertamente, e procurar uma saída consensual para acabar com o impasse político na Guiné-Bissau, que já dura há mais de ano e meio. Uns afirmam que estão prontos para ir a Conacri, outros dizem que não. É o caso do Partido da Renovação Social, pela voz do seu líder da bancada parlamentar, Certório Biote.

Fonte anônimo de RFI

A RFI apurou que parte do grupo dos 15 deputados dissidentes do PAIGCdiz-se pronta para ir à Conacri e uma outra ala do mesmo grupo aindaestá a estudar se vale a pena ou não ir ao encontro.

Mussá Baldé, de Bissau para a RFI

NA HORA DA VERDADE E DA DEMONSTRACAO DE FORCCAS DE QUEM MAIS MANDA E ORDENA RTP E CANAIS PORTUGUESES FAZEM FRETES A DSP PARA TENTAR AMORTIZAR OS EFEITOS DE QUEDA DO IMPÉRIO DO DSP E SEU BANDO DE ASSALTANTES DE COFRES DE ESTADO.

As invenções e tentativas de manipulação continuam. Mesmo sabendo que a história do tráfico de drogas já foi desmontada e desmentida pela própria INTERPOL, insistem em promover a imagem de um Narco-Estado, que tanto mal fez e tem prejudicado o nome da Guiné-Bissau. Mas aqui no Ditadura do Progresso, também não descansamos, enquanto não colocarmos a descoberto todas estas mentiras.

1)
http://guineendade.blogspot.com/2017/03/opiniao-africa-rota-de-todos-os-traficos.html
Vão buscar um artigo com uma década (ainda Nino era vivo) para confundir e insistir na velha lenga-lenga do Narco-Estado. Recorrem a todos os argumentos possíveis e imaginários, para tentar desacreditar o adversário político do momento, não hesitando em usar da velha táctica de acenar com os fantasmas do tráfico de drogas. Contudo, não encontraram melhor que um prato requentado, com mais de dez anos?

2)
http://guineendade.blogspot.com/2017/03/opiniao-guine-bissau-esta-sendo-de-novo.html
inventam uma história de todas as peças, com um especialista David Santos, que não existe em lado algum, a não ser nas suas cabeças perturbadas. Um especialista que nem sequer sabe falar português, como se percebe logo pela primeira citação que dele fazem: <a Guiné-Bissau está sendo usados>?

Desafiamos o dito blog, a apresentar a fonte e, já agora, o currículo do referido especialista. Sabem porque não o vão fazer? Porque esse <especialista> em crime organizado nunca existiu.
A quem estiver atento, não escaparão todos os sinais de se tratar de mais uma mistificação: <Segundo indicações> As fontes são indicações de origem incerta? O pretenso analista pretende confundir tudo no mesmo saco e chega a falar de heroína? Este artigo forjado para confundir é tão mau, que nem vale a pena pronunciar.

3)
http://24.sapo.pt/noticias/nacional/artigo/autoridades-da-guine-bissau-pactuam-com-trafico-de-droga-eua_22061772.html
Num artigo descontextualizado do Relatório de onde é extraído, que se refere a cerca de 90 países, a LUSA, prontamente (e misteriosamente) seguida pela RTP, pretendem dar a entender que o Departamento de Estado se teria pronunciado no contexto das acusações levianas que a conspiração de DSP contra o nome do país tem estado a levantar.

Porque razão a LUSA dá destaque exclusivo à Guiné-Bissau, quando, só para dar um exemplo, o Brasil é alvo, no mesmo relatório, de um extenso historial, não apenas com suspeições, mas apoiadas com detalhes e provas?
Não será que só lhes interessou focar a Guiné-Bissau, quando a parte que lhe é referente é claramente fruto da rotina, apenas tirada porque os burocratas americanos não tinham nada para dizer?

As supostas citações fornecidas pela LUSA são completamente fantasiosas, a começar pelo título afirmativo (as autoridades pactuam com o tráfico) quando no relatório apenas se fazem considerações quanto a uma pretensa vulnerabilidade, na base de suposições (tal como aconteceu aliás com a INTERPOL): a LUSA manipula e enviesa as traduções, com o claro objectivo de prejudicar a imagem pública das autoridades da Guiné-Bissau, a soldo de interesses inconfessos da seita DSP.

Onde está, no original, «Guinea-Bissau political system remains susceptible to and under the influence of narcotics traffickers» traduziram por «as autoridades do Governo da Guiné-Bissau continuam a estar envolvidas no tráfico de droga»: sistema político foi traduzido por «autoridades do governo»; susceptível (no domínio das possibilidades) foi traduzido por «continuam a estar envolvidas».

Eis o calibre das manipulações da máfia lusa, vendida às autoridades angolanas, de quem Domingos tem vindo a ser um mero instrumento. Quanto ao Departamento de Estado, analisando bem, tratam-se de acusações antigas, e ultrapassadas, aquelas que penderiam sobre os militares guineenses, revelando a inconsistência dos Estados Unidos, que prenderam ilegalmente Bubo, o acusaram e condenaram, no âmbito de uma armadilha descabida montada pela DEA.

Para todos os efeitos, em termos de Direito, Bubo já pagou pelos eventuais crimes que tenha cometido, e a Administração é passível de ser processada pelas suspeições não fundamentadas ora levantadas, que atentam despropositadamente contra o seu bom nome de herói do 7 de Junho.


Em momento algum, no referido relatório, as fragilidades evocadas podem ser confundidas com acusações directas às actuais autoridades políticas, como a LUSA quis dar a entender; a RTP alinhou pelo mesmo diapasão, deixando entrever uma estratégia concertada ao nível de uma grotesca conspiração mediática, oportunamente despoletada para ensombrar e tentar minimizar a mega-manifestação de apoio popular às actuais autoridades, numa condenação implícita do PAIGC DO DSP E SUA LIDERANÇA FALHADA e da sua política da terra queimada.
https://web.facebook.com/braima.darame.9/videos/pcb.1500586013317215/1500585303317286/?type=3&theater#

A GUINE BISSAU NUNCA MAIS SERÁ COLONIZADA

Publicada por Ditadura do Progresso

QUANDO SE EH ARROGANTE, CORRUPTO E IGNORANTE NÃO SE CONSEGUE TER UM BOM DESEMPENHO, SOBRETUDO QUANDO SE É GANANCIOSO E COM AMBIÇÃO DESMEDIDA.

CIPRIANO O QUE TEM DE ARROGANTE,

 TEM DE IGNORANTE!


No seu jeitinho pomposo e esdrúxula, Ciprias contrária a si mesmo, na tentativa de bota-abaixo e de fugir da sua incompetência presumível, digo (vassalagem)

Este Cipriano Cassama, o rosto conhecido do charco de complots e guerrilhas política, num cinismo terminal, convoca hipocritamente uma conferência de imprensa, para acusar o povo de serem comprados, ainda na sua sentença o Ciprias remata que na marcha é ele o visado. Ora, aí esta a anedota favorita do Cipriano que confunde ele em pessoa com instituição ANP

Entretanto, uma humilde e oportuna pergunta :
- Cipriano Cassama, qual desses povos que no exercício da cidadania foram marchar estão a construir quatro casas todas de construções definitiva? E obras a correr em tempo recorde, feito fora de alcance do ordenado mensal. Honestamente quem realmente se vendeu? se deixou vender? Ou quem tem tique de vendedor?

Há despeito de todos serem a favor ou contra, e há direito de manifestar, se o senhor Cipriano Cassama pensa que todos são corruptos faço-te saber que há também quem sabe ler artigos , principalmente regimento de ANP, que presumivelmente duvido que o senhor/tu sabe interpretar

Mas, lembramos de ti vagamente, nas suas aventuras políticas digno de um político-ambulante, mais precisamente só para situar os mais distraídos: quando tu mesmo capitaneou a equipa de deputados do velho PAIGC para derrubar governo do CADOGO, posso lembrar outros ate triste história de AGUENTAS. ..

Esse povo, não se vende e não estará a venda. Ponto, continua com a sua picaretagem política promovendo balcões de negócio de balneário e deixa o povo exercer o direito de indignação.

N"riba...

Carlos Sambu
Publicada por Ditadura do Progresso

Dirigentes políticos da Guiné-Bissau declinam convite para discutir crise do país na Guiné-Conacri


O encontro de dirigentes políticos da Guiné-Bissau previsto para hoje, na Guiné-Conacri, com o objetivo de procurar uma saída para crise no país, poderá não se realizar devido à recusa, por diferentes razões, de algumas das partes.

Fonte da CEDEAO, em Bissau, contactada pela Lusa indicou ser "ainda pouco clara" a ida ou não dos dirigentes guineenses à Conacri como estava prevista.

Certório Biote, líder da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS), segunda força politica no Parlamento, mas que sustenta o atual governo guineense, indicou que o seu partido não vai à Guiné Conacri por não ter sido convidado oficialmente.

"O PRS enquanto partido político não recebeu formalmente o convite de Alpha Condé para se deslocar à Conacri", afirmou Certório Biote, que também entende que "o problema da Guiné-Bissau deve ser resolvido no país".

O encontro devia juntar à volta da mesma mesa, representantes dos cinco partidos com assento parlamentar (PAIGC, PRS, PCD, UM e PND), o governo, o presidente do Parlamento e o representante do grupo dos 15 deputados dissidentes do PAIGC.

Em nome do grupo dos 15 deputados, Braima Camará, também considerou que a crise do país deve ser tratada e resolvida a nível interno. Camará indicou que ainda não há uma decisão sobre se o grupo vai estar representado ou não.

O primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, também declinou o convite de Alpha Condé que não reconhece idoneidade suficiente para continuar a mediar a crise política na Guiné-Bissau.

O secretário nacional do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Aly Hijazi, precisou que o partido está pronto para participar no encontro na pessoa do seu líder Domingos Simões Pereira acompanhado de alguns dirigentes, disse.

Agnelo Regalla, presidente do partido União para Mudança (UM) disse à agência Lusa que está pronto para ir à Conacri.

O mediador da crise guineense, o Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé, queria reunir hoje os dirigentes políticos da Guiné-Bissau desavindos para a busca do consenso que pudesse viabilizar a governação do país.

Alpha Condé é mediador proposto pela Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental (CEDEAO).

Na quarta-feira enviou à Bissau um emissário, Nabi Bangoura, ministro de Estado e secretário-geral da presidência que esteve reunido com vários dirigentes guineenses aos quais convidou verbalmente para estarem hoje em Conacri.

MB // ANP
Lusa/Fim

Fumar durante a gravidez pode causar danos na visão dos filhos

Estudo relaciona o hábito de fumar durante a gravidez com uma maior probabilidade da criança ter problemas oculares.


As mulheres que mantêm o hábito de fumar durante a gravidez aumentam a probabilidade de os filhos desenvolverem um determinado tipo de danos na retina. Este problema ocular foi também verificado quando os bebés nasciam com menos peso do que o devido.

Publicado na revista JAMA Ophthalmology, o estudo levado a cabo por várias universidades e institutos da Dinamarca analisou 1,406 crianças dinamarquesas que ou tinham nascido com peso a menos ou que tinham sido expostas ao fumo ingerido pela mãe durante a gravidez quando ainda estavam no seu útero.

Diz o estudo que 80% das mães não fumavam durante a gravidez, 2% tinham deixado o hábito durante a gravidez e 18% continuaram a fumar mesmo no período de gestação.

O fumo do tabaco fez com que a camada de fibra nervosa da retina fosse 5,7 micrometros mais fina do que a das crianças cujas mães não fumavam. Quando ao peso à nascença, as que tinham um menor peso apresentavam uma camada de fibra nervosa da retina fosse 3,5 micrometros mais fina.

Como conta a Reuters, ambos os fatores mostraram-se determinantes – mesmo que de forma independente - para o desenvolvimento de problemas na camada de fibra nervosa da retina, sendo que esta apresentava ser mais fina entre os 11 e os 12 anos.

Noticiasaominuto

Presidente nigeriano regressa após seis semanas hospitalizado em Londres

O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, regressou hoje ao país depois de uma ausência de um mês e meio por razões médicas, que levantou questões sobre o seu estado de saúde, assim como apelos à sua resignação.


Buhari disse aos jornalistas que o vice-presidente, Yemi Osinbajo, continuará a assumir a gestão política do mais populoso país africano nos próximos dias, revelou alguns detalhes sobre o seu estado de saúde, como ter sido sujeito a transfusões de sangue, e reconheceu não estar tão doente há décadas.

"Sinto-me muito melhor agora", afirmou, no entanto, de acordo com a agência Associated Press.

Havia até agora poucos detalhes sobre a saúde do chefe de Estado da Nigéria, desde que viajou para Londres em 19 de janeiro, para exames médicos de rotina, e com o regresso previsto para o início de fevereiro, de acordo com as informações então fornecidas pelo Governo nigeriano.

Buhari, 74 anos, acabou por ficar fora do país em tratamentos durante semanas enquanto a ansiedade aumentava na Nigéria, cuja economia contraiu no ano passado, pela primeira vez desde há um quarto de século, e que enfrenta ainda uma crise de segurança sob a ameaça do grupo radical islâmico Boko Haram.

Alguns críticos repudiaram o tratamento da elite no estrangeiro a expensas dos contribuintes nigerianos, enquanto a população do país tem que se conformar com um sistema de saúde sem recursos.

Outros sugeriram que Osinbanjo, um advogado e clérigo com 59 anos, deveria continuar a assumir a presidência do país, uma das maiores economias africanas, assente nos seus recursos petrolíferos.

As próximas eleições presidenciais e legislativas na Nigéria foram agendadas para fevereiro de 2019, de acordo com um anúncio feito hoje pela Comissão Nacional de Eleições do país (INEC).

O INEC explicou que o anúncio da data das eleições com esta antecedência se destina a "permitir o planeamento adequado por parte da comissão, partidos políticos, agências de segurança, candidatos e instituições".

As eleições presidenciais e para o parlamento foram agendadas para 16 de fevereiro de 2019, e as eleições regionais e locais foram marcadas para duas semanas depois, em 2 de março.

NAOM

Coreia do Sul: Tribunal confirma impeachment da presidente

Reacção popular ao impeachment, 10 de Março.
O Tribunal Constitucional da Coreia do Sul confirmou o impeachment da presidente Park Geun-hye e a removeu em definitivo do cargo esta sexta-feira, na sequência de um escândalo de corrupção que envolve a Samsung.

O processo coincide com um momento de tensão crescente com a Coreia do Norte e a China.

O veredicto provocou protestos de centenas de apoiantes da presidente, e dois manifestantes foram mortos em confrontos com a polícia do lado de fora do tribunal.

Park é a primeira líder democraticamente eleita da Coreia do Sul a ser removida do cargo, num processo que provocou meses de paralisia e crise no país devido a um escândalo que também resultou na prisão do chefe do conglomerado Samsung.

Uma eleição presidencial antecipada será realizada dentro de 60 dias.

VOA

O PRS não vai participar na qualquer Negóciação em Conacry


Dr. Certorio Biote líder da Bancada Parlamentar do PRS em declaração à imprensa o PRS não vai participar na qualquer Negóciação em Conacry. Se os libertadores que são autores do conflito com o grupo dos "15" pode ir a Conacry mas o PRS jamais não vai aceitar qualquer acordo ou deslocação fora do país por um simples razão somos indipendentes e podemos resolver os nossos problemas sem ajuda de qualquer país ponto final.

Viva Democracia

Viva PRS

Viva povo Guineense

Bem haja a todos

DS/RPRS-CV

Dr. Certorio Biote 

GUINE BISSAU NÃO PODE TER SOSSEGO SE ALGUMAS JORNALISTAS DE VÁRIOS RÁDIOS CONTINUAM A NÃO TER CREDIBILIDADE E ÉTICA

JORNALISTAS CORRUPTOS, E MAIS PERIGOSOS DO QUE MILITARES COM ARMAS.


O JORNALISMO É ACTUALMENTE ALTA CORRUPÇÃO E MANIPULAÇÃO DE MASSAS

Polémica: PM acusa Alpha Condé de ser parcial e tribal e não vai a Conacri


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, acusou hoje o mediador da CEDEAO para a crise guineense, Alpha Condé, de ser tribal e afirma ter-lhe retirado a confiança para prosseguir o diálogo com as partes para acabar com a crise. 

Umaro Sissoco acusou o Presidente da Guiné-Conacri de não o quer como chefe do Governo guineense, por ser da etnia Fula e sublinha que a Guiné-Bissau é uma nação soberana. 


Em mais uma ofensiva diplomática para tentar aproximar as partes, o mediador convidou as partes desavindas para uma mini-cimeira em Conacri, onde será discutida a implementação do Acordo de Conacri.

Em declarações polémicas à Rádio França Internacional (em Português), Sissoco deixou claro que não vai a Conacri, bem como o grupo dos quinze deputados dissidentes do PAIGC, alegando a falta de confiança no mediador, que acusa de ser parcial. 

Nesta quarta-feira, no final de uma reunião com o enviado de Alpha Condé a Bissau, em nome dos quinze dissidentes do PAIGC, Braima Camará afirmara que seria convocada uma reunião da cúpula do grupo para decidir sobre a sua participar na mediação prevista para esta sexta-feira em Conacri. 

O político deu a entender que se a medicação fosse realizada em Bissau seria melhor, tendo advertido que o que está em jogo não é um simples regresso dos quinze deputados dissidentes do PAIGC à procedência, mas sim o próprio partido e sua direção.

Os atores políticos signatários do Acordo de Conacri deverão deslocar-se a Conacri, nesta sexta-feira, para uma nova ronda negocial, sob auspícios do mediador, Alpha Condé, Presidente da Guiné-Conacri.


Link para ouvir a entrevista na íntegra: http://m.pt.rfi.fr/guine-bissau/20170309-guine-bissauumaro-sissoko-embalo-serei-o-ultimo-pm-desta-legislatura

Fonte: Braima Darame

Função Pública - Funcionários das Finanças reivindicam com greve pagamento de subsídios em atraso

Bissau, 10 Mar 17 (ANG) - Os funcionários do Ministério da Economia e Finanças iniciaram desde o passado dia 7 do corrente mês, uma greve de cinco dias  reivindicando o pagamento de oito meses de subsídios em atraso.

Em declarações exclusivas hoje à ANG, a presidente do Sindicato de base dos trabalhadores do Ministério das Finanças, Maria Esperança Mendes Crato justificou a paralisação alegando que auferem salarios baixos que nao cobrem as suas necessidades básicas .

“O Ministério das Finanças não é o único que beneficia do subsídio na Guiné-Bissau. Assim sendo não podemos conformar com a situação de ver os outros a receberem e nós não”, disse aquela responsável sindical.

Esperança Mendes Crato acrescentou que as Finanças é um dos Ministérios que mais contribuem para a arrecadação das receitas e pelo que no seu entender deve ser  priorizado no pagamento de subsídios.

“Temos as nossas necessidades que não correspondem com o salário, por exemplo eu tenho o meu filho à estudar no estrangeiro e não posso ficar sem lhe enviar dinheiro uma vez que ele está a precisar”, argumentou.

A Presidente do Sindicato manifestou total disponibilidade de dialogar com o patronato para que as reividicações sejam atendidas.

Sublinhou  que, se não encontraram nenhuma solução, a greve irá prolongar até ao fim ao seja no dia 13 do mês corrente, acrescentando que terá ainda uma segunda vaga a anunciar proximamente.

ANG/AALS/JAM/SG

EUA suspeitam que Portugal é plataforma de “lavagem de dinheiro ilícito por parte da classe dirigente angolana”

Portugal deve continuar a preocupar-se com os “avultados investimentos suspeitos” de cidadãos angolanos em imóveis de luxo, empresas e instituições financeiras, segundo um relatório do Departamento de Estado norte-americano.


Segundo o ‘Relatório de Estratégia Internacional de Controlo de Narcóticos 2017, o Governo português deve continuar a monitorizar os investimentos angolanos em Portugal em diversas áreas como imóveis de luxo, instituições financeiras e empresas.

Há suspeitas, segundo o relatório, de que “Portugal funciona como uma placa giratória (hub) para a lavagem de dinheiro ilícito por parte da classe dirigente angolana”.

Os esforços de monitorização por parte das autoridades das influências políticas e económicas de vários grupos chineses com interesses em Portugal também aumentaram.

O relatório, que traça o perfil de quase 90 países no que se refere aos circuitos de lavagem de dinheiro proveniente da droga, define Portugal como um dos países de trânsito do tráfico de droga.

A extensa costa do país, as vastas águas territoriais e as relações privilegiadas com os países da América do Sul e da África lusófona faz de Portugal uma porta de entrada para a cocaína sul-americana e um dos pontos de transbordo para drogas que entram na Europa desde a África Ocidental.

As autoridades portuguesas detetaram também fundos de atividades ilícitas colocados no sistema financeiro, especialmente vindos do contrabando de tabaco.

24.sapo.pt

LUSA - Autoridades da Guiné-Bissau pactuam com tráfico de droga ?


O Departamento de Estado norte-americano considerou hoje que autoridades do Governo da Guiné-Bissau "continuam a estar envolvidas" no tráfico de droga e que o país fez pouco para mitigar a fama de 'narcoestado'.

"Com cinco governos diferentes na Guiné-Bissau nos últimos 15 meses, o país fez poucos progressos para mitigar as condições que levaram a que fosse classificado como um 'narcoestado'", lê-se no 'Relatório de Estratégia Internacional de Controlo de Narcóticos 2017'.

Lembrando a indicação de dois dirigentes militares da Guiné-Bissau como 'barões da droga', José Americo Bubo Na Tchuto e Ibraima Papa Camara, chegando a prender o primeiro, os EUA dizem que a receção de Na Tchuto na Guiné-Bissau como "herói da revolução" e a manutenção de Camara como chefe de Estado-Maior da Força Aérea "indicam que as autoridades do Governo da Guiné-Bissau continuam a estar envolvidas no tráfico de droga e mostrar a extensão da cumplicidade com o tráfico aos mais altos níveis".

Para além da instabilidade política, o Departamento de Estado salienta também que "a suspensão da do apoio orçamental direto pelas instituições multilaterais reduziu as receitas do governo em quase metade, o que levou a cortes adicionais no sistema judicial e na aplicação da lei, que já de se estavam debilitados"

POR LUSA