terça-feira, 22 de novembro de 2016

VICTOR PEREIRA ADMITE O APOIO DO PRS AO GOVERNO LIDERADO POR ÚMARO SISSOCO


O Porta-voz do Partido da Renovação Social (PRS), Victor Pereira confirmou esta terça-feira, 22 de Novembro de 2016, que o PRS vai apoiar o governo a ser liderado por Úmaro Sissoco Embaló

Após a reunião com o novo Primeiro-Ministro, Victor Pereira disse à imprensa que Úmaro Sissoco agradeceu o PRS pelo apoio na concepção do “Acordo de Conacri” bem como na sua nomeação como o chefe do governo. Acrescentou ainda que durante a reunião entre ele e a direção do partido, foi abordada a actual  situação política do país.

“Nós pedimos o senhor Primeiro-Ministro maior celeridade do processo de forma a proceder à formação do governo, tendo em conta às dificuldades que o país tem vindo a enfrentar nos domínios sociais e tendo em conta à boa vontade manifestada pelos órgãos internos da Assembleia Nacional Popular”, informou.

Pereira assegurou que o PRS como signatário do Acordo de Conakri continuará a respeitar a implementação dos pontos constantes deste documento.

“O Partido da Renovação Social costuma e vai honrar os seus compromissos…se assinarmos um documento não podemos recuar e garantimos que os renovadores vão aceitar tudo o que está escrito no documento intitulado Acordo de Conacri e de Bissau”, garantiu.

O Democrata apurou que Primeiro-Ministro visitará todos os partidos com assento no Parlamento enquanto signatários do “Acordo de Conacri e de Bissau” com vista à formação do executivo.

Por: Aguinaldo Ampa
odemocratagb.com

Naufrágio de equipa de futebol em Moçambique provocou oito mortos

O número de mortos no naufrágio no domingo de um barco que transportava uma equipa de futebol recreativo na província de Gaza, sul de Moçambique, aumentou de cinco para oito, enquanto quatro continuam desaparecidos, informou hoje a polícia moçambicana.


Em conferência de imprensa de balanço da atividade policial, o porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Cláudio Langa, afirmou que as autoridades detiveram o marinheiro que conduzia o barco, após buscas que se seguiram à sua fuga, na sequência do acidente.

Langa afirmou que o barco transportava 23 passageiros, mais oito do que as 15 anunciadas nas primeiras informações sobre o naufrágio, divulgadas na segunda-feira pela administração marítima local, citada pela Rádio Moçambique, que dava ainda conta de que a lotação da embarcação era de apenas quatro lugares.

Os passageiros que iam a bordo da embarcação têm idades entre 13 e 18 anos e regressavam a casa depois de uma partida de futebol.

Comer antes de ir dormir faz mal à saúde?

LIFESTYLE  ESTUDO 
É daqueles que aposta tudo no jantar a 'tarde e más horas'? O bem que sabe pode ser o mal que lhe faz.


O ritmo de vida atarefado que muitos de nós levamos faz com que o jantar se torne a principal refeição do dia. Contudo, e não será propriamente uma surpresa, os especialistas dizem que comer à noite, e especialmente quando essa refeição é pesada, pode não ser nada bom para o seu organismo - altera-lhe os processos digestivos.

Um estudo realizado com 700 adultos e apresentado num congresso recente da Sociedade Europeia de Cardiologia analisou a relação entre as horas nas quais se consome alimentos e os efeitos no organismo.

Refere a BBC que a pesquisa concluiu que ingerir alimentos 'tarde e más horas' tem um impacto significativo na pressão arterial. Durante a noite, o processo fisiológico normal é a queda da pressão arterial. Porém, o estudo descobriu que 24,2% dos participantes que comeram até duas horas antes de dormir não registraram uma queda adequada da pressão sanguínea.

Segundo especialistas, consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em 'estado de alerta',estimulando a produção de hormonas ligadas ao stress, como a adrenalina, podendo inclusivamente alterar o ritmo diário do organismo. 

Ebru Ozpelit, professora de Cardiologia da Universidade de Dokuz, responsável pelo estudo refere que a vida moderna está a criar "hábitos de alimentação errados", como saltar o pequeno-almoço e comer cada vez mais tarde (hábitos que levam a problemas como obesidade e outros problemas gástricos como o refluxo). E por isso, alerta para a importância de "definir a frequência ideal e a hora dos alimentos".

Um outro especialista no assunto, Jamie Koufman, revela que o ideal é não comer após as 20h, ou fazer a última refeição três horas antes de ir dormir. 

POR NOTÍCIAS AO MINUTO 

Pediu-lhe sexo em troca de um ovo e a resposta não foi nada fraca

MUNDO ZIMBABUÉ 
Enraivecida, mulher deu-lhe uma valente lição sobre respeito.



Um homem, no Zimbabué, terá sugerido a uma prostituta ter sexo em troca de um ovo cozido. A resposta da mulher não se fez esperar e surgiu em jeito de lição. Conta o Metro britânico que Moses Mushonga, de 28 anos, se aproximou de uma mulher em Mvurwi, na província de Mashonaland, no Zimbabué.

Acariciou-lhe os seios por baixo do sutiã, sem permissão para tal, pedindo-lhe sexo a troco de um ovo cozido. Ao que parece, a mulher não reagiu bem à 'proposta'.

De acordo com os meios locais, enraivecida, bateu-lhe com uma garrafa de cerveja e esmurrou-o na cara.

O resultado foi aquele que se pode ver na fotografia, com Moses a sangrar da cabeça. "Ela podia simplesmente ter dito que não", terá dito o homem, citado pelos meios locais. Quanto à mulher, esta explicou que agiu daquela forma porque o homem precisava de aprender uma lição sobre o que é o respeito.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO.

Presidente do Sporting da Guiné-Bissau demite-se e contesta federação de futebol

GUINÉ-BISSAU 
O presidente do Sporting Clube da Guiné-Bissau, o empresário Hussein Farhat, anunciou esta terça-feira a demissão por discordar da atuação da federação de futebol do país.

Hussein Farhat estava prestes a completar um segundo mandato de quatro anos à frente do Sporting da Guiné-Bissau, mas não aceita «a falta de respeito e de consideração» que alega existir no relacionamento entre a federação e os clubes.

«Não há respeito, não há consideração, há apenas desmandos e desorganização por parte da federação para com os clubes e não posso continuar a compactuar com isso», afirmou Hussein Farhat em declarações aos jornalistas.

Por Lusa

"Todo progresso acontece fora da zona de conforto" – Michael John Bobak