segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

É APOIANTES OU FANÁTICOS APENAS PERGUNTEI..!!!

 Por Rei David 

Dizem que o DSP é "mais bem preparado" que o USE. Com está frase os apoiantes do Matchu, designação com que é conhecido o candidato apoiado pelo PAIGC, pretendem dizer que o DSP é melhor preparado que USE, já que termo "mais bem preparado" não é português.

Mas gostaria de dizer-lhes que o problema actual da Guiné-Bissau não é o da preparação ou de quem seja mais preparado que este ou aquele. Até porque, segundo reza a história, o mundo sempre foi dirigido pelos homens comuns e não cientistas. Estes últimos são conhecidos no seu mundo da investigação e na academia. Nunca se notabilizaram como governantes ou dirigentes dos seus respetivos países.

O nosso problema é da liderança. E ser líder não significa, necessariamente, ter maior preparação académica. Um líder é quem orienta os demais, motiva-os a darem o seu melhor, maximizando o rendimento individual de cada membro do grupo sob a sua liderança.

Um líder deve saber estabelecer a ponte entre vários sectores que componham o grupo e viver, como seu, o problema de cada um dos seus liderados.

Resumidamente, um líder é quem orienta as aptidões individuais funcionalizando-as à sua visão da realidade e os objectivos traçados como a meta.

Numa só palavra, líder deve ter a visão, sonho e coragem.

Agora pergunta-se, o DSP reúne todos estes requisitos da liderança? Ele é melhor que USE? Ou de todos outros lideranças do país?

Desde que o DSP assumiu a presidência do PAIGC que aquele partido entrou em ebulição e, em nome da ordem e disciplina internas, muitos dos seus membros foram expulsos, inclusive, os 15 deputados, que mais tarde formaram o MADEM, actualmente, a segunda maior força política no parlamento com 27 assentos parlamentares, num universo de 102 deputados que compõe o parlamento guineense, ANP.

Aliás a sua eleição ao cargo do presidente do PAIGC foi muito polémica, o que levou a que o congresso convocado para o efeito, durasse duas semanas em vez de três dias, conforme fora previsto inicialmente.

A sua reeleição ao mesmo cargo testemunha duma forma inequívoca, as qualidades ditatoriais do DSP. pois foi o único concorrente à sua própria sucessão. O que não deixa de ser inédito, pois ninguém, em seu perfeito juízo acreditaria que num partido com a dimensão do PAIGC fosse possível organizar um congresso em que haja um só concorrente.

Tudo o que o DSP conseguiu até aqui foi na base de intriga e trapaças. E o resultado está vista. O partido está em queda livre: de 67 para 57 e deste 47. Nas presidenciais não foi para além dos 40% e nesta segunda voltará a cair, como tudo indica, para os 37%.

DSP é, praticamente um homem só, sem seguidores, o que o diferencia de um líder. Este último se define pelos seus seguidores, pois eles o encarnam, em virtude de terem recebidos ensinamentos que os caracterizam como seus seguidores.

Ter seguidores não é mesma coisa que ter fãs. Um cantor tem muitos fãs, mas não é necessariamente, um líder.

Como já disse, liderar é ter visão, sonhos e coragem. Um arauto pode até ter muitos fãs e admiradores, mas não é líder porque faltam-lhe estes três atributos de um líder.

Concluído, o DSP não é melhor líder que o USE. Ambos foram primeiro-ministros.

Ambos tiveram pouca duração no poder.

Em termos de resultado obtidos por cada um em período homólogo quem foi melhor?

Deixo tudo ao critério de cada comentador e Deus seja árbitro entre nós.

Bem-haja a todos!

Rei David

SINDICATOS AMEAÇAM, DENTRO DE DIAS, PARALISAR SECTOR EDUCATIVO

Os sindicatos dos professores voltam, amanhã (03 de Dezembro) a mesa das negociações com o governo depois de terminar o prazo de 30 dias de benefício de dúvida. O encontro entre as partes está a ser facilitado pelos líderes religiosos da Guiné-Bissau.



Na última negociação envolvendo os líderes religiosos, os sindicatos decidiram dar um benefício de dúvida ao governo que terá levado a suspensão da greve inicialmente marcada para 11 de Novembro.

Envolvendo 30 dias a partir do último domingo, os sindicatos alertam que o governo não conseguiu cumprir com as suas promessas assumidas perante os líderes religiosos.

Em caso de qualquer fracasso no encontro desta terça-feira pode levar a imediata paralisação no sector do ensino público do país, tendo em conta que na semana passada, durante uma entrevista à Radio Sol Mansi (RSM), os sindicatos ameaçaram paralisar o sector educativo, a partir desta semana, se o governo não cumprir com memorando de entendimento assinado há 1 mês.

Queba Seide, um dos membros da comissão da greve dos três sindicatos, explica que com o pedido dos líderes religiosos deram o benefício de dúvida de 30 dias ao governo que, no entanto, até agora não cumpriu nenhum dos pontos rubricados.

No pré-aviso da greve que teve a mediação dos chefes religiosos, os sindicatos exigem, entre outros, pontos o pagamento dos salários atrasados aos professores novos ingressos e a implementação do estatuto de carreira docente.

This PAIGC government of Aristides Gomes were unable to pay teachers and doctors salary for many months and yet wants to continue in power!

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Turé da Silva

radiosolmansi.net

O Democrata Osvaldo Osvaldo was live...Pai ruim deve ser castrado?



O Democrata Osvaldo Osvaldo

Pede-se ao José Pedro Sambú, o Presidente da CNE, que tenha a coragem política já que não é neutro, de avançar com essa acção e não ficar por ameaças que em nada abonam em seu favor e da instituição que o José Pedro Sambú representa como chefe!...

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Bom dia
Irmãos e Concidadãos Pátriotas Guineenses é
apenas a forma de chamar atenção, a
todos e a todas' está correto?

É saudável
a intervenção da Sua Excelência Senhor Presidente da República e Candidato às presidenciais de 24 de Novembro durante a Sua conferência de imprensa onde aceitou os resultados provisórios pronunciados pelo Presidente da CNE e na mesma conferência de imprensa, lamenta o grande número da fraúde e irregularidades no processo.

Que de via ser observado e investigado pela CNE mas que o Presidente desse órgão que devia ser ao serviço da Nação nega em observar e que agora, através de um comunicado, diz que está-se a ponderar uma acção jurídica contra o Candidato José Mário Vaz por esse Candidato ter alegado falsas acusações contra o órgão do qual ele chefia!

Pede-se ao José Pedro Sambú, o Presidente da CNE, que tenha a coragem política já que não é neutro, de avançar com essa acção e não ficar por ameaças que em nada abonam em seu favor e da instituição que o José Pedro Sambú representa como chefe!

Seria uma bênção por parte do Candidato José Mário Vaz, esse processo contra ele avançasse e só daí, o Povo da Guiné-Bissau e o Mundo teria possibilidades de saber com provas a apresentar do escandaloso roubo e transferência dos votos ocorridos à favor do Candidato do PAIGC!

Estamos prontos, por isso, lançamos esse desafio ao José Pedro Sambú!

Agora, estaremos à espera dele!
Viva a verdade, transparência e justiça!

Abaixo corruptos e injustiça!

Afirma o Democrata em Ação.


Século XVII já era e nada tem haver com a Guiné-Bissau!

Cada um quer levar a vida que tem; várias mulheres; carros; casas; trabalhar para o governo corrupto de há 47 anos e continuar a ver o Povo marterizado a sofrer na pobreza e enganado com matéria de campanha de luxo aterrando aviões cargueiros no aeroporto Osvaldo Vieira!

Parem de tapar o céu com as mãos pois o Sol vai continuar a nascer todos os dias e o Povo da Guiné-Bissau vai sair do atentado de NEO-COLONIZAÇÃO por parte da UE-CEDEAO-UA e mais outros metidos nesta MÁFIA!!! 

Vamos estar muito atentos as vossas manobras pois ainda não esquecemos o 7 de Junho!!! 

Deus abençoe e livre o Povo da Guiné-Bissau desta aflição!!!

Papa Jomav 

O multiculturalismo é a convivência pacífica de várias culturas num mesmo espaço e ambiente

É um fenômeno social diretamente relacionado com a globalização e inter-acção das sociedades, sobretudo as modernas.

A Guiné Bissau, Senegal, Brasil, por exemplo, são países multiculturais.

O multiculturalismo também pode ser chamado de multiculturalidade e pluralismo cultural.

Daí, que a sociedade guineense é hoje multicultural, onde todos se misturaram entre Balantas, Mandingas, Saracules, papéis, Manjacos, Bijagos, Nalús, Tandas, Fulas, Biafadas, Padjadincas, Mancanhas, Brames, Cassangas, Baiotes, Felupes, para só referir estes. Todos, mas todos nós somos um povo e irmanados pelo laço de sangue e culturais, fazendo de nós o povo que somos(guineenses).

Por isso o BÁ DI POVO empunha sem preconceitos o estandarte da alternancia democratica, que aglutina em torno de MADEM-G15 grandes lutadores e homens de paz, com o unico objectivo e propósito de servirmos todo a Nação guineense forjada no fragor da luta armada de libertação nacional pelos nossos gloriosos combatentes, Heróis e Martires.

Hoje e com a grande ameaça que paira sobre a nossa soberania, despoletada por bando de crime organizado impõe-se o agrupar numa unica frente o grupo de lideres de opinião, personalidades e figuras promenientes, sob designios do interesse supremo da Nação salvarmos a nossa Pátria. Esta ingente tarefa exige de todos as maiores responsabilidades e entrega a causa comum. Felizmente que todos aderem, prontamente e sem complexos de lidar com qualquer que seja grupo étnico, religioso, cultural, muito menos raça ou cor da pele. Todos com olhares fixos no resgatar a Guiné Bissau.

Neste particular, todos aderem a causa comum, engrossando as fileiras de alternancia democrática, sob iniciativa do BÁ DI POVO.

VIVA Cabral da nossa era.
Viva Democracia
Viva paz
Viva Diversidade nacional
Viva reconciliação

Estamos Atentos

Mutaro Uldada Cisse 

NHOKO NHOKO TEM SI DUNU I KA DI AMERICO 👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻



Estamos a Trabalhar

TERCEIRA VAGA DE GREVE NO HOSPITAL SIMÃO MENDES INICIA HOJE E TERMINA A 24 DESTE MÊS

O Governo de Aristides Gomes não cumpre com a promessa, no mínimo pagar salários aos funcionários, esses por sua vez, recorreram ao último recurso legítimo, a greve. E agora, quem sofre em tudo isto?


O sindicato dos técnicos contratados do Hospital Nacional Simão Mendes iniciou hoje a terceira vaga de greve e que prolonga até o dia 24 deste mês.

Em entrevista exclusiva à ANG, o Presidente do sindicato e porta- voz dos técnicos Reinaldo Camala disse que a reivindicação vem na sequência do incumprimento dos acordos assinados com o patronato.

"Tínhamos negociado com o patronado neste caso, o  Ministério de Saúde com a mediação de entidade religiosa, onde damos benefícios de dúvida de  dez dias ao patronato para ver se vão cumprir com o prometido”, explicou, acrescentando que, como não cumpriram as suas promessas por isso voltaram com a greve que vai continuar até que seja cumprido no mínimo as suas reivindicação.

Camala declara que, 29  funcionários com 15 à 16 anos de serviço foram expulsos pela direcção cessante do Hospital Simão Mendes, sem nenhuma explicação prévia.

O sindicalista disse que estão a reivindicar entre outros, seis meses de salário em atraso, afectação dos colegas expulsos, pagamento de subsídio de vela e prémio dos exactores, melhoria de condições de serviço, a inscrição dos contratados na segurança social.

Que faz o Governo que não pode travar sucessivas ondas de greves num hospital?


Na cerimónia de abertura da Cimeira sobre Alterações climáticas em Madrid


Notabanca; 02.12.2019

O Instituto da Mulher e Criança, através da sua Presidente, participa num Fórum de Alto Nível, na capital brasileira, de 2 a 7 de Dezembro

O objectivo do encontro é promover o intercâmbio de experiências e boas práticas entre Brasil e África em prol da protecção da Mulher.



Instituto da Mulher e Criança

UE ORGANIZA MARCHA DA PAZ ??? - Por quê?


Rádio Capital FM Bissau disse...



Segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Dara Fonseca Ramos - Minha análise sobre os candidatos à segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau.


#Desconstrução #1

Dara Fonseca Ramos 

LONGEVIDADE - Quer ter uma vida longa? Então livre-se destas bebidas

É fã de refrigerantes e de bebidas açúcaradas?


Um novo estudo, publicado no periódico científico JAMA Internal Medicine, acompanhou mais de 450 mil pessoas em dez países europeus entre 16 a 19 anos e constatou que aqueles que bebiam dois ou mais refrigerantes por dia tinham um maior risco de morte, comparativamente àqueles que restringiam o consumo para menos do que um copo por mês.

No início do acompanhamento, nenhum dos participantes sofria de cancro, diabetes, problemas cardíacos ou havia sofrido um derrame. O estudo mostrou que quem consumia dois ou mais copos de refrigerantes que não eram 'diet' por dia apresentava um risco mais elevado de morrer no decorrer de problemas digestivos, enquanto que aqueles que ingeriam a mesma quantidade de refrigerantes diet tinham um maior risco de morrer de doenças cardíacas.

Mas, qual é a relação entre refrigerantes adoçados com açúcar e problemas digestivos? Segundo explica à CNN a professora do curso de medicina da Emory University (EUA), Sharon Bergquist, “evidências experimentais sugerem que um alto teor de açúcar no sangue e o consumo elevado de açúcar podem prejudicar a barreira intestinal”. Tal provoca a inflamação do intestino, altera a flora intestinal e aumenta a chance de surgirem infecções no órgão.

O estudo não só contabilizou a ingestão de refrigerantes tradicionais com sabores cola, laranja e uva, mas também refrescos e xaropes de frutas, como o xarope de groselha e outros sabores. Neste estudo, cada copo foi considerado como 250 ml. Uma lata normal de refrigerante costuma ter 355 ml.

Já a alta quantidade de refrigerantes consumida, independente do tipo, está associada ao aumento de risco de doença de Parkinson, mas não de Alzheimer ou cancro. 

NAOM

Pelo menos 10 pessoas morreram em ataque a uma igreja no Burkina Faso

Pelo menos dez pessoas, incluindo "crianças", foram mortas hoje durante um culto religioso, na sequência de um ataque a uma igreja protestante em Hantoukoura, no leste do Burkina Faso, informou a agência francesa AFP, citando fontes da segurança.


Este não é o primeiro ataque a locais de culto no Burkina Faso, país que tem registado vários atentados jihadistas a igrejas nos últimos tempos.

"Mais de uma dúzia de pessoas que participavam na missa de domingo foram mortas durante um ataque à igreja protestante em Hantoukoura", disse uma fonte da segurança na localidade, que fica na comuna de Foutouri, na fronteira com o Níger.

Este ataque, "relatado por volta das 12:00 horas", foi perpetrado por "cerca de dez indivíduos fortemente armados", que "executaram friamente os fiéis, incluindo o pastor da igreja e as crianças", descreveu a mesma fonte.

De acordo com outra fonte, o número total de mortos ascende a "14 pessoas, todas do sexo masculino".

O agrupamento militar de Foutouri já avançou com uma "operação de busca" para encontrar "vestígios dos assaltantes", que "fugiram de motocicletas", referiu.

Os ataques, atribuídos a grupos jihadistas, contra igrejas cristãs ou outras aumentaram recentemente no Burkina Faso, um país pobre do Sahel, na África Ocidental.

A 26 de maio, quatro fiéis foram mortos num ataque a uma igreja católica em Toulfé, uma cidade do norte do país.

No dia 13 de maio, quatro católicos foram mortos numa procissão em honra à Virgem Maria, em Zimtenga, também no norte.

No dia anterior, seis pessoas, incluindo um sacerdote, foram mortas num ataque durante a missa numa igreja católica em Dablo, um município da província de Sanmatenga, ainda no norte do país.

A 29 de abril, seis pessoas foram mortas num ataque à igreja protestante de Silgadji, também a norte.

Em meados de março, o padre Joël Yougbaré, sacerdote de Djibo (norte), foi sequestrado por homens armados.

No dia 15 de fevereiro, o padre César Fernández, missionário salesiano de origem espanhola, foi assassinado no centro do Burkina Faso.

Vários imãs também foram assassinados por jihadistas no norte do Burkina Faso desde que os ataques começaram, há quatro anos.

NAOM

Instabilidade política e preços do caju tornam Guiné-Bissau instável – BAD

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) considera que a instabilidade política e a volatilidade dos preços do caju tornam as previsões sobre a Guiné-Bissau muito difíceis, antecipando crescimentos de 5% nos próximos dois anos.


“A perspetiva de evolução económica é altamente incerta devido à instabilidade política e à volatilidade dos preços do caju, a maior fonte de rencimento para mais de dois terços dos agregados familiares”, lê-se na mais recente avaliação do BAD à economia guineense.

Para além destas dificuldades, as previsões dos técnicos do principal banco de desenvolvimento em África também são arriscadas “devido à instabilidade bancária, aos preços do petróleo superiores às previsões e à grande dependência da agricultura que pode ser rprejudicada por fenómenos climatéricos adversos”.

O relatório sobre as economias africanas, que inclui uma parte especificamente sobre a Guiné-Bissau, alerta para os perigos da forte exposição dos bancos à dívida pública guineense, com a dívida interna a representar quase 40% do PIB deste pequeno país africano.

“As melhorias na gestão pública financeira são essenciais para evitar que o setor privado seja afastados dos investimentos pela presença do Estado na economia”, diz o BAD, alinhando com o Fundo Monetário Internacional na necessidade de conferir mais qualidade à gestão pública.

“A Guiné-Bissau enfrenta problemas profundamente enraizados de fraca governação e corrupção, que precisam de ser tratados para permitir que realize o seu potencial económico e melhore os padrões de vida da população”, refere, num comunicado enviado à imprensa, Concha Verdugo-Yepes, que liderou uma equipa do FMI que esteve em Bissau desde 18 de setembro até ao princípio de outubro para fazer uma avaliação às vulnerabilidades da governação no país.

Durante a sua estada em Bissau, a equipa do FMI reuniu-se com as autoridades políticas, representantes da comunidade internacional, sociedade civil e setor privado para fazer um diagnóstico preliminar às fraquezas de fiscalidade, regulação de mercado e combate à corrupção e branqueamento de capitais.

“Um primeiro passo para aquele objetivo é desenvolver uma estratégia nacional abrangente de combate à corrupção, focadas nos sistemas tributários, administração de receitas, Estado de Direito e no combate à corrupção e lavagem de dinheiro”, salientou a responsável do FMI no comunicado então enviado.

O BAD, por seu turno, acrescenta que “garantir um crescimento forte e inclusivo obriga a resolver as falhas nas infraestruturas”, já que “apenas 10% das estradas nacionais são asfaltadas, e a taxa de acesso à energia é de 14,7%”.

A pobreza afeta mais de 70% da população e a desiguldade de rendimento, medida pelo Índice Gini, foi estimada em 50,7 pontos, com as mulheres a continuarem marginalizadas no acesso ao crédito e à formação profissional, lamenta o BAD.

Nas últimas previsões sobre a evolução da economia, divulgadas durante os Encontros Anuais do FMI e do Banco Mundial, em outubro, estes analistas antecipavam um crescimento do PIB da Guiné-Bissau de 5,5% este ano e 4,9% em 2020, com a dívida pública a manter-se ligiiramente abaixo dos 70%, ainda assim acima da média regional de 50%.

interlusofona.info/ #Few_state