sábado, 22 de fevereiro de 2020

NO COMMENT


A INTEGREDADE FÍSICA DO LÍDER DO PAIGC ESTÁ EM PERIGO NA CAPITAL FRANCESA


Domingos Simões Pereira, candidato que queria ser Presidente da República, mas que foi derrotado nas urnas pelo General Umaro Sissoco Embalo, na segunda volta, encontra-se afinal em Paris, Capital Francesa, onde foi apanhado no bar do hotel Fouquet's, perto de Champs Elisée, pelos nossos serviços secretos, a sofrer pressões para pagar as dívidas da campanha eleitoral e de onde depois foi expulso.

De lembrar que o DSP conduziu uma campanha eleitoral luxuosa jamais vista na Guiné-Bissau e tinha intenções de pagar com os recursos do país, razão pela qual não aceita a derrota infligida pelo Povo guineense, ciente das incapacidades dele trazer paz, estabilidade e desenvolvimento na Guiné-Bissau e por ter o pais à venda em leilão internacional.

A integredade física do líder do PAIGC em perigo.


Povo Libertador

Fonte: Estamos a Trabalhar

Guineenses, vamos todos unir, como nos tempos idos, para que o sonho do Povo Libertador (que se sacrificou em nome de um projecto colectivo) se converta na realidade do Povo Libertado e em Paz!

Quarta-feira, 23 de maio de 2018

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA, PRESIDENTE DO PAIGC, ACUSADO DE CORRUPÇÃO PELO DESVIO DE FUNDO PUBLICO DA GUINÉ-BISSAU

“Quando a nação está em perigo, espreita-se para os países amigos. Quando o Estado corre riscos, conta-se com os militares. Quando a ordem e a segurança ameaçam ruir, espera-se pela polícia. Quando as elites falham, chama-se o povo. Quando os empresários fogem, recorre-se ao Estado. Quando a saúde está periclitante, procura-se o médico. Quando a corrupção reina, confia-se na justiça. O pior é quando a justiça tarda...”

Domingos S Pereira, é acusado de corrupção pelo desvio de fundo publico da Guiné-Bissau. O atual presidente do PAIGC e deputado da nação, esta ausente do país, mas ministério publico pede ao parlamento o levamento da sua imunidade parlamentar.

Leia Também: O Parlamento guineense considera infeliz a intervenção da procuradoria geral da República que por via da Comunicação social, solicita intempestiva e ilegalmente o agendamento do pedido de levantamento da imunidade do deputado Domingos Simões Pereira, para a sua audição, no ambito do processo ligado ao chamado resgate aos bancos comerciais no país em 2015.

O executivo liderado por Domingos Simões Pereira, é considerado o governo mais corrupto na história da governação de Guiné Bissau, muito dos seus membros estavam implicados em vários processos judiciais, entre os quais corrupção ativa/passiva e lavagem de dinheiro...

Foi no seu governo que aconteceu a operação falcatrua, denominado Resgate dos Bancos, foram resgatar as elites do PAIGC.

Leia Também: Resgate dos Bancos vs eminente fecho de BDU Bissau

Quando desempenhava função do primeiro ministro Domingos Simões Pereira, adquiriu imóvel em Lisboa no valor aproximadamente 650.Mil €, equivalente 430.Milhões, FCFA. Fez construção de duas (2) casas em Bissau, com total gastos 734.125.000, FCFA. Fez contrato milionário direto com câmara municipal de Bissau, de uma forma parcial sem realização do concurso público. Alugou seus camiões ao CMB.

De notar, por outro lado, que Domingos Simões Pereira está sob investidas do Ministério Publico, há mais de um ano, no âmbito deste processo ligado ao regaste do sector privado guineense, através de alguns bancos comerciais do país.

Abriu duas (2) empresas, um no Dakar e outro na Bissau, ambas operam na área da pesca, , transporte e diversos...

Comprou uma casa em Dakar no valor de 350.Milhões FCFA, no Bairro mais nobre de Dakar chamado - Les Almadies; C’est l’un des quartiers les plus chics de Dakar. Comprou um apartamento para sua esposa Paula Pereira, em França no valor de 700.Mil €

O ministro público já tem toda as provas, estão somente a espera da sua audição, para a confirmação ou não, das provas...

Esses não são as acusações falsas, e nem por questões política!! Todos nos sabemos como era a vida do Domingos Simões Pereira, antes de ser 1° ministro da Guiné Bissau, e como era a depois de ter sido... basta cada um fazer análises chegará a conclusão de que Domingos Simões Pereira, é Político mais corrupto que existe no mundo... Um pobre que entrou na política tornou-se milionário menos de um ano da governação

Leia Também: Braima Camará: “RESGATE FINANCEIRO É OPERAÇÃO MAIS CORRUPTA DESTE PAÍS COMETIDO POR DOMINGOS SIMÕES PEREIRA”
Fonte: Fernando Casimiro

"(...) Temos que ter o cuidado de desmascarar todos os oportunistas no nosso meio, todos os mentirosos, todos os cobardes, todo aquele que falta à linha do nosso Partido. Temos que ter coragem de tomar as nossas responsabilidades sobre os nossos ombros, cada um de nós, jovens responsáveis ou dirigentes do nosso Partido. Temos que ter coragem de nos olhar, olhos nos olhos, porque o nosso Partido só pode ser dirigido por homens ou mulheres que não baixam os olhos diante de ninguém.

Outro aspecto importante que temos que defender na direcção do nosso Partido, já o dissemos claramente nas palavras de ordem publicadas, é que o nosso Partido é dirigido colectivamente, não é uma pessoa só que dirige. Em qualquer nível, na acção política ou nas Forças Armadas, na segurança ou na instrução; em qualquer lado, há sempre uma direcção colectiva, a vários níveis.

Mas a tendência de alguns camaradas é de monopolizar a direcção só para eles, eles é que decidem tudo, não consultam a opinião de ninguém que está ao lado deles. Isso não pode ser, porque duas cabeças valem sempre mais do que uma cabeça, mesmo que uma seja esperta e a outra burra." - Amilcar Cabral In- "O NOSSO PARTIDO E A LUTA DEVEM SER DIRIGIDOS PELOS MELHORES FILHOS DO NOSSO POVO".

URGENTE: O EMPOSSAMENTO DO GENERAL U.S.E. ADVOGADA PELA CEDEAO NA NIGERIA.

Por Joaquim Batista Correia

A MAIORIA DOS CHEFES DE ESTADO DA CEDEAO ADVOGAM A TOMADA DE POSSE DO NOVO PRESIDENTE ELEITO, GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ, PARA O DIA 27 DE FEVEREIRO SEGUNDO AS LEIS QUE REGEM O PROCESSO ELEITORAL, SOUBE-SE DE FONTES DIPLOMÁTICAS FIDEDIGNAS, DA ORGANIZAÇÃO.

A Decissão foi tomada durante uma Reunião ontem Sexta - Feira que decorreu na Cidade de ABUJA, Nigéria.

UMARO DEVE OU PODE?

O que me deixa, às vezes, revoltado é quando oiço do próprio guineense de que uma parte da nossa SOBERANIA foi cedida à CEDEAO. MENTIRA! A soberania conquistada por um povo é sagrada, é intocável. Então, discurso do gênero é proveniente da má interpretação do país dentro da CEDEAO.

Uma coisa é certa: cedemos SIM a nossa soberania ao mundo. E, todos são cúmplices. Que não deixa de ser uma TRISTEZA.

ORA,
Um país é dominado por outros, quando as suas forças de coação, sobretudo, as suas Forças Armadas são desmontadas, sem poder de reação.

Concluindo EMPOSSAMENTO DE UM PRESIDENTE ELEITO DEMOCRATICAMENTE PELO POVO, NÃO DEVE À VONTADE EXTERNA E, MUITO MENOS, DE UM GRUPINHO - empossamento JÁ!!!
Que venha o que vier!!!

Por Escritor Marcelo Aratum

UMARO SISSOCO EMBALO, PRESIDENTE LEITO CHEGA À BISSAU, AMANHA ÀS 12H. DIA 23 DE FEVEREIRO 2020

CALHANDRA - Ave congelada encontrada na Sibéria tem 46 mil anos de idade

A ave da Idade do Gelo pode ser um antepassado de duas subespécies de cotovia.


A ave da Idade do Gelo que foi encontrada na Sibéria - num quase perfeito estado de preservação - foi identificada como sendo uma calhandra-cornuda, uma espécie de cotovia.

A ave, que se encontrava preservada no gelo permanente do subsolo em Belaya Gora, foi encontrada por caçadores de fósseis de marfim, que depois encaminharam o espécimen para especialistas do Museu de História Natural da Suécia.

Os testes levados a cabo por Nicolas Dussex e Love Dalén permitiram concluir que a ave viveu há cerca de 46 mil anos e pertence à espécie 'Eremophila alpestris'.

Love Dalén indicou à CNN que a investigação mostrou que o fóssil pode ser um antepassado de duas subespécies de cotovias da atualidade, uma do norte da Rússia e outra da Mongólia. "Estas descobertas mostram que as alterações climáticas que ocorreram no final da Idade do Gelo levaram à formação de novas subespécies", afirmou.

De acordo com o especialista, o próximo passo da investigação envolve a sequencialização de todo o genoma do pássaro, o que vai revelar mais sobre a sua relação com as subespécies atuais e permitir uma estimativa da velocidade evolutiva das cotovias.

NAOM

 Leia Também: Frozen bird found in Siberia is 46,000 years old
Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Guiné-Bissau, futuro e o progresso caótico, baralhado, desarranjado, desalinhado, bagunçado, tudo isso é porque o Domingos Simões Pereira perdeu as eleições presidenciais do País por vias democráticas, quer dizer nas urnas, agora a Organização enfrenta a luta para meio de subsistência. A Pergunta Que Não Quer Calar é: Quem é o Domingos Simões Pereira, é um Engenheiro de pontes e estradas, agora um ativista politiqueiro com ideologia política ultrafacista e noenagista, derrotado convencido e humilhado, na Cara dos seus militantes e simpatizantes sem miolos na cabeça, - e que agora o politiqueiro pretende promover a instabilidade no país a "todo custo" conhecido como me rosto do partido estado na Guiné-Bissau, que Administrou a justiça do pais a 4 décadas, uma Sociedade nojado de corrupção e da impunidade, pedofilia roubos e furtos nos cofres públicos , e todos os crimes cometidos são circunstanciados na cara da sociedade otário, na liderança do seu partido.

Instrução é a Chave da Liberdade.
O Democrata mente progressista em ação, e suas previsões acertadas!



Guiné-Bissau é um País em jogos de tampinhas

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Guiné-Bissau é um País em jogos de tampinhas

Um País sem Lei, é sem Jurisdição, significa a Soberania Nacional fora do nosso território.

Condeno viamente sem reservas técnicas de dúvidas, um comunicado de angústia, frustração, incertezas e desespero! E quanto a mim, não me convence esse circular dito comunicado da CEDEAO não tem importância, madem que atua com Jurisprudência sobre IRREVERSIBILIDADE da sua Vitória.

O Próximo Passo, é Conselho Superior de defesa e Segurança, como órgãoconsultivo “assuntosrelativos à defesa e soberania" deve e é, obrigado garantir um forte esquema de segurança, para tomada de posse, Movimento para Alternância Democrática (Madem G15) por questão de princípios e caráter em defesa da democracia e da liberdade dos valores democráticos e compromissos assumidos nas urnas, neste caso no meu olhar madem deve desconsiderar esse comunicado tosco, porquê? Porque enquanto mais tempo mais espaço para o candidato derrotado, a CEDEAO perdeu o controle da situação". de uma maneira definitivamente.

Instrução é a Chave da Liberdade.
O Democrata mente progressista em ação, e suas previsões acertadas!

Se no dia 27 de Fevereiro de 2020 não houver tomada de posse do Presidente da República eleito, anunciado e confirmado pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau, em 3 sessões de anúncio: resultados provisórios, resultados definitivos e, a pedido excepcional, pela CEDEAO, o ainda Presidente da República da Guiné-Bissau em exercício, Dr. José Mário Vaz deve pronunciar-se sobre o Estado da Nação. Aliás, já devia ter tomado a iniciativa de disponibilizar o Palácio Presidencial, para a tomada de posse do novo Presidente da República eleito.

Didinho 22.02.2020

Leia Também:


Que vergonha, quando alguém perde, reconhece a derrota e felicita o vencedor, para depois, logo depois, dar o dito por não dito, recusando aceitar os resultados eleitorais (a não ser os resultados que lhe dão a vitória), quando perdeu e bem, criando um novo bloqueio institucional no País...

Que vergonha quando alguém insiste em cultivar, promover e difundir a Mentira, por via da ambição desmedida pelo poder.

Estou farto e enjoado, sinceramente...

Positiva e construtivamente.


Didinho 22.02.2020

Por Fernando Casimiro

GUINÉ-BISSAU - SÉCULOS DE DOR E ESPERANÇA...

Por Jorge Herbert

Amílcar Cabral interpretando séculos de resistência dos guineenses à invasão estrangeira, decidiu lutar contra essa invasão e opressão. Mesmo com uma arma apontada, preferiu morrer a ser algemado.

Com ou sem ajuda da CEDEAO, a Guiné-Bissau é propriedade dos guineenses, do pobre ao rico, do gentio ao civilizado, do burro ao inteligente e do Balanta ao Mandinga, passando por todo nosso mosaico étnico.

É chegado o momento de libertar a nossa pátria das mãos e interesses estrangeiros ajudados por alguns Honórios Barretos.

Já foi péssimo e uma gritante ofensa nacional, a desautorização que a CEDEAO e a vergonhosa comunidade Internacional fez à um decreto do Presidente da República eleito pela maioria do seu povo! Aceitar agora que um Presidente da República eleito pela maioria do mesmo povo não tome posse, por satisfação de interesses e esquemas que não do povo guineense, será uma enorme ofensa à esse digno povo, que deverá estar preparado para agir em conformidade e fazer perceber a essa gente que o verdadeiro “dunu di terra” é o povo...

Honremos a memória e os valores de Cabral, para que continuemos a acreditar que não foi à toa que entregou a sua vida!

Jorge Herbert

CEDEAO admite impor sanções a quem não agir para normalizar país

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) admitiu impor sanções aos atores guineenses que não contribuíam para a normalização da Guiné-Bissau e pediu aos políticos para evitarem declarações que ponham em risco a paz no país.


Num comunicado, com data de sexta-feira, e divulgado hoje à imprensa, a CEDEAO pede também à Comissão Nacional de Eleições e ao Supremo Tribunal de Justiça para "cooperarem de maneira construtiva para salvaguardarem a integridade do processo eleitoral, uma condição e garantia para a paz e estabilidade no país".

No comunicado, a CEDEAO salienta que vai continuar a trabalhar para um "diálogo construtivo" entre as várias instituições, nomeadamente o Supremo Tribunal de Justiça e a Comissão Nacional de Eleições para uma "rápida resolução das disputas eleitorais na Guiné-Bissau".


A organização, que tem procurado desde 2012 uma solução para a "profunda crise política e de segurança" no país, refere que os resultados das eleições presidenciais de 29 de dezembro foram "anunciado pela CNE a 17 de janeiro e posteriormente confirmados a 21 de janeiro e 04 de fevereiro".

"Nesta base, a comissão recorda o seu comunicado de imprensa de 22 de janeiro, no qual anotou os resultados e felicitou o vencedor", refere a CEDEAO.


A organização salienta que vai continuar a apoiar as "autoridades e o povo da Guiné-Bissau nos seus esforços para consolidar a democracia e promover a paz e a estabilidade essenciais para o desenvolvimento socioeconómico da Guiné-Bissau".

O Supremo Tribunal, que na Guiné-Bissau também tem as competências de tribunal eleitoral, mantém um braço de ferro com a CNE a quem exige que faça o apuramento nacional dos resultados eleitorais, conforme a lei.

A CNE, que já publicou os resultados eleitorais, dando vitória a Umaro Sissoco Embaló, com 53,55% de votos, e atribuindo a Domingos Simões Pereira 46,45%, refere ter esgotado a sua intervenção no processo eleitoral.

MSE // JNM

Lusa/Fim

DEBATE NA RÁDIO ÁFRICA FM SOBRE COMUNICADO DA CEDEAO - 22 DE FEVEREIRO DE 2020


COMUNICADO DA CEDEAO





COMUNICADO DA CEDEAO

A Comissão da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) recorda a sessão especial da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, de 9 de fevereiro de 2020, em Adis Abeba, Etiópia, sob a presidência do Sr. Issoufou Mahamadou, Presidente da República do Níger e Presidente em exercício da Conferência.

2. A Comissão observa que a CEDEAO presta assistência à Guiné-Bissau desde 2012 na busca de uma solução duradoura para a profunda crise política e de segurança que está enfrentando.

3. A Comissão da CEDEAO também lembra que, com base no relatório apresentado pelo seu Presidente sobre a situação política na Guiné-Bissau desde o segundo turno das eleições presidenciais de 29 de dezembro de 2019 e as conclusões da missão do Comitê Ministerial de 30 de janeiro de 2020, as seguintes conclusões foram adotadas pela Conferência: a.

A Conferência congratulou-se com a organização pacífica das cédulas no primeiro turno das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, em 24 de novembro de 2019 e no segundo turno em 29 de dezembro de 2019, em condições consideradas justas e transparentes pela missão eleitoral. da CEDEAO e por todas as missões internacionais que as observaram.

b. A Conferência parabenizou o povo guineense por sua participação ativa nessas consultas, após as eleições legislativas bem-sucedidas de 10 de março de 2019.

c. A Conferência elogiou o profissionalismo demonstrado pelas forças do ECOMIB em garantir as eleições, enquanto incentivava as Forças de Defesa e Segurança da Guiné-Bissau a continuarem a observar uma atitude de neutralidade nesta crise política.

d. Os Chefes de Estado e de Governo notaram que, após a proclamação dos resultados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), os recursos foram levados ao Tribunal Página | 1

Supremo que, após examiná-los, solicitou à Comissão Nacional de Eleições que os processasse por um procedimento para verificar a consolidação nacional dos dados das Comissões Regionais, sob a égide da CEDEAO.

e. A Comissão da CEDEAO foi informada de que a Comissão Nacional de Eleições verificou a consolidação nacional dos dados das Comissões Regionais em 4 de fevereiro de 2020 sob a égide da CEDEAO.

f. A Conferência convidou a Suprema Corte a desempenhar plenamente seu papel, de acordo com as disposições constitucionais e o código eleitoral da Guiné-Bissau, e a finalizar seu trabalho até 15 de fevereiro de 2020.

4. A Comissão foi informada da nova Sentença. da Suprema Corte de 14 de fevereiro de 2020, solicitando à Comissão Nacional de Eleições, a liberação dos resultados eleitorais compilados nas dez (10) regiões até 24 de fevereiro de 2020, de acordo com sua Sentença de 11 de janeiro de 2020.

5. O A Comissão lembra que os resultados finais foram anunciados pela Comissão Nacional de Eleições em 17 de janeiro de 2020 e posteriormente confirmados em 21 de janeiro de 2020 e 4 de fevereiro de 2020 após as verificações mencionadas acima.

6. Nesta base, a Comissão recorda seu comunicado de imprensa de 22 de janeiro de 2020, no qual anotou os resultados e felicitou o vencedor.

7. A Comissão da CEDEAO continuará a trabalhar para um diálogo construtivo entre as várias instituições, em particular entre o Supremo Tribunal e a Comissão Nacional de Eleições, para uma rápida resolução de disputas eleitorais na Guiné-Bissau,

8. A Comissão reitera seu convite a a Comissão Nacional de Eleições e a Suprema Corte a cooperar construtivamente para salvaguardar a integridade do processo eleitoral, condição e garantia da paz e estabilidade do país.

9. De acordo com o espírito dos debates da cúpula extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo de 9 de fevereiro de 2020, a Comissão da CEDEAO informa que sanções podem ser impostas a todos os atores que não agirem na direção de normalização política e institucional na Guiné-Bissau. Página | 2

10. A Comissão da CEDEAO apela a todos os agentes políticos para evitar declarações e ações capazes de criar tensões e riscos para a paz na Guiné-Bissau.

11. A Comissão da CEDEAO reafirma seu compromisso de continuar a apoiar as autoridades e o povo de Bissau-Guiné em seus esforços para consolidar a democracia e promover a paz e a estabilidade essenciais ao desenvolvimento socioeconômico da

Guiné-Bissau. Abuja 21 de fevereiro de 2020 Página |

Ultima hora: CEDEAO deixa 3 avisos
1. Confirmou General Umaro Sissoco Embalo, como presidente da República eleito da Guiné-Bissau
2. Insta a CNE e STJ para se entedenderem
3. Deixa aviso claro, para quem pretende por em causa a sua confirmação da vitoria de USE
27 empossamento...

NO COMMENT




Dari Monhe

Alassane OUATTARA prépare un putsch en Guinée-Bissau


Hier, je vous informais que c’est sous haute escorte que deux conteneurs de 40 pieds chargés d’armes étaient entrés à l’École de Police.

À peine ai-je donné l’information que ce fut le branle-bas à la Police nationale où la suspicion est aujourd’hui à son paroxysme. Chacun soupçonne chacun. En réalité, ADO s’est beaucoup armé. Surarmé serait plus approprié comme terme. On l’a vu acheter des MI24 et d’autres engins de guerre, alors que dans l’opposition, il critiquait le Président Gbagbo pour ses achats d’armes. Il prétendait qu’il était préférable de construire des salles de classe plutôt que d’acheter des armes. Si s’armer en temps de guerre pouvait être justifié, en temps de paix cela l’est moins, surtout au détriment des salles de classe. Sacré ADO !

Alors, pourquoi ADO s’arme-t-il autant et maintenant, à quelques mois de l’échéance électorale et en temps de paix ? Ne proclame-t-il pas que la sécurité en Côte d’Ivoire est comparable à celle de Genève ou de Londres ?
Il y a deux hypothèses possibles à ces questions :
1- ADO prépare une guerre contre les Ivoiriens, car en cas de chaos, la tenue des prochaines élections serait compromise et il pourrait se maintenir au pouvoir pour une durée indéterminée.
2- ADO veut tout simplement conquérir la sous-région, ne vous y trompez pas. La Côte d’Ivoire devient trop exiguë pour sa boulimie du pouvoir.
En réalité, les armes dont une partie est aujourd’hui logée à l’École de Police font partie d’un arsenal que ses mercenaires doivent utiliser en Guinée-Bissau, notez-le bien. D’ailleurs, celles-ci y seront acheminées via la Guinée Conakry. C’est le lieu d’informer ce pays et ses ressortissants de ce qui se trame. Rappelez-vous qu’ADO a conquis le pouvoir d’État en Côte d’Ivoire par les armes. N’oubliez pas non plus les épisodes du Burkina et du Gabon ! L’échec ne fait pas peur à l’homme. Ce qui se trame contre la Guinée-Bissau n’échappe en rien à la démarche habituelle du personnage.

De quoi s’agit en réalité ?

Depuis son arrivée au pouvoir, ADO a toujours voulu être considéré comme le grand manitou d’Afrique, à l’instar du Président Houphouët-Boigny ou même d’Omar Bongo. Pour ce faire, il a donc entrepris de contrôler la sphère politique de la sous-région. Tout cela s’explique par sa folie des grandeurs et sa volonté de faire l’histoire, de marquer son temps en lettres indélébiles.

En effet, ADO considère qu’il est le Président le plus intelligent de l’Afrique parce qu’il est le plus diplômé avec un PhD in Economics de Pennsylvanie (USA). En plus, il prétendait avoir été le seul NOIR DGA du FMI (section Afrique) et Gouverneur de la BCEAO.

Partant de là, il conclut qu’il a un destin exceptionnel et que tous les autres Chefs d’État moins diplômés que lui sont donc moins méritants. Ils sont en quelque sorte des présidents de seconde zone. Ainsi, c’est avec dédain qu’il considère bien des Chefs d’État, notamment le Président Sassou.

En 2014, « surpris » par la chute de Blaise Compaoré au Burkina Faso, ADO, contre mauvaise fortune fait bon cœur. Il en était « triste », mais pas malheureux, car Blaise Compaoré était le seul Chef d’État capable de lui faire de l’ombre dans la sous-région. Le Putsch du Burkina Faso n’était-il pas une aubaine pour son ascension internationale et son rayonnement sans partage de la sous-région ouest-africaine ? Ça, ADO l’a très vite compris.

En effet, aussitôt remis de ses « émotions » après la chute de Blaise Compaoré, ADO entreprend de reconquérir le pouvoir au Burkina Faso, car comme il disait : « c’est une frontière stratégique ». Aussi, inspira-t-il la tentative de coup d’État du général Diendéré au Burkina.

En effet, ADO n’hésitera pas, comme promis, à envoyer aux putschistes burkinabés de l’argent (environ 1 milliard de francs CFA), des mercenaires et des armes de guerre que le colonel Chérif Ousmane convoya par la frontière de Laleraba-Yendéré. Le colonel Kéré envoya un hélicoptère pour récupérer les armes et l’argent.

Cet épisode du coup d’État du général Diendéré, tout le monde le connaît. Ce putsch échoua lamentablement et fut qualifié par la Presse comme étant « le coup d’État le plus bête du monde ».
Et toute honte bue, il entrepris de charmer le nouveau président élu qu’il affuble de « mon neveu » en privé. Allez en savoir quelque chose. En réalité, à défaut d’aimer Roch Kaboré, ADO s’assure au moins de sa neutralité par les services empressés d’un certain Hamed Bakayoko.

Fonte: https://www.237online.com/

A onde está libertadores da Patria os Excelentissimos?

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo 

Povo Soberano, Concidadãos Pátriotas Afro-Saudações Democráticas.

Tem pessoas capazes de pegar em armas mais uma vez na Guiné-Bissau, por razões óbvias, é um papel que merece sim ser executado, Eu pessoalmente concordo e sem reservas de dúvidas ou equívoco.

Esses foram os momentos mais inspiradores na história do nosso País, um grupo de interesses subalternos corporativos, que regionalizaram os nossos recursos, a seguir internacionalizaram problemas do País, nos sub-regiões, com ambição clara.

A ideia de que a própria história seja controlada por grandes conspirações de longa data, o que é extremamente perigoso para a nossa segurança Nacional, que hoje deve ser rejeitada pelos verdadeiros filhos da nossa pátria cidadãos atentos bem atualizados e não cidadãos menos atentos observador Neutros.

Guiné-Bissau hoje é um País cujo um Cidadão Guineense para chegar ao posto do magistrado mais alto supremo da Nação, não se trata de veredito das urnas democraticamente pelo povo Soberano, como manda a constituição, mas sim trata-se da visão daqueles Países que Guiné-Bissau lideravam com os seus bons filhos, para quem não sabe é assim era história do nosso país .

Irmãos e familiares amigos Guineenses é triste e lamentável, hoje o presidente do meu país, depende das influências políticos geo-estratégicas, o que aprova tudo isso, é óbvio que um grupo dos Cidadãos Guineenses decidiram que estão prontos para fazer face contra a vontade popular expressa nas urnas" alguns dos seus filhos nativos da pátria andam todos assustados espécie vulneráveis.

Enquanto a isso o meu povo inocente está olhar para o futuro e o progresso sem resposta e sem esperança resumido numa incerteza absoluta, a pergunta é: A onde está libertadores da Patria os Excelentissimos?

Mamã Guiné-Bissau você não merece tudo isso.

Instrução é a Chave da Liberdade.
O Democrata mente progressista em ação, e suas previsões acertadas!

GUINEA CONAKRY, GHANA, COTE D’IVOIRE IN UNHOLY ROLE; BREWING CRISIS IN GUINÉ-BISSAU


The essence of writing this piece is to put the world on notice; drawing their attention to the dangerous role being played by the aforementioned nations in aiding and abating Mr Domingos Simões Pereira in his tireless effort to bring chaos on the peaceful people of the calm republic.

Background:
The Republic of Guiné-Bissau went to polls on 29th December, 2019 and the outcome of the election which was witnessed by observers both internationally and within Africa, including individuals was adjourned the freest and fairest election in Africa in recent years.

The election produced the young Umaro Sissoco Embalo of Madem G-15 as winner, haven enjoyed the support of Engr Nuno Gomes Nabiam of APU-PDGB, Jose Mario Vaz (the outgoing President of Guiné-Bissau and PAIGC other candidate), Junior Cadogo (Former Prime Minister) and other capable contenders that did not make it to the second round.

This alliance produced the highest campaign successes that made it easy to predict the direction the result will go.

After the election and clear victory by Sissoco, Domingos called to congratulate him as a gentleman before turning around to deny it because the interest of PAIGC in their continued grip and role as pun for the manipulation of the poor country was not over. The interest of other party influencers overwhelmed his sane disposition and that was when the insane rigmarole started.

Basics (Facts from Fables)
For the reasons stated above, and considering the fact that the state machinery was still in the hands of the PAIGC, they are endlessly trying to put it to their advantage by using the Supreme Court of Guiné-Bissau (STJ) to turn around the outcome of an election that was clearly lost and won.

In this continued effort to bring Guiné-Bissau to crisis by Domingos Simões Pereira and his allies, Mr Alpha Condé, the President of Guinea Conakry, Mr Nana Akufo-Addo, the President of Ghana and the President of Cote d’ivoire, Alassane Ouattara, have persistently influenced the efforts at restoring peace in Guiné-Bissau because they are working with Domingos as the only one to protect their business interests at the expense of an entire sovereign nation.

Impending Crisis
The continued interference, frustration and manipulation of the sovereignty of Guiné-Bissau by Domingos Simões Pereira and his allies is gradually brewing bad blood.
I know the efforts Nigeria, Senegal, United Nations and other ECOWAS countries put in to restore and maintain the existent peace in Guiné-Bissau, so why must we fold our hands and allow the greedy interest of one man and his allies to return a whole nation into crisis of war magnitude, a path that Guiné-Bissau has treaded before and wouldn’t wish to walk again.

Clarion Call.
It has become expedient that the world, and especially Nigeria should intervene and support ECOWAS to prevail on Domingos Simões Pereira and his three allies who are protecting their interest at the expense of the entire people of Guiné-Bissau, to allow the duly elected President, Umaro Sissoco Embalo to assume his full responsibility as the new leader of the people.

During the election, PAIGC had control of Guiné-Bissau electoral body CNE, Ministry of interior, Police, Military, STJ, Finance and every other functioning arms of the government and the Prime Minister was a direct appointee of PAIGC, masterminded by DSP himself. If notwithstanding these arsenal at their disposal, a new party succeeded in breaking the 47 years jinx of holding unto power by PAIGC, it should be gentlemanly for them to accept defeat and give peace a chance.

For the many years of controlling the republic, it has been story of poverty, squalor, illiteracy, backwardness, and visionless policies. But within a month, the 47 years old Umaro Sissoco Embalo through his many diplomatic tours has beamed searchlight of progress and partnership back to his country and the world is ready to work with him to liberate his nation.

Expedient Solutions
1. It is also significant to observe that while PAIGC has manhandled Guiné-Bissau for 47 years, today the people have given their mandate to a 47 year old youth to liberate and unite them. This decision should be respected and the idea of dividing Guiné-Bissau along ethnic lines should stop and go away with PAIGC.

It is expedient also that the Presidents of Ghana, Guinea Conakry and Cote d’ivoire be called to order and steer from crafting war in Guiné-Bissau while enjoying peace in their own domains.

2. Domingos Simões Pereira and his PAIGC party should be prevailed upon to respect the general will of the people.
He should also be made to realise that elections are not won in court manned by his stooges after you have clearly lost in the field.

It reeks of hypocrisy and shamelessness to let the world believe that you were rigged out of an election your party were the umpire, the judge and the jury. Common sense would’ve thought DSP that nobody would believe it.

Avoiding the Crisis
The standpoint on which Domingos and co wishes to shoot the first shot is insisting on “Recounting Votes” in an election he clearly lost.

Obviously, having the CNE and STJ under his fingertips could only mean that there was a game he was not given the space to execute and therefore when the winner fall to such antics, Domingos and his henchmen will definitely come out on top while Umaro Sissoco Embalo group will cry foul, then the first shot has been fired and as at this moment, nerves are flared and ready for showdown.

This is a mistake the world should not allowed Domingos and his 3 allies, Mr Alpha Condé, the President of Guinea Conakry, the President of Ghana Nana Akufo-Addo and the President of Cote d’ivoire Alassane Ouattara to walk the nation through.

Let this be a notice to the world, Senegal, Nigeria and United Nations that the above mentioned personalities should be held responsible for any chaos that may escalate out of their effort to protect their business interests above the progress and future of another vulnerable sovereign nation.

Chief Dr. Emeka C. Kalu
DG, Global Initiative for Good Governance (GIGG), writes from Nigeria

THE AMBASSADOR OF FRANCE IN THE DSP ROW.

Mandated by Aristides Gomes, the French ambassador to Guinea-Bissau decided to remove his diplomat’s cape to be part of the group of the axis of evil.

It was more than 04 hours that the ectro lasted, 19 of February, 2020, between the said ambassador and the sold out President of the STJ, Paulo Sanhá, where the following resolution came out: Annulled the elections won by General Umaro Sissoco Embaló.

Immediately, Paulo Sanhá called his followers and sold Judge Counselors, Rui Nené and Osires Ferreira, because Armindo Vieira (Mota) is on the mound, in the presence of Paulo Sanha’s Chief of Staff, Arafam Mané, whom he will have reported of the decision taken.

It is known that Prime Minister Aristides Gomes is France’s security agent in Guinea-Bissau and is doing everything to defend the DSP’s undisputed interests with France in order to prevent the election of the elected President.

DSP threatened the people, the institutions of the Republic, ECOWAS and fled to Portugal.
The sold out Paulo Sanha issues an illegal judgment, violating the Constitution of the Republic and the electoral law, and will flee this night to Egypt and then to Portugal.

For Adverts Inquiries, Corrections Whatsapp or Call 0808 214 9747.
Send Articles & News Stories To ohafiatv@gmail.com or info@ohafia-tv.com 



Carnaval Infantil: JARDIM NOSSA SENHORA DA FÁTIMA VENCE CARNAVAL 2020 E LEVA 400.000 FRANCOS CFA

O jardim infantil “Nossa senhora da Fátima” de Bissau foi o grande vencedor do carnaval infantil 2020 na categoria de grupos com 17,3 pontos e levou como prémio um cheque de quatrocentos mil (400.000) francos CFA e deste montante, duzentos mil (200.000) francos CFA serão revertidos em materiais didáticos a favor da escola para a utilidade das crianças. 

Em segundo lugar figurou a escola de Surdos/Mudos de Gardete, arredores de Cumura, setor de Prabis, com 16,7 pontos e terá o direito a um prémio monetário de trezentos e cinquenta mil (350.000) francos CFA e a metade deste valor será compensada em materiais escolares. Na terceira posição, com 16,2 pontos, está o jardim “Nhima Sanhá” e foi atribuído um cheque de trezentos mil (300.000) francos CFA. Igualmente a metade do valor será revertida em materiais didáticos. 

Para além de premiações do primeiro, segundo e terceiro lugar, a comissão decidiu atribuir todos os grupos (jardins) concorrentes um prémio de participação em  materiais didáticos.  A nível de rainhas não houve premiações. Contudo, as rainhas das escolas e jardins concorrentes no desfile infantil foram unânimes em apelar à união no seio dos guineenses e lembraram que a cultura é a identidade de qualquer povo e defenderam  que tanto a cultura como a biodiversidade devem ser protegidas.

FILME DO CARNAVAL INFANTIL 2020

Entre risos e corações cheios de aflições, o carnaval infantil decorreu num ambiente de muita tranquilidade, onde se podiam ouvir gritos, palmas para incentivar as crianças a dançarem com mais fervor.  Tudo isso aconteceu perante o secretário de Estado da Cultura, Antônio Spencer Embaló, que não se cansava de rir e carregado de emoções ao assistir as crianças, às vezes encarava a dinâmica do desfile para perceber o que as crianças queriam transmitir  nas suas mensagens.

Dos quinze grupos participantes (9 escolas e 6 seis jardins) que exibiram a tradição guineense, apresentaram-se em formas de danças, músicas, poesias, demonstração de lutas das diferentes etnias que compõe o museu tecnográfico da Guiné-Bissau.

Com os pés descalços no alcatrão, atrás da direção geral de cultural, podiam-se notar as crianças determinadas num chão árido e põem-se a dançar mesmo antes de chegar sua vez, uma estratégia montada pelos monitores para esquecer o tal pormenor e focalizar-se em ganhar o prémio de vencedor do carnaval infantil 2020.

Um espaço lotado de pessoas que assistiam o desfile, uma mãe desatou a chorar por tanta emoção ao ver sua filha trajeitada de rainha a declamar por muitos olhos com firmeza e com aquela voz de criança que encanta qualquer ser humano. O tal fato suscitou reações e a pessoas se envolveram em “empurrões” para poder ganhar espaço e contemplar o ambiente.

REPRESENTANTE DA ESCOLA DE SURDOS/MUDOS CRITICA DESCRIMINAÇÃO CONTRA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 

Em declaração à imprensa, a educadora infantil da Nossa Senhora da Fátima, Nani Isabel José,  não escondeu a sua satisfação pela posição que a sua escola ocupou e destaca carnaval como fator de união  entre os guineenses, pelo que lançou um apelo a outros jardins que não conseguiram ganhar a redobrarem esforços para o futuro. Apesar de reconhecer que é difícil organizar as crianças em grupos,  Nani Isabel José enfatizou que elas são fonte de inspiração profissional.


“O grande segredo do nosso complexo escolar e jardim infantil está assente na união, porque a união faz a força. Tendo crianças de diferentes culturas, aproveitamos um pouco de cada para enriquecer o nosso trabalho”, descreveu.

Por sua vez, China N´Dum-pá, diretor financeiro da escola Surdos/Mudos, começou por criticar a descriminação contra as pessoas com deficiência e a forma como foram colocados há muito tempo fora de circuito familiar e social.

“Desta vez não nos excluíram. Há vários anos não éramos tidos e nem achados tanto na sociedade como na própria família, onde há  a maior descriminação. Mas com a instituição da escola concluiu-se  que pessoas com deficiência podem fazer o que uma pessoa normal faz e estão a resultados positivos e a concorrem em pé de igualdade com pessoas sem deficiência. Prova disso  foi o que vimos hoje nesse desfile do carnaval infantil”, criticou.

Para China N´Dum-pá, a posição que a escola alcançou não foi um favor nenhum, mas sim um mérito e lembrou que a única diferença é na fala.

“Pessoas normais têm a fala e as com deficiência têm gestos e é na base de gestos que estabelecemos a nossa comunicação”, sublinhou.

China N´Dum-pá  lembrou    que o lema da escola  é claro nesse sentido”: “ com gestos somos iguais”. 

Por: Djamila da Silva

OdemocrataGB

O CANDIDATO DERROTADO NAS PRESIDÊNCIAIS, ORDENA A NOMEAÇÃO DA SUA FILHA PARA DIRIGIR O CARNAVAL 2020 ORÇADO NUM MONTANTE DE 500.000.000XOF + DIVERSOS FUNDOS DISPONÍVEIS QUE TOTALIZAM 1 BILHÃO DE FRANCOS CFA.

Por Joaquim Batista Correia

O PAIGC E O DSP PERDEM AS ELEIÇÕES PRESIDÊNCIAIS MAS A SUA FAMILIA COMANDA O CARNAVAL.
(Tal Pai & Tal Filha)

O CANDIDATO DERROTADO NAS PRESIDÊNCIAIS, ORDENA A NOMEAÇÃO DA SUA FILHA PARA DIRIGIR O CARNAVAL 2020 ORÇADO NUM MONTANTE DE 500.000.000XOF + DIVERSOS FUNDOS DISPONÍVEIS QUE TOTALIZAM 1 BILHÃO DE FRANCOS CFA.

Assim vai a Deriva a Guinê- Bissau amordaçada pelas besteiras nas nomeações somando a mistura do Padrinho AG com a Madrinha Dona Paula Da Costa Pereira como se o Estado fosse do Dto Privado.

NEGÓCIO CONSIGO PRÓPRIO NÃO LEVA A PÁTRIA A LADO ALGUM. . .

GUINÉ-BISSAU/ ELEIÇÕES: TOMADA DE POSSE DO DIA 27 DE FEVEREIRO É IRREVERSÍVEL


Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) afirmou que tomada de posse do general Umaro Sissoco Embaló candidato declarado vencedor pela CNE das últimas eleições do dia 29 de Dezembro marcada para dia 27 de Fevereiro em Bissau é irreversível, a fonte informou que a comissão criada para o efeito está na fase muito avançado de preparação da cerimonia da investidura, “temos todos dispositivos de segurança para garantir a tomada de posse de novo presidente da República da Guiné-Bissau no dia 27 de Fevereiro, não há nada que possa impedir a cerimonia, diz uma fonte do g15.“

General Umaro Sissoco Embaló candidato declarado vencedor das eleições presidenciais do dia 29 de Dezembro organizada na Guiné-Bissau país de África Ocidental, está ausente do país em constantes contatos com seus homólogos nos estrangeiros, Embaló que afirmava no dia 06 de fevereiro a quando do seu regresso ao país no aeroporto internacional Osvaldo vieira em Bissau. “Quem não sabe na Guiné-Bissau que eu sou o vencedor das eleições presidências? por isso, anuncio aqui que vou tomar posse como próximo Chefe de Estado no dia 27 de fevereiro, com ou sem consentimento de Cipriano Cassamá e o Supremo Tribunal de Justiça”, afirmou Umaro Sissoco Embaló.

Embaló diz que, caso persistir o bloqueio do presidente do Parlamento guineense, Cipriano Cassama, os dois vice-presidentes do hemiciclo, Nuno Gomes Nabiam e Satú Camara, respetivamente assumirão a responsabilidade de dar posse ao candidato declarado vencedor em qualquer sitio da Guiné-Bissau.

De referir que candidato Suportado pelo PAIGC Eng. Domingos Simões Pereira declarado como perdedor pela CNE entregou um contencioso eleitoral no STJ que no qual STJ instou a CNE para fazer novo apuramento Nacional sem a presença do Ministério Público e CEDEAO, em jeito de resposta CNE informou a STJ e a CEDEAO que seu poder esgotou para fazer um novo apuramento nacional, Guiné-Bissau aguarda com toda serenidade o desfecho do cenário político no país.

Fonte: As Horas News para África-

Doka Ferreira was live


Doka Ferreira 

Hoje o Povo da Guiné-Bissau pergunta sobre o silêncio dos Embaixadores


Por Jorge Herbert
Onde pára este filho da p... e a corja que o acompanhava nesse dia?
Agora o povo não escolheu o presidente!? 
Agora não interessa o empossamento do Presidente da República para ultrapassar a crise?!
Com gentinhas como este, só homens guineenses a moda antiga é que deviam conversar com ele... Cambadas de filhos de C......!