domingo, 1 de janeiro de 2017

Papa pede maior inclusão dos jovens para que tenham futuro digno

O papa fez hoje o balanço de 2016 numa cerimónia em que pediu que se incentive uma maior inclusão dos jovens para construir um futuro digno e se abandone a lógica do privilégio a favor da do encontro.


"Se queremos um futuro que seja digno para eles (os jovens), podemos consegui-lo apostando numa verdadeira inclusão: a que é dada pelo trabalho digno, livre, criativo, participativo e solidário", disse Francisco.

O papa falava durante a celebração das primeiras vésperas da Solenidade de Maria, uma cerimónia solene que decorreu na basílica de São Pedro e na qual se entoou o "Te Deum" de ação de graças pelo ano que termina.

Durante a homilia, Francisco assinalou que as sociedades atuais estão "em dívida" para com os jovens e apelou a que se favoreça a sua inclusão.

Segundo o papa, as sociedades "criaram uma cultura que, por um lado, idolatra a juventude querendo fazê-la eterna", mas ao mesmo tempo condena os jovens "a não terem um espaço de inserção real".

"Lentamente, temos vindo a marginalizá-los da vida pública, obrigando-os a emigrar ou a mendigar por empregos que não existem ou não lhes permitem projetar-se num amanhã", lamentou.

"Temos privilegiado a especulação em lugar de empregos dignos e genuínos que lhes permitam ser protagonistas ativos na vida da nossa sociedade. Esperamos e exigimos-lhes que sejam fermento do futuro, mas discriminamo-los e 'condenamo-los' a bater a portas que na sua grande maioria estão fechadas", adiantou.

Francisco pediu ainda que se rejeite a lógica centrada "no privilégio, nas concessões" e "no amiguismo", defendendo uma "lógica do encontro, da proximidade".

O papa agradeceu "todos os sinais de generosidade divina" e observou que o tempo que está a chegar "exige iniciativas ousadas e promissoras, bem como a renúncia a protagonismos vazios ou a lutas intermináveis para aparecer".

NAOM

José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau
• Caros Guineenses,

Estamos no limiar de mais um ano, oportunidade que aproveito para desejar prosperidade a todos os Guineenses, residentes no país e os que residem na Diáspora, ainda aos estrangeiros que escolheram a Guiné-Bissau como terra de residência e de trabalho.

O ano que ora termina foi marcado por momentos difíceis, pois, vimos mais uma vez o país parado/ estagnado devido às divergências políticas.

Devemos aprender com os erros do passado recente, servindo de lição do que deve ser evitado no futuro, a partir de amanhã.

Sei que a vida dos guineenses não está fácil nos dias de hoje.

Vamos iniciar um ANO NOVO, e com ele temos de ter a esperança e a coragem para transformar as nossas dificuldades em oportunidades.

Temos de combater o desemprego e promover, sobretudo, o emprego jovem.

Façamos de 2017 o Ano da Reforma na Administração Publica e de Trabalho

Quero acreditar que todos saberemos estar a altura das nossas responsabilidades, desde o Presidente da República, o Primeiro-Ministro e os restantes membros do Governo.

Espero que os nossos mandatos sejam exercidos em benefício das gerações futuras, olhando para o nosso amanhã comum e projectando a nossa acção para lá da luta política e dos interesses de hoje.

É importante que ao longo do novo ano possamos implementar as várias reformas administrativas, que serão transversais aos vários sectores da nossa sociedade.

Temos que adoptar uma vez por todas o “DJITU TEM QUE TEM”, TERRA RANKA e MON_NA_LAMA, que perspectivam o futuro desejado para a Guiné-Bissau.

Uma saudação muito especial aos “Djurtus”. 

Quero reafirmar o meu apoio incondicional à Selecção Nacional e farei tudo para estar presente no Gabão, no jogo da abertura do CAN2017 para desta forma simbolizar, enquanto Chefe do Estado, a presença de todos os guineenses neste acontecimento transcendental para o nosso país.

Desejo a todos, coragem e mais esperança no futuro, fazendo votos que seja um Ano de paz, saúde, harmonia, tolerância, concórdia nacional e prosperidade.

Um Feliz e Próspero Ano Novo a todos!

Viva a República da Guiné-Bissau!

Viva os “Djurtus”

Que Deus abençoe a Guiné-Bissau e ao seu povo!

Fonte: José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau
Umaro El Mocktar Sissoko Embaló

Um bom ano de 2017, são os meus votos pessoal e do meu governo, a todos os Guineenses e amigos da Guiné-Bissau.

Na esperança de que 2017, será o ano de arranca definitivo da Guiné-Bissau rumo ao desenvolvimento e, das conquistas da paz e estabilidade que tanto almejamos. 

Viva Guiné-Bissau!

Comunicado à Imprensa MENSAGEM DO FIM DO ANO


Alberto Nambeia Presidente do PRS

CAROS MILITANTES DO PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL

Estamos a entrar num Novo Ano, o ano de 2017, ocasião para formular a todos os guineenses, militantes e simpatizantes amigos, na qualidade do Presidente do Partido da Renovação Social PRS, os meus mais ardentes votos de esperança, para que o sossego, a tranquilidade, a paz e o bem-estar sejam nossos companheiros do dia-a-dia.

O País precisa de apaziguamento, de uma verdadeira reconciliação e de se reencontrar consigo próprio. É meu dever enquanto Presidente do Partido da Renovação Social, de contribuir para que todos os Guineenses continuem a viver em coesão nacional e em harmonia, sem distinção de raças, religiões, de proveniência social ou de convicções ideológicas.

Durante esses últimos anos poderíamos ter feito mais e melhor, mas, o mais importante neste momento, é encararmos o futuro com determinação para que os erros recorrentes do passado não se repitam de forma a conduzir-nos a interrupções reiteradas de Legislatura. De igual modo devemos lutar para que a estabilidade permanente seja uma realidade na Guiné-Bissau. 

Estou convencido que juntos, podemos dar um contributo sem igual ao nosso país, se interiorizarmos uma nova conduta que reflicta nos nossos pensamentos e acções e que nos conduzam a encarar o espírito de coesão e o sentimento de unidade que, inegavelmente são valores fundamentais da democracia e de uma convivência sã, entre todos os filhos da Guiné-Bissau.

Aos dirigentes, militantes e simpatizantes do meu Partido, dirijo uma saudação especial e apelar á unidade interna, e ainda apelar a todos os militantes e dirigentes que não partilham connosco os mesmos entendimentos, que arrepiem caminho e regressem á família renovadora, porque só dentro e juntos, podemos engrandecer o nosso património comum. 

Para terminar, em nome do PRS, quero agradecer os esforços consentidos pela comunidade internacional, e da CEDEAO em particular, em trazer a paz e a estabilidade ao nosso país, e queremos também assegurar ao povo guineense de que o Partido da Renovação Social, irá seguir e cumprir escrupulosamente com a única solução da crise política, que é o “ACORDO para a SAÍDA da CRISE na GUINÉ-BISSAU”.

Reitero votos para que, neste Novo Ano, possamos cimentar as nossas conquistas em matéria de estabilização política, económica e social da nossa querida Pátria, esta Guiné-Bissau que muito amamos.

Bissau, 29 de Dezembro de 2016

Alberto Mbunhe Nambeia

Presidente

Fonte: REPRESENTAÇÃO DO PRSGB NO REINO UNIDO - RPRSGB-UK·SÁBADO, 31 DE DEZEMBRO DE 2016