quarta-feira, 15 de junho de 2022

TRANSFERÊNCIA DE PODER_Passaçâo no Ministério da Educação Nacional entre cessante_ Abas Djaló e recém empossada_ Martina Moniz, aconteceu esta quarta-feira (15.06).

@Radio Bantaba

Veja Também:

@Radio Bantaba

Radio TV Bantaba


HOSPITAL SIMÃO MENDES ESTÁ SEM STOCK DE SANGUE

JORNAL ODEMOCRATA  15/06/2022

A diretora-geral dos estabelecimentos de cuidados de saúde do banco de sangue, a nível nacional, Quinta Sanhá Insumbo, revelou que o Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM) está sem stock de sangue para os casos de emergência sanitária. A diretora-geral dos estabelecimentos de cuidados de saúde do banco de sangue não revelou os motivos que levaram o Banco de Sangue do maior centro hospitalar do país a ficar sem stock. 

Interpelado pela repórter de O Democrata, no âmbito da celebração do dia mundial de doador de sangue, que se assinala no dia 14 de junho, o presidente da Associação Guineense de Doadores de Sangue Voluntário (AGUIDAVS), Gentil da Silva, revelou que não existe nenhuma política nacional de sangue.

Os dados estatísticos indicam que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que 5% de população de um país seja, pelo menos, doador regular de sangue, para que o stock dos homocentros possa responder às necessidades da população.

Na Guiné-Bissau, não há dados sobre o número total de doadores, mas estima-se que menos de 2% da população guineense seja doador de sangue.

Atualmente, o país conta com quinze (15) bancos de sangue em todo o território nacional, todos sem equipamento, apenas o de HNSM está, a meio gás, em funcionamento, mas carece de materiais para a transfusão. 

Sobre o assunto, a diretora-geral dos Estabelecimentos de Cuidados de Saúde do Banco de Sangue lamentou, em entrevista ao nosso semanário, a situação em que se encontram os bancos de sangue e disse que é “grave” para o sistema de saúde, porque os pressupostos de transfusão devem estar disponíveis a todo o tempo.

Quinta Sanhá Insumbo explicou que o processo normal de doar sangue deve passar por testes que possam descartar quaisquer impedimentos de doar sangue, tendo sublinhado que a transfusão de sangue na Guiné-Bissau é feita, às vezes, sem um estudo prévio.

Perante estes fatos, responsabilizou o Ministério da Saúde Pública por tudo o que se passa nesse setor e defendeu que é preciso dar autonomia funcional ao centro nacional de sangue e disponibilizar recursos humanos e materiais para o seu pleno funcionamento. 

“O grupo de sangue que mais dá trabalhos aos técnicos é O negativo, por ser a nível dador universal e só consegue receber sangue do mesmo grupo sanguíneo. Já tiveram muitas complicações sem solução com esse grupo de sangue”, frisou.

A diretora-geral dos Estabelecimentos de Cuidados de Saúde do Banco de Sangue lamentou que tenha sido difícil o guineense aceitar, da sua livre vontade, doar sangue, devido a várias fatores e dúvidas que os próprios doares têm do destino do sangue.

“Por questões culturais, até doar sangue a um membro da mesma família muitas vezes é um problema”, indicou.

“Dar sangue, é dar vida a alguém. Sangue é um órgão tal como o coração, fígado, etc. Se doarmos sangue, significa que estamos a dar uma parte do nosso corpo para salvar a vida de uma pessoa”, explicou.

Quinta Sanhá Insumbo admitiu a venda de sangue doado no Hospital Simão Mendes, contudo, disse que a direção do centro nacional de sangue está a trabalhar e não tem poupado esforços para acabar com a prática. 

“Às vezes não se trata de venda de sangue. O hospital carece de materiais para fazer coleta de sangue e quando um paciente precisa de transfusão, os familiares muitas vezes são obrigados a comprar os kits para a transfusão”, esclareceu.

Por: Djamila da Silva

Foto: D. S

Realizou-se hoje o primeiro Conselho de Ministros do Governo da Iniciativa Presidencial.


 Radio TV Bantaba

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS, GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ, EMPOSSOU ONTEM OS RESTANTES MEMBROS DO GOVERNO DO GOVERNO INCLUSIVO DE INICIATIVA PRESIDENCIAL

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló


Leia Também:

▪️PM | POSSE DOS MEMBROS DO GOVERNO DA INICIATIVA PRESIDENCIAL 

O Presidente da República conferiu posse, na presença do Primeiro-Ministro a três Ministros que passam a integrar o elenco governamental da iniciativa Presidencial.

São eles : Senhor Dionísio Cabi, Ministro dos Recursos Naturais, Senhor Augusto Poquena, Ministro da Energia e Indústria, Senhora Martina Moniz, Ministra da Educação Nacional.

Na mesma ocasião, tomou posse a Senhora Suzi Carla Barbosa, para as funções de Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros,  Cooperação Internacional e das Comunidades, para que havia sido nomeada pelo Decreto Presidencial N° 27/2022 de 09 de junho de 2022.
#ChefiadogovernoGB2022 
#GCPM 
1️⃣5️⃣ 0️⃣6️⃣ 2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣✔

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Rússia preocupada. EUA podem enviar sistema de lançamento de foguetes

© iStock

Por LUSA  15/06/22 

O embaixador russo em Washington, Anatoli Antonov, manifestou na terça-feira preocupação sobre os planos dos EUA de enviar para a Ucrânia um sistema de lançamento múltiplo de foguetes, montado num veículo blindado ligeiro.

Antonov salientou que estes planos apenas confirmam que os norte-americanos não têm qualquer intenção de contribuir para "uma solução pacífica".

O diplomata observou também que as declarações do secretário adjunto da Defesa dos EUA, Colin Kahl, sobre a possibilidade de aumentar os fornecimentos de Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade para a Ucrânia, são extremamente preocupantes e revelam o rumo de Washington no sentido de uma maior escalada.

"O facto de um alto funcionário do Pentágono ver a possibilidade de expandir os fornecimentos de sistemas de longo alcance é motivo de extrema preocupação. Esta observação pode ser vista como a intenção de Washington de avançar no sentido de uma maior escalada. Apenas confirma que os americanos não têm qualquer intenção de procurar uma solução pacífica", disse Antonov.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, que mereceu a condenação de grande parte da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição de sanções à Rússia.


Leia Também: Imagens aéreas mostram rasto de destruição em Mariupol

Com a posse dos quatros novos Membros assim Governo da iniciativa Presidencial ficou completo. Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades Suzi Carla Barbosa, Ministro dos Recursos Naturais Dionísio Cabi, Ministro da Energia e Indústria, Augusto Poquena, Ministra da Educação Nacional Martina Moniz.

No ato Presidente da República Umaro Sissoco Embalo, aconselhou os novos membros para caminharem em conjunto para materialização dos objetivos para que foram empossados.👇