quinta-feira, 26 de outubro de 2017

GOVERNO OPTIMISTA EM ACABAR COM SUCESSIVAS GREVES

A Secretaria de Estado do Ensino Básico, Secundário e Profissionalizante disse, esta quinta-feira (26), que a continuação de sucessivas ondas de greve no sector educativo guineense tem a ver com as pessoas que os seus documentos estão incompletos

A governante falava à imprensa depois da abertura do encontro que juntou, em Bissau, diferentes autores que trabalham ligados ao sector educativo para a apresentação da campanha 6-6 cujo objectivo é promover a inscrição das crianças, na idade certa, seis anos, na escola, sua permanência durante seis anos consecutivos e a conclusão com sucesso do sexto ano do Ensino Básico.

Apesar destas constante ondas de greve Iracema do Rosário mostrou-se confiante que paulatinamente chegaram a fim das greves nas escolas públicas.

“A continuação das ondas de greve são as pessoas que tinham os documentos que não estão completo e qua a função pública e finanças estão a exigir, as vezes dizem que é a questão do governo, mas não é, e acho que estas ondas paulatinamente vão terminar porque se não os nossos filhos e netos é que vão sofrer”

No que refere a campanha 6-6 cujo objectivo é promover a inscrição das crianças, na idade certa, seis anos na escola, Iracema lembra que a campanha é “muito forte” para todos os guineenses para que as crianças comecem as aulas “muito cedo” e concluir cedo para ter a oportunidade de conseguir as bolsas do estudo “mesmo se fosse interno mas que ela tenha a qualidade”.

Questionado pela Rádio Sol Mansi (RSM) sobre vantagem de ir as aulas cedo, Iracema diz que permite as crianças assimilares melhor.

“Muitas das vezes dizem os mitos de que a crianças não deve começar as aulas cedo isso não corresponde a verdade, a criança deve começar as aulas com a idade compreendida para melhor assemelhar”, enfatiza.   

A mesma ideia foi defendida pelo coordenador da campanha 6-6, Armando Mola Indique, e segundo ele é importante também matricular as meninas com esta idade.

“Quem colocar o seu filho na pré-escolar a tendência é para aquela criança ter mais proveito em relação a aquelas que não frequentou a pré-escolar e segundo objectivo é para fazer que as pessoas começam a matricular os seus filhos na escola com 6 anos de idade e, é idade certa para matricular uma criança na escola, porque a lei base da educação de 2010 permite matricular as crianças na escola com esta idade e uma outra coisa que queremos aproveitar com esta campanha é para os pais e encarregados da educação reforcem em matricular as meninas na escola com esta idade”, explica.     

O encontro que termina amanhã (quinta-feira, 29) está a decorrer na sala da reunião do Instituto Nacional do Desenvolvimento e da Educação INDE. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Siga
Radiosolmansi

EMPOSSADOS QUATRO MEMBROS DO CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA JUDICIAL

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Sanha, afirma, esta quinta-feira (26), em Bissau, que o puder judicial é tanto mais independente quanto mais imparcial for na analise e na avaliação das situações que lhe é apresentado e que revelam menos éticos e claros

Paulo Sanha que igualmente desempenha as funções do presidente do conselho superior da magistratura judicial, que falava no ato da tomada de posse dos vogais representantes dos juízes de direito, juízes do sector e oficiais da justiça no conselho superior da magistratura judicial, diz ainda que a função do órgão “vai muito além da mera defesa dos interesses da magistratura judicial, assumindo-se como o órgão e disciplina dos juízes e dos oficiais de justiça numa perspectiva não corporativista”.

O presidente ao realçar a importância do órgão para a independência do poder judicial, assegura que isso advém, em primeira linha, do fato de ser manifestação do imperativo da independência do poder judicial, dos juízes e dos tribunais, numa cristalina assunção do princípio da separação de poderes.

Paulo Sanha chamou atenção aos recéns empossados pela responsabilidade que os seguem.

“O conselho vos acolhe com grande honra e grato prazer, contando com a vossa abnegada contribuição em prol da edificação do poder judicial independente, que requer de todos vós um indefectível espirito de missão e do serviço público da justiça” enaltece.

Sanha falou ainda da incompatibilidade das suas funções “Incompatível com as querelas emocionais ou birras inúteis alicerçadas em sentimentos de grupo ou facção que se orientam no sentido contrário aquele que são os objectivos e os interesses fundamentais da magistratura judicial e do Estado”.

O Conselho Superior da Magistratura Judicial é o órgão superior de gestão e da disciplina da magistratura judicial, exercendo também jurisdição sobre os oficias da justiça.

Os membros ora empossados para um mandato de três (03) anos, estão compostos pelos dois juízes de direito, um juiz de sector e um oficial de justiça.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes
Imagem: Anézia Tavares Gomes
Radiosolmansi

FMI ELOGIA GUINÉ-BISSAU PELA BOA EXECUÇÃO DAS COISAS PÚBLICAS

Representante residente do Fundo Monetário Internacional (FMI) no país disse, esta quarta-feira (25), que o bom desenvolvimento nas finanças públicas permitiu a Guiné-Bissau cumprir, pela primeira vez, o programa do fundo

Óscar Melhado falava aos jornalistas após encontro com o presidente da república José Mário Vaz, avança ainda que o trabalho feito nas finanças públicas de disciplinar as receitas, de fazer despesa e começar a fazer “melhor organização” em aspectos do salário e também na implementação da reforma permitiu uma boa execução das coisas públicas.

“Eu dou uma boa nota a Guiné-Bissau porque esta é pela primeira vez que a Guiné-Bissau vêem com um cumprimento do programa e a quarta avaliação muito provável que será aprovado por conselho de administração que vai ser em dois de Dezembro próximo então veio dar os parabéns ao presidente (José Mário Vaz) por esta execução, esta execução é muito importante em bom desenvolvimento da finança pública”, refere.        

Representante residente do FMI assegurou por outro lado que o mais importante é continuar com a disciplina nas finanças públicas guineenses, tratando as receitas que tem que proceder os acordo das leis e fazendo as despesas que tem que fazer particularmente em infra-estruturas e despesa social, educação e saúde.

“O segundo elemento muito importante é dada importância que tem o sector do Caju na economia da Guiné-Bissau, a direcção estratégica do sector de Caju deve ser regulamentado com regras claras para anunciar que agora vai haver uma campanha de Caju em 2018 onde a concorrência vai ser mais importante e não vai ser em exclusividade como no ano passado para melhorar o preço aos produtores”, explica.          

O representante garantiu por outro lado que a equipa do FMI que terminou a missão no país no princípio do Outubro corrente congratulou-se com as acções enviadas pelas autoridades para reforçar o sector bancário e assegurar o cumprimento das normas, incluindo o requisito do capital recém-aumentado.

A organização incentiva ainda o Governo a agir para fortalecer os mercados financeiros e elaborar um plano nacional de inclusão financeira.

Para o FMI, será importante dedicar a margem orçamental recém-criada, de forma eficaz, as prioridades sociais e infra-estruturais.

 Os progressos alcançados no âmbito da gestão financeira deveram ser alargados a reforma estruturais do sector público, o que inclui a restruturação da empresa pública EAGB, para melhorar o abastecimento de água e o fornecimento da electricidade.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Siga 
Radiosolmansi

APOIANTES DE BOTCHE CANDÉ ACUSAM NUNO NABIAN DE TER PEDIDO AO MINISTRO 200 CONTENTORES PARA OBRA DA SUA CASA


Nota de Imprensa 

O núcleo de apoio político do Sr. Botche Candé Ministro de Estado e do Interior, tomou conhecimento através dos órgãos da comunicação social das declarações infelizes, arrogantes, ameaçadoras, perturbadoras e vergonhosas proferidas pelo Nuno Gomes Na Biam, como de sempre foi.

O Núcleo vem por esta nota dar conhecimento a opinião publica Nacional e Internacional sobre ameaças feitas pelo Nuno Gomes Na Biam, ao Sr. Botche Candé Ministro de Estado e do Interior, durante reunião da concertação dos Partidos Políticos que foi tornado publico através dos órgãos da comunicação Social

O núcleo desmente as palavras proferidas pelo Nuno Gomes Na Biam de qualquer envolvimento de Sr. Botche Cande Ministro de Estado e do Interior, quer acto da violação e da orquestração em toda sua Careira Politica.

A verdade e o seguinte: o Nuno Gomes Na Biam tem o ódio do Sr. Botche Cande por causa da Madeira. Isto é, chegou de pedir verbalmente ao Botche Cande para lhe dar apoio em Madeiras para fazer ripas podendo concluir a obra da sua casa. O Ministro Botche Cande por sua vez, respondeu-lhe para para formular uma carta sobre o pedido. Dai o Nuno féz uma Carta aproveitando pedir 200 contentores da Madeiras. O Ministro respondeu que não podia satisfazer este pedido por que de um lado a madeira não lhe pertence e por outro lado, para concluir a obra de uma só casa não é preciso 200 contentores da Madeira para obtenção das ripas para o efeito. Este é uma das razões fundamental que lhe levou a revoltar contra o Sr. Botche Cande. Ainda, tanto o Nuno Gomes Na Biam como outros dirigentes políticos sentiram mal contra Botche Cande. Por ter dito em que dia os políticos puseram seus filhos nas ruas a fim de participarem nas marchas. Só se preocupam mobilizar filhos das outras pessoas que não são dirigentes polidos de participarem na marcha incitando - os de lançarem pedras, Garrafas e outros objectos contra as forças da Defesa e Segurança.               

Não hà duvida de que todos os Guineense sabem que o Nuno Gomes Na Biam, é um homem arrogante que sempre ameaça querendo por em causa a paz e bem-estar social e politica no país.

O Núcleo de apoio político de Sr. Botche Candé Ministro de Estado e do Interior, chama atenção  ao Nuno Gomes Na Biam, de que já mais, não a lugar de ameaças, Matanças que sempre ele elegeu como slogan do seu discurso.

O Núcleo exorta povo Guineense para estar atento com discursos frustrados de arrogância e de ameaças de Nuno Gomes Na Biam.

Quem é o Nuno Gomes Na Biam na Guine Bissau para ameaçar forças da defesa e segurança e pessoas, com tantas arrogâncias. Quem é o Nuno Gomes Na Biam para Guine Bissau. Quem é o Nuno Gomes Na Biam, que os Guineenses não são.

O homem que sempre faz declarações sem fundamentos político e jurídico, e, quando for chamado perante a justiça para apresentar provas alega que está a ser politicamente perseguido.

Obrigado a todos

Para que Deus abençoe a Guine Bissau

Assinado porta-voz

ALIU MAQUILO BAIO

Publicada por notabanca à(s) 06:48 

NUNO NABIAN ACUSA REGIME DE COMPAR 200 CATANAS PARA CRIRA DESORDEM NO PAÍS


O líder do APU-PDGB advertiu em conferência de imprensa quarta-feira que “se alguma coisa acontecer com os manifestantes nos comícios agendamos pelos Partidos Políticos Democráticos Contra Ditadura, Botche Candé será o responsável.

Nuno Gomes Nabian acusou Botche Candé de estar envolvido em todos os complôs deste país e deixa claro que qualquer coisa que aconteça ele será o primeiro a sentir o sabor da comida que está a ser preparada.

Os Partidos Democráticos agendaram o primeiro comício no   Círculo eleitoral-24 no dia 27 junto a Meteorologia, no dia 28 “Campo Lala Quema” Domingo será na “Praça de Bandim”.

As manifestações  terminarão com uma marcha pacífica e um comício popular em Bissau para exigir demissão do Governo.

Nuno Nabian denuncia compra de mais de duzentas catanas no Bairro Militar pelo regime para criar caos no país. 

Notabanca; 26.10.2017

UNICEF - África precisará de mais 11 milhões de médicos e de professores em 2030

O crescimento da população infantil em África vai levar a que o continente necessite de mais de 11 milhões de profissionais de educação e de saúde em 2030, indica um relatório divulgado hoje pela UNICEF.

      
No documento, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) refere que, se África mantiver o atual ritmo de crescimento demográfico "sem precedentes", haverá 170 milhões de novas crianças entre 2017 e 2030, aumentando o número de menores no continente africano para 750 milhões.

"Investir na saúde, proteção e educação deve tornar-se uma prioridade absoluta para África até 2030. Estamos num ponto crítico para as crianças africanas. Fazendo as coisas bem, conseguiremos criar as bases para retirar centenas de milhares de pessoas da pobreza extrema e contribuir para elevar a prosperidade, estabilidade e paz", lê-se no relatório.

Segundo Leila Pakkala, uma das relatoras e diretora da UNICEF para a África de Leste e Austral, os menores representam quase metade da população atual em cerca de um terço dos 55 Estados membros da União Africana (UA).

Por seu lado, Marie-Pierra Poirier, também relatora e diretora da UNICEF para a África Ocidental e Central, indicou que, segundo as projeções feitas para 2055, o número de jovens poderá atingir os mil milhões.

A UNICEF estima que, se as políticas para promover o emprego e os investimentos - locais e internacionais - no capital humano de África forem bem coordenadas, as próximas gerações terão melhorado quatro vezes a renda per capita.

Caso contrário, adverte a agência da ONU, esta "oportunidade única" será substituída por um "desastre demográfico", caracterizado pelo desemprego e instabilidade política e social.

Neste sentido, a UNICEF recomenda várias linhas de ação, que passam por melhorar os aspetos relacionados com a saúde, com a adaptação dos sistemas educativos, com o dar acesso aos jovens às novas tecnologias, para que possam aceder ao mercado laboral do século XXI, e com o garantir da segurança face a fenómenos como a violência, exploração, casamento infantil e abuso sexual.

As novas políticas, acrescenta a UNICEF, visam também eliminar as barreiras que impedem as mulheres e crianças de se tornarem membros plenos das respetivas comunidades e igualdade de oportunidades no plano laboral e na vida política.

Segundo a agência das Nações Unidas, o crescimento demográfico exponencial em África explica-se com a menor mortalidade infantil, maior taxa de fertilidade e pelo aumento de mulheres em idade reprodutiva.

O crescimento do total de habitantes do continente africano, segundo as projeções da UNICEF, levará ao aumento dos atuais 1.200 milhões para 2.500 milhões de pessoas em 2050

NAOM

OP-ED - The ACTUAL ORIGIN of the recent POLITICAL CRISES in Guiné-Bissau

The president of PAIGC, Domingos Simões Pereira’s IDEAL to restructure his Political Party was GOOD. But his method of restructuring for DOMINANCE was BAD
This is the ACTUAL ORIGIN of the recent POLITICAL CRISES in Guiné-Bissau.

Although Domingos Simões Pereira has failed to work out a coherent strategy for restructuring of PAIGC, due to nepotism; he does have a clear and coherent political message!

GUINÉ BISSAU: O AINDA LIDER DO PAIGC PAGA AS PUBLICAÇÕES COMO AFRICA MONITOR DE CANCAN E COMPANY, PARA TENTAR DESVIRTUAR A REALIDADE GUINEENSE E LANÇAR INTRIGAS POLITICAS, DETURPANDO O SENTIDO DAS COISAS.

DSP, JUNTA-SE A VÁRIOS PARTIDOS SEM EXPRESSÕES PARA AUMENTAR NUMERO DE ORGANIZAÇÕES POLITICAS, MAS NEM TODOS ALINHAM COM DOMINGOS SIMÕES PEREIRA. SILVESTRE ALVES FOI O PRIMEIRO MEMBRO DO GOVERNO A DESMONTAR AS MANHAS MATREIRAS DA RAPOSA DSP AO RECUSAR NOMEÁ-LO DIRECTOR GERAL DE ESTRADAS E PONTES, NO SEU PELOURO DE INFRAESTRUTURAS E EQUIPAMENTOS SOCIAIS.

NA ONDA DE ESTRATEGIA DE PRESSÃO DSP MANDA A AFRICA MONITOR, DE CANCAN OSCAR BARBOSA COMPANY, ESCREVER COISAS PARA DESESTABILIZAR AS RELAÇÕES DAS FIGURAS DE PROA DO REGIME.

Além de tentarem intrigas com base nas presunções e retóricas inflamadas, características da logica da politica de terra queimada, encetada desde 2015 por Domingos Pereira, aquando da sua justa demissão, por gestão abusiva e danosa de dinheiros públicos com cenas de concubinatos e de falso Resgate aos Bancos da Guine Bissau.

Desde logo Domingos Pereira, pasmem-se, achou e terá afirmado várias vezes ser o único guineense mais bem dotado para ser o Chefe do Governo, mas que absurdo?!?! Porque não passa de mentira pública e provido de sentimentos esquizofrénicos, o Presidente JOMAV encontrou no Baciro Djá a pessoa mais bem dotada de inteligência e de qualidades que o Domingos Pereira.

Por recear que Baciro Djá aplicasse seus conhecimentos  DSP trataou de combater Baciro Djá a todo custo. Indo até ao ponto de negar o Acordão que deu razões ao Djá, quer no Partido como no Governo que era legitimo à luz do Supremo Tribunal da Justiça.

Contudo, Domingos Simões Pereira, paga ao Cipriano para se bloquear o funcionamento do Governo de Baciro Djá. Pena foi, que na altura não se descobriu a forma de contornar o bloqueio imposto a nível da Planaria da ANP.

A formula de contornar o bloqueio da Plenaria da ANP só viria a ser encontrada pelo General Umaro Sissokó Embaló, cujo Governo apostou desde a primeira hora em sanear as finanças publicas e dar mostras de boa governação, que são cartas de visitas deste Governo de Concreto, cujas acções, salvo ruídos, se pautam por dinamismo e novas formas de servir o Estado, baseados na transparência e capitalização das melhores decisões de Governos passados sem complexos ou ressentimentos, pois que graças a esta filosofia e procedimentos foi possível entesourar os dinheiros de Estado nos Cofres do Estado – a bandeira do Presidente JOMAV.

Com este Governo do General Sissokó Embaló a Guiné Bissau teve ganhos incomensuráveis, que permitiram recolocar a Nação no palanque internacional e mundial. O país mudou sua imagem e reganhou sem bom nome, porque não só paga salários internos, como exterior, bem assim pagou todas as suas quotas nas organizações sub-Regionais, Regionais, Continental e mundial, estando quite com todos.

Descontente e perturbado com estas vitórias do Presidente Jomav e da Guiné Bissau Domingos Simões Pereira engendra formula de provocar ruidos e de desestabilizar. Já houve até tentativas várias de perturbar a ordem pública instrumentalizando grupo de jovens militantes do PAIGC, que astutamente lançou no seio das organizações da Sociedade Civil, mas foi atempadamente desmontado, desmascarado e denunciado.

Agora junta-se numa organização em nada dignificante para o PAIGC, só para tentar desacreditar o país.

PARA JÁ FICA UMA ADVERTENCIA: PODEM MANIFESTAR DEMOCRATICAMENTE, MAS AO TENTAREM SAIR DO AMBITO DEMOCRATICO TERÃO DE ENFERNTAR AS FORÇAS DA ORDEM. SE FORÇAREM CAOS VÃO TER TROCO, EM JUSTA MEDIDA.

TODAS AS ORGANIAÇÕES CIVICAS E DE DIREITOS HUMANOS ASSISTEM PAVIDAMENTE A ONDA DE PROVOCAÇÕES E DE MANIFESTAÇÕES INDIGNAS CONTRA O REGIME E TODOS SE CALARAM. NINGÉM CHAMA ATENÇÃO AO DOMINGOS SIMÕES PEREIRA.

QUEM É MATCHO AO INSTIGAR CENAS DE VIOLENCIA CONTRA UM ESTADO EM ESTABILIZAÇÃO DEVE OUSAR ESTAR NO CAMPO DA BATALHA. ISTO É QUE É “BALENTIA”.

UM REPTO AO DSP E SUA GENTES: NÃO FALTEM, QUE NÓS VAMOS ESTAR LÁ PARA TESTEMUNHAR A SUA VALENTIA E CORAGEM EM CONDUZIR A MANIFESTAÇÃO VIOLENTA, ASSIM FICARÁS NA ESTÓRIAS PARA SEMPRE.

Este Domingos Simões Pereira é de facto um líder frustrado. Fez várias tentativas de promover as INTRIGAS POLITICAS para complicar as relações entre as diferentes personalidades e titulares de órgãos da soberania, mas sem sucessos.

Ainda continua a tentar  intrigar o Presidente JOMAV e o General Sissokó Embaló; Botche  Candê e Braima Camará; Botche Candé e o General Sissocó Embaló; Botche Candê contra Braima Camará ou Braima contra Jomav, ou ainda Braima contra Sissokó Embaló, etc….
Apostam na logica de mentiras, calunias e de intrigas politicas, porque tentam de diferentes formas e não conseguem travar o rumo de avanço e de progressão que este Governo vem conseguindo. Todos os membros estão empenhados e engajados a somar esforços para os sucessos de governação alcançados.

MENTEM, INVENTANDO QUE O GENERAL SISSOKÓ EMBALÓ ENSOMBRA O PRESIDENTE JOMAV; QUE HÁ ACALMIA NA SOCIEDADE, PORQUE OS GUINEENSES SE RESIGNARAM; PORQUE OS CHEFES MILITARES ESTÃO EM CONLUIO E QUE FORAM DADOS BENS MATERIAIS; QUE A CEDEAO ESTÁ CONIVENTE, MAS NÃO FALAM DE BONS RESULTADOS DO DINHEIRO DE ESTADO NOS COFRES DE ESTADO E QUE PERMITE GRANDES INTERVENÇÕES NAS AREAS SOCIAS, BEM ASSIM O PAGAMENTO DE DIVIDAS DE VÁRIOS ANOS AOS PROFESSORES E PESSOAL DA SAÚDE.

SÃO RESULTADOS QUE CONTAM, PORQUE COMO DIZ A SABEDORIA POPULAR GUINEENSE: PAQUÊ LEBA CABRA NA TCHUR, NUNDÊ KU BU TEM DI LEBA BACA?

ESTE GOVERNO DO GENERAL SISSOKÓ EMBALÓ PRIMA POR RESULTADOS POSITIVOS E CONCRETOS, EM PRIOL DA RESOLUÇÃO DE INUMERAS SITUAÇÕES QUE SE COLOCAR A SOCIEDADE DE TODOS NÓS.

A africa Monitor só disse uma única verdade, sobre as influencias do General Sissokó Embaló na Africa e no mundo, que vieram do tempo do Lider Líbio Mohamed Kadafhi e de outros dirigentes Africanos.

A SABEDORIA POPULAR GUINEENSE, AINDA ENSINA”KUMA SI MININU LIMPO MOM, I TA CUMÉ NA KABÁS DI GARANDI”. O GENERAL SEMPRE SERÁ BEM VISTO, FAÇAM O QUE FIZEREM.

DUMA COISA PODEM ESTAR CERTOS: O GENERAL SISSOKÓ EMBALÓ NUNCA TRAIRÁ A CONFIANÇA DO PRESIDENTE JOMAV, PORQUE NUNA TRAI SEUS CAMARADAS.

Fonte: Publicada por Ditadura do Progresso à(s) 09:52:00 

Guiné-Bissau assina financiamento para construção de central elétrica em Bissau

O ministro das Finanças guineense, João Fadia, assinou com o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) um financiamento de 11 milhões de dólares (9,3 milhões de euros) para a construção de uma central elétrica em Bissau.


A assinatura do empréstimo foi feita em Washington durante a participação do ministro das Finanças na Assembleia Anual do Fundo Monetário Internacional, que decorreu entre 10 e 15 de outubro, informou hoje em comunicado o Conselho de Ministros.

Durante a sua estada em Washington, o ministro assinou com o BADEA o "acordo de empréstimo relativo ao financiamento do projeto de instalação de uma central elétrica em Bissau", refere o comunicado.

O comunicado refere também que o ministro das Finanças recebeu também o compromisso do diretor-geral do BADEA para "financiar o setor agrícola do país, sobretudo a produção de arroz".

Segundo a página do BADEA na Internet, o projeto de construção da central elétrica em Bissau tem um custo total de 22,25 milhões de dólares (cerca de 19 milhões de euros) e o banco dará um financiamento de 11 milhões de dólares.

O restante financiamento será garantido pelo Governo guineense e por uma entidade financeira no valor restante de 10,75 milhões de dólares.

"O projeto visa fornecer energia elétrica à população da capital de forma permanente e com preços razoáveis através da melhoria da central existente", lê-se no acordo de financiamento.

A construção da central elétrica vai também permitir que o Governo poupe cerca de 250 mil euros em taxas mensais, que paga a uma empresa privada, e mais a compra do gasóleo.

Dn.pt

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS DE 25/10/2017

Sob a presidência da Sua Excelência o Primeiro-Ministro, General Úmaro Sissoco Embaló, o Conselho de Ministros reuniu-se hoje, dia 25 de outubro 2017, no Salão Nobre “Francisco João Mendes – Tchico Té”, do Palácio do Governo, em Bissau.

Conselho de Ministros de 25 outubro 2017 – Guiné-Bissau @OD





OdemocrataGB

Partidos realizam comício em Bissau para denunciar crise


O Colectivo de Partidos Democráticos realiza um comício popular, esta sexta-feira, para denunciar o caos que se instalou na Guiné-Bissau. A declaração foi lida pelo presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, que acusa o chefe de Estado de promover a internacionalização da crise.

Vinte e um partidos agrupados no Colectivo de Partidos Democráticos dizem que a Guiné-Bissau caminha para o caos e a anarquia e apontam o dedo ao Presidente José Mário Vaz, que acusam de estar a desrespeitar a Constituição da República e os acordos internacionais.

O líder do PAIGC, o antigo primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, foi quem leu o manifesto do colectivo que hoje se apresentou ao público. No documento todas as críticas foram dirigidas a José Mário Vaz.

"O Presidente da República, José Mário Vaz, após provocar o descrédito das decisões do Supremo Tribunal de Justiça e paralisar o funcionamento da Assembleia Nacional Popular (...) e promoveu a internacionalização da crise ao solicitar a intervenção e mediação da CEDEAO".

Domingos Simões Pereira acusa o Presidente José Mário Vaz de ser o responsável pela crise que se instalou no país: "não quer aplicar o acordo de Conacri, não respeitar a Constituição e de quer viciar as próximas eleições".

Razões suficientes, na opinião do líder do PAIGC, para a criação do Colectivo de Partidos Democráticos que tem como objectivo "prevenir a instalação do caos e da anarquia, proteger a liberdades fundamentais dos cidadãos e restaurar a democracia e a construção de um Estado de direito democrático".

O Colectivo de Partidos Democráticos organiza esta sexta-feira um comício popular em Bissau, para denunciar o caos que se instalou no país.

Pt.rfi.fr