domingo, 22 de agosto de 2021

Tony Blair qualifica como "imbecil" a decisão de retirada dos EUA

© Hollie Adams/Getty Images

Notícias ao Minuto  22/08/21 

O ex-primeiro-ministro trabalhista britânico Tony Blair qualificou como "imbecil" a retirada norte-americana do Afeganistão e defendeu que o Reino Unido tem a "obrigação moral" de permanecer no país até terminar o resgate dos que querem fugir.

Num comentário que publicou no seu 'site', citado hoje pelas agências EFE e Associated Press, Blair disse que a retirada do Afeganistão é "trágica, perigosa e desnecessária", e deve estar a ser aplaudida por "todos os grupos jihadistas em todo o mundo".

Blair acusou o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de tomar a decisão de retirar do Afeganistão com base num "slogan político imbecil sobre o fim 'das guerras eternas'".

Tony Blair, 68 anos, primeiro-ministro entre 1997 e 2007, foi responsável pelo envio de tropas britânicas para o Afeganistão quando os Estados Unidos invadiram o país na sequência dos ataques do 11 de setembro de 2001.

Blair defendeu que a saída das forças estrangeiras não é do interesse do Ocidente ou do Afeganistão e lamentou o potencial revés ao que foi alcançado durante os 20 anos de ocupação aliada.

"Temos de retirar e dar refúgio" às pessoas pelas quais temos "uma responsabilidade", e aos "afegãos que nos ajudaram e estiveram connosco", disse Blair no seu comentário, com o título "Porque não devemos abandonar o Povo do Afeganistão - por eles e por nós".

Blair admitiu que foram cometidos erros no Afeganistão, mas que a reação a esses erros "foi, infelizmente, mais erros".

O secretário de Defesa britânico, Ben Wallace, disse hoje que o Reino Unido dará "total apoio" aos EUA se Washington decidir prolongar a data de retirada do Afeganistão para resgatar os civis que querem fugir dos talibãs.

Segundo o Governo britânico, sete civis afegãos foram mortos nas últimas horas na situação caótica fora do aeroporto de Cabul, onde milhares de pessoas têm estado a tentar aceder ao terminal para fugir dos talibãs.

O grupo xiita ultraconservador assumiu o poder há uma semana, após uma ofensiva que coincidiu com o início da retirada das tropas estrangeiras do país, que negociou com a administração do presidente republicano Donald Trump em setembro de 2020, no Qatar.

Num comício no Alabama, no sábado, Trump criticou duramente o seu sucessor democrata, dizendo que a forma como Joe Biden lidou com a retirada das forças norte-americanas constitui a "maior humilhação em matéria de política externa" e a "mais espantosa demonstração de incompetência grosseira de um líder" dos EUA.

Construção de um bairro de residências com terraço em Pyongyang

Kim Jong Un, Presidente de Assuntos de Estado da República Popular Democrática da Coreia, fez uma visita de inspeção ao canteiro de obras de um bairro de residências com terraço às margens do rio Pothong em Pyongyang.

Em março passado, deu início ao projeto de construção desse bairro de 800 residências a ser concluído este ano, paralelamente à construção de 100 mil moradias em outro bairro. Disse que estas residências com terraço serão entregues a trabalhadores inovadores e de mérito e a pessoas da ciência, da educação e da escrita.

E em poucos meses, o bairro ideal em construção moderna e particular adquiriu sua magnífica forma física graças ao trabalho árduo dos construtores.

Durante uma visita de fiscalização ao canteiro de obras, Kim Jong Un disse que este bairro de residências com terraço deram um modelo de construção aproveitando as encostas das colinas, o que é de grande importância no desenvolvimento arquitetônico da Coreia, a maior parte do território da qual é coberto por montanhas. Ele frisou para garantir não só o valor estético, mas também o conforto dos moradores na construção do bairro de residências.

Ele apreciou as conquistas dos construtores em criar uma grande e dramática mudança na margem do rio Pothong que não pode mais ser reconhecida pelo que parecia há cento e quarenta dias atrás.


Fonte: Agência Central de Notícias da Coreia

NO COMMENT .... 22 de Agosto de 2021


Por Jorge Herbert

PR de Cabo Verde hospitalizado com gastrite crónica

© Lusa

Notícias ao Minuto  22/08/21 

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, foi hospitalizado na noite de sábado, com um quadro de gastrite crónica, e vai permanecer em observações no Hospital Doutor Agostinho Neto, na Praia, indicou fonte da Presidência.

Em nota enviada à agência Lusa, a Presidência da República de Cabo Verde explica que Jorge Carlos Fonseca foi hospitalizado na "sequência da intensificação de dores provocadas por uma gastrite crónica".

"Foi atendido no Serviço de Urgência do Hospital Dr. Agostinho Neto, onde deverá permanecer em observação nas próximas 24 horas", refere a mesma nota.

Jorge Carlos Fonseca (70 anos), político, jurista e escritor, é Presidente da República de Cabo Verde desde 2011, tendo cumprido dois mandatos, pelo que já não se pode recandidatar ao cargo nas eleições presidenciais de 17 de outubro próximo.

A Unidade Nacional de Combate à Droga da Polícia Judiciária deteve na terça-feira passada, durante uma operação de rotina, um correio de droga, no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira em Bissau com 110 Cápsulas de cocaína pura.

Trata-se de um indivíduo de sexo masculino de 42 anos, da nacionalidade guineense.

Por  Alison Cabral