20 de agosto de 2020

Antigo secretário de Estado do Tesouro da Guiné-Bissau detido

Foto: @odemocratagb.com
20/08/20 Por LUSA

O antigo secretário de Estado do Tesouro da Guiné-Bissau Suleimane Seidi foi hoje detido, disse à agência Lusa o advogado Luís Vaz Martins.

Segundo Luís Vaz Martins, Suleimane Seidi foi detido na sua residência, em Bissau, capital do país, encontrando-se na 2.ª esquadra.

"Por enquanto não sabemos qual é o motivo da detenção. Vamos tentar saber amanhã (sexta-feira)", afirmou Luís Vaz Martins, acrescentando que ainda não conseguiu contactar com o antigo secretário de Estado.

Suleimane Seidi era o antigo secretário de Estado do Tesouro do Governo de Aristides Gomes, que além de primeiro-ministro acumulava a pasta das Finanças.

Tanto Aristides Gomes como Suleimane Seidi são dirigentes do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

O presidente da República da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embalo, participou hoje na Cimeira Extraordinária da CEDEAO sobre a situação no Mali.

Guiné-Bissau: Tribunal de contas conclui e entrega relatórios de auditorias de 2016 a 2018 da direcção geral da viação de transportes terrestres; os relatórios revelam mais pontos fracos em relação aos fortes.



TGB Televisão da Guiné-Bissau 

Guiné-Bissau: Procurador-Geral inicia ações para recuperar bens do Estado

 Fernando Gomes
20.08.2020 Por Braima Darame DW.COM.PT  

Três magistrados do Ministério Público foram suspensos das funções e viram instaurados processos disciplinares. A medida faz parte da "limpeza na casa" que o novo Procurador-Geral lançou para combater à corrupção.

Numa nota do Ministério Público divulgada esta quinta-feira (20.08), o Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público guineense, órgão presidido pelo Procurador-Geral da República, fez saber que foram instaurados processos disciplinares contra três magistrados -nomeadamente, Blimat Sanhá, Virgílio Alves Comba e Tomás Vaz.

Segundo a deliberação da reunião presidida pelo PGR, os magistrados em causa ficam preventivamente suspensos das suas funções, enquanto decorrem as investigações.

Fernando Gomes criou, na quarta-feira (19.08), uma comissão de recuperação dos bens do Estado desviados ou adquiridos de forma fraudulenta pelas figuras políticas. E que, garante, também vai vasculhar de lés a lés atos de corrupção e abuso de poder no aparelho do Estado guineense.

Combate à corrupção no topo da agenda 
A comissão vai também investigar possíveis casos de corrupção, nepotismo e o abuso de poder em ministérios e institutos. 

Antes de ser nomeado pelo atual Presidente guineense como PGR, Fernando Gomes, enquanto advogado, denunciou por várias vezes atos de corrupção no próprio Ministério Público, acusando alguns juízes de corrupção. 

Fernando Gomes liderava uma organização não governamental, a Frente Nacional de Luta Contra a Corrupção no Poder Judicial guineense. Hoje, enquanto titular da pasta, disse que sozinho não pode acabar com a corrupção, mas já está a "limpar a casa". 

"Não posso dizer que agora não existe corrupção no Ministério Público. Mas essa luta já começou e começou em casa. Antes de limparmos a casa dos outros, devemos limpar a nossa própria casa", disse o PGR quando questionado pela DW se mudava de opinião sobre as denúncias que tinha feito no passado.

Ninguém devolveu bens do Estado 
Aquando da sua posse como Procurador-Geral, a 15 de maio, o advogado deu um ultimato a todos os que têm bens do Estado de forma ilícita para fazerem a devolução, dentro de 90 dias. Findo o prazo, Fernando Gomes anuncia novos passos.

"Uma vez ultrapassado o prazo sem que ninguém tenha devolvido voluntariamente, então decidimos arrancar e dentro de alguns dias percorrer o país de lés a lés. Não há alvos pré-definidos, vamos lançar a rede e quem calhar dentro da rede será apanhado. Vamos entrar em todas as instituições para constatar os atos de corrupção que possam existir", descreveu. 

O  Procurador-Geral guineense disse que, brevemente, será lançando um número verde para fazer denúncias públicas anónimas de supostas práticas de corrupção.  

"Está na altura de o Ministério Público, em parceria com outras instituições da República, levar a cabo uma profunda operação de investigações e de inspeção a todos os ministérios, instituições e serviços de administração direta e indireta do Estado, com a finalidade de recuperar todos esses fundos e patrimónios e detetar outras situações gravosas para o Estado, propondo medidas a tomar e encaminhar os responsáveis à barra da justiça”, afirmou Fernando Gomes.

PGR devia começar no seu processo judicial
O ativista político Sumaila Jaló espera que não seja uma caça às bruxas, que os dossies sejam tratados com imparcialidade e que seja uma luta que envolva todos os anos de governação no país, inclusive o período em que o atual PGR foi ministro do Interior. 

"O PGR foi ministro do Interior num período em que houve assassinatos e espancamentos de cidadãos em grande número. Ele tinha a obrigação de garantir a segurança a todos os cidadãos, particularmente as pessoas que exerciam altas funções do Estado. Hoje, como PGR, ele tem em mãos esses casos que devem merecem a sua prioridade pela limpeza da sua imagem, da sua credibilidade, enquanto pessoa que queira combater corrupção, impunidade e crimes de sangue. Seria paradoxal se ele não começar com aqueles processos, querendo fazer justiça a outros casos", avalia o ativista.

Opositores do atual regime criticam a nomeação de Fernando Gomes a PGR e dizem tratar-se de uma estratégia para acobertar vários crimes de sangue em que é suspeito, bem como o antigo primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior. Eles estiveram no poder quando o antigo Presidente da República, João Bernardo Vieira, e o chefe das forças armadas, Tague Na Waie, foram assassinados em Bissau, em 2009 - bem como vários dirigentes foram mortos a sangue frio. 

Segundo o PAIGC, Fernando Gomes foi nomeado apenas para atacar os adversários políticos do atual Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló.

Guiné-Bissau: Ministério do interior posse - Comandante da Guarda nacional confere posse a nove sub-comandantes com objectivo de dinamizar os serviços tecnicos e operacionais.



Secretário de estado da ordem púiblica traça perfil de um agente de trânsito e de quem deve ser admitido a policia da ordem pública.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Tribunal de contas relatório - Direcção geral de serviços de migrações e fronteiras recebe relatórios das auditorias e anota várias irregularidades registadas; DG promete corrigir os erros cometidos pela direcção anterior.


TGB Televisão da Guiné-Bissau 

Telecomunicações: Usuários de operadoras de telecomunicações, Orange e MTN, exigem mais qualidade de serviços prestados.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

COVID-19: OMS e Unicef apelam aos governos de África para que reabram escolas

© Lusa
Por Notícias ao Minuto  20/08/20 

A Organização Mundial de Saúde e a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) apelaram hoje aos governos de África para que reabram as escolas de forma segura, porque as crianças estão a ser prejudicadas de várias formas.

Um inquérito da Organização Mundial de Saúde (OMS) a 39 países da África subsaariana revelou que apenas seis deles têm todas as escolas abertas.

Em 14 países todos os estabelecimentos de ensino continuam fechados e em 19 estão parcialmente abertos (aulas e exames), quanto outros cerca de 12 estão a planear retomar o ensino em sala de aula em setembro, início do ano letivo em alguns deles, adiantam ainda as conclusões do inquérito da OMS.

Para as duas organizações, porém, o encerramento prolongado dos estabelecimentos de ensino no continente africano com o objetivo de proteger os alunos em relação à covid-19 está a prejudicar as crianças.

"A pandemia da covid-19 em que estamos mergulhados criou uma crise sem precedentes na educação no continente, em termos de alcance, duração e impacto. Na região da África Oriental e Austral, no pico da crise da covid-19, 140 milhões de crianças foram privadas da possibilidade de acesso à educação", indicou Mohamed Malick Fall, diretor regional da Unicef para a África Oriental e do Sul.

O responsável falava numa conferência conjunta com a diretora regional da OMS para África, Matshidiso Moeti, através da plataforma Zoom.

"Apesar dos apoios ao distanciamento social, e reforço das condições materiais oferecidas aos sistemas de educação dos vários países da região, há ainda 75 milhões de crianças privadas da oportunidade de regressarem às aulas", acrescentou Malick Fall.

Em muitas escolas, sublinhou o dirigente da Unicef, "entre 20 e 25 crianças não regressaram às aulas", uma situação que comparou com o que se passou há alguns anos com a eclosão do surto de Ébola em alguns países da África Ocidental.

Os dois responsáveis discutiram a questão da reabertura das escolas, um assunto que deve ser resolvido com a "mesma urgência dada à reabertura das economias e negócios", defendeu Matshidiso Moeti.

Para a OMS e a Unicef, num comunicado conjunto, o impacto social e económico a longo prazo do encerramento escolar prolongado "é também preocupante" tendo em conta que, de acordo com um modelo do Banco Mundial, o encerramento de escolas na África subsaariana poderia resultar em perdas de rendimento vitalício de 4.500 dólares (3.795 euros) por criança.

Este valor pode ser ainda agravado pela redução do rendimento dos pais por serem obrigados a ficar em casa para cuidar das crianças, especialmente em famílias que não podem pagar serviços de cuidados infantis.

A decisão de abrir ou não as escolas no meio da pandemia é "difícil", concedeu a responsável da OMS, na conferência virtual. "Mas temos que encontrar um equilíbrio para evitar a troca de uma adversidade por outra. Quanto mais tempo as crianças estiverem afastadas das escolas maior é o risco de nunca mais regressarem", afirmou.

"O encerramento das escolas tem o potencial de exacerbar os índices de gravidez entre adolescentes, violência contra crianças, abuso de drogas, aumento de ansiedade, solidão e isolamento", sublinhou Matshidiso Moeti.

Segundo Malick Fall, isso já acontece: "Manter as crianças afastadas da escola é expô-las a riscos enormes, riscos de abusos físicos e sexuais".

"A monitorização 'online' e direta está a mostrar um número crescente de crianças que estão a sofrer abusos, assim como dos índices de gravidez entre crianças ou adolescentes em muitos países da região", adiantou.

A OMS, a Unicef e a Federação Internacional da Cruz Vermelha emitiram orientações sobre a prevenção e controlo da covid-19 nas escolas.

Essas orientações incluem recomendações para garantir o distanciamento físico, tais como escalonar o início e o fim do dia escolar, cancelar eventos escolares que criem aglomeração, espaçar carteiras, quando possível, e fornecer instalações de lavagem das mãos, uso de máscaras, desencorajar toques desnecessários e assegurar que alunos e professores doentes fiquem em casa.

A OMS e a Unicef também recomendam uma série de medidas de higiene e desinfeção para que as escolas reabram e funcionem em segurança, incluindo lavagem manual regular, desinfeção diária e limpeza de superfícies, água básica, instalações sanitárias e de gestão de resíduos, e limpeza e descontaminação ambiental.

"No entanto, milhões de crianças frequentam escolas que carecem de água, saneamento e serviços de higiene", lê-se no comunicado das duas organizações.

Na África subsaariana, apenas um quarto das escolas tem serviços básicos de higiene, 44% destas têm água potável básica e 47% têm serviços básicos de saneamento, de acordo com um relatório da OMS e da Unicef que avalia os progressos em matéria de água potável, saneamento e higiene nas escolas entre 2000 e 2019.

Assim, as duas organizações defendem que "existem soluções rápidas para a lavagem das mãos nas escolas, tais como uma torneira, um balde e sabão".

Outra das ameaças do prolongamento do encerramento das escolas no continente africano é a degradação de um sistema que era já muito pobre antes da covid-19.

"A região era já marcada por uma crise de aprendizagem. Se, por um lado, um grande número de crianças não frequentavam a escola, por outro o ensino era de má qualidade. O que tememos é que esta crise e esta prolongada interrupção dos serviços de educação venham a exacerbar os problemas que já existiam", afirmou o diretor regional da Unicef.

Em África, há 26.618 mortos confirmados em mais de 1,1 milhões de infetados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia no continente.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 787.918 mortos e infetou mais de 22,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Guiné-Bissau: Cultura - Secretário de estado da cultura confere posse aos seus colaboradores directos; Francelino Cunha enfatiza a escolha feita como ponto de partida de sucesso de qualquer governante.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

À CEDEAO!: Vídeo-conferência Extraordinária dos chefes de Estados e do Governos da CEDEAO sobre, a situação política do Mali;


Vídeo-conferência Extraordinária dos chefes de Estados e do Governos da CEDEAO sobre, a situação política do Mali;

Hoje, dia 20 de Agosto, o Presidente Da República da Guiné-Bissau 🇬🇼, General Umaro Sissoco Embaló esteve em conferência com seus homólogos da Sub-região, face à análise de situações de alteração da ordem constitucional no Estado Maliano;

O Chefe de Estado
Fonte: Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

Leia Também: 

CEDEAO PRETENDE RETORNAR AO PODER O PRESIDENTE MALIANO 


O presidente da República afirmou que a Comunidade Económica dos Estados de África Ocidental, CEDEAO, tomou a decisão de retornar ao poder o presidente maliano Ibrahim Boubacar Keita obrigada a renunciar a presidência do seu país pelo exército que se rebelou na passada terça-feira (18).

Umaru Sissoco Embaló que falava hoje (20) após a cimeira virtual dos chefes dos estados da CEDEAO diz que a cúpula regional felicitou igualmente a aprovação do programa do governo liderado pelo Nuno Nabian.

“ Durante a cimeira ficou decidido o retorno ao poder o presidente maliano Ibrahim Aboubacar Keita. Isso significa que afinal os problemas da Guiné-Bissau não são de defesa e segurança mas sim de problemas políticos”, diz para depois acrescentar que está muito vigilante a acompanhar de perto as acções governamentais.

“ Hoje, a CEDEAO felicitou aprovação do programa deste governo no parlamento mas sem esquecer que todos juntos, devemos determinar tolerância zero a corrupção, ao narcotráfico e ao coronavírus político”, salientou.

A cimeira abriu sob a presidência do chefe de Estado nigerino, Mahamadou Issoufou, atual presidente em exercício da organização sub-regional

No seu discurso de abertura, o presidente Issoufou notou que esta tomada de poder acontece num “contexto de segurança difícil para a região em geral, e para o Mali, em particular”.

O chefe de Estado nigerino lembrou "os esforços diplomáticos envidados pela CEDEAO para ultrapassar a crise política prevalecente no Mali, e que se deveu às controversas eleições legislativas de 19 de abril de 2020”.

Contudo exprimiu a esperança de que esta cimeira extraordinária consiga "tomar decisões pertinentes e fortes à altura da gravidade da situação prevalecente no Mali”.

Os militares autores do golpe de Estado tomaram várias decisões das quais, a criação de um colégio transitório composto de representantes das diferentes forças vivas da nação e a organização em abril de 2021, de triplas eleições livres e transparentes (legislativas, presidenciais e referendárias).


Por: Nautaran Marcos Có

CERIMÓNIA DE POSSE DO CHEFE DE ESTADO MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS E DO DIRECTOR-GERAL DO SERVIÇO DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA (SIS)


- Senhor Primeiro-Ministro;
- Senhoras e Senhores Membros do Governo;
- Senhor Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas e demais chefias militares;
- Distintos convidados;
- Minhas Senhoras e meus Senhores;

As minhas primeiras palavras são dirigidas ao General Biague Nan N’Tan e ao Brigadeiro-General Arsénio Lassana Baldé, aos quais felicito pela nomeação, desejando-lhes os maiores sucessos no desempenho das altas funções em que acabam de ser investidos em nome do Estado e do Povo da Guiné-Bissau.

O futuro do nosso país depende de todos nós, e nas vossas mãos estão depositadas a responsabilidade de reforçar a confiança de mulheres e homens deste país no que diz respeito ao bom funcionamento das nossas instituições da República e continuarem a trabalhar para manter a estabilidade do país.

Estamos empenhados na luta para o resgate dos valores da nossa sociedade e, gostaria na qualidade de Comandante Supremo, que nesta nova conjuntura, as Forças Armadas e a Direcção-Geral do SIS ocupassem a primeira linha neste combate pela estabilização e moralização da nossa sociedade.

Ciente de que a razão do Estado tem como horizonte a defesa do país e dos seus cidadãos, na perspectiva de defesa e segurança, a missão que deixo aqui aos mais altos responsáveis das duas instituições guineenses é de trabalharem conjuntamente e de mãos dadas, para que possamos cumprir este nosso desejo.

A recondução do General Biague Nam N’Tam e da nomeação do Brigadeiro-General Arsénio Lassana Baldé, respectivamente para as funções do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, e do Director-geral do Serviço de Informações de Segurança (SIS), visam imprimir uma nova dinâmica na defesa da nossa soberania e na segurança colectiva dos Guineenses, igualmente para dar um novo impulso para o processo da reforma efectiva nos sectores da Defesa e Segurança.

Ao General Biague Nan Tam, Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, o nosso reconhecimento pelo contributo na estabilização do país e das Forças Armadas tendo mantido o distanciamento das querelas político-partidárias vividos nos últimos cinco anos, facto esse testemunhado pelos parceiros conjuntos da comunidade internacional.

Nesta conformidade quero aproveitar esta oportunidade para lhe encorajar no sentido de continuar a servir de ponte entre a velha e a nova geração da classe castrense, bem como priorizar a formação de quadros para que as nossas tropas possam estar a altura de enfrentar os novos desafios.

Senhor Primeiro-Ministro;
Ilustres empossados;
Minhas Senhoras e Meus Senhores;
As reformas nos sectores da Defesa e Segurança devem ser encaradas por todos como um processo prioritário de restruturação e redimensionamento das nossas forças de defesa e segurança.

Senhor Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, quero igualmente aproveitar esta oportunidade para lançar a si e aos demais oficiais das nossas forças armadas, um conjunto de desafios entre quais passo a citar:
- Participar nas missões de manutenção de paz, no quadro das organizações regionais e internacionais a que pertencemos;
- Desenvolvimento de produção Agropecuária;
- Participar na reconstrução do País (construção de estradas e pontes, nas habitações sociais);
- Relançamento de actividades recreativas, culturais, lúdicas e desportivas, etc.

Ao Brigadeiro-General Arsénio Baldé, o seu percurso académico, profissional e militar faz nos acreditar que o SIS esta em boas mãos, a responsabilidade que recai sobre os seus ombros é enorme, como novo Director-geral do SIS tem uma nobre missão de reestruturar e relançar o serviço da contra-inteligência para dar respostas rápidas e eficientes aos desafios e ameaças dos novos tempos.
É importante apostar na formação e na reciclagem de quadros dos serviços sob a sua tutela, isto deve constituir a prioridade das prioridades para melhor servir o país.

Minhas Senhoras e meus Senhores;
Distintos convidados;
Término esta minha breve intervenção desejando maiores êxitos aos recém-empossados e, manifestar a minha total disponibilidade em colaborar com as duas instituições na minha qualidade do Comandante Supremo das Forças Armadas e em conjunto com o Governo implementar as reformas nos sectores da Defesa e Segurança

Muito obrigado a todos!















Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau: Participei hoje na cerimónia de tomada de posse do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas Biaguê Nan N'tam.


Foi um momento sublime e de muito orgulho para mim, que representa a consolidação da estabilidade politico-militar do país e uma nova etapa que se abre num contexto em que todos os nossos esforços devem centrar-se na modernização e equipamento das nossas gloriosas FARP.

A organização e o funcionamento pleno das Forças de Defesa e Segurança vai merecer uma atenção especial do Governo nessa décima legislatura. É nosso objectivo, um imperativo nacional e de total prioridade, transforma-las numa verdadeira força republicana, com meios e capacidade para cumprir a sua missão constitucional, à altura dos desígnios da democracia e do estado de direito democrático.

GOVERNAR PARA TODOS

#POSSECEMGFA2020
#GOVERNOGB2020
Eng° Nuno Gomes Nabiam




A Federação Nacional das Associação dos Motoristas e Transportadoras da Guiné-Bissau(FNAMT-GB) considera de roubo as cobranças feitas pelo Fundo Rodoviário


Bissau, 20 Ago 20 (ANG) – A  Federação Nacional das Associação dos Motoristas e Transportadoras da Guiné-Bissau(FNAMT-GB) considerou esta quinta-feira de “roubo” as cobranças que estão sendo feitas pelo Fundo Rodoviário tendo em conta que essas receitas não são investidas na reabilitação das estradas, noticiou a rádio Sol Mansi.

Segundo esta estação emissora, FNAMT-GB, na pessoa do seu Secretário-geral reage assim a uma carta aberta do  Movimento Nacional da Sociedade Civil para Paz Democracia e Desenvolvimento que exige a suspensão de todas as cobranças aos proprietários de viaturas devido a degradação das estradas.

De acordo com o Secretário-geral da FNAMT-GB, Mamadú Conté os proprietários e condutores  dos transportes pagam fundo de conservação rodoviária mas as estradas não estão a ser reabilitadas, pelo que, acrescenta:  “não vale a pena pagar “.

“O Fundo de Conservação Rodoviária e a Direcção Geral das Estradas e Pontes  deviam indemnizar os proprietários dos transportes urbanos, mistos e particulares pelos danos sofridos devido as más condições das estradas”, sugeriu.

Conté deu como exemplo o estado degradante em que se encontra o troço que liga Bissau à Bula, em que existe um local onde os carros se encalham devido ao estado avançado de degração da via, e com lamaçal na zona de Djaal, arredores de Bissau.

Ainda no quadro de reações de utentes das vias públicas, os condutores da zona norte do país pediram a intervenção das autoridades competentes sobre as cobranças nas estradas, em péssimas condições, por parte dos polícias.

ANG/JD/ÂC//SG

PR conselho superior de defesa: No âmbito da reunião do conselho superior de defesa nacional o presidente da república analisa a situação do Mali e condena os militares pelo uso da força para alteração constituicional.



Conselho superior de defesa nacional

Presidente da república preisde conselho superior de defesa nacional e reafirma sua posição no combate à corrupção e narcotráfico.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

Use máscara no wc masculino: Urinóis espalham vírus em 5 segundos

© All Rights Reserved/Pixabay/Wolfer7098 via BUZZvideos

Por Notícias ao Minuto  20/08/20 

SARS-CoV-2 incluído...

Quando se encontra na privacidade de uma casa-de-banho, o distanciamento social geralmente não é uma preocupação. Apesar disso, um novo estudo descobriu que as casa-de-banho públicas podem expô-lo a vírus, como o SARS-CoV-2 (responsável pela Covid-19), a cada descarga. Investigadores na China dizem que os wc, mais concretamente os urinóis, podem espalhar partículas em questão de segundos.

Através de simulações feitas com um computador, os investigadores da Universidade de Yangzhou analisaram a rapidez com que essas 'nuvens de vírus' alcançam a pessoa que está a utilizar o urinol. O estudo revela que cada descarga expõe os indivíduos às fezes e às gotículas presentes na urina. Eles acrescentam que isso é particularmente perigoso em situação de pandemia de coronavírus.

As descargas do urinol são muito piores do que as das sanitas

Qualquer descarga envolve uma série de processos que criam um movimento giratório com força suficiente para libertar aerossóis (gotículas) de volta ao ar. O relatório, publicado na revista Physics of Fluids, mostra que essas ondas são muito mais 'violentas' nos urinóis e “manifestam um tipo de disseminação externa, com mais de 57% das partículas a viajar para longe do urinol”, explica o autor Xiangdong Liu.

O autor do estudo afirma que essas partículas atingem usuários a coxa em apenas 5,5 segundos. A sanita normal atinge uma altura maior do que a coxa, mas leva cerca de 35 segundos para atingir uma pessoa.

“A velocidade de subida é muito mais rápida do que a descarga do vaso sanitário”, alerta o investigador.

EUA - 750 milhões de mosquitos geneticamente modificados libertados na Florida

© Reuters
Por Notícias ao Minuto  20/08/20 13:03 

O objetivo é que esses mosquitos ajudem a controlar as populações de mosquitos responsáveis por espalhar doenças.

As autoridades norte-americanas aprovaram planos para que mosquitos geneticamente modificados sejam libertados no arquipélago das Florida Keys, no próximo ano. Uma empresa sediada no Reino Unido fez um projeto que tem como objetivo perceber se os mosquitos alterados são ou não uma solução viável aos pesticidas para controlar a disseminação de doenças como o Zika ou o dengue.

O mosquito macho chamado OX5034 está 'desenhado' para produzir crias fêmeas que morrem quando chegam ao estado larva, conta a Sky News.

Trata-se de uma proteína que é passada nos genes que os mata antes de eclodirem e ficarem grandes o suficiente para transmitirem as doenças através da picada. Neste caso tem como destino apenas as fêmeas, pois os mosquitos machos não precisam de sangue, alimentam-se apenas de néctar.

Será a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados vão ser libertados nos Estados Unidos - está programado que aconteça no estado do Texas, no condado de Harris, em 2021 - , sendo que a decisão tem suscitado questões sobre o quão seguro será.

De referir que já foi feito um teste no Brasil e a empresa garante que não houve outros insetos afetados, e tendo sido verificada uma queda nas populações de mosquitos disseminadores de doenças.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) refere que metade da população mundial está em risco de contrair dengue, com cerca de 390 milhões de infeções a ocorrer anualmente. No caso do Zika, foi considerado uma emergência internacional em 2016 e a OMS admite que ainda é um "desafio significativo para a saúde pública".

COVID-19 - Pelo menos 787 mil mortos e mais de 22 milhões de infetados no Mundo

© Lusa
Por LUSA 20/08/20

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 787.918 pessoas e infetou mais de 22 milhões em todo o mundo, desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência francesa de notícias, até às 11:00 de hoje, de Lisboa, já morreram pelo menos 787.918 pessoas e há mais de 22.465.840 casos infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan.

Pelo menos 14.102.900 casos foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

A AFP adverte que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que alguns países estão a testar apenas casos graves, outros usam o teste como uma prioridade para rastreamento e muitos países pobres têm apenas capacidade limitada de rastreamento.

Nas últimas 24 horas foram registadas 6.822 novas mortes e 270.587 novos casos em todo o mundo. Os países que registaram o maior número de novas mortes nos seus balanços os Estados Unidos (1.286) Brasil (1.212) e Índia (977).

Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 173.193 óbitos para 5.530.247 casos, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. Pelo menos 1.925.049 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 111.100 mortes e 3.456.652 casos, México com 58.481 mortes (537.031 casos), Índia com 53.866 mortes (2.836.925 casos) e Reino Unido com 41.397 mortes (321.098 casos).

Entre os países mais afetados, a Bélgica é o que lamenta mais mortos em relação à sua população, com 86 mortes por 100.000 habitantes, seguida do Peru (81), Espanha (62), Reino Unido (61) e Itália (59).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau) contabilizou oficialmente um total de 84.895 casos (sete novos entre quarta-feira e hoje), incluindo 4.634 mortes e 79.745 recuperações.

A Europa totalizou 211.775 mortes (3.617.078 casos), a América Latina e as Caraíbas 249.475 mortes (6.412.017 casos), Estados Unidos e Canadá 182.276 mortes (5.653.583 casos), Ásia 83.886 mortes (4.241.726 casos), Médio Oriente 33.388 mortes (1.366.405 casos), África 26.622 mortes (1.148.455 casos) e Oceânia 496 mortes (26.580 casos).

O balanço foi realizado a partir de dados recolhidos pelas delegações da AFP junto das autoridades nacionais competentes e de informações da OMS.

Portugal, de acordo com o último relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS), contabiliza 1.786 mortos associados à covid-19 em 54.701 casos confirmados de infeção.

O dia que, Saudoso Malam Bacai Sanha, inventou frase Estamos aTrabalhar

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO MINISTÉRIO PÚBLICO – DELIBERAÇÃO №: 03/CSMMP/2020

Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público suspende três magistrados, e manda instaurar o competente processo disciplinar e criminal.




RadioBantaba

Guiné-Bissau: Deliberação Conselho Superior da Defesa Nacional

Nigeria’s COVID-19 Confirmed Cases Exceed 50,000, Death Toll Hits 985


The Nigeria Centre for Disease Control (NCDC), on Monday, announced 593 new COVID-19 cases in the country as total infections from the virus exceeded 50,000.
This brings the number of confirmed cases to 50,488

The NCDC made this known on via its official twitter handle.

“On the 19th of August 2020, 593 new confirmed cases and 4 deaths were recorded in Nigeria.

“Till date, 50488 cases have been confirmed, 37304 cases have been discharged and 985 deaths have been recorded in 36 states and the Federal Capital Territory.

“The 593 new cases are reported from 16 states- Plateau (186), Lagos (172), FCT (62), Oyo (27), Delta (25), Rivers (20), Ondo (19), Edo (18), Kaduna (17), Enugu (12), Akwa Ibom (10), Ogun (7), Abia (6), Gombe (6), Kano (3) and Osun (3),” the NCDC said.

Source: Native Reporters

Guiné-Bissau: Saúde - Centro de Saúde Mental enfrenta momentos difíceis.



TGB Televisão da Guiné-Bissau

A cerimónia de tomada de posse da Comissão de Recuperação dos Bens do Estado_03


Vídeo by: Florença Mariama Iyere

Mali. Coronel Goita apresenta-se como chefe da junta que derrubou o Presidente

O coronel Assimi Goita que liderou a junta que derrubou o presidente Keita disse que o Mali já não tem o direito de errar Reuters
Por Mário Aleixo - RTP   20 Agosto 2020

Um oficial maliano, o coronel Assimi Goita, apresentou-se como o chefe da junta que derrubou o presidente Ibrahim Boubacar Keita e estimou que o Mali “já não tem direito a errar”.

Em declarações prestadas aos jornalistas, declarou: “Apresento-me. Sou o coronel Assimi Goita, o presidente do Comité Nacional para a Salvação do Povo”.

Ladeado por militares armados, acrescentou: “O Mali está em situação de crise sociopolítica e segurança. Não temos mais direito a errar. Nós, ao fazermos esta intervenção ontem (terça-feira), colocámos o país acima (de tudo), o Mali primeiro”.

O coronel Goita tinha aparecido na televisão na noite de terça para quarta-feira, quando foi anunciado por um grupo de militares a criação deste comité que levou à demissão do presidente Keita, mas não tinha falado.

Estas declarações foram feitas depois de se encontrar com dirigentes do Estado na sede do Ministério da Defesa.

“Era meu dever reunir-me com os diferentes secretários-gerais, para que lhes pudéssemos garantir o nosso apoio em relação à continuidade dos serviços do Estado”, disse.

“Depois do acontecimento de ontem, que conduziu à mudança do poder, era nosso dever dar a nossa posição a estes secretários-gerais para que eles possam trabalhar”, prosseguiu.

O presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, anunciou a demissão horas depois de ter sido afastado do poder num golpe liderado por militares, após meses de protestos e agitação social.

A cerimónia de tomada de posse da Comissão de Recuperação dos Bens do Estado



Vídeo by: Florença Mariama Iyere

Leia Também:

Procurador-Geral da República: “CORRUPÇÃO É UMA REALIDADE QUE ENVOLVE SETOR PÚBLICO GUINEENSE”

19/08/2020 / Jornal Odemocrata 
O Procurador-Geral da República (PGR), Fernando Gomes, afirmou esta quarta-feira, 19 de agosto de 2020, que a corrupção é uma realidade que envolve, de forma mais aguda, o setor público guineense, que se “traduz num conjunto de práticas que as pessoas condenam”. Gomes falava na tomada de posse dos membros da Comissão de Recuperação dos Bens do Estado, no Palácio da Justiça, em Bissau.

O Procurador-Geral da República referiu que a corrupção é um flagelo cada vez mais enraizado na sociedade e no dia a dia dos guineenses, com custos humanos que ultrapassam as perdas monetárias derivadas do suborno, dos desvios financeiros, do peculato ou da fraude.

O responsável do ministério público defendeu, por isso, que “é imperativo” definir uma matriz de valores, de atuação e de penalização que abranja, não só quantos prevaricam em representação do Estado, como os que a ele recorrem, esperando benefícios indevidos.

Fernando Gomes lembrou, contudo, que no passado apelou àqueles cidadãos que porventura tivessem desviado ou adquirido de forma fraudulenta, algum fundo ou património público, neste caso, bens moveis ou imóveis, que procedessem a sua devolução voluntária ao Estado, como o seu legítimo proprietário, num prazo de 90 dias a contar do dia 15 do passado mês de maio, “mas até a esta data ninguém o fez e o prazo está ultrapassado”.

“Portanto, o Ministério Público, em colaboração com outros órgãos do Estado, levará a cabo uma profunda operação de investigação e de inspeção a todos os ministérios, instituições e serviços da administração direta e indireta do Estado, com a finalidade de recuperar todos os fundos e patrimónios do Estado e encaminhar os atores para a justiça”, advertiu.

O Procurador Geral da República informou que criou uma comissão de recuperação dos bens do Estado, sob a sua dependência, com a missão de fazer o levantamento, a identificação e o enquadramento legal de atos e práticas de corrupção e infrações conexas, propondo soluções às situações detetadas, bem como de instrumentos adequados de prevenção.

Na sua comunicação, lembrou que comissão empossada não tem apenas a missão de recuperar os bens do Estado, como também fará levantamento de situações de corrupção ativa ou passiva, nomeadamente, os crimes económico e financeiro, o branqueamento de capitais, o tráfico de influência, a apropriação ilegítima de bens públicos, a administração danosa, o peculato, o enriquecimento sem causa, a participação económica em negócios, o abuso de poder ou violação do dever de segredo, a má gestão de dinheiro público e o aproveitamento das funções exercidas para recebimento indevido de favorecimentos.

Obras de melhoria da pista do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira estão em curso e em bom ritmo.


Os Problemas críticos dos buracos já estão sanadas e foi formado uma brigada de manutenção contínua.

Também já deu início os trabalhos de limpeza de toda a zona circundante da pista, garantido assim a total segurança e operacionalidade das aeronaves.

O Governo atribui toda urgência e importância a questão da segurança aérea alinhando as condições do Aeroporto de Bissau com as exigências da Organização da Aviação Civil Internacional.





##ObrasaeroportoBissau
#GovernoGB2020

Eng° Nuno Gomes Nabiam
Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau.

Mediação do conflito sobre a posse da terra e indicação do novo régulado em Quinhamel.


Ministro da Administração Territorial e Poder local, Dr. Fernando Dias ao lado da deputada Salome Alouche, estive hoje, 19 de agosto de 2020, na resolução do conflito da terra em Quinhamel...

A muito tempo que povoadores de, regulado de Reno-Tor estiveram envolvidos no conflito da posse da terra, cujo hoje, este antigo desavença foi resolvido em definitivo.


(Entendimento entre partes)
Neste momento está encurso a mediação do conflito da posse da terra por parte do ministro da Administração Territorial e Poder Local Dr. Fernando Dias.

Chegou -se a consensos através da contribuição dado pelo ministro Dr. Fernando Dias.

Neste momento já existe uma orientação que visa terminar com as brigas no régulado do Reno Tôr, que existia há mais de 3anos..



Fonte: Estamos a Trabalhar /Governação na Guiné-Bissau