sábado, 30 de setembro de 2023

UE reitera apoio a Kyiv para recuperar a sua integridade territorial

© Denis Doyle/Getty Images

POR LUSA   30/09/23 

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, reiterou hoje, a partir da cidade portuária ucraniana de Odessa, que a Europa continuará a apoiar a Ucrânia na recuperação da sua integridade territorial.

"Hoje há um aniversário. É um momento para recordar que uma parte do território ucraniano, das regiões de Donetsk, Lugansk, Zaporijia e Kherson, foram ilegalmente anexadas pela Rússia, como antes também foi a Crimeia. Nós apoiaremos a Ucrânia na sua luta por recuperar a sua integridade territorial", afirmou o alto representante da UE para os Negócios Estrangeiros, no dia em que Moscovo celebra a anexação daquelas quatro regiões ucranianas.

Numa mensagem por vídeo durante a sua visita não anunciada à Ucrânia, Borrell afirmou que a sua presença naquele país tem como objetivo mostrar o apoio europeu a Kiev, de um ponto de vista militar, económico, político e de atividade diplomática de procura da paz, mas "uma paz justa que preserve a integridade territorial e a independência da Ucrânia".

Josep Borrell aproveitou o momento para homenagear todos os homens e mulheres da Ucrânia que lutam pela soberania do seu país.

Odessa, apesar de ser "uma cidade tão bela", está nas primeiras páginas dos jornais não pelas suas "atividades culturais" ou "pela sua beleza e pela sua história", mas antes pelos "bárbaros ataques" da Rússia, que destruíram as infraestruturas portuárias e as suas igrejas, lamentou.

"Eu testemunhei as consequências desta guerra e de como a Ucrânia e Odessa estão a pagar um preço muito elevado. Este é um bom exemplo de como a Rússia está a destruir, tentando destruir, a Ucrânia", acrescentou.

Moscovo celebrou hoje o chamado "Dia da Reunificação", para comemorar a anexação de quatro regiões ucranianas, que ainda não controlam na sua totalidade e onde as tropas russas procuram conter o avanço das forças de Kiev.

Entretanto, os combates ainda não perderam intensidade, sobretudo nas regiões de Zaporijia e Donetsk, no sul e leste do país, onde desde junho as tropas ucranianas procuram levar a cabo uma contraofensiva, abrandada pela densidade das linhas defensivas russas.

O Instituto do Estudo da Guerra, nos Estados Unidos, notou, no seu último relatório, que as forças ucranianas continuaram operações de ataque na zona de Robotine, Verbove, Novoprokopivka, em Zaporijia, e a sul de Bajmut, na zona oriental de Donetsk.

O Ministério da Defesa russo confirmou hoje que as tropas de Kiev lançaram um total de sete ataques na frente de Donetsk, mas que terão sido repelidos pelas forças de Moscovo, com apoio de artilharia e meios aéreos.



Leia Também: As equipas ucranianas de minas e armadilhas já limparam quase 10 mil hectares de terrenos agrícolas de artefactos explosivos, desde o início da invasão russa, informou hoje o Estado-maior General das Forças Armadas da Ucrânia.


Leia Também: A empresa turca de armas Baykar, propriedade do genro do Presidente Recep Erdogan, vai investir quase 100 milhões de euros em três projetos na Ucrânia, incluindo uma fábrica de 'drones'.

Presidente da Associação dos Retalhistas da Guiné-Bissau, Aliu Seide está em Conferência de Imprensa

Radio Voz Do Povo

“Meninas querem um aumento de ações e investimentos na equidade do género para que possam obter a justiça social” são lema escolhida pelo projeto BMZ em parceria com a PLAN Internacional este ano para a comemoração do dia internacional da menina 11 de Outubro_2023 _Gabú.

Radio Voz Do Povo

Associação dos Feirantes dos Mercados de Bissau está em Conferência de Imprensa.

Radio Voz Do Povo 

Portugal eleito melhor destino da Europa nos World Travel Awards

© iStock

POR LUSA   30/09/23 

Portugal foi eleito o melhor destino turístico da Europa nos World Travel Awards, cuja cerimónia de entrega de prémios decorreu na sexta-feira em Batumi, na Geórgia.

Na mesma cerimónia, a cidade do Porto foi distinguida como o Melhor Destino Europeu para Escapadela Urbana, o Algarve foi vencedor do Melhor Destino de Praia da Europa, Lisboa foi considerado o Melhor Destino de Cidade da Europa, a Madeira o Melhor Destino Insular da Europa e os Passadiços do Paiva, em Arouca (distrito de Aveiro), como Melhor Atração de Turismo de Aventura.

Além das distinções a cidades e regiões, a companhia aérea TAP venceu nas categorias de Melhor Companhia Aérea Europeia para África e América do Sul, o porto de Lisboa foi o Melhor Porto de Cruzeiros e a DouroAzul venceu na categoria de Melhor Empresa de Cruzeiros Fluviais.

Houve também distinções para vários estabelecimentos hoteleiros, entre os quais o Pestana Porto Santo All-Inclusive, na Região Autónoma da Madeira, que venceu na categoria de Melhor Resort Inclusivo, o Verride Palácio Santa Catarina, em Lisboa, que venceu como Melhor Boutique Hotel.

O prémio de Melhor Resort de Ilha foi para o Saccarum, na Madeira, o Melhor Hotel Monumento foi para o Bairro Alto Hotel (Lisboa), o Melhor Resort 'Lifestyle' foi atribuído ao resort de Vale do Lobo, no Algarve, o prémio de Melhor Boutique Hotel de Luxo foi para o Valverde Hotel, em Lisboa, e o Melhor Hotel de Negócios de Luxo foi o Pestana Palace, também em Lisboa.

Já a Melhor Nova Atração Turística foi atribuída ao Quake - Centro do Terramoto de Lisboa, o Melhor Resort de Villas foi para o Dunas Douradas Beach Club, em Almancil (Algarve), o Melhor Resort Desportivo foi o Cascade Wellness, em Lagos, o Melhor Resort de Villa foi para o Martinhal Sagres Beach Family Resort.

O Melhor Hotel em Região Vinícola foi atribuído ao L'And Vineyards, em Montemor-o-Novo (distrito de Évora), o Monte Santo Resort, no Carvoeiro (Algarve) foi considerado Resort Mais Romântico, e o Dark Sky Alqueva (distrito de Évora) venceu o prémio de Turismo Responsável.


Governo dos EUA à beira de paralisação com Congresso e Republicanos divididos

© Reuters

POR LUSA   30/09/23 

O Governo norte-americano está à beira da sexta paralisação desde 1977, arrastado por divisões no Congresso dos EUA e cisões dentro do Partido Republicano entre moderados e radicais.

O plano da liderança Republicana da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos para evitar a paralisação do Governo falhou na sexta-feira, sem os votos necessários para ser aprovado, deixando o país perante potenciais consequências económicas desastrosas.

A iniciativa não foi aprovada pela oposição da ala dura do Partido Republicano, favorável ao ex-Presidente Donald Trump (2017-2021) e que já tinha expressado a sua oposição a qualquer medida provisória para financiar a Administração Pública além das 00:00 locais de domingo, 01 de outubro, quando se esgotarão todos os recursos disponíveis.

Se os dois partidos não se entenderem nas próximas horas -- o que parece ser um cenário cada vez mais provável, à medida que o tempo passa -- no domingo o Governo dos Estados Unidos pode enfrentar mais um cenário de paralisação parcial, que pode afetar vários setores dos seus serviços.

Na quinta-feira, a Casa Branca começou a notificar os trabalhadores federais para a iminência da paralisação do Governo -- por falta de autorização do Congresso para aumentar os limites do défice, o que a maioria Republicana na Câmara de Representantes se recusa a fazer -- avisando que milhões de funcionários civis e militares podem deixar de receber os seus salários a partir de domingo.

Ao longo da semana, o Presidente Joe Biden criticou os Republicanos pela falta de capacidade de entendimento das necessidades de investimentos em setores-chave da governação, alertando para o facto de as principais vítimas da paralisação federal serem sobretudo as famílias mais carenciadas, bem como a minoria negra.

Com a paralisação do Governo, as autoridades federais deixarão de pagar muitos apoios sociais, como subsídio de alimentação e de habitação para famílias que precisam de ajuda.

A paralisação deixará ainda sem salário cerca de dois milhões de funcionários públicos e cerca de 1,3 milhões de soldados, afetando serviços sensíveis, como os controlos de fronteira, serviços de passaportes e parques nacionais.

Na origem do problema está uma profunda divergência entre Republicanos radicais e Democratas, que desde o início do mandato de Biden nunca foram capazes de encontrar uma plataforma de entendimento para o ambicioso plano de investimento público da Casa Branca.

Os Republicanos mais moderados, liderados pelo líder da maioria na Câmara de Representantes, Kevin McCarthy, foram encontrando soluções provisórias e adiando o problema com sucessivas aprovações setoriais de investimento, mas o setor mais radical -- próximo do ex-Presidente Donald Trump -- já avisou que não continuará a apoiar "o despesismo incontrolável" dos Democratas.

Na passada semana, um grupo de cerca de 10 congressistas da ala mais radical, liderados por Matt Gaetz, avisou que não iria deixar passar o mais recente plano de financiamento do Governo desenhado pelos Democratas e pela ala moderada Republicana, alegando que tinha terminado o clima de tolerância para com "a irresponsabilidade de gestão da Casa Branca".

Este grupo ameaça mesmo demitir McCarthy do papel de 'speaker' da maioria e provocar novas eleições para a escolha do líder da maioria Republicana na Câmara de Representantes, acusando a atual direção da bancada de ser demasiado complacente com o Governo de Biden e mostrando-se totalmente insensível aos apelos dos moderados para evitar as consequências da paralisação do Governo.

O objetivo dessa fação Republicana é desfazer um acordo alcançado em junho por McCarthy e Biden, pelo qual o Congresso suspendeu o teto da dívida dos Estados Unidos em troca de a Casa Branca aceitar limites específicos à despesa pública.

Esses Republicanos não gostaram do acordo e querem mais cortes. Especificamente, pretendem definir um limite da despesa pública de 1,47 biliões de dólares (1,39 biliões de euros) para o ano fiscal de 2024, o que representa mais 120 mil milhões de dólares (113 mil milhões de euros) em cortes do que o acordado.



Leia Também: Congressistas apoiantes de Trump são principal causa da crise orçamental

PALESTRA

Por Gervasio Silva Lopes

Novo líder do Wagner visto por veteranos do grupo como "traidor"... Andrei Troshev reuniu-se, recentemente, com o presidente russo, Vladimir Putin.

© MIKHAIL METZEL/POOL/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto   30/09/23 

O Ministério da Defesa do Reino Unido acredita que muitos veteranos do Wagner consideram Andrei Troshev, um dos principais comandantes e o novo líder do grupo mercenário, um "traidor". 

Na sua mais recente atualização sobre a guerra na Ucrânia, divulgada na rede social X (antigo Twitter), os serviços de inteligência militar britânicos lembraram que, na sexta-feira, as autoridades russas publicaram imagens de uma reunião entre o presidente russo, Vladimir Putin, e Andrei Troshev, que foi incumbido de assumir o comando das "unidades voluntárias" que lutam na Ucrânia.

Na curta rebelião Wagner em junho de 2023, Troshev "assumiu um papel nas forças de segurança oficiais da Rússia e provavelmente esteve envolvido no incentivo a outro pessoal de Wagner a assinar contratos" com Moscovo.

"Muitos veteranos do Wagner provavelmente consideram-no um traidor", nota o Ministério da Defesa britânico.

O vice-ministro da Defesa, Yunus-Bek Yevkurov, também esteve presente na referida reunião e já havia sido "fotografado a viajar por estados africanos.".

"O endosso presidencial de Troshev e Yevkurov indica a utilização contínua pela Rússia de unidades voluntárias e empresas militares privadas, e o planeamento para o futuro de Wagner", refere ainda a atualização.

De acordo com o Kremlin, durante uma reunião em Moscovo, na quinta-feira, Putin disse a Andrei Troshev -- sucessor na liderança do grupo de Yevgeny Prigozhin, que morreu numa queda de avião - que a sua tarefa é "lidar com a formação de unidades voluntárias que possam realizar várias tarefas de combate, principalmente na zona da operação militar especial", referindo-se à guerra da Ucrânia.

Os combatentes do grupo Wagner não tiveram nenhum papel significativo no campo de batalha desde que a companhia mercenária se retirou, depois de capturar a cidade de Bakhmut, no leste da Ucrânia, na batalha mais longa e sangrenta da guerra.

Após o motim abortado do grupo Wagner, semanas depois, aumentaram as especulações sobre o futuro destes mercenários que foram uma das unidades mais eficazes na guerra na Ucrânia, com vários observadores a antecipar que a companhia fosse integrada no Ministério da Defesa.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou que Troshev agora trabalha para o Ministério da Defesa.

A reunião desta semana parece refletir o plano do Kremlin de realocar alguns mercenários Wagner para a linha da frente na Ucrânia, após o seu fracassado motim de junho e a seguir às mortes suspeitas de Prigozhin e de outros líderes num acidente de avião a 23 de agosto.

Troshev é um oficial militar reformado que desempenhou um papel de liderança no grupo Wagner desde a sua criação, em 2014, e enfrentou sanções da União Europeia pelo seu papel na Síria como diretor executivo do grupo.

Hoje, o Ministério da Defesa do Reino Unido informou que centenas de ex-soldados do grupo Wagner provavelmente começaram a ser redistribuídos por várias frentes de batalha na Ucrânia.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou, de acordo com os mais recentes dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.


Leia Também: Um blogger foi hoje condenado a oito anos e meio de prisão por um tribunal russo devido a uma publicação onde criticava a invasão da Ucrânia por parte da Rússia.


Leia Também: Putin coloca líder de Grupo Wagner a comandar "unidades voluntárias"

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NACIONAL ESTADO DO ENSINO SUPERIOR E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: DESPACHO №007/GM/MENESIC/2023

 
faladepapagaio