segunda-feira, 4 de setembro de 2017

PRS REÚNE CONSELHO NACIONAL PARA ANALISAR QUESTÕES DO CONGRESSO


O Partido da Renovação Social reuniu esta segunda-feira (04 de Setembro) seu Conselho Nacional para discutir os assuntos que podem viabilizar o congresso.

O Presidente da Comissão Organizadora, Orlando Veigas, disse que o encontro visa discutir e analisar a lista de candidatos a delegados e ainda sobre o recenseamento que brevemente vai começar.

«O Conselho Nacional tem como objectivo informar os militantes sobre estado do preparativo de congresso e resolver algumas questões que por inerência de função só membros do Conselho Nacional podem aprovar. O encontro visa ainda discutir com os comissários de Conselhos Nacional todo o assunto que pode viabilizar congresso e vamos ainda discutir listas de candidatos a delegados e brevemente vai começar o recenseamento dentro de dois ou três dias por isso precisamos de consertar com os membros e também decidir um conjunto de assuntos que podem entrar em contradição com o estatuto de partido», diz veiga  

Orlando Veigas disse ainda que não está preocupado com a ameaça de alguns candidatos e afirma que a comissão organizadora vai ser reforçada…

«Não estamos preocupados com nenhum candidato e com o que está a proferir. Penso que quem sente que tem condições de resolver um problema, não é rico neste tipo de desinformações. Estamos preocupados com o que os candidatos estão a dizer mas preocupados com assuntos que vamos tratar em função de dois instrumentos fundamentais que é regimento do congresso e estatuto de partido. O mais importante para nós é reunirmos o quórum para que o Conselho nacional possa funcionar sem preocupar minimamente com alguém que não comparecer», concluiu.

No conselho nacional do partido era esperado 361 membros mais só compareceram 184 membros para discutir o assunto que pode permitir a realização da reunião magna deste partido.

Por: Nautaran Marcos Có/ Bíbia Marisa Pereira
Prs Diáspora
Radiosolmansi

MÉDICOS MILITAR CUBANOS QUEREM COOPERAÇÃO À NÍVEL AGRÍCOLA COM A GUINÉ-BISSAU


Cuba pronto para relançar a cooperação militar com a Guiné-Bissau fundamentalmente no campo agrícola para desenvolvimento do país.

A confirmação feita esta segunda-feira (04 de Setembro) pelo chefe da delegação de Médicos Cubanos e Militares que se encontra no país para uma visita depois do encontro com o Presidente da República José Mário Vaz.

Á saída do encontro, o chefe da delegação General, João Francisco Peres Zil, disse que a Cuba está pronto para começar a cooperação não só no domínio da defesa mas também no campo de produção de alimento como ponto fundamental para desenvolvimento da Guiné-Bissau.

«Pensamos que podemos começar a cooperação não só no campo da defesa mas também na produção de alimentos como um ponto fundamental para o desenvolvimento da Guiné-Bissau uma vez que trabalho prático é que se construem o país», revelou general Zil.

Por outro lado, realçou a cooperação no domínio saúde como forma de ajudar a Guiné-Bissau com destaca dos médicos cubanos que prestam serviço na faculdade de medicina.

Recorda-se que a delegação visitou o centro de produção agrícola das Forças Armadas em Fâ-Mandinga, centro de produção pecuária de Ilondé, Hospital Militar, Faculdade de Medicina e Unidades militar de Bissau e do interior, também encontrou com o ministro da Defesa Nacional Eduardo da Costa Sanha.

A delegação de Médicos Cubanos e Militares encontra-se no país desde passado 30 de Agosto em que termina a missão no 05 de Setembro.

Por: Marcelino Iambi
Foto: JOMAVpaginaoficial
Radiosolmansi

Parlamentares guineenses refutam acusações de não estarem a trabalhar


Suzi Barbosa diz que há trabalho para além das plenárias

A Rede das Mulheres Parlamentares da Guiné-Bissau insurgiu-se contra a recente declaração de um analista político guineense que defendeu o cancelamento dos salários dos deputados em virtude de o Parlamento não se reunir há cerca de 15 meses.

Suzi Barbosa, presidente da Rede, tais declarações carecem de sustentabilidade.

Na opinião de algumas figuras ligadas ao actual poder político, os deputados deveriam abdicar-se dos seus salários porque não tem havido reuniões de plenário, visando a discussão dos assuntos importantes do país.

“O deputado não é eleito apenas para estar nas sessões plenárias, não obstante ser importante. Mas antes da sessão plenária, faz-se um trabalho muito vasto, nas comissões especializadas permanentes, que estão a funcionar e onde os deputados se envolvem e depois são apresentados nas sessões plenárias”, defende Suze Barbosa, lembrando que o deputado também “tem que representar o povo que o elege, então deve manter contacto directo com os seus círculos e fiscalizar as acções governativas, e isso não tem que ser, necessariamente, feito na plenária, já que as comissões espacializadas estão a funcionar normalmente”

Na reportagem da VOA a 31 de Agosto, o jurista Nelson Moreira disse que "o salário é a contrapartida do serviço prestado. Não há outro conceito. Se o Parlamento não reúne e não funciona, os deputados não têm que receber."

Moreira sublinhou ainda que "do ponto do vista ético, isso não fica bem aos deputados”.

Suzi Barbosa considera ainda, de má fé, a alegação, em como o salário dos deputados deve ser cancelado.

“Por lei, um deputado, mesmo que se dissolva o Parlamento tem o direito de continuar a usufruir do seu salario. Só quando se elege um novo parlamento é que o deputado cessa as suas funções e perde diretos inerentes”, explica a presidente da Rede das Mulheres Deputadas.

Barbosa afirma ainda ser bom as pessoas saibam disso, “sobretudo quando se trata de pessoas com conhecimentos jurídicos, acho que, antes da falarem devem ponderar, porque se não, o que estão a fazer é denigrir a imagens dos deputados e para nós é má-fé.

Ainda na anterior reportagem, o jurista e consultor, Luís Peti, sustentou que "o salário é um direito adquirido pelos deputados, que mesmo não estando a reunir em plenária fazem outros trabalhos nas comissões especializadas e do próprio parlamento".

VOA

MUITO IMPORTANTE PARA PAİS E FILHOS


VALE A PENA LER ATÉ O FIM.

Um certo jovem foi para uma entrevista de emprego em uma empresa de renome. 

Foi aprovado na primeira entrevista, e teve que fazer a segunda com o director da mesma. 

O director viu que as notas acadêmicas do jovem são excelentes, e lhe perguntou se teve uma bolsa escolar?
Jovem: Não 

Director: Quem pagou os seus estudos? 
Jovem: Os meus pais. 

Director: Onde trabalham os seus pais? 
Jovem: Trabalham por conta própria, lavando roupas. 

Director: Mostra-me as suas mãos, o jovem mostrou mãos macias e perfeitas. 
Director: Alguma vez já ajudaste os seus pais a lavar a roupa? 
Jovem: Não senhor, os meus pais exigiam sempre que eu estudasse e lesse muitos livros. Por outra os meus pais lavam muito rápido e a roupa fica muito bem limpa. 

Director: Vai para a casa, pega um pano e lava as mãos dos seus pais, e aplica creme sobre elas. Amanhã volta e vem ter comigo para falarmos do seu emprego.

O jovem sentiu-se rejeitado. Foi para casa e pediu para lavar as mãos dos pais. Os pais estranharam a atitude, mas depois gostaram porque lhes despertou muita coisa. O jovem lavou as mãos dos pais a lacrimejar, porque notou que tinham muito calo, uma pele muito dura. Ele lavou as mãos dos pais, e a mãe tinha uma mão com inchaços e dizia devagar filho aí dói muito. Só assim o jovem entendeu de onde saiu o pagamento da formação dele, de dois pares de mãos 👐 que lavaram incansavelmente por aqueles anos todos.

Depois de lavar as mãos dos pais e aplicar o creme o jovem foi no quintal, chorou muito, e depois pegou na roupa que seria para ser lavada no dia seguinte e lavou naquela noite.

Naquela noite os pais lacrimejaram muito, e conversaram muito com o filho.

Dia seguinte o jovem foi ter com o director, o director viu que as mãos estão um pouco vermelhas, e o jovem com lágrimas no canto do olho.

Diretor: O que aconteceu ontem, e o que aprendeste? 
JovemLavei as mão dos meus pais, e apliquei o creme, lavei a roupa que lá estava e acabei por agradecer por tudo o que eles passaram em prol da minha educação. Sem o sacrifício dos meus pais eu não estaria aqui perante o senhor.

Lavando aquela roupa eu percebi o quão difícil seria se fosse eu sozinho ter que lavar para pagar os meus estudos. Não sabia a importância de agradecer, ajudar, ser humilde e obediente por tudo o que os meus pais faziam por mim. 

Diretor: É isso que eu estou a procura em um gerente.

Quero recrutar alguém que reconhece a ajuda dos outros, uma pessoa que sabe o quanto custa ter algo feito, alguém que conheça o valor da vida e não do dinheiro.

"És agora o novo gerente desta empresa"

MORAL: Uma criança que foi muito protegida, e que recebe tudo o que quer, vai desenvolver uma mentalidade de quem merece tudo. E vai colocar-se sempre em primeiro lugar. Vai ser ingrata, e ignorante para com o esforço dos seus pais.

Há vezes que certos pais acham que estão a dar amor aos seus filhos, mas na verdade estão a destruir os seus filhos. 

Podes dar uma mansão aos seus filhos, uma alimentação de rei, roupas do Brasil e Estados Unidos, mas quando tiveres que lavrar, lenhar, arranjar o carro, pintar a casa, por favor leva eles contigo.

A sua filha tem idade de lavar e cozinhar, tira dois ou mais dias da semana para ela lavar ou cozinhar. Não é por falta de dinheiro para pagar uma empregada, mas para ter filhos que entendem a vida que eles irão enfrentar sem a sua pessoa amanhã.

Permita com que eles entendam a verdade das coisas. O cantor Anselmo Ralph hoje conhecido como uma estrela no mundo da musica, lavou carros nos Estados Unidos mesmo tendo dinheiro e um pai embaixador na altura.

O importante é os nossos filhos entenderem e agradecerem o esforço dos outros. E terem a noção e experiência da dificuldade em obter-se algo.

Todos os pais devem mostrar a realidade aos seus filhos. 

Armando Gil 

PRIMEIRO-MINISTRO GUINEENSE PEDIU PERDÃO À TODOS OS GUINEENSES DURANTE A FESTA DE TABASKI


Primeiro-ministro Umaro Sissoco Embalo pediu perdão em nome de todos os muçulmanos guineenses se ter ofendido alguém durante a sua governação.

Umaro Sissoco Embaló falava durante reza de Tabaski festejada esta sexta-feira em todo o território nacional.

«Em nome de todos os muçulmanos guineenses peço a perdão em nome de Deus e eu pessoalmente de maneira a outra se ofender alguém, hoje é o dia de nos perdoarmos de forma que desejo um entendimento entre guineenses e das pessoas que não têm fé. Eu como chefe do governo desejo paz no mundo e desejo paz e harmonia para aqueles que não têm fé», diz Sissoco Embaló.

Entretanto, o antigo presidente da República de transição Serifo Nhamadjo agradeceu a Deus por os permitir assistir mais uma vez esta reza muçulmana.

“ Estou grato a Deus por me permitir mais uma vez a festa que é um ritual muçulmano celebra-lo com vida e saúde. Aproveitando esta oportunidade para transmitir a mensagem de paz e reconciliação para aqueles que estão a nossa frente para que tenham a humildade de aceitar os outros na diferença para que haja sossego no país”

Serifo Nhamadjo durante a reza de Tabaski celebrada em todo o território nacional

Por: Nautaran Marcos Có
Radiosolmansi

Guiné-Bissau: PRS começa a analisar a lista dos candidatos a delegados para o Congresso


O Partido da Renovação Social (PRS) reúne o Conselho Nacional para discutir as questões que permitam viabilizar o Vº Congresso do partido. Esta segunda-feira, 4 de Setembro, o Presidente da Comissão Organizadora do encontro magno da segunda força política na Guiné-Bissau, Orlando Mendes Veigas, disse que os membros do Conselho Nacional vão analisar a lista... Ler mais

LIBERDADE!


O PRS reconhece a LIBERDADE como a indomável tendência do HOMEM para fazer o seu próprio destino, optando criar um conjunto de condições políticas que permitam a cada pessoa no exercício da sua cidadania a possibilidade de escolha e correlativa responsabilização pelos seus actos, desenvolvendo-se nos direitos, liberdade e garantias que a CONSTITUIIÇÃO DA REPÚBLICA encerra, e o DIREITO que deverá consagrar na sua permanente busca da JUSTIÇA. 

Por: DS/RPRS - CV 

Leste/Agricultura - Inundações destruiram cerca de 243 hectares de arroz na bolanha de Compossa


Bissau 04 Set. 17 (ANG) – Cerca de 243 hectares de arroz foram destruidas por  inundações  na bolanha de Campossa, no sector de Bafatá, no leste, revelou  o técnico do Ministério da Agricultura ali colocado.

Em declarações à  imprensa, no último fim-de-semana durante a visita do Presidente José Mario Vaz às bolanhas da zona leste do país, António Mendes Tavares disse que o espaco em causa tem capacidades para produzir certa de mil toneladas de arroz e que sustenta  433 famílias.

“Este ano, a produção não conseguiu resistir as águas, uma das piores cheias de que há  memoria nos ultimos10 anos. Os prejuízos são enormes e terão implicações no arranque da próxima campanha agrícola”, queixou-se.

O técnico agrícola e também responsável de Perímetro de Regados de Bafatá lembrou que o arroz não consegui aguentar 24 horas submersos nas águas e acabaram por morrer . “Nem o arroz denominado sete metros escapou a fúria da natureza”, disse.

Por seu turno, Eurico Gomes, técnico na bolanha de Fa-mandinga disse que a população local, respondendo ao apelo do Chefe de Estado e do Governo,  cultivou mais de 2650 hectares de arroz. 

“ Este trabalho envolveu cerca de 100 mil famílias agricultores, com uma média de 850 quilogramas por hectares . Esperávamos colher este ano mais de 2200 toneladas de arroz, disse salientando que, com a inundação perderam tudo ou seja todo o trabalho feito deu em zero.

Euricio Gomes disse que o Ministério de Agricultura e Pecuária vai recolher mais dados em todas as tabancas afectadas por este flagelo natural, porque segundo ele mais de 30 famílias e seus agregados vão sofrer por causa da má colheita na bolanha de Fa-mandinga. 

ANG/MSC/SG

Transportes terrestres - Novo Código de Estrada entra em Vigor

Bissau, 04 de Set 17 (ANG) – A Guiné-Bissau tem desde sexta-feira novo Código de Estrada que substitui outro em vigor há 60 anos, portanto desde a época colonial.

Segundo o Director-geral de Viação e Transportes Terrestres (DGVTT), Bamba Injai, o novo código começou a vigorar após um período de sensibilização e divulgação do documento junto de utentes da estrada.

Banjai disse que o novo código é adaptado às regras da sub-região e tem muitas alterações em relação ao antigo que vigorava há 60 anos, explicando que possui regras que são adaptadas a realidade actual desde obrigação de uso de cintos de segurança, tipos de estradas e da educação de peões. 

O director-geral da Viação anunciou ainda que vão colocar mais de 200 quadros da viação em todas as estradas da Guiné-Bissau para apreensão das viaturas em situações irregulares e pediu a todos para respeitarem o novo código. 

Banjai disse que é importante que as pessoas começassem a educar-se a si mesmo, e saber que, tanto peões como condutores, não devem usar álcool, drogas e celular ao conduzir ou atravessar estradas.

Por outro lado, informou que a partir de hoje, 04 de Setembro, vão iniciar o recenseamento de todos os veículos, em todo o território nacional, para saber o número exacto de viaturas em circulação. 

Garantiu que o país não possui uma estatística de quantidade de veículos, reboques, semi-reboques e motorizadas, acrescentando que a DVTT pretende até ao final do mês de Setembro ter o número exacto dos transportes que circulam no país.

 Denunciou que há viaturas com licenças provisórias, com validade de 45 dias mas que já têm mais de quatro anos a circularem nas vias públicas sem despacho. 

Acrescentou que existe documento assinado pelo ministro das Finanças através da Direcção-Geral das Alfândegas que afirma que mais de dez mil carros circulam sem despacho.

Por sua vez, o presidente do Sindicato de Motoristas de Administração Pública e Afins (SIMAPA) pediu a direcção da Viação para estancar a prática de embarque de passageiros ao longo da avenida Combatente da Liberdade da Pátria, porque está a prejudicar aos que fazem embarques na paragem e que pagam seus impostos e não têm rendimentos. 

ANG/JD/ÂC/JAM/SG

Solidariedade - Presidente da República promete oferecer arroz aos agricultores da zona leste


Bissau, 04 Set 17 (ANG) – O Presidente de República prometeu no último fim-de-semana doar 350 toneladas de arroz aos agricultores da região de Bafatá cujas bolanhas foram inundadas, nomeadamente nas povoações de Famandinga e de Campossa.

Em declarações aos jornalistas no final da visita que o levou ainda as bolanhas de Nhoma arredores de Nhacra, de Uac, em Mansoa, no norte do país, de Campossa, Famandinga, Agro-Geba e Contuboel, ambas na zona leste da Guiné-Bissau, José Mário Vaz disse que deslocou para constatar in loco a situação das mesmas na época das chuvas. 

Segundo indicações do chefe de Estado, os agricultores de Famandinga beneficiarão de 250 toneladas de arroz enquanto que os colegas de Campossa receberão 100toneladas  para colmatarem as perdas.

O Chefe de Estado disse estar triste por ver que os camponeses das referidas localidades trabalham pouco, salientando que as bolanhas do país estão completamente abandonadas, tendo pedido as pessoas para voltarem a apostar na lavoura, “que é o futuro e a base da economia da Guiné-Bissau”.

José Mário Vaz lembrou que esta frase é do próprio fundador da nacionalidade guineense Amílcar Cabral, salientando que não está a inventar nada.

“Quando digo que estou triste é porque em 100 por cento de área cultivável, só lavramos 5 por cento, deixando 95 por cento completamente abandonadas. Por isso depois das chuvas vamos iniciar os trabalhos para o próximo ano agrícola”, prometeu.


José Mário Vaz apelou aos produtores de batata-doce a não precipitarem em vender as suas colheitas, porque, segundo ele, vão tudo fazer para encontrar um mercado onde possam vender os seus produtos à melhores preços, mas para isso pediu a união no seio dos camponeses e seguimento das orientações do Ministério da Agricultura.

“Prometo para o próximo ano, com ajuda do Programa Alimentar Mundial (PAM) e Fundo da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO), lavrar mais 50 por cento das bolanhas nacionais e tenho a certeza que já iniciou a mudança da Guiné-Bissau”, disse.

No seu périplo às bolanhas de leste, para além do ministro da Agricultura, Nicolau dos Santos, José Mário Vaz esteve acompanhado do representante residente do PAM Kiyomi Kawaguchi, da FAO, Rasoarimanana Ariane e do Ministro de Estado e do Interior, Botche Candé.

ANG/MSC/ÂC/JAM/SG

Coreia: Detetados sinais de preparativos para novo lançamento de míssil

A Coreia do Sul detetou sinais de que Pyongyang prepara um novo lançamento de um míssil balístico que poderá ser intercontinental (ICBM), anunciou hoje o Ministério da Defesa.


Os sinais de que a Coreia do Norte "prepara um novo lançamento de míssil balístico têm sido constantemente detetados desde o teste de domingo", declarou o ministério, em referência ao sexto ensaio nuclear norte-coreano.

O Governo sul-coreano não avançou com mais informação sobre quando o míssil poderá ser lançado ou para onde.

Hoje o Ministério da Defesa estimou também que o sexto teste nuclear realizado pela Coreia do Norte teve uma potência de 50 mil toneladas.

A confirmar-se, esta quantidade de energia significa que o teste foi cinco vezes mais potente do que o quinto ensaio nuclear realizado pela Coreia do Norte, em setembro de 2016, e mais de três vezes superior ao da bomba que destruiu Hiroshima em 1945.

A Coreia do Norte testou no domingo a sua bomba nuclear mais potente até à data, um artefacto termonuclear que segundo o regime de Pyongyang pode ser instalado num míssil intercontinental.

A comunidade internacional condenou unanimemente o novo desenvolvimento de armamento norte-coreano. Seul e Tóquio pediram mais sanções ao regime de Kim Jong-un.

O Presidente norte-americano disse estar a avaliar a possibilidade de suspender comércio com qualquer país que tenha negócios com Pyongyang e insinuou que não descarta um ataque à Coreia do Norte.

O Conselho de Segurança da ONU prevê reunir-se hoje com o objetivo de analisar o novo teste nuclear norte-coreano.

NAOM

Angola perde para a Nigéria título de maior produtor de petróleo em África

Angola foi um dos três países membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) cuja produção registou quebras em Julho, conjuntamente com o Iraque e a Venezuela, de acordo com o relatório mensal do mercado petrolífero relativo a Agosto.

A Nigéria, pelo contrário, foi um dos três países onde a produção mais aumentou, sendo os outros dois a Líbia e a Arábia Saudita, tendo aquele país africano excedido a produção angolana, tanto a que se baseia em fontes secundárias como aquela que tem por base a comunicação directa.

A produção de Angola em Julho aumentou, de acordo com informações directas, 6,0 mil barris por dia para 1,668 milhões de barris por dia, mas a da Nigéria cresceu 117,2 mil barris por dia para 1,674 milhões de barris por dia.

De acordo com fontes secundárias, Angola produziu menos 19,3 mil barris por dia em Julho para um total de 1,646 milhões de barris por dia, ao passo que a produção da Nigéria aumentou 34,3 mil barris por dia para 1,748 milhões de barris por dia.

Rússia, Angola e Arábia Saudita foram em Junho os três principais fornecedores de petróleo à China, com quotas de mercado de 18%, 13% e 11%, respectivamente, tendo a importação chinesa de petróleo aumentado 28 mil barris por dia para uma média de 8,8 milhões de barris por dia. 

(Macauhub)

"Vamos ver", diz Trump questionado sobre resposta ao novo teste da Coreia do Norte

Donald Trump

Secretário de Defesa fala em "resposta maciça" a quem atacar os EUA

Após a notícia de que a Coreia do Norte testou uma bomba de hidrogénio avançada para um míssil de longo alcance neste domingo, 3, o Presidente dos Estados Unidos não revelou a resposta do seu país, mas o secretário de Defesa falou em "resposta maciça".

“Vamos ver”, disse Donald Trump neste domingo, 3, quando indagado ao deixar um serviço religioso se os Estados Unidos atacarão a Coreia do Norte.

Pyongyang informou ter testado uma bomba de hidrogénio avançada para um míssil de longo alcance, provocando um terremoto gerado pela acção humana perto do local do teste.

Entretanto, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, ameaçou neste domingo, 3, com uma "resposta militar maciça" para qualquer ataque contra o país e seus aliados.

Do lado de fora da Casa Branca, Mattis disse que "qualquer ameaça aos Estados Unidos ou seus territórios, incluindo Guam ou nossos aliados, terá uma resposta militar maciça, uma resposta tanto efetiva quanto esmagadora".

O secretário de Defesa reforçou que Washington não procura a "aniquilação total de um país, especificamente a Coreia do Norte".

"Mas, como eu disse, temos muitas opções para fazer isso", completou.

O Conselho de Segurança da ONU reúne-se nesta segunda-feira, 4, para avaliar o novo teste nuclear norte-coreano.

VOA