segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

MADEM G-15 - COMUNICADO DA COMISSÃO PERMANENTE

Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática

PROGRAMA FREQUÊNCIA ACTIVA CFM RÁDIO NOTÍCIAS, SEGUNDA-FEIRA, 7 DE FEVEREIRO DE 2022

GUINÉ-BISSAU - Ataque à Radio Capital FM: Sinjotec considera “inadmissível” incidente que pôs em perigo vida dos profissionais

Bissau, 07 Fev 22 (ANG) -  O vice-presidente do Sindicato Nacional de jornalistas e Técnicos da Comunicação Social para o sector público, Fátima Tchuma Camará considerou inadmissível os ataques com arma de fogo contra a Rádio Capital FM registados esta, segunda-feira, em Bissau.

Segundo Thuma Camará, o ataque visa fazer calar os órgãos de comunicação social, o que, segundo diz, não será possivel porque o nível da “ação-cidadã” existente no país já permite que todos conheçam os seus direitos e deveres”

@Radio Bantaba - ATAQUE À RÁDIO CAPITAL, TCHUMA CAMARA, VICE-PRESIDENTE DE SINDJOTECS REAGE
“Se se fizer calar  esta rádio outras vão continuar a emitir.Hoje em dia já não há quem não tenha a consciência dos seus direitos e deveres enquanto cidadão”, sustentou.

Disse  que o assalto e destruição da rádio não podem fazer as pessoas calarem-se. “Se Deus quiser esta rádio vai ser erguida e voltará a estar em funcionamento”, disse.

Tchuma renovou o apelo aos órgãos de comunicação social de informar, educar e sensinbilizar as populações, pediu que o exercício da profissão fosse de acordo com as leis que o  regulamentam, observando o princípio do contraditório.

Tchuma Camará, jornalista sénior da Rádiodifusão nacional e Correspondente da RDP/África pede a quem  se sentir lezado com  a imprensa  que recorra a justiça.

O ataque desta segunda-feira, perpetrado por homens armados e com uniforme militar provocou a destruição de emissores e computadores da estação que emite criticas mais ousadas  contra  decisões e atuações do Presidente  da República e do governo , através do Programa matinal “Frequência Activa” ,em que os ouvintes são convidados a opinar sobre a vida política e social da Guiné-Bissau, iniciativa que alguns observadores consideram de   exercício de liberdade de expressão.

“Esta rádio dá voz aos que não têm voz”, disse Fátima Tchuma Camará, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social para o setor público.

A mesma rádio foi, há dois anos, objecto de ataque destruidor por um grupo de homens fardados, e deixou de emitir  por algum tempo. O caso está na justiça mas os “atacantes” ainda não foram descobertos. 

COMUNICADO À IMPRENSA ...Governo desmente suposta 'lista' de implicados nos acontecimentos de 1 de fevereiro

“O ataque à Rádio Capital é um ato isolado” Ministério do interior.

O Ministério do Interior e da Ordem Pública disse que o ataque à Rádio Capital é um ato isolado, e nega ter perdido o controlo da situação de segurança no país.

Em conferência de imprensa realizada horas depois do ataque que feriu quatro pessoas e os materiais da rádio vandalizados por grupo de indivíduos fardados e encapuchados com arma de fogo, o adjunto Comissário para Área de Operação e Manutenção da Ordem Pública, Salvador Soares, garante que “a situação já está calma e as pessoas podem voltar nos seus quotidianos”.
Os funcionários disseram que o ataque foi perpetrado por pessoas fardadas e com porte de arma de fogo.  Na mesma conferência de imprensa, Salvador Soares nega que o Ministério do Interior tenha perdido o controlo da segurança pública devido aos recentes episódios de ataques contra a segurança no país.
Em menos de 7 dias, este é o segundo ataque armado perpetrado por pessoas ainda por identificar, o primeiro aconteceu na passada terça-feira no palácio do governo, provocando oficialmente em 11 mortos.

#ESCLARECIMENTO
Fonte: RSM /Junior Gagigo 

Comunicado da Comissão Especializada Permanente para assunto da Administração Interna Local e Defesa Nacional.


 Mustafa Cassamá

Ataque à Rádio Capital: TRÊS FUNCIONÁRIOS FERIDOS, UM PARTIU BRAÇO E A OUTRA PARTIU A PERNA


O ataque à Rádio Capital resultou em três feridos, um jornalista partiu o braço e outro partiu a perna na tentativa de fuga, segundo o testemunho do funcionário da rádio nas primeiras declarações aos jornalistas.

O ataque aconteceu esta manhã, 07 de fevereiro de 2022, mas até ao momento não há informações sobre os homens armados que acataram a Rádio Capital. 

Os homens, que estavam em duas viaturas bem fardados com AK 47, metralhadoras e bazuca, começaram a atirar logo à porta e depois vandalizaram a rádio e todos os materiais, apenas a emissora conseguiu escapar.

Segundo Binghate Martins, um dos funcionários da rádio, os trabalhadores foram surpreendidos pelos invasores quando uma equipa de funcionários se encontrava no gabinete do diretor a terminar um projeto que deveria ser entregue esta segunda-feira, 07 de fevereiro de 2022, a um dos parceiros da rádio.

“Os invasores não tocaram em ninguém, apenas estragaram os equipamentos e retiraram alguns materiais e a câmera de vigilância. Infelizmente não reconhecemos nenhum dos invasores. Estávamos com medo e escondidos atrás do sofá”, disse a O Democrata.

Veja Também:

RÁDIO CAPITAL FM COMPLETAMENTE DESTRUÍDA POR MILITARES 

Homens armados assaltaram a estação privada da Rádio (Capital FM), em Bissau. 

Há informações de dois feridos: Jornalista Maimuna Bari e o técnico de emissão Lassana Djassi. Não se conhece ainda a gravidade dos feridos.








Fonte: Carlos Santiago

Senegal é vencedor do CAN 2021 realizado nos Camarões.

//RTB  07/02/2022

O Senegal sagrou-se este domingo, 06/02/2022, pela primeira vez campeão africano de futebol, ao vencer o Egito, treinado pelo português Carlos Queiroz, por 4-2 nas grandes penalidades.

Em Yaoundé capital camaronês, após o empate a zero no tempo regulamentar e no prolongamento, o jogador Egípcio, Abdelmonem, acertou no poste da baliza senegalesa sob controle do guarda-redes, Eduardo Mendy, que depois defendeu o pênalti marcado pelo Lasheen.

Sadio Mané que falhara um pênalti ao minuto 5 da primeira parte, converteu o penálti decisivo que deu a taça aos leões de Teranga.

A seleção senegalesa bateu os egípcios recordistas desta competição tendo ganho nos anos: 1957, 1959, 1986, 1998, 2006, 2008 e 2010.

O Senegal, que tinha como melhor registo a presença nas finais em 2002 e 2019, tornou-se no 14.º país a vencer a CAN, maior competição africano.

Por: Tidjane Cande