quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

ANP prossegue seus trabalhos, a nível da Plenária. Hoje o destaque vai para análise e discussão sobre a Situação Política vigente. De recordar que a atual maioria PARLAMENTAR é detida pelo MADEM, PRS e APU-PDGB. PARTE2


Vídeo by: Mustafa Cassamá

ANP prossegue seus trabalhos, a nível da Plenária. Hoje o destaque vai para análise e discussão sobre a Situação Política vigente. De recordar que a atual maioria PARLAMENTAR é detida pelo MADEM, PRS e APU-PDGB. PARTE1

Vídeo by: Mustafa Cassamá

Deputado do CE 20 Caio Canchungo, Dr. Nelson Moreira, mais uma vez presta declaração sobre a exploração da areia de Caio.

By Mustafa Cassamá 

Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - EAGB - AVISO URGENTE

Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - EAGB

AVISO  URGENTE

No quadro das manutenções programadas a nível da produção da energia,  a EAGB  informa aos seus estimados clientes e a população em geral que, , haverá uma paragem total da Karpower ( empresa fornecedora de energia a EAGB), assim permitir a instalação da subestação na central elétrica  de Bissau, nos dias:

12 de Dezembro, das 10h00 às 12h00 ;

13 de Dezembro, das 08h00 às 02h00(do dia 14.12.2020).

A EAGB pede e agradece a compreensão e a colaboração  de todos. 

Por favor PARTILHEM



União Europeia na Guiné-Bissau - Cerimónia de "amadrinhamento" da Seleção Nacional de Futebol por parte da Embaixadora da União Europeia Sónia Neto

União Europeia na Guiné-Bissau 

Hoje, a Embaixadora da União Europeia Sónia Neto tornou-se madrinha da Seleção Nacional de Futebol da Guiné-Bissau:

"Enquanto Embaixadora da União Europeia junto da República da Guiné-Bissau, sinto-me muita honrada por me terem escolhido como Madrinha da vossa Selecção Nacional - os “Djurtus". Eles são fonte de alegria e de grandes emoções. Desejamos que se qualifiquem para o Campeonato Africano das Nações (CAN) 2022.

A vossa força não se resume somente às vitórias mas sobretudo ao que cada um de vocês representa para a Guiné-Bissau e para os jovens guineenses, residentes aqui e além fronteiras. O lema da União Europeia é «Unida na diversidade», o qual não podia estar mais em harmonia com o que caracteriza os guineenses, e o que os Djurtus representam: a vossa resiliência em preservar e continuamente renovar o sentido de Identidade Nacional na vossa diversidade, indo para além das divisões partidárias, políticas, sociais, económicas, culturais e também étnicas. É isto que desejo para os Djurtos: que continuem a ser Embaixadores exemplares da esperança e da paz no continente africano, com o poder de criar o laço de aspirações comuns e a unidade a partir da diversidade, na estabilidade e na solidariedade.

Qualquer que seja o resultado final, a vossa Selecção Nacional fará da pátria de Amílcar Cabral, uma nação orgulhosa. "

Palavras proferidas pela Embaixadora na cerimónia que contou com a presença do Embaixador de Espanha, Marcos Rodrigues Cantero, e do Cônsul de Portugal, José Costa, com o Presidente da Federação de futebol da Guine- Bissau, o treinador da Selecção Nacional, os elementos da selecção sub 20 em representação da selecção A, a selecção de futebol feminino seniores, membros do comité executivo da Federação nacional e com toda a equipa da Delegação da União Europeia.

SOU DJURTU! Somos todos Djurtus !

#SomosDjurtus







Cooperação - Suzi Carla Barbosa destaca PNUD como parceiro incontornável da Guiné-Bissau

Bissau, 09 dez 20 (ANG) – A ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades considerou hoje o  Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) um parceiro incontornável para a Guiné-Bissau.

Suzi Carla Barbosa que falava esta quarta-feira no ato do Lançamento do Laboratório de Aceleração, garantiu que o governo da Guiné-Bissau está  comprometido com o PNUD na procura de novos parceiros e  recursos financeiros necessários para desenvolver diferentes soluções propícias para viabilizar o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável no país.

Carla Barbosa disse que o Laboratório lançado visa dotar o país de instrumentos necessários à prossecução e a estratégia do alcance do ODS.

Sustentou que o conceito deste laboratório consiste sobretudo na procura de mecanismos para idealizar soluções inovadoras, através de informações sustentadas e que sejam objeto de experimentação e implementação, com vista a produzir resultados aplicáveis às questões de emprego para a juventude e a mudança global do clima no contexto da modernização económica e social.

Suzi Barbosa garantiu que o governo não poupará esforço no sentido de contribuir na modernização das parcerias internacionais eficazes, no apoio a esta iniciativa do PNUD, que já beneficiou de mais de 70 milhões de dólares em investimentos financeiros realizados pela Alemanha, Qatar, Itália e outros parceiros principais do PNUD.

Barbosa disse que no total dos 90 laboratórios de Acelerações em todo o mundo, o país teve a sorte de ter estado entre os últimos 30 inscritos.

 “Prossegue-se o objetivo de melhor viabilizar a equação da problemática do desenvolvimento do nosso país, assim como qual são  as melhores políticas públicas para as  soluções mais eficazes para a concepção de negócios e soluções que também  sustentem o crescimento económico, e tenham  um impato positivo e  significativo na criação do emprego e na redução da pobreza nacional”, disse.

Por sua vez, o representante residente das Nações Unidas no país, Tjark Egenhoff afirmou que a inovação é crucial e imperativo para o desenvolvimento de um país como a Guiné-Bissau, “porque sem as inovações a gente fica estancada dentro de um estado que não é desejável”.

Justificou que só com as inovações em vários âmbitos, nomeadamente na saúde,  educação,  infraestruturas é que  pode haver soluções que mudem a realidade do país.

Segundo Egenhoff, a expetativa de vida na Guiné-Bissau está muito abaixo comparativamente à outros países, exemplificando a questão da escolaridade, acesso à justiça e saúde.

Disse  que o PNUD está a implementar programas que vão desde garantir o acesso à justiça, fortalecer o Estado de Direito, apoio ao país para que tenha instituições fortes, luta contra a Covid-19, até a proteção costeira.

 Tjark informou ainda que o projeto vai ser especialmente focado para as tabancas sem deixar as ideias inovadoras que merecem a atenção na capital Bissau. 

ANG/DMG/ÂC//SG

GUINE-BISSAU - ANP 09/12/2020 P1

Radio Bantaba

Guineense Canhe Na N’tumbo reeleito como director executivo de ILLP para o biénio 2021-2022.

Por Capgb.com

Guineense Canhe Na N’tumbo reeleito como director executivo de ILLP para o biénio 2021-2022.

O guineense Canhe Na N’tumbo foi reeleito esta quarta-feira 09 de Dezembro 2020 como director executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), para um mandato de dois anos.

A reeleição vem no ambito da realização hoje da XXV Reunião virtual do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) Subordinado ao lema “Reafirmação da Cooperação na CPLP no contexto da pandemia Covid-19”

Falando a Imprensa a margem da conferência, a Ministra dos Negócios Estrangeiros Cooperação Internacional, Suzi Carla Barbosa afirmou que a reeleição do Canhe Na N’tumbo vem demonstrar a confiança que os países membros têm para com o país. Tendo afirmado que a reunião serviu também para os países membros da organização definir estratégias conjuntas com vista ao combate ao novo coronavirus.

“a situação de emergência vivenciada ao nível global exige de nós cooperação, solidariedade e concertação permanentes”. Realçou a chefe da diplomacia guineense.

Após o debate político ministerial, foi apresentado os relatórios anuais. Na qual debateram e aprovaram resoluções sobre o reforço da cooperação em situações de emergência, o projeto de acordo de Mobilidade na CPLP, a revisão do Acordo Sede e a concessão da categoria de Observador Consultivo.

Saliente-se que o Conselho de Ministros é constituído pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e Relações Exteriores dos nove Estados-membros da CPLP.

A República de Cabo Verde assumiu, a julho de 2018, a Presidência pro tempore da CPLP, na Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Santa Maria, na ilha do Sal, sob o lema “As Pessoas, A Cultura, Os Oceanos”.

OPINIÃO - MORATORIUM SOCIAL VERSUS PSEUDO FALTA DE OPORTUNIDADE AOS JOVENS

Por Santos Fernandes  Capitalnews.gw   Dezembro 9, 2020

É reconhecida a minha sensibilidade sobre a problemática da juventude e do empreendedorismo face à problemática do desempregado estrutural guineense.

Muito longe das teóricas macroeconómicas “chatas”, um cidadão ou leigo guineense poderá formular a seguinte pergunta (?)

Quanto custa 1 pão no mercado guineense?

Quem produz esses pães?

Quem faz a distribuição desses pães? São jovens ou não?

Qual é a nacionalidade desses jovens?

Face ao tesouro público guineense “esgotado”, com uma dívida pública que obsorve 80% do PIB; com a massa salarial a “consumir” 76% do OGE – orçamento geral do estado; face à nossa dependência estrutural da castanha de caju.

Enfim, o que a nossa juventude poderá esperar vislumbrar nos próximos anos? No período pós pandemia?

Os dados “objetivos” da realidade sócio-económica da Guiné-Bissau indicam que pouco mais 60% da população guineense tem até 25 anos. Essa faixa etária é e, certamente, será determinante nos desafios presentes e do futuro, na medida em que os JOVENS estão, cada vez mais, atentos, clarividentes e com mais interesse em relação à situação política, social e económica da Guiné-Bissau.

No entanto, há um fenómeno – “Moratorium Social” – que tem afetado, sobremaneira, os jovens guineenses, obrigando-lhes retardar a sua “juventude” devido aos seguintes fatores:

– Falta de meios económico-financeiros; falta de emprego; falta de formação de qualidade, falta de casa própria; falta de bens primários, entre outros.

– Os “efeitos colaterais” dessa moratória juvenil “obrigam” os jovens guineenses a “prolongar” sua dependência “económica”, em relação aos seus pais, familiares e amigos, por vezes extensivos até aos 40 anos de idade ou mais, por falta de emprego e de oportunidades várias.

No entanto, os “poucos” espaços existentes para iniciar seus negócios, designadamente no “serviço precário” e/ou no “comércio ambulante”, nas artérias de Bissau e no interior do país, são “controlados”, por omissão ou inação, pelos cidadãos estrangeiros:

Quer sejam da vizinha Guiné Conakry, de Mauritânia, do Senegal, do Mali, etc.

Por outro lado, “empreender” ou “fazer negócio” na Guiné-Bissau continua a ser uma “miragem”, considerando que o exercício do “empreendedorismo” pressupõe, em grande medida, formação e criação de mecanismos de financiamento (crédito) junto às instituições financeiras, nomeadamente banca e outras instituições financeiras descentralizadas.

Mas, no que concerne aos JOVENS guineenses, o acesso ao sistema financeiro é, praticamente, INEXISTENTE, por razões relacionadas à falta de GARANTIAS (colaterais) exigidas pelas entidades financiadoras. Os JOVENS, por conseguinte, não são ELEGÍVEIS para o financiamento, salvo algumas excepções.

Ora, o que resta aos jovens guineenses é, infelizmente, continuar a “mendigar” junto aos seus “vaidosos patrões”, à troco de ninharias para, assim, continuar a ser “pedintes”, sobretudo em épocas de pré-eleições, em que se revelam mais “vulneráveis” aos interesses político-partidários ou dos candidatos.

É, por conseguinte, fundamental o papel desempenhado pelos JOVENS guineenses no processo de desenvolvimento nacional, uma vez que, repito, constituem mais de 60% da população guineense, com até 25 anos de idade.

Apenas uma opinião!

“Yes, I agree” !

Bissau, 09/12/2020

Seguranças da Empresa ELITE ÁFRICA no aeroporto internacional OV nao recebem a 17 meses

Por CAP-INFO  

Corpo de Segurança da Empresa Elite no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, ameaça realizar vigília para exigir a empresa em causa o pagamento de 17 meses de salário em atraso. A intenção foram revelada esta quarta-feira 09de dezembro de 2020, na conferência de imprensa realizada na única Aeroporto Internacional da Guiné-Bissau.

Vice-Coordenador dos trabalhadores, Bafodé Indjai, disse que desde 2019 não recebemos os nossos salários e nenhum explicação por para da empresa contratual.

“Prestamos os serviços todos os dias cumprindo assim o nosso compromisso falta a empresa assumir a sua responsabilidade “

Aida o responsável disse caso a situação continuar vão realizar vigília à frente da casa do responsável da empresa elite como forma de reclamar o pagamento dos seu ordinários.

Solicitamos diferentes entidades ligada ao sector de transportes como, o atual Ministro de Transportes e comunicações a direção geral dos transportes a Asecna inclusive o responsável da Empresa Elite para intervirem junto da empresa todos ficaram em silêncio.

Bafodé Indjai apela a intervenção do Presidente da República, o Governo para que a empresa nos pegue o nosso dinheiro.

Entretanto Ilda Té disse que desde foi decretado primeiro Estado de Emergência no país, continuaram a prestar os serviços regular durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Ainda Ilda revela que corpo de Segurança elite não dispõe gabinete para poderem exercer as suas atividades em termos documentais o facto que lamenta.

BO PÁRA!

Por: yanick Aerton

Qual é o complexo? Porque é que alguns dos nossos compatriotas ainda vivem de preconceitos?

Não podemos ficar calados sem reagir, quando as nossas consciências estão a ser violentadas por pessoas mal-intencionadas, animadas por sentimentos de ódio, de ignorância e de divisão, sobretudo pessoas “restos de Tuga” que se julgam com mais direitos do que os demais Guineenses.

Foi publicado esta manhã, dia 9 de Dezembro de 2020, num dos Paginas nacionais, com o título: Greve nos transportes públicos. Arrombaram a porta. 

Um título que supostamente chama a atenção sobre uma situação anormal constatada naquele sector.

Agora, pergunta-se, qual a finalidade deste artigo, se o que se pretende fazer é de levar ao conhecimento do público uma situação que não está a correr bem, e que se necessita de ser resolvida, a contento das partes implicadas? 

A resposta é muito simples. É a manifestação de um sentimento de revolta, porque parece haver ainda Guineenses nesta nossa sociedade, cujas mentes estão entupidas por obscurantismo, porque não preparadas para viver numa Guiné plural, numa Guiné melting pot, numa Guiné sempre aberta à multiculturalidade e pioneira do Pan-africanismo.

O articulista, de forma provocatória, diz o seguinte: “O chefe do gabinete do ministro mandou arrombar a porta…. O São Tomense Jorge Mandinga, está nem aí”.

Perante tamanha ignorância, apela-se aos Guineenses à vigilância, e às autoridades administrativas e aos atores políticos a intensificarem as suas acções de sensibilização e de formação de alguns Guineenses, para evitar que continuem a viver na escuridão, como se não estivéssemos a viver no Séc. XXI, o da LUZ, o da GLOBALIZAÇÃO.

São as mesmas pessoas que procuram vãmente colar a etiqueta de Maliano ao General Presidente Umaro Sissoco Embalo, só pelo facto da mãe, Guineense de nascimento, cuja origem da parte paterna é do Mali, o Império que no passado cobria toda a Costa Ocidental da África, incluindo a actual Guiné-Bissau.

Devemos mobilizarmo-nos e lutar contra esses extremistas que nem sabem que membros de muitas etnias da Guiné-Bissau vivem mais, em número, no Senegal, Gâmbia e noutras paragens do que no próprio país de origem, que é a Guiné-Bissau.

Alguém perguntaria: porque preocupar-se com esse “amanbarka”? 

A resposta, mais uma vez, é bastante simples, porque a prosperar essa tentativa, esse tipo de Guineense poderá no futuro começar a intoxicar algumas mentes menos esclarecidas e provocar graves contradições entre as comunidades que sempre conviveram pacificamente neste pedaço de terra, chamada Guiné-Bissau.

Jorge Mandinga, São Tomense? 

Apesar de jovem, mas sei que Tio Jorge Mandinga e irmãos nasceram todos em Bafatá. Por outras palavras, são mesmo Mandingas ou simplesmente Malinkes, de acordo com os nossos valores que consideram o ser humano no espaço cultural em que vive.

Muitos dos grandes combatentes da liberdade da pátria (CLP), do lado paterno, têm as suas origens noutros territórios da África, sendo as respectivas mães Guineenses de origem. Mas isso nunca lhes fez menos Guineenses do que os demais compatriotas

Não vou citar nomes desses grandes heróis, por respeito e consideração ao heróico papel que desempenharam para resgatar a dignidade dos Guineenses, dignidade confiscada pelo Colonialismo Português durante anos.

Algum Senegalês chamaria um dia, de Guineense, o Mister Aliou Cisse, Coach da Equipa do Senegal, os Leos da Teranga? 

Mas quem é que não sabe que o pai desse grande coach, ex-capitão dos Leos da Teranga, nasceu em Calequisse? 

Quem é que não sabe que o Edouard Mendy, que é agora guarda-redes do Chelsea, é Guineense de origem. Alguém no Senegal chamaria o Edouard Mendy de Guineense?

Temos que admitir que ainda há muito trabalho pela frente, para prepararmos alguns dos nossos compatriotas para poderem adaptar-se ao “vivre ensemble”, e saberem viver descomplexadamente na sociedade, sem ódio para o próximo.

Procuremos pôr termo a essas agressões, porque esses comportamentos não vêm fazer senão reforçar a unidade e a coesão dos Guineenses em torno do essencial.

Os Cabo Verdianos, Angolanos, Moçambicanos, Malianos, Guineenses de Conacri, os Gambianos, os Burquinabês, os Mauritanianos, os Congoleses, os ivorienses, etc., nascidos na Guiné-Bissau, são todos Guineenses, e gozam dos mesmos direitos e deveres que os demais Guineenses. 

Não há Guineenses de primeira e Guineenses de segunda. Essa injustiça é uma das razões porque Cabral e os seus companheiros lutaram para que aqueles que outrora eram considerados “gentios” ou “nativos de segunda”, fossem à escola, fossem formados para hoje assumirem altas responsabilidades no país.

No Para provocason!

Pabia anos tudo I um son!

Viva Guinendadi!

Guiné-Bissau: Turbulência no PAIGC pode precipitar regresso de DSP


© e-Global Notícias em Português  09/12/2020 

O regresso à Guiné-Bissau de Domingos Simões Pereira (DSP), presidente do PAIGC e candidato derrotado na segunda das eleições presidenciais de 2019, pode ser iminente.

Em Portugal desde início de Fevereiro por motivos de segurança e sem qualquer recurso que permita inverter os resultados eleitorais, o presidente do PAIGC deixou transparecer esta semana que estará para breve o seu regresso ao país. Os indícios transmitidos por DSP estão patentes no final de um dos vídeos que nos últimos seis meses difundia todas as sextas-feiras em que abordava assuntos relacionados com a Guiné-Bissau.

Domingos Simões Pereira referiu que acredita que a próxima aparição pública seja entre os guineenses, ou seja na Guiné-Bissau, ou uma nova mensagem vídeo poderá anunciar a data em que regressa ao país.

O regresso de Domingos Simões Pereira está a ser reclamado pelos apoiantes do PAIGC e seus aliados, para os quais a presença de DSP na Guiné-Bissau é única meio de manter o seu capital político e fazer face ao actual poder.

Há cerca de dois meses foram levantadas questões sobre o regresso de Domingos Simões Pereira, mas as autoridades nacionais não prestaram atenção ao assunto, havendo círculos do poder que ainda referem a falta de segurança.

Numa das declarações sobre o assunto o chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló disse que o presidente do PAIGC pode regressar, mas que esteja disponível para ajustar contas com a justiça, e neste caso o Ministério Público.

Vozes pró-poder pensam ainda numa versão mais radical, e admitem que, ao chegar ao país, o presidente do PAIGC deve ser detido, mas não avançam os fundamentos que justifiquem a detenção.

Questionado se a sua permanência no exterior deve-se apenas a questões de segurança, o presidente do PAIGC não foi claro, mas adiantou que está a “criar condições para o regresso”. Sobre a falta segurança, sem referir as autoridades actuais, Simões Pereira disse que tal não pode ser tomado de “ânimo leve”, porque ele representa uma significativa franja guineense.

Neste último vídeo, DSP afiançou mesmo que não pretende tardar o regresso e que este será concretizado, para continuar a fazer a política e defender as posições do PAIGC enquanto “partido que o povo confiou o direito de governar”.

TURBULÊNCIA NO PAIGC

O regresso iminente de Domingos Simões Pereira tem também outros motivos internos ao partido. Um deles é a pressão que um grupo de militantes está a mover neste momento para que os órgãos do partido reúnam. Entre estes militantes, está Artur Silva, ex-primeiro-ministro que não conseguiu formar Governo, bem como Octávio Lopes, ex-conselheiro de José Mário Vaz e Martilene dos Santos, pretenso candidato à liderança da Conferência de Quadros e Técnicos Speriores do PAIGC (CONQUATSA).

Essas movimentações internas estão a ser encaradas com preocupação por ambas as alas e por esse motivo a presença de Domingos Simões Pereira tornou-se necessária.

Os promotores da iniciativa que já estão a ser ouvidos pelo Conselho de Jurisdição do PAIGC e afirmaram publicamente que o interesse é apenas debater a vida do PAIGC e compreender os motivos que estiveram na origem das derrotas do partido, no entanto a direcção faz outra leitura.

Domingos Simões Pereira já disse que é lamentável algumas pessoas “aceitarem serem pagas” para dizer que o partido não está bem. Mas também, criticou o líder do partido, as movimentações internas no PAIGC através da subscrição de um abaixo-assinado para a convocação dos órgãos, tem mãos ocultas dos seus adversários políticos.

Sobre as convocações no Conselho de Jurisdição, duas figuras de peso no partido, Cipriano Cassamá, 1º vice-presidente, e Artur Silva já reagiram através de notas de imprensa em que qualificaram de “intimidação” e negação de liberdade de expressão e de exercício de militância. Cipriano Cassamá divulgou um comunicado em que manifesta estranhar a notificação, mas acabou por ser ouvido ainda no último fim-de-semana na sede do partido.

A direcção do PAIGC deverá igualmente realizar em breve um Comité Central para analisar os resultados e tomar posição sobre aquelas que considera de manobras com objectivo de fragilizar o partido.

Possibilidade de dissolução de parlamento da Guiné-Bissau deixa parceiros internacionais desconfortáveis - analista Rui Jorge Semedo


O analista guineense Rui Jorge Semedo considerou hoje que o anúncio de possibilidade de dissolução do parlamento e convocação de eleições legislativas antecipadas deixa os parceiros internacionais desconfortáveis, porque deveriam ter tido noção do "que estavam a apoiar".

O chefe de Estado da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, reuniu-se na terça-feira com a Comissão Nacional de Eleições para debater a possibilidade de dissolver a Assembleia Nacional Popular e convocar eleições legislativas antecipadas, disse o presidente daquele órgão eleitoral aos jornalistas.

Questionado pela Lusa sobre se aquele anúncio não deixa os parceiros internacionais numa situação desconfortável, Rui Jorge Semedo afirmou que sim.

“A própria comunidade internacional também patrocinou porque de antemão devia ter noção daquilo que estava a apoiar”, afirmou o analista guineense.

Segundo Rui Jorge Semedo, nunca houve posição “clara por parte das Nações Unidas e da União Europeia” ao posicionamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que reconheceu Umaro Sissoco Embaló como Presidente da Guiné-Bissau, antes de ser conhecida a posição do Supremo Tribunal de Justiça sobre o recurso de contencioso eleitoral, apresentado pelo seu adversário nas presidenciais, Domingos Simões Pereira.

“Disseram simplesmente que tomaram nota do posicionamento da CEDEAO, mas sem decifrar o que era essa tomada de nota”, afirmou.

Para Rui Jorge Semedo, o “que está a acontecer agora é o resultado daquilo que também tem sido a posição da comunidade internacional”.

O analista recordou que os parceiros internacionais não se posicionaram afirmativamente sobre a tomada de posse simbólica, à margem da decisão do Supremo Tribunal de Justiça, do envolvimento dos militares e da queda do Governo.

“O Presidente da República já disse uma vez aos seus apoiantes que a comunidade internacional gere-se, e é isso que tem estado a fazer”, afirmou o analista político.

Lusa//

António Costa visita Guiné-Bissau a 19 e 20 de dezembro


Por Lusa  
09.12.2020

A visita de António Costa ocorre depois da visita realizada pelo Presidente guineense em outubro, a Portugal.

O primeiro-ministro português, António Costa, realiza entre 19 e 20 de dezembro uma visita oficial à Guiné-Bissau, anunciou esta quarta-feira o gabinete do chefe do Governo guineense, Nuno Gomes Nabiam, numa nota divulgada nas redes sociais.

O anúncio foi feito depois de um encontro de trabalho entre a equipa do gabinete de Nuno Gomes Nabiam e uma delegação portuguesa, que chegou esta terça-feira a Bissau, para preparar a visita com as autoridades guineenses.

Segundo o programa provisório enviado à Lusa, durante a sua estada em Bissau, António Costa vai reunir-se com o seu homólogo guineense, o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, bem com o presidente do parlamento, Cipriano Cassamá.

Do programa constam também a assinatura do Programa Estratégico de Cooperação entre os dois países e uma visita a um projeto da cooperação portuguesa.

A visita de António Costa ao país ocorre depois da visita oficial realizada pelo Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, em outubro, a Portugal.

VISITA DO PRIMEIRO-MINISTRO PORTUGUÊS À BISSAU

 Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

VISITA DO PRIMEIRO-MINISTRO PORTUGUÊS À BISSAU| Reunião da equipa do Gabinete do Primeiro-Ministro, Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Missão preparatória do Gabinete do Primeiro-Ministro Português Dr. António Costa.

Integra a equipa avançada do Governo Português, o Adjunto do Primeiro-Ministro e vários assessores.

António Costa visita oficialmente a Guiné-Bissau nos próximos dias 19 e 20 do corrente mês.

GOVERNAR PARA TODOS 

#ReuniãopreparatóriavisitadoPMPortugues

#GovernoGB2020 




Em Gabu - TRISTEZA GRANDE, ESSI KI RESULTADOS FALTA DE TENE BOMBEIRO NA UM CIDADE.



Leia Também:

🚨🚨🚨🚨🚨ATENÇÃO 🚨🚨🚨🚨🚨

SOCORRO CAMIÃO QUEMA BUMBEIRO KATEN  PA PAGA FUGO 47 ANOS DE DESGRAÇAS DO PAIGC, GABU KA TENE BOMBEIRO 🚒



By Mutaro Djalo 

Guiné-Bissau: Obras em curso amanhã lançamento da primeira pedra do Avenida Muhammadu Buhari Presidente da Nigéria

Vídeo by: Mustafa Cassamá

BOKO HARAM ABDUCTS HUMANITARIAN STAFF, POLICEMAN IN BORNO

By Native Reporters  December 9, 2020

The Islamic State West Africa Province (ISWAP), one of the two Boko Haram factions operating in Nigeria, has abducted an aid worker and a policeman in Borno State, Northeast Nigeria, Native Reporters learnt.

One of the kidnapped persons was said to be on the staff of the Nigerian Red Cross but Chima Nwankwo, Head of Communications at the humanitarian organisation denied it , saying no worker in the agency was abducted. He disclosed, however, that staff of a “side organisation” was kidnapped but he did not mention its name.

The two separate incidents happened on December 2 at Kareto, a village about 80 kilometres from Damasak, headquarters of Mobbar Local Government Area. They were taken away when the vehicles they were traveling in were stopped a checkpoint mounted by the insurgents.

According to eyewitnesses, ISWAP fighters had mounted a checkpoint the previous day and stood there observing vehicles and passengers passing by before returning the following day with some pictures. They compared the pictures with passengers in all the vehicles they stopped, an indication that they were looking for specific individuals.

“They finally found one passenger who matched one of the pictures. When they told him that he was a staff of Red Cross, he denied, so they brought another picture of him in a Nigerian Red Cross uniform. At that point, he did not say a word. So, they went away with him,” an eyewitness told The ICIR.

Later that day, they stopped another vehicle and identified a passenger they said was a Nigerian Police Force personnel. The man denied being a policeman but they told him they recognised him at the Damasak police division and went away with him.

Drivers in Maiduguri confirmed the incident to The ICIR and said all their members refused to ply the Maiduguri-Damasak road the next day out of fear. While some drivers have since resumed, others have refused to ply the road.

According to The ICIR’s findings, ISWAP was very active around Kareto for three days before the abductions. Due to the rife insecurity in the area, which has made it difficult for civilians to live there, the Nigerian military on 29 November sent soldiers from its base in Damasak to clear and prepare the village for military deployment.

However, the following day, 30 November, ISWAP fighters attacked the town and burnt down the entire village, including the newly built houses meant for civilian occupation.

As of the time of filing this report, drivers continued to report that the checkpoint is still present at Kareto.

The ICIR has documented several cases of kidnappings for ransom by both factions of Boko Haram in addition to dozens of armed robberies against civilians at checkpoints and villages. Villagers and passengers are forced to part with their food, money, mobile phones, livestock and even the clothes on their backs.

While the Abubakar Shekau-led Jamā’at Ahl as-Sunnah lid-Da’wah wa’l-Jihād (JAS) faction targets everybody for abduction, ISWAP only goes after non-Muslims.

However, both groups do not spare security forces personnel, government officials and humanitarian workers irrespective of their religion.

The ICIR also gathered that on 4 and 5 December, ISWAP stopped all trucks transporting relief materials to Damasak at Kareto and set them ablaze. This has resulted in the refusal of truck drivers to risk the journey in the last two days.

“They asked me today (7 December), ‘where are the trucks carrying NGO goods and why have they stopped coming?’ Anyone that passes through here will be stopped and burnt down,” a commercial taxi driver, who returned from Damasak, told The ICIR in Maiduguri.

In 2018, two Red Cross staff members were kidnapped and killed in Rann, Borno State by Boko Haram along other humanitarian workers and soldiers. In June, 2020, five aid workers were abducted and later killed in the North east.

União Europeia e Seleção Nacional de Futebol da Guiné-Bissau - HOJE ÀS 15:30 UTC - 16:30 UTC

TODAY AT 3:30 PM UTC – 4:30 PM UTC

União Europeia na Guiné-Bissau



Hoje comemora-se o dia Internacional anti-corrupção.......


União Europeia na Guiné-Bissau 

Hoje comemora-se o dia Internacional anti-corrupção, lembrando-nos a todos do combate indispensável e sem tréguas à corrupção, tanto na Guiné-Bissau como em todos os países do mundo, em prol de governos e organizações que respondam de forma transparente, justa, eficaz e frutuosa às necessidades e aos anseios de progresso das populações. 

Este dia recorda-nos também que o combate à corrupção está ao alcance de todos, e inicia-se na vida de cada um para evitar, declarar e condenar todas as tentativas de corrupção.

Segundo o Índice de percepção da corrupção de 2019, a Guiné-Bissau, encontra-se em 168° lugar num total de 198 países. 

A União Europeia tem desenvolvido e apoiado alguns projetos neste âmbito, como a assistência técnica dispensada ao Tribunal de Contas para o Reforço das competências técnicas, funcionais e organizacionais deste orgão para a supervisão das Finanças Públicas ou ainda o Programa de Reforço da Governação Económica e Promoção da Transparência Orçamental nos PALOP e Timor Leste (PALOP-TL ISC Fase II), inteiramente financiado pela UE e implementado pelo PNUD, que actua sobre o acompanhamento e fiscalização externa do ciclo orçamental.



DISCURSO DO DIRETOR GERAL DAS ALFANDEGAS DA GUINÉ-BISSAU, DR. DOMENICO SANCA, NO ATO DA ABERTURA DA CERIMPNIA OFICIAL DA REUNIAO BILATERAL COM A SUA CONGÊNERE DA GAMBIA. ( GRA).

Por Antonio Iaia SEidi

DISCURSO DO DIRETOR GERAL DAS ALFANDEGAS DA GUINÉ-BISSAU, DR. DOMENICO SANCA, NO ATO DA ABERTURA DA CERIMPNIA OFICIAL DA REUNIAO BILATERAL COM A SUA CONGÊNERE DA GAMBIA. (GRA).

Sua Excelência, o Embaixador da Gambia em Bissau.

Sr. Chefe da Delegação da Gambia Authoriti ( GRA).

Sr. Diretor de Cooperação, Presidente da comissão Organizadora da Reunião bilateral;

Distintos Membros do Comité Técnico

Senhores e Senhoras, Caros Colegas

Sr. Jornalistas.

A cerimonia oficial de abertura da reunião bilateral entre a Autoridade fiscal da Gambia ( GRA) e a Direção Geral das Alfandegas da Guine Bissau, a que tenho a honra de presidir esta manhã,  dá-me feliz oportunidade transmitir a todos so delegados as calorosas saudações e boas-vindas a Sua Excelência Umaro Sissoco Embalo, Presidente da Republica da Guine Bissau, e de todo o Governo.

Gostaria, antes de mais, de transmitir os meus sinceros e calorosos agradecimentos ao meu irmão e colega, o Comissario Gerald a Gambia, Yankuba DARBOA, por aceitar o meu convite para assinar um Protocolo de Cooperação e Assistência Administrativa Mutua em  matéria aduaneira entre só nossos dois países.

Vossa Excelência, Senhoras e Senhores Caros Colegas;

Gostaria também de prestar uma calorosa homenagem a forte delegação Gambiana, composta por 16 eminentes peritos, que, apesar da situação da pandemia da COVID-19, NO MUNDO e do custo da viagem em termos físicos e monetários, fizeram questão de marcar a sua presença aqui em Bissau, para participar ativamente neste evento histórico da assinatura do Protocolo.

Este protocolo tenho a certeza, será benéfico tanto para as nossas Administrações, como para as nossas populações e especialmente para a mobilização das nossas receitas e para a luta contra a fraude.

De fato este Protocole permitir-nos-á pôr em pratica procedimentos ótimos para o controle das operações de exportação de mercadoria expedidas por via terrestre.

Para o efeito as nossas administrações aduaneiro devem ter um quadro transparente de cooperação e assistência mutual, a fim de alcançar uma maior eficácia e eficiência.

Devemos, portanto, reunir so nossos recursos partilhar as nossas respetivas experiencias e implementar as melhores praticas, afim de satisfazer as expetativas das autoridades dos nossos dois países..

Continuo convencido de que o protocolo que vamos assinar sobre questões aduaneiros abrira certamente o caminho para novas consultas entre só Governos dos dois países, a fim de promover uma maior cooperação e consulta mutual noutros setores e atividades.

Não duvido da capacidade e relevância dos eminentes peritos aqui presentes para preparar um documento de qualidade para nos.

Desejo pois, o maior sucesso a este encontro bilateral, que devera consolidar o dinamismo da cooperação entre as duas administrações aduaneiras e substancialmente a gestão coordenada das fronteiras entre so dois países.

Obrigado pela vossa atenção.






Dois carros, a mesma matricula... A matrícula do táxi é mais recente

 Jorge Malu

INSEGURANÇA DE VIDA A SER PROVOCADA NO VAZADOURO DE SAFIM.

Por João Paulo Djata 

INSEGURANÇA DE VIDA A SER PROVOCADA NO VAZADOURO DE SAFIM.

👀Hoje estive em Safim concretamente no local que atualmente se "expulsam" lixos da cidade de Bissau, denominado VAZADOURO para constatar in louco da real situação do lugar.

🗣Mas o que é verdade, a Câmara Municipal não está assumindo suas responsabilidades de tratamento de lixos, porque são deitados de uma forma desorganizada. Um ato que já não permite acesso ao interior ou centro.

👷‍♂️Neste momento o lixo está amontoado até na entrada. Mas seria melhor arranjar trator para empurrar-lo e prosseguir-se no processo de queimação.

🙆‍♂️Uma outra situação mais preocupante, é que várias crianças e adultos de Safim vão ali diariamente para certificar todos os sacos deitados no vazadouro com intuito de encontrarem objetos utilizáveis.

😷Mas sem máscaras, luvas e bons calçados dentro desses cheiros, fumos, sujidades nojentos e garrafas. Os populares de Safim têm que assumir suas responsabilidades também.

🧏‍♂️Sabemos do nível da pobreza do nosso país, mas até ao ponto de deixar crianças procurar de comer ou outro objeto no lixo, é demais.

👇Câmara Municipal, Governador da região, o Administrador e Secretaria administrativa têm cotações de responsabilidade neste assunto.

DIÁRIO DA ANP Resumo diário, da intervenção dos nossos deputados na sessão parlamentar de 8/12/2020

By: Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática

ÚLTIMA HORA: BANCADA PARLAMENTAR DO PRS

Para o Líder Parlamentar Interino da Bancada do PRS Digníssimo Deputado NICOLAU DOS SANTOS, o País não vive uma Grave Crise Política interna, suscetível da Sua Excelência Sr. Presidente da República acionar os mecanismos que Lei Magna lhe confere e sendo isso factual não vê a necessidade do seu recurso ao ponto de Dissolver o Parlamento.

Segundo o Líder Parlamentar dos Renovadores o Deputado NICOLAU DOS SANTOS, os Parlamentares estão no exercício das suas competências Regimentais no âmbito da Agenda dos Trabalhos da Sessão Parlamentar e sendo certo que a bem da democracia cada qual deve fazê- lo com responsabilidade.

Fonte: Joaquim Batista Correia


ANP: Comissão Parlamentar Permanente apresenta relatório sobre a evolução dos trabalhos do Anteprojeto de Revisão Constitucional


Radio Bantaba

LLOYD AUSTIN - Biden confirma nomeação de general afro-americano para chefiar Defesa

© Win McNamee/Getty Images

Notícias ao Minuto  08/12/20

O Presidente eleito dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, confirmou hoje a escolha do general afro-americano Lloyd Austin como o próximo secretário da Defesa, uma nomeação que considerou "necessária" e "histórica".

Se confirmado pelo Senado, Lloyd Austin, 67 anos, será o primeiro afro-americano a dirigir o Pentágono, uma instituição onde as minorias estão fortemente representadas na base, mas pouco nos lugares cimeiros.

O general reformado do Exército, que combateu no Iraque e no Afeganistão antes de se tornar o primeiro não caucasiano a chefiar o Comando Central do Exército dos EUA, "está singularmente qualificado para lidar com os desafios e crises que enfrentamos hoje", escreveu o Presidente eleito democrata numa declaração.

"O general Austin partilha a minha forte convicção de que o nosso país é mais forte quando lidera não só pelo exemplo do nosso poder, mas também pelo poder do nosso exemplo", acrescentou Biden.

De acordo com a declaração, Austin é "um líder brilhante e respeitado e uma figura pioneira na história militar dos EUA", tendo-se reformado das forças armadas em 2016, após mais de 40 anos de serviço na defesa da América.

Fonte próxima da equipa de transição citada pela CNN, adiantou que os dois homens "forjaram laços pessoais" através do filho de Biden, Beau, que morreu de cancro em 2015, após ter combatido no Iraque sob as ordens do general Austin.

Beau Biden e Lloyd Austin tornaram-se amigos, disse a fonte à CNN. "Eles iam à missa juntos e sentavam-se um ao lado do outro quase todos os domingos".

O general Austin, um graduado da prestigiada Academia Militar de West Point, tinha entrado na indústria de defesa como muitos dos seus antecessores, fazendo parte do conselho da Raytheon Technologies.

Apesar do currículo, a sua confirmação pelo Senado não é um dado adquirido e, desde as primeiras notícias na imprensa sobre a sua possível nomeação, algumas pessoas lamentaram a escolha de um ex-soldado recentemente reformado para supervisionar o Exército norte-americano.

O Congresso dos EUA, que insiste no controlo civil sobre os militares, adotou um regulamento que estipula que um antigo membro militar deve ter estado reformado durante mais de sete anos para assumir a pasta da Defesa.

Uma vez que este prazo não será cumprido com Lloyd Austin, o Senado terá de lhe conceder uma renúncia, algo que já fez em 2016 para o ex-general da Marinha, Jim Mattis, mas sob protesto.

Entre aqueles que votaram contra a renúncia estavam vários nomes importantes do Partido Democrata, incluindo os antigos candidatos às primárias democratas Bernie Sanders, Elizabeth Warren e Cory Booker.

Vários senadores democratas já anunciaram que se oporiam à renúncia, incluindo o influente senador de Connecticut, Richard Blumenthal, e o congressista da Virgínia, Tim Kaine.

Num editorial publicado hoje pela revista The Atlantic sob o título "Um ministro da defesa experiente, necessário e histórico", Joe Biden tentou desanuviar a controvérsia.

"Respeito e acredito na importância do controlo civil sobre os nossos militares, mas espero que o Congresso conceda uma dispensa ao secretário designado Lloyd Austin, tal como fez para Jim Mattis", escreveu Joe Biden.

"Dadas as imensas e urgentes ameaças que o nosso país enfrenta, tem de ser confirmado rapidamente", acrescentou.

Joe Biden, 78 anos, e a sua futura vice-presidente Kamala Harris, 56 anos, a primeira mulher e a primeira afro-americana a ocupar o cargo, prometeram um Governo que "se pareça com a América" em toda a sua diversidade.

Fuga ao fisco: Brigada de Ação Fiscal faz apreensão de vários materiais no norte da Guiné-Bissau


Por CNEWS  Dezembro 8, 2020

A Brigada de Ação Fiscal da Guarda Nacional (BAF) fez a apreensão, no final da tarde desta terça-feira (08.12), de vários materiais de uso doméstico e de escritório, numa operação, desencadeada entre Safim e as zonas de “N’tus”, no norte da Guiné-Bissau.

Algunas ferramentas estariam em quatro viaturas paradas e outras escondidas numa casa abandonada, disse ao Capital News, uma fonte da BAF, que participou da operação que se seguiu até às noite.

Ninguem foi detido nesta operação, mas montou-se o cerco às viaturas em causa, e “assim vai ser durante à noite e até amanhã (quarta-feira)”, disse o informante do jornal.

Entre os equipamentos apreendidos estão 55 frigoríficos, 18 fogões de gás, sofás e vários outros materiais, que estariam a ser fugidos do fisco, adiantou a fonte da Brigada de Ação Fiscal. O confidente do CNEWS revelou que os referidos materiais “estavam a ser transportados pelas viaturas com a matrícula do Senegal, não adiantando mais pormenores sobre a operação e os suspeitos do caso.

“FIM DE UM COMPROMISSO... CAROS OUVINTES DO PROGRAMA DEBATE NACIONAL DE RÁDIO CAPITAL FM.


POR: #NELSON_MOREIRA 

“FIM DE UM COMPROMISSO.

CAROS OUVINTES DO PROGRAMA DEBATE NACIONAL DE RÁDIO CAPITAL FM.

Na edição passada do dia 05/12/2020, sabado, numa das minhas intervenções no programa, falei do nível do debate parlamentar em Cabo-Verde e que gostaria de ver no Plenário da ANP da Guiné-Bissau, tendo terminado a minha intervençao, lamentando o nivel dos nossos parlamentares.

Essa minha intervenção no referido programa foi maliciosamente interpretada por forma a pôr em causa a minha imagem, reputação, honra, bom nome assim como dos meus mais próximos.

A comparação feita, era no sentido de despertar os partidos pilíticos e mostrar quanto é importante a inclusão dos quadros na formação da lista dos candidatos à Assembleia Nacional Popular.

Por ter caído mal nos ouvidos dos meus vais velhos e experimentados nas andanças políticas, apresento as minhas sinceras desculpas a todos aqueles que se sentiram mal com essa minha declaração.

Tendo em conta a confiança e a credibilidade que nutro no seio do Hemicíclo Guineense e, para não quebrar essa relação, decidi, após uma longa e aturada conversa com uns amigos e familiares, sem pressão e muito menos coação de ninguém, pôr termo a minha participação no referido programa”. 

Bem-haja.

Bissau, 08/12/2020

NELSON MOREIRA

DEPUTADO DA NAÇÃO

Joelson da Silva