sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Congresso do PRS em risco: GRUPO DE MILITANTES AVANÇA COM PROVIDÊNCIA CAUTELAR PARA A SUSPENSÃO DO CONGRESSO DO PRS

Odemocratagb.com

Um grupo de militantes do Partido da Renovação Social (PRS) interpôs uma providência cautelar no Tribunal Regional de Bissau, requerendo que seja suspenso o congresso do partido marcado para os dias 10 a 13 de janeiro em curso, em Gardete, nos arredores de Bissau.

Os requerentes [Cabi Na Debe, Neto Tonecas Betchiguê, Júlio Biaguê, Vasco Crufe, Udmatumba Cumba Tchuda e Quintino Na Nduk] justificaram a decisão por a Direção da Representação do PRS na Diáspora Europa – Portugal [na veste da Comissão Organizadora do sexto congresso local] não ter realizado a escolha por via de votos de delegados ou por consenso dos militantes do partido, “conforme recomenda o regulamento eleitoral”, optando por cooptar os militantes Salifo Condé, Amadu Indjai e Agostinho.

Os requerentes falam na “denegação da justiça”, por o Conselho Nacional da Jurisdição do PRS, liderado por Roberto Mbesba, não ter proferido um acórdão sobre o pedido de impugnação dos atos praticados pela Direção da Representação do PRS em Portugal, no dia 24 de novembro de 2021, assim como o pedido de aceleração processual na instrução do recurso interposto contra a deliberação tomada pela COC local [Portugal].

Enquanto se aguarda pela decisão do Tribunal Regional de Bissau, a Comissão Organizadora Nacional do Congresso agendou para o dia 09 de janeiro uma conferência de imprensa para falar do encontro magno do partido que vai decorrer sob lema “Legado Político do Dr Koumba Yala face aos desafios do desenvolvimento”, no qual concorrem 10 candidatos à presidência, entre os quais, o presidente cessante, Alberto Mbunhe Nambeia,  o secretário-geral cessante, Florentino Mendes Pereira e  dois candidatos ao cargo de secretário-geral, nomeadamente, Ancelmo Mendes e Lucas Na Sanha.

Há mais de seis meses que o presidente Cessante do PRS, Alberto Mbunhe Nambeia, se encontra em tratamento em Portugal.

Uma fonte confidenciou ao semanário O Democrata que Mbunhe Nambeia estaria em condições favoráveis de saúde e deverá chegar ao país no sábado, 08 de janeiro, antes do início do congresso.

O presidente cessante do PRS poderá vir a desistir da corrida no próprio dia do congresso tal como fez o então presidente Koumba Yalá, no congresso realizado em 2012 e vencido por Nambeia, disse a fonte. 

Por: Tiago Seide

Conheça o percurso empresarial e político do Braima Camará (Bá di Povo).

Por www.mademg15.org

Nasceu a 3 de Agosto de 1968, é natural de Geba, República da Guiné-Bissau, casado, filho de Aladje Mama Camará e de Hadja Fatumata Mané.

Frequentou o ensino primário durante a infância na sua vila de nascença, no leste do país. E dada à falta de estruturas locais para continuar os estudos secundários, viu-se obrigado a mudar para cidade capital, Bissau, onde seguiu os estudos e concluiu o nível liceal, no Liceu Nacional Kwame Nkrumah.

Desde muito cedo, ainda nas difíceis condições de estudante no período noturno, despertado pelo seu apurado instinto empreendedor que passou a falar mais alto, preferiu lançar-se no mundo dos negócios, primeiro, como retalhista com uma modesta banca de vendas no Mercado Municipal Central de Bissau. Depois, começou a deslocar-se para outros mercados, tanto internos como externos, e entre os externos, sobretudo, os africanos e os europeus, concretamente, Senegal, Gâmbia, Portugal e Espanha, estabelecendo contatos de parcerias comerciais e comprando para revender  produtos como vestuários e calçados dos mais procurados naquela época no mercado nacional, para satisfazer a ansiosa necessidade de acompanhamento das tendências da moda jovem.

Os anos passaram, cresceu forte como empresário e, com um significativo capital financeiro arduamente acumulado, investiu na compra de alguma percentagem das ações do então Banco Internacional da Guiné-Bissau, para nunca mais parar de investir e crescer, enquanto foi também frequentando vários fóruns e cursos específicos, para obtenção gradual de mais e melhores conhecimentos em matéria de gestão, até constituir-se num exemplo de sucesso, muito bem posicionado na classe empresarial nacional, entre os demais profissionais na área de negócios a operar no país.

Um dia decidiu abraçar a carreira política com toda convicção, através das pisadas do seu pai, este já falecido, destacado Combatente de Liberdade da Pátria na Região de Bafatá, foi Deputado da Nação durante três legislaturas, Comissário Político do Partido em Sara Djobo a partir de 1974 e Presidente da Comissão Política Sectorial do PAIGC em Ganadú.

Hoje, para além de continuar a orientar com grande dinamismo o seu sólido grupo empresarial, também continuou a afirmar-se cada vez mais como um político carismático e competente, na liderança do fenomenal MADEM G-15.

Trajeto Político

1978-1982 Membro da OPAD (Organização Pioneiros Abel Djassi)​

1983-1985 Membro da JAAC (Juventude Africana Amílcar Cabral).​

1986 Ingressou para as fileiras do PAIGC, Secção de Geba, Sector de Ganadú, Região de Bafatá, tendo sido eleito para o Bureau Politico do PAIGC, de que é membro de pleno direito, no VIII Congresso Ordinário (Gabú) e reeleito no VIII Congresso Ordinário do PAIGC (Cacheu).​

Membro Fundador e Eleito Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM–G15), Reeleito Deputado de Nação

Experiência Profissional

  • Fundador e Presidente da CCIAS – Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços da Guiné-Bissau;
  • Presidente do Conselho de Administração do Grupo Malaika;
  • Acionista e Administrador do Grupo AZALAI HOTELS;
  • Acionista do Banco Internacional da Guiné-Bissau;
  • Presidente da Associação Guineense de Exportadores Caju;
  • Vice-Presidente Câmara Consular Regional da UEMOA;
  • Membro Fundador e Presidente do Conselho Empresarial da CPLP;
  • Presidente do Centro Atlântico de Arbitragem Internacional;
  • Promotor e Fundador da Universidade Colinas de Boé;
  • Promotor e Fundador do FUNPI – Fundo de Promoção à Industrialização de Produtos Agrícolas.
  • Membro Fundador e Vice-Presidente do Conselho Empresarial da CE-CPLP,​

Funções ou cargos ocupados

  • Ministro Conselheiro do Presidente da República para Assuntos Económicos e do Investimento Privado do
  • Presidente da República S.E. Malam Bacai Sanha, Função equiparada a Ministro de Estado.
  • Conselheiro Especial para Assuntos Económicos e Investimento Privado do Presidente da República S.E. General João Bernardo Vieira.​
  • Conselheiro Especial para Assuntos Económicos e Investimento Privado do Presidente da República S.E.Dr. José Mário Vaz
  • Deputado de Nação eleito nas Listas do PAIGC – VIII Legislatura (2008-2012), no Círculo Eleitoral 24 – Sector Autónomo de Bissau.
  • Presidente do Clube Sport Bissau e Benfica de 2000/2013.
  • Deputado da Nação eleito na Lista do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15 em 2019.​

Funções Atuais

  • Deputado da Nação;​
  • Presidente da CCIAS;
  • Presidente do Centro Atlântico de Arbitragem Internacional;
  • Vice-Presidente da Câmara Consular Regional da UEMOA;
  • Vice-Presidente da Confederação Empresarial da CPLP.
  • Vice-Presidente do Conselho Empresarial da CE-CPLP,
  • Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática MADEM G-15

Distinções e Condecorações

  • Distinguido com Medalha de Ouro com Colar pela AIP – Associação Industrial Portuguesa, Câmara Comércio Indústria (primeira individualidade africana a ser condecorada depois de sua fundação há 200 anos).​
  • Distinguido com Troféu de Ouro pelo BID - Business Iniciative Directions, com Certificado de Qualidade instituído pela World Quality (Commitment International Gold Star For Quality).

Formação

  • Diploma Ensino Liceal Kwame N'Krumah;
  • Formação Técnico Profissional em Gestão de Recursos Humanos, em Lisboa;
  • Formação em Comércio Internacional, Banco Mundial;
  • Formação em Comércio Internacional, em Tóquio;
  • Frequência de vários Seminários, Conferencias, Ateliers, Workshops, Fóruns e Cursos de curta duração a nível de investimentos e do sector privado, quer a nível interno, quer a nível sub-regional e internacional.​

Conhecimento de Línguas Nacionais e Estrangeiras

Crioulo (dialeto nacional) e a língua materna Mandinga e com bom conhecimento da língua fula, para além do Português e com um conhecimento suficiente das línguas inglesa e francesa​

Conhecimento Informático

Conhecimento Bom na ótica do utilizador

O Presidente da República, presidiu hoje a primeira reunião de Conselho de Ministros do ano.


Fonte Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

FAO - Entrega de equipamentos e materiais informáticos para reforçar as capacidades das Direções Gerais da Geografia e Cadastro e de Ordenamento território

 Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo

MOPHU/ 07.01.2022 ( sexta-feira)

Entrega de equipamentos e materiais informáticos para reforçar as capacidades das Direções Gerais da Geografia e Cadastro e de Ordenamento território.

Hoje, em Bissau, a Representação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) entregou ao Ministério das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo os equipamentos e materiais informáticos para reforçar as capacidades das Direções Gerais da Geografia e Cadastro e de Ordenamento do Território. 

Os objetos entregues serão:

 Quatro (04) impressoras plotter para a impressão em formato A0; 

 Três (03) computadores portáteis; 

 Três (03) impressoras A3; 

 Cinco (05) GPS.

Esta ação enquadra-se no âmbito da implementação do Projeto N’tene Terra e visa reforçar as capacidades de instituições encarregadas da implementação técnica da Lei de Terra e dos seus Regulamentos, nomeadamente das atividades de delimitação das terras das comunidades locais (tabancas).

 Assim, esta ação vem complementar as atividades de formação e reforço de capacidades de 40 técnicos desta instituição e outras concernentes sobre instrumentos de Diagnóstico Rural Participativo e técnicas de delimitação das terras, ficando assim criadas as condições para dar início aos trabalhos de delimitação das terras comunitárias nas seis regiões-piloto do projeto.

O Projeto N’tene Terra, financiado pela União Europeia e implemantado pela FAO, tem como objetivo contribuir para a melhoria da governação responsável dos sistemas de posse de terra na Guiné-Bissau e visa especificamente: (i) apoiar a implementação da Lei da Terra e seus Regulamentos, através da criação e funcionamento de instituições fundiárias, da delimitação de terras comunitárias e da preparação das condições para a implementação do imposto fundiário; e (ii) reforçar as capacidades das instituições de administração de terras, líderes tradicionais e comunidades sobre governação de terras e direitos da terra, com particular atenção aos aspectos de gênero.


Saudações ao Chefe de Estado pelos profissionais de imprensa.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Cerimónia de cumprimentos do Ano Novo ao Presidente da República General de Exército Umaro Sissoco Embaló e a Primeira Dama:

- Corpo Diplomático, Consular e Organismos Internacionais acreditados na Guiné-Bissau e Embaixadores Nacionais.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Cumprimentos de Ano Novo ao Presidente da República General de Exército Umaro Sissoco Embaló: - Funcionários da Presidência


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló