quinta-feira, 7 de março de 2024

O Conselho Constitucional anunciou uma nova data para o escrutínio. O Presidente cessante, Macky Sall, anunciou a data de 24 de Março, mas o Conselho Constitucional indica o dia 31 de Março.

Senegal: eleições presidenciais marcadas para o final de Março. (ilustação) © William de Lesseux/RFI

Por:  Lígia ANJOS    RFI   07/03/2024 

 Senegal: eleições presidenciais marcadas para o final de Março

Senegal – Depois do adiamento da data das eleições presidenciais, que mergulhou o Senegal numa crise política sem precedentes, o Conselho Constitucional anunciou esta quarta-feira, 6 de Março, uma nova data para o escrutínio. O Presidente cessante, Macky Sall, anunciou a data de 24 de Março, mas o Conselho Constitucional indica o dia 31 de Março.

As eleições presidenciais no Senegal estão marcadas para o final deste mês de Março, anunciaram a presidência e o Conselho Constitucional esta quarta-feira. No entanto, persistem incertezas quanto à data exacta, com a Presidência a anunciar que a primeira volta teria lugar em 24 de Março e o Conselho Constitucional a fixá-la para 31 de Março.

O Conselho Constitucional rejeitou as recomendações do diálogo nacional que defendeu eleições a 2 de Junho e a reabertura da lista de candidatos além dos 19 já validados. Em resposta, o Presidente Macky Sall anunciou uma nova data das eleições presidenciais: domingo, 24 de Março.

Num comunicado de imprensa, o governo anunciou que a primeira volta das eleições presidenciais seria realizada a 24 de Março: "O Presidente da República informou o Conselho de ministros da marcação da data das eleições presidenciais para domingo, 24 de Março de 2024". O Presidente também dissolveu o governo, o primeiro-ministro, Amadou Ba, deixou o cargo para se dedicar à campanha eleitoral, e foi substituído pelo ministro do Interior, Sidiki Kara.

O Conselho Constitucional marcou a votação para 31 de Março, justificando que a data foi definida para “compensar a inércia das autoridades competentes”.

Os membros do Conselho Constitucional lembram que o mandato do chefe de Estado termina a 2 de Abril, pelo que não é possível organizar eleições depois desta data, rejeitando a possibilidade de o Presidente cessante se manter no cargo como presidente interino, caso um novo chefe de Estado ainda seja eleito até 2 de Abril. O Conselho Constitucional rejeita outra recomendação feita por Macky Sall, declarando que a lista de 19 candidatos já validados pela instituição não deveria ser revista.

O Senegal enfrenta uma grave crise política desde o anúncio do Presidente senegalês, que decidiu adiar as eleições presidenciais de 25 de Fevereiro para 15 de Dezembro. Este adiamento foi interpretado como sendo um "golpe de Estado constitucional" pela oposição e por grupos da sociedade civil, desencadeando actos de violência de que resultaram mortos.

SAÚDE: Cientistas descobrem número de passos diários para reduzir risco de morte... Um novo estudo apontam o número mínimo de passos diários benéficos para a saúde de pessoas sedentárias.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto    07/03/24 

Há mais razões para exercitar-se, de acordo com dois novos estudos científicos. Uma investigação feita por investigadores da Universidade de Sidney, na Austrália, e divulgada terça-feira no British Journal of Sports Medicine, indicou que cada passo conta para diminuir o risco de morte em pessoas sedentárias.

Segundo os cientistas, cada passo dado até aos 10 mil reduz o risco de morte e de doenças cardiovasculares graves. Este estudo é o primeiro a indicar as percentagens relativas à redução do risco de morte única e exclusivamente a partir da caminhada.

A investigação envolveu 72.174 voluntários que tiveram a sua caminhada diária monitorizada, durante sete dias, através de uma pulseira eletrónica. Depois, os dados foram comparados com os seus históricos de saúde. Foi assim que os autores do estudo concluíram que o ideal é dar entre nove a 10 mil passos por dia para reduzir em 39% e 21% o risco de morte por qualquer causa e de doença cardíaca grave, respetivamente. Para obter metade dos benefícios, os cientistas descobriram que eram necessários dar quatro a 4,5 mil passos.

"Estes resultados mostram que as pessoas podem e devem tentar compensar as consequências para a saúde do inevitável tempo que passam paradas, a trabalhar sentadas, por exemplo, e que isso pode ser feito aumentando a sua contagem diária de passos", afirma o cardiologista Matthew Ahmadi, o principal autor do estudo, em entrevista ao portal da Universidade de Sidney.

Um outro estudo, realizado por investigadores da Universidade de L’Aquila, em Itália, e publicado no BMJ Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry, indica que o risco de acidente vascular cerebral (AVC) também diminui quando colocamos o corpo em movimento. Os cientistas referem que a recomendação da Organização Mundial da Saúde, de 150 minutos de atividade moderada por semana, levou a uma redução entre 18% a 29% do risco de AVC.


Leia Também: Neurocientista aponta três alimentos que nos envelhecem mais depressa 

STJ: DESPACHO № 07/PSTJ/2024

 


Comunicado de secretariado nacional de Madem-G15.




SAÚDE: Investigadores criam sistema que previne pé diabético através de app

© iStock

POR LUSA    07/03/24 

Investigadores do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) desenvolveram um sistema que, incorporado num sapato e ligado a uma aplicação móvel, permite monitorizar o pé diabético e prevenir o desenvolvimento de complicações.

A tecnologia desenvolvida no instituto do Porto foi integrada na palmilha de um sapato específico para o pé diabético, uma das complicações mais graves da diabetes.

O sistema foi desenvolvido no âmbito do SMART-HEALTH-4-ALL, projeto europeu que terminou em junho de 2023 e que culminou na criação de vários dispositivos médicos, entre os quais o 'My Care Shoe'.

"O que fizemos foi uma integração inovadora", afirmou, em declarações à Lusa, Nilza Ramião, investigadora que liderou o projeto e coordena as unidades de biomecânica e saúde do INEGI.

Segundo Nilza Ramião, o sistema desenvolvido integra sensores - que permitem monitorizar a zona planetária e dorsal do pé, mas também as zonas de maior tensão - e atuadores, que, de forma preventiva, permitem aumentar a circulação sanguínea.

"É um sapato para prevenir a úlcera do pé diabético", destacou a investigadora.

O sistema recolhe informação "em tempo real" sobre as três zonas do pé (antepé, retropé e mediopé) e envia-a, via 'Bluetooth', para uma aplicação móvel, que pode ser controlada pelo doente.

Na aplicação, pequenas bolas retratam os sensores integrados na palmilha e variam de cor consoante os níveis de pressão, alternando entre verde, amarelo e vermelho.

O vermelho surge quando é detetada hiperpressão e nessa situação é enviado para a aplicação móvel um alerta, sugerindo ao doente que faça um exercício de compensação.

"Ao acionar, o sistema de ativação vai abrir e fechar as válvulas de forma a redistribuir o ar para a zona das hipertensões", esclareceu, também à Lusa, a investigadora Arcelina Marques, acrescentando que o exercício, com uma duração de cerca de 40 segundos, requer que o doente esteja parado.

Outra funcionalidade da aplicação "extremamente útil para a prevenção" da doença passa pela estimulação sanguínea. O doente pode ativar este exercício através da aplicação que aciona a vibração da palmilha, estimulando "internamente o fluxo sanguíneo".

À semelhança de um telemóvel, a palmilha tem de ser carregada. Se o uso do sistema for intenso a palmilha tem uma duração de quatro horas, caso não o seja poderá durar todo o dia.

A par destes exercícios, o doente pode aceder ao histórico de alertas e dados sobre a sua condição.

Segundo a investigadora, que é também docente no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), os dados registados na aplicação podem ainda ser monitorizados por um médico, uma vez que a aplicação está diretamente ligada a um 'site'.

"Em função das características do paciente, o médico prescreve uma série de exercícios e depois pode avaliar mediante os dados recolhidos pela aplicação de forma a acompanhar nas consultas", acrescentou Acerlina Marques.

Nilza Ramião admitiu, no entanto, que a utilização deste sistema não substituiu as orientações médicas, pretendendo ser uma solução para "ajudar e prevenir" a doença.

O protótipo foi testado em seis pessoas sem a doença, estando neste momento os investigadores a otimizar algumas das funcionalidades da aplicação. Assim que concluída essa fase, tencionam testar a tecnologia em cerca de 200 doentes com diabetes.

Posteriormente, a intenção é avançar com a certificação do sistema desenvolvido e, com isso, potenciar a sua prescrição médica, para que o sapato possa ser acessível a todos os doentes.

No desenvolvimento do sistema estiveram envolvidos a Ortomedical, Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI), Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e o 2CABraga -- Centro Clínico Académico.

Com um financiamento comunitário superior a quatro milhões de euros, o projeto SMART-HEALTH-4-ALL arrancou em 2020 e reuniu mais de 20 parceiros entre empresas e instituições científicas.



Leia Também: Investigadores do Porto querem usar IA no diagnóstico de cancro

Cabo Verde participa no encontro internacional para proteção dos oceanos

© Lusa

POR LUSA   07/03/24 

Cabo Verde é o país convidado do encontro internacional de Líderes Azuis, dedicado à proteção dos oceanos, que hoje decorre em Bruxelas, apresentando o trabalho realizado pelo país no âmbito da economia azul.

O ministro do Mar, Abraão Vicente, participa do evento para dar conta da experiência cabo-verdiana ao nível da economia azul -- atividades relacionadas com os oceanos, da pesca ao turismo, entre outras -- e sua relação com princípios de sustentabilidade.

A organização Líderes Azuis inclui 24 países -- entre os quais, Portugal, o único lusófono -- que apelam a ações urgentes para salvar o oceano global face à crise climática, à sobrepesca, à poluição e a outras ameaças.

O grupo nasceu durante a Cimeira do Clima de 2021 (COP26), altura em que os países constituintes assinaram uma declaração com dois princípios principais: estabelecer "uma nova meta global para proteger pelo menos 30% do oceano global até 2030" e "concluir rapidamente um novo tratado das Nações Unidas para conservar e proteger a biodiversidade no oceano além da jurisdição nacional".

O encontro de hoje faz parte do programa da presidência belga do Conselho Europeu.

O programa do encontro prevê painéis de discussão com representantes de Governos e organizações internacionais da área da ciência e juventude.

Um dos principais documentos em foco será o Tratado de Biodiversidade de Áreas Além da Jurisdição Nacional das Nações Unidas (Tratado BBNJ ou Tratado de Alto Mar) e a ligação entre o oceano e o clima.

Na qualidade de arquipélago no oceano Atlântico, a quase totalidade do território de Cabo Verde é constituída por mar, ao qual o país -- 10 ilhas, nove habitadas -- está ligado para quase todas as áreas de atividade económica e social.



Leia Também: Governo de Cabo Verde quer manter conserveira Atunlo

Guiné-Bissau : Campanha de castanha de caju 2024, entrevista com Mestre Mamadu Serifo Baldé Consultor em Economia e Gestão


 Radio Voz Do Povo 

PRESIDENTE DA REPÚBLICA RECEBE MISSÃO DO FMI

 Presidência da República da Guiné-Bissau / @Radio Voz Do Povo

O Chefe de Estado recebeu, hoje, uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI), liderada por Jose Gijon, que se encontra no país para a avaliação ao programa de Facilidade de Crédito Alargado para a Guiné-Bissau, aprovado no final de Janeiro, 2023, no valor de 35,3 milhões de euros, que será executado nos próximos três anos.  

O programa do FMI relativo a Guiné-Bissau visa apoiar as reformas desenhadas pelo país, com o objetivo de estabilizar a economia, melhorar a competitividade e fortalecer a governação. A missão tem como objectivo avaliar como as metas e critérios exigidos no âmbito do Programa Alargado de Crédito estão a ser atingidos.

Até finais do Maio, a Guiné-Bissau pode beneficiar de 6 biliões de CFA para o apoio orçamental no quadro Programa de Assistência financeira do FMI. O Chefe do Estado General Umaro Sissoco Embalo recebeu hoje (06.03) a missão do Fundo que se encontra no país para avaliar o Programa.  @Radio Voz Do Povo


Presidente senegalês, Macky Sall, dissolve o Governo e, substitui o Primeiro-Ministro Amadou Ba pelo Ministro do Interior, Sidiki Kaba e, define 24 de março como nova data para eleições presidenciais.

//TV VOZ DO POVO _ France_24

SENEGAL DEFINE 24 DE MARÇO COMO NOVA DATA PARA ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

O Presidente senegalês, Macky Sall, agendou um adiamento das eleições presidenciais para 24 de março, disse o governo na quarta-feira, depois de um tribunal superior ter decidido que uma proposta para realizar a votação após o seu mandato expirar, em 2 de abril, era inconstitucional.

O anúncio encerra uma noite dramática em que Sall dissolveu o governo e substituiu o primeiro-ministro Amadou Ba pelo ministro do Interior, Sidiki Kaba, para que Ba, o candidato presidencial da coligação no poder, possa concentrar-se na sua campanha eleitoral, disse a presidência.

Anteriormente, o Conselho Constitucional decidiu que uma proposta de uma comissão de diálogo nacional para a votação a realizar em 2 de Junho não estava em conformidade com a Constituição.

“O Presidente da República informou o Conselho de Ministros que a data das eleições presidenciais estava marcada para domingo, 24 de março”, disse o conselho de ministros pouco depois em comunicado.

 O anúncio é a mais recente reviravolta numa crise eleitoral que já dura há um mês e que provocou agitação violenta e avisos por parte dos aliados internacionais do Senegal de que a sua reputação como uma das democracias mais estáveis ​​da África Ocidental atingida por golpes de Estado está sob ameaça.

A turbulência tem origem numa tentativa frustrada das autoridades de adiar a votação de 25 de Fevereiro para Dezembro. Sall citou preocupações sobre disputas eleitorais para a mudança, mas alguns membros da oposição disseram que equivalia a uma tentativa de golpe institucional.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA RECEBE DIRECTOR GERAL DA MENZIES AVIATION

O Presidente da República recebeu hoje em audiência, Aliu Soares Cassamá, Diretor Geral da Menzies Aviation Bissau.

Na ocasião, o Director Geral apresentou ao chefe de Estado a certificação de serviço de qualidade do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, emitida após uma auditoria internacional realizada pela Associação Internacional dos Transportes Aéreos (IATA). Esta conquista confirma que o Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira reúne todas as condições de segurança exigidas pela IATA, e permitirá que mais companhias aéreas possam operar na Guiné-Bissau.

 Presidência da República da Guiné-Bissau