quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Navio russo foi libertado no Senegal

Navio russo, Oleg Naydenov, apreendido a 4 de Janeiro no Senegal, acusado de pesca illegal.
Ao longo de duas semanas diplomatas senegaleses, russos e guineenses negociaram a libertação do navio de pesca industrial russo apreendido com 85 tripulantes, dos quais 22 guineenses. A embarcação foi libertada pelas autoridades senegalesas em troca de 600 milhões de francos CFA.

Foi libertado o navio russo, Oleg Naidiónov, detido no passado dia 3 de Janeiro por militares senegaleses nas águas da Guiné-Bissau e escoltado até ao porto de Dacar. 

Guiné-Bissau: Relatório semanal do UNIOGBIS confirma invasão da sua sede em Buba


Bissau - O relatório semanal do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) confirmou, esta terça-feira, 21 de Janeiro, a invasão da sua sede na cidade de Buba, região de Quinara, sul do país, tal como foi noticiado pela PNN a 17 de Janeiro.

Na semana passada a PNN informou que o escritório do UNIOGBIS em Buba foi ocupado, a 16 de Janeiro, pelos militares e elementos da Guarda Nacional. A situação ocorreu quando o grupo de homens armados se dirigiu às instalações do UNIOGBIS, com a finalidade de confirmar que no local havia informações sobre a presença de Carlos Gomes Júnior, o ex-Primeiro-ministro deposto pelos militares a 12 de Abril de 2012, que estaria escondido em Buba.

Renamo ataca em Tete

Homens armados da Renamo atacaram um posto de policial de “guarda-fronteira” a norte do Distrito de Moatize.

De acordo com a Folha de Maputo, populares de Zóbuè estão em fuga para o vizinho Malawi.

Um oficial das Forças Armadas e Defesa de Moçambique a ocorrência do ataque pelos homens armados da Renamo, tendo os guarda-fronteira contra-atacado.

A mesma fonte não adianta se o ataque terá provocado vítimas ou danos à infra-estrutura.

Com este ataque sobe para três o número de províncias a registar a presença de homens armados da Renamo.

 http://www.voaportugues.com/content/renamo-ataca-em-tete/1835522.html