domingo, 7 de agosto de 2022

O Presidente da República e Presidente em Exercício da CEDEAO General de Exército Umaro Sissoco Embaló, assistiu hoje, as comemorações do 62º Aniversário da Independência da Costa do Marfim.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Final da Taça da Guiné-Bissau 🇬🇼 - O clássico Jogo de futebol que colocou frente a frente as equipas do Benfica de Bissau e o Sporting de Bissau.

Parabéns ao Benfica, pela conquista do troféu.👇
Braima Camará - Bá Di Povo

Leia Também: 

 
JORNAL ODEMOCRATA  07/08/2022  

O campeão da Guines-liga, Sport Bissau e Benfica, derrotou este domingo, 07 de agosto de 2022, o Sporting Clube da Guiné-Bissau e sagrou-se campeão da Taça da Guiné da época desportiva 2021/2022.

Os encarnados somaram hoje o 10.º título deste troféu, ao derrotar os leões de Bissau por uma bola sem resposta, fazendo a dobradinha nesta época desportiva ao ganhar o campeonato nacional “Guines Liga” e a Taça da Guiné. 

A final da Taça da Guiné foi disputada no mítico Estádio Lino Correia, em Bissau, que contou com as bancadas cheias e constatou-se igualmente a presença de várias personalidades ligadas ao desporto, membros do governo e dirigentes políticos. 

As águias de Bissau marcaram o golo que lhes valeu o título logo no início da partida, aos 3 minutos, por intermédio do avançado Albertine dos Santos, que foi substituído aos 30 minutos por lesão.

Após o golo do Benfica, os leões tentaram reagir, mas não conseguiram chegar à baliza adversária. Embora ambas as equipas perderam grandes de fazer golos, a partida foi dominada pelos encarnados que por duas vezes tentaram marcar, mas não souberam finalizar. 

No final do jogo, o treinador do Benfica, Bentem Culubali, visivelmente emocionado, disse que sentiu-se realizado em conquistar dois troféus nesta época.

Explicou que trabalhou arduamente para conquistar os dois troféus, como também elogiou a equipa adversária pelo trabalho realizado.

Culubali assumiu a equipa das águias na segunda volta do campeonato a 8 jornadas para o fim da época desportiva.  

O treinador do Sporting Clube da Guiné-Bissau, Pedro Dias, não prestou declarações aos jornalistas. 

Para o presidente do Sport Bissau e Benfica, o Wilson Pereira Batista, a conquista dos dois troféus nesta época desportiva não caiu do céu, mas “foi um trabalho da equipa”.


De recordar que o Sport Bissau Benfica, venceu 10 troféus da Taça da Guiné-Bissau e o Sporting Clube da Guiné-Bissau 7.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: Marcelo Na Ritche

O deputado Bernardo Braima Mané (Braima Cubano) recebe cartão do Madem-G15

Radio TV Bantaba 

Chegamos à Costa do Marfim! - À convite do seu homólogo, o Presidente Da República General Umaro Sissoco Embaló igualmente Presidente em exercício da CEDEAO, chegou nesta tarde 06 de Agosto de 2022, a Yamoussokro, para assistir a comemoração da festa nacional da Costa de Marfim, amanhã.

 Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

O Presidente da República, desloca-se à Yamoussoukro - Costa do Marfim, para assistir as comemorações do Dia Nacional.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló



© Reuters

Notícias ao Minuto  06/08/22 

O Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, anunciou hoje um indulto presidencial ao antecessor e antigo rival Laurent Gbagbo, sobre quem impendia uma pena de prisão de 20 anos no seu país devido à crise pós-eleitoral de 2010-2011.

"Numa tentativa de reforçar a coesão social, assinei um decreto concedendo um indulto presidencial a Laurent Gbagbo", anunciou Ouattara, num discurso que assinala no 62.º aniversário da independência da Costa do Marfim.

O chefe de Estado anunciou ainda que pediu que as contas de Gbagbo "fossem descongeladas e que as anuidades em atraso fossem pagas".

Ouattara indicou ainda que assinou um decreto em que concedeu a "libertação condicional" de duas antigas figuras do aparelho militar e de segurança do regime de Laurent Gbagbo -- o contra-almirante Vagba Faussignaux, antigo chefe da Armada, e o major Jean-Noël Abéhi, antigo chefe do esquadrão blindado da gendarmaria de Agban em Abidjan, condenadas pelo seu papel na crise de 2010-2011.

Laurent Gbagbo, 77 anos, absolvido em março de 2021 de crimes contra a humanidade pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia, para onde foi transferido no final de 2011, regressou ao seu país em junho de 2021.

Embora nunca tenha sido preso desde o seu regresso, Gbagbo enfrentava uma pena de 20 anos de prisão na Costa do Marfim por "roubo" do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) durante a crise de 2010-2011.

A crise foi desencadeada pela recusa de Gbagbo em reconhecer a vitória de Alassane Ouattara nas eleições presidenciais no final de 2010, o que levou a um surto de violência que provocou cerca de 3.000 mortos até à detenção de Laurent Gbagbo em Abidjan, em abril de 2011.

Em outubro de 2021, Laurent Gbagbo lançou o Partido do Povo Africano-Costa do Marfim (PPA-CI, na sigla em francês), uma nova formação política pan-africanista de esquerda, anunciando a intenção de se manter politicamente ativo até à sua morte.

Presidente da Costa do Marfim concede indulto presidencial a antigo rival

O Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, anunciou hoje um indulto presidencial ao antecessor e antigo rival Laurent Gbagbo, sobre quem impendia uma pena de prisão de 20 anos no seu país devido à crise pós-eleitoral de 2010-2011.


Leia Também: Presidente da Costa do Marfim debateu tensão com o Mali com mediador