quarta-feira, 2 de maio de 2018

O presidente da Câmara do Comércio da Guiné-Bissau, António Nunes, disse que espera para ver como o negócio com os senegaleses vai avançar, mas afirmou ter muitas dúvidas e ainda quer saber como se vai fazer com o resto da castanha que não será comprada.

António Nunes quer saber quem vai comprar as 80 mil toneladas que vão sobrar, já que, sublinhou, os senegaleses apenas prometem comprar 120 mil das 200 mil toneladas anunciadas pelo Presidente guineense como a previsão da safra deste ano.

O presidente da Câmara de Comércio, António Nunes apresentou hoje dados sobre Cajú, em que se diz que, de acordo com a taxa tributária fixada pelo governo guineense em 614 mil francos CFA, o preço de referência de 1.000 francos não é realístico.




Braima Darame

A composição do novo Secretariado Executivo da CNE:


Foi nesta segunda feira, pelas 10 horas, empossados, pelo Presidente da Assembleia Nacional Popular – ANP, Sua Ex.ª. Eng.º Cipriano Cassama, os novos membros do Secretariado Executivo da Comissão Nacional de Eleições – CNE que havia sido eleito, no passado dia 19 do corrente mês, por 94 votos a favor, num universo de 98 Deputados da ANP em efectividade de funções presentes, correspondente a 96% dos votos, para um mandato de 4 anos.

A composição do novo Secretariado Executivo da CNE:
José Pedro Sambu – Presidente;
N´Pabi Cabi – Secretário Executivo;
Felisberta Moura Vaz – Secretária Executiva Adjunta;
Idriça Djaló – Secretário Executivo Adjunto.















Fonte: Cne Guiné Bissau 

POLÉMICA: Sector privado teceu duras críticas contra Presidente José Mário Vaz - Reações/Comentários

O presidente da Associação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau, Jaime Boles Gomes

O presidente da Associação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau, Jaime Boles Gomes, espera que se inicie o mais rapidamente possível a compra da castanha de cajú ao produtor, no preço anunciando, antes do início da época das chuvas.

Boles Gomes disse ainda que, no périplo que fez pelo interior do país, constatou que não há campanha a decorrer, ou seja, tudo se encontra parado divido ao impasse à volta do preço de referência de mil francos anunciado pelo Presidente da República.

O Presidente guineense anunciou, a 24 de março, que o preço de referência de compra do caju no produtor em 2018 será de mil francos cfa (cerca de 1,5 euros), mas desde aquela altura o produto não tem sido comprado pelos comerciantes. Várias vozes já se levantaram contra o preço anunciado pelo líder guineense.

O ministro do Comércio do Senegal, Alioune Sarr, anunciou que duas empresas senegalesas vão comprar 120 mil toneladas de caju à Guiné-Bissau ao preço de referência de 1.000 francos cfa (1,5 euros).

O anúncio foi feito na terça-feira ao final do dia, depois de dois dias de intensas negociações entre empresários senegaleses e guineenses e mediadas pelos ministros do Comércio de ambos países. O preço acordado é o preço de referência anteriormente fixado pelo Presidente guineense.

POLÉMICA: Sector privado teceu duras críticas contra Presidente José Mário Vaz


O presidente da associação dos exportadores guineense, Mamadu Jamanca

O presidente da associação dos exportadores guineense, Mamadu Jamanca, disse que o Presidente da República está a marginalizar o sector privado guineense em benefício dos estrangeiros, a colocar em risco a campanha da castanha de cajú, a politilizar a atividade económica e a mandar prender quem não cumprir com a sua imposição.

A campanha de comercialização da castanha de caju da Guiné-Bissau foi declarada aberta por José Mário Vaz, a 24 de março passado, mas até hoje o produto ainda permanece nas mãos dos agricultores.

Os compradores internacionais, indianos e vietnamitas maioritariamnete, recusam-se a adquirir o produto pelo preço de referência fixado pelo Presidente guineense, 1.000 francos CFA por cada quilograma no agricultor.

Reações/Comentários

Lopes Sebastiao: Bo munturus bo Tarda na kansa es povo ku pres saclata

Bubex Ensa: Viva jomav doe a aquém doer mas é 1000kg mas nada

Mamassamba Taco Darame: Djubi si rosto gora so bata fasi se sakalata ma bona contra ku jomav bade saltes

Lamine Wague Sila: Kkkkkk

Nino Silvajunior: Má nka fia si abo propi i Guinnesse , bo nega compra coco na preço di 1000xof na mon di bo povo , i bai tissi estrangeiro PA é bim compral .
Ke bo misti , comerciantes gox td entra na política né ? 
Bá pa kussa di bo donas !!

Ansumane Uie Seide: Abos i diabos merdas nferno ki bo na bai

Braima Djalo: Viva Jomav viva 1ooo

Bacarii Mane: KKKKK CARÁS sim vergonha kantu tempo ku bo compra caju de bo maneira ?
Bo ka lembra de kuma tem tá kanba ou sta bo na pó gos e sta dja na pekadur bo sofre djito ka tem.

Maany Baldé: Olha se não têm dinheiro pra comprar em 1.000xof, então afastem, desde quando q os agricultores estão a sofrer, enganagos postos a morte lenta, enquanto vcs estão eriquecendo ilicitamente, quantos anos q ja compraram cajú no preço de 100francos? Sempre...Ver mais

Bubex Ensa: Essis i criminosos tdo; 1000kg ki kusa k dé elis; tdo contra; ate estrangeiros mas concorda k 1000kg logo presidente i kulpado meu deus; ate nunde k nó na kaba k é criminosos na nó pais????? Forte verogonha mexmo

Bubex Ensa: Falta di firo quinti na bó kadera di futis k pui é tanto falto de respeito ao presidente.
Viva jomav povo sta k bo 100%

Jeremias Tamba Jeremias: Jomav na duca boss, bo custuma ncana povos

Pedro Monteiro Nancassa: Bardade Ka sabi ôbi , i dipus Itá tarda pa odjsdo principalmente nunde que fome tem diante que caminho, um dia ina subido...Quim que sta na bom caminho...

Zé Jacaria Jafuno: Bo bai fasi canpanha na ceu kuda bo na ronca ba kus no vez ki tchica

Nelson Biague: Pá é dixa djintis bô. Camponeses dibidi fica di REFEM na bô mão 🤚?
Abôs k tá cumpra CUCO na preço di 25 fcfa i bô exportal pá 1.250 fcfa. 
Assim k bô misti, pa continua vive na sombra di CAMPONESES???
Dipus di bô exporta nundê k bô tá pui LUCRO?
Cumpra 🚘?
Cumpra Mindjeris?
Nundê k bô tá investi nel?

Lino Mendes: Certo irmão 👏👏👏

Alcides Fernandes Lopes: Estamos no mercado livre a concorrência é ótimo para os produtores.Se tu não tens dinheiro para comprar é melhor sair do mercado.

Lino Mendes: Home bai kudji cadju si buka tene dinheiro pa cumpra cuco

Aladje Seco Sila: Djila na puder cabo pera nada di especial a nao ser djilandadi

Augusto Farã Catchia: olha esse senhor devia abrir uma quinta de caju assim deixa de correr risco de perder e nao estar a espera do produto dos outros para poder ganhar mais .. mas sera que esse senhor nao tem a vergonha na cara de dizer tudo que disse ... ma si kil garandis de tabanca oubiu ba nam e ta trata ba mu bo assim buta ganha mass juizo

Adul Assis Djaló: Pa jomav cumra caju pai para kansa povu

Samuel Seidi: Ummmmm ma djintes ista sego na guine ma um dia bona da tempo razão obrigado djamanca vc falou a verdade deixa otarios de lado um dia buna bim ntimde quim ki jomav

Amadu Buaro Gas: Bo malvadessa ku bo na paga sim 
Jomav na djuda povo abos Bona tenta marginaliza és povo 
Bo na matil fofokeros bota misti kume sabi só Kuba famílias ma kila na kaba 
Viva presidente da República José Mário Vaz homi di bardade ki di trabalho

Jaime Manuel Quade: Coitados as pessoas não vêm o mal que chegou com falso 1000xof Por kg

Santos Lacaram Guigui: Boka seta entra nogaciação só na saclata bota fala presidente fasi ké

Braima Tcham: Mas bo fala 1000 xof i ca bom preço. Mas na kil preço cu estrangeiro na cumpral gos gora kuma ki é na rico?

Jogos Gomes: Pretos di Guiné i problemas, economia ca misti djunda djunda, no sta um di efeito domino i Cai tudo ta Cai, ki cadju no mata cumpanher imaginau si petroleo ku bauxite cunsa explorado.

Messias Antonio Djo: Como é que podemos entender o vai vem da Guiné-Bissau? 
Bem que fomos apresentado grupo dos compradores Indianos, onde afirmaram que vão comprar nesse preço.
Como o presidente já fixou o preço de compra diretamente aos produtores, vocês têm que lhe exigir fixar o preço da na balança grande.

AbulaiRiquelmefati Fati: Mamadu jamanca por favor deixa deixa vcs empresários guineenses não têem a pena dos vossos cidadãos como axxim que vergonha .
...............!!!!!!!!!!!!!!!!

Francisco Biai: Pa para n,gana guintis bo, bo mas misti lucra de ki donos de hortas

Benvindo Domingos da Costa: Bô ta tissi djintis arroz ku ka bali, pa bim troca ki kuku, bô ta fassi campanha bô mara indianos mon, som kumpra carros bonitos. Kuma empresários, Kantu ano na fassi campanha nim nada bô ka pudi tene.
Nim si kuku i 100cfa, bô na falam som i carru.
Que se lixem!


Fernando Flamengo, presidente da Associação Industrial da Guiné-Bissau

Fernando Flamengo, presidente da Associação Industrial da Guiné-Bissau, disse hoje que o Presidente da República tomou uma decisão política sobre a campanha da castanha de Cajú que envergonha o sector privado nacional.

A campanha de comercialização da castanha de caju da Guiné-Bissau foi declarada aberta por José Mário Vaz, a 24 de março passado, mas até hoje o produto ainda permanece nas mãos dos agricultores.

Os compradores internacionais, indianos e vietnamitas maioritariamnete, recusam-se a adquirir o produto pelo preço de referência fixado pelo Presidente guineense, 1.000 francos CFA por cada quilograma no agricultor.

Reações/Comentários

Sule Camara Camara: SIBU KA MISTE CUMPRAL NA 1000 bai yabri bu orta bôô, Jomav defesa dos pobres

Ussumane Bolo Darame: Bandedos ano passado bo cumral e ano bota bem ki munturdede

Augusto Farã Catchia: olha nao queres comprar por mil frcs cfa entao deixa quem quizer que compra .. quem es tu mais que um presidente da republica?

Augusto Farã Catchia: olha meu amigo braima camara por favor tira esse video do senhor que falar porque eu como agricultor nao quero ver esse senhor a falar dessa maneira . quer dizer ele se enriquezer a custa dos outros poque os antepassados dele ja enrequeseram da mesma maneira a custa do povo guineense quando era a cultura de amendoim e coconotes mas esta enganado com jomav nao te safas sou bandido

Conta Abas: Guine i pena na tudo pacis di Africa kadja i 2000 pabia ki Guine Ka pudi kunpura pa 1000 fcf

Bacarii Mane: Abos todo bo montros má bo negá ba.é bo dissa só outros djintes na compra

Lopes Sebastiao: Kkkkk bo na kume bo coco
Jomav Homi Certu
Sibo ka pudi kunpra bo sai bo peranu.

Bo kusta vivi na kalur de agricultores

Fonte: Braima Darame

Balanço 1° de Maio: HOSPITAL SIMÃO MENDES REGISTA DOIS ÓBITOS DEVIDO A ACIDENTES DE VIAÇÃO

O serviço de urgências do Hospital Nacional Simão Mendes registou dois casos devidos a acidentes de viação, no âmbito das comemorações da festa dos trabalhadores, 1° de maio. Segundo o director do serviço de Bloco de Socorro daquele que é considerado o maior centro hospitalar do país, durante o dia da comemoração do 1° de maio registaram 26 casos no total, dos quais 12 resultantes de acidentes de viação com dois óbitos e 14 de agressões fisicas.

Leibneiz Bacame Vaz informou ainda que, no universo de 12 casos de acidentes de viação, há uma pessoa que se encontra em estado grave e está internada no serviço de Cuidados Intensivos, a receber tratamento médico. Explicou neste particular que o primeiro óbito foi em consequência de um acidente de viação que ocorreu na zona de Gardete (Cumura), região de Biombo. O outro caso de óbito também devido a um acidente de viação aconteceu na zona sul, mas a pessoa foi evacuada até hospital e acabou por falecer.

O director do bloco assegurou que os 14 casos de agressões físicas são todos ligeiros, tendo sido atendidos e as vítimas foram todos mandados para a casa. Contudo, concluiu que o balanço que se faz este ano (2018) em relação ao ano passado em comparação com o ano passado (2017) é negativo .

Referiu que as maiorias de casos de acidentes da viação resultam-se de destrações da parte dos motoristas ou do peão, dado que muitas vezes o condutor se encontra emestado de embriaguez.

HOSPITAL MILITAR REGISTA ONZE CASOS DE ACIDENTE DE VIAÇÃO E SEM NENHUM ÓBITO

Entretanto, o director clínico do hospital militar principal, Júlio Na Fantché, explicou à imprensa que aquele centro hospitalar registou no dia da festa do 1° de Maio, onze (11) casos de acidentes de viação e não obterem nenhum óbito.

Explicou ainda que o serviço de urgência não registou casos de agressões físicas este, pelo que sublinhou que o hospital recebeu menos casos de acidentes ou agressões físicas em comparação com o ano passado.

Por: Aguinaldo Ampa

OdemocrataGB

Mãe Compra Blocos De Cimento E Usa-Os De Formas Em Que Nunca Pensei. Aqui Estão 15 Ideias Deslumbrantes


Embora blocos de cimento possam parecer feios, existem na verdade muitas formas úteis de lhes dar um novo propósito para trazer beleza e funcionalidade à sua casa. Se tens alguns na sua casa ou sótão, está com sorte.

Aqui estão as nossas 15 ideias para blocos de cimento Faça Você Mesmo.

Escada Exterior
Empilhe e escale blocos de cimento para criar um bela escada exterior.


Source: The Figure 5

Centro de Entretenimento
Quão interessante é isto!?! Pode criar o derradeiro centro de entretenimento com alguns blocos de cimento.


Source: Parka Avenue

Banco Exterior
Alguns blocos de cimento, peças de madeira e algumas almofadas podem juntar-se para criar um adorável banco de pátio.


Source: decoist

Canteiros De Jardim
Crie um jardim de fantasia no seu próprio quintal com blocos de cimento.


Source: The Sacramento Rose

Mesa De Cabeceira
Tem procurado uma mesa de cabeceira? Agarre em três blocos de cimento e está feito!


Source: Dwell

Base Para Cama Com Armazenamento
Blocos de cimento criam uma base robusta para a sua cama e oferecem armazenamento.


Source: Design Tripper

Fogueira
Agarre nos seus amigos e em alguns marshmallows e construa uma fogueira acolhedora com blocos de cimento.


Source: Must Add Fabric Softner

Mobília Colorida De Quintal
Pode pintar os seus blocos de cimento para adicionar cor ao seu quintal com moldura inovadora.


Source: It's Sunny in My Soul

Futon Com Espaço Acolhedor
Tudo o que precisa é uma almofada confortável e alguns blocos de cimento para criar esta peça engraçada na sua casa.


Source: Claudio Paguiar

Estante De Livros
Crie uma estante para livros com madeira compensada e dois blocos de cimento.


Source: New Zealand Design Blog

Parede Exterior
Se procura um pouco de mais privacidade, pode construir uma parede com blocos de cimento. Pode mesmo adicionar alguns na horizontal e adicionar vasos.




Mesa De Vasos
Pode ainda usar o mesmo método para criar uma mesa com vasos.


Source: Design Sponge

Jardim Em Pirâmide
Pode dispor blocos de cimento de forma a criar um jardim em forma de pirâmide.

Source: NewsLinQ

Buffet Exterior
Torne a sua festa de quintal central com este buffet exterior que não poderia ser mais fácil de criar.

Source: Better Homes &Gardens

Assentos Exteriores

Source: ispaci
Terá sempre assentos suficientes para a sua família e amigos com estes bancos de blocos de cimento.

Por favor PARTILHE isto com os seus amigos e família.

By Ricardo Alves

Writer at Home Hacks

GHANA - O FALSO PROPHETA FOI PRESO DEPOS DE MUITOS PROTESTOS.


A polícia de Gana invadiu a casa do charlatão (Profeta) Messah Enyonyam Johns por despojar uma dama na igreja.

A moça também foi levada para interrogatório após um protesto de membros e do público.

Inicialmente, algumas pessoas pensaram que era um filme feito em Gana, mas depois das investigações, as autoridades ficaram chocadas ao saber que isso era uma realidade e o profeta vem fazendo isso com muitas dos seus membros estéreis que estão desesperadamente procurando de filhos.

A senhora desesperada foi identificada como Dommie Annan como membro de outra igreja que estava visitando esta igreja só para ter um milagre de ter um filho.





Notícias na hora

PAIGC VAI TRABALHAR PARA QUE O GOVERNO ORGANIZE AS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

Fonte: Domingos Simões Pereira

O presidente do PAIGC, na Guiné Bissau, declarou que a classe política guineense encontrou finalmente uma saída para a crise política dos últimos três anos, uma saída possível mas não a desejável, porque, para Domingos Simões Pereira, o importante seria o respeito pelos resultados das últimas eleições legislativas de 2014. Líder do PAIGC defende que toda a responsabilidade deve ser assacada ao Presidente da República.

Segundo a RFI, o presidente do PAIGC, principal partido no Parlamento da Guiné-Bissau defendeu, no dia 28, que a solução de consenso entre as forças políticas encontrada para acabar com o impasse político de três anos, é uma solução mitigada e que toda a responsabilidade deve ser assacada ao Presidente do país, José Mário Vaz.

Numa extensa entrevista concedida aos jornalistas em Bissau, Domingos Simões Pereira diz não compreender que se tenha que dar a volta ao mundo para só depois de três anos vir a incentivar os partidos a um compromisso.

Conforme Domingos Simões Pereira, antes de criticar a classe política, os guineenses deviam questionar quais foram as motivações do Presidente José Mário Vaz, que nas suas palavras seria o autor da crise.

O líder do PAIGC espera que as suas relações institucionais com o Presidente, José Mário Vaz conheçam melhores dias a partir de agora e prometeu que o seu partido vai trabalhar para que o governo agora instituído organize as eleições legislativas a 18 de novembro.

Domingos Simões Pereira reuniu-se, no dia 28, com os nove membros indicados pelo PAIGC para o Governo que, a partir desta segunda-feira assume os destinos do país até as eleições de Novembro próximo.

O partido deu instruções aos governantes sobre o que deve ser o seu comportamento na governação, indicou Simões Pereira citado pelo RFI.

SENEGAL: HOMENS ARMADOS LANÇAM NOVO ASSALTO NA CASAMANÇA

Ziguinchor, Senegal (PANA) - Homens armados não identificados perpetraram um novo assalto e levaram consigo três motos do tipo Jacarta, segunda-feira de manhã, na localidade de Etaffoune, perto de Nyassia, a mais de 20 quilómetros a oeste de Ziguinchor, capital da província meridional senegalesa da Casamança, soube a PANA de fontes militares.

Segundo as mesmas fontes, as motos em questão pertenciam a três pessoas diferentes, incluindo um professor, tendo as vítimas também perdido todos os outros bens que possuíam, incluindo telefones celulares e somas em dinheiro cujo montante total não foi revelado, indica uma das fontes que garante que incidente não fez nenhum morto nem ferido.

Alertadas pelas populações, as Forças Armadas rapidamente intervieram para assegurar a zona, afirmou a mesma fonte.

Nota-se um ressurgimento da tensão na área de Nyassia desde a matança da floresta dos Bayottes, marcada pela morte de cerca de 15 pessoas executadas friamente por homens armados. Desde este evento, os incidentes aumentaram nesta zona e seus arredores, incidentes que resultaram em mortes, entre os quais um soldado senegalês e um condutor de moto Jacarta.

Publicada por Bambaram di Padida à(s) 10:42:00 

FELIZES PARA SEMPRE? - A maioria dos divórcios acontece nestes meses

Grande parte dos divórcios acontece nos meses de março e de agosto, segundo um estudo pioneiro realizado pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos.


Os especialistas creem que a pesquisa seja a primeira que demonstra cientificamente a existência de um padrão sazonal de divórcios, e que sugere que os comportamentos dos indivíduos durante as festas que ocorrem no inverno e durante as férias do verão podem estar a determinar o processo.

A professora doutorada de sociologia Julie Brines, e o docente Brian Serafini detetaram um padrão consistente ao analisarem os pedidos de divórcio, entre 2001 e 2015, no estado de Washington.

“Era sempre o mesmo, de ano para ano, e depois comparámos com os dados de outros estados e de outros países e as semelhanças mantiveram-se”, explicou Brines em declarações à revista TIME.

Os investigadores especulam que os casais tendem a evitar pedir o divórcio entre o período do Natal e do Ano Novo, assim como durante as férias grandes escolares no verão, porque esse tempo é considerado ‘sagrado’ para as famílias. “A vida familiar é governada por um ‘relógio social’”, referiram, “que demanda a observação e envolvimento em aniversários, férias e em outras ocasiões especiais que envolvem a família”.

Requerer o divórcio durante estes períodos especiais é socialmente inaceitável para a maioria dos casais. E inclusive muitos maridos e esposas infelizes chegam a considerar que passar um Natal feliz ou ir de férias com a família pode ajudar a salvar o casamento.

“As pessoas tendem a ter expetativas altas para estas ocasiões de festa. Muitas vezes querem acreditar que se trata de uma nova oportunidade e de um novo começo, quando de facto o que geralmente acontece é o desapontamento extremo”, disse Brines. “São épocas caraterizadas por altos níveis de stress e de ansiedade, e são de facto a última gota para muitos casais”.

Os investigadores acreditam que após esses ‘desaires’ os casais necessitem de alguns meses para colocarem as finanças em ordem, para arranjarem advogados e para finalmente reunirem a coragem para pedir o divórcio – daí o intervalo entre o Ano Novo e o pico de separações que se nota em março.

Regista-se a mesma lógica no verão, após um mês ou dois de tempo passado em família. Apesar do começo do ano letivo escolar poder acelerar o processo para os casais que tenham filhos, e contribuir para o segundo pico de divórcios no mês de agosto.

NAOM

LONGEVIDADE - Estes cinco hábitos vão ajudá-lo a viver mais uma década

Adotar estes cinco hábitos pode prolongar a sua vida em mais de 10 anos, diz um novo estudo norte-americano.


Esses hábitos já são sem dúvida conhecidos – ter uma alimentação saudável, praticar exercício físico regularmente, beber álcool com moderação, não fumar e manter um peso saudável – mas o novo estudo procurou quantificar exatamente a extensão em que estes fatores podem de facto impactar na saúde dos indivíduos e na sua longevidade.

Os resultados publicados no periódico Circulation, sugerem que aderir a estes cinco hábitos pode prolongar a esperança média de vida de uma mulher com 50 anos, em mais 14 anos, e a de um homem em mais 12.

Os investigadores analisaram os dados provenientes de dois outros estudos conduzidos pelo departamento de saúde norte-americano, utilizando uma amostra de cerca de 79 mil mulheres e de mais de 44,300 homens. Os voluntários preencheram questionários detalhados acerca dos seus hábitos e estilo de vida, a cada dois ou quatro anos, e os investigadores monitorizaram a sua aderência aos cinco comportamentos chave destacados pelo estudo.

Os cientistas rastrearam aquele grupo durante um período de 34 anos. Durante esse tempo, mais de 42 mil indivíduos morreram. Cerca de 14 mil dessas mortes deveram-se à ocorrência de vários tipos de cancro, e quase 10,700 aconteceram devido a doenças cardiovasculares.

Todavia, aqueles que seguiram e mantiveram aqueles cinco hábitos apresentaram uma probabilidade menor, de 74%, de falecer durante esse período de tempo, comparativamente a quem não adotou nenhuma daquelas recomendações. Mais ainda, os indivíduos que optaram por seguir um estilo de vida saudável mostraram um menor risco, de 82%, de morrerem vítimas de patologias cardíacas e 65% menos hipóteses de falecer de cancro.

A redução geral de risco equivaleu a mais de 10 anos extra de vida, de acordo com aquele artigo científico.

Para os investigadores a mensagem é clara: “É determinante que se façam pequenas, que são ao mesmo tempo ‘gigantes’, mudanças na nossa saúde e rotina diária – a mensagem é simples, basta seguir os conselhos que ouve há décadas e adotá-los seriamente”, pode ler-se no ensaio.

NAOM


A "imensa maioria" da população mundial respira ar poluído

Na população mundial, nove em cada dez pessoas respiram ar poluído e contaminado, revelou na terça-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS).


Segundo a organização, todos os anos morrem sete milhões de pessoas por causas diretamente relacionadas com a poluição e os níveis de contaminação permanecem "perigosamente elevados" em várias regiões do globo, refere um relatório da OMS.

"O mais dramático é que os valores estabilizaram. Apesar das melhorias alcançadas e dos esforços postos em prática, a imensa maioria da população mundial, 92 por cento, respira ar contaminado em níveis muito perigosos para a saúde", afirmou a diretora de Saúde Pública e Meio Ambiente, María Neira, citada pela agência Efe.

Segundo os investigadores deste estudo da OMS, os níveis de contaminação do ar têm-se mantido estáveis ao longo dos últimos seis anos, com ligeiras melhorias na Europa e no continente americano.

Em causa está a poluição com partículas minúsculas que entram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, causando doenças potencialmente mortíferas como derrames cerebrais, ataques de coração, obstruções pulmonares e infeções respiratórias.

Segundo a OMS, em 2016 o ar poluído no exterior causou a morte a 4,2 milhões de pessoas. A poluição de interiores, relacionadas, por exemplo, com o uso de tecnologia ou de fontes de energia poluentes na cozinha terá causado 3,8 milhões de mortes.

Os países mais pobres, na Ásia, África e Médio Oriente, são os que registam a maior percentagem de mortalidade causada pela poluição, que apresenta níveis cinco vezes superiores ao estabelecido pela OMS.

No esforço de alterar o panorama, a diretora de Saúde Pública e Meio Ambiente da OMS deu como exemplo a China, que politicamente se propôs a reduzir os "níveis de contaminação altíssimos".

"A poluição ambiental é o maior desafio para a saúde pública mundial", sublinhou.

Por Lusa

ANIMAIS - Aranha mais velha do mundo morre aos 43 anos

Investigadores acreditam ser a aranha mais antiga que se conhecia.



A aranha, que se acredita ser a mais antiga de que há registo no mundo, uma Gaius Villosus, morreu na Austrália, aos 43 anos.

Segundo um grupo de cientistas, o aracnídeo foi atingido por uma vespa e acabou por não resistir.

Da espécie Gaius Villosus, esta aranha superou a longevidade do registo anterior, o de uma tarântula mexicana, com 28 anos, refere um estudo publicado no Pacific Conservation Biology Journal.

Batizada como 'número 16' pelos cientistas, esta aranha permitiu investigar mais sobre o comportamento daquela espécie, que se encontra por todo o território australiano. 

A 'número 16' foi descoberta em 1974 por uma especialista australiana, Barbara York Main, que tem atualmente 88 anos. 

"Através da pesquisa detalhada de Barbara, pudemos determinar que a longevidade das aranhas escavadeiras se deve ao seu ciclo biológico e, sobretudo, à forma como vivem em áreas de mato, assim como à sua natureza sedentária e ao seu metabolismo lento", explicou Leanda Mason, da Universidade de Curtin.

As aranhas desta espécie vivem normalmente entre cinco e 20 anos.

NAOM

“PRIMEIRO DE MAIO DEVE SER DIA DE LUTA PARA UM TRABALHO DIGNO E SALÁRIO JUSTO”


UNTG exige a definição do salário mínimo na Guiné-Bissau.

Na mensagem alusiva as comemorações do 1º de Maio, o secretário-geral da UNTG, disse que a data deve ser um dia de luta para um trabalho digno e salário justo. 

Por outro lado, Júlio Mendonça afirmou que hoje é dia de reflexão, coesão para a dignificação dos servidores do Estado.

Ainda, o sindicalista lamenta a precariedade do salário dos funcionários da Guiné-Bissau, em relação aos da sub-região.

Sobre a data, Notabanca soube que, a Confederação geral dos Sindicatos Independentes, exige dos patrões o respeito pela classe trabalhadora, mediante um salário real. 

A data foi instituída há 132 anos e tem origem a primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, e numa greve geral em todos os Estados Unidos.

Três anos depois, em 1891, o Congresso Operário Internacional convocou, em França, uma manifestação anual, em homenagem às lutas sindicais de Chicago. A primeira acabou com 10 mortos, em consequência da intervenção policial.

Foram os factos históricos que transformaram o 1 de Maio no Dia do Trabalhador. Até 1886, os trabalhadores jamais pensaram exigir os seus direitos, apenas trabalhavam.

Notabanca