terça-feira, 16 de junho de 2020

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - CNE conferência de imprensa - Os coletivos dos advogados da CNE. - 15 de janeiro de 2020

Justino Delgado - Dokolma (áudio oficial 2020)

Conservação das tartarugas marinhas nos Bijagós: Parte 1

Mini-documentary: Sea Turtle Conservation at the Sacred Island

GUINÉ-BISSAU: #16_de_Junho_dia_da_criança_Áfricana

A Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social #Maria_da_conceição_Évora encerrou hoje o leque das actividades que vinham decorrer no país para assinalar a Quinzena das crianças. 

O ato teve lugar na SOS-BISSAU, na presença dos representantes das Instituições parceiras entre as quais: O Parlamento Infantil, o Instituto da Mulher e criança, a CODESIC-GB, e a SOS-GB.

Isso acontece numa altura em que, se assinala o trigésimo aniversário da carta Áfricana dos direitos e bem estar das crianças sob o lema: "Pelo acesso a uma justiça adaptada às crianças em África.
#discuso👇🏿
Edmilson Queba Dabó

Leia Também: 

Dia da criança africana: PARLAMENTO INFANTIL EXIGE DO GOVERNO A CRIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES FORTES PARA A DEFESA DE MENORES

Jornal Odemocrata16/06/2020 

O presidente do Parlamento Nacional Infantil (PNI), Sebastião Tamba Júnior, exigiu ao governo guineense a criação de instituições fortes para a defesa de menores e mecanismos de acompanhamento para fazer valer as leis na Guiné-Bissau. 

As exigências foram feitas esta terça-feira, 16 de junho de 2020, no encerramento das atividades da quinzena da criança africana celebrada este ano sob o tema: “pelo acesso a uma justiça adaptada às crianças em África”, durante ao qual Sebastião Tamba Júnior pediu a implementação efetiva da Carta Africana para Bem-Estar da Criança (CABEC) na Guiné-Bissau, que foi ratificada em 2007 e promulgada em 2008.

Tamba Júnior realçou que a comemoração do dia da criança africana deve servir de momento  de  reflexão para o governo, não só para criar leis que defendam os direitos dos menores, mas acima tudo criar instituições fortes e mecanismos de acompanhamento para fazer valer as leis na Guiné-Bissau.

O presidente do PNI disse que, apesar de trabalhos desenvolvidos pelo parlamento infantil, as crianças não se sentem ainda privilegiadas, por isso garantiu continuar a desenvolver esforços e a  responsabilidade de representar milhares de crianças guineenses e dar-lhes voz  junto das autoridades nacionais, sobretudo no que tem a ver com  as suas necessidades.



Em reação às exigências, a ministra da Família e Solidariedade Social, Maria da Conceição Évora, anunciou que o seu Ministério vai acionar mecanismos necessários junto do Ministério da Justiça para trabalhar no combate a qualquer tipo de discriminação contra as crianças guineenses.

Évora lamentou, contudo, o fato de até agora a Guiné-Bissau não dispor de um centro de acolhimento para as crianças em conflito com a lei.

A governante enfatizou que volvidos trinta anos, desde a criação da Carta Africana para Bem-Estar da Criança (CABEC) e que foi assumida por muitos países do continente, a Guiné-Bissau deu um passo significativo na sua implementação, através da aprovação da legislação, formulação de programas, políticas e estratégia e a criação de instituições para assegurar a realização de atividades que promovam os direitos da criança, apesar de reconhecer que ainda falta muita coisa por fazer.

A ministra da Família e Solidariedade Social criticou a forma como o direito à educação das crianças guineenses continua a ser violado, sobretudo nos últimos anos e a existência de elevado índice de má nutrição infantil no país, “o que tem um impacto negativo no desenvolvimento dos menores”.

Por: Djamila da Silva


Foto: D. S

Nota de Imprensa:


O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, empenhado na busca de parceiros para mudar o paradigma da Educação na Guiné-Bissau.

Neste sentido, Rubricou hoje 16 de Junho de 2020, um acordo de parceria com a Associaçao Visage Des Enfants de la Guiné Bissau (Rosto dos Filhos da Guiné Bissau).

O acordo visa mobilizar recursos financeiros para diferentes programas, projetos e atividades de desenvolvimento em diferentes áreas da Educação indicados pelo Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior.

A organização já esta credenciada pelo Ministério da Educação e agora tem luz verde para iniciar contactos com diferentes parceiros internacionais para procurar fundos para a educação, a
Associaçao Visage Des Enfants de la Guiné Bissau (Rosto dos Filhos da Guiné Bissau) tem entre outras obrigações comunicar o Ministério da Educação sobre todas as informações relativamente e contactos com parceiros Internacionais, Produzir e apresentar relatórios anuais das atividades desenvolvidas em nome do protocolo rubricado hoje, e indicar um ponto focal que terá como responsabilidade fazer ponte com o Ministério.

O acordo Rubricado hoje tem a duração de três anos renováveis.

Bissau 16 DE Junho 2020
Assessor de Imprensa e Porta-vos
Amadu Uri Djalo

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Nota de Imprensa: Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior


O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, defende um apoio urgente aos sectores de Alfabetização e Formação Técnica e Profissional e Profissionalizante abandonados há muito tempo.

As ideias do Ministro foram transmitidas hoje 16 de Junho 2020, durante a reunião com o chefe do Departamento das Caritas dos Estados Unidos de América para a Guiné Bissau, Famari Barro, para acertar apoios destas Organização para o Seector do Educação E Formação, em particular ao programa de Cantina Escolar.

O Ministro informou ao Barro, sobre o Plano de Contingência para o Sector Educativo feito com apoio de todos os parceiros, que na próxima quinta- feira, vai pela terceira vez ser debatido e, eventualmente, aprovado como documento orientador do Governo da Guiné-Bissau para o Sector Educativo, que assumirá uma parte dos custos do plano e outras partes vão ser procuradas junto dos parceiros para o financiar.

O Plano é orçado em cerca de 280 Milhões de Dólares Americanos. De acordo com o Ministro o valor poderá ser superado devido aos estragos dos ventos e as chuvas do dia 14 de Junho 2020 em dezenas de escolas a nível Nacional.

Neste sentido Ariceni Jibrilo Baldé, apela ao Chefe do Departamento das Caritas dos Estados Unidos de América para a Guiné Bissau, Famari Barro, no sentido de ajudar o seu Peloro a mobilizar fundos não só nos Estados Unidos como também em outras paragens para fazer face aos desafios da Educação na Guiné-Bissau e em particular para a Alfabetização e Formação Profissional.

O titular da pasta da Educação sublinhou ainda o papel dos adultos ou Pais e encarregados de educação alfabetizados na performance das crianças no ensino básico, tendo em conta que são eles que orientam as crianças nas tarefas escolares de casa.
“Para mim a Alfabetização é um sector que para o qual temos que encontrar, urgentemente, apoios para mexer, caso contrário o país corre o risco de ter uma pequena franja de Doutores Engenheiros Mal preparados e uma enorme massa popular analfabeta” salientou o Ministro.

Uma outra área que preocupa o governante tem a ver com a formação profissional e profissionalizante, que segundo ele regrediu bastante nos últimos tempos.

“Nos tínhamos no país bons profissionais Carpinteiros, pedreiros, não eram muitos mas eram bons que se envelheceram e morreram, hoje, a maioria dos profissionais que atuam no mercado nacional são estrangeiros, temos também que encontrar formas de investir na formação profissional para preparar os nossos jovens tira-los nas Bancadas, nas drogas na delinquência e mete-los no mercado de emprego” Conclui Jibrilo Baldé

Em reação a essas preocupações Famari Barro, assegurou a disponibilidade da organização que representa no apoio ao Sector Educativo Nacional, sobre tudo no apoio ao Plano de Contingência para o Sector Educativo, afirmando que não vai haver desenvolvimento da África sem a formação de quadros, sublinhando ainda a importância da Alfabetização de adultos no contexto africano e a formação técnico profissional.

Por fim assumiu-se como amigo da Guiné-Bissau e grande admirador da Gastronomia Nacional. E felicitou, efusivamente, a visão e clarividência do ministro.

Bissau 16 DE Junho 2020
Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djalo.

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló regressa à Bissau após 24h de visita a Congo Brazzaville.




RadioBantaba 

Toda verdade com LEOPOLD, O Democrata Osvaldo Osvaldo e Belmiro Pimentel

PLENÁRIO DO STJ ACUSA RUI NENÉ DE USURPAR PRERROGATIVAS LEGAIS DE JUÍZ RELATOR


Jornal Odemocrata 16/06/2020

O plenário do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) acusou esta segunda-feira, 15 de junho de 2020, o vice-presidente da corte suprema guineense, Rui Nené, de ter usurpado as prerrogativas legais de juiz relator, ao ordenar a notificação dos Juízes Conselheiros visados pelo requerimento de impedimento. 

Na ata do plenário do STJ divulgada na segunda-feira a que O Democrata teve acesso lê-se que “de acordo com o estipulado no artigo 700º, nº 1 do CPC, compete ao juiz relator deferir todos os termos até final, incluindo os incidentes” e acusam-no de ter praticado assim um “ato inútil” previsto no artigo 137º do mesmo diploma.

“Na sequência deste entendimento do plenário, o vice-presidente reafirmou a sua posição de suspender a sessão e ato contínuo, abandonando a sala da reunião”, referiu o documento.  

O documento acrescenta que perante esta situação, o plenário ficou inviabilizado, porque se trata de um órgão colegial que só pode funcionar presidido pelo presidente ou seu vice, em caso de ausência daquele. Na sequência do abandono da sala, ficou abortada a apreciação do projeto do acórdão previamente distribuído aos Juízes Conselheiros. 

A plenária da Corte Suprema decorreu nas instalações do palácio de justiça, dando continuidade à sessão anterior, para apreciação do projeto de acórdão do recurso do contencioso eleitoral da 2ª volta das eleições presidenciais de 29 de dezembro de 2019, registado sob o nº 05/2020 em que o recorrente é o candidato Domingos Simões Pereira contra a Comissão Nacional de Eleições (CNE), cujos resultados proclamados declaram como vencedor o candidato Úmaro Sissoco Embaló.

O documento da Corte Suprema informa que, contrapondo a posição maioritária de 5 (cinco) contra 2 (dois) expendida na ata da reunião anterior, que defende a aplicação do regime especial previsto na lei eleitoral que consagra o princípio da celeridade dos atos concernentes ao contencioso eleitoral, incompatíveis com a tramitação processual ordinária. 

Os Juízes Conselheiros sublinharam na ata que surpreendentemente e contrariando ao que ficou decidido, o vice-presidente do STJ quis impor a suspensão-sem data, do plenário, invocando a necessidade do cumprimento das formalidades processuais previstas no artigo 123º do CPC, “objetando a posição maioritária de cinco contra dois expendida na ata da reunião anterior e que defendia aplicação do regime especial da Lei Eleitoral que consagra o princípio da celeridade dos atos concernentes ao contencioso eleitoral”.

Por: Aguinaldo Ampa






A Direção do Fundo da Conservação Rodoviária, está a tomar medidas corajosas e patrióticas, pondo fim ao fuga ao fisco nas empresas de combustíveis.






Imagem e Texto: Tafa Cassama

Mustafa Cassamá

WORKSHOP

No âmbito da implementação do #PROGRAMA_DE_ASSISTENCA_TÉCNICA, Junto aos Operadores turísticos, para fazer face a crise causada pelo #CORONAVIRUS, a Secretaria de Estado do Turismo e Artesanato, promove, esta quinta-feira, 17 de junho, um WORKSHOP, subordinado ao TEMA: #EMPREENDEDORISMO EM TEMOS DE CRSE-O QUE INOVAR? , destinado aos proprietários e gestores de estabelecimentos turísticos.



Secretaria de Estado do Turismo e Artesanato

CHINA: Após cinco meses de quarentena, engorda 100kg e pede ajuda

Embora já antes da pandemia a sua vida não fosse a mais saudável, o jovem ia controlando o seu peso.


Um jovem de 26 anos engordou 100kg na sequência da pandemia que o obrigou a ficar de quarentena em casa.

Zhou, o antigo funcionário de um café, isolou-se em casa sozinho no dia em que o governo chinês implementou o período de quarentena obrigatório por causa da Covid-19. Levou o confinamento à letra e esteve cinco meses sem sair de casa.

Embora já antes da pandemia a sua vida não fosse a mais saudável, o jovem ia controlando o seu peso. Situação que se inverteu, assim que se viu 'preso' na sua própria habitação.

O jovem, que vive na cidade de Wuhan, engordou cerca de 100kg e pesa atualmente 280kg. O sofrimento causado pelo peso a mais levou-o a pedir ajuda.

As imagens do jovem foram partilhados pelo médico, no início deste mês., com o consentimento do próprio, na rede social Weibo.

Para além da sua insatisfação com o aspecto físico, o jovem apresentava já problemas cardiorrespiratórios. 

Zhou foi submetido a uma cirurgia e já voltou, entretanto, ao trabalho. O objetivo é trabalhar para que não volte a cair no mesmo 'poço' em que se encontrava.

ANDREA PINTO

NAOM

Leia Também: Engordou durante a quarentena? O fator (inesperado) que piora a situação




COVID-19: Autoridades guineenses testam vacina contra a poliomielite para combater pandemia

Vacina contra poliomielite (Foto de Arquivo)

Lassana Cassamá,  VOA

As autoridades sanitárias da Guiné-Bissau autorizaram a realização de uma experiência com a vacina contra a poliomielite no combate ao coronavírus, entre a população adulta e estima testar cerca de 1.400 pessoas.

A experiência vai contar com uma estrutura privada, em Bissau, o que está a levantar alguma inquietação, por parte de certos ativistas sociais, não obstante o teste ter sido autorizado pelas entidades oficiais.

Numa altura em que os casos do novo coronavírus continuam a aumentar no país, que tem 1.460 infectados e 15 mortos, e com a reconhecida falta de materiais de atendimento, o grupo de pesquisadores internacionais, que vai levar a cabo as vacinas, deverá estar em Bissau, brevemente, de acordo com a nossa fonte.

Entretanto, a antiga ministra da Saúde e atual Alta Comissária para o Combate ao coronavírus na Guiné-Bissau, Magda Nely Robalo, escreveu na sua página no Facebook que " ao que parece o processo de autorização do estudo terá seguido os trâmites legais" e pediu calma à população.

"As entidades envolvidas estão em consultas e irão prestar um esclarecimento ao público, o mais rapidamente que lhes seja possível", precisou, concluindo que "não nos deixemos resvalar para teorias da conspiração".

Por agora, o assunto é do total desconhecimento da população guineense, o que, de certa forma, poderá suscitar alguma resistência.

GUINÉ-BISSAU: DELIBERAÇÃO DA COMISSÃO PERMANENTE № 03/ANP/X/2020




Guiné-Bissau: Pagamento presencial no Ministério das Finanças (Folha A4).



Aliu Cande 

Leia Também: 

Tadja-Panha🏃‍♂️🏃‍♀️funcionários FANTASMA... kuma ku bo sta?

GOCI PAGAMENTO "MANO A MANO"🤣🤣🤣


💪MINISTÉRIO DAS FINANÇAS 💪

O governo da Guiné-Bissau iniciou esta terça-feira, 16 de Junho de 2020, o pagamento presencial de salários , em papel A4, a funcionários que não estão inseridos na base de dados no Ministério das Finanças para poder regularizar a sua situação, descobrir quem são e o que fazem.

A “operação de limpeza” iniciada do Ministério das Finanças decorrerá até dezembro para regularizar problemas de cada funcionário na administração pública e o valor disponibilizado para esta terça-feira é de quarenta e quatro milhões e oitocentos e sessenta e dois mil e quatrocentos e quarenta e sete (44.862.447) francos CFA para 560 funcionários que se encontram fora da base de dados, tanto da função pública como no das finanças públicas.

O governo pretende com essa iniciativa sincronizar as duas bases de dados, para identificar os funcionários não registados no sistema, há mais de dois ou três anos, mas continuam a receber salários na administração pública. A iniciativa visa também garantir que haja uma única base de dados sólida, credível e fiável.

Na sua declaração, o secretário de Estado do Tesouro, Ilídio Vieira Té revelou que existe um despacho conjunto de 5 de maio, entre os ministérios da Função Pública e o das Finanças, que visa a redução da massa salarial, pela sincronização das duas bases de dados e que começou no ministério das finanças. “Há pessoas que auferem alguma coisa dentro do Ministério, mas não têm vínculo com o Estado”.

Segundo Ilídio Vieira Té, devido à situação política, houve violação do procedimento administrativo na gestão dos recursos humanos, que há vários anos vem sendo gerido diretamente pelo Ministério das Finanças, não pela função pública, o que provocou disparidades nas bases de dados das duas instituições.

“É preciso sincronizar as bases de dados para ver quem está ativo, os que estão na idade da reforma e os que já estão na reforma”, precisou.

O secretário de Estado do Tesouro referiu que o governo está engajado em resolver problemas de muitos funcionários em situação de dificuldade em termos salariais e lembrou que a função pública continua a deparar-se com o problema de funcionários com idade de reforma, mas que continuam a ocupar lugares nos diferentes ministérios.


“Chegou o momento de se cumprir a lei para permitir que os jovens ingressem na administração pública”, enfatizou.

Fonte: Bardadi Sabi Konta

Guiné-Bissau: Pribet Group promete criar cinco mil postos de emprego no país


Com numerosas empresas já instaladas no país, o Pribet Group promete criar, até final de 2021, cerca de cinco mil novos postos de emprego a nível nacional, para permitir a participação ativa da juventude no processo de desenvolvimento da Guiné-Bissau.


A garantia é do CEO of Pribet Group e representante da Karpowership INNT DMCC Turkey na Guiné-Bissau, Prince Lamptey Tetteh, durante uma entrevista ao nosso semanário, no dia 12 de junho, na qual prometeu reduzir o nível de desemprego e aproveitar as potencialidades dos jovens em matéria de desenvolvimento.

O engenheiro Prince Lamptey Tetteh explicou que o Pribet Group é uma rede de empresas instaladas na Guiné-Bissau desde 2012, não só para ter lucros como para criar oportunidades ao Estado e à sociedade guineense, através da criação de postos de emprego e assistência social.

O Pribet Group associa várias empresas com diferentes serviços, nomeadamente Combat-4, Pribet Impor/Export, Agência de Viagem, Pitrogaz, Agro-pecuária, Multimédia, Pribet Impressoras, Construção, Energia e Tecnologia tendo, neste momento, empregado um total de 623 funcionários, entre efetivos e contratados.

Ele disse que um empresário deve ser uma pessoa que sinta os anseios do povo, tendo afirmado que o Pribet Group figura entre as melhores empresas privadas do país, não só porque os salários são pagos rigorosamente a 25 de cada mês, mas porque oferece melhor salário a nível do setor privado, variando entre 70 mil a 800 mil francos CFA por mês.

O empresário ganês disse que escolheu a Guiné-Bissau para vir investir, porque trata-se de um dos países mais tranquilos na sub-região, associado à particularidade de o seu povo, em termos sociais e humanos, pelo que merece todo o apoio, inclusive dos investidores estrangeiros a fim de atingir o nível dos restantes países da comunidade.

“Sou ganês, mas hoje identifico-me mais com a Guiné-Bissau, embora tenha alguns investimentos no Gana e na Alemanha, mas passo a maior parte de tempo em Bissau”, esclareceu, afirmando que este país abençoa qualquer investidor.

Pribet Group é uma rede de empresas

Prince Tetteh, engenheiro de Construção Civil, explicou que mal chegou a Bissau criou o Pribet Construção, antes de se transformar em Pribet Group, tendo beneficiado de alguns contratos para a construção de escolas e hospitais nas regiões. A nível privado, foram-lhe concedidas algumas obras particulares para a construção de residências privadas e particulares.

Nesta perspetiva, assegurou que a sua empresa está munida de melhores e mais modernos equipamentos de construção para qualquer tipo de obras.

Relativamente à Import/Export, disse que têm contribuído no abastecimento do mercado nacional com a importação de materiais de construção civil, bem como exportação de alguns produtos e marcas da Guiné-Bissau para o exterior.

A segunda maior viabilidade do Pribet Group consiste na empresa de segurança, denominada Combat-4, oferecendo serviços de segurança a instituições estatais, privadas e pessoas singulares. Informou que a Combat-4 dispõe de equipamentos e aparelhos modernos de controlo e segurança, sem igual no país.

“Acompanhamos, a partir do escritório central, todas as movimentações dos nossos agentes nos respetivos locais de trabalho e dispomos de meios que nos permitem registar vídeos e captar imagens de qualquer movimentação estranha nestas instituições, caso de roubo ou assalto”, explicou.

Temos também instalados aparelhos nas grandes instituições do Estado, Agências das Nações Unidas e instalações da Ecomib, em colaboração com as esquadras de Polícia mais próximas, a fim de permitir, em caso da urgência, pressionar o botão do aparelho para alertar a Polícia de que algo de anormal está a acontecer numa determinada instituição e que precisa de intervenção policial.

Acrescentou que a Combat-4 está mais bem equipada em relação às outras empresas de segurança na Guiné-Bissau, por oferecer um maior conjunto de serviços personalizados aos clientes.

Por outro lado, disse que estão a aguardar a chegada de um modelo de aparelho despertador que passa a alertar, de 20 em 20 minutos, os agentes nos postos de trabalho para os manter acordados.

Karpowership o maior presente

O Pribet Energia é o parceiro que trouxe ao país a empresa turca Karpowership que fornece a corrente elétrica à cidade de Bissau, possibilitando uma maior oportunidade de negócios e desenvolvimento.


“Penso ser unânime a opinião de que o serviço que esta empresa oferece é bem aceite pela população e pelo próprio Estado, independentemente de ser a parte mais visível do Pribet Group na Guiné-Bissau”, manifestou Tetteh.

Um outro serviço que integra o grupo tem a ver com o projeto Multimédia, embora ainda em fase de criação a partir da África do Sul, que visa conceder facilidades à Autoridade Reguladora Nacional na gestão e uso da rede, bem como melhorar a prestação dos órgãos de comunicação social, à semelhança da África do Sul, Egito, Marrocos e por aí fora. Será o maior investimento do Pribet Group na Guiné-Bissau, dadas as vantagens que traz para o país.

No que concerne à Agropecuária, o CEO of Pribet Group anunciou um plano de investimento na produção de arroz e cereais, com vista a estancar a importação deste produto do estrangeiro e perspetivar, num futuro breve, exportá-los para o Senegal e Gâmbia, onde poderá ter aceitação. Lamptey Tetteh defendeu que muita das vezes os produtos importados não são saudáveis para a saúde da população, devido ao uso de produtos químicos na sua preparação e conservação.

“Estes perigos não são vistos a olho nu, mas quem tiver oportunidade de acompanhar a sua preparação, poderá não consumi-lo para toda a vida”, denunciou, afirmando que se a produção é local oferece, naturalmente, maior garantia de segurança para o consumo.

Prometeu, igualmente, até ao final deste ano, a instalação de uma fábrica de produção de água mineral em garrafas e sacos plásticos porque, segundo ele, muito deste precioso líquido produzido em Bissau não é de boa qualidade, porque não observa as regras básicas minimamente aceitáveis na sua produção.

Por outro lado, explicou que 65 por cento das empresas integradas no Pribet Group estão a funciona em pleno, afirmando que as mesmas interligam-se entre si, sendo a abertura de uma depende sempre da evolução da outra. Também clarificou que o investimento faz-se de forma gradual, acompanhando sempre a evolução do mercado e do impacto das ofertas e da procura.

Questionado sobre a reação do mercado, tendo em conta o número de consumidores, Prince Tetteh respondeu que qualquer mercado tem os seus riscos e obstáculos, o que obriga os empresários a estarem preparados para enfrentá-los.

“O nosso maior problema é o cumprimento do horário do trabalho, sobretudo na área da segurança, muitas vezes os agentes chegam atrasados ao posto de trabalho sem uma comunicação prévia da demora”, lamentou.

Em relação aos impostos, disse que as taxas são elevadas, embora reconheça que é a partir dos impostos que o Estado consegue arrecadar receitas para cumprir com a sua obrigação perante o povo, pelo que não querem ser motivo de problemas relacionados com isso. Mesmo assim, vão requerer isenção de impostos sobre algumas das suas empresas, para que possam responder ao desafio da criação entre quatro a cinco mil postos de trabalho até ao final de 2021.

Instado a pronunciar-se sobre a situação social e política, disse que não gosta de falar de política, mas deixou claro que qualquer país onde não existe estabilidade política corre o risco de perder o investimento privado, mas esclareceu que na Guiné-Bissau a política não se descamba para a sociedade. Ela é uma questão meramente dos políticos, apesar de, em alguns momentos, deixar algumas pessoas apreensivas e inquietas.

“Este país é virgem e oferece maiores oportunidades de investimento, por isso convido mais empresários a virem provar essa aventura de mercado promissor”, disse, assegurando que este povo é muito civilizado, hospedeiro, tranquilo e abençoado.

Coronavírus é uma realidade

Prince Lamptey Tetteh alertou sobre a necessidade de se protegerem contra o novo coronavírus, porque ele é uma realidade. Acrescentou que a doença existe na Guiné-Bissau, pois não há nada que pode tornar este país uma exceção do mundo.

Em relação ao seu impacto, disse que as consequências do coronavírus são enormes a nível nacional, tendo afirmado que o Pribet Group paralisou os serviços administrativos durante três meses, o que deixou a empresa em declínio. Mesmo assim, não deixou de pagar os salários a todos os trabalhadores.

O Pribet Group só retomou os trabalhos no passado dia 1 deste mês, com base em orientação e medidas de prevenção adotadas pelo Governo e autoridades competentes na matéria.

Por: Seco Baldé Vieira

nô pintcha

Dívida da EAGB bloqueia reforma a 113 funcionários e Governo resgata a empresa do “fundo do poço”

A Empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB) contrai uma dívida financeira no valor total de 23.679 milhões e 300 mil francos CFA contra a disponibilidade de 527 milhões.


Esta informação foi avançada pelo novo director-geral da EAGB, Mamadu Baldé, durante uma conferência de imprensa conjunta que contou com as presenças dos ministros dos recursos Recursos Naturais e Energia, Jorge Malu e das Finanças, João Aladje Mamadu Fadia.

O novo responsável da empresa de electricidade e águas da Guiné-Bissau disse aos jornalistas que a situação financeira da sua instituição é catastrófica, caraterizando as dívidas contraídas pela anterior direcção como de “todo o tipo”. Conforme Mamadu Baldé, tratam-se de dívidas à banca, ao tesouro público, à segurança social e aos diversos fornecedores de bens e serviços, facto que impediu 113 funcionários de irem a reforma.

“A contabilidade da EAGB é inoperacional porque não são auditadas regularmente os balancetes contabilísticos entre outras operações fundamentais para a estabilidade financeira da empresa”, sublinhou.

O responsável disse que para a cobrança das dívidas que as pessoas ou empresas contraíram com a EAGB, foi criada uma comissão composta por um magistrado do Ministério Público e mais outros elementos, que neste momento tem vindo a dar resultado.

Perante esse desafio, o diretor-geral traçou como meta aumentar as receitas, reduzir as despesas, alargar os prazos dos reembolsos da dívida com a banca e racionalizar os recursos.     

Na mesma ocasião, o ministro das Finanças considerou de incompreensível a situação da EAGB. “No espaço de 12 meses só conseguiu pagar seis faturas à empresa KARPOWER que fornece energia limpa para EAGB vender aos consumidores.

João Aladje Mamadu Fadia informou, com efeito, que o atual Governo já pagou essa dívida, calculada em cerca de 9 milhões de dólares americanos.

Segundo o titular da pasta das Finanças anualmente o executivo paga a Empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau cerca de  6 bilhões de francos CFA para o  consumo de energia e água.

Em relação ao serviço de água, o governante esclareceu que o contrato com o consórcio Águas de Portugal está suspenso, temporariamente, e com  conhecimento do Banco Mundial, devido ao regresso dos técnicos portugueses á Lisboa, por causa da pandemia da Covid-19.

Por sua vez, o ministro dos Recursos Naturais e Energia,   Jorge Malu, disse que a questão da energia  e água no país não deve ser politizada porque é de interesse de todos, independentemente das cores partidárias.

O governante asseverou que a EAGB nos últimos 20 anos, passou por  uma administração desastrosa e danosa, o que justifica o ponto em que a empresa chegou, que diz ser grave, pelo que, na sua opinião, é preciso ter muita coragem para resolver os problemas da empresa.

De acordo com Jorge Malú a EAGB corre o risco de desaparecer em caso de não forem tomadas medidas correctivas, pois neste momento todas as receitas recolhidas nas cobranças só servem para pagar salários aos funcionários.

“Há uma situação bastante difícil. A EAGB não produz agora a energia, mas sim, é dada pela empresa KARPOWER através do barco estacionado no mar para vender e depois pagar a essa empresa o valor acordado, mas acontece que a EAGB acaba por consumir todo o valor cobrado no pagamento dos seus funcionários”, esclareceu.

Jorge Malu informou que a empresa  conta com 595 funcionários dos quais 506 são efetivos e 89 contratados.

Malú disse que há clientes que têm dívida com a EAGB que ronda quatro bilhões de francos cfa, facto que levou o Governo a criar uma comissão para a cobrança das dívidas, integrada por representantes do  Ministério Público, tendo sido já recuperadas cerca de 400 milhões de francos CFA.    

O ministro dos Recursos Naturais e Energia considerou de grave a isenção de pagamento de luz e água aos funcionários do Ministério da Energia e da EAGB e prometeu lutar para dar maior rentabilidade à empresa.

Por: Alfredo Saminanco

jornalnopintcha.gw

Ministério das Finanças e Caritas Guiné-Bissau assinam Memorando de Ajuda à Hospital de Cumura e Clínica de Bor no âmbito de combate à Covid-19.



Aliu Cande 

Leia Também:

Covid-19: GOVERNO DISPONIBILIZA MAIS DE TRINTA MILHÕES DE FCFA PARA OS HOSPITAIS DE CUMURA E BÔR

O Ministério das Finanças disponibilizou esta terça-feira, 16 de Junho de 2020, apoio financeiro de dezasseis milhões e cento oito mil e cento e quarenta e sete (16.108.147) Franco CFA para o hospital de Cumura, arredores de Bissau, bem como catorze milhões e setecentos e setenta um mil e oitocentos e oitenta e oito (14.771.888) Francos CFA ao hospital Pediátrico São José de Bôr, duas infraestruturas sanitárias ligadas à Caritas da Diocese de Bissau. A iniciativa do governo enquadra-se no âmbito do combate e tratamento de pessoas infetadas pelo novo Coronavírus (Covid-19).

No ato da entrega dos cheques à representante das Caritas de Bissau, o ministro das Finanças, Aladje Mamadu Fadia, reconheceu que o hospital de Cumura está muito avançado no apoio ao combate à doença, porque tem recebido e tratado doentes deCovid-19. Todavia, Fadia sublinhou que, apesar das dificuldades, o hospital de Bôr neste momento já tem meios que lhe garantam prestar apoio necessário e avançar com o processo de tratamento de pacientes infetados pelo vírus. 

“Quando a Caritas solicitou apoio ao governo para que haja maior robustez no trabalho de combate ao Coronavírus, porque precisava de meios, o executivo não hesitou em fazer a entrega de valores necessários e estimados pela Caritas da Guiné-Bissau”, notou.

Por sua vez, a secretária-geral da Caritas da Guiné-Bissau, Fátima Gomes, lembrou que o Hospital Pediátrico de São José de Bôr não conseguia atender as pessoas infetadas por covid-19, devido a algumas dificuldades, porque a maior parte da ajuda que recebia do exterior diminuiu bastante e vinha da Itália, que foi fortemente assolada pela pandemia, embora o hospital de Cumura continue a receber pacientes infetados por covid-19.

Gomes explicou que os responsáveis do hospital de Cumura só decidiram fechar as instalações disponibilizadas para atender casos do Covid-19, quando uma grávida infetada pela doença contaminou toda a enfermaria onde estava internada, para desinfetá-la. A secretária-geral de Caritas da Guiné-Bissau assegurou aos jornalistas que depois da reabertura das instalações estavam apenas a aguardar pelas condições para implementação do memorando de colaboração assinado com o governo que previa a criação de algumas condições para o atendimento de casos do covid-19.

“Por isso recorreremos ao Ministério das Finanças para colocar o problema em sobre a mesa e garantir que o hospital de Bôr não fique fechado, porque se fechasse as suas portas traria problemas para a população”, alertou. 

Por: Carolina Djemé


Fotos: Marcelo Na Ritche   

De Guine Bissau e pena !!!

Por papa jomav

De Guine Bissau e pena !!!

Dias atrás Presidente da Republica General Umaro Sissoco Embalo, dá um declason na dipus de sí chegada na Aeroporto international Osvaldo Viera, nundé que fala e ka na pirmiti tene Juísis bandido ou bandida na supremo tribunal de justiça, é palabra curto mas e tissi manga de turbulência, na rede social, nundé que a nôs tudu nô dal culpa, pa palabra de insulto que tira na si boca contra nô Juísis, ainda bém que presidente da Republica, afirma cuma ika tudu Juísis kusta ligadu à que palavra, pabia ika tudu Juís ku fassi parte de que quadrilha de bandidasco, má sim el rifíri Juísis ku esta na bindi se deploma pa contenta um alguin que povo discarta na urna.

Ahôs n'fica supreendido ku declarason de homi ku acha el e mas djiru de que tudu guineensis, que mesmo tempo guintis, ta aplaudil mesmo que cumíte erro na si palabra? Ahôs e triste pa um alguin que acha el e unico guineensi mas intelectual na guine, na ameaça nô Juísis de kuma qualquer kussa que é aprova contra él e na kusta elis carro, dipus que juísis na responsablizado de se atu, más n'ta punta qué dsp e matchu pa mas tudu mundo, ou dsp unico homi intelectual na guine?

Militantis e simbatizantis de paigc bô tene coragem de infrenta dsp suma manera, ku Seco Sumare vulgo Antônio Dá Costa seta pirdi si militância na paigc pabia esta na conta lider derrotado, fugitivo, incapaz, qué qui bardadi, pabia ika dsp que funda paigc nim guine bissau ika quintal de gã Preira?

Dsp ika purmeiro alguin que kunsa na pirdi eleiçon presidencial na guine? Canto quadros qualificados que paigc tene pá resgata paigc na mon de dsp mas infelizmente maioria de homis ku esta lá mara pano! Dsp abo ika alguin Democrata, pabia um Democrata tem que sibi pirdi, n'pata, ou e n'ganha qui la que Democracia, mas dsp misti pui na si cabeça el e unico alguin que tem ku canta galo na capueira de paigc. Dsp ná falau n'kussa mindjor forma de bu fassi politica, riba bu terra bu bim restrutura base de paigc si não bu kana sipàra que pirdi eleiçon na guine.

Paigc pirdi eleiçon pabia de n'djuti cumpanher minimiza bó colegas de luta ou diferência guintius, ku civilizados, ku dá bida pa partido, paigc pircisa de reconciliação entri elis propi de paigc, pabia ês tudu que supremo tribunal de justiça tem estado na fassi ka pudi tíra Umaro Sissoco Embalo na palacio, dsp mindjor bu bim fassi oposição Clara pa bu pudi consquista bu eleitorados si não buna pui paigc na coba ku nunka é kana saí.

Pa Deus librano de pecadur que #Gudu boca suma pó de findi cabelo. Amem 🙏.

PLENÁRIO SUMPREMO TRIBUNAL DA JUSTIÇA INCONCLUSIVO - RÁDIO ÁFRICA FM NEWS








Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló - Na República do Congo à convite do Presidente Denis Sassou Nguesso.



Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló


COVID-19 - Número de mortos em África sobe para 6.769 em quase 252 mil casos

O número de mortos por covid-19 em África subiu para 6.769, mais 305 nas últimas 24 horas, em quase de 252 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.


De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados subiu de 242.105 para 251.866, mais 9.761 nas últimas 24 horas.

Já o número de recuperados é de 114.308, mais 4.331.

A África Austral é a que regista um maior número de casos (77.230) - e 1.603 mortos -, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais casos em todo o continente (73.553) e onde há 1.568 vítimas mortais.

O Norte de África continua a liderar no total de mortes: 2.811, contabilizando 69.669 infeções.

A África Ocidental regista 966 mortos em 52.511 infetados, a África Oriental tem 838 vítimas mortais e 27.353 casos, enquanto na África Central há 551 mortos em 25.103 infeções.

O Egito é o país com mais mortos (1.672) em 46.289 infeções, seguindo-se a África do Sul e depois a Argélia, com 777 vítimas mortais e 11.031 infetados.

Entre os cinco países mais afetados, está também a Nigéria, com 424 mortos e 16.658 infetados, e o Gana, com 54 mortes em 11.964 infeções.

Quanto aos países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infeções e mortes, com 1.492 casos, registando 15 vítimas mortais.

Cabo Verde tem 759 infeções e seis mortos e São Tomé e Príncipe contabiliza 659 casos e 12 mortos.

Moçambique conta 609 doentes infetados e três mortos e Angola tem 142 casos confirmados de covid-19 e seis mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), regista 1.664 casos e 32 mortos, de acordo com o último relatório do Governo daquele país.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 434 mil mortos e infetou quase oito milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Por LUSA

COREIAS - Coreia do Norte fez explodir escritório de ligação com o Sul

A Coreia do Norte fez explodir hoje o escritório de ligação com a Coreia do Sul em Kaesong, uma cidade perto da fronteira, aumentando a tensão na península coreana, revelou o Ministério da Unificação em Seul.


"A Coreia do Norte explodiu o escritório de ligação de Kaesong, às 14h49" (07h49 em Lisboa), disse o porta-voz do ministério encarregado das relações entre as duas Coreias, em comunicado.

Fotos da Agência de Notícias Yonhap, sul-coreana, mostraram fumo a sair do que parece ser um complexo de edifícios e a agência revelou que a área fazia parte de um parque industrial agora fechado, onde ficava o escritório de ligação.

A Coreia do Norte tinha ameaçado demolir o escritório à medida que intensificava a sua retórica sobre o fracasso de Seul em impedir que ativistas usassem panfletos de propaganda através da fronteira.

Alguns especialistas dizem que a Coreia do Norte está a manifestar a sua frustração porque Seul não pode retomar os projetos económicos conjuntos devido a sanções lideradas pelos EUA.

No sábado à noite, Kim Yo Jong, irmã influente do líder da Coreia do Norte, alertou que Seul em breve testemunharia "uma cena trágica do inútil escritório de ligação Norte-Sul (na Coreia do Norte), sendo completamente destruído'', deixando aos militares da Coreia do Norte o direito de dar o próximo passo de retaliação contra a Coreia do Sul.

Em 2018, as Coreias abriram o seu primeiro escritório de contacto em Kaesong, para facilitar uma melhor comunicação e as trocas desde a sua divisão, no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Quando o escritório foi aberto, as relações entre as Coreias floresceram depois de Coreia do Norte ter iniciado negociações sobre o seu programa de armas nucleares.

As forças armadas da Coreia do Norte ameaçaram entretanto voltar às zonas desmilitarizadas sob acordos de paz entre as Coreias. O Estado-Maior General do Exército Popular da Coreia disse que está a analisar uma recomendação do partido no poder para avançar para áreas de fronteira não especificadas que foram desmilitarizadas com os acordos com o Sul, o que "transformaria a linha da frente numa fortaleza".

Embora não tenha sido imediatamente claro quais as ações que os militares da Coreia do Norte poderiam tomar contra o Sul, o Norte ameaçou abandonar um acordo militar bilateral alcançado em 2018 para reduzir as tensões na fronteira.

As relações entre as Coreias começaram a ficar tensas desde o colapso de uma segunda cimeira entre o líder norte-coreano Kim Jong un e o presidente Donald Trump, no Vietname, no início de 2019.

Esta cimeira falhou por causa de disputas sobre quantas sanções deveriam ser levantadas em troca do desmantelamento do principal complexo nuclear norte-coreano.

Kim Jong un prometeu mais tarde expandir o seu arsenal nuclear, introduzir uma nova arma estratégica e superar as sanções lançadas pelos EUA, que disse sufocarem' a economia do país.

Por LUSA