segunda-feira, 31 de outubro de 2016

POLÍTICA: “O PRESIDENTE DA REPÚBLICA É O FULCRO DA CRISE QUE SE VIVE NO PAÍS”, ACUSA NUNO NABIAN

Nuno Gomes Nabian
Bissau, 31 Out 16 (ANG) - O líder da Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) acusou o Presidente da República de ser o principal responsável pelo impasse político que paralisa o país há mais de um ano.  

Nuno Gomes Nabian que falava no último fim-de-semana na tabanca de Tchokmon, no sector de Bula, zona norte afirmou que José Mário Vaz criou o problema  de forma desnecessária e para satisfazer seus interesses pessoais.  

Adiantou que decidiu representar a voz do povo e convidar as outras formações políticas e a população em geral para protestarem contra esses “abusos e  má governação”. 

O político apontou a dissolução do parlamento e organização de novas eleições legislativas como a única solução para a crise, ao mesmo tempo que propõe a criação de uma Comissão Ad-Doc para melhorar a Constituição da Republica e a Lei eleitoral.  

Nuno Nabian afirmou ainda que a população guineense anda a procura de alternativas para uma boa governação e deu exemplo dos populares da tabanca de Tchokmon que antes eram, quase na sua maioria, do Partido da Renovação Social (PRS), mas que agora optaram por militar-se na APU-PDGB. 

O líder de APU-PDGB disse que a sua formação política completará dois anos de fundação em Novembro, mas que já tem uma forte aderência  da população em todo o país. 

O comício de Tchokmon foi marcado com a aderência ao partido de cerca de 500 pessoas. 

ANG/JD/AC/JAM/SG

DIABETES CAUSA MAIS AMPUTAÇÕES QUE EXPLOSÃO DE MINAS NA GUINÉ-BISSAU - MÉDICO


A amputação devido a diabetes suplantou o rebentamento de minas como principal causa de colocação de próteses em Bissau, disse à Lusa o diretor do único centro de tratamento na capital guineense.

 Até agora, quem recebia próteses era geralmente vítima de minas terrestres abandonadas no solo em conflitos militares, mas a tendência está a mudar, ao mesmo tempo que o número de utentes cresce, alertou Kennedy Araujo, médico ortopedista e diretor do centro de no Bairro de Quelelé.

 Aquele responsável acredita que o aumento de amputações devido a diabetes acontece a par do alastrar de doenças cardíacas no país.

 Em 2015 o centro tratou 1929 pessoas e este ano, até final de agosto, já tinha cuidado de 1191 utentes, acrescentou.

 Kenedy Araujo diz-se "bastante preocupado" com o aumento de casos de hipertensão e diabetes nos últimos anos e referiu que "o mais grave é que o centro atende crianças, jovens e adultos", ou seja, não há faixa etária que esteja imune.

O diretor do Centro de Próteses do Quelelé aponta "a alimentação, o sedentarismo e as dificuldades de vida" da população para o aumento de diabetes e hipertensão no país.

 Kenedy Araújo recomenda "um reforço do controlo de qualidade" de arroz e óleo importados, que suspeita estarem entre as causas daqueles problemas de saúde.

MB // PJA
Lusa/Fim

Corpos de 16 imigrantes foram encontrados após serem arrastados pelo mar até a costa da cidade líbia de Zuwara

Um barco no Mediterrâneo, Outubro, 2016
Corpos de 16 imigrantes foram encontrados após serem arrastados pelo mar até a costa da cidade líbia de Zuwara, revelou hoje domingo um porta-voz do Crescente Vermelho.

Al-Khamis al-Bosaifi disse que os corpos, encontrados hoje eram de homens que aparentavam ser da África subsaariana.

"Os corpos estão decompostos e não temos ideia de quando se afogaram", disse.

A Líbia é um ponto comum de saída para imigrantes que tentam atravessar o mar Mediterrâneo até a Europa, muitas vezes viajam em embarcações precárias que quebram ou afundam.

Mais de 3.740 mortes de imigrantes foram registadas este ano no Mediterrâneo central, a maioria na rota entre Líbia-Itália.

VOA