22 de abril de 2019

A CIÊNCIA EXPLICA - Cientistas 'ressuscitam' cérebros de porcos quatro horas após morte

Uma equipa de cientistas norte-americanos da Universidade Yale conseguiram reativar parcialmente cérebros de porcos quatro horas após os animais terem sido abatidos. A descoberta deve ampliar o eterno debate sobre a barreira entre a vida e a morte.



O estudo pretende fornecer ainda novos métodos de pesquisar doenças como a demência ou de Alzheimer, como reporta a BBC.

A pesquisa revelou que a morte de células cerebrais poderia ser interrompida e que é possível até mesmo restabelecer algumas conexões no cérebro.

Mas não havia sinais do cérebro reativado que indicassem consciência.

As descobertas desafiam a ideia de que o cérebro entra em declínio irreversível poucos minutos depois de interrompido o fornecimento de sangue.

O estudo

Para efeitos daquela pesquisa foram coletados 32 cérebros de porcos num matadouro.

Quatro horas depois, os órgãos foram conectados a um sistema concebido pela equipa de cientistas da prestigiada Universidade Yale, nos Estados Unidos.

O sistema bombeava em ritmo pré-determinado, para imitar o pulso, um líquido especialmente projetado em torno do cérebro, que continha um tipo de sangue sintético para transportar oxigénio e drogas com o intuito de retardar ou reverter a morte das células cerebrais.

Os cérebros de porco receberam a mistura restauradora por seis horas.

O que o estudo mostrou?

O estudo, publicado na revista Nature, mostrou uma redução na morte das células cerebrais, a restauração dos vasos sanguíneos e alguma atividade cerebral.

Os investigadores descobriram sinapses em funcionamento - as conexões entre as células do cérebro que permitem a comunicação.

Os cérebros também mostraram uma resposta normal à medicação e consumiram a mesma quantidade de oxigénio que um cérebro normal.

Tudo isso foi registado dez horas depois dos porcos serem decapitados.

Um eletroencefalograma, no entanto, não detetou sinais de atividade elétrica, o que sinalizaria consciência ou perceção.

Ou seja estes ainda eram, fundamentalmente, cérebros mortos.

Quais ilações que se podem retirar

A pesquisa afeta ideias sobre como o cérebro morre, algo que muitos pensavam que acontecia rapida e irreversivelmente sem o suprimento de oxigénio.

"A morte celular no cérebro ocorre através de uma janela de tempo mais longa do que pensávamos anteriormente", afirmou Nenad Sestan, professor de Neurociência de Yale.

"O que estamos a mostrar é que o processo de morte celular é um processo gradual. E que alguns desses processos podem ser adiados, preservados ou mesmo revertidos."

Qual é o objetivo?

O trabalho terá um efeito positivo imediato para os cientistas que estudam o cérebro e doenças com a de Alzheimer.

O órgão é a estrutura mais complexa do universo conhecido, mas técnicas como o congelamento de fatias do cérebro ou o crescimento de colónias de células cerebrais num prato não permitem que os investigadores explorem toda a fiação 3D do cérebro.

A longo prazo, os cientistas esperam encontrar melhores formas de proteger o cérebro após traumas como um AVC.

NAOM

BOMBA RELÓGIO - Tic-tac. Sete hábitos no trabalho que lhe vão provocar um enfarte

Nos dias que correm, o trabalho pode ser uma fonte constante de stress e ansiedade, que nem sequer deixa tempo para a família ou para os amigos e quanto mais para cuidar de si.



Os especialistas creem que é na rotina profissional que nascem os principais problemas que estão na origem de enfartes. Como tal é extremamente importante – pela sua saúde e vida – evitar hábitos prejudiciais à saúde, adotados para compensar situações como falta de tempo ou a acumulação de tarefas.

A revista Forbes elaborou uma lista de sete hábitos que o poderão estar a matar:

Sedentarismo

A falta de tempo e de motivação para iniciar uma atividade física após uma jornada longa de trabalho é bastante comum. Porém, quem não pratica exercício físico apresenta um risco duas vezes maior de sofrer doenças do coração, ter pressão alta e desenvolver diabetes, independentemente do facto de estar ou não acima do peso.

Uma nova pesquisa realizada no Canadá demonstra que apenas um minuto de exercício de alta intensidade pode melhorar a sua saúde, tanto quanto 45 minutos de treino moderado.

Fast-food

Comer um folhado ou um salgado no café à hora de almoço ou num restaurante de comida rápida, optando por exemplo por hambúrgueres ou batatas fritas tornou-se é já um hábito instalado para muitos. Porém, ingerir esse tipo de alimentos acarreta o perigo de desenvolvimento de graves problemas de saúde: aumento da obesidade, aumento do colesterol e risco de enfarte.

Álcool

Almoços e jantares de negócios muitas vezes vêm acompanhados de um bom vinho. O problema é quando isso se torna frequente. O álcool aumenta a pressão arterial e a dose máxima diária recomendada é de até 30g de etanol para homens e 15g para mulheres. As quantidades máximas diárias sugeridas dos tipos de bebidas alcoólicas mais comuns são: duas latas (350 x 2 = 700 ml) ou 1 garrafa (650 ml) de cerveja; dois copos de 150 ml ou um copo de 300 ml de vinho; duas doses de 50 ml de uísque, vodca ou outra bebida destilada.

Stress

O stress causa a produção de adrenalina e cortisol, que por suas vez provocam o estreitamento das artérias, aumento da pressão arterial e aumento do consumo de oxigénio pelo coração, além de diminuir a imunidade, favorecendo o aparecimento de doenças como o herpes.

Tabagismo

Os fumadores têm três vezes mais risco de sofrerem um ataque cardíaco do que as pessoas que não fumam. Além de causar dependência, o cigarro facilita o processo de adesão de placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, e a formação de coágulos também é mais rápida nestes indivíduos, o que pode levar ao enfarte.

Dormir poucas horas

Dormir pouco e mal é um hábito que pode trazer efeitos prejudiciais imediatos no dia-a-dia, como cansaço, sonolência, falta de concentração e falhas de memória. No entanto, o maior risco é cardiovascular. A falta de sono leva à produção de cortisol e adrenalina, semelhante ao que ocorre com altos níveis de stress. O indicado é um que um adulto durma entre sete a oito horas por noite.

Ficar sentado por muito tempo

Pessoas que ficam sentadas durante longos períodos, mesmo em escritórios, estão mais propensas a ter problemas circulatórios. Com o movimento reduzido, a tendência é que a pessoa fique desidratada, em função do ambiente seco, com o ar condicionado permanentemente ligado e a ingestão de poucos líquidos. As pernas incham, a desidratação do organismo aumenta e o retorno venoso diminui, favorecendo a formação de trombos, que podem migrar para o coração, causando um enfarto. Recomenda-se que mexa sempre os pés para baixo e para cima, se levante com alguma frequência e dê algumas caminhadas.

NAOM

Notre Dame Wahala: Ghana Donates 2 Million Dollars For the Reconstruction Of The Cathedral


Ghana is about constructing their own version of the National Cathedral and cannot therefore sit as fire destroys another. For this reason, the Government of Ghana is rumoured to have contributed an amount of 2 million to France.

Latest information reaching us indicates that, an amount of 2 million has already been sent to help in the rebuilding of the Notre Dame Cathedral which is said to be embodied with a lot of demonic creatures.

Now, let's have your say. Did Ghana do well or nah?

Source: NewsmuNews.com

Rep raises concern over import of Chinese prisoners to work in Nigeria

• Seeks probe, resignation of Jigawa gov


A house of Representatives member representing Gumel, Gagarawa, Maigateri and Sule Tankarkar Federal Constituency of Jigawa State, Sani Zoro, has raised the alarm of incessant importation of Chinese prisoners to work in foreign companies in Nigeria.The lawmaker, who alleged that the Chinese prisoners were often conveyed into the country as expatriates, blamed Nigeria Immigration Service (NIS) of complexity in the immigration.

Besides, Zoro, who is Chairman, House Committee on Internally-Displaced Persons (IDPs) and Refugees, called for immediate probe and resignation of Governor of Jigawa State, Mohammed Badaru Abubakar, for alleged incompetent to manage the security threat in the state. Zoro made these allegations yesterday during a press briefing at his Bompai residence in Kano, lamented gradual invasion of Chinese companies in Jigawa State,.He also alleged that a popular Lee Group of companies, owned by Chinese nationals, were importing serving inmates in China to work in their Kano textile and plastic factories without proper documentation.

The former President of Nigeria Union of Journalists (NUJ), who also blamed northern governments for the forceful grabbing of people’s lands without compensation commensurable to the value of their lands, said: “My concern about the invasion of farmlands in my constituency by Chinese companies was basically due to continued non-chalant attitude of northern governments to take prompt action. About 20,000 hectares of land were unlawfully acquired without compensation to farmers.

Meanwhile, spokesman, NIS, Deputy Controller Immigration (DCI) James Sunday, has denied the allegation levelled against the Service, insisting that the claim remains an unfounded allegation.He said the statutory responsibility of Immigration on movement of immigrants had never been compromised.However, effort to reach community relations representative of Lee factory in Kano, Alhaji Haruna Dandago, was not successful.

guardian.ng

BARBUDOS E PERIGOSOS - Pesquisa revela que homens com barba têm mais germes que cães

Há quem ache que os homens com barba são mais atraentes, mas por trás de todo esse charme podem esconder-se bactérias e germes, repulsivas e até perigosas, revela um novo estudo.


Uma equipa de investigadores apurou que um homem barbudo tem mais germes nos pelos faciais do que cães com pelo abundante.

Cada barba analisada na amostra da pesquisa, revelou estar repleta de bactérias, e quase metade delas continha microorganismos perigosos para a saúde humana.

Por outro lado, muitos dos cães testados demonstraram possuir níveis mais baixos de micróbios nos seus pelos.

A intenção do estudo era descobrir o risco dos humanos contraírem doenças transmitidas pelos animais de estimação caninos. Porém, as amostras de pelos e barbas foram analisadas a partir de um aparelho de ressonância magnética e surpreendentemente os cientistas constataram que os cães são mais limpos que homens barbudos ou homens por outras palavras, os indivíduos barbudos são mais sujos comparativamente aos seus melhores amigos patudos.

O professor e líder do estudo Andreas Gutzeit, da Hirslanden Clinic, na Suíça, disse em declarações ao jornal britânico Daily Mail:

"Os investigadores detetaram uma carga bacteriana significativamente maior nos espécimes retirados das barbas dos homens em comparação com os pelos dos cães. O estudo descobriu que todos os homens barbudos, com idades entre 18 e 76 anos, apresentaram altas contagens microbianas, mas apenas 23 dos 30 cães tiveram contagens altas. O restante teve níveis moderados".

"Com base nessas descobertas, os cães podem ser considerados limpos comparados aos homens barbudos", disse Gutzeit.

NAOM

VÍCIO - Cheirar chocolate pode ajudá-lo a deixar de fumar. Entenda como

Um novo estudo sugere que cheirar odores agradáveis como chocolate, hortelã e maçã pode ajudar os fumadores a conseguirem abandonar de vez o vício.
  

Desde mastigar pastilhas de nicotina à abstinência súbita e total, existem inúmeras táticas às quais os fumadores podem recorrer quando pretendem largar o vício.

E agora um novo estudo sugere que cheirar odores agradáveis como chocolate, hortelã e maçã pode ajudar os fumadores nesse intuito.

A equipa de investigadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, espera que os dados apurados possam ser utilizados para o desenvolvimento de terapias e fármacos mas eficazes para quem pretende deixar de fumar.

O médico e professor Michael Savette, que liderou o estudo disse em declarações à publicação The Conversation: “Apesar das elevadíssimas taxas de recaída, têm surgido novas técnicas com o intuito de servirem de auxilio para quem deseja abandonar o vício do tabaco e para atenuar a vontade e o impulso tantas vezes incontrolável de fumar”.

“Utilizar aromas agradáveis capazes de interferir na rotina do hábito de fumar é um método distinto e inovador de reduzir o desejo pelo tabaco, e até ao momento os nossos resultados são encorajadores”.

Durante o estudo, foi pedido a 232 fumadores que cheirassem e classificassem vários aromas considerados agradáveis, assim como outros odores pouco apelativos, tabaco da sua marca favorita e um odor neutro.

De seguida, os investigadores solicitaram aos participantes que acendessem um cigarro e o segurassem nas mãos, mas que não o fumassem.

Após 10 segundos, os participantes classificaram a vontade que sentiam de fumar numa escala de um a 100 antes de apagarem o dito cigarro.

Posteriormente, os participantes cheiraram ou um dos aromas que haviam classificado como sendo mais agradáveis, o odor do tabaco ou o odor neutro, antes de pontuarem a vontade que sentiam de fumar.

Os resultados revelaram que os indivíduos que haviam cheirado os aromas mais agradáveis apresentavam um menor desejo de fumar.

NAOM

TERRORISMO - Ataques no Sri Lanka terão sido perpetrados por grupo islâmico local

Os sete bombistas suicidas que realizaram o ataque coordenado a igrejas e hotéis no domingo de Páscoa no Sri Lanka, que provocou 290 mortos e 500 feridos, pertenciam ao grupo National Thowfeek Jamaath, informou o Governo cingalês. Pouco se sabe sobre este grupo, cujo nome se traduz como Organização Internacional de Monoteísmo.
  

Segundo o governo local, os oito atentados a igrejas e a hotéis no Sri Lanka, este domingo, terão sido cometidos por um grupo islâmico local, que dá pelo nome de National Thowheed Jama’ath.

Porém, o porta-voz do governo afirmou que não crê "que os ataques tenham sido perpetrados por um grupo limitado de pessoas dentro do país".

"Houve uma rede internacional por trás, sem a qual estes ataques não teriam sido bem sucedidos", afirmou, referindo que a complexidade dos ataques e o facto de terem ocorrido praticamente em simultâneo sustentam esta última teoria.

Em comunicado, o presidente do país, Maithripala Sirisena, fez saber que pedirá a colaboração internacional para seguir a pista da influência de terroristas externos ao país.

O governo cingalês admitiu, ainda, ter sido avisado por três vezes para a possibilidade de estes ataques ocorrerem na época da Páscoa, reconhecendo que falhou em conseguir impedir que os mesmos acontecessem.

Recorde-se que o balanço mais recente dá conta de pelo menos 290 mortos, incluindo um cidadão português, e 500 feridos. Foram já detidos 24 suspeitos de estarem relacionados com estes ataques.

Já esta segunda-feira, o governo do país declarou um novo recolher obrigatório na noite de hoje para terça-feira.

NAOM

GOLPE FALHADO CONTRA CIPRIANO CASSAMÁ?

Por: bambaramdipadida.blogspot.com

A pergunta que se coloca agora é de saber qual será a próxima cilada do PAIGC?

A abertura da Xª legislatura permitiu ao mundo (a dita comunidade internacional) conhecer o PAIGC prevaricador. Para os observadores atentos e desapaixonados, deu para ver de facto qual das três bancadas parlamentares (PAIGC, MADEM-G15 e PRS) tem vindo a jogar contra a paz e o desenvolvimento na Guiné-Bissau.

Como se sabe, nesta Xª legislatura, a “menina dos olhos” do DSP para o cargo de Presidente da ANP é o deputado Califa Seidi e não o anterior deputado Cipriano Cassamá. Mas, como o DSP não tinha como frontalmente convencer o Cassamá a desistir neste cargo, propôs o seu nome, imaginando que este nunca iria ser aprovado pela oposição, sobretudo pelos votos do MADEM-G15 e do PRS. A estratégia era para negar indirectamente o deputado Cassamá. Pelo menos 5 deputados do PAIGC não votariam no deputado proposto, para de seguida poder-se avançar com o nome do deputado Seidi. 

Mas, a oposição apercebendo-se da emboscada do DSP, votou em massa no deputado Cassamá que passou sem os votos do próprio DSP, da sua esposa, deputada Paula Costa Pereira, do deputado Herder Barros e mais de dois deputados do PAIGC, que no justo momento de votação resolveram ausentar-se do hemiciclo.

Meus irmão e amigos da Guiné-Bissau, a noite do dia 18 para 19 de Abril, foi longa. O flagrante foi quando o PAIGC encabeçado, como sempre, pelo DSP recusou aprovar a  candidatura do MADEM-G15 para o lugar a que tem direito (2.º vice-presidente da ANP), portanto, como forma de vingança pessoal antiga contra os "15 deputados expulsos do PAIGC". Outra leitura não podia ter. O pior aconteceu quando o DSP injuriou o líder do MADEM-G15, deputado Braima Camará. O contra-ataque do deputado Camará ao DSP foi devastador, chamando-o, na cara, de bandido e ladrão. Recordo-vos que foi este casal, apoiado hoje pelo Bispo de Bissau, que roubou o dinheiro da Cáritas e outos mais. Camará chamou o DSP de parasita, porque várias vezes foi hospedado por este em casa em Lisboa. O dito-cujo encolheu-se covardemente na cadeira, sem piar nem miar.

Amanhã, terça-feira, dia 23 de Abril, é o dia D na ANP, para os deputados da nação: ou vai ou racha!

ESPERAR PELO MELHOR E PREPARAR-SE PARA O PIOR