quarta-feira, 28 de abril de 2021

Comunicação Social - Novo ministro admite que terá pela frente uma “dura tarefa” para melhorar o sector


Bissau, 27 Abr 21 (ANG) -  O novo ministro da Comunicação social disse  estar ciente de que terá uma “dura tarefa”  para melhorar o sector que actualmente enfrenta muitas dificuldades.

Fernando Mendonça que falava na cerimónia que marca o início do exercício das suas novas funções com a recepção do Gabinete de trabalho, chave da viatura de funções e dossiês deste pelouro das mãos do ex-Secretário de Estado da Comunicação Social, Conco Turé, disse, contudo, que está motivado para dar a sua contribuição no sentido de melhorar o sector. 

Mendonça  que volta pela segunda vez a assumir as funções de ministro da Comunicação Social disse ser um agrado voltar a assumir aquela pasta, frisando que tem acompanhado a dinâmica que foi imprimida no sector e que viu o esforço que o secretário do Estado cessante e sua equipa fizeram para encontrar soluções para os problemas da Comunicação social.

O recém nomeado ministro da Comunicação Social pediu à todos os que fazem parte do sector para que, em conjunto, batalharem no sentido de encontrar soluções para a melhoria das condições de trabalho nos órgãos e da vida das pessoas que trabalham no ministério em geral.

Por sua vez, o secretário de Estado cessante da Comunicação Social, Conco Turé qualificou de agradável a sua sucessão nas referidas funções.

Turé disse estar satisfeito por deixar o pelouro da Comunicação Social nas mãos de uma pessoa conhecedora daquela casa,  tendo mostrando disponível para apoiar a qualquer hora que for solicitado. 

Fernando Mendonça, jornalista de profissão, foi nomeado ministro da Comunicação Social no quadro da remodelação governamental anunciada no dia 24 do mês em curso, e desempenhava as funções de ministro da Justiça.

Mendonça terá sob seu pelouro, os quatro órgãos de comunicação social, a Agência de Notícias da Guiné(ANG) 0 jornal Nô Pintcha, a Radiodifusão Nacional e a Televisão da Guiné-Bissau, para além do Centro Multimédia de Comunicação e a Imprensa Nacional, a gráfica estatal.

ANG/MI/ÂC//SG

Transportes Marítimos - Governo lança em Maio concurso para dragagem do Porto de Bissau


Bissau, 28 Abr 21(ANG) - O ministro cessante dos Transportes e Comunicações, afirmou que o Governo vai lançar em Maio um concurso público para a escolha de um parceiro estratégico que vai efectuar a dragagem, sinalização e balização do canal  do Porto de Bissau.

Jorge Mandinga que falava hoje no acto de transferência de funções para o novo titular da pasta dos Transportes e Comunicações, disse que isso  vai permitir que o Porto de Bissau  seja mais competitivo e que possa receber barcos que carreguem mais contentores de modo a rentabilizá-los.

 O ex-governante aconselhou ao novo ministro dos Transportes e Comunicações a pegar com dedicação e patriotismo o projeto da Guiné Telecom que está numa fase avançada de lançamento do concurso para a alienação da escolha do parceiro estratégico para a sua retoma de funcionamento.

"Peço igualmente ao Sr. ministro para prestar uma atenção especial aos nossos Correios tendo em conta que celebraram recentemente uma parceria com uma empresa cabo-verdiana visando a sua digitalização”, afirmou.

Jorge Mandinga disse acreditar que, com essa parceria, os Correios vão transformar num grande banco, salientando, a titulo de exemplo, que o maior Banco de Cabo Verde é a Caixa Postal.

No sector aeronáutico, Mandinga informou que estavam  empenhados numa grande reforma no aeroporto de Bissau, acrescentando que o referido projecto vai começar a ser executado pelo parceiro escolhido, já no próximo mês de Maio.

No domínio dos Transportes Terrestres, afirmou que já têm todos os dossiês preparados para levar ao Conselho de Ministros, a aprovação do Decreto Lei que vai regular a Autoridade de Segurança Rodoviária.

Adiantou que essa ferramenta é importantíssimo para diminuir  o nível de acidentes no país, frisando que é necessário ter uma Autoridade no sector dos Transportes Terrestres à semelhança do Aeroporto e das Telecomunicações.

“Outro problema que vou deixar como herança, tem a ver com a empresa Sociedade de Transportes Marítimos da Guiné-Bissau(Sotramar). Sei que o país está débil, mas o novo ministro deve fazer diligências para relançar a empresa”, disse.

Jorge Mandinga anunciou ainda a construção de um novo Estaleiro Naval no país, com apoio da Costa de Marfim.

Por sua vez, o novo ministro dos Transportes e Comunicações, Augusto Gomes garantiu que vai dar continuidade a todas as iniciativas do seu antecessor pelo que conta com apoio dos sues colaboradores e todos os responsáveis sob sua tutela.

O governante sublinhou que, em virtude das situações que têm a ver com a débil organização das instituições que compõem o Ministério, estão a passar por momentos difíceis.

“Mas como conseguiram identificar aquilo que são as condições necessárias para transformar essas fraquezas  e insuficiências organizativas, podemos esperar atingir o ponto de conclusão e de viragem para que todas as estruturas que constituem o Ministério dos Transportes e Comunicações possam jogar o seu papel, no reforço da economia e da soberania da Guiné-Bissau”, disse Augusto Gomes.

ANG/ÂC//SG

Ministério da Saúde Pública: História de um DAF reincidente em questões de dinheiro

Por CNEWS   abril 28, 2021

O diretor Administrativo e Financeiro (DAF) do Ministério da Saúde Pública, Samba Baldé, é apontado como o suposto autor de uma operação, de junho de 2020, que terá resultado num alegado desvio de 50 milhões de Francos CFA, das contas da ONG inglesa, que opera no país, Sightsaveres, sem o conhecimento da organização, que atua no setor sanitário guineense. 

A informação foi revelada ao Capital News, por uma fontes do Ministério da Saúde Pública, próximas do caso. As confidentes do CNEWS explicaram que tudo terá começado no reinado do agora demitido ministro da saúde, António Deuna, depois de este ter ordenado a mudança das assinaturas junto a um dos bancos comerciais de Bissau, dando poderes de assinatura, a Samba Baldé e a duas outras pessoas ligadas ao Ministério.

A situação terá levado a ONG Sightsaveres a suspender, temporariamente, as suas atividades na Guiné-Bissau, mas viria a retomar os seus serviços nos finais de 2020, com a assinatura direta, desde então, da sua conta, sem o envolvimento de nenhum técnico do Ministério da Saúde Pública.

A justificação da operação dos 50 milhões era idêntica a da região de Batatá, que resultou em levantamento de 100 milhões de Francos CFA, nas estruturas sanitárias locais, ou seja, “a titulo devolutivo”. O fundo tirado das contas da Sightsaverese seria destinado para o pagamento do pessoal menor do Ministério da Saúde Pública, dizem as fontes contactadas pelo Capital News.

De acordo com as fontes do CNEWS, a ONG inglesa atua em 11 regiões sanitárias da Guiné-Bissau, em apoio ao Ministério da Saúde Pública, para a eliminação de doenças tropicais negligenciadas, entre as quais Tracoma, Flariose Linfáticos, Schistosoma e Geohelmintiasis.

O DAF do Ministério da Saúde Pública encontra-se ainda em prisão preventiva, mas no âmbito do Processo sobre o levantamento dos 100 milhões de Francos CFA, das contas bancárias de vários centros de saúde da região de Bafatá, no leste do país.

Perdi encanto pela Política.

Perdi encanto pela Política.

Parecia algo.

Afinal não é nada.

É só mentira, promessas enganosas, manipulações e exibicionismo.

Ser leal, fiel e frontal, são qualidades que na política faz de ti inimigo.

Ser bajulador, intriguista, mentiroso, traidor, isso sim, te leva ao paraíso do poder na Guiné-Bissau.

 Sarathou Nabian está se sentindo decepcionado em Guiné-Bissau

PR Umaro Sissoco Embaló visita sede Confederação geral dos Sindicatos Independentes

Fonte: RadioBantaba 

‘None Is Safe Anymore’, Says Sen Ordia After Surviving 2 Attacks In 24 Hours

By Abdullateef Salau dailytrust.com Wed Apr 28 2021

The first attack happened along Okene-Lokoja road in Kogi, while the second in Abaji, Abuja all on Monday....

Senator Clifford Ordia has called for an overhaul of infrastructure security after gunmen attack him twice in 24 hours on a trip.

Gunmen on Monday attacked the senator representing Edo Central in the upper legislative chamber twice along Okene-Lokoja and Lokoja-Abuja roads.

Ordia, who chairs the Senate Committee on Local and Foreign Debts, told newsmen in Abuja that the gunmen opened fire on his convoy while returning to Abuja from his hometown in Edo State.

He said the first attack happened along Okene-Lokoja road in Kogi, while the second in Abaji, Abuja all on Monday.

He said the security officers attached to him engaged the criminals in crossfire.

He said he escaped the attack unhurt though his personal vehicle was riddled with bullets.

The lawmaker, however, said three of the security officers sustained gunshot injuries.

One of the wounded policemen is in a critical condition, but responding to treatment in a hospital in Abuja, he added.

He said: “We were coming from Edo State, somewhere between Okene and Lokoja, when we met these suspected bandits. They opened fire on my convoy. The gallant policemen had to immediately return fire.

“The other security vehicle behind had to immediately join them and they were able to repel the suspected bandits. During the exchange, three of the policemen sustained gun wounds. One of them was critically injured. We had to immediately rush them to a Federal Medical Centre in Lokoja, Kogi State.

“They did their best and was able to stabilise them. I’d to immediately put a call across the Federal Medical Centre in Abuja to be on standby. One of the policemen had a bullet lodged close to his liver.

“We met another setback around Abaji. There was traffic because of the incidence and because we had to save the lives of the wounded policemen, we decided to make a move. They opened fire on us. Some vigilantes had to join the policemen and they were chased into the bush.

“That was how I survived that attack. If you see all my vehicles, you’ll see how the bullets damaged them. But I’m glad that we all survived. I must salute the gallantry of our policemen. If given the right equipment, they can do a lot and protect Nigerians.”

He called on the Federal Government to immediately initiate moves to restructure the security architecture of the country, warning that no one was safe anymore.



Ministra de Estado Neg. Estrang. Suzi Barbosa participa na conferência_ situação mulher e Meninas.

Fonte: RadioBantaba 

UNTG PROPÕE AO GOVERNO O PAGAMENTO DE HORAS DE TRABALHO SUBTRAÍDAS AOS PROFESSORES

Jornal Odemocrata  27/04/2021 

A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné – Central Sindical (UNTG – CS) apresentou, como contraproposta, o início, o mais tardar até finais de maio, do pagamento de horas de trabalho subtraídas aos professores das escolas públicas e  o desbloqueio dos salários de funcionários que aderiram à greve no Ministério das Finanças e no Ministério da Saúde.

Na contraproposta, na posse do jornal O Democrata, assinada pelo Secretário-geral da UNTG-CS, Júlio António Mendonça, com a data de 26 de abril de 2021, entregue hoje ao governo, consta a exigência do desbloqueio de salários de funcionários a quem foi atribuído o Código W, por serem pessoas que, efetivamente prestam serviço ao Estado da Guiné-Bissau e que foram reconhecidas pela Comissão Técnica ad-hoc criada para a comparação é sincronização de dados de funcionários públicos.

A UNTG exige a criação de uma Comissão multidisciplinar que integre os Sindicatos, com o propósito de fazer um diagnóstico  do nível de inflação atual e propõe nova tabela salarial na função pública e definição do salário mínimo nacional. 

Constam ainda do documento o agendamento, para segunda quinzena de maio, da reunião do Conselho Permanente de Concertação Social, com o propósito de discutir questões inerentes à situação de “ditos Estagiários e Contratados” com mais de 3 anos de serviço na administração pública e clarificar a situação do projeto de Código de Trabalho que, por sinal já tinha sido aprovado na generalidade pela Assembleia Nacional Popular (ANP).

“A instruição, através de despacho do Primeiro-ministro, de toda a competência de processamento de folhas de salário do Ministério das Finanças para o Ministério da Função Pública, a implementação imediata do Decreto-Lei n. 4/2012, de 10 de Outubro, e a consequente revogação de todas nomeações aludidas pela comissão Técnica para seguimento da Implementação dos Decretos-Leis n.04/2012 e 05/2012, ambos de 10 de Outubro” lê-se no documento.

Num horizonte de quatro meses, refere ainda o documento, a UNTG exige que sejam implementadas as recomendações da Comissão Técnica Ad-hoc para a harmonização das duas bases de dados, mormente, do Ministério das Finanças e do Ministério da Função Pública, Trabalho e Segurança Social, o lançamento de um Concurso Público interno, entre os efetivos, nos diferentes Ministérios, tendente ao preenchimento das vagas de Diretores de Serviços, de chefes de Divisão e equiparados, em obediência ao consagrado no Decreto-Lei n. 8/2012, de 19 de Outubro, assim como a implantação cabal do Estatuto de Carreira Docente em vigor no país.

A UNTG exige também a implementação da Lei N. 3/2015, de 21 de Abril, referente aos funcionários da Direção Geral das Contribuições e Impostos (DGCI) e que seja dado cabimento de Verba para preenchimento de 1.000 vagas nas diferentes estruturas públicas para 2022, e que o processo de recrutamento e seleção ocorra mediante o previsto no Decreto-lei n.4/2012, de 10 de Outubro.

A Central sindical lembrou que a situação financeira e social é débil, acrescida a baixa de salários que a classe trabalhadora Guineense enfrenta, devido aos novos impostos e taxas instituídas pelo Executivo, sublinhando que os servidores públicos e trabalhadores em geral vivem numa situação de penúria devido ao aumento de preço de todos produtos de primeira necessidade no mercado e a diminuição da capacidade de compra do cidadão, em particular, dos trabalhadores e funcionários públicos. 

Por: Tiago Seide

Instituto Pedro Pires participa na criação da Academia de Liderança da Guiné-Bissau

Manobras di Timba... Guguis bó iabri bó dus kuku di udjus bó! É na soronda...Jorge Herbert


O Instituto Pedro Pires para a Liderança (IPP) anuncia que, nos últimos meses, tem estado a trabalhar, em parceria com o PNUD Guiné-Bissau e a Escola Nacional de Administração (ENA) do mesmo país, no desenvolvimento de condições para a criação da futura Academia de Liderança da Guiné-Bissau.

Em comunicado remetido ao Asemanaonline, informa que tem já em curso ações de formação neste sentido. "A primeira ação formativa da Academia de Liderança, que decorre durante esta semana, de 26 a 30 de Abril, em Bissau, visa capacitar 25 dos futuros formadores da Academia de Liderança. Com um total de 30 horas e sob coordenação pedagógica do IPP, esta primeira formação tem como propósito contribuir para o fortalecimento das capacidades formativas de futuros formadores da Academia de Liderança da Guiné-Bissau, com principal enfoque em temas de liderança. As próximas duas formações-piloto da Academia, também sob coordenação pedagógica do IPP, estão agendadas para acontecer em Maio, uma sobre Liderança e Serviço Público e outra sobre Liderança e Desenvolvimento Pessoal, tendo como principal público-alvo servidores públicos e quadros de partidos políticos guineenses», diz o IPP.

Segundo a mesma fonte, Academia de Liderança da Guiné-Bissau assume como responsabilidade de capacitar homens e mulheres guineenses para o exercício de uma liderança aberta à inovação, focada nos direitos humanos, na justiça social, na democracia, no Estado de Direito e no respeito incondicional pelas diferenças.

« A Academia irá disponibilizar ferramentas que permitam aos seus formandos liderar eficazmente, inclusivamente em contexto de crise política, social, económica, climática e/ou sanitária, capacitando jovens engajados com questões locais, nacionais e globais e cientes de que a sua contribuição individual tem implicações numa comunidade maior, que é a humanidade. Uma vez capacitados, atores locais das mais diversas esferas, estarão munidos de ferramentas que lhes permitirão participar mais eficazmente no processo de desenvolvimento e de construção da paz e da estabilidade na Guiné-Bissau, transformando-se, assim, em verdadeiros agentes de mudança», lê-se no documento.

O comunicado considera que, muito à semelhança do que tem sido a intervenção do IPP em Cabo Verde, a Academia tem como principal objetivo capacitar agentes de transformação e desenvolvimento em habilidades e técnicas de liderança cívica, política, empresarial e de desenvolvimento pessoal na República da Guiné-Bissau.

Fonte: Asemana.publ.cv

O Presidente da República, General de Exército Umaro Sissoco Embalo, participou hoje por videoconferência na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo do Fórum PALOP.

Os Presidentes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Guiné Equatorial e o Primeiro-Ministro de São Tomé, discutiram, entre outros pontos, a apreciação e aprovação da resolução que formaliza a adesão da República de Timor Leste como membro observador do Fórum PALOP e uma outra resolução que oficializa a entrada da República da Guiné Equatorial como membro de pleno direito do Fórum PALOP.  

O Chefe de Estado guineense,  na sua intervenção,  sugeriu a introdução de um mecanismo de alternância da Presidência do Fórum,  até então inexistente. A presidência do FÓRUM PALOP foi assumida por Cabo Verde.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló