sexta-feira, 7 de junho de 2019

Mensagem do Presidente da Comissão Organizadora da Marcha Democrática aos manifestantes.



PAIGC 2019

Vigília impedida de permanecer na estrada do Benfica



Domingos Simões Pereira

Impasse no parlamento : SOCIEDADE CIVIL GUINEENSE PEDE A JOMAV A NOMEAÇÃO DO NOVO GOVERNO


O Movimento Nacional da Sociedade Civil Guineense pediu hoje ao Chefe de Estado, José Mário Vaz, a nomeação urgente do novo Primeiro-ministro indicado pelo partido vencedor das eleições legislativas de março, de forma a acabar com a crise social e económica. Ainda no encontro exortaram ao Chefe de Estado a marcação da data de eleições presidenciais.

A posição desta organização da sociedade civil foi tornada pública por um dos seus membros, Malam Braima Sambú, depois de uma audiência mantida com o Chefe do Estado.

A delegação do movimento da sociedade civil dirigida pelo seu presidente,  Fode Caramba Sanhá, foi recebida esta manhã por José Mário Vaz em audiência na qual abordaram a situação política do país.

Malam Braima Sambú disse na sua declaração aos jornalistas que no encontro  com o Chefe do Eatado, defenderam a nomeação urgente do novo Primeiro-ministro e consequentemente, a formação do governo a fim de permitir que o país saia da situação em que se encontra.

“Independentemente da situação que se vive no parlamento, a nossa opinião é do Presidente da República avançar com a nomeação do governo e depois da nomeação do governo, vamos também ajudar resolver a situação do parlamento”, exortou o jovem activista, para de seguida avançar que o Presidente José Mário Vaz disse-lhes que tomou nota da preocupação da sociedade civil.

Malam Braima Sambú revelou ainda aos jornalistas que pediram ao Chefe do Estado para marcar a data das eleições presidenciais, tendo em conta que o seu mandato termina no próximo dia 23 de junho.

Por: Assana Sambú

Video: leopold sedar domingos

Texto: OdemocrataGB

COMUNICADO A IMPRENSA GABINETE DO PM


A juventude e apoiantes dos partidos de maioria parlamentar na Guiné-Bissau barricados esta sexta-feira na avenida que acesso ao parlamento e a presidência guineense, concretamente a frente do clube do Benfica de Bissau


Os jovens regressam hoje às ruas da capital Bissau para exigir ao Chefe de Estado, José Mário Vaz, a nomeação do primeiro-ministro, resultante das Eleições legislativas.

Há quase três meses depois do escrutínio, a 10 de março, o novo primeiro-ministro ainda não foi indigitado pelo Presidente guineense e o novo Governo também não tomou posse devido a um novo impasse político, que teve início com a eleição dos membros do parlamento.

Rádio Jovem Bissau

Organizações juvenis do país ameaçam entrar com uma petição no Conselho de Segurança da ONU, para responsabilização da Classe Política guineense

Posição foi transmitida em conferência de imprensa conjunta do Conselho Nacional da Juventude-CNJ, Rede Nacional das Associações Juvenis-Renaj, Rede Nacional de Jovens Mulheres Líderes e do Projecto Universidade Aberta, onde exortaram a nomeação urgente do Primeiro-ministro e a conclusão da constituição da Mesa do Parlamento.


Aliu Cande

Vigília das mulheres é mais um movimento legítimo de um povo que sofre - Nomeação do novo governo, já!










PAIGC 2019

Florença Iyere - A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível, e realizar o impossível.


Florença Iyere 

LUTA CONTRA O CANCRO - Seis hábitos que reduzem significativamente risco de cancro da mama

Práticas saudáveis são, comprovadamente, formas simples de diminuir a probabilidade de desenvolvimento da doença tantas vezes fatal.


O cancro da mama é o tumor maligno mais frequente da mulher. A sua incidência na Europa ocidental é de 90 novos casos por ano em cada 100 mil habitantes e em Portugal é semelhante.

A mortalidade por cancro da mama é baixa, ou seja, esta doença tem um bom prognóstico. Cerca de 85% das mulheres com cancro da mama estão bem cinco anos após terem estado doentes.

O site especializado Time Health preparou uma lista com seis hábitos simples que podem ajudar as mulheres a reduzir os riscos:

1. Coma fibra

A fibra já provou ser extremamente benéfica para o controlo do peso, melhorando ainda o funcionamento do sistema digestivo; agora, o nutriente também ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento de cancro da mama. Um estudo publicado no British Medical Journal (BMJ) descobriu que comer três porções diárias de frutas e verduras ricas em fibras durante a adolescência diminui em 25% o risco da doença na fase adulta.

Os investigadores notaram ainda que certas frutas conferem maior proteção: maçã, banana e uvas são mais redutoras durante a adolescência, enquanto que o consumo de couve e laranja contribuem para a redução do risco na idade adulta.

2. Cuidado com a gordura

Uma pesquisa publicada em maio no JAMA Oncology descobriu que mulheres que seguem dietas pobres em gorduras e ricas em grãos integrais correm um risco 22% menor de morrer de cancro da mama. Também foi sugerido que as mulheres que mantiveram a dieta menos gordurosa por períodos mais longos apresentaram uma probabilidade maior de sobreviver à doença. 

“O que vemos é um efeito notável. Mostramos que a intervenção dietética após o diagnóstico foi mais importante do que a intervenção dietética antes do diagnóstico”, explicou Rowan Chlebowski, co-autor do estudo.

3. Evite o consumo de álcool

Um artigo publicado no ano passado no Journal of Clinical Oncology mostrou que o consumo regular de bebidas alcoólicas está associado a pelo menos sete tipos de tumores, principalmente ao cancro da mama. Os especialistas estimam que 5,5% dos novos casos de cancro no mundo estão relacionados com o consumo excessivo de álcool. Tal ocorre porque o álcool pode aumentar os níveis de estrogénio para um grau potencialmente perigoso. 

“Embora esta associação tenha sido estabelecida há muito tempo, a maioria dos oncologistas, dos leigos e dos pacientes com cancro não estão cientes do risco. Esta foi uma oportunidade para aumentarmos a consciencialização”, comentou Noelle LoConte, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos. 

4. Não fume

O tabagismo já é conhecido por aumentar a probabilidade do desenvolvimento de cancro do pulmão, mas novas pesquisas sugerem que os carcinógenos presentes no cigarro podem aumentar também o risco de outras variantes de tumores, incluindo o cancro da mama.

Um estudo publicado no ano passado no periódico científico Breast Cancer Research sugeriu que o risco é particularmente maior para mulheres que começam a fumar na adolescência, uma vez que os cigarros afetam as vias hormonais durante o desenvolvimento das mamas.

5. Pratique exercício físico

O exercício físico traz inúmeros benefícios para a saúde física, em especial à cardiovascular, e mental – ajudando a aliviar o stress e melhorando o humor. Pesquisas também mostraram que a atividade física regular pode reduzir o risco de cancro da mama. A explicação: o exercício pode melhorar o sistema imunitário e reduzir a gordura corporal, fator que já está associado ao menor risco da doença. 

A queda na inflamação também é um resultado positivo. “Inflamação é uma ativação de células e componentes derivados de células que têm o trabalho de combater invasões e, em alguns casos, apenas absorver ou limpar células danificadas”, explica Valter Longo, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, à Time Health. 

6. Reposição hormonal

A terapia de reposição hormonal costuma ser procurada por mulheres que desejam aliviar os sintomas da menopausa, como ondas de calor e fadiga. No entanto, um relatório divulgado pelo Sociedade Norte-Americana de Cancro revelou que utilizar essa terapia pode aumentar o risco de cancro da mama.

A terapia de estrogénio-progesterona (EPT) é um dos tratamentos que aumentam a probabilidade – quanto mais EPT for usado, maior é o risco, apontou pesquisa. Destacou-se ainda que mulheres que utilizam a terapia de estrogénio-progesterona estão mais propensas a descobrir o cancro da mama quando este já está maior e se espalhou para além da mama – tornando assim a taxa de sobrevivência significativamente menor.

NAOM

MAIORIA PARLAMENTAR SAI AS RUAS HOJE PARA EXIGIR NOMEAÇÃO DO PRIMEIRO-MINISTRO NA GUINÉ-BISSAU


Marcha da maioria parlamentar chega ao Benfica, local da vigília.



Fonte: PAIGC 2019 /Aliu Cande

LUÍS OLIVEIRA SANCA DENUNCIOU DOMINGOS SIMÕES PEREIRA, “DE SER DESORGANIZADOR E PERTURBADOR DO ESTADO DA GUINÉ-BISSAU”.


Manifestação dos militantes e simpatizantes do Movimento Para Alternância Democrática MADEM-G15 e o Partido da Renovação Social (PRS) e mais dois movimentos de apoio a JOMAV e Botche Candé, que teve início no espaço verde de Bairro de Ajuda, em Bissau.

O Vice-Coordenador do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15), Luís Oliveira Sanca, acusou esta quinta-feira, 06 de junho de 2019, o líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, “de ser desorganizador e perturbador do Estado da Guiné-Bissau”.

Luís Oliveira Sanca fez acusação no espaço em frente à Câmara Municipal de Bissau, após a manifestação dos militantes e simpatizantes do Movimento Para Alternância Democrática MADEM-G15 e o Partido da Renovação Social (PRS) e mais dois movimentos de apoio a JOMAV e Botche Candé, que teve início no espaço verde de Bairro de Ajuda, em Bissau.

No seu discurso a milhares de militantes, simpatizantes e apoiantes dos dois partidos, Oliveira Sanca disse que uma pessoa com formação sόlida para dirigir o país não pode ter comportamento como atual líder do PAIGC em relação ao seu país. Nesse sentido, Oliveira Sanca exortou ao Chefe de Estado guineense, José Mario Vaz, a continuar a ter postura séria, enquanto primeiro magistrado da nação no que toca a situação política vigente no país, em não ceder em nenhum momento à pressão para nomear o novo primeiro-ministro e muito menos formação do novo governo, enquanto não for concluída a eleição da mesa de ANP.

“Queremos saudar todos os partidos políticos legalizados no país que estão a lutar para reconstrução da Republica da Guiné-Bissau em especial o nosso aliado, Partido da Renovação Social que vamos continuar unidos para sempre. Queremos estender a nossa saudação às organizações internacionais no país, sendo testemunhas de tudo o que aconteceu durante cinco anos na Guiné-Bissau”, sublinhou.

Por outro lado, o vice-presidente do Partido da Renovação Social (PRS), Jorge Malú, informou que o Partido da Renovação Social (PRS) e o Movimento para a Alternância Democrática MADEM-G15 não permitirão uma formação política com 46% de votos ocupar 80% dos lugares da mesa da Assembleia Nacional Popular.

“Estamos aqui nesta manifestação convocada pelos dois partidos da oposição para ajudar interpretar de forma clara o que é a democracia, porque PAIGC e os seus aliados têm dificuldades em fazer interpretação da democracia de maneira que não vamos permitir de forma nenhuma que as pessoas transformem a mesa da Assembleia Nacional Popular num “Mandjuandadi di Lobos”. Portanto, a lei está bem clara sobre essa matéria”, vincou.

O dirigente dos renovadores encorajou as forças de defesa e segurança do país pelo espírito republicano demostrado ao longo da crise que durou mais de quatro anos, sem, no entanto, aceitar provocações dos políticos, ou seja, impedi-los que abram alas.

“Portanto quero informar-vos que vamos continuar a reivindicar para que MADEM retome o seu lugar que merece, através do nome que foi indicado pelo Movimento, como também exigir a devolução do posto de 1º secretário ao PRS, terceiro mais votado”, observou.

Por: Aguinaldo Ampa

Video: Leopold Sedar Domingos

Texto: Odemocratagb