terça-feira, 29 de agosto de 2023

O Presidente da República regressa ao país após participar na 14° Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, em São-Tomé e Príncipe.

Presidência da República da Guiné-Bissau 

P𝐫𝐨𝐩𝐫𝐢𝐞𝐭á𝐫𝐢𝐨/𝐚𝐝𝐦𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐝𝐚 𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞𝐬𝐚 𝐁𝐢𝐬𝐬𝐚𝐮 𝐏𝐞𝐬𝐜𝐚 𝐒𝐞𝐫𝐯𝐢ç𝐨𝐬 𝐇𝐞𝐧𝐫𝐢𝐪𝐮𝐞 𝐒𝐢𝐥𝐯𝐚 𝐝𝐞𝐧ú𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐚 𝐚𝐩𝐫𝐞𝐞𝐧𝐬ã𝐨 𝐝𝐨 𝐧𝐚𝐯𝐢𝐨 𝐁𝐚𝐜𝐚𝐥𝐚𝐦 𝐧𝐚𝐬 á𝐠𝐮𝐚𝐬 𝐝𝐨 𝐏𝐚í𝐬, 𝐩𝐞𝐥𝐚𝐬 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚𝐬 𝐧ã𝐨 𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚𝐝𝐚𝐬.

 Radio TV Bantaba

Ucrânia pode ser independente da Rússia com descoberta de reservas de gás

© Lusa

POR LUSA   29/08/23 

A empresa energética ucraniana Naftogaz anunciou hoje a descoberta, numa zona não especificada, de novas reservas de gás natural que poderão atingir os mil milhões de metros cúbicos e permitir ao país tornar-se independente dos fornecimentos da Rússia.

"A descoberta das novas jazidas poderá permitir ao país avançar para a independência energética total face à Rússia", esclarece a empresa ucraniana Naftogaz em comunicado.

A informação geológica obtida indica que "as reservas deste novo campo podem atingir os mil milhões de metros cúbicos de gás", lê-se no comunicado emitido pela empresa, em que esta se refere às conclusões retiradas do processo de prospeção, para o qual foram realizadas perfurações a mais de 4.000 metros de profundidade.

E prossegue: "ao aumentar as reservas, estamos a criar uma perspetiva de crescimento sustentável para a produção de gás", declarou Oleg Tomachev, diretor-geral da UkrGazVydobuvannya, a filial da Naftogaz que realizou a operação de prospeção.

No comunicado, recorda-se que a Naftogaz pôs recentemente a funcionar dois poços de gás natural os quais permitem extrair mais de 430 mil metros cúbicos de gás natural por dia.

A Ucrânia procura, desde 2014, deixar de importar gás da Rússia, diretamente ou através de intermediários.

O fornecimento de gás tem sido uma das formas mais eficazes de influência da Rússia sobre a Ucrânia desde que o país declarou independência em 1991.


Leia Também: Kyiv diz que Rússia planeia produzir 'drones' de desenho iraniano

Mercenários russos assistem ao funeral do vice de Prigozhin

© OLGA MALTSEVA/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto   29/08/23 

A família de Valery Chekalov, chefe da logística do Grupo Wagner, juntou-se a dezenas de pessoas, incluindo mercenários, no cemitério de Severnoye, em São Petersburgo.

Um grupo de mercenários russos reuniram-se na tarde desta terça-feira para o funeral de um dos colegas de Prigozhin, morto no acidente de avião da semana passada.

A família de Valery Chekalov, chefe da logística do Grupo Wagner, juntou-se a dezenas de pessoas, incluindo mercenários, no cemitério de Severnoye, em São Petersburgo.

Segundo a Sky News, um padre ortodoxo conduziu a cerimónia. 

Ainda segundo o mesmo meio de comunicação, jornalistas da Reuters foram instados a parar de filmar.

Os meios de comunicação russos indicam que o funeral de Yevgeny Prigozhin poderá acontecer ainda esta terça-feira na sua cidade natal, São Petersburgo. 

O jornal Fontanka revelam que o homem de 62 anos provavelmente será sepultado no Cemitério Serafimovskoe – onde forças policias foram vistas esta manhã.

Fortes cordões policiais cercaram o cemitério, onde os pais de Putin também estão sepultados.



Leia Também: Quatro mortos em queda de helicóptero na Rússia perto à fronteira cazaque

Violência de grupos armados provoca 20 mil deslocados num mês no Níger

© Lusa

POR LUSA   29/08/23 

Mais de 20.000 pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas num mês devido à violência pós golpe militar no Níger, segundo o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), que teme uma nova crise de deslocamentos.

A instabilidade política resultante do golpe, "sem solução à vista", faz temer pela evolução do contexto humanitário naquele país africano, onde em 26 de julho um grupo de soldados derrubou o Presidente Mohamed Bazoum, detido no seu domicílio desde então.

O representante do ACNUR no Níger, Emmanuel Gignac, disse que a situação é agora marcada pela "incerteza", uma vez que o país é também palco de ataques de grupos armados, especialmente perto das fronteiras com o Mali e o Burkina Faso.

Manifestando-se "profundamente preocupado", o ACNUR revelou que a violência acrescentou em apenas um mês mais de 20.000 novos deslocados, principalmente nas áreas de Tillaberi e Diffa.

O Níger já tem mais de 350.000 pessoas deslocadas internamente e um número semelhante de refugiados de outros países, especialmente vulneráveis no caso da previsível "agitação" de grupos armados e da queda de chuvas fortes, entre outras ameaças, alertou Gignac.

O preço das matérias-primas também disparou em resultado da imposição de sanções pela Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), incluindo o encerramento de fronteiras.

A ONU pediu ao bloco regional isenções humanitárias para garantir que a ajuda continue a chegar.

O representante do ACNUR alertou que "o aumento do custo de vida e da insegurança aumentou os riscos de proteção, incluindo casamento precoce, violência sexual, tráfico e exploração". Só em julho, a agência registou 255 casos destes, com um "aumento drástico" desde o golpe.


Leia Também: Exército nigeriano resgata dezenas de reféns detidos por rebeldes

O Ministro da Justiça e Direitos Humanos, Albino Gomes e o Presidente do Tribunal de Conta, Amadu Tidjane Baldé, esteve reunido esta manhã afim de analisar alguns diplomas de funcionamento do Tribunal de Conta.


©Radio Voz Do Povo 

Guiné-Bissau: Associação armadores Pesca Industrial

 Radio Voz Do Povo 

Kremlin anuncia ausência de Putin no funeral de Prigozhin

 DW Português para África     29/08/23

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, estará ausente no funeral de Yevgueni Prigozhin, chefe do grupo Wagner, que pode ocorrer hoje ou na quarta-feira no cemitério de Serafimovskoe, em São Petersburgo.  

"A presença do Presidente não está prevista", disse hoje o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, em conferência de imprensa, acrescentando a que a família de Prigozhin é responsável por "tudo o que está relacionado com as cerimónias fúnebres". 

No passado dia 24 de agosto, Putin enviou condolências à família do oligarca que dirigia a empresa de mercenários. Segundo a versão oficial russa, Prigozhin morreu este mês na sequência da queda do avião em que viajava, juntamemtente com outros oito ocupantes. 


Leia Também:  Funeral de Prigozhin deverá acontecer ainda hoje

Angola: Exigir a 12ª classe para carta de condução é "mutilar as oportunidades" dos jovens


O Executivo angolano, através do Ministério do Interior (MININT), prevê "esticar" para 12.ª classe a escolaridade mínima para os cidadãos que pretendem obter carteira de condução. Há quem olhe para essa medida como uma forma de "mutilar as oportunidade que o jovem tem e que já são poucas"

 VOA Português 

O Mercado de Animais situado junta a Av. PRESIDENTE KUMBA YALÁ (estrada di volta) em Bissau está confrontado com situações de insegurança e falta de água potável.

As queixas foram apresentadas pelos vendedores de Cabras e Carneiros.

Radio Voz Do Povo

ONU: Centenas de milhares de pessoas recrutadas à força por gangues na Ásia

© FABRICE COFFRINI/AFP via Getty Images

POR LUSA   29/08/23 

Centenas de milhares de pessoas são recrutadas à força no sudeste asiático por gangues que as obrigam a praticar fraudes na internet, muitas vezes sob pena de serem torturadas, segundo um relatório hoje publicado pela ONU.

"As pessoas coagidas a trabalhar nestas fraudes sofrem tratamento desumano enquanto são forçadas a cometer crimes. São vítimas. Não são criminosos", afirmou o Alto-Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, num comunicado de imprensa.

Muitas destas pessoas vítimas de tráfico de seres humanos são, nomeadamente, sujeitas a tortura ou maus-tratos, segundo a ONU, que lamentou o facto de serem erroneamente identificadas como criminosas e sujeitas a processos criminais ou sanções no lugar de serem protegidas.

A escala desta rede é difícil de estimar, segundo o relatório, devido à sua natureza clandestina e às lacunas na resposta das autoridades.

Citando fontes credíveis, a ONU afirmou, no entanto, que pelo menos 120 mil pessoas foram forçadas a envolverem-se em fraudes na internet em Myanmar (ex-Birmânia) e cerca de 100 mil pessoas no Camboja.

Outros países da região, incluindo o Laos, as Filipinas e a Tailândia, também foram identificados como principais países de destino ou trânsito, onde pelo menos dezenas de milhares de pessoas ficaram retidas.

Estes centros de golpes na internet em grande escala geram vários mil milhões de dólares em receitas todos os anos, de acordo com a ONU.

O relatório sublinhou que as pessoas detidas pelos gangues são de países pertencentes à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) - Indonésia, Laos, Myanmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietname, bem como China, Hong Kong, Taiwan e até mesmo de África e da América Latina.

A maioria das pessoas traficadas por meio destas redes de golpes na internet são homens.

Estas redes aproveitaram a pandemia de covid-19, explicou o relatório. As medidas de resposta implementadas para combater a crise sanitária tiveram um impacto considerável em certas atividades, conduzindo nomeadamente ao encerramento de casinos em muitos países.

Estas atividades foram transferidas para regiões com menos regulamentações, como zonas de fronteiras afetadas por conflitos, mas também para a internet.

Ao mesmo tempo, a pandemia aumentou a vulnerabilidade de muitos migrantes, que ficaram retidos em países longe de casa e desempregados, enquanto os confinamentos generalizados aumentaram o número de pessoas na internet que são suscetíveis de serem enganadas por estes gangues.



Leia Também: Mali. Quase 13 mil soldados da ONU em retirada "sem precedentes"

PRESIDENTE DA RÉPUBLICA MANTÉM ENCONTRO COM HOMÓLOGO SENEGALÊS

Em visita privada a Dakar,  Senegal, o Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, manteve um encontro com o seu homólogo senegalês, Macky Sall. 🇬🇼🇸🇳

 Presidência da República da Guiné-Bissau

Poluição atmosférica é primeira ameaça mundial para saúde humana

© Md Manik/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

POR LUSA    29/08/23 

Um estudo hoje publicado indica que a poluição atmosférica representa um risco maior para a saúde global do que o tabagismo ou o consumo de álcool, perigo exacerbado em regiões como Ásia e África.

De acordo com este relatório do Instituto de Política Energética da Universidade de Chicago (EPIC) sobre a qualidade do ar a nível mundial, a poluição por partículas finas, emitidas pelos veículos a motor, pela indústria e pelos incêndios, representa "a maior ameaça externa à saúde pública" a nível mundial.

Mas, apesar disso, os fundos para a luta contra a poluição atmosférica representam apenas uma fração ínfima dos fundos consagrados às doenças infecciosas, por exemplo, sublinhou o relatório.

A poluição por partículas finas aumenta o risco de doenças pulmonares e cardíacas, de acidentes vasculares cerebrais e de cancro.

O EPIC estimou que, se o limiar da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a exposição a partículas finas fosse respeitado em todas as circunstâncias, a esperança de vida global aumentaria 2,3 anos, com base nos dados recolhidos em 2021.

Em comparação, o consumo de tabaco reduz a esperança de vida global numa média de 2,2 anos e a subnutrição infantil e materna em 1,6 anos.

No Sul da Ásia, a região do mundo mais afetada pela poluição atmosférica, os efeitos na saúde pública são muito pronunciados.

De acordo com os modelos criados pelo EPIC, os habitantes do Bangladesh poderiam ganhar 6,8 anos de esperança de vida se o limiar de poluição fosse reduzido para o nível recomendado pela OMS.

A capital da Índia, Nova Deli, é a "megalópole mais poluída do mundo", enquanto a China "fez progressos notáveis na luta contra a poluição atmosférica" iniciada em 2014, disse a diretora dos programas de qualidade do ar do EPIC, Christa Hasenkopf.

A poluição média do ar no país diminuiu 42,3% entre 2013 e 2021, mas continua a ser seis vezes superior ao limiar recomendado pela OMS. Se este progresso se mantiver ao longo do tempo, a população chinesa deverá ganhar uma média de 2,2 anos de esperança de vida, referiu o estudo.

Mas, de um modo geral, as regiões do mundo mais expostas à poluição atmosférica são as que recebem menos recursos para combater este risco, observou o relatório.

"Existe uma profunda discrepância entre os locais onde o ar é mais poluído e aqueles onde são mobilizados mais recursos coletivos e globais para resolver este problema", explicou Hasenkopf.

Embora existam mecanismos internacionais de luta contra o VIH, a malária e a tuberculose, não há equivalente para a poluição atmosférica.

"E, no entanto, a poluição atmosférica reduz a esperança média de vida de uma pessoa na República Democrática do Congo e nos Camarões mais do que o VIH, a malária e outras doenças", salientou o relatório.

Nos Estados Unidos, o programa federal "Clean Air Act" contribuiu para reduzir a poluição atmosférica em 64,9% desde 1970, aumentando a esperança média de vida dos norte-americanos em 1,4 anos.

Na Europa, a melhoria da qualidade do ar ao longo das últimas décadas seguiu a mesma tendência que nos EUA, mas continuam a existir grandes disparidades entre o leste e o oeste do continente.

Todos estes esforços estão ameaçados, entre outros fatores, pelo aumento do número de incêndios florestais em todo o mundo, causado pelo aumento das temperaturas e por secas mais frequentes, associadas às alterações climáticas, provocando picos de poluição atmosférica.


COREIA DO NORTE: Kim Jong Un alerta para "risco de guerra nuclear" em rara aparição

© Reuters

POR LUSA   29/08/23 

O líder da Coreia do Norte pediu o reforço da Marinha, devido ao "risco de guerra nuclear", noticiaram hoje os meios de comunicação oficiais do regime, quando Seul, Washington e Tóquio realizam exercícios navais conjuntos.

Kim Jong-un criticou o aumento da cooperação trilateral entre os "líderes de gangues" dos Estados Unidos, da Coreia do Sul e do Japão "reunidos", informou a agência de notícias oficial norte-coreana (KCNA), numa referência à recente cimeira em Camp David (EUA), onde o Presidente norte-americano, Joe Biden, recebeu o homólogo sul-coreano, Yoon Suk-yeol, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.

Esta foi a primeira vez que os líderes dos três países se reuniram numa cimeira independente.

Kim Jong-un acusou Washington de estar "mais agitado do que nunca" com as manobras navais conjuntas e a continuação da instalação de meios nucleares estratégicos nas águas em torno da península coreana, indicou a KCNA.

"Devido às ações imprudentes de confronto dos Estados Unidos, entre outras forças hostis, as águas em torno da península coreana foram forçadas a tornar-se o ponto mais concentrado de material de guerra do mundo, as águas mais instáveis com o risco de guerra nuclear", disse Kim.

"Conseguir desenvolver rapidamente a força naval tornou-se uma questão muito urgente, tendo em conta as recentes tentativas de agressão do inimigo", afirmou.

O jornal estatal norte-coreano Rodong Sinmun mostrou Kim Jong-un, numa fotografia com a filha, a inspecionar o comando naval.

Os EUA, a Coreia do Sul e o Japão intensificaram a cooperação em matéria de defesa nos últimos meses e deram início a um exercício conjunto de defesa antimíssil naval para contrariar as crescentes ameaças nucleares e de mísseis balísticos de Pyongyang.

O exercício, realizado em águas internacionais ao largo da ilha sul-coreana de Jeju, envolveu contratorpedeiros equipados com sistemas de radar Aegis dos três países, informou a Marinha sul-coreana, em comunicado.

Até 31 de agosto, os EUA e a Coreia do Sul estão a realizar manobras militares anuais em grande escala, o que suscita a ira de Pyongyang.

Este ano, a Coreia do Norte efetuou um número recorde de testes de armamento e, na semana passada, fez uma segunda tentativa, sem êxito, de colocar em órbita um satélite espião.




Leia Também: Ucrânia. Coreia do Norte critica envio de caças por países europeus