29 de dezembro de 2021

Médicos nigerianos iniciaram consultas a doentes guineenses no Hospital Simão Mendes

O ministro da Saúde da Guiné-Bissau, Dionísio Cumbá, revelou hoje à Lusa que 17 médicos nigerianos iniciaram consultas aos doentes no Hospital Nacional Simão Mendes em Bissau, à luz de um acordo de assistência de dois anos.

Os 17 médicos fazem parte de um grupo de 100 profissionais nigerianos que vão dar assistência médica nos principais hospitais guineenses e ainda capacitar técnicos locais em diversas especialidades, assinalou Cumbá.

O ministro disse ter concordado com a ideia da vinda de médicos nigerianos após uma sugestão nesse sentido feita ao Governo pelo Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló.

"O Presidente da República apresentou-me a questão, após a aprovação no Conselho de Ministros, achei a ideia bem-vinda, porque vai ajudar a fortalecer o nosso sistema de saúde", afirmou o ministro da Saúde guineense.

Dionísio Cumbá referiu ainda que os 17 médicos vão ficar no Simão Mendes, principal hospital da Guiné-Bissau, para se inteirarem do sistema de saúde do país e os restantes que devem chegar "a qualquer momento" serão colocados no interior do país.

O setor da Saúde da Guiné-Bissau tem passado por turbulências com os profissionais a observarem longos períodos de greves para reclamar o pagamento de salários em atraso, efetivação de novos quadros e ainda a criação de condições laborais.

Em setembro e durante dois dias consecutivos os técnicos de todos os hospitais e centros de saúde da Guiné-Bissau não compareceram ao serviço em observância a um boicote laboral.

Na altura, o Presidente guineense, que considerou o ato de "puro terrorismo", prometeu medidas para resolver o problema do setor da saúde, nomeadamente a vinda de médicos de outros países.

MB // LFS

Lusa/Fim

View of the Lagos -Ibadan Expressway (Shagamu lnterchange ) on Wednesday, 29th December 2021

By: Buhari Sallau

Conferencia de imprensa da Sociedade Civil sobre o Plano Ação para o Orçamento Aberto Participativo, Processos Orçamentais Sensiveís à Criança e Responsabilidade Social na Gestão das Finanças Públicas.

 Alison Cabral 

Presidente Interino da Guiné Conacri: «Ou vocês ganham a Taça ou vão nos devolver todo o dinheiro que será gasto com vocês».

Fonte: Tribo Banto Áfrika

Futebol - Áfricano⚽🔥

Presidente Interino da Guiné Conacri, Coronel Mamadi Domboya que liderou o golpe de estado , reuniu com à delegação da Selecção Guineense antes de viajar aos Camarões para participar do Campeonato Africano das Nações, no próximo mês de Janeiro para dizer o seguinte:

«Ou vocês ganham a Taça ou vão nos devolver todo o dinheiro que será gasto com vocês».

Imagine o medo dos jogadores nesse momento 🙆‍♂️🙆‍♂️😂😂😂

Polícia Trânsito recebe Empresa UTAL que confeciona novas Gamas de Matrículas para viaturas. As placas, segundo explicações, são modelo europeu, com Chip incorporado.


 RadioBantaba

DEPUTADOS APROVAM NA ESPECIALIDADE O OGE FINAL PARA O ANO ECONÓMICO 2022

ANP: Continuação da Sessão Extraordinária; Ordem do dia: Votação Final e Global do Orçamento Geral de Estado; Data:29.12.2021; Local: Hotel Dunia

Os deputados aprovaram na especialidade o Orçamento Geral de Estado para o ano económico 2022, com 54 votos a favor, contra 38 e zero abstenções.

O OGE estimado em 246 bilhões de francos CFA foi aprovado na sessão parlamentar extraordinária desta quarta-feira, 29 de dezembro de 2021, com um défice orçamental de 67 mil milhões de francos CFA.

A sessão tinha sido convocada para discussão e votação final e global da Lei do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), que deveria ser validado até 31 de dezembro de 2021. Os dois documentos, OGE e PND, foram analisados e discutidos, item por item.  

À saída, o ministro das Finanças, João Alage Mamadu Fadia, realçou a importância do OGE e disse que é um instrumento para gestão financeira do país para o próximo ano, “baseado na lei e conforme prevê a Constituição da República”. 

Fadia salientou que o governo já tem um instrumento de gestão legalizado e irá aplicá-lo, em termos de segurança de imposto e realização de despesas. 

Fadia, satisfeito, realçou que “a Guiné-Bissau deu um passo importante na consolidação da democracia”.

Em reação a aprovação do OGE, o líder do grupo parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) que votou contra, Califa Seide, afirmou que decidiram votar contra o instrumento, porque “ é um orçamento que irá empobrecer os trabalhadores guineenses”. 

“O presente orçamento é um desequilíbrio para a sociedade guineense”, criticou Seidi.

O líder da bancada do PAIGC, criticou os “subsídios milionários” dos titulares dos órgãos da soberania porque uma parte desse dinheiro poderia servir para apoio aos setores sociais.

Na opinião de Seide, os impostos do OGE “vão sufocar o setor produtivo e económico do país”. 

Por: Djamila da Silva 

odemocratagb.com / Assembleia Nacional Popular da República da Guiné-Bissau

Sindicato dos Magistrados do Ministério Público

Ditaduraeconsenso.blogspot.com


Coreia do Sul diz ter concluído projeto para pôr fim à Guerra da Coreia

© Anadolu Agency via Getty Images

Notícias ao Minuto  29/12/21 

O ministro dos Negócios Estrangeiros sul-coreano afirmou hoje que Seul e Washington concluíram um projeto de declaração para pôr fim à Guerra da Coreia e trazer a Coreia do Norte de volta às negociações.

A Coreia do Sul e os Estados Unidos da América (EUA) concordam com a importância de uma declaração que ponha fim à guerra na península e "concluíram virtualmente um projeto", disse Chung Eui-yong, em conferência de imprensa.

O objetivo é assinatura de um tratado de paz para pôr fim à Guerra da Coreia (1950-1953), que terminou apenas com um cessar-fogo, mantendo os dois vizinhos tecnicamente em guerra.

"Estamos a explorar várias formas de fazer avançar as conversações com a Coreia do Norte", acrescentou Chung, sem pormenorizar, citado pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Observadores disseram já duvidar da viabilidade desta iniciativa, destinada a trazer Pyongyang de volta às conversações de desnuclearização da península coreana.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un Yo-jong, afirmou já não estar interessado em realizar quaisquer reuniões com os EUA para tentar reavivar o diálogo de desnuclearização suspenso, devido à "política hostil" em relação ao regime.

As observações de Chung surgiram quando na Coreia do Norte está a decorrer uma reunião plenária do partido único, na qual serão delineadas políticas e ação diplomática para o próximo ano.

Kim Jong-un deverá proferir um discurso no encerramento, provavelmente no final desta semana.

Jovem doou esperma quando jovem e 25 possíveis filhos aparecem muitos anos depois

Por JESUS GALVÃO fatosdesconhecidos.com.br

Muitos homens doam esperma em troca de dinheiro, sem imaginar que um dia, um de seus filhos pode vir a bater em sua porta. As informações a respeito dos doadores costumam ser mantidas em sigilo, entretanto, parece que as pessoas sempre encontram uma maneira de conseguirem descobrir o que querem.

E foi, basicamente, o que aconteceu com o ator Peter Ellestein, de 57 anos. Durante sua juventude, na década de 1980, Ellestein era um jovem ator tentando se dar bem na profissão que havia escolhido para si. Como não tinha muito dinheiro, ele ia até bancos de esperma para fazer doações e assim conseguir ter o que comer.

O passado bate a sua porta


O que ele nunca imaginou é que, um dia, o seu passado iria bater em sua porta muitos anos depois disso. O ator se casou e se divorciou, mas nunca teve filhos. Ele havia passado muito tempo em busca de realizar seus sonhos, fazendo trabalhos esporádicos e lutando para sobreviver. Até que em um determinado momento, ele passou a trabalhar como Uber.

Foi até que, em outubro de 2017, ele recebeu uma mensagem em sua conta no Facebook que trouxe tudo o que ele havia feito há muito tempo à tona. Uma mulher, chamada Rachel, afirmou na mensagem que talvez ele pudesse ser seu pai biológico. E como Raquel, havia ao menos outros 25 filhos.

Enquanto Ellestein vivia sua vida tranquilamente, sem saber da existência de seus possíveis filhos, Raquel estava em busca de descobrir a identidade de seu pai biológico. Ela combinou o seu DNA com outros 11 irmãos, nascidos do mesmo doador, com quem ela deu início a um grupo para encontrar seu progenitor.

E assim, eles conseguiram chegar a um nome: Peter Ellestein. A parti dali, o maior desejo deles era encontrá-lo. Depois do nome, tudo ficou bem mais fácil. Encontrar Ellestein no Facebook foi muito tranquilo. No primeiro contato com Rachel, Ellestein ficou chocado com a informação e depois de algum tempo, ele concordou em se encontrar com ela.

Este foi o primeiro passo para muitos outros encontros que vieram depois. Um programa de televisão, chamado Inside Edition, pouco tempo depois, também encontrou em contato com o ex-ator e propôs que ele e seus filhos fizessem um grande encontro. E ele topou. E assim, Ellestein conheceu seus filhos em uma grande reunião familiar.


GOVERNO ASSINA ACORDO COM 4 FEDERAÇÕES PARA CAPTAÇÃO DE NOVOS TALENTOS

Odemocratagb.com

O Secretário de Estado da Juventude e dos Desportos, Florentino Dias, rubricou um contrato com quatro federações, nomeadamente de Luta, Atletismo, Andebol e Voleibol, para captação de novos talentos nacionais para a época 2021-2022, no âmbito do plano estratégico para o desenvolvimento do desporto no país.

O documento da concessão de uma comparticipação financeira do executivo foi assinado esta terça-feira, 28 de dezembro de 2021, no estádio nacional 24 de setembro em Bissau.

“A Guiné-Bissau é um país com uma potência enorme nas mais variadas disciplinas desportivas e este potencial precisa ser transformado em ato, precisa ser vivenciado efetivamente”, afirmou Dias, após assinatura do documento.

O governante adiantou que a transformação efetiva do potencial desportivo passa necessariamente pelas federações destas modalidades terem capacidade de trabalharem no desenvolvimento das suas modalidades.

Florentino Dias anunciou neste particular que o executivo vai criar as condições, de maneira enquadrada e organizada, para acompanhar as referidas federações na identificação e acompanhamento dos jovens talentos.

“Hoje escolhemos quatro federações com base em critérios bem delineados e ao longo do tempo vamos evoluir. Há mais disciplinas, mais modalidades, mas escolhemos estas quatro, não quer dizer que não valorizamos as demais. As outras modalidades terão também um acompanhamento com os devidos cuidados e no devido tempo”, explicou Dias.

Em declarações aos jornalistas após assinatura do acordo, o presidente da Federação do Voleibol, Delfim Cabral, agradeceu a iniciativa do governo, em nome das federações ao reconhecer as diferentes modalidades como parceiros para o desenvolvimento do desporto nacional.

O montante a disponibilizar pelo governo para cada federação para desenvolver este projeto não foi divulgado mas a secção desportiva do Jornal O Democrata apurou que as federações do Atletismo, Voleibol e Andebol receberão cada 12 milhões de francos CFA e a de Luta livre vai receber 15 milhões de francos CFA.

A determinação da comparticipação financeira é calculada em função dos seguintes critérios gerais e abstratos: número de eventos que a federação organiza durante o ano, disponibilidades das atas de atividades e relatórios apresentados através de sistema informático e classificações, número de licenças desportivas emitidas pela federação e número de clubes filiados em cada uma das federações.

Por: Alison Cabral

Foto: AC       

SOCIEDADE CIVIL AFIRMA QUE A SITUAÇÃO DO AVIÃO “AIRBUS-A340” ESTÁ ULTRAPASSADA

 Fonte odemocratagb.com

O presidente do Movimento da Sociedade Civil, Fode Caramba Sanhá, afirmou esta segunda-feira, 28 de dezembro de 2021, que a situação do Airbus-340 estacionado no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira está ultrapassada, apenas resta o relatório dos peritos.

“O que importa neste momento é que o país está mais à vontade”, salientou.

Fode Caramba Sanhá falava à saída da audiência com o primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, com o qual abordou a situação política do país, em particular sobre o Avião retido desde finais de outubro em Bissau e o acordo de cooperação assinado entre os Presidentes Umaro Sissoco Embaló e Macky Sall.

O presidente da Sociedade Civil frisou que se há uma preocupação é porque existe um documento que o país desconhece, que “é o acordo de gestão e exploração que precisa ser esclarecido, dissipando todas as dúvidas à sociedade guineense que tanto criou polémica”.

Questionado sobre o nível do desentendimento entre Presidente da República e Primeiro-Ministro, Caramba Sanhá disse que há mal-entendido entre os dois responsáveis do país, que “facilmente pode ser ultrapassado, se houver abertura das partes para dialogar”.

Sanhá disse que a organização que dirige está disponível para ajudar a mediar esta  situação.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A    

Vice-coordenador do MADEM: “SITUAÇÃO POLÍTICA ESTÁ SOB CONTROLO, AINDA NÃO DESCAMBOU”

odemocratagb.com

O Vice-coordenador do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM G-15), Luís Oliveira Sanca, afirmou esta segunda-feira, 28 de dezembro, que a situação política vigente no país está sob controlo dos partidos que suportam o executivo no parlamento, ainda não descambou. 

Sanca, que dirige atualmente o MADEM-G 15, fez estas afirmações à saída de uma audiência com o Primeiro-Ministro, Nuno Gomes Nabian, com o qual abordou a situação política, em particular o caso de Airbus-A340 retido no aeroporto internacional Osvaldo Vieira e o acordo da Agência de Gestão e Cooperação, assinado entre os Presidentes Umaro Sissoco Embaló e Macky Sall do Senegal. 

“Somos responsáveis pela gestão deste país, no quadro da coligação em curso. Estamos no final do ano. Primeiro-ministro achou que deve conversar com os partidos que suportam o governo sobre algumas informações pertinentes da governação que passam nas medias e nas redes sociais, e que devem ser esclarecidas para não criar dúvidas às populações, sobretudo o assunto de Avião “Airbus-340″ e acordo de petróleo, evitando assim manchar o Estado guineense”, explicou aos jornalistas.   

Precisou que na reunião ficou acordado que doravante passam a conversar para evitar situações do género no futuro, tendo acrescentado que aconselharam o chefe do executivo para ter calma e serenidade na gestão dos assuntos do país, como também para evitar abordar os assuntos da governação de qualquer maneira.

“Estávamos preocupados com este assunto de avião e do acordo com o Senegal, porque ouvimos esse assunto nos órgãos da comunicação social, por isso pedimos explicações ao chefe do executivo. Hoje saímos com uma informação clara e diferente daquilo que ouvíamos nas rádios ou líamos pela internet”, contou.

Por: Aguinaldo Ampa