terça-feira, 12 de setembro de 2023

ESTUDO: O que o tamanho do pescoço pode querer dizer sobre os homens

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   12/09/23 

Afinal, o tamanho importa. Saiba o que diz um recente estudo publicado no Scandinavian Journal of Psychology.

Um estudo publicado no início de setembro no Scandinavian Journal of Psychology revela que a percepção que tem sobre os homens pode mudar dependendo do tamanho do pescoço. Em causa, nesta investigação, está a forma como os homens são vistos como mais ou menos carinhosos e protetores em relação aos seus filhos. A percepção muda devido ao tamanho do músculo trapézio, que se situa entre a zona posterior do pescoço e do tórax.

A investigação da Universidade de Arkansas, nos Estados Unidos, pediu a 305 homens e mulheres para avaliarem quatro imagens geradas por computador do mesmo homem.

Tudo ficava igual, apenas os músculos da zona do pescoço eram alterados. Era pedido que as imagens fossem avaliadas de um a sete pontos com base na percepção que tinham do homem: se era bom lutador, se tinham algum interesse na pessoa, como viam ser capaz de proteger a sua família e até se era carinhoso com os seus filhos.

Segundo a investigação, os homens com pescoços maiores foram tidos como sendo mais protetores em relação aos seus filhos, mas menos carinhosos e interessados a longo prazo. Já os com pescoços mais pequenos foram classificados como sendo mais cuidadores em relação aos seus filhos.

"Avaliar o pescoço é um bom compromisso entre o imediatismo da percepção facial e a precisão da percepção corporal. Os sinais corporais são menos imediatos quando os milissegundos podem contar, enquanto os rostos podem não ser os mais confiáveis", explicou do The Times Mitch Brown, um dos responsáveis pelo estudo.

"É importante considerar como estes estereótipos podem ou não generalizar-se entre culturas", continuou. Neste caso, apenas foram tidos em conta homens do sul dos Estados Unidos.



Leia Também: Regresso às aulas. Seis exercícios para prevenir as dores nas costas

EUA: Recém-casados ​​chegam à cerimónia em chamas nos EUA. Eis as imagens

© Reprodução Twitter

Notícias ao Minuto   12/09/23 

Nas redes sociais, os internautas não deixaram de reparar no risco desta manobra e consideraram que, caso algo desse errado, o resultado teria sido terrível.

Após trocarem alianças e juras de amor, é comum os casais seguirem para a festa com os seus familiares e amigos e encontram, normalmente, uma forma inesquecível de surpreender os seus convidados. Foi o caso, ainda que menos comum, deste casal recém-casado, do Utah, nos Estados Unidos, que fizeram uma entrada na cerimónia, no mínimo, arriscada.


O vídeo foi publicado nas redes sociais e divulgado pelo jornal Excelsior, o qual mostra o momento em que os noivos chegam ao local da festa do seu casamento, a caminhar, literalmente envoltos em chamas.

Os convidados estão em seu redor, a gritar, animados com o momento que estão a presenciar.

De seguida, dois homens aproximam-se do casal com extintores de incêndio e 'disparam' sobre os noivos, confirmando que o número foi preparado cuidadosamente com a ajuda de profissionais.

Nas redes sociais, os internautas não deixaram de reparar no risco desta manobra e consideraram que, caso algo desse errado, o resultado teria sido terrível.

Veja o vídeo do momento na galeria de imagens acima.



Leia Também: Abençoados! Noivos surpreendidos com 200 kg de arroz à saída da igreja

EUA: Casa Branca critica inquérito para destituir presidente Biden

© Chip Somodevilla/Getty Images

POR LUSA   12/09/23 

A Casa Branca criticou hoje o pedido de inquérito para a destituição do presidente Joe Biden, sobre os polémicos negócios do seu filho Hunter, classificando-o de "extremamente político".

"Os Republicanos da Câmara de Representantes investigaram o presidente durante nove meses e não encontraram uma única prova de irregularidades", argumentou o porta-voz da Casa Branca Ian Sams, na rede social X (anteriormente Twitter).

Hoje, o líder republicano da Câmara de Representantes norte-americana, Kevin McCarthy, declarou-se a favor da abertura de um inquérito para a destituição de Biden.

"Solicito a uma comissão da Câmara para abrir um inquérito formal de destituição", disse o congressista Republicano, argumentando que Biden "mentiu" ao povo norte-americano sobre os polémicos negócios do filho no estrangeiro.

Hunter Biden, o filho quinquagenário do presidente democrata, tornou-se o alvo preferido da direita norte-americana, que o acusa nomeadamente de ter feito negócios duvidosos na Ucrânia e na China quando Joe Biden era vice-presidente de Barack Obama (2009-2017), aproveitando as redes de conhecimentos e o nome do pai.



Leia Também: Líder da Câmara dos Representantes apoia inquérito para destituir Biden

Ativista social Guineense, defende a despolitização do administração pública por forma e garantir paz social no pais.

 Radio TV Bantaba

COMUNICADO FINAL DO CONSELHO DE MINISTROS 12.09.202




Por radiovozdopovogb.blogspot.com    setembro 12, 2023

Domingos Simões Pereira, Presidente do PAIGC, deposita flores no campa do líder e fundador da nação guineense, Amílcar Lopes Cabral em Bafatá.

Radio Voz Do Povo 

Governo anuncia redução do preço da farinha, depois do arroz no âmbito da implementação do Programa de Emergência.

 Radio Voz Do Povo

Cidades ucranianas desertificam-se num ambiente de guerra sem fim no horizonte

Enquanto a Rússia se aproxima da cidade de Kupiansk, no extremo norte da zona de guerra da Ucrânia, e se retira das cidades do sul, os trabalhadores da cidade ocupam os seus postos num quartel de bombeiros e numa estação de correios perto das linhas da frente, mas todos esperam encontrar segurança longe da guerra.👇

 VOA Português 

Xamãs socorrem o Peru para "neutralizar" Neymar

Armados com espadas, amuletos e uma boneca de trapos, uma dúzia de xamãs peruanos realizaram um ritual em Lima na segunda-feira para tentar "neutralizar" Neymar na véspera de um jogo contra o Brasil nas eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA em 2026.👇


 VOA Português 

TRIBUNAL DE CONTAS DA GUINÉ-BISSAU PARTICIPA NA CONFERÊNCIA SOBRE A BOA GOVERNAÇÃO E NA REUNIÃO DE CRIAÇÃO DA JURISAI, EM MARROCOS.

Por Tribunal de Contas

O Presidente de Tribunal de Contas da Guiné-Bissau, Amadu Tidjane Baldé, participa nos dias 11 e 12 de Setembro, na cidade de Marraquexe, em Marrocos, na Conferência sobre Boa Governação, organizada pelo Ministério das Finanças e o Tribunal de Contas de Marrocos, em conjunto com o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.

Igualmente, participa na reunião de criação da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controlo / Tribunais de Contas com Funções Jurisdicionais (JURISAI).

Acompanharam o Presidente do Tribunal, a Juiza Conselheira Carmelita José Djú, o Diretor-Geral de Fiscalização e Controlo Jorge Routte Lamba e a Assessora Económica Aide Martins Salla.


🇧🇷 Na Etiópia Eles comem carne crua, Você teria coragem? 🇺🇸 They eat raw meat in Ethiopia. Would you?


Rubens Cunha - Missão Cristã

CRUZ VERMELHA: Número de desaparecidos nas inundações na Líbia chega a 10 mil

© Handout/Anadolu Agency via Getty Images

 POR LUSA   12/09/23 

O número de desaparecidos nas inundações na Líbia ronda as 10 mil pessoas, enquanto os mortos já ultrapassam os 2.000, avançou hoje a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV).

"Não temos um balanço definitivo" sobre o número de mortos, mas "o número de desaparecidos ronda os 10 mil", afirmou o responsável da FICV Tamer Ramadan, em conferência de imprensa realizada em Genebra, na Suíça.

"As necessidades humanitárias excedem em muito as capacidades do Crescente Vermelho Líbio e até mesmo as capacidades do Governo", explicou Ramadan, que falou em direto a partir de Tunes.

"Por isso o Governo lançou um apelo à ajuda internacional e nós também vamos lançar em breve um apelo de emergência", referiu.

A tempestade Daniel atingiu o leste da Líbia na tarde de domingo, nomeadamente as cidades costeiras de Jabal al-Akhdar (nordeste) e Benghazi, onde foi declarado recolher obrigatório e as escolas foram fechadas.

Descrita pelos especialistas como um "fenómeno extremo em termos da quantidade de água que choveu", a tempestade Daniel já provocou também pelo menos 27 mortes na Grécia, Turquia e Bulgária.

O leste da Líbia abriga os principais campos e terminais de petróleo. A Companhia Nacional de Petróleo (NOC) declarou "estado de alerta máximo" e "voos suspensos" entre locais de produção onde a atividade foi drasticamente reduzida.

Em Benghazi, a quarta maior cidade do país, com quase 120 mil habitantes, está atualmente isolada por terra após a destruição das suas estradas e pontes devido às chuvas torrenciais, estando também sem eletricidade e sem comunicações.

Duas das suas barragens ruíram na segunda-feira, libertando um total de 33 milhões de metros cúbicos de água e deixando atrás de si áreas residenciais inteiras, pelo que as autoridades locais criaram um hospital de campanha.

Segundo o Centro Nacional de Meteorologia líbio, a precipitação ultrapassou os 400 mililitros por hora, um valor que não se registava há quatro décadas.



Leia Também: Cruz Vermelha pede 105 milhões para operações de socorro em Marrocos

ESTUDO: Apenas 57% dos jovens acreditam na democracia como forma de governo

© Noticias ao minuto

Notícias ao Minuto   12/09/23 

O relatório da Open Society Foundations (OSF), a rede internacional de filantropia fundada pelo magnata George Soros, revelou que 42% dos inquiridos mais jovens apoiam um regime militar, enquanto os mais velhos se ficam pelos 20%.

Ainda que a democracia continue a ser o regime governamental com mais popularidade a nível mundial, apenas 57% dos jovens entre os 18 e os 37 anos continuam a acreditar que este modelo é preferível a outras formas de governação, em comparação com 71% das pessoas com mais de 56 anos, segundo um estudo publicado esta terça-feira.

O relatório da Open Society Foundations (OSF), a rede internacional de filantropia fundada pelo magnata George Soros, revelou que 42% dos inquiridos mais jovens apoiam um regime militar, enquanto os mais velhos se ficam pelos 20%.

No entanto, o estudo, que envolveu 30 países, ressalvou que 86% dos participantes preferem um regime democrático, sendo que apenas 20% dos inquiridos acredita que os governos ditatoriais são mais capazes de responder às necessidades dos cidadãos.

Na mesma linha, mais de um terço (35%) dos jovens acredita que um “líder forte” que não realize eleições ou consulte o parlamento é “uma boa maneira de governar um país”.

Por detrás desta perspetiva está a preocupação com a pobreza, a desigualdade e as alterações climáticas, bem como a corrupção que mitiga as várias democracias do globo.

“As conclusões a que chegámos são simultaneamente preocupantes e alarmantes. As pessoas em todo o mundo querem continuar a acreditar na democracia. Mas, de geração em geração, essa convicção está a desvanecer-se à medida que crescem as dúvidas sobre a sua capacidade de proporcionar melhorias concretas nas suas vidas. Esta situação tem de mudar", considerou Mark Malloch-Brown, presidente da entidade.


Presidente da Assembleia Nacional Popular Domingos Simões Pereira, presente no 3°congresso Ordenário da JAAC (Juventude Africano Amílcar Cabral) em Bafatá... Sob lema: "JAAC de todos e para todos"

 Radio TV Bantaba 

Ucrânia? "270 mil russos alistaram-se voluntariamente", diz Putin

© Lusa

POR LUSA    12/09/23 

O Presidente russo Vladimir Putin congratulou-se hoje com o facto de "270 mil russos se terem juntado voluntariamente" às fileiras do Exército e dos grupos de voluntários que combatem na Ucrânia.

"Efetuámos uma mobilização parcial e foram alistadas 300 mil pessoas. Nos últimos seis ou sete meses, 270 mil pessoas assinaram voluntariamente contratos para servir nas Forças Armadas e nas unidades de voluntários", disse Putin, estimando que entre mil e 1.500 pessoas estão a assinar contratos todos os dias.

O Presidente da Rússia referiu-se à mobilização durante um discurso no Fórum Económico do Oriente, que decorre em Vladivostoque, no extremo oriental russo.

Por outro lado, Putin disse que a entrega de aviões de combate F-16 pelo "Ocidente a Kyiv" só vai "prolongar o conflito na Ucrânia".

"Vão entregar (caças) F-16. Isso vai mudar alguma coisa? Não me parece. Só vai prolongar o conflito", declarou Putin, referindo-se ao apoio dos países aliados da Ucrânia.

A Rússia invadiu a Ucrânia, pela segunda vez, em fevereiro do ano passado. 

No mesmo discurso Vladimir Putin afirmou ainda que a apreensão de ativos russos por parte do Ocidente "ultrapassa todos os limites" mas descartou qualquer intervenção do Estado sobre a divisa nacional.

Putin afastou o que classificou de "movimentos bruscos" do Estado no mercado de divisas para reforçar o rublo (moeda da Rússia), cuja depreciação obrigou o Banco Central da Rússia a aumentar em 12% as taxas de juro. 

"Não haverá movimentos bruscos", disse o Chefe de Estado no Fórum Económico Oriental, respondendo a uma pergunta sobre a possível intervenção do Estado sobre o mercado de divisas. 

Putin disse ainda que o assunto requer uma "análise minuciosa" por parte do Governo e do Banco Central da Rússia que deve rever na próxima sexta-feira as taxas de juro, durante uma reunião que já estava marcada. 



Taiwan diz ter avistado dezenas de aviões e navios de guerra chineses

© Getty Images

POR LUSA  12/09/23 

Taiwan afirmou hoje ter detetado 22 aviões militares chineses e 20 navios de guerra nas proximidades da ilha nas últimas 24 horas, numa altura em que Pequim está a intensificar as suas atividades militares na região.

No fim de semana, navios de guerra dos Estados Unidos e Canadá passaram também pelo Estreito de Taiwan, desafiando as reivindicações territoriais da China.

Na segunda-feira, Pequim enviou uma formação naval liderada pelo porta-aviões Shandong para cerca de 70 milhas (110 quilómetros) a sudeste de Taiwan. Segundo órgãos oficiais chineses, as embarcações foram realizar exercícios de simulação contra ataques lançados por aviões, submarinos, navios de guerra e meios terrestres.

Treze dos aviões militares chineses detetados na terça-feira atravessaram a linha mediana do Estreito de Taiwan, uma zona de demarcação não oficial entre a China e Taiwan, informou o ministério da Defesa de Taiwan.

China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas. Pequim considera Taiwan parte do seu território e ameaça a reunificação através da força, caso a ilha declare formalmente a independência.

Nos últimos anos, Pequim passou a enviar quase diariamente navios e aviões de guerra para próximo de Taiwan.

"O período entre julho e setembro deste ano registou o pico na frequência dos exercícios" das Forças Armadas da China, afirmou o Major-General Huang Wen-Chi, vice-chefe adjunto do Estado-Maior para as Informações, do ministério da Defesa de Taiwan, em conferência de imprensa.

"Há muita atividade de navios de guerra nas águas que rodeiam o Estreito de Taiwan. Havia também um grande número de navios de guerra a operar em diferentes áreas no Mar do Sul da China e no Mar do Leste da China", disse.

Huang afirmou que as Forças Armadas de Taiwan vão continuar a monitorizar os movimentos dos aviões e navios de guerra chineses.

No sábado, o USS Ralph Johnson e a fragata HMCS Ottawa da Marinha Real Canadiana, da classe Halifax, atravessaram o Estreito de Taiwan. O momento coincidiu com uma cimeira de líderes do Grupo dos 20 em Nova Deli.

Os EUA atravessam habitualmente o Estreito em operações que afirmam visar a defesa da "liberdade de navegação", mas que a China considera tratarem-se de ações provocatórias.


PM Geraldo João Martins procede lançamento de Projectos do Fundo Regional de Estabilização e Desenvolvimento da CEDEAO.

 Radio Voz Do Povo 

UCRÂNIA: Putin propõe que 30 de setembro seja declarado como Dia da Reunificação

© Contributor/Getty Images

POR LUSA   12/09/23 

O Presidente russo, Vladimir Putin, apresentou um projeto de lei para declarar o dia 30 de setembro como o Dia da Reunificação da Rússia com as regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia, anexadas no ano passado.

De acordo com uma nota explicativa da proposta, 30 de setembro de 2022 "entrou para a História" como o dia da entrada das quatro regiões ucranianas na Federação Russa.

O projeto de lei foi apresentando à Duma Estatal, a câmara baixa do parlamento russo.

A Rússia anexou Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia, regiões que não controla na sua totalidade, em 30 de setembro de 2022, numa cerimónia no Kremlin.

No passado fim de semana, Moscovo realizou pela primeira vez eleições regionais e locais nos territórios ucranianos sob o seu controlo, para tentar reforçar a anexação, em eleições consideradas ilegais pela Ucrânia e pela maior parte da comunidade internacional.

A votação para as legislaturas instaladas pela Rússia começou na semana passada e, segundo a Comissão Central de Eleições, os deputados do partido no poder, Rússia Unida, ficaram em primeiro lugar nas quatro regiões ucranianas anexadas no ano passado e na Península da Crimeia, que o Kremlin anexou em 2014.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada em 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e fez nos últimos 18 meses um elevado número de vítimas, não só militares como também civis, impossível de contabilizar enquanto o conflito decorrer.



Leia Também: Um Airbus A320, da companhia aérea russa Ural Airlines, aterrou hoje de emergência num prado na Sibéria, na sequência de um incidente técnico não especificado, informaram as autoridades russas.

LÍBIA: Mais de 2 mil mortos na Líbia após passagem de ciclone. País pede ajuda

© Handout/Anadolu Agency via Getty Images

POR LUSA   12/09/23 

O Presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed Manfi, apelou esta segunda-feira à comunidade internacional para que forneça ajuda humanitária após a passagem do ciclone Daniel, declarando várias províncias da região noroeste como "zona afetada".

Manfi referiu que já contactou países como Espanha e Itália para coordenar o seu apoio e as petrolíferas Total (França) e Eni (Itália) comprometeram-se a colocar hoje três aviões à disposição das autoridades de Benghazi.

Esta cidade, a quarta maior do país, com quase 120 mil habitantes, está atualmente isolada por terra após a destruição das suas estradas e pontes devido às chuvas torrenciais, estando também sem eletricidade e sem comunicações.

Duas das suas barragens ruíram esta segunda-feira, libertando um total de 33 milhões de metros cúbicos de água e deixando atrás de si áreas residenciais inteiras, pelo que as autoridades locais criaram um hospital de campanha.

Abdulhamid Debiba, o primeiro-ministro do Governo de Unidade Nacional (GUN) com sede em Tripoli (oeste) prometeu que o Estado vai indemnizar as populações atingidas pelas inundações e decretou três dias de luto nacional pelas vítimas.

O chefe do governo paralelo do leste líbio, Osama Hammad, decretou este domingo e segunda-feira feriado em todas as instituições e escolas públicas, com exceção das forças de segurança, médicos e profissionais essenciais.

Hammad definiu a situação em Derna de catastrófica ao referir-se a "milhares de desaparecidos, bairros inteiros arrasados e levados por um mar com os seus habitantes".

Mas estes números, de pelo menos 2.000 mortos e até 5.000 desaparecidos só na cidade de Derna, a mais afetada, não foram confirmados por fontes médicas ou serviços de emergência.

O porta-voz do governo do leste tinha adiantado antes a ocorrência de pelo menos 150 mortos devido às inundações.

Segundo o Centro Nacional de Meteorologia líbio, a precipitação ultrapassou os 400 mililitros por hora, um valor que não se registava há quatro décadas.

A missão das Nações Unidas na Líbia (Unsmil) declarou em comunicado que acompanha e perto a situação de emergência e manifestou "disponibilidade para fornecer apoio aos afetados".

Após ter atingido a Grécia e Turquia nos últimos dias, o ciclone Daniel tornou-se numa tempestade subtropical em 09 de setembro e esperava-se que começasse a enfraquecer sobre a Líbia a partir desta segunda-feira, quando se dirigia para o vizinho Egito, segundo o centro meteorológico regional árabe.




Leia Também: Inundações na Líbia fazem cerca de 2.000 mortos e 1.200 desaparecidos

União Europeia condena eleições russas nos territórios ucranianos ocupados

Por SIC Notícias   11/09/23

A União Europeia diz tratar-se de uma "tentativa fútil" do Kremlin de normalizar a invasão e a ocupação de Donetsk, Kherson, Lugansk e Zaporijia.

A União Europeia condenou esta segunda-feira a realização de eleições russas nos territórios ucranianos ocupados, reforçando que são ilegais e violam a lei internacional.

As autoridades russas anunciaram que o partido no poder ganhou a maioria nas eleições encenadas nas regiões ucranianas que Moscovo anexou ilegalmente há um ano, apesar de não controlar na totalidade.

A União Europeia diz tratar-se de uma "tentativa fútil" do Kremlin de normalizar a invasão e a ocupação de Donetsk, Kherson, Lugansk e Zaporijia.

No domingo, as forças armadas ucranianas emitiram um comunicado no qual denunciavam que Moscovo poderia utilizar as votações para identificar homens para serem recrutados pelo exército russo.

O Estado maior ucraniano afirma que a Rússia prepara uma nova mobilização forçada de 400 mil a 700 mil novos recrutas, entre os quais cerca de 40 mil chechenos para compensar as pesadas baixas que o exército russo está a sofrer na Ucrânia.

Fontes norte-americanas estimam 120 mil mortos entre as 300 mil baixas russas em combate.

Ainda nesta segunda-feira, as autoridades ucranianas reivindicaram novos avanços nos últimos dias nos arredores da cidade de Bakhmut, reconquistas que dizem totalizar cerca de 50 quilómetros quadrados na zona. Alegam também ter recuperado o controlo de plataformas de gás e petróleo ao largo da Crimeia.