sexta-feira, 12 de julho de 2019

João Lourenço gasta 1,9 mil milhões em 82 viaturas para segurança presidencial


O presidente da República de Angola autorizou a despesa de 1,9 mil milhões de kwanzas (cerca de 5,2 milhões de euros) para a aquisição de viaturas para as unidades de segurança presidencial.

As unidades de Segurança Presidencial e de Guarda Presidencial vão receber 82 novas viaturas. Uma aquisição autorizada por João Lourenço, através de decreto presidencial, envolvendo a quantia de 1,9 mil milhões de kwanzas (cerca de 5,2 milhões de euros).

O objetivo desta compra, segundo o decreto presidencial, citado pelo Novo Jornal, é "assegurar a melhoria de condições de trabalho, eficiência e eficácia das respetivas atividades" das duas unidades operacionais.

O mesmo documento indica ainda que a despesa será efetuada através de uma contratação simplificada "tendo em conta a urgência nas referidas aquisições e a impossibilidade de cumprimento dos prazos estabelecidos para o cumprimentos das formalidades inerentes aos demais procedimentos de contratação pública".

plataformamedia.com

Declarações de NUNO na BIAM - Vazamento da reunião secreta do APU PDGB




NUNO NA BIAM, PAIGC TENE SO UN LEMA, SIBU PANTAL I IKOKO, ITA PANTAU BUTA KUME KOKO






Ouvimos a sua besteira, a dizer que sem APU o PAIGC não ia governar e que somos eguistas. Que falta de respeito!

Nuno, o PAIGC só lhe deu oportunidade, senão nunca o teu partido chegaria ao poder e nem terá um unico Diretor Geral. Os apuanos devem ter vergonha na cara e agradecer o grande favor que o PAIGC lhe fez.

Pensas que ser Primeiro Vice da ANP é para o partido com 5 deputados? Ou estar no governo com pastas importantes é coisa de "Bana Bana"?

Esperemos que tenha a coragem de vomitar aqui em Bissau essa sua declaração.

Achas que o PAIGC vai te apoiar nas presidências? O que faríamos com o nosso DSP? É melhor pedir desculpa e dizer obrigado ao PAIGC.

PAIGC RAÇA BANANA
PAIGC RAÇA TCHEBEM

Por PAIGC De imortal Amílcar Lopes Cabral

MORADORES DE ANTULA SEM ÁGUA POTÁVEL

Os habitantes do bairro de Antula, arredores de Bissau, estão preocupados com a falta da água potável, já há um mês, e, no entanto, pedem a intervenção da única empresa pública da Electricidade e Água da Guiné-Bissau (EAGB)

As preocupações foram registadas, esta manha (12 de Julho), à Rádio Sol Mansi (RSM), durante a reportagem sobre a crise da água que os populares deste bairro periférico de Bissau estão a enfrentar nas últimas semanas. Além de Antula vários bairros de Bissau passam por mesma e alguns nunca tiveram acesso a água potável.

Aos microfones da RSM, os moradores dizem que agora são obrigados a levantar às 05 horas da manhã a procura de água no poço.

“Devido a falta da água nas torneiras, somos obrigados a levantar às 5 horas a procura da água no poço e esta água nós usamos para beber, cozinhar e lavar as roupas o que para a saúde não é saudável”, lamenta um dos citadinos.

“Estamos já há um mês sem água na torneira, quem da competência que nos ajude com esta dificuldade”, aclama uma outra pessoa ouvida pela nossa reportagem.

“Queremos que a EAGB solucione esta situação o mais breve possível, as nossas crianças não conseguem suportar beber a água do poço e temos que comprar todos os dias a água empacotada para elas se não sofrem a diarreia”, pede uma mulher que diz estar preocupada com a situação.

Sobre estas preocupações levantadas pelos moradores de Antula, o director dos serviços das águas urbanas na empresa da Electricidade e Água da Guiné-Bissau, Cesário Sá, numa entrevista exclusiva à RSM, disse que o assunto tem a ver com o curto-circuito que afectou a electrobomba desta zona.

Cesário diz que a situação poderá ser resolvida atá na próxima segunda-feira (15 de Julho).

“Infelizmente a oscilação da corrente que sofremos, que provoca a queda da corrente eléctrica prejudica a electrobomba nas certas situações. A electrobomba de Antula nesta circunstância só que não temos estoque e no mercado interno não há de venda”, explica o responsável da EAGB.

Na mesma entrevista o director dos serviços das águas urbanas da EAGB avança que já foi encomendado o material em causa e em princípio deve chegar no voou do sábado a noite.

“Na segunda-feira (15) vamos solucionar esta situação”, promete. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

radiosolmansi.net

Presi Jomav, cala som bu sinta bu dissa elis. É custuma dja nhemé n’utru pa pudi perto kau di furta dinheru di povo...

Por Jorge Herbert

Ess tempo tudo sim k bu tudji elis furta a vontade, fome tené elis mal tok é faima nam! Pabia di kila k é na numia n’utru considjaduris té di cuma k trus ku calcinhas ta bistidu, sempre ku respetivas regalias!

Ééé, mas civilizadus di Bissau bindi rispitu bó! Som pa djintius lanta pa mostra elis ké k nó papés sinanu ba, di cuma muntrundadi ku furta ka bonitu!

Presi Jomav sinta som, bu ba ta djubi elis, povo ka na tarda é na disdjau nam mal, antes propi di eleiçom!

Jorge Herbert

MOVIMENTO DOS CIDADÃOS CONSCIENTES E INCONFORMADOS - COMUNICADO DE IMPRENSA

Em virtude da escandalosa nomeação de treze (13) conselheiros e sete (07) assessores do Primeiro-ministro, decretado em Despacho n° 048/2019, de 10 de Julho, assinado pelo mesmo, Aristides Gomes; considerando o carácter nepotista, clientilista e anti-ético do referido despacho e em salvaguarda dos superiores interesses da nação, o MCCI vem por este meio:

1. Insurgir a este acto inadmissível e atentatório aos valores da ética e boa governação do PM Aristides Gomes em criar uma espécie de governo paralelo ao que resulta da coligação do PAIGC e seus aliados;

2. Atendendo que o acto denuncia uma gritante incoerência entre a qualificação, competência e experiência das nomeações face aos postos enunciados, o que demonstra uma cultura de amiguismo e nepotismo, sem contar com insuportável encargo que constitui às finanças do país, como se não bastassem os trinta e um (31) membros que fazem o governo por ele liderado, exigir que o PM proceda à revogação do denunciado despacho, em nome da necessária mudança no modo ético de governar para o bem do povo guineense.

Bissau, 12.07.2019
Povo i ka lixo!
O Movimento




Fonte: Braima Darame




Nada de reclama deee Sol kumsa na IARDE PA TUDO DJINTES KENTA PAIGC KU DANA TERRA ELES KUNA KUMPUL portanto zero papia assim kuno miste Guiné-Bissau assim ku nona fika força djintes Civilizados pa da tudu netos lugar pa mama taku


REFORMAS!!!! Não houve dinheiro para pagar professores, e com isso tivemos o ano letivo caducado, não houve dinheiro para pagar os trabalhadores da função pública, foram greves atrás de greves que prejudicaram uma economia já débil, recordo me de uma entrevista do líder do PAIGC (atual de facto Primeiro Ministro) dizer que iam reduzir as despesas no aparelho do Estado, inclusive, ele mesmo se fosse eleito, iria reduzir o seu salário!

Que raiva me dá ao ver essas nomeações todas, e ainda nem começamos, tenho a impressão que vem mais por aí, de tantos compromissos assumidos pelo senhor SALVADOR DA PÁTRIA CABRAL, senhor Domingos Simões Pereira.

Se estávamos na bancarrota, devido ao dinheiro de estado gasto nas eleições legislativas pelo PAIGC, agora pior vamos ficar, porque todos vão querer mamar.


Nha ermôns bò korda nó pega untru pá livra Guiné-Bissau dés malvadus.


A título informativo:

Na Guiné-Bissau um Conselheiro e um Assessor de Primeiro Ministro tem um salário acima de 300.000 fcfa e um subsídio acima de 1.200.000 fcfa mensais.




Por : Neusa Sanha


Ja viram as listas de nomeações que circulam por ai?
O que é que é isso!?

Eu digo que isso é um atentado contra a #esperança do povo que vive bem com a maldade e habita o país-politico mais desgraçado do mundo.

O que está a fazer o paigc, é um insulto aos pais cujos filhos perderam um ano lectivo, por incapacidade dum ministro incompetente, dum governo em (des)-serviço que canalizou o pouco que tinha para dar ao #partido_suporte_central,

Abusam, pisam, ameaçam, insultam para logo se desonrarem com distribuição de tachos e mordomias entre os seus...
Por mais incompetente e inútil que seja, nenhum PM precisa deste batalhão de conselheiros num país que vive de migalhas doadas de fora, ja que, a receita fiscal interna so por si, não sustenta o roubo descarado daquelas barrigas famintas que nunca se saciam com nada.

Como pode um PM ter até um conselheiro que lhe define o que é ser PM e como exercer o cargo?

Não é exagero, é basicamente este o papel de DSP no palácio do governo, ele está para ensinar o Aristides como deve vestir, como deve comer, como deve expirar, como deve dançar e como deve sorrir um PM; e, para o cumulo, ainda metem todo aquele batalhão de «come-dormes» para que cada um chupe o mel que puder do jeito que puder!

Competência ku djiressa?

Não, essa não vos falta, são tão bons em tudo que até o Diabo procura actualizar-se convosco.

Hora nervos pah!!



GUINÉ-BISSAU COM DOIS GOVERNOS SIMULTÂNEOS

Aristides Gomes, PM da Guiné-Bissau pelo governo do PAIGC e aliados, acaba de cometer uma das maiores práticas de facilitismo, nepotismo e clientilismo na história da Guiné-Bissau. Acaba de produzir um despacho a nomear 13 conselheiros e 7 acessores! Escandaloso!

Para além de ser uma clara afronta às finanças do país, do ponto de vista ético estamos perante uma gritante estupidez, pois até membros da sua família, sem competência, fazem parte desta fraude contra o Estado da Guiné-Bissau.

Ademais, há uma inaceitável contradição e coincidência de funções entre conselheiros e assessores, facto que só confirma o carácter facilitista e nepotista das nomeações:

- 3 conselheiros especiais, sendo um de assuntos políticos e outro de assuntos diplomáticos, mas com o agravante de o conselheiro para assutos políticos ser um diplomata;

- Para além de ter 1 conselheiro para área da comunicação social, tem 2 acessores na mesma área, fintando apenas na denominação das acessorias (vide o despacho em anexo).

Ou seja, não basta um governo com mais de duas dezenas de membros para um país que pede esmola para pagar salário, agora nomeia-se um autêntico governo paralelo no gabinete do PM! 
Sumaila da Guiné


#PQP



Como dizem: CADA POVO MERECE O GOVERNO QUE TEM. Eu diria: O GOVERNO É REFLEXO DO SEU PRÓPRIO POVO. Porque os egocêntricos nascem do povo são do povo e entram no governo. Sendo assim, quando se vê o governo de um país é problemático, corrupto, marionete, tontos, burros, saiba logo que o povo não é diferente.

A prova do que estou falando é isto: 20 "conselheiros" para uma pessoa, em um país do tamanho da palma da minha mão, só pode ser coisa do filme. Mesmo assim, o povo dito esclarecido de Bissau, aplaudindo, para piorar, os que vivem de refúgio no estrangeiro, apoiando também tal iniciativa. Isso pressupõe o quê? Ignorância? Fundamentalismo? SEI LÁ!!!

Se a Guiné-Bissau fosse um país sério, onde as pessoas preocupam com a sua própria mazelas, nem um conselheiro precisava a qualquer bandido no poder, quanta mais 20 conselheiros.

Nos outros países, esse tipo de atitude, provocaria convulsão social e política. Aliás, o mais absurdo foi o fechamento da assembleia NIN MANKARA KA KEBRA KU FADI GORA LAVAGEM DI DINHERO KUMA KONSELHEROS.

Agora pergunto, onde estão os ditos políticos? Onde está o dito procurador da República? Onde está o poder judicial? Onde está o Escritor Marcelo Aratum? Pois é, aqui estou, incansavelmente falando.

NA REALIDADE, O POVO PRECISA SER ESCLARECIDO. MAS QUEM VAI ESCLARECER O POVO, SE UMA VEZ, OS PARTIDOS POLÍTICOS PREOCUPAM MAIS DAR SATISFAÇÃO À COMUNIDADE INTERNACIONAL, UTILIZANDO SEUS ORGULHOSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO - PORTUGAIS, PORTUNHOL, PORTUGAS KKKKKKKKKK RISO DE DOR

Ai, Guiné-Bilauuuu: FOFOCA, ÓDIO, CORRUPÇÃO, PERSEGUIÇÃO, RESSENTIMENTO UNS AOS OUTROS. SÓ E SÓ!!!!!


Escritor Marcelo Aratum

Sejamos humanistas - Vamos ajudar aqueles e as que estão nas necessidades

Observe bem para entender o quanto essa senhora é humanista.



Gabinete do PM

Mais um conselheiro 
Deste vez é homem de um deputado só! Ganhou duas secretárias de Estado mas um conselheiro especial, num deputado só. Nem APU com 5 deputados conseguiu pastas mais que Agnelo Regala



ditaduraeconsenso.blogspot.com

OS ANTI-DEMOCRATICOS QUEREM SABOTAR A COLIGAÇÃO.



Por Gervasio Silva Lopes

PM DA GUINÉ-BISSAU NOMEÁ NOVOS CONSELHEIROS




 CONOSABA DO PORTO

Guine-Bissau: setenta mil toneladas da castanha de cajú já exportadas


A Comissão Interministerial de Seguimento da Campanha de Caju 2019 revelou hoje que das 116 mil toneladas já declaradas, setenta mil toneladas já foram exportadas a partir dos Portos de Bissau.

Entretanto, já se encontram nos armazéns em Bissau mais de 200 mil toneladas da castanha.

Segundo a Comissão Interministerial, a exportação poderá ultrapassar as 200 mil toneladas este ano.

Apesar das chuvas, segundo avaliação de qualidade feita pela ANCA, a castanha de caju da Guiné-Bissau continua com índice favorável.

Aliu Cande

Novo ministro guineense conta com Portugal para "refundar ou reabilitar" sistema educativo

Formado em Sociologia no ISCTE, em Lisboa, Dautarim da Costa, 38 anos, antevê uma relação estreita com o País luso.

Dautarim da Costa
O novo ministro da Educação da Guiné-Bissau, Dautarim da Costa, disse à Lusa que conta com Portugal para a "refundação ou reabilitação" do sistema educativo do país, que considerou estar num processo acelerado de degeneração.

Formado em Sociologia no ISCTE, em Lisboa, Dautarim da Costa, 38 anos, antevê uma relação estreita com Portugal, tendo em conta as semelhanças entre os sistemas do ensino dos dois países e também o interesse comum que os dois estados têm no desenvolvimento da língua portuguesa.

"Tem a questão da língua portuguesa, o nosso sistema é muito parecido ao sistema português, nós conseguimos comunicar, naquilo que são as dinâmicas do sistema educativo, de uma forma muito facilitada com o sistema português", observou o ministro guineense.

Dautarim da Costa, até aqui quadro sénior das Aldeias SOS na Guiné-Bissau, disse à Lusa constatar a existência de "uma predisposição natural" entre a Guiné-Bissau e Portugal, devido aos interesses dos dois países em almejar o desenvolvimento dos seus povos. 

"Creio que Portugal vai ser um parceiro importante. Agora nós é que temos que ter a capacidade, a nível do ministério, de conceber as oportunidades, conceber ideias que possam gerar as oportunidades que nós precisamos", sublinhou Dautarim da Costa.

Entre as áreas que poderão merecer destaque na cooperação imediata com Portugal, o governante guineense apontou a gestão e administração do sistema educativo, melhorias na prática pedagógica, monitorização e avaliação do sistema, tudo na perspetiva de refundação ou de reabilitação do próprio sistema, defendeu.

Dautarim da Costa considera que, tal como Portugal, vários parceiros estão dispostos a apoiar a Guiné-Bissau, a questão, frisa, é que o próprio país é que não tem sabido conceber políticas e estratégias de atração e absorção de apoios disponíveis.

"Às vezes, falta é a capacidade de coordenarmos e articularmos as oportunidades que vão surgindo", declarou o ministro, salientando ser crucial que os parceiros tenham a noção de que os guineenses "sabem exatamente o que querem".

Em relação ao funcionamento imediato do sistema educativo, Dautarim da Costa elege como prioridade "a salvação do ano letivo", na sequência de várias greves dos professores, situação que tem dificultado o cumprimento integral dos conteúdos programados para os alunos.

Devido às greves, dos 180 dias letivos previstos, os alunos das escolas públicas apenas tiveram, efetivamente, cerca de 70 dias de aulas.

O plano de salvação do ano consiste em identificação dos conteúdos essenciais de cada disciplina, garantir a sua implementação, aferir como foram administrados e desta forma proceder à avaliação final dos alunos, declarou Dautarim da Costa.

Tudo isso terá que ser feito sem pôr em causa o próximo ano letivo, que o ministro pretende que comece antes do mês de outubro.

A outra missão imediata, disse o ministro, é estabelecimento de "outra forma de relacionamento" com os sindicatos dos professores.

cmjornal.pt

MUFUNEÇA PANHA DSP! ???

Por  dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

NUNO GOMES NABIAM KUMA ÉL Í STA A VONTADE SUMA OBU NA FUNDINHU.

CONVERSAS DE NUNO. É SÓ ANALISAR.
SE O PAIGC ESTÁ A GOVERNAR HOJE, FOI GRAÇAS A NÓS- APU/PDGB E DEVERIAM NOS RESPEITAR. 
O PAIGC É UM PARTIDO EGOÍSTA E COM UMA POLITICA EGOISTA. 
NA ANP NINGUÉM SE LEVANTA PARA SAUDAR AO CIPRIANO, MAS QUANDO ELE NUNO NABIAM TODOS SE LEVANTAM E LHE APLAUDEM.
VAI EXIGIR E CHANTAGEAR AO PAIGC:
" OU ME APOIAM NAS PRESIDENCIAIS OU APU ABANDONARÁ ESTE PACTO QUE TEMOS. 

ORA KU SUPRA BENTU..., BU TA CUDJI TURBADA

Bolsonaro admite nomear filho para embaixador do Brasil nos EUA


O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, admitiu na quinta-feira a possibilidade de nomear o seu filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro para embaixador do Brasil nos Estados Unidos da América, segundo a imprensa local.

“É uma coisa que está no meu radar, sim, existe essa possibilidade. Ele [Eduardo] é amigo dos filhos do [Donald] Trump, fala inglês, fala espanhol, tem vivência muito grande de mundo. No meu entender, poderia ser uma pessoa adequada e daria conta do recado perfeitamente em Washington”, declarou o chefe de Estado quando questionado por jornalistas acerca dessa eventualidade.

O mandatário frisou que para tal acontecer, Eduardo Bolsonaro, o seu terceiro filho, que assume também o cargo de presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, teria que renunciar ao seu mandato atual de parlamentar para assumir a função de embaixador.

Jair Bolsonaro disse que já equacionou essa possibilidade no passado, tendo em conta a aceitação que essa nomeação teria.

“Já foi pensado no passado, levamos em conta custo e benefício. Como a situação seria compreendida naquele país. Fiquei pensando: imagina se estivesse aqui no Brasil o filho do Macri [Maurício Macri, Presidente da Argentina] como embaixador da Argentina. Obviamente, que o tratamento dado a ele seria diferente de outro embaixador, normal”, afirmou o governante.

Após as declarações de Bolsonaro, o seu filho Eduardo frisou, em entrevista à GloboNews, que vai “cumprir da melhor maneira” a missão que receber do “Presidente”, “onde quer que for”.

“Quero conversar com o ministro Ernesto Araújo [Relações Exteriores] e com o Presidente antes de falar alguma coisa, até porque não recebi nada oficial. Mas a missão que o Presidente me der, eu vou cumprir da melhor maneira, onde for”, frisou o deputado do Partido Social Liberal (PSL), formação política de Jair Bolsonaro.

De acordo com o deputado, o facto de não ter carreira diplomática não será um impedimento para a função.

“Óbvio, não sou diplomata de carreira, não fiz concurso público, mas depende da missão que o Presidente vai passar. Muitas vezes, é até comum que isso aconteça, os países entendem que uma indicação política demonstra um compromisso maior na aproximação da relação entre os países”, acrescentou Eduardo Bolsonaro.

“Acredito que a nomeação ou indicação de uma pessoa tão próxima ao Presidente seria vista com bons olhos pelo lado americano e daria a confiabilidade necessária para que venhamos a desenvolver um trabalho resgatando o crédito do Brasil no exterior”, argumentou o parlamentar em declarações à GloboNews.

A representação do Brasil em Washington, capital norte-americana está sem embaixador desde abril, quando o diplomata Sérgio Amaral, que ocupava o cargo, foi transferido para o escritório do Ministério das Relações Exteriores do Brasil em São Paulo.

Na ocasião, Jair Bolsonaro justificou a mudança com o facto de a sua própria imagem estar a ser criticada no exterior, segundo a imprensa brasileira.

interlusofona.info

NOS Alive, o primeiro festival 5G do mundo? Fomos pô-lo à prova


Festival no Passeio Marítimo de Algés começa hoje e já estivemos a testar o sistema com realidade virtual que usa 5G.

O 5G está na moda, mas ainda não chegou a Portugal – nem se sabe quando vai chegar – e muitos não sabem o que é isso significa na prática. As promessas da nova tecnologia superem em muito a transição do 3G para o 4G, porque vão permitir ligar como nunca cada vez mais máquinas, da casa ao carro. A tecnologia que, de forma simples, torna o acesso à internet bem mais rápido, fiável e sem latência promete ainda mudar/tornar reais áreas como a condução autónoma, a telemedicina, entre outras.

Promessas à parte, o NOS Alive alberga este ano o título de primeiro festival de música com 5G do mundo. É certo que os visitantes do festival não vão poder usar a rapidez do 5G nos seus telemóveis (ainda nem se vendem cá telemóveis com essa capacidade), mas há uma experiência que dá alguns vislumbres sobre o que a tecnologia permite.

A NOS tem alguns óculos de realidade virtual no seu stand, em frente ao palco principal. Na prática, estão ligados a uma câmara bem elevada, colocada no palco NOS Clubbing. Além de podermos ver em direto e em tempo real o que se passa lá, os óculos de realidade virtual permitem-nos escolher o que vemos, quando vemos, tal como se fossemos mesmo nós a estar no melhor lugar da “casa”. Se quisermos podemos olhar para a banda a tocar, ou virarmo-nos para trás para ver o público a vibrar. A visão é privilegiada e intensa.

A NOS indica que aquilo que alimenta os óculos é uma ligação a uma antena 5G presente no local, que permite ver o sinal da emissão para os óculos sem paragens, a chamada latência, nem interrupções e de uma forma fluída que a rapidez e fiabilidade do 5G permite.

Do teste que fizemos, e que pode ver no vídeo acima, a experiência de visualização em direto foi excelente, sem qualquer paragem. Mesmo sem nos mostrar ainda todas as potencialidades do 5G, é mais uma ação que permite ao público comum perceber as vantagens do que vem aí. Quem já testou o sistema foi o presidente da República, que passou ontem pelo recinto.

Marcelo Rebelo de Sousa já esteve no recinto

Sobre o NOS Alive, a música divide-se desta quinta-feira e até domingo entre os Palco NOS, Palco Sagres, Palco NOS Clubbing, Coreto e o chamado Pórtico e há ainda a área de Comédia. Pelo festival vão passar The Cure, Ornatos Violeta e Tom Walker.

O festival tem ainda uma cobertura de wi-fi reforçada a pensar nos fãs das redes sociais que, se tudo correr bem, podem publicar fotos mais rapidamente no Instagram.

A entrada diária fica por 60,98€, já o passe geral custa 139,77€. Ambos estão disponíveis online. Carregue na galeria para ver como está montado o recinto este ano.

insider.dn.pt

GUINÉ EQUATORIAL - Teodoro Obiang "satisfeito" com trabalho de filho e vice-presidente


O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, elogiou hoje o trabalho do seu primogénito e vice-presidente e admitiu que este lhe possa suceder no cargo, apesar de o país não ser "uma monarquia".

Teodoro Nguema Obiang Mangue, conhecido como 'Teodorín', é o filho mais velho de Teodoro Obiang e é desde 2017 vice-presidente do país.


Em entrevista à agência Lusa em Malabo, Teodoro Obiang, no poder desde 1979, afirmou que o filho terá de se sujeitar ao processo de validação política do Partido Democrático da Guiné Equatorial (no governo, com a totalidade dos assentos no parlamento) se lhe quiser suceder dentro de cinco anos, quando termina o atual mandato.

"Aqui não há uma monarquia para suceder. É uma democracia. Ele pode apresentar-se como candidato, pode apresentar-se e se o povo o apoiar chegará a suceder-me democraticamente", disse Obiang, 77 anos, que cumpre em agosto 40 anos no poder.

"Creio que o vice-presidente, como jovem", é "aquele que lidera todas as organizações juvenis que se estão a formar [no país], em colaboração com os jovens da sua geração", disse, acrescentando: "Isso satisfaz-me".

Não esclarecendo se tenciona terminar o mandato, Obiang recordou que, em 2024, serão convocadas novas eleições. E aí, "só o povo, através dos partidos, decidirá quem será os candidatos".

Nas ruas de Malabo, a par de cartazes de parabéns ao Presidente, que fez anos a 05 de junho, algo que é habitual no país, são visíveis também 'outdoors' com cumprimentos pelo aniversário de Teodorín, que completou 50 anos a 25 de junho, apresentando-o como "defensor da pátria" e "exemplo da juventude".

'Teodorín' foi sujeito a processos judiciais em França e nos Estados Unidos por suspeita de lavagem de dinheiro e é acusado por vários opositores de gastar em festas e em moradias dinheiro do erário público equato-guineense.

Fazendo um balanço dos seus 40 anos de governação, Teodoro Obiang considerou que o seu legado é uma "herança geracional" de passagem de testemunho para os mais jovens.

"Estamos a apoiar os jovens que vão ser os herdeiros da direção política do país, formando-os e educando-os", afirmou o Presidente, que destacou, nessa matéria, o trabalho do seu filho.

Teodoro Obiang concedeu entrevistas à Agência Lusa e ao jornal francês L'Opinion, depois da cerimónia de entrada do Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE, no poder), como observador, na Internacional Democrática do Centro África (IDC, que representa partidos de centro-direita).

Por NAOM

BURKINA FASO - Estado de emergência no Burkina Faso prolongado em seis meses

A Assembleia Nacional do Burkina Faso aprovou hoje a extensão por mais seis meses do estado de emergência em várias regiões do país que enfrentam um aumento sem precedentes de ataques por milícias armadas, segundo a agência France-Presse.


O projeto de lei, aprovado durante uma sessão extraordinária do parlamento, vai prolongar até 12 de janeiro de 2020 o estado de urgência que terminava no próximo sábado, dia 13 de julho.

Esta nova diretiva abrange sete das 13 regiões e 14 das 45 províncias do Burkina Faso

Segundo a Assembleia Nacional, esta extensão "visa fortalecer e consolidar a luta contra a insegurança e dar mais oportunidades e recursos para as Forças de Defesa e Segurança (FDS) [para] continuarem os seus esforços de proteger o país".

O Burkina Faso tem testemunhado um aumento de ataques violentos por milícias islâmicas que pretendem aumentar a sua influência no Sahel, uma região árida que se prolonga pelas margens do deserto do Saara.

Decretado pelo Presidente do país, Roch Marc Christian Kaboré, em dezembro de 2018, o estado de emergência deu poderes adicionais às forças de segurança, incluindo a realização de buscas sem mandados.

Os ataques atribuídos aos grupos islâmicos provocaram a morte a mais de 450 pessoas desde 2015, sendo que a capital, Ouagadougou, foi alvo de três ofensivas.

NAOM

PRIMEIRO-MINISTRO DESLOCA-SE À COSTA DE MARFIM PARA PARTICIPAR NA CIMEIRA DA UEMOA

O Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes viajou hoje, 11 de Julho, para Costa de Marfim, afim de participar na Cimeira da UEMOA, onde serão descutidos os mecanismos da integração economica, visando a implantação da moeda única no espaço da CEDEAO.





Bissau On-line

Editorial : GOVERNO ARISTIDES II – ENTRE PRESSÃO SINDICAL E SOMBRA DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Depois do fatídico impasse pós-eleitoral, o governo foi finalmente nomeado e empossado. Primeiro executivo para a X legislatura sob signos e cicatrizes de disputas que duraram quase quatro meses. Animosidades pessoais e incompatibilidade de agendas políticas imediatas impediram o líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, Domingos Simões Pereira (DSP) de chefiar o governo. O Presidente José Mário Vaz reconfirmou inesperadamente o Aristides Gomes sob proposta do PAIGC. Mais um episódio no interminável braço de ferro entre os dois homens que iniciou nos primórdios das eleições presidenciais de 2014 e intensificou-se com a controversa demissão do DSP da Prematura, em 2015.

O novo executivo dirigido pelo ‘desgastado’ Aristides Gomes, de costas viradas com centrais sindicais, ano escolar nas escolas públicas tecnicamente nulo, tem o mérito (sorte ?) de inaugurar a paridade (homens/mulheres) e a representação juvenil, a mais elevada de sempre na lista do seu elenco governamental. Bons sinais que não tapam a difícil tarefa deste governo cuja a missão imediata é organizar as eleições presidenciais com signo de transparência e segurança. Em paralelo, o executivo deverá apresentar para aprovação o seu programa e o Orçamento Geral de Estado. Um autêntico teste para confirmar a solidez e a coesão da atual maioria parlamentar e governamental.

A gestão de insatisfação resultante de formação do governo por alguns setores no seio dos principais partidos da coligação constitui um grande desafio. Outro elemento de imprevisibilidade nas véspera das primárias no PAIGC. Com a não nomeação de DSP para a chefia do governo, a batalha para escolha do candidato do partido libertador às eleições presidenciais parece mais incerto e cheira riscos de dissidentes, evidentes. A desconfiança vai aumentando com suspeições sobre uma eventual candidatura de DSP nas primárias. O anúncio inesperado de Cipriano Cassamá, em Angola, da sua intenção em disputar a magistratura suprema, confirma o cruzamento de agendas dentro da cúpula do partido. Tudo indica que a lista de pretendentes será longa e poderá faltar doce de ‘fair play’ para evitar o partido de um ciclone nas vésperas do embate eleitoral. Um dilema igualmente por gerir nas outras forças políticas, MADEM e PRS.

Paralelamente a isso, o governo  deverá fazer face a um pesado fardo de exigências dos sindicatos que têm vindo a agir com uma intransigência sem precedente sobre agenda da justiça laboral. As palavras não bastarão para os fazer recuar. O executivo deverá, nos próximos dias, mostrar sinais claros de comprometimento e responsabilidade para com as boas práticas de governação, a chave para um  entendimento com os sindicatos e tapar o passado da gestão caótica do governo de Aristides I. Medidas drásticas e concretas são necessárias para restaurar a confiança do cidadão nos seus dirigentes. Estará este governo em condições morais e políticas para o desafio de reedificação de instituições de Estado, através de uma nova cultura de prestação de contas? Os titulares de cargos públicos serão doravante monitorados nas suas atuações pelo Tribunal de Contas, pelos cidadãos? O uso de património de Estado (viaturas, imóveis, etc) terão uma nova regulação disseminada junta à população? Estarão os membros deste governo dispostos a submeter-se a um código de conduta? Terão a coragem e humildade de declararem os seus bens? Eis as perguntas que merecem respostas no início desta legislativa. Caso contrário, as promessas eleitorais seriam mais uma falsidade que serviu para enganar e comprar o voto. 

Perante esses desafios, o executivo deverá navegar e cumprir com a missão imediata de organizar as eleições presidenciais cujo principal desafio reside na correção das insuficiências do pleito findo caracterizado pela exclusão de cerca de 20 mil eleitores recenseados, além de novos cidadão que atingiram 18 anos entre Março e Novembro deste ano. O período de graça já era…o cidadão eleitor quer atos concretos e dispensa discursos.

Por: Redação 

Bissau, 10 julho de 2019

odemocratagb.com