terça-feira, 26 de novembro de 2019

O BACIRO DJA TEM OPORTUNIDADE PARA SALVAR O PAIGC!

Por: Carlos Sambu

Recentemente e com audiência ímpar na tela da TGB e directos de Facebook o candidato de PAIGC, teve condão de afirmar que, às relações com outros candidatos não lhe importava e disse mais, que não tem acordo com Nuno mais sim com APU! Por fim o mesmo rematou que, se ele vencer, todos os candidatos voltariam a ser cidadãos simples.

Mas, com troar das ameaças que vem das urnas, o DSP volta ao seu estilo e desdiz tudo que afirmava arrogantemente, talvez com atitude de quem não tem escrúpulos, pede apoio de figura que ele próprio expulsou com próprias mãos no PAIGC e para piorar, ordena os claqueiros que ele paga a preço de ouro a inventar por via da mentira uma doença contra pessoa que agora descaradamente ajoelham para pedir ajuda! Ademais ...

Se o discurso de Baciro Dja que vem nos besuntar com a sua crença num PAIGC novo e de salvar país das garras do DSP, agora tem oportunidade de ouro e deve fazer jus a isso e salvar país da arrogância e complexidade! Aliás, neste momento todas as acusações e nomes que o DSP pela sua boca e das bocas alugada tacitamente transformaram num fake news típico do tique deles.



COMUNICADO DE APU-PDGB



Braima Darame

PAIGC - COMUNICADO


Fonte: ditaduraeconsenso

Belmiro Pimentel - RAZÃO K PUI C.N.E MISTI ATRIBUI DSP 45%.


Fonte: Belmiro Pimentel

Conferência de Imprensa conjunta da União Africana e da CPLP sobre a observação eleitoral na Guiné-Bissau.



Aliu Cande 


Jorge Herbert - Ouvir gentes do PAIGC a falar do justo preço do nosso pescado, até parece anedota! Não foram eles que negociaram com a UE, muito abaixo do preço que Jomav e Sissoko pediam?!



Por Jorge Herbert

Baiseck Cassama fez uma transmissão ao vivo


Baiseck Cassama

DSP Presidente - Conferência de Imprensa do maior partido do País, PAIGC. Assista em directo!



Tchon Na Fria Pa Terra Ranka!

DSP Presidente 

O executivo timorense acaba de entregar ao governo da Guiné-Bissau 300 mil dólares americanos como apoio orçamental, no âmbito da cooperação técnica entre dois países lusófonas

A cerimônia decorreu nas instalações da Agência do Timor-Leste na capital guineense Bissau, na presença do ministro das Finanças da Guiné-Bissau, Geraldo Martins.


Alison Cabral 

Lesmes Monteiro Torres Gemeos - Situação política - Provável segunda volta



Lesmes Monteiro Torres Gemeos 

ÓLEO DE COCO - "Veneno puro". Cientista contradiz benefícios do óleo de coco

“O óleo de coco é uma das piores coisas que pode comer”, afirma Karin Michels, da prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.


Michels é epidemiologista da Escola de Saúde Pública da faculdade e criticou o movimento da sobrevalorização do produto. De acordo com o jornal britânico The Guardian, para a professora, os benefícios do óleo de coco são simplesmente falsos. 

Mas, mesmo sendo tão taxativa na sua afirmação, Michels não trouxe nada de novo em relação a uma já antiga polémica no meio académico. Se, por um lado, especialistas e muitos leigos das redes sociais idolatram o óleo de coco, por outro, muitos nutricionistas olham para o produto com desdém.


Entenda porque muitos cientistas acham que os tais benefícios são duvidosos

Quem defende o óleo afirma que o tipo de gordura presente neste (TCM) é imediatamente convertida em energia. E, adicionalmente, não se acumula no corpo em forma de gordura e acelera o metabolismo.

Já uma outra linha de especialistas afirma que o liquído não acelera o metabolismo. Dessa forma, pode engordar se ingerido em excesso por ser altamente calórico.

Michels faz parte do segundo grupo e alerta que a alta proporção de gordura saturada da substância pode elevar os níveis do chamado colesterol LDL (o colesterol mau). E assim, o risco de doenças cardiovasculares.

Isso porque o óleo de coco contém mais de 80% de gordura saturada. Mais do que o dobro da quantidade encontrada na gordura do porco, e 60% a mais do que é encontrado na gordura da carne bovina.

Os comentários foram feitos numa palestra intitulada 'Óleo de coco e outros erros nutricionais', na Universidade de Freiburg, na Alemanha. O seu discurso já foi visualizado quase um milhão de vezes no YouTube e está a contribuir para aumentar o atual terrorismo nutricional já existente nas redes sociais.

Os benefícios do óleo de coco realmente são falsos?

O óleo é rico em gorduras saturadas e, em excesso, estas podem aumentar os níveis de LDL. Mas estamos a falar do excesso de consumo de algo. Por isso, comparar um alimento a veneno pode ser uma irresponsabilidade.

“Jamais digo que um alimento é veneno. E nenhum alimento é um milagre. Depende muito da dose e da pessoa que consome”, opina a nutricionista desportiva Livia Hasegawa.

Benefícios do óleo de coco

Apesar da gordura saturada, o óleo de coco é uma excelente fonte de energia. Então, para quem está a fazer uma dieta de restrição calórica e necessita de energia, mas não quer ingerir hidratos de carbono, é uma boa opção.

Além disso, a substância ainda tem outro benefício: é antifúngica. Ajuda a combater a candidíase, por exemplo.

“Só que na realidade, esses benefícios já surgem com doses pequenas. Não necessita de consumir em grandes quantidades. Então a questão é o excesso desse óleo, e como todo o excesso de qualquer coisa no organismo pode causar algum problema”, explica Livia.

E é o que aponta a Fundação Britânica de Nutrição: “Como é rico em gorduras saturadas só deve ser incluído em pequenas quantidades. Além disso, tem que fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada”.

A organização também reforçou que ainda não há evidências científicas fortes que corroborem os supostos benefícios do óleo do coco.

“O que sabemos é que a substituição de gorduras saturadas por gorduras insaturadas como a do azeite extra-virgem pode ser um meio eficaz de reduzir os níveis de colesterol LDL. Por isso, talvez, possa ser uma escolha mais saudável”, explicou a nutricionista Victoria Taylor, da Fundação.

NAOM

Nações Unidas alertam que temperatura do planeta vai aumentar

A temperatura do planeta vai aumentar 3,2 graus mesmo que venham a ser cumpridos os compromissos sobre a redução propostos pelo Acordo de Paris, alertaram hoje as Nações Unidas.


O relatório anual do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente sobre as emissões de carbono compara as reduções reais com aquelas que são necessárias na "luta" contra o aquecimento global.

Os dados vão ser analisados na Cimeira do Clima que se vai realizar em Madrid entre os dias 2 e 13 de dezembro.

O estudo conclui que as emissões globais devem reduzir-se 7,6% cada ano, entre 2020 e 2030, para que seja cumprido o objetivo necessário para que seja evitada a subida de 1,5 graus durante o século XXI.

O relatório indica também que as promessas de diminuição, manifestadas pela "comunidade internacional", devem ser cinco vezes mais ambiciosas do que as garantias atuais.

Para as Nações Unidas, na última década as emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros gases com efeito de estufa aumentaram 1,5% anualmente, sendo que em 2018 alcançaram um recorde histórico de 55,3 giga toneladas.

Mais de 13 giga toneladas provêm da República Popular da China, o maior emissor, mas que não está ainda obrigada a uma redução em termos absolutos das emissões devido à condição de país em vias de desenvolvimento.

Em segundo lugar, com mais de seis giga toneladas, encontram-se os Estados Unidos, que abandonaram o Acordo de Paris em 2017.

Seguindo a tendência atual, a temperatura média poderia subir este século até aos "intoleráveis" 3,9 graus.

Apesar das promessas de redução de emissões da União Europeia que garantiu uma redução de 40% até 2030, o aumento pode fixar-se nos 3,2 graus, um valor que também não é suficiente.

As Nações Unidas sublinham que 2020 vai ser um ano "crucial para a ação climática", esperando-se que vários países aumentem as promessas de redução da Cimeira do Clima de Glasgow.

"O nosso fracasso coletivo no momento de atuar de forma enérgica em relação às alterações climáticas significa que devemos conseguir fortes reduções de emissões", disse Ingre Andersson, diretora executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

"Cada cidade, cada região, cada negócio, cada indivíduo, deve atuar agora", acrescentou.

O Acordo de Paris determinou o objetivo de manter a subida da temperatura média do planeta, abaixo dos dois graus este século, em comparação com épocas pré-industriais.

Mesmo assim, o Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre Alterações Climáticas (IPCC, sigla em inglês) considerou que a meta limite deveria ser os 1,5 graus.

Ultrapassar essa subida de temperatura, de acordo com o IPCC, pode aumentar a frequência e intensidade de fenómenos adversos como as ondas de calor, secas, inundações e tempestades nos próximos anos.

NAOM

Morreu último rinoceronte de Sumatra da Malásia. Espécie extinta no país

Iman, uma fêmea de 25 anos, morreu no passado dia 23 de novembro, vítima de cancro.


Morreu o último rinoceronte de Sumatra em território da Malásia, tornado a espécie oficialmente extinta naquele país do Sudeste Asiático, noticia o jornal The Star. Iman tinha 25 anos e morreu vítima de cancro, no passado sábado, dia 23 de novembro.

"Ninguém podia ter feito mais por ela", indicou Datuk Christina Liew, ministra malaia do ambiente, que cita o Departamento de Vida Selvagem de Sabah. A fêmea já tinha corrido risco de vida antes, por causa de perdas de sangue.

A file picture of Iman using a mineral lick in her stall when she was healthier.


"Sabíamos que ela estava a começar a sofrer com dores significativas por causa da pressão dos tumores na bexiga", indicou Augustine Tuuga, diretor do Departamento de Vida Selvagem de Sabah.

O último exemplar macho da Malásia tinha morrido em maio.

De acordo com a publicação, estima-se que existam ainda entre 30 a 80 exemplares selvagens na ilha de Sumatra e na parte indonésia do Borneo.

NAOM

Missão da ONU na RD Congo "não pode permanecer interminável"

A missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo "não pode permanecer interminável", disse hoje a presidente do parlamento congolês, numa altura em que a população de Beni acusa as instituições de inação perante os massacres de civis.


"Há um mal-estar entre a presença, o custo da MONUSCO na República Democrática do Congo [RD Congo], e os resultados obtidos", referiu Jeanine Mabunda, em declarações à agência France-Presse, que considerou que "é legítimo que as populações questionem porque é que esta força persiste na RD Congo".

"Faz 20 anos que a MONUSCO está na RD Congo, deve ser uma das missões mais longas e mais antigas do mundo, são gastos quase mil milhões de dólares por ano", apontou Mabunda, em visita a Paris.

Mas, "são uma força de manutenção de paz e as características do seu mandato são limitadas na sua capacidade de resposta", acrescentou.

Manifestantes em cólera incendiaram hoje a prefeitura de Beni e depois atacaram dois campos das Nações Unidas para denunciar a inação após um novo massacre de oito civis durante a noite. No protesto pelo menos quatro civis morreram, segundo as autoridades congolesas.

Um total de 77 civis foram mortos desde 5 de novembro em Beni e arredores (Kivu do Norte), de acordo com as últimas estatísticas do barómetro de segurança de Kivu, o Grupo de Estudo do Congo (GEC).

Estes massacres são atribuídos ao grupo armado das Forças Democráticas Aliadas (ADF, na sigla inglesa), originalmente rebeldes ugandenses muçulmanos hostis ao presidente Yoweri Museveni, retirado no leste da RD Congo desde 1995. Nos últimos cinco anos, este grupo matou centenas de pessoas na região.

NAOM

Leia Também: Igreja denuncia morte de mais de 80 civis desde início do mês no Congo

Conferência de Imprensa do maior partido do País, PAIGC. Assista em directo!


Gervasio Silva Lopes was live.



Gervasio Silva Lopes

Dara Fonseca Ramos - A segunda volta. Minha Posição



Dara Fonseca Ramos 

Lina De Sa fez uma transmissão ao vivo.


Lina De Sa

O COMPLEXO DO CIVILIZADO COLONIZADO

O Estado de Direito democrático, os direitos humanos e a laicidade, são valores que se deseja que andem juntos e de mãos dadas, de forma indissociável.

Num país como a Guiné-Bissau, onde se pretende amadurecer uma democracia jovem e frágil, num país caraterizado pela sua multietnicidade, não podemos nem devemos tolerar discursos de divisão étnica, nem tão pouco discursos que associam uma etnia ou religião a radicalismos, atos terroristas e tráfico de drogas! Só mentes tacanhas conseguem fazer um raciocínio tão rudimentar e torná-lo público!

Porque razão um candidato pode utilizar, durante a campanha, um chapéu conotado com uma determinada classe de países ocidentais e outro não pode utilizar um outro adereço relacionado com a sua etnia e religião?! Porque Amilcar Cabral usava “Sumbia”? Justamente como símbolo de união africana, ou se quiserem, como a símbolo da africanidade, da rejeição dos valores e símbolos coloniais. Tenho pena que essa tradição não se tenha perpetrado no seio do PAIGC, cujos militantes, ainda imbuídos de forte complexo do colonizado, preferem adoptar e importar símbolos elitistas de outras culturas, que consideram eles superiores ou mais civilizadas, renegando vários símbolos que podiam ser retirados da nossa riqueza multi-étnica.

Apesar de levar mais tempo de vida em Portugal, que na Guiné-Bissau, sou um produto da miscegenação genética e tive o privilégio de ter nascido e crescido até os meus dezoito anos nesse mosaico étnico, que me permitiu, por ex, brincar com os meninos de uma pequena tabanca balanta, do outro lado da minha rua, no mesmo dia acompanhar a minha mãe à missa católica ao fim da tarde, sair da missa e ir ao “corta-djundjun” dos muçulmanos do meu bairro, durante o período de Ramadão, apenas para comer o delicioso “Moni”... Tinha tios que me recebiam nas minhas férias escolares, de Nhacra, passando por Mansoa, Bula, Cantchungo, Bafatá e Gabú... Tive o privilégio de contactar e conhecer alguma coisa das culturas Balanta, Mancanhe, Manjaco, Fula e Mandinga. Desde muito pequeno, aprendi a gostar da música tradicional mandinga. Talvez por isso, apesar de ter sido criado num meio de Assimilados, tenho a liberdade de espírito para aceitar que qualquer político, pertencente à qualquer etnia, praticante de qualquer religião, desde que não seja corrupto e coloque os interesses da Guiné-Bissau a frente dos interesses étnicos, religiosos e de outros povos, seja Presidente da República da Guiné-Bissau, e desde que conquiste o cargo por mérito próprio e não através de meios fraudulentos..

É um discurso perigoso, tentar associar, sem provas, um candidato ao extremismo islâmico, ao terrorismo e ao tráfico de drogas, apenas por usar um símbolo islâmico na sua campanha! É um candidato, cuja a candidatura foi aprovada pelo Supremo Tribunal de Justiça, que decerto avaliou o seu cadastro!

É um discurso demasiado perigoso, falar em islamização da sociedade guineense, apenas porque existe a possibilidade de um candidato que pratica uma religião islâmica vir a ser Presidente da República! A Guiné-Bissau é um Estado laico, independentemente da religião que o seu Presidente vir a professar!

O meu candidato é e continuará a ser Jomav. Não apoio e nem apoiarei nenhum outro candidato que perfilham nestas eleições...

A minha luta é para a libertação da Guiné-Bissau das garras do PAIGC, por isso aceito que, caso o meu candidato não passe à segunda volta, apoie outro candidato qualquer, desde que não seja o candidato que também ainda é líder do PAIGC... Caso o meu candidato não passar para a segunda volta e optar por apoiar o candidato do PAIGC, é evidente que deixará de poder contar com o meu apoio, se continuar na política...

Aguardemos que a CNE anuncie aquilo que traduz a vontade popular, que seja ele Balanta, Fula, Mandinga, Felupe, Mancanhe, Papel, Padjadinca ou mestiço. Que seja Ateu, Agnóstico, Deísta, Católico, Muçulmano, Budista, etc, mas que coloque os interesses da Guiné-Bissau e dos guineenses acima da sua etnia e da sua religião.

Considero muito mais perigoso que o PAIGC reconquiste o poder absoluto na Guiné-Bissau, do que ter um muçulmano na Presidência da República, o que vem demonstrar justamente a mudança da mentalidade da sociedade guineense, abandonando o complexo do colonizado e da temática de Civilizados vs Djintius, já que esse candidato, se ganhar, será com os votos de guineenses de todas as etnias e religiões...

Que ganhe o melhor, menos o candidato que também é líder do PAIGC.

Jorge Herbert

O Democrata Osvaldo Osvaldo - Essa é a pura verdade, um período a onde devemos ter os nossos olhos bem abertos!

O PAIGC, neste momento, irá jogar tudo por tudo para não perder essas eleições mesmo para se aliar com o SATANÁS fará essa aliança, desconhecido sem Identidade e de mais a mais ademôniado e acanalhado em relâmpago e altamente perigoso, mesmo que custe a vida dos Cidadãos.

Irmão Guineense presta bem atenção:
Guiné-Bissau se encontra numa seção transversal entre barras que estão a indicar um lerta máxima e mínima, estado de sítio o País em perigo iminente, significa alerta máxima vidas em risco, e a Nação pode cair no brejo fero e fogo, "a qualquer momento" –
o PAIGC não tem como ir a segunda volta das eleições presidenciais do País, e como vai ficar todos os seus compromissos com a CEDEAO, milhões de euros em jogo, frustração pânico indignação susto e DESESPERO, o povo Soberano já não ama os ladrões criminosos traficantes e #PEDÓFULOS dai o povo explicou isso nas urnas não tolerou a incompetência,
é uma vergonha e PRAGA, para partido de Amílcar Lopes Cabral, lamento muito dizer isso irmãos, não falo isso com prazer mas sim com muita dor no peito.


O Democrata Osvaldo Osvaldo

Mário Dias Sami confirma a imprensa senegalesa a segunda volta das presidenciais.



Estamos a Trabalhar

RIP: Faleceu o Pai do Nuno Nabiam. Condolências à família

NOTA DE FALECIMENTO

Nuno Gomes Nabiam, Victor Gomes Nabiam, Milton e Suzete, familiares e amigos, vêm por este meio informar do falecimento do pai,

Sr° PEDRO GOMES NABIAM, em Lisboa.

Mais se informa que o corpo do falecido chega a Bissau na próxima sexta-feira, e que o funeral será realizado no mesmo dia, portanto, sexta-feira, as 16h00.

A família em luto antecipa os agradecimentos.

ditaduraeconsenso