quarta-feira, 14 de setembro de 2022

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR - DIREÇÃO-GERAL DO ENSINO SUPERIOR Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES): 330 EMBAIXADA DA GUINÉ-BISSAU

PAUTA ALFABÉTICA POR GAES DE CANDIDATURAS PELOS REGIMES ESPECIAIS – 2022 / VAGAS SOBRANTES

CLIQUE AQUI👉 PAUTA ALFABÉTICA POR GAES DE CANDIDATURAS PELOS REGIMES ESPECIAIS - 2022 _ PDF

CLIQUE AQUI👉VAGAS SOBRANTES _ PDF 

Vagas Sobrantes - JPG👇

MOPHU/14.09.2022: Assinatura de Memorando de Entendimento entre o MOPHU e Empresa GOROKA CORPORATION- para construção de 10.000 casas sociais.

 Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo

Roubo de gado: DOIS ADOLESCENTES GUINEENSES DETIDOS EM ZIGUINCHOR

 JORNAL ODEMOCRATA  14/09/2022  

As autoridades senegalesas mantêm detidos, há mais de um mês, dois adolescentes guineenses em Ziguinchor, por supostamente andarem a roubar gado naquela zona, informou o comité de setor de São Domingos, Agostinho Braima Jaura.

Os adolescentes com as idades compreendidas entre 16 e 17 anos de idade foram presos pelas autoridades em Brigadji, nos arredores de Mpack, no dia 08 de agosto, quando estes seguiam os seus bovinos roubados em São Domingos, por um grupo de gatunos que supostamente atravessou a fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal.

Populares das aldeias arredores do Ziguinchor, que faz fronteira com a Guiné-Bissau, têm denunciado o roubo de gado por parte de um bando armado. Há mais de um mês (5 de agosto), um ladrão foi morto pelas autoridades senegalesas na zona fronteiriça, entre o setor de Bigene (Guiné-Bissau) e o Senegal.

Em entrevista ao nosso jornal, à margem do atelier de Validação do Plano Local de Segurança, uma estrutura que junta as forças de defesa e segurança, a sociedade civil, autoridades tradicionais e religiosas, o comité de setor de São Domingos, Agostinho Braima Jaura, disse que o maior problema, naquela zona (de Bigene a São Domingos) de momento, é o roubo de gado, de motorizadas, carneiros e cabras, desafiando a comunidade a ter o hábito de fazer a denúncias, com vista a diminuir o roubo.

“Quecuto Jaura”, como também é chamado, espera que doravante, a população e as autoridades do país consigam fortalecer o relacionamento de vizinhança com o Senegal. Por isso, pediu ao governo que crie as condições para que haja meios de transportes para as forças de defesa e segurança para combater o roubo na zona fronteiriça.

Segundo os dados da Rede Oeste Africana para a Edificação da Paz (WANEP – GB), de 2018 a 2019, pelo menos, 1667 cabeças de gado foram roubadas por um grupo de bando armado nas zonas fronteiriças entre os dois países.

Para a Coordenadora da WANEP, Denise dos Santos Indeque, o roubo de gado transformou-se num cancro na sociedade guineense e está a pôr em causa o relacionamento e sã convivência entre as populações que vivem na zona de fronteira.

Para além de os roubos de gado estarem a empobrecer os criadores, diz Denise dos Santos, a prática está a ceifar vidas e constitui uma ameaça à paz social nas fronteiras, sublinhando a necessidade de criação da lei de proteção de testemunha como um dos mecanismos de combate ao roubo de gado.

Refira-se que a WANEP Guiné-Bissau e a WANEP Senegal estão a implementar um projeto intitulado Luta Contra roubo de gado entre o Senegal [Sédhiou, Kolda e Ziguinchor] e a Guiné-Bissau [Cacheu, Bafata e Oio].

Por: Tiago Seide

Foto: TS

O Alto Comissario da Guiné-Bissau na UEMOA, SERIFO JAQUITÉ, apresentou hoje ao Ministério do Turismo um conjunto de projetos de desenvolvimento para o sector…

 Ministério do Turismo e Artesanato 

Bissau: 14 de Setembro de 2022.

Durante uma reunião mantida, na manha desta quarta-feira, 14, com o titular da pasta do turismo, o comissario informou que a organização regional já divulgou vários textos que servirão de base para o desenvolvimento do sector turístico dos Estados membros.

Segundo JAQUITÉ os itens desses documentos, se forem bem aproveitados, permitir-se-ão a participação significativa do Turismo no PIB dos Estados membros. 

O Comissario transmitiu a intenção da UEMOA de organizar uma reunião presencial nos finais do próximo mês de Outubro que vai envolver os diretores-gerais do turismo dos países membros e posteriormente os ministros da área para, em conjunto, definir a política do sector a nível regional.

O Ministro do Turismo, FERNANDO VAZ, elogiou a dinâmica da UEMOA e defendeu que a criação das infraestruturas sempre tem sido a sua batalha.

Vaz garantiu que a Guiné-Bissau está quase alinhada a UEMOA no que se refere a criação das leis que regulamentam o sector do turismo e artesanato.

BDS

Instabilidade na Rússia, sucesso da contraofensiva ucraniana e uma nova fase da guerra – análise de André Matos

 A análise do especialista em relações internacionais

Por cnnportugal.iol.pt

Posse de terra: POPULARES DE SANCORLA, REGIÃO DE BAFATÁ, E PGR EM CONFLITO

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi / Iaia Quadé radiosolmansi.net

Os populares da tabanca de Sancorla, pertencente a região de Bafatá, leste do país, acusam o Procurador-Geral da República (PGR), Bacari Biai, de estar a usar à força do poder para expulsá-los das suas próprias terras.

Estas acusações foram feitas por um grupo de pessoas que procurou a RSM para apresentarem as suas denúncias relativamente ao suposto comportamento do Procurador em relação a terra que lhes pertence. O porta-voz do grupo, Faram Bamba, disse que o terreno pertence aos seus antepassados e agora está a ser-lhes retirado à força.

“(...) Ao voltarmos para o local vimos que ele (Bacari Biai) tinha colocado um pilar para delimitar o terreno e disse-nos para sair até ao final do mês, mas ele veio com as forças de segurança”, acusa.

O porta-voz dos populares de Sancorla disse ainda que em nenhum momento receberam a sentença judicial que determina a perda do terreno a favor do atual PGR.

“B acari veio aqui a trabalhar e a semear as plantações e nós não podemos tirá-lo?”, questionam os populares que dizem que ainda estão a espera da decisão judicial que “nunca esteve aqui no local para confirmar as delimitações”.

Os populares pedem ainda a intervenção do Presidente da República e do Primeiro-Ministro na resolução deste problema que vem arrastando a mais de 15 anos e que só em 2015 é que foi julgado e proferida a sentença contra as atuais ocupantes.

“Bacari veio aqui a abusar da sua força e está a tomar à força os nossos cajueiros”, acusam.

PGR REFUTA ACUSAÇÕES

Em reação a estas denúncias, e numa entrevista exclusiva à RSM, Bacari Biai, atual Procurador Geral da República, refutou todas as acusações e sustenta que o terreno em litigio, pertencia ao seu pai.

Bacari diz que existe uma decisão judicial, desde 2015, que dá razão a sua família.

“Estas pessoas têm terrenos suficientes e têm mais de 4 hortas para cada membro da família. Eles já venderam as matas por dezenas de pessoas e inclusive ofertaram também o terreno a outras pessoas”, explica.

Bacari Biai garante o ´timing´ dado é até ao próximo mês de outubro, caso contrário vai mandar arrasar todo o cajual.

“Quando vou tirá-los, vou com tratores para arrasar toda a plantação do cajueiro. Estou espera para o juiz retomar o trabalho porque as férias do ano judicial estão a acabar”, garante.

Este problema de terreno começou em 2005 e em 2015, segundo informações, houve a intervenção da justiça que teria dado razão ao cidadão Bacari Biai, atual PGR. Esta é a segunda vez que este problema vem á toma.


Dois Grandes Líderes Áfricanos!: A pedido do recém reeleito Presidente da República de Angola 🇦🇴 SE. João Lourenço, o Presidente Da República da Guiné-Bissau, General do Exército Umaro Sissoco Embaló encontrou com o seu homólogo antes da cerimónia da sua tomada de posse;

O encontro teve lugar nesta manhã quarta-feira 14 de Setembro de 2022 no Palácio Presidencial de Angola 🇦🇴

 Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

“Tenho 16 filhos, mas todos se esqueceram de mim.” Desabafo de uma senhora de 97 anos!

Seus filhos se casaram com mulheres de fora da comunidade e decidiram se mudar para longe!

Por Sandy Cunha osegredo.com.br

A idosa mora em uma casa simples, sem condições financeiras para se sustentar e sem ajuda dos filhos!

Contando a um jornalista que foi praticamente abandonada pelos 16 filhos, a senhora de 97 anos viralizou nas redes sociais.

Segundo o La Nación, a triste história foi publicada no TikTok, pelo próprio apresentador de televisão, Jaime Toral, que rapidamente recebeu inúmeros comentários de usuários mostrando empatia pela mulher.

O caso aconteceu no México, onde Isabel Méndez Jiménez contou sua história a Jaime, que costuma criar conteúdos em sua conta no TikTok sobre pessoas em situação de vulnerabilidade.

No vídeo, a senhora desabafa, com lágrimas nos olhos, enquanto explica que teve 16 filhos, mas infelizmente nenhum deles se importa com ela ou ao menos sabe que continua viva.

Segundo a mexicana, seus filhos se casaram com mulheres de fora da comunidade e decidiram acompanhá-las, mudando-se para longe.

Além disso, dona Isabel fala, com muita dor, que quando os homens têm esposas e filhos para sustentar, quem manda é a mulher. Ou seja, deve ser por isso que seus filhos resolveram se mudar para longe, deixando a mãe de lado.

A mãe de oito mulheres e oito homens ficou viúva muito jovem, aos 33 anos, segundo o El Gráfico. Depois foi trabalhar no México e em Chicago, para mandar dinheiro para seus pais que a tinham ajudado com os filhos.

Agora ela tem dificuldades para se sustentar e só conseguiu educar os filhos até a sexta série do ensino fundamental, pois não podia fazer mais nada e se sentia muito cansada.

A idosa ainda contou que os 16 filhos simplesmente se esqueceram dela, mas quando morrer, eles é que terão de enterrá-la. Além disso, Isabel fala que, quando isso acontecer, uma de suas filhas vai pedir apoio da comunidade para ajudar com os custos do funeral.

Direitos autorais: Reprodução TikTok/@jaimetoraltv.

Jaime Toral gravou três vídeos contando a história de Isabel Méndez Jiménez, todos emocionantes e tristes, que não passaram despercebidos pelos usuários, pois as visualizações ultrapassam 49 milhões, com diversos comentários.

Muitos usuários, tocados pela história, quiseram saber mais da idosa para poder ajudá-la de alguma forma.

Situação precária

Ainda conforme o La Nación, nos vídeos de Jaime Toral, a idosa conta que ganha algumas moedas vendendo toalhas de mesa na comunidade, comprando queijo, tortilhas e carnes para se alimentar.

O apresentador pergunta como dona Isabel come naquelas condições, e mostra a situação da sua casa. Uma panela de feijão é a sua única comida no momento, e é nítido pelas imagens de que a senhora enfrenta muita dificuldade financeira, tendo em vista os poucos móveis, utensílios e outros itens capturados pelo jornalista.

Em outro momento, Isabel conta que está engajada em trabalhos de bordado, embora tenha bastante dificuldade para enxergar. Possivelmente, ela não tenha condições financeiras para poder fazer exames e ter um tratamento adequado, então segue a vida do jeito que pode.

Com idade avançada, Isabel Méndez Jiménez, além da baixa qualidade de vida, ela tem a tristeza como sua companheira, por ter tantos filhos e nenhum carinho ou apoio deles. Por ora, a idosa vive com seus gatinhos e um cachorro, responsáveis por fazer companhia a ela, que foi abandonada pelos próprios filhos.

Veja também:

Menino de 6 anos acredita ser a reencarnação da princesa Diana e revela detalhes de sua vida!


Os seus dedos podem dizer muito sobre a sua personalidade. Que tipo de dedos você tem?



Guiné-Bissau: Recenseamento eleitoral começa em outubro

Por: Mamasamba Balde  Radio TV Bantaba  Setembro 14, 2022

O processo de recenseamento eleitoral vai começar o mais tardar nos meados de outubro, pouco menos de dois meses para as legislativas de 18 de Dezembro.

Esta afirmação é do Ministro de Administração Territorial e Poder Local.

Fernando Gomes falava a imprensa esta terça-feira em Bissau.

“Fui surpreendido com a chegada primatura dos materiais para o arranque do processo do resenceamento para as eleições deste ano devido o atraso na requisição dos kits.  Se tudo correr bem, o processo do resenceamento vai começar o mais tardar até ao meado de outubro”. Garantiu.

É de recordar que o ministro esteve em Portugal há mais de uma semana onde foram assinados parcerias com as diversas câmaras portuguesas.

Quer acalmar o seu bebé? Então caminhe com ele

Agência Lusa, 14/09/22

Estudo publicado na revista Current Biology analisou quatro técnicas para tentar acalmar um bebé para descobrir qual a mais eficaz

Um estudo divulgado esta terça-feira aponta que caminhar durante cinco minutos enquanto se carrega um bebé nos braços permite acalmar a criança, quando esta está inconsolável sem motivo aparente.

Um bebé a chorar e a recusar-se a adormecer, gera uma frustração partilhada por quase todos os país.

Para ajudar os progenitores, uma equipa de investigadores procurou determinar cientificamente qual dos quatro métodos mais utilizados normalmente é o mais eficaz para acalmar um bebé, quando este está inconsolável sem motivo aparente.

De acordo com um estudo, publicado esta terça-feira na revista Current Biology, caminhar durante cinco minutos enquanto se carrega um bebé nos braços pode ser a solução.

No entanto, antes de colocar o bebé na sua cama, os cientistas recomendam manter a criança imóvel nos braços, durante cinco a oito minutos.

“Criei quatro filhos. Mas mesmo eu não poderia antecipar os principais resultados obtidos neste estudo, até conhecer os dados estatísticos”, realçou Kumi Kuroda, principal autora do estudo, do RIKEN Center for Brain Science no Japão.

A equipa de investigação já tinha estudado um mecanismo semelhante em animais.

Quando, por exemplo, cães ou macacos novos precisam de ser transportados para escapar a uma ameaça, a sua frequência cardíaca tende a cair e estes tornam-se mais dóceis.

Para comparar uma possível reação semelhante em humanos, os cientistas estudaram 21 bebés entre zero e sete meses, com a mãe.

Foram analisadas quatro técnicas: carregar a criança enquanto se caminha, segurá-lo sentado, deitá-lo na cama ou deitá-lo num berço de balanço.

Quando os bebés eram carregados enquanto se caminhava, os seus batimentos cardíacos diminuíam em 30 segundos, assim como num berço de balanço, mas apenas quando não estava parado.

Após cinco minutos, o facto de andar com a criança nos braços permitiu que todas as crianças parassem de chorar e quase metade destas adormecesse.

Mas, uma vez que eram colocados na cama, os bebés tendiam a acordar em 20 segundos, registando-se em mais de um terço destes.

A forma como foram colocados na cama, a postura ou delicadeza de movimento, não teve impacto neste efeito.

A solução, segundo os cientistas, é prolongar o tempo que o bebé dorme antes de o deitar na cama, entre cinco a oito minutos após a caminhada, mas ainda nos braços.

Este período corresponde mais ou menos à duração da primeira fase do sono, ainda leve, observa o estudo.

“Precisamos da ciência para entender os comportamentos de um bebé, porque estes são muito mais diversos e complexos do que pensávamos”, concluiu Kumi Kuroda.

Gâmbia suspende venda de paracetamol em xarope após morte de crianças

© Aran Rodriguez/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Notícias ao Minuto  13/09/22 

As crianças começaram a ter dificuldades em urinar, febre e vómitos, o que rapidamente levaram à insuficiência renal.

A Gâmbia ordenou, esta terça-feira, a todos os importadores e farmácias que suspendessem a venda de todas as marcas de paracetamol em xarope, revela a agência de notícias Reuters. Em causa está uma possível ligação entre o medicamento e a morte de dezenas de crianças, que está a ser investigada pelo governo.

A investigação foi lançada na passada quinta-feira, pelo chefe do serviço de saúde da Gâmbia, após ter sido detetado um pico de casos de lesão renal aguda entre crianças com menos de cinco anos no final de julho. 

Na altura, o regulador de medicamentos do país afirmou não haver dados suficientes para justificar a proibição total de paracetamol em xarope. Também a Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou que as provas não indicavam para o paracetamol, mas sim para uma origem infeciosa, como água poluída.

Segundo a Reuters, as crianças começaram a ter dificuldades em urinar, febre e vómitos, o que rapidamente levou à insuficiência renal.


Leia Também: Piores cheias na Gâmbia em meio século fazem 11 mortos

Ucrânia com "controlo total" de mais de 4.000 km2 de território ocupado

© Alexey Furman/Getty Images

Notícias ao Minuto  13/09/22 

"Até agora, as medidas de estabilização foram concluídas nos distritos com uma área total de mais de 4.000 quilómetros quadrados", anunciou o presidente ucraniano. 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou, esta terça-feira, que as Forças Armadas do país já recuperaram o controlo total de quatro mil quilómetros quadrados do território ocupado pelas tropas russas. 

O número oficial de quilómetros "totalmente controlados" surge depois de o chefe de Estado ter afirmado, na segunda-feira, que o Exército ucraniano já tinha reconquistado, desde início de setembro, quase seis mil quilómetros quadrados de território controlado pela Rússia.

Já hoje, Zelensky recebeu os relatórios do coronel-general Oleksander Syrsky, que dão conta dos “sucessos na região de Kharkiv”, e do tenente-general Andriy Kovalchuv, “sobre o movimento das tropas no Sul”.

“A situação no território libertado do nosso Estado foi analisada ao pormenor”, sublinhou o presidente na sua comunicação diária ao país, acrescentando que, “até agora, as medidas de estabilização foram concluídas nos distritos com uma área total de mais de 4.000 quilómetros quadrados”. 

“A estabilização continua no território libertado com aproximadamente a mesma dimensão. Restos de ocupantes e grupos de sabotagem estão a ser detetados, os colaboradores estão a ser detidos e a segurança total está a ser restaurada”, frisou.

Office of the President of Ukraine  We have a result in our work on security guarantees. Address by the President, 13.09.2022☝

Zelensky acrescentou que os guardas de fronteira “estão encarregados de proteger a fronteira do Estado nos territórios libertados” e agradeceu ainda a todos os “combatentes que asseguraram uma derrota tão grande e rápida dos invasores no território da região de Kharkiv.”

O Exército ucraniano anunciou pela primeira vez uma contraofensiva no sul, antes de fazer um avanço relâmpago na semana passada na região de Kharkiv, na fronteira com a Rússia no nordeste do país, forçando os soldados de Moscovo a recuar para outras posições.

As autoridades ucranianas também têm relatado sucesso na região de Kherson, no sul, ocupada pela Rússia e na fronteira com a Crimeia anexada e nas regiões orientais sob o controlo de separatistas pró-russos desde 2014.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que 5.827 civis morreram e cerca de oito mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.


Leia Também: 


© Getty Images

Notícias ao Minuto  13/09/22 

O ex-presidente russo Dmitry Medvedev considerou que que "ninguém dará nenhuma ‘garantia’ aos nazis ucranianos" e alertou que o conflito pode escalar e envolver "novos participantes".

O antigo presidente russo e atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, afirmou que as “garantias de segurança” pedidas esta terça-feira pela Ucrânia aos países aliados para um possível cessar-fogo com a Rússia são “um prelúdio da Terceira Guerra Mundial”.

A afirmação surge após a Presidência da Ucrânia ter publicado, no seu site, um esboço das garantias de segurança exigidas. O documento, intitulado ‘Tratado de Kyiv sobre a Segurança’, foi elaborado por um grupo de especialistas e indica uma lista de possíveis tutores da segurança ucraniana, que inclui os Estados Unidos da América (EUA), o Reino Unido, Turquia, Canadá e Austrália, bem como Estados-membro da União Europeia.

“A camarilha de Kyiv deu origem a um projeto de ‘garantias de segurança’, que, na verdade, são um prelúdio da Terceira Guerra Mundial”, começou por afirmar Medvedev na plataforma Telegram. “É claro que ninguém dará nenhuma ‘garantia’ aos nazis ucranianos”, acrescentou.

O político russo comparou a aplicação de garantias de segurança à Ucrânia ao artigo 5.º do Tratado da NATO, que dita que um ataque a um país membro é um ataque a todos. E alertou: “Se continuarem o bombardeamento desenfreado do regime de Kyiv com os tipos de armas mais perigosas, mais cedo ou mais tarde, a campanha militar passará para outro nível”.

Para Medvedev, o conflito poderá escalar e seguir o “seu próprio cenário militar”, envolvendo "novos participantes", como já aconteceu noutras guerras.

“Então, [os cidadãos dos] países ocidentais não poderão sentar-se nas suas casas e apartamentos limpos, rindo de como enfraqueceram a Rússia por procuração”, afirmou. 

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que 5.827 civis morreram e cerca de oito mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.


© Reuters

Notícias ao Minuto  13/09/22 

Em causa está o pedido de demissão apresentado por deputados municipais de Smolninskoye, um dos municípios de São Petersburgo.

Um grupo de políticos locais de São Petersburgo que pediu a demissão do presidente russo, Vladimir Putin, enfrenta uma possível dissolução do seu conselho distrital, na sequência da decisão de um juiz, esta terça-feira, segundo revelou um dos deputados municipais envolvidos, citado pela Reuters.

Nikita Yuferev, deputado municipal em Smolninskoye (São Petersburgo), revelou que um juiz declarou como inválidas várias reuniões do conselho e abriu caminho para que um governador regional avançasse com a dissolução. 

Dmitry Palyuga, deputado do mesmo município, disse ainda que o mesmo tribunal o multou em 47 mil rublos, cerca de 776 euros, por “desacreditar” as autoridades ao pedir a demissão de Putin.

Outros políticos deverão comparecer a tribunal nos próximo dias. 

Recorde-se que, na semana passada, um grupo de deputados municipais de Smolninskoye avançou com uma resolução que pedia à Duma a destituição de Putin, com base numa acusação de alta traição devido à invasão da Ucrânia. A resolução foi aprovada pela maioria dos deputados municipais presentes.

Dmitry Palyuga, que agora foi multado, foi detido na altura. 

Esta resolução culminou recentemente com uma petição, assinada por deputados de vários distritos municipais de Moscovo, São Petersburgo, e outras regiões, na Rússia. A petição publica exige a demissão do presidente russo, por acreditarem que "as ações do presidente V. Putin prejudicam o futuro da Rússia e dos seus cidadãos". 

Já hoje, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, deixou um aviso a estes deputados. “Os russos apoiam o presidente, e isso é confirmado pelo ânimo do povo... O povo está consolidado em torno das decisões do chefe de Estado. Quanto a outros pontos de vista, pontos de vista críticos, desde que estejam dentro da lei, isso é pluralismo, mas a linha é muito, muito ténue, é preciso ter muito cuidado", avisou, citado pela agência Reuters.

SINAPROF CONDICIONA O INÍCIO DO NOVO ANO LETIVO COM PAGAMENTO DE TODAS AS DÍVIDAS

 JORNAL ODEMOCRATA  13/09/2022  

O presidente do Sindicato Nacional dos Professores (SINAPROF), Domingos de Carvalho, alertou que o início do novo ano letivo 2022/2023 só será efetivo se o governo liquidar todas as dívidas aos professores contratados e novos ingressos, bem como à melhoria de condições de trabalho.

Domingos de Carvalho assegurou que todos os professores selecionados no 2021/2022, em de concurso público e colocados em diferentes escolas a nível nacional, vão continuar a lecionar no novo ano letivo, 2022/ 2023, em regime de novos ingressos.

Em reação esta terça-feira, 13 de setembro, à decisão do governo de suspender a contratação de novos professores no setor, disse que as requalificações e a promoção dos professores são um direito que os assiste, de acordo com o estatuto de carreira docente, que não pode ser violado por ninguém.

“Os professores devem estar tranquilos, porque o comunicado de conselho dos ministros do dia 25 de mês passado, que anunciou suspensão de novos ingressos na função pública nos setores de saúde e da educação será anulado, porque   essa intenção põe em causa os direitos dos professores”, afirmou, aconselhando todos os professores com grau de licenciatura a apresentarem os seus diplomas, juntamente com uma carta de pedido de requalificação, ao Ministério de Educação Nacional.

Confirmou que os professores contratados do ano letivo 2021/2022 não foram pagos até ao momento, apenas novos ingressos receberam três meses dos seus salários.

Por sua vez, o secretário-geral da Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau (CGSI-GB) Malam Ly Baldé, condenou o comunicado do conselho dos ministros do dia 25 de agosto e exigiu do governo a revogação do despacho de ministro de saúde que anuncia o fim de contrato com os técnicos de saúde de 2021, em regime de novos ingressos e contratados.

Malam Ly convidou o governo a convocar a reunião do conselho permanente de concertação social para analisar o conteúdo do comunicado do conselho de ministros que, no entendimento da Confederação, viola os direitos e interesses legítimos dos trabalhadores em geral.

Ly Baldé lamentou que o governo tenha criado a comissão interministerial para análise dos preços dos produtos de primeira necessidade, em usurpação das competências do conselho permanente de concertação social.

A CGSI-GB exige ainda aplicação de estatuto de carreira docente universitário aprovado e promulgado pelo Presidente da República, bem como a acionar os mecanismos de controlo dos preços dos produtos de primeira necessidade no mercado.

Por: Noemi Nhanguan

Foto: N.N

Veja Também:

 JORNAL ODEMOCRATA  13/09/2022  

O presidente do Sindicato de Base da Guiné-Telecom e Guinetel, Davide Mingo, revelou que os funcionários das duas empresas públicas nacionais de telecomunicações concordam com o estado guineense que pretende vender 80 por cento de ações da Guiné-Telecom e ficar apenas com 20 por cento, para controlar o tráfego de entrada e saída das telecomunicações na Guiné-Bissau, lembrando que a ingerência política levou as duas empresas à falência.

Davide Mingo discorria numa entrevista exclusiva ao semanário O Democrata para falar da assinatura do contrato de prestação de serviços de consultoria entre o governo guineense e a Sociedade Financeira Internacional (SFI) do grupo Banco Mundial, para finalizar o projeto de privatização parcial da Guiné-Telecom e da Guinetel, com vista ao seu relançamento, na qual adiantou que não é possível vender as ações da empresa na sua totalidade, sob pena de permitir que o comprador faça o que quiser do mercado nacional das telecomunicações, tendo afirmado que num dos conselhos de ministros foi aprovado que a Guiné-Telecom será a empresa gestora da infraestrutura das telecomunicações.

“Portanto, o governo entrará com os imóveis, terrenos e a Fibra Ótica. Todos estes imóveis foram calculados e deram esse valor de 20 por cento. Os restantes 80 serão vendidos” explicou, avisando que os trabalhadores daquela empresa não querem que nomeações políticas para a administração das duas empresas sejam feitas como no passado.

“As pessoas nomeadas no passado não trabalharam nada e hoje estão a imputar a responsabilidades aos funcionários em como estes terão roubado o dinheiro. Se o governo tem a plena certeza que a Guiné-Telecom e a Guinetel foram mal administradas, é apenas chamar essas pessoas e responsabilizá-las” insistiu.

Davide Mingo disse que o governo liderado por Aristides Gomes tencionava vender 80 por cento de ações da Guiné-Telecom e ficar com 20 por cento e foi nessas condições que o atual governo rubricou o acordo.

“Queremos desta vez que o governo não tenha poder absoluto para fazer nomeações políticas. Estamos plenamente de acordo com a venda de 80 por cento das ações e ficar com 20 para controlar a entrada e saída das comunicações”, sublinhou. 

O sindicalista informou que desde o início do processo, a situação de indemnização dos trabalhadores da Guiné-Telecom estava a ser calculada na medida possível, porque qualquer restruturação pode implicar licenciamentos por motivos econômicos, mas neste momento ainda não falaram deste assunto, apenas abordaram o pagamento de salários em atraso de vários anos, como forma de atenuar a situação em que se encontram os funcionários daquela empresa.

“Temos, neste momento, 15 funcionários numa situação complicada de saúde e 24 na situação de reforma, mas não conseguem receber pensões porque temos dívidas com a previdência social e os restantes estão a dar voltas no sentido de poderem assegurar a família. No primeiro encontro com a delegação de Banco Mundial, informaram-nos que o processo de alienação das ações da Guiné-Telecom não será tão rápido. Neste momento assinaram o acordo de elaboração do caderno de encargos para concluir o processo, depois vão lançar o concurso que terá uma duração de 90 dias, de acordo com a nossa lei. Isso levará tempo, de maneira que é imperativo o executivo acionar mecanismos para resolver situação dos trabalhadores da Guiné-Telecom, pagando os salários em atraso”, apelou.

Sobre o processo de indemnização dos trabalhadores, Davide Mingo assegurou que foi realizado no passado, o licenciamento de 74 funcionários no quadro do Fundo de Banco Oeste Africano para Desenvolvimento (BOAD), no valor de 7 bilhões de franco CFA, mas depois dos acontecimentos de 12 de abril, o processo foi por água abaixo e os restantes trabalhadores, tanto da Guiné-Telecom como da Guinetel, num total de 312, ficaram não tiveram os seus problemas resolvidos.

O dirigente sindical adiantou que os funcionários das duas empresas deixaram de receber os salários desde 2012, revelando que, em 2019 a 2020, o governo liderado por Aristides Gomes pagou um terço de salário a cada trabalhador, com a promessa de que depois de seis meses, iria concluir o pagamento dos restantes dois terços, explicando que o atual governo se compromete agora em pagar esses dois terços, após a venda dos 80 por cento de ações.

Por: Aguinaldo Ampa