quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Nações unidas promovem esta quinta-feira 12 de setembro a apresentação do resultado da consultoria sobre elaboração do projeto-lei para melhorar o modelo de financiamento para o sector dos medias


Para obter este resultado foram realizados 30 encontros com jornalistas dos diferentes órgãos de comunicação social, os técnicos da Secretaria de Estado da Comunicação Social e o próprio Secretário de estado de Comunicação Social.

Esses encontros tinham como objetivo ouvir os professionais da área e com base nisso elaborar um projeto-lei para melhorar o modelo de financiamento para o setor dos medias.

O encontro servirá também para designar 5 jornalistas voluntários que irão, junto com um consultor em Advocacia fazer uma companha de lobbying, para que os próprios jornalistas possam advogar para assegurar a implementação e monitorização da nova lei.

Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto “impulsionar o setor dos medias, para a paz e estabilidade”, financiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Consolidação da Paz, e implementado pela Unidade de Informação Pública do UNIOGBIS e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.


ONU na Guiné-Bissau

ESTÁ LIVRE COMO PASSARINHO ???

By Estamos a Trabalhar 

O Colombiano preso em flagrante com dois toneladas de Cocaína no âmbito da operação NAVARRA foi ouvido e está solto a pedido de Governo. Neste momento o bandido está no hotel a tomar Chá


Resposta de cristovao12   

Fake news. Onde está a prova? Mostrem a foto do hotel onde o traficantes está a tomato cafë.

Ensino público - Ministro da Educação confirma reabertura das escolas à 16 de Setembro

Bissau, 12 Set 19 (ANG) – O ministro da Educação Nacional e do Ensino Superior confirmou  quarta-feira a reabertura das escolas públicas para recuperação dos dias lectivos perdidos do ano lectivo 2018/2019 para dia 16 de Setembro, noticiou a rádio Jovem.

Dautarim da Costa falava aos jornalistas à margem da mesa redonda sobre a consciencialização dos partidos políticos, empresários e multinacionais sobre o financiamento doméstico da educação, organizada pela rede da campanha de Educação para Todos.

O governante disse que  é fundamental iniciar as aulas na data marcada, para permitir aos 29 por cento dos alunos afetados pela greve para concluírem o ano lectivo.

Acrescentou que o plano irá possibilitar ao governo a resolução de  problemas existentes no sector do ensino guineense, sobretudo a implementação da Carreira Docente.

Garantiu que não há problemas com o Estatuto da Carreira Docente, e disse que no momento em que falava à imprensa  a equipa dos recursos humanos do Ministério estaria  a percorrer  as regiões, para disseminar  o referido  Estatuto junto aos professores.

Em relação aos salários em atraso dos professores, Dautarim Costa asseverou que no quadro das negociações com as  centrais sindicais foi decidido que as dividas serão pagas a partir deste mês, assegurando que vai ser cumprido.

Por sua vez, o secretário executivo da Rede de Educação para Todos, Vença Mendes informou que A mesa redonda decorre sob o tema “ Fazer advocacia para convencer os parceiros técnicos e financiadores para apoiarem o sector”.

Vença Mendes, secretário executivo da Rede Educação para Todos, destacou que  hoje em dia se fala da fórmula, “como é que a educação pode ser financiada para além do Orçamento Geral do Estado ?,  o que, segundo disse, passa necessariamente pela organização da sociedade civil e os parceiros técnicos.

No ano lectivo 2018/2019, ainda em curso, por causa de sucessivos greves, os alunos das escolas públicas tiveram apenas 70 dias de aulas, em vez dos 180 dias programados. 

ANG/JD/ÂC//SG

O Partido da Renovação Social, vem através deste comunicado lembrar ao Presidente da Comissão da CEDEAO, Jean Clode Kassibro e aos restantes membros desta última missão ministerial da CEDEAO, que esteve de visita à Bissau no princípio desta semana, de que a Guiné-Bissau é acima de tudo, um ESTADO SOBERANO, por conseguinte, membro desta organização Sub-regional africana

Nesta qualidade, a Guiné-Bissau não devia estar a mercê da vontade de alguns elementos que integram as sucessivas missões da CEDEAO que visitaram o nosso país, durante este período de três anos consecutivos, em que o nosso país se encontra mergulhado numa crise política fabricada pelo PAIGC.





Prs Bissau 

Parte 4 - Novo episódio de novela de Preta Fixe & Doka Ferreira


Parte - 4. Novo episódio de novela de :Preta Fixe & Doka Ferreira continuação




By Destiny Preta Fixe Adelaar

Luís Filipe Tavares, Chefe da Diplomacia cabo-verdiano, acompanhado pelo Secretário Executivo da CPLP chega esta noite à Bissau para uma vista de dois dias.







Aliu Cande

Fabio Adilson - CEDEAO, uma comunidade dos vendidos aos políticos corruptos e ditadores

Por Fabio Adilson 

Não digo isso por dizer, porque, vimos e vivemos das aldabrices dessa dita comunidade da África Ocidental, que presta serviços aos políticos corruptos e ditadores dos países membros pertencentes à essa comunidade.

A Guiné-Bissau vem sendo vítima dessa comunidade, muito antes da guerra do 7 de Junho, onde milhares dos guineenses perderam vidas e, além disso, os nossos recursos foram e são entregues à essa maldição, dita comunidade.

A crise vigente na Guiné-Bissau torna cada vez mais difícil de se resolver, graças à CEDEAO, porque, a intenção dessa comunidade é aliar com a liga da mentira (PAIGC) e, em contrapartida, beneficiar dos nossos recursos naturais, como de sempre.

Infelizmente, essa dita comunidade entra e sai da Guiné-Bissau quando bem lhe apetece, porque, o PAIGC e o seu liderzinho penhurou o nosso país e tenta à todo custo intimidar os seus adversários políticos, usando a CEDEAO como arma para concretizar os seus planos.

A Guiné-Bissau é um estado soberano, por isso, a comunidade Internacional não pode fazer dela o seu pertence.

Todos os guineenses são cientes que, esse processo eleitoral foi mal conduzido pelo governo do PAIGC, com objetivo de implementar fraude eleitoral, onde os partidos da oposição contestaram, mas, os malfeitores não deram ouvidos, fizeram o que bem quiseram e roubaram eleições legislativas.

Estamos na eminência de entrar na pior crise política da história da Guiné-Bissau, porque, nenhum partido político da oposição, ou, um canditado às eleições presidenciais, aceitará os resultados que darão vitória ao candidato do PAIGC, com esse recenseamento fraudulento e, se porventura a CEDEAO venha se involver nisso, usando as suas tropas para defender o PAIGC, as nossas forças armadas terão que defender a nossa soberania, porque juraram para tal.

Povo guineense, isso já aconteceu antes e vai acontecer de novo, se não travar o PAIGC e o seu padrinho CEDEAO.
Se o povo guineense não dizer basta à CEDEAO, em breve, veremos outro 7 de Junho e, com certeza, perderemos os nossos irmãos de novo. Digo isso, porque, as tropas que enfrentaram os nossos militares na guerra do 7 de Junho, eram tropas da CEDEAO.

Nuca e nunca devemos permitir que sejamos colonizados por um grupinho de bandidos!

VIVA GUINÉ-BISSAU!

Cerimônia para assinar o dia nacional da Cultura, na direção geral da cultura.



Alison Cabral 

Declaração da RESG Rosine Sori-Coulibaly após encontro com o Presidente da República, Sr. José Mário Vaz. Num encontro com a imprensa após a visita, a Representante disse aos jornalistas que teve a honra de discutir o mandato da missão com o Chefe de Estado e que “o Conselho de Segurança insta o UNIOGBIS a trabalhar com o Governo, bem como atores nacionais e internacionais para garantir uma conclusão tranquila do ciclo eleitoral. ”



ONU na Guiné-Bissau

DOKA ARREBENTA COM TUDO E APRESENTA PROVAS CONTUNDENTES. PREPAREM- SE..., ACABOU!!!

Por dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

BOMBA VAI ARREBENTAR HOJE AS 20 HORAS DE PORTUGAL.

AFINAL QUEM É O COLOMBIANO CHAMADO CANO ZAMBRANO JHON JAIME? 

QUAL A SUA LIGAÇÃO COM ARISTIDES GOMES E O GOVERNO? 

FOI OUVIDO HOJE NA PJ GUINEENSE E POR TER AS COSTAS LARGAS E QUENTES, COM PADRINHOS FORTES NO PAIGC E NO ELENCO GOVERNAMENTAL, FOI SOLTO E SE ENCONTRA RESIDIDO NO HOTEL AZALAY...., ENQUANTO QUE OS PEIXES PEQUENOS SE ENCONTRAM NAS CELAS DO CALABOUÇO DA PJ. 
PORQUÊ???

ADIVINHEM O QUE SÃO ESTES DOCUMENTOS???
HOJE EM DIRETO AS 20 HORAS DE PORTUGAL.



Perigrinos guineenses sentensem-se abandonados na cidade Santa de Meca (extracto do programa Tira Teimas da Radio Capital FM)



Fonte: Armando Contekunda

OVOS - Comer este número de ovos por semana melhora raciocínio e memória

A cada momento um alimento diferente entra na mira dos estudos sobre nutrição. Mais uma vez, os ovos foram os objetos de pesquisa dos cientistas, e os resultados são para lá de animadores.


Os autores de um estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, procuraram inicialmente entender se comer ovos era um fator de risco no desenvolvimento de Alzheimer ou demência. Com esse intuito em mente, analisaram a dieta de homens de meia idade que mantiveram diários alimentares detalhando a quantidade de ovos ingeridos.

Analisando os dados apurados, os investigadores rastrearam incidentes de demência ou Alzheimer ao longo de 20 anos.

E a notícia foi boa: A análise estatística mostrou que o consumo desse alimento não aumentou as probabilidades de desenvolvimento de nenhuma das doenças.

A média era de quatro ovos consumidos por semana e o estudo provou que essa quantidade, na verdade, e ao invés, beneficiava a melhoria do desempenho em testes de memória, desempenho cognitivo e velocidade de raciocínio. 

Os participantes que comeram um valor adicional de meio ovo por semana realizaram o The Trail Making Test, projetado para testar a velocidade motora e os turnos de conversação, 1.4 segundos mais rápido que os demais. O ovo extra também fez com que os participantes melhorassem a sua pontuação no Teste de Fluência Verbal, que mede a geração de palavras e testa a eficiência do lóbulo frontal.

Conclusão: Invista em quatro a cinco ovos por semana para ter uma mente mais saudável.

Leia Também: 

Ovos brancos e ovos castanhos: Sabe quais são as diferenças?


Neste dia 12 de setembro, Amílcar Cabral teria completado 95 anos de vida. Saiba no vídeo porquê Cabral é considerado "pai da independência" da Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Os gráficos do #AfricanRoots são da autoria da COMIC Republic



DW Português 

PESSOAS ALTAS - Três problemas de saúde (fatais) que podem afetar as pessoas mais altas

Segundo um estudo publicado no periódico científico Lancet Diabetes & Endocrinology, a cada 7,5 cm de altura a mais de uma pessoa, o risco desta morrer de cancro aumenta em 4%.


Para muitos a altura importa - tanto para os homens como para as mulheres.

Ao mesmo tempo, a estatura é um dado biológico simples sobre o qual praticamente não temos controle nem podemos mudar. Mas, afinal trata-se de algo que pode influenciar o nosso destino de maneiras inimagináveis - sobretudo quando o assunto é saúde. 

A BBC News divulgou três problemas de saúde que podem afetar as pessoas mais altas (e uma vantagem):

1. Coágulos

O tromboembolismo venoso é uma das principais causas de morte por ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. A condição ocorre quando se formam coágulos nas veias, principalmente nas dos membros inferiores, podendo chegar ao pulmão e causar embolia ou até mesmo impedir a correta circulação sanguínea.

Um estudo sueco procurou entender se existe uma relação entre o problema com a estatura. Os cientistas analisaram mais de dois milhões de pessoas e apuraram que quem tem menos de 1,60 m de altura possui 65% menos probabilidade de desenvolver o tromboembolismo venoso, comparativamente a quem tem mais de 1,88 m.

Existem dois motivos que podem influenciar esses resultados: o facto de que pessoas mais altas possuem veias mais compridas, ou seja, têm mais áreas possíveis para a formação de coágulos. Outro motivo tem a ver com a gravidade, já que o aumento da pressão nessa área das pernas pode acarretar um fluxo sanguíneo mais lento.

2. Cancro

Segundo um estudo publicado na Lancet Diabetes & Endocrinology, a cada 7,5 cm de altura a mais de uma pessoa, o risco desta morrer de cancro aumenta em 4%. Pensa-se que tal se deva sobretudo à alimentação, já que um corpo maior exige mais alimento, e uma dieta pouco saudável pode aumentar o risco de mutações nas células que geram tumores.

Outra possibilidade tem a ver com o próprio tamanho dos órgãos dos indivíduos altos: por serem maiores do que o resto da população, possuem igualmente mais células e consequentemente mais chances de crescerem desordenadamente. Nos homens altos, o risco maior é de cancro da próstata, enquanto que as mulheres são mais vulneráveis a tumores na mama, na pele e nos ovários.

3. Fibrilação atrial

Um estudo publicado em abril mostrou que as mulheres mais altas apresentam um risco três vezes mais elevado de sofrerem de fibrilação – um dos tipos mais comuns de arritmia cardíaca.

Apesar de se tratar de uma condição grave, o estudo não apontou para uma possível maior mortalidade das mulheres. Acredita-se que o tamanho de todo o corpo, inclusive da cavidade torácica, influencie as batidas irregulares do coração, que por ser maior do que o normal sofre pressão de outros órgãos, como os pulmões.

Diabetes e doenças cardíacas contrariam a 'regra'

Não temos apenas más notícias. De acordo com uma pesquisa publicada na revista Lancet, as pessoas mais altas tendem a morrer menos de diabetes e de doenças relacionadas ao sistema cardiovascular. Isso acontece porque têm pulmões e corações maiores e mais fortes. Sem contar que a má nutrição já apontada pode fazer com que as hormonas preventivas sejam libertadas com maior intensidade, ajudando a equilibrar a quantidade de açúcar no sangue.

NAOM

ÁFRICA DO SUL - Nigerianos na África do Sul regressaram ao seu país devido à violência

Cerca de 200 migrantes nigerianos já foram repatriados da África do Sul, deixando o país após uma onda de violência xenófoba mortal contra migrantes que levou a tensões entre as duas maiores potências do continente.


Um voo comercial, com 189 nigerianos a bordo, alguns dos quais cantaram o seu hino nacional enquanto mostravam imagens de lojas em chamas, aterrou na quarta-feira à noite no aeroporto da capital económica da Nigéria, Lagos.

"Eu fugi para salvar a minha vida, senão eles tinham-me matado", disse Samson Aliyu, um vendedor de roupas que vivia na África do Sul há dois anos, acrescentando: "Eles incendiaram a minha loja, tudo".

A onda de violência xenófoba que atinge a África do Sul desde 01 de setembro já provocou 12 mortos e cerca de 500 detenções, particularmente em Joanesburgo.

Muitos países africanos reagiram fortemente e a Nigéria, que há anos partilha com a África do Sul a liderança das maiores economias africanas, foi uma das vozes mais críticas, já que muitos dos comerciantes nigerianos foram atacados.

Na segunda-feira, a Presidência nigeriana "deu as instruções necessárias para a retirada imediata de todos os nigerianos que desejam regressar a casa", de acordo com o consulado em Joanesburgo, que adiantou que cerca de 600 dos "mais de 100 mil" que vivem na África do Sul deverão ser repatriados nesta fase.

Além da tensão que os casos de violência originaram entre os dois países, o processo de repatriamento também não correu bem, já que a ministra da Diáspora, Abike Dabiri-Erewa, esperava 317 passageiros no voo, mas apenas estavam 189 passageiros a bordo.

"Houve muita frustração", reconheceu a governante, acusando as autoridades de Joanesburgo de não facilitarem a viagem para os nigerianos que não tinham os documentos em ordem.

NAOM

Leia Também: 

Loja portuguesa em Joanesburgo completamente destruída em ataque


Opinião - É preciso muito mais do que inteligência para ser um bom líder

UM BOM LÍDER DEVE TER SABEDORIA




Diferente entre inteligente e sabedoria

Qual é a diferença entre inteligente e sabedoria?

A principal diferença entre inteligência e sabedoria é que inteligência significa implementar o conhecimento adquirido de maneira sábia e perfeita e pode aprender adquirindo mais experiência em um campo; enquanto a sabedoria é algo que nunca pode acontecer com a idade. Mesmo uma criança pode ser mais sábia do que uma pessoa adulta ou madura.

Qual é a relação entre sabedoria e inteligência?

Conhecimento é quando uma pessoa está ciente dos fatos. Inteligência é quando uma pessoa pode aplicar esses fatos para realizar determinadas ações. Sabedoria é quando uma pessoa entende quando e por que aplicar essas ações a diferentes situações

Qual é a melhor inteligência ou sabedoria?

A inteligência dá a capacidade de raciocinar e adquirir conhecimento, enquanto a sabedoria é a capacidade de aplicar essa capacidade / conhecimento de raciocínio e sintetizá-la com outras coisas baseadas em utilidades para produzir resultados úteis / "bons" do mundo real. Portanto, a sabedoria é mais útil.

Como você ganha sabedoria?

Seja humilde em novas situações. Como Sócrates disse: "A única verdadeira sabedoria é saber que você não sabe nada". ...

Pense antes de agir. Dedique o tempo necessário para deliberar sobre um problema antes de tomar uma decisão. ...

Aja de acordo com seus valores. ...

Aprenda com seus erros. ...

Compartilhe sua sabedoria com os outros.

Mesmo quando a sabedoria é vista como aprendível, as pessoas costumam pensar que a sabedoria leva uma vida inteira para ser adquirida. Ambas as visões da sabedoria sugerem que ela realmente não pode ser ensinada. .... Se a sabedoria depende do conhecimento, a sala de aula pode servir como uma espécie de modelo de aprendizado

Guiné-Bissau com perspetivas económicas favoráveis – BCEAO

A diretora nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) na Guiné-Bissau disse hoje que as perspetivas económicas do país são favoráveis devido ao programa de investimento público e campanha de caju.


“Os conselheiros notaram que as perspetivas económicas são favoráveis graças à boa execução do programa de investimento público, mas também ao bom desempenho da campanha de caju”, afirmou Helena Embaló aos jornalistas, no final da reunião do Conselho Nacional de Crédito para analisar o desempenho da economia guineense no segundo trimestre do ano.

Segundo Helena Embaló, os conselheiros registaram “com satisfação” o avanço de alguns projetos de investimento público e recomendaram ao Governo para ir “mais longe na digitalização da economia e dos pagamentos públicos”, de forma a permitir maior controlo e segurança das transações financeiras.

“Relativamente à campanha de caju há um dinamismo que podia ser melhor se não fosse a quebra do preço no mercado internacional, mas em 2019 verifica-se um aumento do montante da castanha exportada com quase 180 mil toneladas, em agosto, contra as 130 mil toneladas no mesmo período do ano passado”, salientou.

Em relação às finanças públicas, a diretora nacional do BCEAO disse que há degradação de alguns indicadores e que foi “recomendado ao Governo para acelerar as reformas tributárias e o alargamento da base tributária”.

Helena Embaló destacou também que houve um aumento do crédito à economia, por causa da campanha de exportação e comercialização da castanha de caju, mas a oferta de crédito continua insuficiente face à procura.

interlusofona.info

EXCLUSIVO! - Guiné-Bissau ano letivo 2018/2019 é nulo.???


 Fonte: Estamos a Trabalhar

A notícia foi avançado pelo alto funcionário do ministério de educação nacional que falava numa palestra arredores de Bissau ontem quarta-feira dia 11 de setembro.

Segundo ele, ministro de educação Dautarim Costa vai pronunciar estes dias para esclarecer sociedade guineense que ano vai ser anulado.

A dívida que governo tem com professores é de 3 bilhões e quatrocentos e trinta milhões de franco cefa (FCF).

Acabo de ler algo da CEDEAO e sobre presidenciais no meu país. Chega!

Por Carmelita Pires

Basta! ECOMIG FORA do meu país. Os que na Guiné-Bissau vos meteram podem também sair, porque não nos fazem falta. Se alguém em solo pátrio precisar de guarda que seja pelos nossos. Afinal era crise. Ou a crise convém? Chega. Este governo e a amordaçada ANP que ponham fim aos atentados à nossa soberania. Isto é o mínimo que uma cidadã pode pedir. Eleições sem guarda estrangeira: Eleições é SOBERANIA.

Opinião - Dara Fonseca Ramos



By Dara Fonseca Ramos

Vladimir Deuna declara apoio a Domingos Simões Pereira nas eleições presidenciais de novembro próximo

Deuna apontou Domingos Simões Pereira como candidato mais preparado tecnica e politicamente para assumir a presidência da República


O político dissidente do MADEM-G15, anunciou igualmente o seu retorno ao partido que segundo disse viu nascer PAIGC, tendo confessado que não passa de calúnia e intrigas, as acusações contra Domingos Simões Pereira sobre a corrupção e nepotismo, afirmando que tais acusações apenas era pretexto para o demiti-lo a testa do governo.

Vladimir encorajou as forças armadas adotarem a mesma postura de equidistância as querelas políticas nas eleições presidenciais de novembro próximo, chamando a atenção por outro lado ao presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil a pôr termo a interferência nos assuntos políticos, para o bem da sua organização.

Deuna disse que foi alvo da injustiça no MADEM-G15 acusando este partido de ter promovido os atos de nepotismos mais graves durante três anos da sua governação, com nomeações de familiares e amigos nos lugares chaves nas estruturas da administração pública.

By Nicolau Gomes Dautarim

Oficial: JOVENS GUINEENSES PODERÃO BENEFICIAR DE VAGAS DE ESTUDO NA UNIMAR

O Presidente da Rede Nacional das Associações Juvenis da Guiné-Bissau (RENAJ), Seco Duarte Nhaga, efetuou uma visita de trabalho à Universidade de Marília (UNIMAR).

Como resultado da visita, a Directoria da universidade brasileira demonstrou total abertura em receber, através da RENAJ e com suporte do Consulado Honorário da Guiné-Bissau em São Paulo, jovens estudantes guineenses para formação em diferentes domínios, com destaque para Medicina, Agronomia e Pecuária.




By: Departamento de Comunicação

Renaj GB

EXCLUSIVO DC - PASSAPORTES DIPLOMÁTICOS: Acabou a festa!!!

Em 5 anos, estes nossos bandidos colocaram um pilantra em cada esquina...

Há um brasileiro que se auto-intitulava de cônsul da Guiné-Bissau no Brasil, alojado no Royal Hotel, que veio a Bissau com um único propósito - o de renovar um passaporte diplomático guineense, a que não tinha direito.

Adailton Maturino dos Santos

CONHEÇA MELHOR O ADAILTON - AQUI

Segundo apurou o DC, terá pedido dois quartos no hotel - um para ele,  outro para o filho do Botche Candé.

Pavoneia-se pela poeirenta Bissau com o Rui Barai (funcionário da embaixada do Brasil) numa viatura azul... da Presidência da República.

Ainda está no hotel e recebe membros da direção do PRS e outros suspeitos. Estavam a pressionar as autoridades para lhe dar um passaporte diplomático - a troco do quê?

Foi 'conselheiro' do ex-ministro Jorge Malu e quer continuar com esse estatuto - a troco do quê?

O Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da Direção dos Assuntos Jurídicos e Consulares,  retirou o anterior passaporte ao dito sujeito e recusa atribuir qualquer outro.

Ah, o passaporte antigo foi confiscado e transformado em 1001 pedaços. Ponto final e acabou a história de terror! 

Fonte: AAS

O Conselho Nacional de Crédito (CNC) ALERTA GOVERNO GUINEENSE A TOMAR MEDIDAS PARA CORRIGIR DESEQUILÍBRIOS NAS FINANÇAS PÚBLICAS


O Conselho Nacional de Crédito (CNC), alertou o executivo da Guiné-Bissau para a necessidade de tomar medidas que permitam corrigir os desequilíbrios nas finanças públicas e recomenda ao governo incrementar esforços na mobilização de recursos internos, através do alargamento da base tributária, por forma a garantir recursos necessários para o financiamento dos sectores sociais e melhoramento das infraestruturas.

O apelo ao governo consta numa nota do CNC divulgado à imprensa no final da reunião nas instalações do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), no qual os membros do conselho felicitaram o executivo pela implementação do guichet único na Direção Geral das Alfândegas que se espera poder contribuir na melhoria da qualidade dos serviços e na redução dos custos e consequentemente no aumento das receitas.

No que diz respeito ao plano monetário e do crédito, face à progressão relativamente modesta do crédito concedido e a sua concentração nos sectores do comércio, os membros do CNC estimam que apesar de algumas melhorias a sua contribuição continua ainda muito limitada e insuficiente face as necessidades de investimento da clientela.

"O CNC manifesta o desejo de um maior engajamento dos bancos no financiamento da economia, nomeadamente nos sectores com potencial de crescimento como as Pequenas e Médias Empresas (PME), as pescas e a agricultura", acrescenta a nota.

No documento de duas páginas, os conselheiros exortaram o governo a acelerar as reformas no sector da justiça e na melhoria do clima de negócios, que pesam negativamente na atividade dos bancos.

Durante a reunião foi realçada a questão da acessibilidade e disponibilidade dos serviços bancários para as populações nomeadamente a sua extensão nos meios rurais. Os conselheiros apelaram o BCEAO a redobrar os seus esforços no controle das condições gerais dos bancos e para acelerar o projeto da instalação da fibra optica.

Por fim, o CNC felicita a implementaçãodo dispositivo de apoio às PME/PMI lançado pelo BCEAO, contudo exorta o executivo para encontrar mecanismos financeiros de apoio às estruturas de enquadramento e para criar quotas de mercado com vista a facilitar a acessibilidade à concorrência das PME/PMI, nas empreitadas públicas e nos concursos públicos de aquisição e fornecimento de bens e serviços.

Por: AC

Rádio Jovem Bissau